sábado, 26 de dezembro de 2009

Maioria de crianças da Índia já sofreu abuso sexual, diz pesquisa


Segundo estudo a maioria das crianças guarda silêncio sobre abuso

Estudo realizado em 2007,na Índia, indica que 53% das crianças do país sofreram abusos sexuais.
Encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento da Mulher e da Criança indiano, a pesquisa mostra ainda que duas em cada três crianças na Índia são abusadas fisicamente.
O estudo indica também que 70% das crianças não comentou sobre os abusos com ninguém.
"Na Índia, existe a tradição de negar o abuso infantil. Costumamos dizer que isso não acontece aqui", disse a ministra Renuka Chowdhury. "Mas, ao permanecermos em silêncio, nós ajudamos e somos cúmplices com essa prática."
Chowdhury descreveu as conclusões do estudo como "perturbadoras", e pediu o fim do que chamou de "conspiração do silêncio".

Meninos sob risco

O estudo revela outros dados desconhecidos, como por exemplo o fato de que, ao contrário do que se acreditava até agora, meninos correm os mesmos riscos de abuso que meninas.
Loveleen Kacker, responsável pela área de Bem-Estar Infantil do Ministério, e uma das autoras do documento, disse ainda que uma boa parte dos autores do abuso são "pessoas de confiança", como parentes, professores e até os próprios pais.
A questão do abuso de crianças na Índia já foi levantada no passado por organizações não-governamentais (ONGs) de defesa dos direitos da criança, mas esta é a primeira vez que o governo documenta a escala do problema.
Roland Angerer, diretor da ONG Plan International na Índia, disse à BBC que "é muito importante que o governo finalmente tome uma atitude quanto à questão".
"É fundamental que pais e outros adultos saibam que as crianças não são uma propriedade deles, que elas têm seus direitos", afirmou.
Segundo ele, o maior desafio para a sociedade e o governo indianos é incentivar que as crianças a delatarem o abuso.
A Índia abriga quase 19% das crianças do mundo, sendo que milhões delas já estão no mercado de trabalho.
Para a pesquisa, foram entrevistadas 12 mil crianças com idades entre 5 e 12 anos, e pouco mais de 2 mil com mais de 12 anos.
O estudo cobriu 13 Estados indianos e levou dois anos para ser concluído.

Geeta Pandey
De Nova Délhi
BBC Brasil

Movimentos a favor da Igualdade Parental escrevem carta aberta ao presidente Lula


São Paulo, 24 de dezembro de 2009.

"Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

É do conhecimento de todos o desenrolar do caso “Sean Goldman”, e na condição de defensores da “igualdade parental”, pedimos licença para firmar posição frente à questão.
Nos últimos dias, a Sra. Silvana Bianchi, avó materna do pequeno Sean, publicou carta aberta no sentido de sensibilizar Vossa Excelência e a opinião pública, pedindo pela manutenção da criança em solo brasileiro, sob os cuidados de sua família.
Queremos enfatizar nossa solidariedade com a situação de angústia desta senhora, visto que a perda prematura de sua filha já lhe infligiu demasiado sofrimento. Contudo, é muito comum que avós maternas, principalmente em casos de pais separados, se arvorem do direito de criar os netos. No entanto, tal atitude impõe pesado ônus para a criança, com graves reflexos de ordem psicológica.
Além disso, não se pode esquecer que, na outra ponta da história, existe o inalienável direito da criança de ter contato com a família paterna, bem como o pai, que legitimamente pretende criar seu filho, de cuja convivência foi suprimida em condições notoriamente desleais. De lá para cá, passaram-se cinco anos... Tempo de ausência, que não se compensa, não se repara.
Mais do que simplesmente aplicar a Justiça da letra fria da lei, o caso restabelece uma condição da Natureza, onde se devolve a um pai o sagrado direito de construir, dia após dia, o crescimento digno, e emocionalmente estável, de seu filho. Em qualquer lugar do mundo – independentemente das convenções internacionais – assim é, e assim sempre será.
Mesmo permeado de tantas agruras, o caso serve para lançar luzes sobre uma dinâmica pouco conhecida e discutida, porém de reflexos devastadores: a provocação desleal do afastamento dos filhos do não-guardião, nos casos de separação do casal; noutras palavras, a instalação da alienação parental; cujas repercussões psicológicas afetam sobremaneira a criança, o genitor não-guardião, e sua família. Não por acaso, tramita no Congresso Nacional uma proposta de alteração da lei civil (Projeto de Lei n. 4053/08) que, em resumo, pretende coibir esta prática covarde e destrutiva.
Sendo assim, Senhor Presidente, a par de reverenciarmos a sapiência da decisão do Supremo Tribunal Federal em devolver o pequeno Sean a seu pai, bem como em nos solidarizarmos com a situação da Sra. Silvana Bianchi, clamamos no sentido de que Vossa Excelência envide esforços, ao alcance de sua função, para que a igualdade parental seja assegurada e consolidada, em definitivo em nosso país, o que seguramente promoverá maior bem-estar para a instituição familiar e melhores condições para que seja construída uma sociedade mais justa e sadia.
Com nossos cumprimentos, subscrevemo-nos atenciosamente,

APASE - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MÃES SEPARADOS
PARTICIPAIS
MAAP - Movimento Alerta Alienação Parental
PAILEGAL
SOS PAPAI

Enviado por MAAP - Movimento Alerta Alienação Parental

RETROSPECTIVA 2009: Roger Abdelmassih, médico ou monstro?


Em 9 de janeiro, LILIAN CHRISTOFOLETTI da Folha de S.Paulo denunciou pela primeira vez:
Médico é investigado por supostos crimes sexuais
Logo em seguida sumia misteriosamente de cena e o assunto foi ignorado durante meses por toda a mídia, principalmente a Rede Globo, que só veio a falar do assunto, quando o médico foi finalmente preso.
Apenas o jornalista Paulo Lopes, em seu weblog, ousou enfrentar o poderoso médico, publicando extenso número de reportagens em seu dossiê sobre Abdelmassih.
Em 2 de setembro de 2009, Cecília Araújo publicou na Veja.com a reportagem "Vítimas de Abdelmassih interagem entre si na rede". O blog "Anjos e Guerreiros" é citado ao lado do endereço do jornalista Paulo Lopes, como reponsáveis pela divulgação e cobrança do caso. Na matéria, a advogada Crystiane Cardoso de Souza, uma das vítimas do especialista, declara:
"Eles serviram para que não me sentisse sozinha, e o apoio dos internautas me passou mais coragem e calma. Agora, com meu depoimento, espero que outras mulheres também tenham coragem."

Nosso primeiro brinde vai para o jornalista Paulo Lopes, que permitiu que utilizássemos seu material; à jornalista Cecília Araújo, que deu destaque ao nosso blog e, principalmente, a todas as mulheres que enfrentaram este doloroso processo de denúncia e que, infelizmente, agora presenciam a soltura do médico, que segundo seus advogados "não representa perigo para a sociedade".
Alguém poderia supor que ele representasse anteriormente?

TINTIM!

Ataque contra 80 brasileiros no Suriname deixa 14 feridos e uma grávida morta


Segundo embaixada, sete feridos estão internados em estado grave.
Tumulto teria começado após brasileiro matar morador local.


Um ataque contra cerca de 80 brasileiros em Albina, cidade do Suriname a 150 quilômetros da capital Paramaribo, deixou 14 feridos, dos quais sete em estado grave, e uma brasileira grávida morta, segundo informações da Embaixada do Brasil no país.
O ataque teria sido uma retaliação à morte de um morador local. Um brasileiro teria assassinado na véspera de Natal, dia 24, um "marrom", como são conhecidos os surinameses quilombolas. O brasileiro está foragido. De acordo com o embaixador brasileiro no Suriname, José Luiz Machado e Costa, as autoridades surinamesas estimam que entre 100 e 500 marrons tenham atacado os brasileiros em retaliação.
De acordo com a embaixada, os brasileiros que vivem em Albina trabalham no garimpo de ouro, atividade proibida no Suriname, e vivem, em sua maioria, ilegalmente no país. Albina tem cerca de 10 mil habitantes e fica na fronteira do Suriname com a Guiana Francesa.
O embaixador informou que não é possível estimar a quantidade de brasileiros que vivem em Albina porque a maioria é nômade, vive um pouco para atuar no garimpo, morando em tendas plásticas, e vai embora.
O embaixador José Luiz Machado e Costa afirmou que houve um "ataque brutal aos brasileiros" e que os marrons estupraram mulheres e atacaram o grupo de brasileiros com facões. A mulher grávida assassinada teria sido golpeada no pescoço com um facão, disse Costa.
Após os ataques, as autoridades surinanesas levaram os cerca de 80 brasileiros para a capital Paramaribo em dois ônibus. Os 14 feridos estão em um hospital militar e sete estão em estado grave.
"Os golpes de facão produzem ferimentos graves e pode ser que o número de mortos aumente", disse o embaixador. Segundo ele, uma equipe da embaixada está no hospital para obter a identidade dos brasileiros e analisar quais são as necessidades imediatas.
"A situação é bastante complicada e hoje a embaixada está montando uma espécie de multirão de emergência. Estamos em contato com os ministros locais da Defesa e da Justiça", afirmou o embaixador.
Os brasileiros que não se feriram foram hospedados em dois hotéis, disse ele e cerca de 30 vão ser interrogados pelas autoridades locais.
Do grupo que atacou os brasileiros, quatro pessoas estão presas e as autoridades surinamesas investigam se há outros envolvidos.
Na avaliação da embaixador, o governo surinamês está sendo muito atencioso com os brasileiros. "Hoje o exército e a polícia estão voltando a Albina para uma avaliação geral. Os ministros foram para a televisão na noite de sexta (25) e pediram oficialmente desculpas aos brasileiros, o que demonstra um especial cuidado e apreço pelos brasileiros."
O embaixador afirmou ainda que o Ministério das Relações Exteriores ofereceu um avião da Força Aérea Brasileira para enviar ajuda aos brasileiros atacados, mas ainda depende do posicionamento das autoridades surinamesas. "Isso é um assunto interno do Suriname e não podemos interferir na soberania do país."

Simpatia
O embaixador afirmou que nunca houve precedente de desentendimento entre locais e brasileiros. "A relação de integração no Suriname é completa e temos total simpatia com eles. Eu acredito que tenha sido mais uma atitude de massa, começa um quebra-quebra e a coisa sai do controle. Não qualificaria como ressentimento."
Cerca de 18 mil brasileiros vivem no Suriname, segundo a embaixada. O país tem uma população de cerca de 500.000 habitantes, e sua economia é baseada, principalmente, na mineração.


G1

Amigos para sempre....



Depois de perder os pais. esse orangotango de três anos de idade estava tão deprimido que se recusava a comer e não respondia muito bem aos tratamentos e remédios. Os veterinários achavam que ele iria se entregar à morte. O velho cão foi encontrado perdido nos arredores do zoológico, e quando levado para dentro da sala de tratamento, se encontrou com o orangotango, e os dois se tornaram amigos inseparáveis desde então.
O orangotango encontrou uma nova razão para viver e se esforça ao máximo para fazer seu novo amigo acompanhá-lo em suas atividades.


Eles vivem no norte da California e a natação é o esporte favorito de ambos, embora Roscoe (o orangotango) ainda tenha um pouco de medo da água e precise da ajuda do amigo para atravessar a nado.



Eles passam o tempo todo juntos e podemos ver, pelos sorrisos e risadas, o quanto são felizes.
Juntos descobriram o lado engraçado da vida e o valor da amizade.
Encontraram mais do que um ombro amigo para debruçar...
E viva a AMIZADE!!!




Saber Viver

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar.


Mensagem enviada por e-mail pela leitora e amiga Clarisse Nunes

Criança morre afogada em piscina de parque aquático na Grande Florianópolis


FLORIANÓPOLIS - Uma criança de cinco anos morreu após afogar-se na piscina de um parque aquático em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, por volta das 9h30m desta sexta-feira. A vítima comemorava o Natal com pais e avós.
De acordo com o major Valdonei Rohling, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (PM), o menino chegou a ser socorrido pelos bombeiros e levado, de helicóptero, ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Ele teve uma parada cardiorrespiratória e morreu em seguida.
O garoto teria saído da companhia dos familiares após ter dito que iria ao banheiro sozinho. A mãe da vítima cuidava de outro filho, de um ano e meio, quando notou a demora no retorno do menino e iniciou a busca à criança. O menino foi encontrado por guarda-vidas do parque no fundo de uma das piscinas.
A Polícia Civil em Antônio Carlos abriu inquérito policial para apurar as responsabilidades sobre a morte do menino. O Instituto Geral de Perícias (IGP) chegou a isolar o parque aquático para periciá-lo, mas todo o local já foi liberado.


Avó de Sean Goldman vai pedir ajuda do governo brasileiro para poder visitar o neto nos EUA


RIO - Um dia depois de Sean Goldman desembarcar com seu pai nos Estados Unidos , sua família no Brasil declarou que pretende pedir ajuda ao governo brasileiro para ter assegurado o direito à visitação do menino. Acompanhado da avó de Sean, Silvana Bianchi, o advogado Sergio Tostes disse que, se não conseguir ajuda das autoridades para regular as visitas, pretende contratar um advogado para lutar na Justiça Americana. Durante o voo em que levava o filho de volta aos EUA, David Goldman disse que vai permitir que a avó brasileira visite o menino , ainda que isso leve tempo. A declaração foi feita a um repórter durante uma entrevista de David à rede de televisão NBC, que fretou o avião para a viagem dos dois, e fez imagens durante o voo.
Muito abalada, Silvana concedeu, na tarde desta sexta-feira, entrevista coletiva para falar sobre a disputa. Acompanhada do marido, Raimundo, e do filho, Lucca, ela voltou a criticar o ministro Gilmar Mendes, que cassou a liminar que mantinha Sean no Brasil, e a acusar o governo de usar seu neto como moeda de troca na aprovação de um acordo comercial.
- Nós gostaríamos de ter os mesmos direitos que ele (David) teve aqui no Brasil. Havia uma decisão da Justiça brasileira que lhe garantia o direito de ver filho a hora que quisesse, desde que respeitasse seus compromissos escolares. Mas por uma estratégia de seus advogados, ele não pediu as visitas. Ele só fez duas ou três visitas. A primeira delas, uma semana depois de a Bruna morrer. Eu não vou fazer o mesmo - disse Silvana.
Silvana e seu advogado voltaram a afirmar que a confusão na porta do consulado americano só aconteceu porque a família, em nenhum momento, recebeu qualquer tipo de proteção da polícia. Sergio Tostes afirmou que estava cumprindo a decisão judicial e que não recebeu, em nenhum momento, qualquer comunicado do consulado.
- A decisão dizia que ele tinha que ser entregue voluntariamente no consulado até as 9h. Caso contrário, a polícia estava autorizada a intervir. Paramos a uma quadra porque as ruas estavam fechadas e, como qualquer brasileiro, o menino caminhou os cem metros que nos separavam da entrada do consulado. O problema é que, durante os minutos que duraram a confusão com os repórteres, nenhum dos policiais que estavam na frente do consulado vieram nos ajudar - afirmou Tostes.
Na reportagem da NBC, David classificou a viagem como um "milagre de Natal" e disse que não criará obstáculos para que a família materna visite Sean:
- Vai levar tempo, mas não vou impedir que eles estejam juntos.
As imagens da rede NBC mostram Sean dormindo e o pai dando um beijo no garoto. Pai e filho desembarcaram no aeroporto de Orlando, na Flórida, e seguiram para a Disney. Depois, eles devem ir para a casa dos avós em Nova Jersey.


O GLOBO

Papa Bento XVI é derrubado



Uma mulher burlou a segurança local e derrubou o papa Bento XVI enquanto ele caminhava pelo corredor principal da Basílica de São Pedro para começar a Missa do Galo. Segundo ele, o sumo pontífice, de 82 anos, levantou-se rapidamente e sem ferimentos após o incidente, retomando o caminho em direção ao altar da Basílica. Benedettini disse que a mulher que empurrou o papa foi presa pela polícia do Vaticano. Ela também teria derrubado o cardeal Roger Etchegaray, que foi levado ao hospital. segundo o vaticano a mesma mulher também teria tentado atacar o papa na missa do galo em 2008

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Adolescente é acusado de ter violentado menino de 7 anos em academia do Guarujá, em SP


SÃO PAULO - Um adolescente de 15 anos é suspeito de ter abusado sexualmente de um menino de 7 anos na Academia Arena, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho, no Guarujá, litoral de São Paulo. Tanto a vítima como o acusado são alunos da academia.
O estupro teria ocorrido no último dia 18, mas chegou ao conhecimento da delegada Thelma Kássia da Silva apenas nesta quarta-feira. Além de relatar a violência, a mãe do menino levou à Delegacia de Defesa da Mulher a ficha clínica na qual uma médica atesta o estupro contra o filho.
De acordo com a mãe, há dois meses, o filho frequenta aulas de jiu-jitsu na academia. Sem qualquer razão, o menino começou a demonstrar comportamento estranho após retornar do treino do dia 18. Embora nada quisesse falar, o garoto revelou o estupro.
A criança disse que foi seguida pelo adolescente até o banheiro da academia na hora de se trocar. Mais ninguém estava no local e o rapaz, à força, estuprou o menino. Apesar das dores que sentiu, o garoto declarou que não gritou porque o acusado ameaçou agredi-lo.
Apesar de ser um crime hediondo, o autor não pode ser responsabilizado penalmente por ser menor de 18 anos. Porém, pelo critério da Vara da Infância e da Juventude, ele poderá ser internado em uma unidade da Fundação Casa (antiga Febem) por até três anos.


Menino com agulhas no corpo caminha após cirurgia


Garoto de 2 anos teve ajuda de fisioterapeutas de hospital de Salvador.
Ele deve ser submetido a nova operação na próxima semana.

O menino de 2 anos que tem dezenas de agulhas espalhadas pelo corpo caminhou pela primeira vez, na manhã desta sexta-feira (25), após a segunda cirurgia para retirada de objetos pontiagudos do fígado, intestino e bexiga. O garoto contou com a ajuda de fisioterapeutas do hospital para fazer a caminhada pelos corredores do hospital, em Salvador.
“Essa caminhada faz parte do processo de recuperação dele. Ele está muito bem, os exames estão normais e ele tem uma previsão de recuperação bem rápida”, disse ao G1 o médico Roque Aras, diretor do hospital onde o menino está internado.
Segundo Aras, a criança deve ter alta da UTI e será transferida para o quarto na manhã de sábado (26). A transferência ocorrerá após uma avaliação médica.

Cirurgias
Na próxima semana, o menino deve ser submetido a uma terceira cirurgia para retirada de agulhas na coluna.
“Uma agulha está no canal medular e há outras paralelas à coluna. Também sabemos que há outras agulhas no pescoço. A equipe vai se reunir para ver como será feito o procedimento”, explicou Aras.
Ainda não foi definida a data da operação. “Como é uma cirurgia de menor risco, essa operação foi deixada para um terceiro momento, quando ele estivesse em uma condição clínica melhor”, afirma Aras.
Os médicos fizeram a primeira cirurgia na criança no dia 18 de dezembro. O objetivo foi retirar agulhas do pulmão e coração do garoto. No total, a equipe recolheu quatro objetos pontiagudos. O procedimento durou cerca de cinco horas.
A segunda cirurgia foi realizada no dia 23 de dezembro, quando os médicos retiraram 14 agulhas do fígado, intestino e bexiga.

Crime
Segundo a polícia, o padrasto do menino confessou o crime. Ele disse à polícia que teve ajuda de duas mulheres. Os três estão presos.
O homem afirmou que enfiava as agulhas no corpo do menino como parte de um ritual religioso.


G1

David Goldman: "É um milagre de Natal"

Visit msnbc.com for Breaking News, World News, and News about the Economy


RIO - O site da rede de TV americana NBC acaba de divulgar um novo vídeo com cenas da viagem de retorno de Sean com o pai David Goldman para os Estados Unidos. O repórter da NBC, rede que bancou o voo fretado para Orlando, na Flórida, relatou que a viagem foi emocionante e classificada por David como "surreal".
Se na quinta-feira pela manhã, a avó materna de Sean, Silvana Bianchi, ironizou a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de conceder a guarda ao pai, desejando um "Feliz Natal" ao magistrado, David também fez referência à data:
- É um milagre de Natal - disse o pai.
Assim como o vídeo divulgado ontem, a reportagem mostra novamente a imagem de David beijando a testa de Sean dormindo. Há outras duas novas imagens: uma foto em que o menino aparece sorrindo, de óculos escuros, abraçado ao pai na poltrona do avião e outra em que os dois aparecem sorrindo, aparentemente brincando.


O Globo

TV dos EUA divulga imagens de David e Sean sorrindo no voo que deixou o Brasil




Pai de Sean deu entrevista dentro do avião rumo aos EUA.
NBC diz que Sean começou reservado, mas se abriu e brincou bastante.



A rede de TV norte-americana NBC divulgou nesta sexta-feira (25) imagens em que o norte-americano David Goldman e seu filho Sean aparecem sorrindo juntos, aparentando felicidade pelo reencontro. As fotografias foram tiradas dentro do avião fretado pela NBC para levar os dois de volta aos EUA após uma batalha judicial com a família brasileira do garoto.



Segundo a reportagem, que mostrou cenas de carinho entre o pai e o filho, Sean a princípio estava reservado, mas logo se abriu, brincou bastante e até começou uma guerra de comida dentro do avião.
"É um milagre de Natal", disse David Goldman, durante a entrevista. Em outro trecho divulgado pela rede norte-americana, Goldman disse que, "com o tempo", vai permitir que a avó de Sean o visite nos Estados Unidos. Em entrevista concedida à rede de TV norte-americana NBC, que fretou o avião para levar pai e filho para os Estados Unidos, Goldman falou emocionado sobre o reencontro.




"Meu garotinho está a alguns metros de mim, dormindo, em paz, meu coração está se derretendo. Eu o amo", disse David, em entrevista concedida dentro da aeronave.

Segundo o repórter da NBC que acompanhou David e Sean na viagem, os dois brincaram muito durante as nove horas de voo do Rio de Janeiro a Orlando, na Flórida. Sean estava calmo e dormiu por um bom tempo, disse o repórter, criticando a caótica chegada do garoto com a família brasileira ao consulado, onde pai e filho se reencontraram.
Segundo a reportagem, David disse que permitiria que a avó materna de Sean visitasse o garoto. "Vai levar algum tempo, mas não vou negar a ela e a ele se encontrarem", disse Goldman.
A reportagem ouviu o psicólogo infantil Harold Koplewicz, que disse que o primeiro mês de Sean nos Estados Unidos vai ser de uma difícil adaptação, mas que crianças têm uma grande capacidade de se adaptar.
A NBC disse que o número de crianças norte-americanas em situação semelhante, retirada de um dos pais e levada a outro país, é de 1.615, e que o controle de saída dessas crianças do território ameriano tem falhas.
David disse ainda à NBC que manteve o quarto de Sean na casa dele em Nova Jersey exatamente como ele era há cinco anos, quando o menino foi trazido para o Brasil.



Chegada aos EUA
O menino Sean, de 9 anos, e seu pai chegaram a Orlando na noite de quinta-feira (24).
Um dos advogados de David, Ricardo Zamariola, disse que pai e filho vão passar o Natal nos parques da Disney, em Orlando. Sean foi entregue ao pai biológico na manhã desta quarta-feira (24), cumprindo ordem judicial.
O advogado afirmou que David pretende passar alguns dias na cidade de Orlando e, depois, deverá seguir para sua casa, em Nova Jersey. De acordo com ele, Sean e o pai estavam entrosados e conversavam bastante antes do embarque.
Sean embarcou com o pai biológico para os Estados Unidos por volta de 11h45 desta quinta-feira, no Aeroporto Tom Jobim. Eles viajaram em voo fretado. A avó brasileira, Silvana Bianchi, pediu para ir junto na aeronave, mas, segundo o advogado da família Bianchi, Sérgio Tostes, a solicitação foi negada pelo governo americano.
De acordo com Marcos Ortiz, outro advogado de David Goldman, após o tumulto, mais cedo, no consulado americano, Sean ficou mais calmo ao lado do pai biológico. No aeroporto, ele ficou em uma sala reservada com David e uma psicóloga do consulado. O advogado afirmou ainda que Sean se alimentou bem e conversou em inglês com o pai.
"Quando a 'poeira baixou' e ele ficou sozinho com o pai, a angústia nitidamente diminuiu. Ele tem uma afinidade grande com o pai, é perceptível, apesar desses anos de distância", disse Ortiz.
O advogado disse ainda que a entrega de Sean ao pai americano não foi da forma com eles haviam planejado e reafirmou que o consulado ofereceu que o carro da família Bianchi entrasse na garagem do consulado, para evitar a exposição do menino.
Sean passou a tarde de quarta-feira (23), seu último dia no Brasil, brincando com seis amigos no apartamento da família brasileira, de acordo com Silvana.

Avó desabafa
“Meu coração está vazio e partido porque está faltando o nosso amor”, disse Silvana Bianchi, a avó materna do menino Sean, após o embarque do neto com o pai biológico.
O pai, por sua vez, divulgou carta em que destacou o "renascimento da família em uma época tão especial do ano".
Silvana disse que este vai ser o pior Natal que a família vai passar e que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi uma "covardia".
“Levar a criança no dia de Natal é um crime hediondo. Ele foi separado da irmã (Chiara, de 1 ano e 3 meses), isso é uma covardia”, criticou a avó de Sean.
Segundo ela, o menino ficou apavorado com o assédio da imprensa ao chegar esta manhã ao Consulado Americano, no Centro do Rio. A avó disse que temeu que Sean fosse pisoteado.
O governo americano, por outro lado, criticou a superexposição do garoto pela família brasileira na chegada ao consulado no Rio. “A avó, o advogado, a família, o padrasto e outros parentes de Sean tiveram total acesso ao consulado pela garagem, mas recusaram. O doutor [Sérgio] Tostes [advogado da família], quando falamos que não precisava aquilo, disse que eles eram livres para fazer o que quisessem”, afirmou Orna Blum, porta-voz da Embaixada dos EUA.
“O maior objetivo do consulado era que Sean tivesse privacidade e segurança. O governo americano não está feliz com o que aconteceu”, disse ela, referindo-se ao tumulto com a chegada ao consulado.
Antes do embarque, David divulgou agradecimento a "brasileiros e americanos que ajudaram no reencontro. "Por favor saiba que meu amor e do resto da família de Sean por ele não tem fronteiras e que iremos até o fim da Terra para protegê-lo e banhá-lo em cada grama do amor que temos", declarou ele, em carta.


G1

Parabéns David Goldman!


Bom dia amigos,
Passo aqui apenas para parabenizar tanto o pai David, quanto o filho Sean pela reunião da família, especialmente pela passagem do Natal juntos.
Publico também uma carta resposta assinada por várias entidades que lutam no Brasil pela igualdade parental.
É uma resposta a carta aberta escrita pela avó do garoto e que muito gostaríamos fosse publicada em nossa grande mídia.
Por enquanto, faço o que está ao meu alcance e publico aqui na " minha grande mídia".
Caso algum de vocês tenha acesso aos canais corretos e queira ajudar, me contate em privado pelo email: fox0021@gmail.com
Espero que o Natal de todos tenha sido excelente e repleto de felicidades.
Até 2010, quando retomo a atividade no blog.

[]'s

DrFox

FBI divulga documentos secretos sobre Michael Jackson


FBI (a polícia federal americana) divulgou nesta terça-feira mais de 300 páginas de documentos secretos sobre o pop star americano Michael Jackson, morto em junho deste ano.

Os documentos não trazem informações novas sobre a morte repentina de Jackson, aos 50 anos de idade, após uma parada cardíaca.
Eles contêm informações relativas aos processos por abuso sexual de crianças lançados contra o cantor em 1993 e 2004.
Também há revelações sobre um episódio em que Jackson foi vítima de uma tentativa de extorsão.

Ameaça
Neste episódio, ocorrido em 1992, um homem ameaçou matar Michael Jackson e o então presidente dos Estados Unidos, George Bush.
Os arquivos citam uma carta do homem, que dizia: "Eu pessoalmente tentarei matar (Michael) se ele não pagar meu dinheiro".
Segundo o FBI, o autor da carta foi acusado de extorsão se declarou culpado e recebeu sentença de prisão em 1993.
Um outro documento revela que, em 2004, a polícia de Santa Maria, na Califórnia, pediu auxílio do FBI por acreditar que as audiências no tribunal durante o julgamento do cantor eram um "alvo fácil para terrorismo" devido à presença maciça da mídia global.
Não havia "informações indicando uma ameaça terrorista", disse o FBI.
O material foi divulgado após pedido da agência de notícias Associated Press e de outros órgãos de imprensa com base na lei americana de liberdade de informação.
Mais da metade dos arquivos, no entanto, permanecerá secreta.


Papa Bento 16 é derrubado antes de celebrar missa de Natal



O papa Bento 16 foi derrubado, na noite desta quinta-feira, por uma jovem de 25 anos que rompeu a barreira de segurança que protegia o pontífice. O ataque aconteceu no momento em que o papa entrava na Basílica de São Pedro para celebrar a Missa do Galo. O pontífice não se feriu.

De acordo com o correspondente da BBC em Roma, David Willey, houve um princípio de pânico no momento da queda, mas, ajudado pelo mestre-de-cerimônias que estava ao seu lado, o papa se levantou e prosseguiu em direção ao altar.
O incidente durou apenas alguns segundos e o papa, que tem 82 anos de idade, prosseguiu no corredor da basílica e proferiu sua homilia com uma voz firme, de acordo com o correspondente da BBC.
A mulher foi identificada pelo Vaticano como Susanna Maiolo, de 25 anos. Ela teria dupla-cidadania, italiana e suíça.
Ela foi descrita como "instável" e no ano passado teria tentado atacar Bento 16, também na Missa de Natal.
A mulher que tentou furar o bloqueio também derrubou o cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, que foi levado para um hospital, onde foi constatada uma fratura no fêmur.
Um porta-voz do Vaticano afirmou que a mulher parecia mentalmente instável. Ela foi presa e está sendo interrogada pela polícia.
A Missa do Galo, que costuma ser celebrada às 0h do dia 25 de dezembro, foi adiantada em duas horas neste ano para poupar a saúde do pontífice.
Segundo um porta-voz do Vaticano, a decisão de adiantar a tradicional cerimônia teve o objetivo de “tornar o Natal menos cansativo para o papa, que tem muitos compromissos”.


BBC Brasil

Pai de Sean diz que avó brasileira poderá visitar o menino quando quiser



ORLANDO - Durante o voo em que levava o filho Sean Goldman, de 9 anos, para os Estados Unidos, o americano David Goldman, disse que vai permitir que a avó brasileira visite o menino, ainda que isso leve tempo. A declaração foi feita durante uma entrevista de Davis á rede de televisão NBC, que fretou o avião para a viagem dos dois, e fez imagens do voo. As imagens da rede NBC mostram Sean dormindo e o pai dando um beijo no garoto.
- Meu pequeno garoto está dormindo calmamente. Estamos a caminho (de casa). Meu coração está se derretendo. Eu o amo - disse Goldman.
A matéria da rede americana ressalta que Sean fez uma viagem calma, ao contrário do que foi a saída do menino do Brasil. No avião, David disse ao repórter que quer retomar a vida como há cinco anos atrás.
Segundo deputado americano Chris Smith, que viajou com os dois, pai e filho pareciam felizes pelo encontro. De acordo com Smith, além de dormir o garoto brincou com quebra-cabeças durante a viagem.
Pai e filho desembarcaram no aeroporto de Orlando, na Flórida, e seguiram para a Disney. Depois, eles devem ir para a casa dos avós em Nova Jersey.
A preocupação de todos agora é com a adaptação do menino. Alguns sites americanos publicaram matérias sobre os possíveis problemas psicológicos que Sean poderá enfrentar no seu retorno aos Estados Unidos .
Especialistas em desenvolvimento de crianças receiam que a longa batalha internacional pela guarda do menino terá fortes consequências.
Sean e o pai partiram do Brasil por volta das 11h45m (horário de Brasília) , três horas depois que os familiares brasileiros entregaram o menino ao pai, no consulado americano, no Rio de Janeiro. Ainda na representação dos EUA, Smith disse que Sean parecia feliz quando se encontrou com o pai.
- Tão logo encontraram-se, estavam sorrindo, abraçando-se. Pareciam melhores amigos -disse Smith.
Sean chegou ao consulado com vários de seus familiares brasileiros, que tiveram que abrir caminho entre dezenas de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas. Seu pai, o americano de Nova Jersey, o esperava dentro do prédio. Depois de cinco anos de processos judiciais e apelações, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, decidiu que Sean deveria ser entregue ao pai biológico ( relembre o caso Sean ).
Sean ficou assustado com a movimentação em frente ao consulado e chorou, abraçado ao padrasto. Foi preciso que os seguranças abrissem o caminho até a entrada do edifício, localizado no Centro do Rio de Janeiro.
A avó materna de Sean, Silvana Bianchi, disse chorando que este "é um momento muito difícil".

Globo

Para promotor, médico Roger Abdelmassih é perigoso e sua liberdade coloca em risco vítimas de estupro


SÃO PAULO - O promotor Luiz Henrique Dal Poz, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e responsável pelo caso do médico Roger Abdelmassih, vê com preocupação a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de libertar o médico acusado de 56 crimes sexuais a clientes de sua clínica, em São Paulo. O promotor considera a continuidade da prisão do médico 'extremamente necessária', já que 'há periculosidade do réu' e risco às vítimas dos estupros cometidos por ele.
Roger Abdelmassih deixou o 40º Distrito Policial de São Paulo, onde estava preso desde agosto, na tarde desta quinta-feira, após habeas corpus concedido pelo STF. Segundo seu advogado, o especialista em reprodução humana quer recuperar o registro de médico que foi cassado após as denúncias. O pedido de liberdade do médico ao STF foi assinado pelo ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que integra a equipe de advogados que defendem o especialista em reprodução humana. O habeas corpus foi concedido pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. A decisão do STF foi em caráter liminar e vale até fevereiro, quando será julgado o mérito da questão. Em janeiro, o STF está em férias.
Em Altinópolis, interior de São Paulo, onde passa férias, o promotor Dal Poz afirmou que os motivos para manter o médico preso foram apresentados pelo Ministério Público há quatro meses e que Abdelmassih apresenta risco eminente às vítimas e testemunhas.
- Tanto que algumas delas só se apresentaram à Justiça após a sua segregação, porque se sentiam minimamente seguras - alega.
O promotor também afirmou que há risco de fuga do acusado e acredita que, se o STF tivesse acesso a todas as informações do processo, e não só as apresentadas pela defesa do médico, a decisão de libertar o médico não teria ocorrido.
- Nos autos há outras informações que apresentam a periculosidade do réu, os riscos às pessoas do processo e o risco eminente de fuga - ressalta.
Poz garante que a libertação Abdelmassih não tem nenhum reflexo em relação ao andamento do processo-crime. O Ministério Público pede indenização às vítimas e que a clínica de reprodução do médico cumpra as medidas de proteção ao consumidor.
O promotor vai aguardar a decisão final do Supremo Tribunal Federal, o que deve ocorrer em fevereiro. O médico nega todas as acusações.

Globo

Bispo acusado de ajudar a acobertar abusos renuncia na Irlanda


Mais um bispo católico irlandês apresentou sua renúncia ao cargo após a divulgação de um relatório que afirma que autoridades da Igreja do país acobertaram casos de abusos contra crianças cometidos por sacerdotes. James Moriarty, bispo de Kildare, anunciou ter oferecido sua renúncia ao papa nesta quarta-feira.
Ele é o segundo bispo a se afastar do cargo na Irlanda após a divulgação das denúncias. O primeiro foi o bispo de Limerick, Donal Murray, que renunciou no início do mês.
O chamado Relatório Murphy, divulgado pelo Ministério da Justiça da Irlanda em novembro, afirma que autoridades da Igreja procuraram manter segredo a respeito de pelo menos 320 casos de abuso sexual contra menores cometidos entre 1975 e 2004.
Apesar de ter afirmado que não renunciaria quando as denúncias vieram à tona, Moriarty disse nesta quarta-feira que reconhece que deveria ter questionado a conduta da Igreja ao lidar com os casos de abusos.
"Sei que qualquer ação que eu tomar agora não irá levar embora o sofrimento que estas pessoas enfrentam", disse.
"Eu novamente peço desculpas a todos os sobreviventes e suas famílias. Eu hoje ofereci minha renúncia (ao cargo) de bispo de Kildare e Leighlin ao Santo Padre", afirmou.

Abusos

O relatório não cita o bispo nominalmente, mas o critica de modo implícito por não fazer o suficiente para averiguar maiores detalhes sobre um padre suspeito.
Moriarty trabalhou na arquidiocese de Dublin entre 1991 e 2002.
Em 1993, ele recebeu um relatório que afirmava que um padre chamado Edmondus estava apresentando comportamento suspeito com crianças.
Segundo o Relatório Murphy, ao receber a denúncia, Moriarty alertou Edmondus a respeito de seu comportamento e discutiu o caso com seu superior.
O documento ainda afirma que, ao receberem as denúncias, as autoridades da arquidiocese não fizeram nenhuma tentativa de consultar arquivos a respeito do padre para checar as suspeitas.
O bispo Moriarty afirma que, embora ele não tivesse acesso a esses arquivos, poderia ter solicitado ao arcebispo que conduzisse uma investigação, o que ele não fez.

Renúncias

A renúncia foi comemorada por entidades que representam as vítimas de abusos.
Maeve Lewis, diretora do grupo One in Four, afirma que é "imensamente doloroso e insultante" para as vítimas "ouvirem um bispo após o outro justificarem suas posições".
Ela ainda disse que "as renúncias de todos os bispos auxiliares citados no relatório são inevitáveis".

BBC Brasil

DUBLIN - Dois bispos irlandeses anunciaram nesta sexta-feira que apresentaram os pedidos de renúncia ao papa Bento 16, se unindo assim a outros dois religiosos, após a divulgação de um relatório que acusa a Igreja Católica de ter acobertado os abusos cometidos por bispos pedófilos na região de Dublín.
"Nós, o bispo Eamonn Walsh e o bispo Raymond Field, informamos ao arcebispo Diarmuid Martin que apresentamos nossa demissão a Vossa Santidade, o papa Bento 16, como bispos auxiliares do arcebispo de Dublin", afirmam em um comunicado publicado no site da diocese da capital irlandesa.
"Enquanto celebramos a festa de Natal, o nascimento de nosso Senhor, o príncipe da paz, nossa esperança é que nossa ação possa ajudar a devolver a paz e a reconciliação de Jesus Cristo às vítimas/sobreviventes destes abusos sexuais", acrescenta o texto, no qual ambos reiteram os pedidos de desculpas.
Várias associações de apoio às vítimas pediam a demissão de ambos desde a publicação do relatório Murphy, que acusa as autoridades do arcebispado de Dublin de proteção aos bispos responsáveis pelos abusos sexuais de menores de idade, por não terem denunciado os crimes à polícia.
O bispo de Limerick, Donald Murray, anunciou a renúncia em 17 de dezembro e o bispo de Kildare e Leighlin, James Moriarty, fez o mesmo na quarta-feira.

Fonte: Último Segundo

Orkut concentra 90% das denúncias sobre pedofilia na internet brasileira


Cerca de 90% das denúncias de pedofilia registradas no Brasil no ano passado tinham relação com o conteúdo do Orkut, segundo um relatório divulgado pela ONG Safernet. De acordo com a organização, a postura adotada pelo Google --dono do site de relacionamentos-- em não repassar rapidamente informações sobre criminosos, contribui para esse quadro.
"Tivemos problemas com o Google nos últimos dois anos, com a dificuldade em obter informações sobre criminosos no Orkut. Isso fez com que os criminosos vissem o site como porto seguro para crimes. Contribuiu muito para a percepção de que a internet é terra de ninguém", afirma Thiago Tavares, presidente da Safernet.
Membros do Ministério Público e a própria Safernet afirmam que o Google se nega a fornecer informações sobre dados de usuários, utilizadas para investigar crimes no site de relacionamentos. Entretanto, o Google diz que não se nega a disponibilizar esses dados ou a deletar comunidades, desde que haja uma determinação judicial sobre o assunto.
Segundo Tavares, a situação começou a mudar em setembro do ano passado, quando o Google se comprometeu a liberar informações sobre essas ações, mediante determinação da Justiça. "Há uma nova postura, de cumprir a legislação. Houve avanços e estamos trabalhando com eles [o Orkut]", afirma.
O Google informou que essa participação no número de denúncias já era esperado, em razão do número de usuários do Orkut no Brasil e pelo fato de a empresa estimular os usuários a comunicarem esse tipo de crime.
"Como fizemos um trabalho de orientação para que os usuários denunciem, é comum que muita gente notifique conteúdo irregular no Orkut. É preciso ver que pode haver várias denúncias para o mesmo caso", afirma Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google.

Denúncias em alta

No total, a Safernet recebeu 267.089 denúncias sobre pornografia infantil em 2007, uma alta de 126% em relação ao ano anterior. Para a Safernet, essa alta se deve a uma maior conscientização dos internautas em comunicar a ocorrência desse tipo de crime e ao aumento na base de usuários da rede no país.
"O próprio governo federal tem uma política de inclusão digital, para disseminar o uso no país, o que é louvável. O problema é que essa política não está associada a um aumento na repressão dos crimes cibernéticos", afirma Tavares.
De acordo com o presidente da ONG, no curto prazo, é preciso aperfeiçoar os mecanismos de remoção dessas páginas e de identificação dos criminosos. Mas o mais importante, segundo ele, é conscientizar os usuários. "Temos que divulgar os canais de denúncia, mostrar que a internet não é terra sem lei, que a legislação do mundo real vale para a web e que tudo o que você faz na rede é rastreado", diz ele.

Fonte: Clipping Safernet
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u385646.shtml)

Avelós é eficiente contra o câncer


Reportagem publicada em 12/07/2009 - Tribuna do Norte
Carla França


De uma garrafada (preparo de ervas medicinais) tipicamente nordestina pode surge a mais nova esperança no tratamento contra o câncer. O produto, chamado de AM-10, foi desenvolvido a partir de uma planta conhecida como avelós e se mostrou eficaz nos primeiros testes realizados em pacientes terminais da doença.
“Nos testes in vitro a droga funcionou bem contra as células do câncer, em seguida testamos em ratos e cachorros e depois em pacientes terminais da doença e que já utilizaram outras drogas. Nesses casos também tivemos resultados positivos. Não é uma panaceia que vai curar todos os tipos de cânceres. Temos sim um produto brasileiro que vai ser uma ferramenta muito boa nas mãos dos médicos para o tratamento de diversos tipos da doença”, disse o farmacêutico e coordenador da pesquisa, Luiz Pianowski.
Durante essa primeira fase, começaram a surgir surpresas com relação à eficácia da droga. Uma paciente terminal de câncer e outras quatro pessoas que serviram de cobaias tiveram não só uma estabilização do quadro clínico, como também a redução das dores que a doença provoca. “Descobrimos uma molécula do avelós que é potente no combate à dor, por isso a droga também pode ser utilizada como analgésico e anti-inflamatório. Além da ação de conter ou reduzir o avanço da doença através de um processo chamado apoptose celular”, explicou Luiz Pianowski.
Apoptose é uma espécie de suicídio celular programado e no caso do AM-10, ele induz, aparentemente, apenas a destruição das células cancerígenas. “Diferente do que acontece na quimioterapia, que destrói, inclusive, as células humanas, deixando os pacientes mais debilitados. Essa droga é menos lesiva porque vai direto na célula do câncer”, disse o farmacêutico.
Com isso, a droga tem o potencial para, caso não haja a regressão, pelo menos conter ou reduzir o avanço da doença, induzindo a apoptose de muitas das células do tumor.
Essa primeira fase de testes já foi concluída e a previsão da equipe de Luiz Pianowski é que a segunda etapa já comece em julho. O tratamento será realizado em seis hospitais do Brasil -nenhum deles no Nordeste – inicialmente com160 pessoas e busca descobrir a dose melhor tolerada pelos pacientes.
“Um possível efeito colateral é a diarreia, então tentaremos ver a dose máxima que podemos dar sem que isso se torne um problema. Dependendo do resultado, poderemos pular a terceira fase dos testes, que geralmente é feita com pacientes que não estejam com a doença em estado muito avançado”, explicou Pianowski.
A partir daí, os cientistas vão buscar aprovação da droga para que chegue ao comércio já no próximo ano. “Geralmente as pesquisas para a criação de novos medicamentos duram em média dez anos, mas graças à eliminação da burocracia e aos investimentos feitos por um empresário nordestino – os custos estão ente R$25 milhões e R$27 milhões – conseguimos diminuir esse tempo”, disse Luiz Pianowski.
Outra vantagem, segundo o farmacêutico, é o custo do medicamento. Apesar de ainda não existir um preço de comércio definido para a droga, o farmacêutico acredita que o valor seja mais em conta do que os medicamentos atuais, que podem chegar até R$13 mil.
Não são todos os pacientes que podem participar dos testes. É preciso que essas pessoas se enquadrem no protocolo de procedimento feito nos hospitais que vão realizar os testes. Que quiser tirar dúvidas sobre os testes pode mandar um e-mail para os seguintes endereços:
secretaria@amazoniafitomedicamentos.com.br e secretaria@pianowski.com.br.

Pesquisa teve início há seis anos

A pesquisa teve início há seis anos quando o empresário do ramo de bebidas, Everardo Ferreira Telles, procurou o pesquisador Luiz Pianowski, proprietário de uma empresa de consultoria farmacêutica para desenvolver uma pesquisa com a avelós.
Depois de observar a melhora de um parente, que tinha câncer, após tomar a famosa ‘garrafada’ feita com avelós, ele resolveu investir em pesquisas.
A avelós é uma planta típica das regiões Norte e Nordeste do país. Sua ação medicinal já era mencionada na cultura popular, o que motivou a indústria farmacêutica a analisar sua ação.
Encontrada com alguma facilidade no Ceará, a planta avelós, poderá se tornar o primeiro medicamento feito, totalmente no Brasil, para a cura do câncer.

RN vai receber laboratório de refino

O Rio Grande do Norte vai receber o primeiro laboratório de refino de avelós. A partir do próximo mês, o farmacêutico Luiz Pianowski vem morar em Natal parar agilizar a construção do laboratório.
Fomos ver uma propriedade que tem muito avelós. “A matéria prima vai ser feita aqui, no laboratório de refino da substância. O local ainda não está definido”, disse Pianowski que vai comandar o laboratório.
A substância já é produzida, em pequena quantidade, em Bragança Paulista, onde ele mora, mas tudo vai ser transferido para o RN, já que existe uma grande oferta da planta.
Outros pesquisadores já foram contratados para trabalhar no laboratório para estender a quantidade do plantio do produto, que também poderá ser exportado. “Quem sabe a indústria do medicamento também não venha para cá. Vamos tentar conversar com o secretario estadual de saúde para ver o que o Estado pode oferecer, mas nada relacionado a ajuda financeira”, disse Pianowski.

A raiz dos problemas da área criminal


O Conselho Nacional de Justiça tenciona, através da Recomendação nº 77/2009, possibilitar aos condenados e egressos oportunidade de trabalho visando sua recuperação. Trata-se de iniciativa de grande alcance social. Na verdade, é uma das mais importantes obras estatais, reflexo do nosso tempo de mudanças relevantes.
Se o Estado tem como obrigação proporcionar aos cidadãos instrução, saúde e segurança, não é menos verdadeiro que tem o dever de providenciar no sentido da sua recuperação moral.
Investir no ser humano é mais importante que estabelecerem-se regras superficiais que não atingem o ponto central dos problemas sociais, que somente se resolvem com a melhoria moral das pessoas.
O trabalho é imprescindível para a evolução humana tanto no aspecto individual como no coletivo.
Sem trabalho não há dignidade nem progresso.
Todavia, quero pedir licença aos prezados Leitores para lembrar-lhes a necessidade de reflexão sobre situações que antecedem as condenações.
Realmente, há muitos casos de prisões desnecessárias (o CNJ detectou milhares de prisões ilegais no corrente ano), que vitimam principalmente pessoas pobres; inquéritos policiais e processos criminais conduzidos com severidade excessiva, penas aplicadas com rigor desnecessário e execuções de penas aplicados desumanamente.
Depois de toda essa “via crucis” (ou parte dela) vem o benefício do trabalho em entidades ligadas ao Judiciário... Não será tardia a concessão do remédio, depois de agravados desnecessariamente os sofrimentos?
O “calcanhar de Aquiles” da Justiça Criminal é a prática de abusos de autoridade por muitos servidores, desde os mais humildes até alguns de graduação máxima.
Quem milita na área penal é colecionador de casos de violações das regras mínimas de respeito humano.
Nossos presídios representam a maior comprovação da falência da Justiça Criminal.
Alguém pode dizer que os magistrados nada têm a ver com o absurdo que são os presídios, mas a verdade é que sua omissão é que faz perpetuar-se o problema.
Não há como taparmos os olhos à triste realidade. Empregar alguns condenados e egressos é simplesmente atacar o problema nas suas consequências sem procurar enxergar a gravidade do quadro na sua raiz. Temos, no Brasil, o viés de olhar para o horizonte e pisar nas poças d'água ou pior...

Luiz Guilherme Marques


Revista Jus Vigilantibus

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Médico Roger Abdelmassih deixa delegacia onde estava preso em SP



STF concedeu habeas corpus na noite desta quarta-feira (23).
Ele é acusado de 56 crimes sexuais contra pacientes de sua clínica.

O médico Roger Abdelmassih deixou às 11h55 desta quinta-feira (24) o 40º Distrito Policial, na Vila Santa Maria, na Zona Norte de São Paulo, onde estava preso. Abdelmassih foi solto após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, ter concedido nesta quarta-feira (23) habeas corpus revogando a prisão preventiva do médico, que é acusado de 56 crimes sexuais. Preso desde agosto, ele deixou a delegacia sem falar com a imprensa.
Pouco antes de sair do local, o advogado de Abdelmassih contou que seu cliente dormiu pouco à noite e estava ansioso para deixar a delegacia, onde dividiu a cela “com outros três ou quatro presos”.
“Os planos agora são voltar para a família e cuidar da defesa”, disse José Luis Oliveira Lima, afirmando categoricamente que Abdelmassih não falaria com a imprensa. De acordo com ele, o médico, especialista em reprodução humana, pretende passar o Natal e o fim do ano com seus familiares.
Questionado se Abdelmassih pensa neste momento em retomar o registro profissional, cassado pelo Conselho Regional de Medicina, Lima respondeu: “A conversa hoje é emocional. Ele é um homem desgastado, fragilizado”.

Liberdade
Os advogados de Abdelmassih alegaram à Justiça que não há indícios concretos de que a liberdade dele seja uma ameaça à ordem pública. Segundo a defesa, o médico é réu primário, tem bons antecedentes e residência fixa, além de ser um profissional renomado e de reputação ilibada.
O advogado do médico disse que o objetivo é que ele responda ao processo em liberdade. Ele diz que o cliente se emocionou ao saber da decisão, por volta das 21h. Abdelmassih irá passar o Natal e o Ano Novo em casa com a família.
Apesar de responder a 56 acusações de crimes sexuais, a delegada titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, Celi Paulino Carlota, disse que 65 mulheres procuraram a Polícia Civil afirmando terem sido vítimas de Roger Abdelmassih. Segundo a delegada, após a prisão de Abdelmassih, mais quatro mulheres procuraram a polícia afirmando terem sido vítimas do médico. O advogado José Luís de Oliveira Lima nega todas as acusações contra o médico.
O médico também é investigado por suposta manipulação genética. Ele foi indiciado em junho pela Polícia Civil, sob suspeita de estupro e atentado violento ao pudor. O Cremesp abriu 51 processos ético-profissionais contra o profissional.
Roger Abdelmassih teve o registro da profissão suspenso por tempo indeterminado em setembro. A medida foi tomada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) após reunião com os integrantes do órgão. O Cremesp abriu 51 processos ético-profissionais contra o profissional.


G1

Família brasileira submete Sean ao constrangimento na partida


O padrasto expõe o menino ao público

O consulado americano no Rio tinha oferecido à família brasileira de Sean que a entrega do menino fosse feita por carro, pela garagem.
Mas a avó Silvana Bianchi e o padrasto João Paulo Lins e Silva pararam o carro a 200m do consultado e para lá foram a pé, submetendo o menino de 9 anos a um batalhão de jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos e curiosos.
Houve tumulto. A PM teve de improvisar um cordão de isolamento. O menino ficou assustado e se agarrou ao padrasto. Tudo foi transmitido ao vivo para o mundo.


A família brasileira deveria ter poupado Sean de mais esse constrangimento.
Não havia a necessidade de vestir o menino com uma camisa da Seleção Brasileira de vôlei, usando-o para a exposição do ressentimento da família brasileira. Uma perversidade.
A entrega do menino ao pai poderia ter sido feita de maneira tranquila, sem a espetacularização promovida pela avó e pelo padrasto, ajudando Sean em sua transição para a família de seu pai, além de semear a cordialidade entre eles, que estão, queiram ou não, ligados pelo garoto.
Sean ficou pouco tempo no consulado, onde seu pai já lhe esperava. Ele tinha entrado pela garagem. Poucas horas depois, pai e filho embarcaram para os Estados Unidos em voo fretado.
A adaptação de Sean não vai ser fácil porque a sua avó, principalmente ela, sempre minimizou a figura de Goldman, como se o menino, além de órfão de mãe, fosse de pai. O nome desse delito é alienação parental.
O tempo todo Silvana esteve mais preocupada com ela mesma do que com o neto. Quis ter Sean só para ela, para compensar a perda da filha, ainda que isso implicasse, como implicou, danos psicológicos ao garoto.

O egoísmo dessa mulher não tem tamanho.


Paulopes Weblog

Garoto segue com saúde estável após cirurgia para retirar 14 agulhas do corpo


É estável o quadro clínico do menino M.A.S., dois 2 anos, que passou na última quarta-feira, 23, pela segunda cirurgia para remoção de 14 agulhas que atingiram seus órgãos. Em boletim médico divulgado nesta quinta-feira, 24, foi divulgado que o garoto passa bem, respira sem ajuda de aparelhos, não apresentou febre e se alimenta via oral.
A criança foi internada com cerca de 30 objetos dentro do corpo, colocados pelo seu padrasto, que já confessou o crime e apontou duas mulheres como comparsas.
Além de se recuperar da operação, o menino passa pelo sexto dia de pós-operatório da primeira cirurgia, quando foram retirados quatro objetos da região do coração.

Velejadora de 14 anos desaparecida é escoltada de volta para casa


Uma adolescente holandesa de 14 anos encontrada em uma ilha do Caribe após ter desaparecido na semana passada, foi escoltada de volta para casa na Holanda.
Laura Dekker, proibida pelas autoridades de tentar se tornar a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha em um veleiro, desapareceu na quinta-feira.
Um tribunal deve decidir, ainda nessa terça-feira, se a adolescente, que oficialmente está sob os cuidados do Estado, pode continuar a viver com seu pai.
As autoridades holandesas dizem não entender como a adolescente conseguiu chegar à ilha de St Maarten, nas Antilhas Holandesas, na costa da Venezuela.
Ao comunicar seu desaparecimento na semana passada, a polícia disse que o barco da menina estava ancorado, que ela parecia ter deixado a casa do pai desacompanhada e que não havia suspeita de atividade criminosa.
A polícia disse que chegou a emitir alertas a aeroportos, inclusive em países vizinhos, sobre o desaparecimento da velejadora.
Laura Dekker planejava começar a aventura ao redor do mundo em setembro passado, com o consentimento dos pais, mas a Justiça alegou que as preocupações com sua segurança eram sérias demais.
A velejadora foi então colocada sob os cuidados do Estado até julho de 2010, mas o tribunal holandês permitiu que ela continuasse vivendo com o pai.
Na época da decisão da Justiça, em outubro, a porta-voz de Dekker disse que ela estava desapontada, mas que a adolescente ainda conseguiria o recorde se completasse a viagem no ano que vem.

Experiência
Laura Dekker nasceu a bordo de um veleiro na costa da Nova Zelândia enquanto seus pais faziam uma viagem de sete anos ao redor do mundo. Apesar da pouca idade, ela é uma velejadora experiente, que já tinha um barco aos seis anos e velejava sozinha aos 10.
Seu pai, Dick Dekker, apoiava sua tentativa de quebrar o recorde mundial, mas a mãe já havia expressado algumas preocupações.
A adolescente planejava passar dois anos a bordo de seu barco para quebrar o recorde batido em agosto por Mike Perham, um britânico de 17 anos.
Perham enfrentou enormes ondas, ventos fortíssimos e teve problemas técnicos durante o trajeto de 45 mil quilômetros, que completou em 9 meses.


Sean deixa o consulado americano acompanhado do pai



Menino foi entregue ao pai por ordem da Justiça brasileira.
Sean retorna ainda hoje aos EUA em voo fretado, diz advogado.


O menino Sean Goldman, de 9 anos, deixou o consulado americano, no Centro do Rio, acompanhado do pai biológico por volta de 9h50 desta quinta-feira (24). Saíram dois comboios do local e, segundo informações do governo dos EUA, eles estavam no segundo.
Dois veículos chegaram ao Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, e David Goldman e Sean desceram dos carros e entraram, de acordo com as primeiras informações, no prédio da administração da Infraero.
O menino chegou por volta de 8h30 com o padrasto, a avó materna e o advogado da família ao consulado para ser entregue ao pai biológico David Goldman, cumprindo ordem judicial.
Eles foram em três carros e pararam a cerca de 100 m do local, seguindo a pé. O menino entrou no consulado abraçado do padrasto. Houve muita confusão e o trânsito ficou complicado. Eles foram cercados pela imprensa, e a família teve dificuldades para entrar no local. Cerca de 30 seguranças tentaram fazer um cordão de isolamento para a passagem.
O advogado Sérgio Tostes informou que pai e filho viajam ainda nesta quinta em avião fretado para os Estados Unidos. A avó pediu para ir junto no voo, mas foi negado pelo governo americano. O governo brasileiro concordou.
David Goldman chegou ao consulado antes das 8h em comboio da polícia. A segurança foi reforçada e foi montado um cordão de isolamento. Segundo a porta-voz da embaixada americana no Brasil, Orna Blum, o consulado está tomando todas as medidas para que essa transição seja a mais tranquila possível para o menino.

Decisão do STF
O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Paulo Espirito Santo, determinou, na quarta-feira (23), a entrega de Sean ao Consulado dos Estados Unidos até as 9h desta quinta.
A ordem atendeu à determinação do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, que suspendeu liminar do próprio Supremo.
O advogado dos Bianchi, Sérgio Tostes, disse, que não vai recorrer da decisão do STF. Segundo ele, a família decidiu dar prioridade ao bem estar e a uma transição suave da guarda da criança.
David Goldman se disse feliz com a decisão do STF, que suspendeu na terça a liminar que garantia a permanência do garoto no Brasil. A informação é de seu advogado, Ricardo Zamariola. Em entrevista à rede de TV americana NBC, o americano declarou que o Brasil "terá um futuro melhor honrando o império da lei”.
Por outro lado, a avó brasileira, Silvana Bianchi, afirmou em entrevista ao G1 que a ordem judicial atende a interesse político e econômico. "Estou chocada, triste, decepcionada e envergonhada."
Na terça, ela havia divulgado carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo que o menino seja ouvido pela Justiça e reitera o desejo de que o neto permaneça no Brasil. "Tentar tirar uma criança de 9 anos do convívio da família com a qual vive há 5 anos ininterruptamente e especialmente de perto de sua irmã, Chiara, de 1 ano e 3 meses, que tem em Sean seu grande amparo, justamente na véspera do Natal, representa uma desumanidade", diz Silvana.
A guarda do menino era disputada pelo pai e pela família de sua mãe, a brasileira Bruna Bianchi, que morreu em 2008 durante o parto de sua filha com o advogado João Paulo Lins e Silva. Sean mora no país há quase 5 anos, quando veio dos EUA com a mãe.


G1

Prova Brasil: Avaliação dá uma má notícia ao ensino gaúcho


Seis em cada 10 municípios gaúchos avaliados pela Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação, não atingiram metas de aprendizagem em língua portuguesa estabelecidas pelo movimento Todos pela Educação para a 4ª série do Ensino Fundamental. Também foram avaliados estudantes de 8ª série nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.
Os dados foram calculados a partir do resultado da Prova Brasil de 2007, teste aplicado pelo Ministério da Educação a cada dois anos nas escolas da rede pública (municipal, estadual e federal) da zona urbana do país com mais de 20 alunos nas séries avaliadas.
O percentual de municípios do Estado que não atingiu a meta na 4ª série (58,5%) é quase o dobro daqueles que não chegaram à meta na 8ª série (36,2%). Esse desempenho surpreendeu os especialistas.
– A tendência nos municípios do restante do país é oposta. São melhores os indicadores das séries iniciais e piores os das séries finais do Ensino Fundamental. É curioso o que ocorre nos municípios do Rio Grande do Sul – diz Alice Andrés, coordenadora do levantamento do Todos Pela Educação.

Os números, na interpretação de Alice, são “chocantes”:
– Sabíamos que o ensino não estava bem, mas não tínhamos os números. É bastante preocupante.
Na avaliação do consultor da Fundação Cesgranrio Rubem Klein, uma das hipóteses para compreender desempenhos tão díspares em língua portuguesa são as metas. O matemático Klein acredita que possa ter havido exigência maior para as séries iniciais, que têm historicamente melhores desempenhos.
– Talvez as metas da 8ª série tenham sido menos ambiciosas do que as da 4ª série. É apenas uma especulação – pondera Klein.
Em matemática, os resultados seguem a regra nacional: os melhores desempenhos se concentraram nas séries iniciais. Dos 321 municípios que participaram da prova com alunos na 4ª série, 64 (20%) não alcançaram a meta. Já das 378 cidades que aderiram ao teste com estudantes de 8ª série, 225 (59,5%) apresentaram desempenho abaixo das projeções. Entre todos os participantes da avaliação, apenas Mato Leitão, município de 3,5 mil habitantes, no Vale do Rio Pardo, está entre as 10 melhores metas nas quatro modalidades aferidas: 4ª série e 8ª série de português e 4ª e 8ª série de matemática.

Pesquisadora pede cautela na análise dos números
Embora se proponham a traçar uma radiografia da realidade das escolas públicas do país, pesquisadores são cautelosos ao analisar os dados.
Doutora em Educação, a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Maria Luiza Merino Xavier acredita que outros elementos são indispensáveis para uma análise mais complexa e precisa da realidade dos estudantes.
– A minha percepção é de que as avaliações são válidas, mas muito mais importante que avaliar é investir nas escolas e nas condições materiais. Os exames, uma em cima da outra, como estão acontecendo, só mexem com a autoestima dos professores. Tenho dificuldade de lidar com isso – pondera Maria Luiza.

Para ler a tabela
O índice representa o percentual de alunos que obtiveram pontuação considerada mínima para o aprendizado adequado
O asterisco (*) mostra os municípios que alcançaram as suas próprias metas. Alguns municípios têm bom índice, mas não conseguiram alcançar sua meta.
Cada município tem suas próprias metas, projetadas para que, em 2022, todos tenham possibilidade de alcançar o índice de 70% dos alunos com pontuação considerada mínima para o aprendizado adequado.

Publicado em 20/02/2009

Fique por dentro
O QUE É A PROVA BRASIL?
São testes que avaliam língua portuguesa (competência em leitura) e matemática. A primeira edição, em 2005, foi realizada em 5.387 municípios do país. Mais de 3 milhões de alunos, distribuídos em cerca de 40 mil escolas públicas urbanas, foram avaliados. Além dos testes, os alunos respondem a um questionário com informações sobre seu contexto social e capital cultural.
A interpretação da Prova Brasil, com a análise dos resultados das avaliações aplicadas pelos professores, permite que equipes escolares revejam projetos pedagógicos e que os docentes possam definir mais claramente metas de aprendizagem e objetivos de ensino. Para gestores e governantes, a Prova Brasil oferece informações que possibilitam uma visão global do ensino, auxiliando gestores nas tomadas de decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros para promover a melhoria da qualidade da educação.

O QUE A PROVA BRASIL AVALIA?
Aplicada em alunos da 4ª e 8ª séries, contém itens que permitem medir a competência leitora em língua portuguesa e a competência em resolução de problemas em matemática. Juntando os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos de determinada unidade escolar, a Prova Brasil apresenta uma fotografia das escolas, das redes de ensino e do país.


COMO É ESTABELECIDA A META?
A partir do percentual de alunos que obtiveram conhecimentos mínimos na primeira aplicação da Prova Brasil, em 2005, a ONG Todos Pela Educação estabeleceu metas por municípios. A ideia é que todos tenham condições de alcançar a meta nacional, prevista para 2022, de que 70% dos alunos atinjam pontuação mínima para um aprendizado considerado adequado. Para cada município, estabeleceu-se uma meta. A projeção leva em consideração uma curva de crescimento, que começa suave e se torna mais ambiciosa no futuro.


POR QUE NÃO APARECEM TODOS OS MUNICÍPIOS NA LISTA?
Porque a participação é por adesão e nem todos municípios participaram da prova. A avaliação é aplicada em áreas urbanas e envolve escolas públicas (municipais, estaduais e federais).


Zero Hora


Sagui cego tem como amigo sagui com deficiência motora


Funcho é o saguizinho de tufo-branco da foto, que já chegou cego ao Projeto Mucky, que dá assistência a primatas brasileiros. Sua história não é nem um pouco feliz: teve suas córneas queimadas por cigarro por algum maluco que tinha o intuito de deixá-lo mais manso. Completamente cego, chegou ao projeto ainda filhote, no fim de 2006. Muito assustado, dava gritos de pavor a cada vez em que era tocado. Para acalmá-lo, além de terapias florais e musicoterapia, os tratadores conversaram muito com ele. Depois de tanta atenção e carinho, hoje ele é mais tranquilo. Há cinco meses, o Chumbinho, outro sagui, chegou para fazer-lhe companhia. Ele tem deficiência motora e foi sensível o suficiente para aproximar-se de Funcho sem assustá-lo. Os dois vivem num viveiro com galhos especialmente adaptados. A interação entre eles é muito positiva: Chumbinho virou o guia e amigo de Funcho.

Época


Blog Animal

Arquiteto é preso por racismo em Florianópolis


FLORIANÓPOLIS - Um arquiteto de 55 anos foi preso acusado de racismo após ofender seguranças de um shopping em Florianópolis, em Santa Catarina. A confusão começou depois que o prato dele foi retirado da mesa, na praça de alimentação, enquanto ele foi cumprimentar um amigo, na noite de terça-feira.
O homem queria ser ressarcido pelo alimento e foi orientado a procurar a central de segurança para resolver o problema. Ao chegar na central, houve discussão e os seguranças o imobilizaram. Foi então que o arquiteto os agrediu verbalmente com palavras de racismo.
Ele foi encaminhado à Central de Polícia da Capital e autuado em flagrante por injúria qualificada pelo ato de racismo. Como foi em local público, o arquiteto pode pegar até três anos de detenção.
Segundo a administração do shopping, toda a confusão poderia ter sido evitada se o arquiteto tivesse procurado o gerente do restaurante.
O crime é inafiançável. O arquiteto foi transferido para uma cela especial Central de Triagem do Departamento de Administração Prisional (Deap), que fica no bairro Capoeiras.


Acompanhado do pai, Sean deixa o Consulado dos EUA e segue para o aeroporto

RIO - O menino Sean Goldman, de 9 anos, deixou, por volta das 9h45m desta quinta-feira, o Consulado dos Estados Unidos, no Centro do Rio, acompanhado do pai, o americano David Goldman. Escoltados pela Polícia Militar (PM), os dois seguem de carro até o Aeroporto Internacional do Rio, onde devem embarcar, ainda hoje, num voo fretado, para os EUA.
Acompanhado da família brasileira, Sean chegou ao consulado por volta das 8h30m, vestido com uma camisa do Brasil. Assustado com o assédio da imprensa, o menino ficou o tempo todo abraçado ao padrasto, o advogado João Paulo Lins e Silva, que brigava pela guarda do menino na Justiça. A família chegou em três carros, estacionados a cerca de cem metros do local. Eles seguiram a pé até o consulado. Houve tumulto no local.
Segundo a avó materna de Sean, Silvana Bianchi, o governo americano vetou seu pedido para que acompanhasse o neto na viagem de volta aos EUA, onde ele passará a viver com o pai biológico.
- O governo vetou, o governo vetou - disse a avó, ao chegar ao consulado.
Bastante abalada, Silvana desejou, ironicamente, um "feliz Natal" para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que determinou a entrega do menino às autoridades americanas. Na véspera, o presidente do Tribunal Regional Federal da 2 Região (TRF2), desembargador federal Paulo Espírito Santo, determinou que a decisão fosse cumprida até as 9h desta quinta-feira.
David Goldman chegou ao consulado por volta das 7h30m. Escoltado por duas patrulhas da PM, o americano entrou pela garagem, sem falar com a imprensa.
A briga por Sean ganhou contornos mais dramáticos no ano passado, quando Bruna, mãe do menino, morreu. Desde então, o padrasto e o pai do garoto brigam na Justiça. Há oito dias, a 5ª Turma Especializada do TRF2 já havia julgado apelação cível apresentada pela família brasileira e determinado a entrega do menor ao pai, David, em 48 horas.
A ordem foi suspensa , no dia seguinte, pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, através de liminar. Na última terça-feira, o caso sofreu nova reviravolta, quando Gilmar Mendes determinou o restabelecimento da decisão do TRF2.


O Globo

Pai é preso por ter filhos com a própria filha em relação consensual


Um homem que teve dois filhos com a própria filha foi condenado a nove meses de prisão na Grã-Bretanha.

O homem, de 43 anos, que não pode ser identificado por razões legais, havia abandonado a família quando a filha era um bebê.
Ela entrou em contato com o pai em 2004 e eles reataram o relacionamento e resolveram morar juntos, em seguida passaram a manter relações sexuais.
A mulher, que hoje tem pouco mais de 20 anos, deu à luz dois filhos em 2006 e 2008. A suspeita de incesto surgiu quando médicos descobriram que ambas as crianças tinham desenvolvido um distúrbio hereditário raro.

Pena máxima
O pai e a filha negaram a relação sexual incestuosa, mas testes de DNA revelaram que eles eram os pais das crianças.
A promotora, Laura Pitman, disse que por ser uma "relação consensual" pediu a pena máxima de dois anos, prevista para casos de relação sexual entre parentes adultos.
O juiz Mark Rogers, do tribunal de Leicester, disse: "Algumas pessoas considerariam isso repugnante e o público pode se surpreender com a pena máxima autorizada pelo Parlamento."
A mãe das crianças disse que não via o homem como pai, pois tinham ficado separados por muito tempo.
Mas a separação pode voltar a acontecer, disse o advogado do réu, James House. "Ele quer se afastar de lá e começar uma vida nova. A intenção dele ao ser libertado é deixar a área e se afastar de todo o passado familiar."


Escócia investiga surto de antraz entre usuários de drogas

Autoridades escocesas estão investigando um surto de contaminações pela bactéria Bacillus anthracis, causadora da infecção conhecida como antraz (ou carbúnculo), entre os usuários de heroína do país.

Nesta quarta-feira, foi confirmada a morte de um usuário da droga que estava internado na cidade de Glasgow e havia tido um diagnóstico positivo para a infecção.
Na semana passada, um outro usuário de heroína morreu devido à contaminação pela bactéria.
As autoridades ainda investigam a morte de outro homem, mas os testes para confirmar a infecção por antraz ainda não foram concluídos.

Riscos
Outras duas pessoas, uma mulher, também em Glasgow, e outro usuário, em Lanarkshire, estão sendo tratados devido à infecção.
De acordo com o consultor de saúde pública Syed Ahmed, no entanto, não foram registradas novas infecções desde o final de semana.
O médico, no entanto, alerta os usuários de drogas injetáveis a procurarem os serviços de saúde ao menor sinal de infecção.
“As drogas injetáveis são extremamente perigosas. A possível presença de um lote de heroína contaminado com antraz faz a injeção da droga ainda mais arriscada”, disse.

Infecção aguda
O antraz é uma infecção bacteriana aguda mais comum entre animais como bovinos, ovelhas e cabras.
Normalmente, pessoas adquirem a infecção ao inalarem ou ingerirem os esporos da bactéria. A doença não é transmissível entre humanos.
A última morte relacionada ao antraz na Escócia foi registrada em 2006, quando o artesão Christopher Norris morreu após inalar os esporos.
Ele provavelmente se contaminou ao manusear partes de couro de animais usados para fabricação instrumentos musicais.


Pai encontra filho de 3 anos morto dentro de porta-malas em SP

SÃO PAULO - Uma criança de três anos foi encontrada morta pelo próprio pai dentro do porta-malas do carro da família na noite desta quarta-feira, na cidade de Várzea Paulista, a 54 quilômetros de São Paulo. Em depoimento à polícia, o pai disse que sentiu falta do menino por volta das 14h. Nesse horário, ele tinha ido pra casa almoçar e depois voltou para o trabalho.
No fim do dia, ele abriu o porta-malas e encontrou o filho já desacordado. No hospital, o médico constatou a morte da criança, possivelmente por desidratação aguda ou asfixia. A família não soube dizer como a criança foi parar no porta-malas.
A polícia abriu inquérito para investigar o caso.

STF manda soltar Abdelmassih


BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus para libertar o médico Roger Abdelmassih. O médico foi acusado de ter estuprado mais de 50 mulheres em São Paulo . De acordo com a defesa, não haveria indício concreto de que a liberdade do médico prejudique a apuração dos crimes (Veja a íntegra da decisão de Gilmar Mendes).
Gilmar Mendes determinou providências imediatas para a soltura do médico, considerando que está afastada a possibilidade de reiteração dos supostos abusos sexuais, não mais se justificando a manutenção da prisão provisória. Para o presidente do STF, sem a demonstração de fatos concretos que, cabalmente, demonstrem a persistência dos alegados abusos sexuais, após o procedimento investigatório, "a prisão preventiva releva, na verdade, mero intento de antecipação de pena, repudiado em nosso ordenamento jurídico".
Na decisão, Gilmar Mendes lembra que, em 18 de agosto de 2009, o Conselho Regional de Medicina suspendeu o registro profissional do médico paciente, e, com isso, não há mais a possibilidade de Abdelmassih praticar novamente o crime. Desta maneira, não se justifica a manutenção da custódia provisória, segundo o presidente do STF. "O argumento de que, em liberdade, poderia o paciente voltar a cometer a mesma espécie de delito em sua atividade profissional assenta-se em mera especulação", diz.
No pedido de habeas corpus, os advogados de Abdelmassih argumentaram que o principal argumento para a prisão - o suposto risco de reiteração da conduta ao seguir clinicando - já está superado com a suspensão do registro profissional. A defesa alegou ainda que o médico é primário, tem bons antecedentes e residência fixa.
O magistrado observa que a fragilidade de tal argumento está implicitamente aceita pelo próprio Ministério Público, que ao pedir o decreto de prisão preventiva, solicitou o simples afastamento do médico de sua atividade caso desacolhido o pedido da prisão provisória. Segundo o presidente do STF, ao decretar a prisão preventiva, em 17 de agosto de 2009, o juiz de primeira instância não indicou elementos concretos e individualizados, aptos a demonstrar a necessidade da prisão cautelar.
O especialista em reprodução humana, que levava uma vida de luxo, está preso em uma delegacia na Zona Norte de São Paulo. O comando da Polícia Civil diz que o médico, de 66 anos, deixou o Presídio de Tremembé, no interior, para ficar mais perto do Fórum, na capital, onde acontecem as audiências.
A carceragem onde ele está tem dez detentos com curso superior, que dividem cinco celas. Em cada uma, há duas camas de concreto, chuveiro e vaso sanitário.
Abdelmassih costumava cobrar, em média, R$ 30 mil por um pacote de três tentativas de gravidez. Com a prisão dele, em agosto passado, a fonte de riquezas secou. A clínica do médico funciona há sete anos em um dos endereços mais valorizados de São Paulo, no bairro dos Jardins. O aluguel custa mais de R$ 70 mil e está atrasado há três meses e a Justiça já determinou o despejo.
Em Avaré, interior de São Paulo, o médico tinha um patrimônio estimado em R$ 18 milhões, mas ele perdeu quase tudo. Abdelmassih era um dos principais fazendeiros da região. Segundo o cartório da cidade, das 17 propriedades rurais em nome da empresa agropecuária da qual ele é sócio, duas foram vendidas e 14, repassadas para grandes bancos. É que a empresa do médico pegou dinheiro emprestado e não pagou as dívidas.
Na região, um pequeno sítio é a única área na região de Avaré que ainda pertence à agropecuária da qual Abdelmassih é sócio. Dos R$ 18 milhões em terras do médico, sobrou só essa propriedade avaliada em R$ 500 mil.
A Justiça determinou, no começo do mês, o bloqueio das contas bancárias e de bens que estão em nome de Abdelmassih e do filho dele, o médico Vicente, que é sócio do pai. Os bens da clínica também foram bloqueados. O patrimônio que não pode ser vendido inclui nove tratores e três carros importados. Os veículos de luxo valem cerca de R$ 700 mil.
- O objetivo principal é garantir que não haverá dilapidação do patrimônio, para que os consumidores vitimados possam ser ressarcidos por danos morais e patrimoniais sofridos - explica o promotor de Justiça Roberto Senise Lisboa.
Além das acusações de abusos sexuais, o médico responde agora por crimes contra os direitos do consumidor.
O Ministério Público também apura outra denúncia contra o médico Roger Abdelmassih envolvendo manipulação genética.


Verbratec© Desktop.