sexta-feira, 3 de abril de 2009

Em Moçambique, presos são abandonados para morrer

Por razões “desconhecidas” mas de novo em Nampula
Outros 15 presos morrem, desta vez na cadeia de Angoche

• Cidadãos em Angoche dizem que se tratou de mais casos de morte por “asfixia”, mas as autoridades alegam que morreram com “cólera”
• As autoridades médicas reconhecem que houve mortes por “cólera” mas o número de óbitos de que falam não chega a 15

Entre os dias 18 e 23 de março, a sociedade de bom senso , indignada, viu a morte de mais pessoas abandonadas na Cadeia de Angoche, em Moçambique. As autoridades da cadeia dizem que morreram de cólera e, as autoridades sanitárias afirmam que as condições de vida dos presos originaram os óbitos. Com capacidade para 30 pessoas, Angoche abriga 200 reclusos: 80 condenados,63 aguardando julgamento e outro tanto em prisão preventiva.
No norte do país, continua-se a morrer nas cadeias sem que as autoridades ponham termo a um autêntico massacre . Com isto cresce entre a população uma onda de indignação sem precedentes;começam a olhar para as autoridades com grande desconfiança. Um responsável da Cadeia de Angoche, disse por telefone ao Canal de Moçambique que naquela penitenciaria vive-se o “caos”. Afirmou que “os reclusos alimentam-se todos os dias de feijão, manteiga e farinha de milho”, sublinhando que “não existe variação de alimentos”. Segundo a fonte, “os quinze reclusos morreram por falta de assistência médica”, o que a confirmar-se coloca o Governo em mais uma situação penosa e delicada.
No Hospital Distrital de Angoche, foi dito que“alguns reclusos morreram no espaço de 30 minutos logo após a sua chegada” . “Chegaram quase mortos, o que dá a entender que começaram a padecer há muito tempo'.
Os corpos foram enterrados em valas comuns , pois segundo O Conselho Municipal de Angoche, os mortos não teriam sido reclamados pela família.
Na província de Nampula, esta é a segunda vez, em menos de um mês, que morrem reclusos em cadeias. O primeiro caso que indignou o país ocorreu há três semanas, no distrito de Mongicual. Pelo menos 12 pessoas teriam morrido de asfixia,segundo declarações oficiais,depois de terem estado presos numa cela minúscula da Policia da República de Moçambique (PRM). Eram cidadãos que se encontravam detidos acusados de terem participado numa alegada “campanha de desinformação sobre a situação da cólera” que assola a província de Nampula no geral, e o distrito de Mongicual em particular. As mortes de Mongicual foram já condenadas por diversos camadas da sociedade moçambicana, designadamente pela Renamo( maior partido de oposição), que já veio dizer que os reclusos mortos eram seus membros, o que confere às ocorrências motivação política. A Renamo prometeu também que irá instaurar, junto tribunais internacionais, processos contra o Estado moçambicano e as figuras do ministro do Interior, José Pacheco, e do vice-ministro, José Mandra. Aquele que é o maior partido da oposição considera os dois principais dignitários do Ministério do Interior como “mandantes do crime”.
A Presidência da União Europeia também já veio a público manifestar a sua preocupação pelo sucedido em Mongicual.
Segundo o comandante geral da Polícia , o encerramento da cadeia “não vai impedir a Polícia de continuar a perseguir todos aqueles que estão envolvidos na perturbação da ordem e segurança públicas em Angoche”.

Bernardo Álvaro, em Pemba, e Aunício da Silva, em Nampula)2009-04-01 05:51:00
Fonte: Canal de Moçambique

terça-feira, 31 de março de 2009

Caso Goldman: 'Brasil viola o Código Civil,' diz embaixador

O advogado da família de Sean no Brasil, Sergio Tostes, acusou o embaixador dos EUA, Clifford M. Sobel, de “fazer lobby ao presidente do Superior Tribunal de Justiça.”

A acusação, segundo o site Consultor Jurídico, teria sido feita em entrevista de Tostes ao Blog do Noblat. No entanto, o encontro entre Sobel e o ministro Cesar Asfor Tocha, presidente do STJ, aconteceu no dia 3 de março, portanto semanas depois de o órgão ter decidido, no dia 11 de fevereiro, que o ‘caso Goldman’ deveria ser transferido para a justiça federal.
Tostes chegou a corrigir a notícia. Mas disse também que secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, só passou a interceder a favor do pai biológico, David Goldman, depois de ter recebido informações falsas do embaixador. “Sobel escondeu que o menino é brasileiro nato. Ele trata na carta para o Vannuchi o garoto como se fosse apenas americano. E ele escondeu esse fato da Hilary”, disse Tostes. “No Brasil Sean é brasileiro, nos EUA é americano. Estando aqui ele é julgado de acordo com as leis daqui e em todas as instâncias a Justiça esteve do lado da família [brasileira] de Sean”, defendeu.
Em carta datada de setembro de 2008 e enviada por Sobel a Paulo Vannuchi, secretário especial para Direitos Humanos, o embaixador aproveitou para “reforçar com grande intensidade, o nosso protesto contra as decisões (da Justiça brasileira).”
“A decisão (de conceder a custódia temporária de Sean a seu padastro) é uma violação tanto a Convenção de Haia quanto ao Código Civil Brasileiro de 1631, que prevê que na ausência de uma mãe, a outro progenitor tem automática custódia,” escreveu Sobel. O embaixador disse que “o cumprimento da Convenção de Haia foi recusada pelos Tribunais Brasileiros não porque a ilegal retenção do menor não está caracterizada, mas pela afirmação de que Sean Goldman está perfeitamente adaptado aos costumes locais e aos hábitos do Brasil.”
A carta ganha tom mais austero quando Sobel acusa o padastro de Sean, o advogado João Paulo Bagueira Leal Lins e Silva, de ter apresentado “processo judicial com o objetivo de suprimir o nome do Sr. David George Goldman e dos avós paternos do menor da certidão de nascimento,” pretendendo, diz Sobel, “não só garantir a permanência do garoto no Brasil, mas tomar medidas destinadas a ‘apagar’ completamente a paternidade da criança e os direitos legais do pai biológico.”
Sobel disse ainda que “o Tribunal Superior de Nova Jersey e todas as autoridades americanas estão perfeitamente capazes de cuidar da melhor forma dos interesses do menor Sean Goldman Richard depois dele retornar aos EUA.”
O embaixador reforça, ainda, que após o possível retorno do menino aos EUA, tanto o padastro quanto os avós paternos de Sean “terão direito ao devido processo legal para a guarda da criança, e que a legislação dos EUA lhes garante o direito de pleitear perante o Tribunal Superior de Nova Jersey, em condições iguais a qualquer cidadão norte-americano.”

Enviado por Eduardo de Oliveira -
31/3/2009


Justiça decide que lei Maria da Penha pode ser aplicada a casos de namoro

STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que a lei Maria da Penha pode ser aplicada a casos de namoro, mesmo que o casal não more junto. Segundo a decisão da ministra Laurita Vaz, da Terceira Seção do STJ, é necessário que exista uma relação de intimidade entre autor e vítima para que a lei seja aplicada.
De acordo com Vaz, no entanto, a situação específica de cada caso deve ser analisada, para que o conceito de "relações íntimas de afeto" não seja ampliado para abranger relacionamentos esporádicos, fugazes ou passageiros. A decisão foi tomada numa ação em que uma suposta vítima acusa o ex-namorado de ameaçá-la.
Com a decisão, a ação tramitará na Justiça comum, e não em um juizado especial criminal. No caso em questão, após terminar namoro de um ano e dez meses a suposta vítima passou a ser ameaçada pelo ex-namorado.
Entre outras perturbações, e mesmo após quatro meses do fim da relação, ele a teria ameaçado de morte, ao tomar conhecimento de seu novo relacionamento.

Balanço
Cerca de 2% dos mais de 150 mil processos que tramitam na Justiça decorrentes da aplicação da lei Maria da Penha resultaram em condenação de prisão.
O percentual representa 1.808 prisões, diz a titular do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Andréa Pachá Rocha. Ela afirmou ainda que é alto o número, por exemplo, do percentual de audiências realizadas, "que também é uma forma de atuação do Judiciário".

Dado x Luana
O caso mais notório de agressão de um namorado é a do ex-casal de atores Dado Dolabella e Luana Piovani. Dado é acusado de agredir a atriz e sua camareira em 23 de outubro passado, quando a atriz alegou que levou um tapa do ator em uma boate. Câmeras do circuito interno flagraram a briga.
No último dia 17 Dado foi preso por desrespeitar uma ordem judicial baseada na lei Maria da Penha, que instituiu penas específicas para quem agride mulheres, e por se aproximar de Luana em um camarote do Sambódromo, durante o Carnaval na Sapucaí.


segunda-feira, 30 de março de 2009

A planta avelós e o tratamento do câncer

Hospital Israelita Albert Einstein pesquisa planta amazônica para criar novo medicamento contra o câncer

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) vem realizando pesquisas em seres humanos para a criação de um medicamento contra o câncer, produzido a partir de uma erva da Amazônia chamada Avelós.
Trata-se de um estudo inédito no Brasil com pesquisas de erva da flora amazônica cujo objetivo é criar uma nova opção para o tratamento do câncer. O estudo entrará na fase 2, ou seja, somente os pacientes que já estão participando das pesquisas continuarão a ser avaliados até a conclusão do trabalho. Este estudo é realizado em pessoas pela primeira vez no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), instituição com um dos mais avançados centros oncológicos da América Latina.
A planta Avelós (Euphorbia tirucalli), típica das regiões norte e nordeste do País, produz uma seiva semelhante ao látex e já foi estudada por meio da análise de sua ação em células em cultura e em animais.
A erva é utilizada na cultura popular há décadas como planta medicinal, mas sem comprovação científica como benéfica ao tratamento do câncer em humanos. Isso levou à realização de estudos laboratoriais que, de fato, comprovaram uma atividade anti-tumoral de substâncias presentes na Avelós.
“Caso os resultados iniciais sejam positivos, estudos mais aprofundados da ação da Avelós em tumores poderão revelar uma nova geração de medicamentos para o câncer”, explica dr. Auro Del Giglio, Gerente do Programa Integrado de Oncologia do Einstein e um dos coordenadores do estudo.
O novo medicamento poderá ser disponibilizado ao mercado depois de avaliada sua eficiência e grau de toxidade, o que será feito após novos estudos que comprovem sua eficácia e sua aprovação pelas instituições responsáveis.
A pesquisa é realizada por meio da parceria entre o IIEP e a PHC Pharma Consulting – empresa de consultoria e assessoria científica, especializada no segmento industrial farmacêutico.
O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein é um dos diferenciais que conferem ao Hospital Israelita Albert Einstein a posição de liderança no setor da saúde, atuando em parceria com importantes instituições de pesquisa científica no país e no exterior, agências nacionais e internacionais de fomento e órgãos governamentais.


Alerta

O Hospital Israelita Albert Einstein informa que a primeira fase do estudo que investiga a efetividade da planta avelós como uma nova opção de tratamento do câncer está encerrada.
Neste momento não é possível incluir nenhum paciente no estudo, visto que o mesmo foi encerrado.
Caso um novo estudo seja iniciado, o Hospital Israelita Albert Einstein comunicará à população, informando quais são os critérios para que os pacientes possam se candidatar.



O sr. Jair Tadeu presta depoimento em seu blog Index:

Esta erva tem ação comprovada pela Medicina Popular e Homeopática no tratamento de Infecções; é conhecida no Nordeste Brasileiro pelo nome Labirinto e no sul do país, por Pau -Pelado. Vem sendo estudada em vários países para o trato de Câncer e outros males.
Tenho informações que a Planta adquire mais qualidades terapêuticas se sua origem for o Nordeste Brasileiro, pois ela é apta àqueleclima. Porém já vi pessoalmente árvores em Santa Catarina e em São Paulo, achei árvore frondosa na cidade Ibitinga – SP.
Em minha residência cultivo muda da planta, mas; seu crescimento é muito lento. Portanto concluímos que esta planta requer certas qualidades climáticas para dar boa produtividade de leite , que ´pe a parte aproveitada no tratamento
Seus nomes Científicos são:
EUPHORBIA Tirucallis / origem Africana.
EUPHORBIA INSULANAEUPHORBIA HETERODÓXICA
EUPHORBIA HUMNOCLADA /

Modo de usar:

- tomando gotas de seu leite obtido do "lascar de seus galhos" Com água adoçada com mel, açúcar ou suco de sua preferência.
1ª semana:
Tomar 02 gotas, 03 vezes/dia/
café da manhã, almoço e jantar.
2ª semana:
Tomar 03 gotas, 03 vezes/dia/
café da manhã, almoço e jantar.
3ª semana:
Tomar 04 gotas, 03 vezes/dia/
café da manhã, almoço e jantar.
Após 3ª semana: Repita dosagem [de 04 gotas] durante mais dois meses / café da manhã, almoço e jantar.
Após dois meses: Tome 02 gotas, 03 vezes/dia à café da manhã, almoço e jantar.
Perceba o que vai acontecer ; sentindo-se bem, prossiga na dosagem da 3ª semana até terminar alcançando a Vitória. Tome sempre em um copo do tamanho do de schopp, c/ leite animal ou [prefira] de soja ou ainda suco de frutas ou verduras ou legumes .

Tome o Avelós em modo In Natura servindo-se das suas gotas, exatamente conforme explicado acima ou se preferir, compre o extrato do AVELÓS, na farmácia de sua preferência onde tratem de Manipulação Homeopatia ou Fitoterapia e peça-o na forma de Extrato Fluido ou ligue:
Pernambuco - Tel. 0_ _ 81 36381219Fale com Sr. Francisco Barbosa e peça o xarope pronto do AVELÓS.
São Paulo - Tel. 0 _ _ 11 5220172 ~ Farmácia de Manipulações Valeriana / Bairro Socorro – São Paulo – SP / fale com Dr. Maurício ou Sra. Vera e peça o Extrato Fluido pronto do AVELÓS.
Esta sugestão de endereço é apenas indicativa. Você pode adquirir na Farmácia Homeopática ou de Fitoterapia de sua confiança em sua cidade. Meu vinculo com os citados nada tem a ver no sentido comercial, ou mesmo donativo. São amigos que me ajudaram ontem e hoje, continuam a me ajudar nesta luta.
Leia algo interessante sobre o Avelós
Gustavo Peckolt – Químico e Sábio na era de 1.892 - que após muitos anos de pesquisa, concluiu e classificou o Avelós como, Especifico dos Epitaliomas e Cancroides apresentando inclusive uma apresentação de análise qualificativa da planta
06,240 grs. De Caoutchouc 00,800 grs. De Matéria extrativa Amarga 00,700 grs. De Matérias Albominosas 00,020 grs. De Resina de cor Parda 02,880 grs. De Avelosina, substancia sui generis 00,900 grs. De Substancias Gomosas e Ácidos Orgânicos38,580 grs. De Umidade e perdas 23,800 grs. De Cinzas 25,780 grs. De Matéria Cerífica e Resinosa
Porém, insisto em alertá-lo(a)... conforme tantos outros documentos que li sobre a Planta Avelós inclusive fazendo uso da mesma em modo in natura; definitivamente, concluo que ele cura ou ameniza condições da maioria de tipos de Cânceres, mas; é também comprovado altamente tóxico. Se utilizado de forma inadequada, será de uso letal. Use apenas conforme está sugerido acima pois eu usei, uso e estou aqui a teclar para você. Portanto... nada de pensamentos do tipo, um pouco a mais me fará um bem melhor... deixe as experiências para os nossos cientistas.

Esta postagem foi feita em conjunto por Maria Celia e Carmen
Verbratec© Desktop.