segunda-feira, 27 de julho de 2009

Falar mal do pai ou da mãe para os filhos pode virar crime



Falar mal do pai ou da mãe para os filhos é um comportamento comum. Principalmente depois da separação. Entretanto, a "síndrome da alienação parental" pode virar crime.

O fim do casamento ainda dói. Leliane Gonçalves da Silva, auxiliar de laboratório, confessa: por vingança coloca os filhos contra o pai.
Ela costuma falar para os filhos que o pai não presta. “A gente fica com raiva, né? Então um quer atingir o outro a qualquer custo”.
Advogados e psicólogos dizem que usar o filho para atingir o pai ou a mãe pode provocar distúrbios para o resto da vida. E que mesmo havendo motivos para falar mal um do outro, os pais têm que pensar na estabilidade emocional da criança.
“Que os adultos resolvam essa questão entre eles e não envolva a criança, pois ela ainda não tem condição psicológica de lidar com essas situações”, explica Mariana Martins Juras, psicóloga.
O advogado Rômulo Sulz orienta que o maior prejudicado é o filho. “O que as pessoas têm que entender é que o bem maior a ser tutelado em uma situação dessa, de ruptura da união, é a criança”.
É por isso que o Congresso quer transformar em crime esse comportamento, conhecido como "síndrome da alienação parental".
Não importa se premeditado ou inconsciente: a lei, que já começou a ser votada na Câmara, prevê punições para quem levar o filho a odiar o pai ou a mãe após a separação.
As penas são gradativas. Incluem: advertência; perda da guarda e até a perda de todos os direitos e deveres dos pais sobre os filhos: o poder familiar.
Além dos pais também podem ser punidos os avós e pessoas que tenham a criança ou o adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância.

As formas de alienação parental são:

- desqualificar a conduta do pai ou da mãe.
- dificultar o contato da criança com o ex-marido ou a ex-mulher.
- omitir de propósito informações importantes sobre o filho, envolvendo, por exemplo, escola, saúde, mudanças de endereço.
- apresentar falsa denúncia contra o pai, contra a mãe ou pessoas ligadas a ele ou a ela.

Leliane sabe do mal que causa aos filhos. “Minha filha até faz tratamento com psicólogo”.
Reconhece que precisa mudar. “Eu fico me corrigindo para parar com isso para ele viver a vida dele e eu viver a minha”
Se for aprovado pela comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o projeto segue direto para o Senado.

Por:Gioconda Brasil – Brasília
Para: G1

Conheça a APASE - Associação de Pais e Mães Separados

12 comentários:

  1. convivo com isto a quatro anos tenho a quarda de duas netas que sao filhas de meu filho que separou a mae foi embora mora a mais trezentos km chega a passar 9o dias sem ver os filhas e quando vem sempre estacitando coisas negativas contra o pai nao so ela como os avos maternos fazem a mesma coisa .ESTA LEI SERIA OTIMA precisa ser aprovada

    ResponderExcluir
  2. esta lei evitaria muitos sofrimentos a milhares de crianças adolecentes etc

    ResponderExcluir
  3. Caros leitores,
    Obrigada por sua participação.
    Sua opinião é muito importante para nós.

    Abraços
    Carmen e Maria Célia

    ResponderExcluir
  4. Vivo esta situação, meu ex-marido fala muito mal de mim para meus filhos, pois ele sempre fala a meu filho que eu quis separar para bagunçar, que acabei com uma família e se eu arrumasse um namorado o mesmo iria machucar eles, meu filho morria de medo de ficar comigo, mas com a graça de Deus hoje depois de dois anos dessa separação meu filho não acredita mais nas mentiras do pai, fato que antes as crianças nem queriam ir com o pai nos dias de visita, por ele ficar falando mal da mãe e isso foi relatado pelas crianças ao Juiz,Promotor e ainda Conselho Tutelar, então por Deus mesmo essa Lei venha a vigorar. Ainda antes da Lei meus filhos não queriam ir com o pai, ele chamava a policia, Oficial de Justiça, dizendo que eu manipulava as crianças para não ir com ele, até que as crianças relataram para os policiais e para a Oficial de Justiça, que ele só queria falar mal da mãe, motivo para eles não irem com o pai. (Mãe é divina para os filhos. Mãe é mãe)

    ResponderExcluir
  5. Esse assunto é antigo, e mais do que nunca atual.
    Após a separação, os pais procuram esquecer tudo de bom vivido durante o casamento, e passam a falar mal dos genitores para os filhos, que crescem com medo de um e de outro.
    A criança deve sentir-se segura em ambas as famílias - materna e paterna -, e principalmente, devem deixar de ser moeda de troca. Muitas guardiãs usam seus filhos para receberem aumento de pensão, achando que o único vínculo com o pai é este: a ele só cabe pagar a pensão, e não o convívio com os filhos.
    Tomara que a lei seja aprovada, que os casais reflitam muito antes de optarem em ter filhos, que façam de um tudo para que esses filhos não sofram, e que não recorram aos avós paternos quando desejam uma pensão maior.
    A terceirização da pensão também precisa acabar.É uma judiação, ver avós indo parar na prisão por motivo de pensão alimentícia.

    ResponderExcluir
  6. Falar mal de um ou de outro, tem mais é que acabar mesmo.
    Afinal, foram esses pais e mães escolhidos para serem os genitores dos filhos.
    Demorou, ou melhor, está demorando...

    ResponderExcluir
  7. evaristo 3999@terra.com.br29 de julho de 2009 às 18:01

    absurdo ........uma coisa otima este asunto e o que parece niguem se interessou

    ResponderExcluir
  8. Meus pais estão se separando e vivem falando mal um do outro pra mim e meus irmãos,eu só fico escutando e sofrendo em silêncio!
    Ando muito deprimida.
    Talvez mostrando esta matéria para eles, eles mudem de atitude.

    ResponderExcluir
  9. O MEU ESPOSO TAMBEM SOFRE COM ISSO QUER VER O FILHO E A EX NÃO DEIXA,DAS POUCAS VEZES QUE A CRIANÇA VEIO COM ELE TEVE BRIGAS NA FRENTE DA CRIANÇA COM O PASSAR DO TEMPO O MENINO NÃO QUIS VIR MAIS COM Pai pois a mãe e a avo fizeram a cabeça do filho contra o Pai toda vez que o Pai se aproxima do filho nós notamos no seu jeito que ele quer vir mais tem um certo temor esta lei tem que ser aprovada sim pois no nosso caso pagamos a pensão e ele não tem o direito de ve o filho

    ResponderExcluir
  10. Ontem mesmo, fui vítima, e senti na pele, os transtornoe causados pela alienação. Ao chegar na casa da mãe do meu filho, para visita-lo e não buscalo, pois segundo a mãe ele estava mis uma vez gripado(sempre gripado e doente), fui surpreendi por uma indagação de meu filho de 4 anos, se era verdade que eu não gostava dele e se quando ele era pequeno eu queria fazer mal a ele. Fiquei pasmo, sem reação, so pedi a ele quem tinha dito isso e ele voltou-se a avó materna e disse-lhe: viu vó não é verdade. sai de lá muito machucado, e me perguntando, o que esão falando de mim para ele, até então sempre convivi com muitas relutãncis por parte da mãe em poder pega-lo nos finais de semana, sempre elaalegava os doenças, compromissos, mas ontem foi terrivel, vi qual a educação que a mãe e a avóm estão passando para ele. vou buscar os meus direitos, antes que seja tarde...

    ResponderExcluir
  11. Amigo, seu depoimento é tocante e acompanha a postagem de hoje: Alienação parental e os danos causados à criança.
    Força e Coragem!
    Obrigada por sua participação

    Carmen e Maria Célia

    ResponderExcluir
  12. Meu ex esposo descumpre a ordem judicial de pagamento da pensão alimentícia e dias de visita,além do mais manipula a cabeça do meu filho hoje com 6 anos.Controla o seu dia pelo telefone e me faz ameaças de agressão física,violência psicológica ,moral.
    Já dei queixas na Delegacia da Mulher por 2 vezes 1 na polícia civil (quando ele sumiu com o filho no Natal),pedido de revisão das visitas e da pensão.
    Tudo isto tenho tido forças para lutar,mas o que me deixa apavorada é ver meu filho me dizendo coisas graves ,repetindo o que o pai diz a ele falando mal de mim. Me pergunto:como pode ficar a cabeça desta criança estando ainda em formação?
    Tenho me posicionado ,mas espero que a justiça seja rápida pois quero formar um ser humano digno e um grande HOMEM que não dê problemas nem a mim nem a sociedade.
    Ana Cristina

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.