sábado, 6 de junho de 2009

Desapontada, Hillary Clinton continua a apoiar Goldman

Em resposta à repórter Jill Dougherty, da CNN, a secretária de Estado Hillary Clinton comentou hoje o recurso apresentado pelo ministro Marco Aurélio, do STF, que impediu o retorno de Sean aos EUA.
“Nós ficamos satisfeitos quando a Corte brasileira chegou a uma conclusão no início da semana. E ficamos desapontados quando foi colocado um impedimento ao retorno do garoto com o seu pai aos EUA. Nós vamos continuar a apoiar o Sr. Goldman nos seus esforços, falando em nome das relações de família que estão no coração desse caso legal. E vamos pedir ao governo e Judiciário brasileiros para liberar Sean ao seu pai, agora que uma decisão legal foi tomada,” disse ela.
O equilíbrio com que Hillary fala sobre o caso pode ser explicado pelo compromisso diplomático de reconhecer que o Brasil tomou a decisão certa na setença do juiz Rafael de Souza Pereira Pinto.
Agora, uma declaração que cai por terra com o recurso do ministro Marco Aurélio é aquela feita pelo nosso presidente Lula, lembram?

“O Brasil vai tomar a decisão certa assim como os EUA tomaram no caso Elian Gonzalez. Mas o Judiciário brasileiro é independente,” disse Lula para a CNN.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: se o Judiciário brasileiro é tão independente assim, por que o Partido Progressista se meteu num assunto que é de direito de família? Será que a interferência dos políticos cariocas liberaria o nosso presidente para dizer o que ele realmente pensa?

Hoje também os apoiadores de David Goldman noticiaram que a petição on-line pelo retorno de Sean Goldman aos EUA já colheu mais de 50 mil assinaturas. A petição intitulada “Retorne o menor abuduzido para o seu pai” tem recebido o apoio de pais ao redor do mundo.

Enquanto isso, no Brasil, a avó materna do garoto, Silvana Ribeiro, deu entrevista telefônica para a revista “Marie Claire.” Silvana disse que o seu neto não quer ir para aos EUA “de jeito nenhum.”
“Sean recebe o pai muito bem, mas está apreensivo com a possibilidade de ser arrancado de seu núcleo familiar. David está fazendo o filho sofrer.”


Brasil com Z

Ministério recomenda fechamento de creche após caso de gripe suína

O Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Florianópolis recomendaram a suspensão das atividades de uma creche da capital após a confirmação de que uma aluna foi infectada pelo vírus da gripe suína --influenza A (H1N1).
Segundo o ministério, a aluna manteve contato com um paciente infectado que esteve fora do país.
Nesse caso, a transmissão é chamada de autóctone, ou seja, ocorreu dentro do território nacional com uma pessoa que teve contato com infectados vindos do exterior. As 19 crianças com quem a aluna divide espaço, os funcionários da creche e outras pessoas que tiveram contato com ela estão sendo monitoradas pelas autoridades de saúde municipais e estaduais.


Hoje o ministério confirmou mais quatro novos casos da gripe. Agora são 35 casos confirmados no país, além de mais 35 suspeitos. Na segunda-feira, eram 20 pacientes infectados, o que significa um aumento de 15 casos em menos de uma semana.
Os quatro novos pacientes confirmados com a doença são de São Paulo (2), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1). Segundo o ministério, todos estão em isolamento domiciliar e passam bem. No caso registrado no Tocantins, a transmissão foi autóctone. O caso do Rio e um de São Paulo são de pessoas que estiveram fora do país. O outro de São Paulo está em investigação (por ter viajado ao exterior e ter mantido contato com paciente contaminado).
Mesmo com o registro de nove transmissões que ocorreram dentro do país, o Ministério da Saúde considera que a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de transmissão sustentada do vírus de pessoa a pessoa.

Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).



Notícias Bol

Engenheira deficiente visual recebe prêmio máximo da IBM

Chieko Asakawa é a primeira japonesa a ser nomeada 'IBM Fellow'. Ela criou programa que lê páginas da web para deficientes visuais.

Chieko Asakawa, engenheira japonesa de 50 anos de idade, recebeu o título mais alto de reconhecimento técnico da gigante da informática IBM.
Ela foi nomeada "IBM Fellow" nesta semana pelos avanços que conseguiu ao desenvolver novas tecnologias que permitissem o uso da internet por deficientes visuais. Ela está entre os oito japoneses que receberam esse título - e é a única mulher do seleto grupo.
O prêmio de reconhecimento é o de mais alto prestígio na empresa - apenas 218 pessoas o receberam em mais de 100 anos de história.
"A colaboração de Asakawa na área de acessibilidade tecnológica foi fundamental para que a IBM se tornasse líder mundial no setor", disse a empresa norte-americana em comunicado.
Chieko Asakawa criou o programa "Homepage Reader", que lê para o usuário as palavras escritas em um navegador de internet. O software está disponível em 11 idiomas, incluindo inglês e japonês.
"Estou muito feliz com a homenagem, e vou continuar trabalhando duro para uma sociedade cada vez mais 'acessível'", disse Chieko.
Ela perdeu a visão quando era adolescente e trabalha na IBM desde 1985, envolvida em projetos de acessibilidade não só para deficientes visuais, mas também para crianças e idosos.



G1

China constrói telescópio óptico mais potente do mundo

Pequim, 6 jun (EFE).- A China construiu o telescópio óptico mais potente do mundo para poder explorar 10 milhões de espectros celestes nos próximos cinco ou seis anos e para tentar registrar dados fundamentais sobre a origem do universo, informou hoje o jornal "China Daily".
O telescópio chamado Espectroscópio de Fibra de Objetos Múltiplos de Grande Área no Céu (Lamost, na sigla em inglês) custou 235 milhões de iuanes (US$ 34,39 milhões) e está localizado na cidade de Xinglong, na província central de Hebei.
A equipe de pesquisa do centro é liderada por Cui Xiangqun, um especialista em matéria de óptica ativa que também dirige o Instituto de Óptica Astronômica e Tecnologia de Nanquim.
Seu grupo fez um grande avanço no acompanhamento dos corpos celestes para análise científica.
Antes da construção do Lamost, o telescópio dos Estados Unidos American Sloan Digital Sky Survey (SDSS), no estado do Novo México, era o mais poderoso na captura de espectros ópticos.


G1

Predadores sexuais “dentro” da TV

«R» tinha 14 anos quando, já este ano, desapareceu de casa durante dois meses. Não era má aluna, nem dava problemas na escola. Era uma adolescente como outra qualquer. Até que um dia não regressou. Uma amiga, a quem tinha confessado um segredo, poderá ter-lhe salvo a vida. Perante a aflição de todos contou que «R» tinha ido encontrar-se com um homem que conheceu num chat de um teletexto. Um homem entre os 30/40 anos de idade.
Esta história real foi contada ao tvi24.pt por Maria do Carmo Seixes, membro da direção da Associação de Crianças Desaparecidas, para «servir como alerta à sociedade». Esta terapeuta familiar, que acompanhou o caso desde o início, confessa que «desconhecia em absoluto» a existência de chats nas televisões, através do teletexto (página com informação diversas disponibilizada por alguns canais de televisão), e que na «altura foi complicado perceber o que tinha acontecido».

Não tinha Internet
«O perigo das novas tecnologias não é um dado novo» para a associação, mas todos os casos que conheciam tinham tido origem na Internet ou no celular. «R» vive numa zona semi-rural no norte do país e apesar de ter computador em casa, não tinha Internet. A pergunta colocava-se: «Como se conheceram?».
Após a denúncia da mãe às autoridades, quando a jovem não regressou a casa, uma amiga de acabou por contar um segredo partilhado. «R» frequentava o chat de um teletexto e, ao fim de dois meses de trocas de mensagens, resolveu encontrar-se com um «amigo».
O homem acabou por levá-la consigo para a sua própria casa, onde residia com a mãe e um padrasto, paredes meias com «uma casa de prostituição». Durante dois meses manteve relações sexuais com ela e chegou mesmo a agredi-la. «R» contou mais tarde, que ele batia no padrasto e o medo pode ter sido um dos motivos para nunca ninguém dizer nada, admite Maria do Carmo Seixas.

Jovem ligava à mãe
Todavia, «talvez para presentear ou conquistar a confiança da jovem, o homem autorizou «R» a telefonar à mãe, de quando em quando, para dizer que estava bem. Mas em todos os telefonemas ficava a ameaça: «não ligue para a polícia». Mas nenhuma chamada ficou por contar. «Pelo menos está viva», desabafava a mãe.
Ao fim de dois meses a jovem foi localizada e o homem detido. Aberto o inquérito, que ainda decorre, o suspeito foi constituído arguido «por manutenção de relação sexual com adolescente» e foi-lhe decretada a medida de coação de Termo de identidade e Residência.
Maria do Carmo Seixes ainda hoje acompanha o caso e a Associação de Crianças Desaparecidas, quer mesmo constituir-se assistente no processo. «Esta história deve servir de alerta aos pais, aos professores e até aos adolescentes».
Antes de desaparecer com este homem, «R» já tinha conhecido outro «amigo» que lhe oferecera um celular e um pen-drive repleto de filmes pornográficos.
A Associação de Crianças Desaparecidas tem feito sessões de esclarecimento em escolas espalhadas pelo país, sobre pedófilos e abusadores sexuais que usam as novas tecnologias para chegar às vítimas. «Investir na prevenção primária é o objetivo principal agora», assume ao tvi24.pt Maria do Carmo Seixes.
«Tal como eu não sabia, acredito que muita gente também não saiba da existência destes chats nos teletextos». E, foi por isso mesmo, que Maria do Carmo Seixes resolveu tornar pública a história. «O perigo, infelizmente, não se resume à Internet e aos celulares», reconhece com algum lamento na voz.


IOL Diário
Portugal

Pedófilo não tem cara

Ninguém imagina que aquela pessoa amada e de cara de santo seja capaz de fazer mal a uma pulga, imagine a seu filho. Pois são sempre os mais amigos, sempre aqueles de quem menos se espera, os mais próximos, que terminam por decepcionar a todos. São assim os relatos nos programas de televisão, com a comprovação dos especialistas.
Independe de raça, de religião, de filosofia de vida, não há exceção para essa modalidade horrenda de desumanidade. Não se trata apenas de questão criminal, mesmo que não fosse tipificado crime, ninguém em sã consciência pode usar de sua força e de outros meios para satisfazer sua tara em detrimento do sofrimento indefeso de crianças.
Tiram proveito exatamente dessa proximidade para abusarem de forma continuada, amedrontar, e até fazer com que ninguém creiam nas vítimas. Os campeões são os padrastos que, além de não serem pais, geralmente dominam física e psicologicamente as mães, que muitas vezes se omitem por comodismo, já que, por maior que seja o medo, não pode justificar a omissão. Mas, também, tios, primos maiores, vizinhos e, com muita freqüência, os próprios pais. Mais comum aos masculinos, embora haja relatos de abuso pelas mulheres.
Depois da casa, a relação maior é na escola. Em função disso, os professores geralmente percebem mudanças no comportamento das crianças, e têm sido crescentes as denúncias. Mas deveriam aumentar esse cuidado e repassar sempre ao conselho tutelar para cortar o mal no seu nascedouro.
Quase consensual de que a tara por criança seria uma patologia. Nenhum pedófilo é maluco a ponto de fazer explicitamente, tornar público seus abusos. Isso prova de que tem consciência de seus atos. Eles procuram momentos oportunos, mesmo que criem situações para ficarem a sós com suas vítimas. Mas há a consciência, e deveriam procurar tratamento; não crianças para abusarem.
Sexo é mesmo muito bom, desde que seja com desejo recíproco, condição que mesmo que existisse na criança não ameniza a violência do pedófilo. Quando não se está a fim, sexo chega a ser repugnante. Nem se fale de que a limitação física da criança deve tornar a dor física insuportável. Além dessa, a psicológica, a insegurança, o desamparo e desalento de não contar com ninguém que lhe dê proteção.
Pode e deve a criança ser instruída a se defender, mas a sua defesa é responsabilidade de todos, principalmente dos pais. Então, a segurança é mais importante do que a confiança. Ter segurança é não permitir situações em que sua criança fique tempo suficiente para que pessoas possam abusar delas. Evitar deixar filhos com parentes próximos, e com vizinhos nem pensar. Mas, a maioria dos abusos deixa sequelas físicas. As mães e pais deveriam olhar e apalpar fisicamente suas crianças. Quando mais crescidos, adolescentes, atentar para as mudanças bruscas de comportamento.
Além das denúncias, as penas deveriam ser tão gigantescas quanto a essa violência. Nenhuma situação financeira ou de risco pessoal nem pode nem deve justificar a omissão de quem tem o dever de protegê-las.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bel. Direito

Chico Terra

Ministério Público pede que filhos de sequestradores sejam abrigados longe da família

A promotora da Vara da Infância na Comarca de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, Viviane Damiani Valcanaia, enviou um pedido à Justiça nesta sexta-feira para que os filhos de dois casais envolvidos no sequestro de Benta Pivatto, 43 anos, e do filho Igor, de 3 anos, nesta semana em Penha, sejam abrigados fora do ambiente familiar.
Segundo a promotora, o agravante para o pedido de afastamento das crianças de todos os familiares foi um vídeo apreendido pela polícia e exibido na quinta-feira pelo Jornal da Globo. O conteúdo também foi publicado nas versões online dos jornais do Grupo RBS.
Nas imagens, o sequestrador foragido, Rafael, ensina técnicas de assalto e agressão ao filho de quatro anos e à sobrinha de três. A menina aparece no vídeo caseiro com uma arma de brinquedo em punho e é orientada pelo tio sobre como dar uma coronhada na cabeça de uma boneca.
As imagens foram gravadas pela mãe do garoto e mulher de Rafael, Viviane Stem, que está presa sob suspeita de participação no sequestro da família Pivatto, de Navegantes, ocorrido na segunda-feira. A menina de três anos é filha de Christiane Stem, presa suspeita do mesmo crime e irmã de Viviane.
O pai da menina é Adriano da Silva Fialho, o outro procurado pela Divisão Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). Desde a prisão das irmãs Viviane e Christiane, junto com a mãe, Sulimar Evaristo Stem, na noite de quarta-feira, as duas crianças estavam abrigadas na casa de parentes.
Mas a promotora Viviane Valcanaia diz que, além do ambiente nocivo em que as crianças vivem, conforme revela o vídeo, a situação dos pais foragidos e das mães presas poderia envolver o menino e a menina em uma situação de confronto com a polícia, como um tiroteio, colocando em risco a vida das crianças.
— As imagens das crianças sendo instruídas para o crime são chocantes, horríveis e nos motivam a dar início a uma ação pedindo a destituição de poder familiar — afirmou a promotora da comarca.
Viviane Valcanaia esclareceu que esta ação pode levar as crianças à guarda de outros familiares, se aptos perante a Justiça, ou ao encaminhamento para adoção. A Justiça ainda não ainda não se pronunciou sobre o destino das crianças.


Sicilia Vechi


Diário Catarinense

Rompimento do aneurisma cerebral causa morte em 30% dos pacientes que não recebem atendimento imediato

RIO - A cirurgia para a retirada de um aneurisma cerebral a que foi submetida a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, ligou o alerta para a necessidade da realização de exames períodicos que possam detectar sua existência e evitar que se rompa, podendo levar o paciente à morte.
O aneurisma cerebral é uma dilatação de um segmento de uma artéria do cérebro fazendo com que sua parede fique frágil e com maior chance de se romper.
Segundo o neurologista Rogerio Reis, as causas da formação de um aneurisma podem ser congênitas ou adquiridas. Nesse último caso,alguns fatores aumentam a chance de formação e rompimento, como o tabagismo, hipertensão arterial e colesterol alto.
O neurologista explica que, como na maioria das vezes o aneurisma é assintomático, é preciso que pacientes com o histórico descrito realizem exames de rotina para detectar sua presença. Atualmente, um dos considerados menos invasivos é a angioressonância cerebral, aparelho cujo software mostra somente a rede arterial, sem necessidade de internação.
O grau de periculosidade do aneurisma cerebral depende do seu tamanho e localização no cérebro, se ocorreu vazamento ou ruptura, e ainda a idade e saúde geral da pessoa. Embora um aneurisma possa se romper em qualquer momento da existência, sua ocorrência é mais comum na faixa dos quarenta e cinquenta anos, particularmente no sexo feminino.
Rogério Reis explica ainda que, na maioria das vezes, os aneurismas entre 0,5cm até 2cm não precisam ser retirados, mas acompanhados periodicamente por meio de ressonância .
- O risco de um aneurisma de 2cm se romper, por exemplo, não é tão grande, mas o acompanhamento precisa ser feito mensalmente - diz Rogério Reis.
Já os pacientes que apresentam aneurismas maiores que 2cm precisam ser internados imediatamente, assim que detectado, para uma intervenção cirúrgica.
Quando o aneurisma cerebral cresce demais ele pode romper-se, causando sangramento perigoso dentro do corpo. O paciente sente uma dor de cabeça muito intensa, súbita ou um estalo dentro da cabeça. Geralmente tem um desmaio transitório e apresenta vômitos. A pressão arterial sobe muito. A dor de cabeça e os vômitos persistem. Muitas vezes este quadro é confundido com crise de hipertensão arterial.
O aneurisma que rompeu deve ser tratado imediatamente após a sua descoberta, pois tem alto índice de nova ruptura nas primeiras 48 horas. A segunda ruptura é quase sempre fatal.
Estima-se que 30% das pessoas que apresentam ruptura do aneurisma morrem sem ter tempo de receber atendimento médico. Daqueles que conseguem sobreviver ao sangramento inicial (derrame), a metade não sobrevive ou fica com sequelas. Apenas 30% a 40% dos pacientes conseguem ter vida normal após ruptura do aneurisma se forem tratados corretamente.


O Globo On Line

Aeronáutica anuncia que encontrou corpos de passageiros e peças de avião do voo 447 da Air France

RIO e RECIFE - A Aeronáutica anunciou neste sábado à tarde que foram encontrados corpos de passageiros e destroços do avião do voo 447 da Air France, que sumiu após sair do Rio em direção a Paris no último domingo com 228 pessoas a bordo. Foram retirados do mar dois corpos do sexo masculino, não identificados, a cerca de 900 km da ilha de Fernando de Noronha pela corveta Caboclo e a 69,5 km do ponto onde houve o último envio de uma mensagem de alerta do avião.
A equipe resgatou ainda uma poltrona azul, uma valise de couro, com uma passagem da Air France, e uma mochila que continha um laptop. A mala e a mochila têm a identificação de seus donos, que não foi informada. Os nomes não correspondem, necessariamente, aos corpos encontrados. Em uma das bolsas havia ainda um cartão de vacinação. A Air France confirmou o número da reserva do bilhete encontrado.
Em coletiva de imprensa em Recife, a Aeronáutica informou que os destroços foram detectados pelo avião-radar R99 da Força Aéra entre 5h e 6h da manhã. Às 8h07, foi confirmada visualmente a existência de destroços na área por um avião da FAB. Às 9h10, a corveta Caboclo, da Marinha, avistou o primeiro corpo na mesma área.
Segundo a Aeronáutica, os dois corpos e os destroços estão na corveta Caboclo e devem chegar a Fernando de Noronha neste domingo.
De acordo com o almirante Edison Lawrence Dantas, comandante do 3º Distrito Naval, a embarcação entregará o material e os corpos à fragata Constituição, que tem mais velocidade e já está a caminho do local.
A fragata Constituição levará então os corpos e destroços a uma distância de 300 quilômetros do arquipélago, de onde serão retirados por um helicóptero da FAB.
Às 19h haverá nova entrevista coletiva para dar mais detalhes das buscas. Neste sábado de manhã, uma equipe da Polícia Federal desembarcou no aeroporto de Noronha, que fica a 545 km de Recife. São médicos legistas e papiloscopistas especialistas em identificação humana que vão ajudar na identificação dos corpos encontrados no local do acidente.
Segundo a Aeronáutica, o trabalho de identificação será feito em Recife.
Em entrevista no canal de TV Globonews, Marco Tulio Moreno, filho de um dos passageiros do voo 447 da Air France, disse que a Aeronáutica deu as informações aos parentes das vítimas antes da coletiva de imprensa realizada em Recife.
- Cada parente tem uma reação. Para mim é bom (encontrar os corpos). Agora podemos começar a entender o que ocorreu no acidente - disse Moreno.
A Aeronáutica informou que ainda aguarda a confirmação se a poltrona azul encontrada, com número de série 237011038331-0, corresponde à aeronave.
No Rio, a Polícia Federal fez uma coleta de saliva e fios de cabelo de parentes das vítimas do voo 447, em uma sala especial montada do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca.



O Globo On Line

Florianópolis: Shows marcam o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil

A exploração do trabalho infantil estará em pauta na segunda-feira (08/06) no Largo da Alfândega, onde a Secretaria de Assistência Social e Juventude (SAJ) acorda a população para refletir sobre a situação de crianças em atividades remuneradas. De acordo assistentes sociais da Prefeitura de Florianópolis e funcionários do Conselho Tutelar, há meninas de até 12 anos trabalhando como babá na Capital. Para marcar o dia mundial da Erradicação do Trabalho Infantil, a SAJ promove uma série de manifestações artísticas, denunciando a escravidão infantil, a partir das 13h.
O coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Carlos Alberto Veloso, lembrou que as crianças que ficavam vendendo balas em sinaleiras e nos terminais de ônibus foram retirados do local pela SAJ que passou a oferecer oficinas de teatro, de danças e outras ações sociais. “Além dos nossos projetos sociais voltados para este público também fizemos parceria com mais 38 entidades”, ressaltou.
Crianças e adolescentes que viviam nas ruas e que foram acolhidas pelos programas sociais vão dar um show de alegoria e de talento nos palcos do Largo da Alfândega, segunda-feira à tarde, no V Show de Talentos do PETI. Estas manifestações artísticas e culturais acontecem todos os anos para marcar o dia mundial de Erradicação do Trabalho Infantil. Este ano a data caiu no dia 12 de junho, mas em função do feriadão de corpus Christ, o evento foi antecipado para o dia 8.
A Secretaria Municipal da Saúde também estará participando do evento com uma barraca onde as crianças vão aprender técnicas de escovação e orientações sobre atividades físicas e alimentação saudável.



ABN

Incêndio em creche mata ao menos 29 crianças no México

Pelo menos 29 crianças de até 5 anos de idade morreram na sexta-feira em um incêndio em uma creche pública na cidade de Hermosillo, no noroeste do México.

Segundo um jornalista local entrevistado pela BBC, o número de vítimas pode chegar a 31. No momento em que o fogo começou, 176 crianças estavam na creche, que faz parte da rede de assistência social do governo mexicano.
De acordo com o jornalista mexicano Sergio Saragoza, 28 crianças continuam internadas em hospitais com queimaduras graves e intoxicação por fumaça. Médicos especializados no tratamento de queimaduras estão a caminho da cidade, e UTIs aéreas estão de prontidão, para o caso de necessidade de transferência dos casos mais graves para um hospital na Califórnia.As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.
O presidente do México, Felipe Calderón, disse sentir uma "dor profunda" por causa do episódio e enviou o diretor de Assistência Social do governo para o local, para dar apoio às famílias das vítimas.

Fogo rápido
A imprensa local afirmou que o fogo se alastrou muito rapidamente, o que impediu que muitas crianças fossem resgatadas.
Os bombeiros tiveram que abrir buracos nas paredes do edifício para resgatar as crianças.
Segundo as autoridades, o incêndio já teria sido controlado, mas ainda pode levar horas até que os bombeiros consigam examinar todo o local.
O correspondente da BBC no México, Steve Gibbs, afirma que, aparentemente, o fogo teria começado em um depósito de pneus próximo à creche.
Segundo Gibbs, o fato de creche ficar próxima ao depósito de pneus já tinha sido criticado na cidade, a capital do Estado de Sonora.
As crianças que estavam na creche teriam entre seis meses e cinco anos de idade.



BBC Brasil

Bichos fora do lugar

Pesquisadores do Rio de Janeiro estão mapeando quais animais estão fora de seu lugar adequado na foresta. Um grupo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com o Instituto Biomas e Instituto Hórus apresentou na semana passada uma lista preliminar com 218 espécies exóticas e invasoras do estado. A partir dela, o próximo passo será avaliar cada espécie para ver o risco que elas representam para a Mata Atlântica. E, consequentemente, elaborar políticas públicas para lidar com isso.
De acordo com Helena de Godoy Bergallo, pesquisadora UERJ, as espécies exóticas - que são provenientes de outro lugar - e invasoras - que prejudicam um território que não seu habitat natural - são a segunda maior causa de extinção. Só perdem para o desmatamento. “É uma ameaça imperceptível para muitos. O leigo não percebe esse problema”, diz.
Mas como essas espécies foram parar no Estado do Rio de Janeiro? “Na época do descobrimento, os colonizadores queriam tornar o Brasil o mais familiar possível. Por isso trouxeram plantas ornamentais, alimentos e animais domésticos”, afirma Bergallo. Atualmente, ela acredita que o comércio global estimula essa transferência de maneira acidental ou intensional. Lastros de navio, marés, tráfico de fauna e cultivo agrícola são alguns “culpados”.
Em Niterói, foi introduzido o Mico-leão-de-cara-dourada (na foto acima) que é da Bahia. “Se ele se acasalar com o Mico-Leão-Dourado, esse sim nativo, este pode ser hibridizado”, diz a pesquisadora. Por sua vez, a Amendoeira, proveniente da costa da Índia e da Malásia, invade os ambientes de praia do estado.
“Essas espécies podem virar pragas”, afirma. Na Ilha Stephens, na Nova Zelândia, um faroleiro levou para o local seu gato de estimação. Sozinho, o bichano causou a extinção da espécie de pássaro Xenicus lyalli. “O gato doméstico é um dos dez piores predadores. O homem o alimenta e ele caça a fauna nativa, garantindo sua reprodução por muitos anos”, afirma Bergallo.
O que você pode fazer para preservar a Mata Atlântica das espécies invasoras ou exóticas:
Cachorros, gatos e pombos de rua não devem ser alimentados. Eles prejudicam a fauna e flora que existe nas cidades;No jardim, plante espécies nativas. Na dúvida, procure os órgãos públicos da cidade. Além de resguaradar o bioma, isso estimula o aumento dos animais naturais do local;Não alimente fauna. Por exemplo, constantemente visto no Rio de Janeiro e São Paulo, o sagui é proveniente do Nordeste. Ele come ovos de pássaros sendo danoso;Não compre animais exóticos, com exceção para os castrados e certificados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama);Não jogue semente de frutas pela janela, principalmente em estradas. Nem sempre a espécie é endêmica (nativa) da região;Quem mora perto de parques, praças ou área verde em geral, deve manter os gatos de estimação dentro de casa. Ao entrar na mata, eles caçam os animais.

por alexmansur


Época

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bauru na luta contra as drogas


Bauru participa de ofensiva País contra as drogas e o álcool
Bauru está na lista dos municípios que terá dinheiro do governo federal para ações de combate ao uso de álcool e drogas


O secretário municipal da Saúde, Fernando Monti, teve uma surpresa ontem. Mas, desta vez, não se trata de má notícia. Incluída no recém-lançado “Plano Emergencial para Combate ao Uso Nocivo de Álcool e Outras Drogas” (Pead), do governo federal, Bauru integra o leque de 108 cidades que receberá um aporte total de R$ 117,3 milhões para aplicação de ações preventivas e de tratamento ao alcoolismo e dependência de entorpecentes.
Apesar do Ministério da Saúde ainda não ter especificado e Monti não saber detalhes, o órgão federal garante Bauru entre os beneficiados em meio a uma lista de municípios que, de alguma forma, receberão verbas para programas de prevenção e tratamento.
Bauru receberá verba por integrar a lista de municípios com população superior a 250 mil habitantes. Ao todo, são cem cidades nessa condição que estão incluídas no programa, que também abrange outros oito municípios de fronteira. As 108 cidades, conforme o Ministério da Saúde, agregam 48% da população nacional.
Do total de recursos, R$ 76,6 milhões serão destinados para novas ações no combate ao uso de álcool e drogas ilícitas. Outros R$ 40,7 milhões serão remetidos aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), núcleo de referência já existente em Bauru.
Além da implantação de 92 novos centros em todo o País, pelo plano serão viabilizados 2.325 novos leitos específicos para o tratamento de pessoas com dependência de álcool e drogas.
O secretário municipal da Saúde de Bauru, que até ontem não tinha detalhes do valor que caberá à cidade, antecipou que a prioridade será a instalação de leitos psiquiátricos. “Buscaremos tudo o que estará disponibilizado (pelo plano). Mas o grande ‘gargalo’ que enfrentamos é referente aos casos de internação com curta permanência”, especifica. “Eu diria que (a necessidade) estaria em torno de dez leitos”, enumera.
O Ministério da Saúde também não detalha o que será investido em cada município listado. “A portaria ainda não saiu. O governo federal anunciou antes de nos comunicar”, explica Monti.
O JC questionou o Ministério da Saúde qual o valor será investido em Bauru e solicitou mais detalhes do projeto. Porém, o órgão federal, através da assessoria de imprensa, só informou que se trata de medida emergencial justificada por um cenário epidemiológico que se desenha com a expansão do consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes.
“Vamos trabalhar com algumas iniciativas importantes. Infelizmente, o consumo de algumas drogas atinge de forma predominante crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e do ponto de vista de saúde. O plano está voltado exatamente para atacar esses problemas”, explicou o ministro José Gomes Temporão, durante o lançamento do plano.
Em Bauru, nos últimos dois anos, a unidade de referência no tratamento de dependentes de álcool e drogas, o Caps-AD, registrou aumento de quase 150% de jovens e adolescentes que buscam o órgão para se livrar do vício.
A maioria, também de acordo com a entidade, é dependente de crack e é das camadas mais pobres da sociedade, apesar do problema afetar todas as classes sociais, garantem especialistas. No ano passado, 163 jovens procuraram por auxílio no Caps-AD de Bauru.

No Estado


Bauru integra um grupo de 26 cidades que, segundo o Governo Federal, receberão uma fatia dos R$ 117,3 milhões. Também estão listadas: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Mauá, Diadema, Carapicuíba, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Itaquaquecetuba, Jundiaí, São Vicente, Franca, Guarujá, Suzano, Limeira, Taubaté e Barueri.
Luiz Beltramin

Jornal da Cidade

MG: Crianças são vítimas da violência dos pais


Do total de 2.879 denúncias registradas pelo Disque Direitos Humanos, entre maio de 2008 e abril de 2009, 1.369 foram de violência doméstica, 583 de crimes sexuais e 883 por negligência e abandono
A maioria dos casos de violência contra a infância e a adolescência acontece em casa, praticada por familiares que, muitas vezes, justificam os hematomas com falsos relatos de quedas, recheados de contradições. O Hospital de Pronto Socorro João XXIII (HPS), em Belo Horizonte (MG), recebe pelo menos uma criança por dia para internação devida a agressão física ou abuso sexual. Na Casa da Criança e do Adolescente do Hospital Júlia Kubitschek, somente no período de janeiro a maio deste ano, já foram atendidos 21 pacientes, vítimas de todo tipo de violência. A assistente social Cláudia Carvalho, do HPS, afirmou que, nos últimos quatro anos, percebeu-se um aumento dos casos de violência contra crianças, graças ao maior número de denúncias de negligência, agressão física e abuso sexual. “90% das agressões contra meninas e meninos ocorrem dentro de casa e são cometidas pelas pessoas que deveriam oferecer proteção”, conta. Ontem (04), no Dia Internacional de Crianças Vítimas de Agressão, o tema foi debatido por profissionais da saúde da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e membros da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982, visa à mobilização da sociedade no sentido de refletir sobre o assunto, e, também, para que as autoridades anunciem medidas que levem à redução de ocorrências. De acordo com a Fhemig, em um ano da “Campanha Proteja Nossas Crianças”, do Governo de Minas, foram registrados 1.177 casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes. Para o diretor do HPS, Antônio Carlos Martins, o aumento das denúncias só traz benefícios. “Acredito que só assim podemos causar algum temor nos agressores”, ressalta. A coordenadora especial de Políticas Pró-Criança e Adolescente da Secretaria de Estado da Defesa Social (Sedese), Fernanda Flaviana Martins, acredita que o número crescente de denúncias deve prosseguir no próximo ano, embora a tendência seja de que isto se reverta em uma atitude de reflexão dentro da própria sociedade, diminuindo a ocorrência dos casos. “A denúncia é uma forma de coibir, de fazer a sociedade participar deste processo. Mas queremos que isto se torne também uma oportunidade de reflexão, para proteger as nossas crianças de uma forma definitiva”, diz, acrescentando que o papel da família deve ser fortalecido. A assessoria do Sedese informa que, do total de 2.879 denúncias registradas pelo Disque Direitos Humanos (0800 31 1119), entre maio de 2008 e abril de 2009, 1.369 foram de violência doméstica, 583 de crimes sexuais e 883 por negligência e abandono. Outras 44 denúncias foram relacionadas à exploração do trabalho infantil, envolvimento de crianças e adolescentes com álcool e drogas, entre outras.

[Hoje em Dia (MG); O Tempo (MG), Andréa Silva – 05/06/2009]

Ministério da Saúde anuncia plano para combater as drogas


O Ministério da Saúde lançou ontem (04) um plano emergencial de combate ao uso abusivo de álcool e drogas, por crianças e adolescentes. A ideia é equipar melhor o Sistema Único de Saúde (SUS) com estrutura e profissionais capacitados para lidar com a prevenção aos vícios e promover o tratamento dos danos causados aos dependentes químicos. Até o fim de 2010, serão investidos R$ 117,3 milhões no programa. As ações serão centralizadas nas cem maiores cidades brasileiras, todas com mais de 250 mil habitantes. Serão atendidos, também, a capital do Tocantins, Palmas, e sete municípios que fazem fronteira com outros países. Essas cidades somam 77,6 milhões de habitantes, ou 41,2% da população nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, o plano de emergência foi criado para reverter o atual quadro de avanço do uso de substâncias entorpecentes no País, principalmente, por crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. "Nós temos crianças e jovens consumindo álcool e droga. Daí o motivo de criar o plano emergencial: para alterar esse problema, afirmou o ministro da saúde, José Gomes Temporão. Uma das principais preocupações do governo é atender meninas e meninos que usam, cada vez mais precocemente, o crack, droga de preço acessível, que vicia rapidamente. “O crack é um subproduto da cocaína e é muito barato. Essa droga produz efeitos devastadores psicológicos e físicos. Num período muito curto, ela pode matar”, avaliou Temporão. Até dezembro do próximo ano, o número de leitos de saúde mental em hospitais gerais dos 108 municípios atendidos passará de 1.197 para 3.592. No Rio de Janeiro, serão disponibilizados 329 novos leitos. O governo prevê, ainda, a criação de 720 novos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em todo o Brasil, com ao menos um profissional de saúde mental em cada. Nesses locais, haverá atendimento especializado a crianças e jovens usuários de álcool e drogas. Serão implantados, também, 62 novos Centros de Atenção Psicossocial em 26 unidades da federação.

Situação crítica no Rio - Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro (RJ), 500 crianças e adolescentes viciados em crack perambulam pela capital fluminense. A explosão da droga na cidade gerou mais um problema alarmante: a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis e Aids entre meninas e meninos que ainda não completaram 18 anos. O Rio tem 32 “cracolândias”, segundo mapeamento divulgado no último mês pela prefeitura. Nove delas ficam no Centro, cinco em Bonsucesso e, empatados, com quatro pontos de venda da droga, estão Madureira e Engenho Novo. Conforme informações do Ministério da Saúde, os 11 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do estado serão espalhados em dez cidades: São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Rio de Janeiro, Niterói, São João de Meriti, Campos, Petrópolis e Volta Redonda.



Pedofilia: dono de lan house reclama devolução de maquinário


“As máquinas ainda estão na perícia, e quando os trabalhos forem concluídos serão devolvidas”, disse a juíza

Mais de três meses depois de ter maquinários e DVDs apreendidos pela justiça, durante as investigações de casos de pedofilia em Catanduva, o proprietário da lan house investigada, Nilton Rodrigo Lotano(foto),em entrevista ao Notícia Online, reclama de seus equipamentos para sobreviver.
Foi no dia 19 de fevereiro deste ano que a lan house teve equipamentos apreendidos. Lotano conta que foi ouvido pela delegada Rosana da Silva Vanni. No mês de março foi convocado para ser ouvido na CPI da Pedofilia, instalada na Câmara Municipal. “Tive audiência com o senador Magno Malta, em plenário. Até agora nada do meu maquinário, nenhuma resolução, não definiram nada e estou sem poder trabalhar”, destacou. Malta é o presidente da CPI.
Lotano reclama que precisa de serviço. “Dependo muito do maquinário; vendi tudo, mesa, monitores, não posso deixar de pagar os outros”. Fala que não foi denunciado. “Foi uma pecinha que colocaram a mais que não precisava ser colocada, para aumentar, para dar Ibope, para dar conversa, para difamar a gente perante o bairro”. A lan house situa-se na Avenida Holambra, Cidade Jardim. O proprietário diz que sua imagem ficou manchada no bairro. “O pessoal aqui me olha como um monstro, hoje. Para converter essa imagem demora muito. Só que o pessoal sabe que não fiz isso e a gente é inocente.”
Ele tem um objetivo, segundo afirmou, que é levar inclusão digital ao bairro, “porque o pessoal não tem computador em casa e, aqui, pode fazer o trabalho escolar e acessar alguma página na internet”. Aos 30 anos de idade, Lotano disse que não nasceu no Cidade Jardim, mas convive por muitos anos naquela região. Questionado se está totalmente livre de investigação, foi direto: “Você está me vendo aqui. Então, estou livre”. Ele quer uma solução, sem burocracia, para o seu caso. “Pago aluguel, energia elétrica, trabalhava sem documentação, mas agora tenho tudo certinho para voltar ao serviço.”

Não sabe

Lotano fala que não sabe de onde veio a ordem para apreender seus computadores e DVDs. “Fui chamado para depor na CPI, também dei depoimento para a delegada, a Dra. Rosana Vanni”. Sobre os DVDs, tem uma história: “Além das máquinas foram apreendidos muitos DVDs, que não estavam expostos para venda, que não era para exibição, era coisa pessoal minha. Já haviam apreendido uma vez, tinha provas e documentos de que eram meus. Estava na gaveta do quarto, trancado, ninguém tinha acesso ao quarto enquanto a lan house estava funcionando”, relata.

Monstros

Lotano diz que o único portal digital do bairro era a sua lan house. “Nunca tinha visto esses monstros por aqui, nem aqui dentro nem em outra parte. Quem tem dinheiro não vem numa lan house”, referindo-se às denúncias de que acusados de pedofilia teriam visitado seu estabelecimento.

Perícia

A juíza Sueli Juarez Alonso, da Vara da Infância e da Juventude, responsável pelo segundo inquérito aberto para apurar crimes sobre pedofilia em Catanduva, disse ao Notícia Online que “as máquinas ainda estão na perícia, e quando os trabalhos forem concluídos serão devolvidas.”

Por Antonio Sergio R. Silva (Barbosa)
Notícia da Manhã

Caso Sean: deputado dos EUA quer punir Brasil com suspensão em programa de isenção de taxas

NOVA YORK - O deputado republicano Chris Smith anda furioso com os rumos tomados pelo caso de Sean Goldman na Justiça brasileira. Representante do estado de Nova Jersey, onde mora David Goldman, pai biológico do menino, Smith sempre foi um defensor público da devolução de Sean ao americano. Depois da decisão do ministro Marco Aurelio Mello , do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a volta de Sean aos EUA, o deputado Chris Smith deu um passo a mais: iniciou uma campanha para que o Congresso americano aprove punições para o Brasil. Isso mesmo: o país sofreria sanções por desrespeito à Convenção de Haia, que recomenda que os pais biológicos tenham prevalência sobre padrastos e pais adotivos no que se refere ao destino de crianças vítimas de sequestro.
Para Smith, não há a menor dúvida de que a família brasileira de Sean compactuou com "um plano de sequestro do menino" e que "a demora da Justiça brasileira em resolver o caso é intolerável". Smith pretende levar uma proposta de punição ao Congresso americano: a suspensão temporária do Brasil do programa americano de comércio duty free. Segundo o deputado americano, o Brasil recebeu US$ 2,75 bilhões em
benefícios desse programa em 2008.



O Globo On Line

Alagoas - Combate ao trabalho infantil vira projeto de lei em Alagoas

A proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas de instituir o 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, como data comemorativa no calendário escolar do Município de Maceió foi apresentada à vereadora Roseane Cavalcante, a Rosinha da Adefal, e vai virar projeto de lei. A idéia é que nessa data seja criado, nas escolas, um ambiente de debates e promoção de atividades voltadas ao tema da exploração infantil.
Assim como acontece no Dia do Meio Ambiente, da Árvore, do Índio e de várias outras datas importantes que já fazem parte do calendário escolar, a proposta é que o 12 de junho mobilize a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. “Precisamos envolver professores, alunos e as famílias desses alunos. Quanto maior o trabalho de conscientização mais pessoas serão sensibilizadas para resolvermos esse problema grave que é a exploração do trabalho infantil”, lembrou a procuradora do Trabalho Rosemeire Lôbo, titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT em Alagoas.
A procuradora defende que todos – sociedade, gestores públicos e instituições públicas – devem combater o trabalho infantil, porque essa prática atrapalha o crescimento físico e mental das crianças e impede qualquer perspectiva de um futuro digno. “Precisamos do envolvimento de todos para fazer valer o direito de toda criança: ter acesso à educação e a uma vida digna”, acrescentou.
Rosinha da Adefal, presidente da Comissão de Assuntos Urbanos, aprovou a idéia do PL e assumiu o compromisso de buscar apoio da vereadora Heloísa Helena, que é presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, e dos demais parlamentares para aprovar o projeto na Casa Legislativa.

12 de junho
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2002, com o intuito de mobilizar a sociedade e os Estados para esse grave problema da exploração do trabalho infantil, incentiva a comemoração do 12 de Junho, como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. No Brasil, as ações têm contado com o apoio do Poder Público e a mobilização da sociedade civil, liderada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Em Alagoas, desde 2003, o MPT, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 19ª Região, iniciou atividades para marcar a data do 12 de junho, seguindo a orientação da OIT e do FNPETI, no sentido de sensibilizar a sociedade e o poder público para erradicar o trabalho infant il. A partir de 2005, as ações do MPT passaram a ter maior visibilidade, resultado de campanhas de sensibilização e, ao mesmo tempo, de cobrança de responsabilidade dos gestores públicos para implantação de políticas públicas de atendimento a crianças e adolescentes.



Assessoria/MPT

Pernambuco - Audiência Pública no Recife debate o trabalho infantil em Pernambuco

O trabalho infantil será tema de uma audiência pública na próxima quarta-feira (10), no auditório do Centro Integrado da Criança e do Adolescente, no Recife. O evento faz parte da programação de atividades do Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.
A audiência reunirá representantes de organizações não-governamentais, das prefeituras da Região Metropolitana do Recife, do Governo do Estado e do Ministério Público, além de profissionais que atuam na educação, assistência social, saúde e com direitos humanos.
Na ocasião, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe) apresentará um diagnóstico sobre a problemática no Estado. O estudo analisa a relação entre as ocorrências do trabalho infantil e a oportunidade (ou escassez) de educação e desenvolvimento econômico. O estuda busca indicar, ainda, formas de erradicar o trabalho de meninos e meninas, muitas vezes explorados em longas jornadas, em condições perigosas e expondo suas vidas a riscos.

Campanha Mundial
Doze de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A comemoração existe desde 2002, a partir de uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para chamar a atenção de sociedades e governos. Em 2007, a data passou a ser lembrada também como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, através de decreto do Governo Federal.

Serviço:
Audiência Pública sobre o trabalho infantil em Pernambuco
Quando: Quarta-feira (10), a partir das 14h
Local: Auditório Oscar Pereira, do Centro Integrado da Infância e da Juventude – Rua Dr. João Fernandes Vieira, nº 405, Boa Vista, Recife



pe360 graus

Pedófilo alemão confessa que observava Madeleine

Raymond H, um alemão de 64 anos que as autoridades policiais referem ser um pedófilo assumido, confessou, no leito do hospital onde se encontra internado em Aaachen, na Alemanha, que observou Madeleine McCann em diversas ocasiões quando esta, em maio de 2007, se encontrava de férias na Praia da Luz, no Algarve.
Face a estas declarações, a equipe de investigadores especialmente contratados pelos pais de Madeleine para apurarem o desaparecimento da menina, ocorrido a 3 de maio desse ano, decidiram agora solicitar algumas perícias, nomeadamente a comparação do DNA de Raymond para averiguar o seu possível envolvimento em atos pedófilos.
Estes novos dados, relatados pelo jornal alemão Bild, reabrem uma nova porta à investigação, e uma vez com Raymond H como suspeito. Este homem, internado devido a um câncer, estaria no Algarve quando do desaparecimento da menina. Na altura estaria a passar férias na companhia da sua mulher e seis filhos.
Nas primeiras investigações relativas ao desaparecimento, Raymod chegou a ser apontado como suspeito. No entanto, após recolha de diversos elementos, esta pista veio a ser abandonada. Agora, com o sexagenário a admitindo que viu a criança em diversas ocasiões, os investigadores privados ao serviço dos McCann prepararam-se para tentar obter autorização para reabrir as averiguações em relação ao pedófilo alemão.



Publico

Menina de 11 anos é envenenada por bombons enviados por Sedex em Olinda, Pernambuco

SÃO PAULO - Uma menina de 11 anos foi envenenada com bombons enviados por Sedex à mãe dela , a estudante de Direito Cristiane Maria Oliveira Araújo, de 35 anos, em Olinda, na Região Metropolitana de Recife. R. está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Prontolinda. Segundo o hospital, a criança deu entrada na UTI às 20h08m com parada cardiorrespiratória, mas foi reanimada.
Segundo o delegado João Brito, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por volta das 18h30m desta quinta-feira, uma caixa de bombons endereçada à Cristiane chegou ao apartamento onde moram mãe e filha, no bairro Casa Caiada. Na embalagem havia um bilhete, escrito, de acordo com o delegado 'por alguém próximo à estudante de Direito'.
- A mãe da menina disse à polícia que, a princípio, não deu muita importância para a caixa, pois estava se aprontando para um compromisso quando chegou a encomenda. Ela abriu o embrulho e deixou a caixa de bombons em cima de uma mesa. Nisso a menina comeu o doce e começou a passar mal - conta Brito.
Nesta sexta-feira, várias pessoas prestaram depoimento no DHPP de Recife, onde o caso está sendo investigado. Entre elas está o pai de Raíssa, separado de Cristiane Maria há mais de um ano. Segundo a polícia tanto o pai quanto uma possível parceira da mãe da criança estão sendo averiguados.
- Temos duas linhas de investigação, a princípio. A primeira diz respeito ao pai da menina. Nós também tivemos informações de um relacionamento homoafetivo da mãe da vítima, que teria causado a separação. Mas parece que a mãe também não queria mais saber desse outro relacionamento - ressalta o delegado.
João Brito, no entanto, não descarta outras possibilidades.
- Tudo vai ser investigado. Há casos aqui em Pernambuco de pais ou parentes muito próximos envenenando filhos.
Segundo a polícia, os primeiros depoimentos foram colhidos informalmente, por conta do estado de choque das testemunhas.
O delegado disse que teve esta manhã contato com a equipe médica do Hospital Prontolinda e que a garota, após uma piora no quadro clínico no início da internação, se recupera melhor com os novos medicamentos para neutralizar o veneno. Uma perícia deve identificar a substância encontrada nos bombons.


O Globo On Line

Como escolhemos nossos parceiros?

Pesquisa conduzida por brasileira mostra que nos sentimos atraídos por parceiros com sistema imunológico diferente do nosso. A escolha, que está ligada a uma prole mais saudável, pode ser guiada pelo olfato

Um estudo brasileiro apresentado nesta semana na Sociedade Europeia de Genética Humana, em Viena, demonstrou que, inconscientemente, as pessoas tendem a escolher indivíduos que tenham uma constituição genética diferente da sua. Segundo o estudo, isso seria uma estratégia evolucionária para garantir uma prole mais saudável.
A pesquisa foi conduzida pela professora Maria da Graça Bicalho, do Departamento de Genética da Universidade do Paraná (UFPR), e comparou informações genéticas de 90 casais da vida real com dados de 152 pares formados ao acaso, que serviram como controle no estudo. A conclusão é de que os casais com vida em comum estável tinham mais divergências no chamado MHC, o complexo de histocompatibilidade, um conjunto de genes que tem importante função no sistema imunológico.
Essa diversidade de genes torna mais eficiente o sistema de defesa da prole contra doenças. A mistura de genes de casais com sistemas imunológicos diferentes entre si tem mais chances de gerar indivíduos heterozigotos, ou seja, que têm duas formas de manifestação dos genes ligados à defesa. "Do ponto de vista genético, é um indivíduo mais versátil, porque ele tem duas alternativas para exercer determinada função", afirma Maria da Graça. Em uma comparação bem simplificada, o heterozigoto, se tiver que escrever uma carta, vai fazê-lo com a mesma desenvoltura tanto em um laptop como em uma máquina de escrever. Já o homozigoto, aquele cujo genes se manifestam de maneira idêntica, se daria melhor em apenas um dos meios utilizados.
Isso quer dizer, então, que tendemos a achar atraentes as pessoas com sistema imunológico diverso do nosso? É o que mostram as evidências do estudo realizado pela professora Maria da Graça. Não se sabe exatamente, porém, como percebemos essas diferenças no sistema de defesa na hora de escolher um parceiro. As hipóteses mais prováveis sugerem que o reconhecimento pode ser feito pelo odor ou pela simetria da face.
A pesquisadora brasileira ressalta, porém, que a espécie humana é bastante complexa e que, obviamente, o sistema imunológico não é o único fator para a escolha de um parceiro. Outros componentes, como referências culturais e psicológicas, precisam ser levados em conta na avaliação das afinidades de um casal. De acordo com a professora, porém, todas as pistas que um indivíduo usa para escolha de um parceiro são processadas e agrupadas em um sistema único de avaliação que é gerado justamente na região do MHC. Em outras espécies animais, a influência dos genes dessa região é mais evidente - está comprovada desde o final dos anos 70 - e está ligada à capacidade olfativa.
Depois de analisar a relação entre o MHC e a compatibilidade dos casais, Maria da Graça Bicalho pretende ampliar e refinar a pesquisa em outros aspectos. Já se sabe, por exemplo, que mulheres que usam anticoncepcionais perdem a percepção de escolher indivíduos geneticamente diferentes, ou seja, ficam com a percepção distorcida em função da carga de hormônio que estão utilizando. Outro ponto citado pela professora é avaliar o significado do tipo de perfume que cada pessoa escolhe. Segundo ela, há evidências de que a pessoa opta por um tipo de fragrância na tentativa de restaurar a identidade olfativa perdida por questões culturais. "O MHC influencia a escolha do perfume. Além de nos conferir uma identidade, ele também nos dá também um odor típico e único", diz.

Danilo Casaletti


Época

Andar, falar e amar: o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida - I

Como os pais podem ajudar no desenvolvimento dos filhos? Descubra

Três verbos que estão entre as mais importantes aquisições nos primeiros anos da vida de nossos filhos. Ao ficar em pé e se deslocar, uma infinidade de possibilidades se abre à criança. Ela não precisa de ninguém mais para ir e muitas vezes alcançar (quase tudo) o que quer. Ao dizer as primeiras palavras, inicia uma nova forma de comunicação com o que a cerca. Ao amar, ela aprende a se relacionar, a estabelecer vínculos. A aquisição do andar e do falar ocorre naturalmente, conforme os bebês se desenvolvem. Mas é claro que nós, pais, podemos ajudar. Como? Colocando afeto e espontaneidade no dia a dia. Podemos dar a papinha de olho na TV ou contando à criança o que ela está saboreando. Bem diferente, não? Já amar, seu filho aprenderá se for amado. Como diz o filósofo André Comte-Sponville, “como alguém que nunca foi amado saberia o que é o amor?”

Andar
A relação de amor e confiança com os pais é o pilar que motiva o bebê a se colocar em pé e caminhar

Quando o seu filho dá os primeiros passos em sua direção não é só porque o corpo dele está preparado para isso – é, principalmente, por amor a você. A confiança e o carinho que os pais têm pelo bebê o motivam a vencer desafios. A criança não anda de forma automática, ela o faz porque alguém espera isso dela, a chama para que se levante e caminhe.
A relação com os adultos que a cercam começa a ser construída mesmo antes do nascimento, quando ela ainda está sendo gerada. E é esta interação que será fundamental para seu bom desenvolvimento. É por meio do toque, do gesto de carinho e também da fala que você e seu bebê se comunicam, dentro ou fora do útero.
Ao ser amamentado, o recém-nascido sente os batimentos cardíacos da mãe, ouve as palavras de carinho que ela balbucia, as canções de ninar... Percebe que é acolhido e amado. Não se trata apenas de um ato mecânico, o de alimentar. Nesse momento, uma relação de confiança começa a ser estabelecida. E é esse vínculo que será decisivo a cada etapa que a criança (e os pais) tiver que superar.

Estímulos e espaço físico
Há algumas maneiras de os pais ajudarem seu filho a começar a andar. Em primeiro lugar é preciso oferecer a ele um espaço adequado. Você pode, por exemplo, se colocar a um metro da criança e chamá-la. Ela irá se esforçar para chegar até você. Outra maneira é usar brinquedos. Afaste-os para que ela, aos poucos, tente pegá-los.
A posição ereta e os primeiros passos significam um novo mundo para o bebê. A capacidade de locomoção o leva a se arriscar – é aí também que a atenção dos pais será decisiva. Se seu filho tropeçar ou derrubar algo, alerte-o de forma carinhosa. Broncas agressivas ou impacientes podem retrair a criança e até atrasar seu desenvolvimento motor.
Dizer que a criança começa a andar com 1 ano é apenas um parâmetro. “O que os pediatras consideram normal para cada fase etária pode variar muito. Depende da genética da criança, do meio em que ela vive e, principalmente, o quanto de carinho e estímulo que ela recebe”, afirma Maria Amparo Martinez, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP). E carinho não só dos pais, mas de todos que a cercam, seja os avós ou a babá. Além de encorajar o filho, os pais devem estar ao lado quando ele se desequilibrar e sair em busca de consolo.
Não pense que é preciso seguir alguma receita mirabolante para garantir que a criança se desenvolva normalmente. Os pequenos gestos do dia a dia são as melhores oportunidades para expressar o amor ao filho e, assim, ajudá-lo nesse processo contínuo de crescimento. Até mesmo a troca de fraldas pode ser uma ótima chance para brincar, fazer cócegas e arrancar risadas gostosas.


Por Bia Reis, Daniella Cornachione e Eduardo Zanelato

As crianças e o crack

A campanha que tem por objetivo “derrotar a pedra” busca mobilizar a sociedade para, através da conscientização, prevenir, reprimir e tratar os usuários. A epidemia do crack afeta a vida de todos e atinge mais de 50 mil famílias gaúchas. O tráfico e o consumo desta droga letal estão intimamente relacionados com a violência, especialmente assaltos e assassinatos. Entretanto, o que mais chama atenção no avanço do crack é a forma como ele atinge as crianças. É o extremo da violência.
Efetivamente, há um número elevado de crianças viciadas, especialmente as oriundas das camadas mais pobres, com famílias desestruturadas. São histórias dramáticas de violência e extermínio de jovens que embarcam nessa onda por falta de autoridade paterna. Mas não são só as famílias que estão falhando, é a própria sociedade e seu contexto.

Não podemos aceitar as crianças nas ruas, totalmente desprotegidas. A face mais dramática dessa epidemia é aquela que impacta sobre as crianças, cuja informação não será suficiente para prevenir o uso. Em geral, entram no crack pela sedução, busca de prazer, ou por sua vulnerabilidade social. Pela falta de cuidados e necessidade de gerar renda. Ademais, o tráfico utiliza esses meninos e meninas como “aviãozinho” – conhecido como leva e traz – pois estão protegidos pela legislação.

Outro aspecto relevante é o aumento assustador dos casos de exploração e abuso sexual infantil, que está diretamente ligado ao uso do crack. Crianças são abusadas dentro de casa por parentes e amigos. Menores estão se prostituindo para sustentar o vício.

Toda a prevenção relacionada a esse público passa pela rede de atendimento socioeducativa, que deve oferecer à família um apoio para cuidar, educar e garantir os direitos básicos. Como sujeitos em formação, precisam de proteção integral para o estabelecimento de limites. Se a prevenção não tem como acontecer dentro de casa, na rua a proteção social não oferece o amparo necessário. Ademais, os serviços de saúde e a escola também estão despreparados.

Com efeito, os programas de apoio e atendimento nessas instituições são iniciativas isoladas e precárias, sem a devida estruturação e acolhimento pela política pública. É conhecido que os menores de 16 anos, quando experimentam a droga, têm maior risco de dependência, alterando drasticamente a personalidade e a sua estrutura. Tornam-se violentos, irracionais e extremamente debilitados. É deplorável, portanto, imaginar o afetamento que o consumo de droga causa em um organismo infantil e as mínimas possibilidades de recuperação.

Esta a razão para dar prioridade absoluta a esse público da criança e do adolescente, mesmo que falte sensibilidade e direcionamento das autoridades nesse sentido. Vamos fazer essas crianças renascerem, porque elas serão o nosso futuro.

Afonso Motta
Advogado e produtor rural



Zero Hora

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho

HISTÓRICO SOBRE O DIA DO MEIO AMBIENTE E da Ecologia


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente

O QUE NÃO FAZER

A esposa de um fazendeiro detestava cobras. Um dia, suplicou ao marido que desse um fim às peçonhentas. O homem, não querendo contrariá-la, prontamente determinou o extermínio de todo e qualquer vestígio de ofídios na fazenda. O que foi feito.
A colheita seguinte não rendeu um décimo da anterior. Em sonho, desesperado, suplicou a Deus que o perdoasse. Imaginava que aquela miséria de safra era castigo divino por ter dado fim aos animais. Também em sonho, o Criador lhe respondia:- “Não o castiguei, nem perdoei. Apenas, deixei que a natureza seguisse seu curso”.
Ora, o curso natural é simples: cobras engolem sapos. Sem elas, os sapos aumentam em número. E, sapos engolem insetos. Assim, quanto mais sapos, menos insetos. Diversos insetos são polinizadores e, sem eles, há plantas que não se reproduzem.
Moral da história: menos cobra, menos safra! Assim funciona o mundo natural.
O que tem a ver cobra com safra? Tudo! Em verdade, tudo tem a ver com tudo. Entretanto, a humanidade não pensa dessa forma. Primeiro, acredita que a natureza é infinita, com recursos inesgotáveis. Segundo, imagina que existem espécies úteis e outras completamente inúteis. Terceiro, conclui que, entre as espécies úteis, os humanos são mais úteis que as outras.
O século XX foi saudado como a era em que a tecnologia e o progresso industrial seriam capazes de satisfazer as necessidades materiais, restabelecer a paz social, reduzir as desigualdades.

Nos últimos 50 anos, a produção mundial de grãos triplicou, a quantidade de terras irrigadas para a agricultura duplicou, o número de automóveis passou de 500 milhões, o mesmo acontecendo a televisores, geladeiras, chuveiros elétricos, lavadoras, secadoras, computadores, celulares, microondas, fax, videocassetes, CDs, parabólicas, isopor, descartáveis, transgênicos e outras invenções. As riquezas produzidas, nesse período, quintuplicaram.
Mas, também nos últimos 50 anos, o mundo perdeu 20% de suas terras férteis e 20% de suas florestas tropicais, com milhares de espécies ainda nem conhecidas. O nível de gás carbônico aumentou 13%, foram destruídas 3% da camada de ozônio, toneladas de materiais radioativos foram despejadas na atmosfera e nos solos, os desertos aumentaram, rios e lagos morreram por causa da chuva ácida ou de esgotos domésticos e industriais.
Maravilha-nos esse progresso, mas as gerações futuras talvez lamentem o quanto se destruiu para isso. Enquanto hoje o ser humano tem mais bens, é mais pobre em recursos naturais. A tecnologia nos dá a falsa impressão de que estamos no controle. Por isso, é bonito ser moderno. Feio é ser natural.
Porém, a tecnologia é ruim quando nos afasta da natureza. Só mudaremos isso quando nos reaproximarmos do mundo natural. Afinal, embora uns ainda não aceitem, o homem é natureza.
Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Não há data melhor para começar aquilo que o resto das espécies vivas esperam que façamos. Afinal, o que não fazer, já sabemos desde há muito. Vamos começar! O mundo será, com certeza, melhor.

Portal São Francisco


www.velhosamigos.com.br

Ministro do STF cita exceção inexistente na Convenção


Alguém já tinha ouvido falar que a Convenção de Haia leva em consideração a vontade do menor retido ilegalmente?

São duas as exceções para o retorno imediato da criança à residência habitual. E elas são complementares, ou seja, para que Haia não seja aplicada as duas excessões precisam valer:

- Caso o pai alienado não entre com o pedido de repatriação da criança;
- E caso a criança já esteja ambientada no novo ambiente onde vive.

Obviamente, a primeira exceção não se aplica ao caso Goldman.

Ah, mais uma consideração. Se a Constituição de cada país signatário de Haia se sobrepuser à Convenção em valor jurídico, podem rasgar o tratado internacional, porque haverá sempre um juiz – ou ministro – desrespeitando Haia.


ATENÇÃO BRASIL, O MUNDO ESTÁ PERPLEXO!!!!!!!!
Brasil com Z

O ato de sorrir surgiu num ancestral comum a homens e macacos

Rir não é uma característica unicamente humana. Pesquisadores que se dedicaram a fazer cócegas em 25 jovens primatas - entre eles três bebês humanos - e a gravar o som produzido por todos eles comprovaram que dar risadas é um traço comum a todos os grandes primatas. Isso significa que o gesto surgiu de 10 milhões a 16 milhões de anos atrás, num ancestral comum. A descoberta abre novos caminhos para o estudo da empatia e sua importância entre animais que vivem em grupo.
Há muito tempo, os especialistas que trabalham com macacos já apontavam que muitos dos comportamentos sociais humanos teriam como base sua linhagem primata. Por outro lado, alguns especialistas argumentam que o sorriso humano poderia ter uma origem diversa da de outros primatas porque seu som é diferente.
Mas as novas experiências - as primeiras a estudarem todos os grandes macacos e o homem - revelaram um padrão sonoro comum, compartilhado por todos eles, como aponta Marina Davila Ross, primatologista da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. O grupo obteve 800 registros acústicos e conseguiu analisar cientificamente suas similaridades e diferenças.
- Nossos resultados indicam a origem pré-humana das risadas. É provável que os grandes macacos usem o som de suas risadas para interagir uns com os outros, de maneira bem similar à dos humanos - explicou a especialista, em entrevista à "Newscientist".
Davila Ross e seu grupo compararam as gravações de risadas de bebês humanos a de outros macacos de quatro diferentes espécies. Eles constataram que o riso dos humano produz sons mais harmoniosos, com suas cordas vocais vibrando em frequências mais regulares.
Já na maioria dos outros primatas, as cordas vibram irregularmente, produzindo sons mais barulhentos. O grupo também descobriu que os humanos só riem quando expelem o ar, mas os outros primatas o fazem também quando inalam.


O Globo On Line

Voo 447: Nenhum destroço recolhido até agora pertencia ao Airbus 330 da Air France, diz FAB

RIO - O tenente-brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), afirmou nesta quinta-feira, em entrevista coletiva em Recife, que nenhum material recolhido até agora pertencia ao Airbus 330 da Air France que fazia o voo 447 (Rio-Paris). O pallet (estrado) recolhido para análise, segundo Cardoso, é de madeira, material que não era utilizado no transporte de carga da aeronave. Mais cedo, a Aeronáutica dissera que o material recolhido poderia ser do Airbus .
- Nenhum material do avião foi recuperado até o momento - afirmou o tenente-brigadeiro. - Esse pallet que foi encontrado não faz parte dos destroços do Airbus. É lixo de alguma outra embarcação ou aeronave que será devidamente descartado.
O pallet de madeira tem 1,2 metro de comprimento, 80 centímetros de largura e 15 centímetros de altura. O suporte seria utilizado para acomodação de cargas em aviões (pallet). De acordo com a Aeronáutica, também foram encontradas duas boias. Os destroços foram avistados pelo avião C-130 Hércules da FAB a 550 quilômetros de Fernando de Noronha. A Marinha foi avisada e enviou um helicóptero que está no navio Fragata Constituição até o local para recolher as peças.
Segundo ele, só agora será dada mais atenção aos destroços.
- Estávamos nos concentrando na busca de sobreviventes e de corpos. Passadas cem horas do acidente, no entanto, tornam-se mais remotas as chances de encontrarmos algo. A cada dia diminuem as possibilidades - afirmou.
As equipes de busca ampliarão, a partir de agora, os esforços a fim de achar e recuperar no mar quaisquer materiais que possam pertencer ao Airbus.
- As condições meteorológicas não estão muito favoráveis no momento. A previsão para a madrugada de hoje e para amanhã é de tempestade, o que dificulta os voos e reduz a visibilidade - acrescentou. - Mas a nossa intenção é voltar aos pontos onde já houve avistamentos e fazer o recolhimento desses objetos.
A análise das peças pode ajudar a esclarecer as circunstâncias do acidente, até agora um mistério:
- Todos querem respostas que não podemos dar.
As autoridades francesas negaram hoje que estejam escondendo informações a respeito do acidente com o Airbus. De acordo com o ministro de Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner , a França formou um gabinete responsável pela investigação do acidente, que concede entrevistas diárias com informações sobre o andamento das buscas pela aeronave
Na manhã desta quinta, a Aeronáutica anunciou que o avião R-99, equipado com sensores, havia identificado mais três pontos de destroços, ao sul das partes avistadas na madrugada de quarta-feira - uma peça de sete metros de diâmetro e vários pontos brancos. De acordo com o Comando da Aeronáutica, os novos pontos estão a sudoeste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. ( Fotogaleria: O trabalho de buscas a partir de Fernando de Noronha )
O tenente-brigadeiro afirmou que a área a ser vasculhada é de 6 mil quilômetros quadrados e a Marinha já consegue direcionar suas embarcações para os pontos onde estão os destroços, já que eles foram demarcados e a velocidade da correnteza é sabida. Segundo o brigadeiro, a velocidade dos barcos é superior à da corrente marítima. Em mar mais agitado, os navios seguem a velocidade entre 15 e 20 km por hora. Se houver calmaria, a velocidade atinge 40 km.
- Como conhecemos a direção da corrente e a velocidade, fica fácil fazer o planejamento de onde deverão estar os destroços no momento em que o barco chegar. A partir daí, se faz uma busca mais apurada - afirmou.
O Globo On Line

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O exemplo da Natureza...


Casal de pinguins 'gays' adota filhote abandonadoDois pinguins machos "gays" chocaram um ovo abandonado e agora estão criando o filhote como se fossem pais adotivos, informou o zoológico de Bremerhaven, no norte da Alemanha.

O zoológico entregou aos machos Z e Vielpunkt o ovo, que havia sido rejeitado pelos pais biológicos, depois que o casal foi observado tentando chocar uma pedra.
Segundo o zoológico, o casal parece feliz criando o filhote, nascido há quatro semanas.
O zoológico de Bremerhaven ficou conhecido em 2005 por conta de seus planos de "testar" a orientação sexual de pinguins com características homossexuais.
Na época, três casais de pinguins machos foram vistos tentando cruzar um com o outro, e tentando chocar pedras, entre eles Z e Vielpunkt.
O zoológico chegou a providenciar quatro fêmeas em uma tentativa de levar a espécie ameaçada a se reproduzir, mas o plano foi logo abandonado depois de causar revolta entre defensores dos direitos gays, que acusaram o zoo de interferir no comportamento dos animais.

Presente de Páscoa

Os seis pinguins "gays" permanecem no zoológico, e segundo a instituição, "Z e Vielpunkt aceitaram o ‘presente de Páscoa' e começaram a chocá-lo imediatamente".
"Desde o nascimento do filhote, eles vêm se comportando do modo que você esperaria de um casal heterossexual. Os dois pais felizes passam os dias protegendo, cuidando e alimentando seu filhote adotado."
Os pinguins de Humboldt são normalmente encontrados na costa do Peru e do Chile, mas segundo a agência de notícias AFP, sua população vem decrescendo por causa da pesca intensiva na região.
O comportamento "gay" entre pinguins machos já havia sido observado, inclusive alguns teriam criado filhotes adotivos.
O comportamento homossexual é bastante documentado entre várias espécies animais, mas não é compreendido em detalhes, afirma o professor Stuart West, um biólogo especializado em evolução da Universidade de Oxford.
Segundo West, algumas teorias indicam que a atividade homossexual pode servir objetivos diferentes - no caso dos macacos bonobos, por exemplo, poderia estar relacionada à ligação social e ao estabelecimento da dominância. Em algumas espécies de pássaros, fêmeas se juntam para criar os filhotes.
Outros animais podem simplesmente exibir uma "tendência a acasalar", enquanto outros podem, como seres humanos, gostar de sexo sem fins para procriação.
"A homossexualidade não é incomum entre os animais", declarou o zoológico de Bremerhaven.
"Sexo e acasalamento no nosso mundo não necessariamente têm algo a ver com reprodução."

Fonte: BBCBrasil

CPI da Pedofilia quer agilizar acesso aos sigilos telefônicos dos investigados


As operadoras de telefonia Vivo, Claro, Embratel, Telefônica e Net reuniram-se nesta quarta-feira (3) com o corpo técnico da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia para tentar chegar a novo acordo que leve à assinatura de um termo de cooperação entre as empresas e as autoridades brasileiras. A ideia é agilizar o acesso aos sigilos telefônicos dos investigados por pedofilia.
- Houve avanços, quebramos o sentimento de antagonismo que estava no ar, mostramos que há questões que deixam as empresas em situação de desconforto. Eles compreenderam, nos deram razão em alguns pontos, em outros continuam mantendo a mesma posição, mas percebemos que a coisa começa a caminhar - explicou Luiz Francisco Carvalho Silva, advogado da Vivo que também representou as demais empresas nesta reunião.
Um termo já foi firmado em dezembro 2008 por TIM, Oi/Telemar e Brasil Telecom, mas foi rejeitado pelas empresas restantes, que discordavam de pontos específicos, como a existência de sanções para quem não cumprisse o estabelecido. Segundo Luiz Francisco, as empresas entendem que um termo de cooperação não se coaduna com a existência de penalidades, afinal, já existem punições previstas em lei para os casos em que "não há obediência aos órgãos legais nem a prestação dos esclarecimentos pedidos".
- Mas temos a expectativa e a perspectiva de propor pequenas modificações nas interpretações de cláusulas desse termo, estou confiante e acho que vamos assinar - disse.
O acordo firmado em 2008 prevê, por exemplo, que as informações sobre pessoa investigada por crime praticado pela internet contra criança e adolescente deverão ser fornecidas em até três dias pelas empresas, mediante requisição feita por autoridade policial ou judicial. Esse prazo de transferência dos dados cai para 24 horas quando houver risco à vida dos menores, e para duas horas quando se configurar risco iminente à vida de crianças e adolescentes.
A falta de colaboração de algumas dessas entidades, segundo o presidente da organização não governamental SaferNet, Thiago Tavares, está se tornando "um problema intransponível para o sucesso das investigações". Ele revelou que se discute até mesmo a prorrogação da comissão até a solução desse impasse. Nova reunião entre os representantes das teles deve ocorrer na semana que vem.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado

Comitê sensibiliza Vale do Ribeira contra o tráfico de pessoas


Considerada a região mais pobre do estado de São Paulo, o Vale do Ribeira recebeu, em 22 de maio, apoio do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Através da Campanha contra o Tráfico de Mulheres, Adolescentes e Crianças para Exploração Sexual Comercial na região do Vale do Ribeira, o comitê vai distribuir material informativo e preventivo – folders, cartazes – e capacitar professores de Ensino Médio sobre o tráfico humano.
O objetivo é conscientizar sobre o problema a população local e os cerca de dez mil caminhoneiros que transitam diariamente pela BR-116. A estrada corta o Vale do Ribeira e liga o Sul às demais regiões brasileiras.
Nas proximidades, muitas crianças e adolescentes se aglomeram forçadas ou espontaneamente, na possibilidade de mudar de vida. Área de preservação ambiental, o Vale possui uma expansão industrial restrita e um alto nível de desemprego entre os jovens.
“A nossa região atrai muitos aliciadores, porque nós temos cidades litorâneas e é um local onde eles encontram pessoas vulneráveis, pela questão econômica e cultural”, explica o pastor Maximiliano Richter, presidente do Comitê Interinstitucional.
Segundo o pastor Maximiliano, as vitimas do tráfico de pessoas no Vale do Ribeira possuem como destino prioritário a capital paulista e os estados de Minas Gerais e Mato Grosso. Ao chegarem ao destino, as vítimas já se veem endividadas pelos custos da viagem, motivo pelo qual passam a viver em situação de cárcere.
“A nossa campanha é de informação porque a arma dos criminosos é a desinformação. Volta e meia, aparecem falsas agências de modelo e olheiros de clubes de futebol por aqui”, alerta o Pastor.
O governo do Estado e as entidades civis têm dado atenção especial às comunidades quilombolas da região. “Nós soubemos do desaparecimento de menores lá, seduzidas pra trabalhos nos grandes centros, quando, na verdade, estavam sendo aliciadas”, denuncia o pastor Maximiliano. As entidades identificam adolescentes afro-descendentes como o perfil mais visado pelo tráfico, que, de modo geral, tem como destino final os países europeus.
“Eles sonham com uma casa própria, por isso o governo [do Estado] tem construído casas nas comunidades quilombolas, instalado oficinas de informática e cursos profissionalizantes”, aponta Maximiliano.
Dentre as ações da campanha está o Programa de Prevenção ao Tráfico de Pessoas, executado nas escolas de nível médio da região pelo Serviço à Mulher Marginalizada (SMM). A partir do próximo semestre, o SMM irá capacitar professores para que eles discutam e multipliquem entre seus alunos questões ligadas ao tráfico de pessoas.
A articuladora do SMM Priscila Siqueira avalia que “a região [do Vale do Ribeira] precisa de mais investimentos econômicos”. “Os meninos e as meninas acabam de estudar e continuam na mesma situação econômica. Tem que se investir na região, investir no ecoturismo, por exemplo, pra que eles tenham alternativas de emprego e não caiam nas drogas e na prostituição”, opina Priscila.
O Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Vale do Ribeira é o responsável pela campanha em nível regional. Em nível estadual, a campanha é organizada pelo Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo. Composto por entidades civis e governamentais, o comitê estadual é ligado ao Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo (NETP-SP), ligado, por sua vez, à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado.

Concurso de teatro, jingles e tirinhas

No segundo semestre de 2009, o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Vale do Ribeira vai realizar, na região, um concurso cultural de teatro, jingles e tirinhas. Com o tema “prevenção ao tráfico de pessoas”, o concurso será realizado em três cidades do Vale, ainda não definidas, e será divulgado nas escolas. A partir do próximo semestre, o comitê deverá ter células em cada município da região.

Por: Julio Silva
Fonte: Adital
Verbratec© Desktop.