sábado, 23 de janeiro de 2010

Unfpa pede mais fundos para reduzir mortalidade materna e infantil


Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.


Agência da ONU diz que aumento de investimentos poderia reduzir a mortalidade materna em 70% e cortar o número de mortes de recém-nascidos pela metade; mais de 4 milhões de mulheres grávidas e bebés morrem anualmente de complicações ocorridas durante a gravidez ou o parto.
O número de mulheres e bebés que morrem todos os anos durante a gravidez ou o parto nos países pobres poderia ser reduzido drasticamente se os investimentos em planeamento familiar e outros tratamentos associados à gravidez fossem duplicados para cerca de US$ 24,6 mil milhões.
A afirmação consta de um novo relatório publicado esta quinta-feira pelo Fundo da ONU para a População, Unfpa e pelo Instituto Guttmacher.

Benefícios
O estudo indica que o aumento de investimentos poderia reduzir a mortalidade materna em 70% e cortar o número de mortes de recém-nascidos pela metade.
Mais de 4 milhões de mulheres grávidas e bebés morrem anualmente de complicações ocorridas durante a gravidez ou o parto.
A directora-executiva da agência das Nações Unidas, Thoraya Obaid, disse que todos sabem o que deve ser feito e quanto irá custar. Ela afirmou ainda que o mundo sabe que os investimentos necessários são modestos comparados aos benefícios que se seguirão.

Gravidez Indesejada
O relatório mostra que a canalização de fundos significativos tanto para o planeamento familiar como para serviços de atendimento a recém-nascidos evitaria a morte de 400 mil mulheres e 1,6 milhões de bebés.
Esses investimentos também reduzem a gravidez indesejada em mais de 2/3 e diminuem o número de abortos não seguros em cerca de 75%

Pesquisa mapeia como bactéria resistente se espalhou pelo mundo

Cientistas utilizaram técnica inédita de análise de sequência de DNA.
MRSA é uma variante mais resistente do 'Staphylococcus aureus'.


Pode um surto de infecções por Staphylococcus aureus em um hospital de Londres estar relacionado com uma cepa da bactéria vinda do sudeste asiático? De acordo com uma pesquisa, publicada pela revista “Science”, sim.
Utilizando uma nova técnica de análise de sequências do DNA, pesquisadores britânicos mapearam pela primeira vez como a bactéria resistente a antibióticos, conhecida como MRSA, se espalhou pelo mundo nas últimas décadas.

Leia também:
Novo desinfetante de ação rápida pode ajudar no combate à infecção hospitalar

A pesquisa pode ajudar a entender como o MRSA é transmitido entre os países, de um hospital para outro e entre cada indivíduo.
“Mais de 30% das pessoas sadias carregam a bactéria Staphylococcus aureus (suscetível à meticilina) na pele e nas fossas nasais”, disse ao G1, Sharon Peacock, do Departamento de Medicine da Universidade de Cambridge e da Universidade Mahidol, na Tailândia, um dos autores do estudo.
“A MRSA é uma variante da bactéria, resistente à meticilina, é carregada pelas pessoas da mesma forma, porém em menor quantidade. Se um indivíduo colonizado pela bactéria viaja de um local para outro, isso dá a oportunidade dela se disseminar de uma pessoa para outra”, explicou Peacock.
A maioria das infecções por MRSA ocorre em hospitais e serviços de saúde e podem ser fatais. Os métodos atuais de comparação das cepas da bactéria coletadas dos pacientes não dá informações suficientes para definir precisamente a relação entre elas. O método desenvolvido pelos pesquisadores mapeia os genes de diferentes cepas de MRSA em pontos com poucas variações nas letras da sequência de DNA.

A pesquisa pode ajudar a entender como o MRSA é transmitido entre os países, de um hospital para outro e entre cada indivíduo

Os pesquisadores avaliaram a utilização do método em 63 amostras de uma linhagem da bactéria chamada de ST239. Essa é uma das linhagens resistentes aos antibióticos e responsável por grande parte dos casos de infecção hospitalar.


Cerca de dois terços das amostras analisadas vieram de vários locais do mundo e foram coletadas entre 1982 e 2003. Um terço das amostras foi coletada de pacientes de um hospital da Tailândia, em um período de sete meses.
A análise das amostras revelou que a linhagem ST239 se espalhou e se desenvolveu por diferentes regiões do mundo. “Essa linhagem é encontrada em grande parte dos países. Porém, o foco real de nosso trabalho não é definir qual a origem da linhagem. É mais do que isso. O foco está em entender a transmissão do MRSA entre os países, dentro deles e dentro dos hospitais”, explicou Peacock.
O estudo revela, por exemplo, como uma única linhagem de MRSA que infecta pacientes em um hospital da Tailândia sofreu mutações ao longo do tempo e se espalhou. “Entender isso, nos ajudará a desenvolver formas mais efetivas de prevenção da transmissão e da infecção”, disse Peacock.
De acordo com o pesquisador, as formas de controle atuais das infecções por MRSA são apenas parcialmente efetivas. “Uma das razões é que a bactéria é contraída antes do pacientes dar entrada no hospital, e nesse caso as formas de prevenção do contágio nos hospitais não serão eficazes”, afirmou.

Emilio Sant'Anna


Haitianas engravidam para parar de apanhar, diz embaixatriz brasileira

Haitianas engravidam para parar de apanhar, diz embaixatriz brasileira

PORTO PRÍNCIPE - Diante do caos que marca a rotina de Porto Príncipe, a embaixatriz do Brasil no Haiti conta detalhes dos bastidores do país após o terremoto do último dia 12. Em entrevista ao Terra, Roseana Teresa Aben-Athar Kipman relatou o alto índice de mortalidade infantil, a violência contra a mulher e comentou sobre o espírito de luta do povo haitiano, que, mesmo em plena catástrofe, ainda permanece de cabeça erguida.

O desastre
"O que posso dizer é que nos bairros onde os danos pessoais foram menores, menor foi o desastre. Justamente porque quando cai uma placa de zinco na cabeça, o ferimento é muito mais leve do que se cai uma laje de concreto. Então, você cai, faz um galo, levanta e vai embora. Quando uma casa de concreto cai em cima de você, há soterramento."

Mortalidade Infantil
"A mortalidade infantil no Haiti é de cerca de 45%. As mães são subnutridas. As avós também. Não têm nem leite no peito. Tenho crianças que sequer se sentam. É preciso fazer um trabalho de recuperação de todas elas. Um trabalho a longo prazo."

Violência contra mulheres
"Os homens engravidam várias mulheres ao mesmo tempo. As mulheres gostam da gravidez porque esse é o único momento em que elas não apanham. Elas vivem apanhando dos maridos, mas quando estão grávidas ficam nove meses sem apanhar. Por isso, quando falamos para as mulheres que elas precisam evitar a gravidez, elas retrucam que é o único momento em que não apanham. É impossível fazer um controle de natalidade no Haiti."

O abuso contra as crianças
"Não são apenas as mulheres que apanham dos homens. As crianças também sofrem muito com esse tipo de violência. Há uma imposição grande por parte do sexo masculino e isso se reflete em violência. A situação das crianças aqui é sempre ruim. Foi sempre assim. Os pais não tem o mínimo de cuidado com os filhos. Essas crianças que perderam os pais no terremoto vão ter duas alternativas. Ir para orfanatos ou ficar nas ruas e se transformarem em bandidos.

Projetos Sociais
"Nenhuma atividade foi parada. Estamos trabalhando junto com o exército. A diferença é que a gente agora está recolhendo os mortos. Nunca havia recolhido nenhum morto. É o que acontece aqui. Nosso trabalho é excelente. Isso não é o trabalho de um, mas, sim, o trabalho de todos. Ninguém faz um trabalho sozinho."

Voluntariado
"Eu sou voluntária. Todos são voluntários. Estou aqui porque quero. Se não quisesse estaria em outro lugar, mas cheguei aqui para trabalhar no Haiti e é isso que estou fazendo. Eu trabalho em vários lugares, com vários grupos religiosos. Se não há brasileiro em determinado país, eu não trabalho. Sou embaixatriz do Brasil para cuidar dos brasileiros."

Segurança
"Ando com dois soldados disfarçados para me dar segurança. Eles ficam à paisana, sem mostrar as armas, mas por baixo das roupas, tenha certeza que estão com um armamento pesado. São os melhores fuzileiros da marinha brasileira. Tenho que andar de carro blindado. As coisas aqui são complicadas. Não é fácil entrar na periferia como as pessoas podem pensar. "

O trabalho na Embaixada
"A Embaixada do Brasil ficará inteira aqui. Mas qualquer um que quiser ir embora poderá. Nós decidimos que vamos ficar. Não vamos tirar os pés do Haiti. Viemos aqui para trabalhar e não vai ser agora, que o Haiti mais precisa da gente, que vamos embora."

A reconstrução
"Já tem gente tirando pedras entre os escombros para reconstruir as casas. Tivemos um terremoto de 5.3 graus e mesmo assim eles estão trabalhando. Se você parar para pensar, ainda estão acontecendo terremotos aqui. As casas abaladas estão caindo. Mas mesmo assim você vê as praças cobertas por lonas de forma organizada. Foram eles que se organizaram. Eles que estão se arrumando."

Portal Terra


Gravações mostram ameaças de ex-marido a cabeleireira assassinada



Borracheiro foi preso na quinta-feira.
Crime foi registrado por câmeras de salão onde vítima trabalhava.

No inquérito policial que investiga o assassinato de uma cabeleireira, em Minas Gerais, estão incluídas gravações em que o ex-marido dela faz ameaças de morte. Ele foi preso em Biquinhas (MG), na quinta-feira (21). O crime foi registrado pelas câmeras de segurança do salão onde a vítima trabalhava.
O ex-marido, que é borracheiro, foi levado para Belo Horizonte. Ao chegar ao hangar da polícia no aeroporto da Pampulha,ele estava cercado de agentes e algemado. Na saída, o policial pergunta: "Está arrependido?”. O suspeito espera um pouco e responde: "Não sei".
Com ele, a polícia encontrou R$ 4 mil em dinheiro, celulares e uma carta que teria sido escrita pela ex-mulher. O borracheiro foi colocado no camburão com a bermuda e os pés ainda sujos de barro.
Ele deve ser encaminhado para uma penitenciária.

Gravações
As imagens registradas no dia do crime mostram o borracheiro entrando no salão. Ele disparou nove vezes contra a ex-mulher.
Antes do assassinato, a cabeleireira havia gravado um pedido de socorro que fez à polícia. “Tenho uma intimação que a juíza expediu por causa do meu marido, que me agrediu. Eu o levei na Lei Maria da Penha. Era para ele ser expulso de casa. O oficial veio, tirou de casa, só que ele está aqui e ainda está me ameaçando”, disse a vítima.
Em outra gravação que está anexada ao inquérito policial, a ameaça do ex-marido é clara: “Não vou aceitar perder minha casa. Se perder, você vai estar debaixo da terra. Está decidido isso. Já não vou trabalhar mais. Vou tocar uma vida de vagabundo. Se eu perder minha casa, vou te matar”.


G1

Obesidade + Diabetes = Diabesidade (trecho)


A epidemia mundial de obesidade vai provocar milhões de novos casos de diabetes nas próximas duas décadas. A combinação das duas doenças é hoje o maior desafio da saúde no mundo. Como vencê-lo?

Foi-se o tempo em que a enorme concentração de gordos era motivo de espanto para os brasileiros que viajavam para os Estados Unidos. A obesidade (em todos os graus e formas) está definitivamente entre nós. No Brasil de 1975, 16% da população estava acima do peso ideal. Hoje são 43%. Esse é um daqueles fenômenos cuja comprovação está ao alcance dos olhos. Passe uma manhã na Praia de Copacabana, na Avenida Paulista ou em qualquer outro cartão-postal do país e conte quantos obesos cruzam seu caminho. O efeito mais evidente da obesidade é estético, aquele que você reconhece de longe. O mais grave é o que você não vê. Ele já ganhou nome: diabesidade. Os obesos de hoje serão os diabéticos de amanhã. Pior que o avanço da obesidade é a epidemia global de diabesidade. O binômio usado para designar a mistura das duas doenças é hoje o maior desafio da saúde pública no mundo. Enfrentá-lo é mais difícil que encontrar uma vacina contra um vírus novo. É preciso mexer no estilo de vida e na cultura, mudar hábitos alimentares e o comportamento de populações inteiras. Não é fácil. “O diabetes vai afetar cada vez mais pessoas e ameaçar economias”, diz Jean Claude Mbanya, presidente da Federação Internacional de Diabetes. “Se não tornarmos acessível um estilo de vida saudável, em pouco tempo o mundo vai gastar bilhões de dólares com as complicações dessa doença.” Nas próximas duas décadas, os novos casos de diabetes vão crescer 54% no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2030, haverá 438 milhões de diabéticos no planeta. Na América Central e do Sul, o crescimento será ainda mais acentuado (65%). Isso significa que quase 30 milhões de pessoas terão a doença em nosso continente.



Época

A dois meses do julgamento dos Nardoni, testemunhas começam a ser intimadas

Álbum de família de Ana Carolina Cunha Oliveira

Promotor e advogado de defesa planejam ouvir cerca de 20 pessoas.
G1 esteve na sala onde será o julgamento


A dois meses do julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, as testemunhas de defesa e acusação começaram a receber nesta semana as intimações para o comparecimento no Fórum de Santana, na Zona Norte da capital paulista, no dia 22 de março. Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), as convocações chegaram na segunda-feira (18) ao oficial de Justiça que irá entregá-las.
Os dois são acusados de matar a filha de Alexandre, Isabella Nardoni, de 5 anos, no dia 29 de março de 2008. Cerca de 20 pessoas irão testemunhar no julgamento, entre convocados pelo advogado de defesa do casal, Roberto Podval, e pelo promotor Francisco Cembranelli. O Ministério Público arrolou quatro testemunhas, entre elas a mãe de Isabella, a bancária Ana Carolina Oliveira. Podval disse que convocou, em sua maioria, “técnicos” para depor.
Há 22 anos no Ministério Público, Cembranelli participou de 1.075 júris. Trabalha desde 1998 no Fórum de Santana, onde realiza uma média de 40 a 50 deles por ano. “Sempre gostei de júri, tiro pouquíssimas férias”, confessa o promotor. O advogado Roberto Podval também exerce a profissão há 22 anos. Trabalhou em 12 julgamentos em sua carreira.
O julgamento do casal está marcado para ocorrer a partir das 13h do dia 22 de março, uma segunda-feira. O juiz do caso é Mauricio Fossen, do 2º Tribunal do Júri do Fórum de Santana. O G1 teve acesso ao plenário 2, onde deve ocorrer o julgamento no dia 22 de março. No mesmo local, o ex-cirurgião Farah Jorge Farah acabou condenado, em abril de 2008, a 12 anos de prisão pelo assassinato da ex-namorada e paciente.
No plenário, há 77 cadeiras para público e convidados. Alguns detalhes ainda estão sendo definidos, como a cobertura da imprensa e o esquema de segurança no fórum.


G1

DIVULGAÇÃO


As Amigas Maryceli e Zenya, as doenças depressivas,dificuldades afetivas, financeiras e espirituais tem acarretado um grande numero de tentativas de suicídio no Brasil.
O suicídio deveria ser trato como doença, mas como não rende votos fica relegado a um segundo plano.
Os postos Samaritanos vinculados ao programa CVV de apoio emocional e prevenção ao suicídio procuram preencher esta lacuna, mas para que isso ocorra precisamos do apoio da imprensa e da sociedade em geral, por isso solicitamos a divulgação do evento no seu Blog e em seus contatos.

Agradecemos a sua preciosa Colaboração

Um Abraço Fraterno
Voluntário Tino

RELEASE DO EVENTO

O Posto Samaritano Vila Mariana, RUA DOMINGOS DE MORAES, 348 -SALA 52
- METRO ANA ROSA - SP, realizará, nos dias 30 Janeiro e 31 de Janeiro,
Curso para a seleção de novos voluntários da entidade. Nos dois dias
do evento - que no sábado, dia 30, vai das 13h às 19h e no domingo,
dia 31, das 9h às 16h - sera apresentada a filosofia da entidade e a
forma de conduta a ser seguida pelo voluntário. As inscrições podem
ser feitas pessoalmente na sede da entidade em horário comercial, ou
pelo telefone (11) 5575-4111.
Ou pelo e-mail: postovilamariana@bol.com.br.

Durante a atividade - que é gratuita - haverá seleção dos interessados
em colaborar com a entidade.
Para ser voluntário Samaritano, vinculado ao Programa CVV Prevenção ao suicídio, Apoio E mocional e valorização da vida, basta ter mais de 18
anos, ter disponibilidade de tempo ( média de 4 horas e meia por
semana), disposição para ajudar o próximo e abertura para o
autoconhecimento.
Instituição sem fins lucrativos os postos Samaritanos desenvolvem
trabalhos de apoio emocional por meio de contatos telefônicos,
atendimento pessoal, via correio, e-mail e mais recentemente, via
chat, no próprio site da ent idade(www.cvv.org.br).
Obs: É necessário o comparecimento aos 2(dois) dias do evento.

Local de Fácil Acesso para Pessoas com dificuldade de locomoção.

Por uma Sociedade justa, fraterna e solidaria.

http://www.cvv.org.br/.
http://www.amigosdozippy.org.br/
http://www.franciscajulia.org.br/historico
http://www.avabrasil.org.br/.


Informação enviada por e-mail

Tigres para adoção


Os tigres da indonésia podem respirar mais aliviados, pois o governo do país desenvolveu um plano para proteger estes animais, que sofrem o risco de extinção. Segundo o ministro da floresta do país, qualquer pessoa pode “adotar” um tigre nascido em cativeiro, e ajudar com os gastos de sua criação. Para isso, basta contribuir com a quantia de 100 mil dólares. Dois exemplos de tigres que nasceram em cativeiro são os filhotes de dois meses Puji (macho) e Wati (fêmea), que aparecem na foto acima. Eles vivem cheios de mimos no Ragunan Zoo, em Jacarta.
No entanto, os ambientalistas do país criticam esta postura, e afirmam que o governo deveria priorizar a proteção dos 200 tigres que ainda vivem em seu habitat natural.

(Fotos: Romeo Gacad/AFP)

Margarida

Equipe da BBC visita Caverna dos Cristais no México



Uma equipe de televisão da BBC conseguiu chegar à Caverna dos Cristais ou Caverna Naica, no norte do México.

A caverna foi descoberta em 2000, por acaso, quando mineradores das minas de prata de Naica, conseguiram atravessar uma das paredes da caverna e ficaram surpresos ao descobrir cristais enormes, os maiores cristais naturais já encontrados no mundo.
Alguns dos cristais de selenita chegam a mais de dez metros de extensão.
A equipe da BBC, uma das poucas do mundo a conseguir chegar no local, foi liderada pelo professor de geologia da Universidade de Plymouth, Grã-Bretanha, Iain Stewart que comparou os cristais a uma exposição de arte moderna .
Mas Stewart conta que, para os responsáveis pelas minas de Naica, a Caverna dos Cristais tem importância secundária, e poderá ser fechada no futuro.
Para uma equipe conseguir ficar dentro da caverna, é preciso enfrentar condições difíceis. A temperatura chega aos 50 graus e a umidade do ar é de 100%.
O geólogo afirma que isto faz com que fluidos se condensem nos pulmões de quem não usa equipamentos especiais e muitos exploradores chegam a desmaiar dentro da caverna.
Para conseguir as imagens para a BBC a equipe teve que usar uma roupa onde podiam ser armazenados cubos de gelo e uma máscara que fornecia ar fresco e seco.
Poucos geólogos tiveram a chance de chegar até a Caverna dos Cristais.
E apesar da perspectiva de fechamento da caverna, o geólogo Iain Stewart afirma que um consolo para os estudiosos é que talvez existam muitas outras cavernas como a de Naica que ainda precisam ser descobertas, na própria região de Naica e em outros lugares do planeta.


BBC Brasil

Americana de 136 kg mata namorado de 54 kg ao sentar em cima dele em briga


Casal morava junto em Cleveland, Ohio, e tinha três filhos.
Mia Landingham disse que não teve a intenção de matar.

A norte-americana Mia Landingham, de 136 kg, foi condenada nesta semana por ter matado seu namorado Mikal Middleston-Bey, de 54 kg, após sentar sobre ele durante uma briga.
Segundo a polícia dos EUA, o crime ocorreu em agosto passado.
Durante a briga, Mia sentou em cima de Mikal e acabou matando-o involuntariamente. O casal morava junto e tinha três filhos.
Mia recebeu uma sentença de três anos de liberdade condicional e 100 dias de serviço comunitário. Ela saiu da prisão imediatamente depois do julgamento, na quarta-feira (20).
Seu advogado argumentou que ela havia sido vítima de abuso doméstico durante um bom tempo. Ele pediu clemência à corte e lembrou que a acusada não tinha antecedentes criminais.
Ela disse que não teve intenção de cometer o crime. Mia disse que sentia por ter esmagado o pai de seus filhos.
"Eu só queria dizer que eu sinceramente sinto muito por esta situação", disse à TV local. "Eu queria poder trazê-lo de volta."
Uma irmã da vítima reclamou da sentença. "Você basicamente senta em cima de alguém e mata e fica em liberdade condicional? Isso é justiça?", argumentou.


G1

Haitiana adota 8 filhos de vizinhos que morreram no terremoto



Lize Phanor sobreviveu e teve sua casa e família preservadas.
Moradora de bairro pobre, ela já tem três filhos e um neto.

A haitiana Lize Phanor, que é mãe solteira, adotou oito crianças, filhos de vizinhos que morreram no terremoto que devastou o país no último dia 12.
Lize já tem três filhos, um neto, e mora em um bairro pobre que foi praticamente destruído.
Ela teve sorte: sua casa resistiu, e a família toda sobreviveu.


G1

Dengue: infestação por 'Aedes aegypti' no Rio é três vezes maior do que o tolerável pela OMS


RIO - O mosquito Aedes aegypti parece estar ganhando a guerra no Rio. Os índices de infestação predial na cidade continuam altos e, segundo especialistas, como o entomologista Rafael Freitas, da Fiocruz, o número de vítimas da dengue só não é grande porque a maioria da população já teve a doença e está imune aos três vírus que circulam no país. Conforme o último Levantamento do Índice de Infestação Rápido pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro do ano passado, a média do Rio é 2,9%, quase três vezes o tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 1%.
Existem pontos na cidade onde a situação é ainda pior. Na Área Programática (AP) 3.1, que compreende os bairros de Penha, Ilha do Governador e Ramos, o índice é 5,2%. Os dois bairros com maior infestação têm realidades distintas. Santo Cristo, bairro degradado e com áreas abandonadas, tem 9,5%. Mesmo índice apresenta a Lagoa, região nobre, mas com problemas como água empoçada em áreas públicas, como o Parque do Cantagalo. Ainda não há levantamentos dos índices do verão, mas a preocupação é com o grande volume de chuvas e as altas temperaturas, condições favoráveis à proliferação do mosquito da dengue.
Três mutirões de combate à dengue, de acordo com o secretário de Saúde, foram feitos recentemente na região da Penha e na do Maracanã. Nas últimas semanas, foram visitados 45 mil imóveis e 40 toneladas de lixo foram removidas. Os agentes detectaram 15 mil focos do Aedes aegypti.
Na Lagoa, bairro com maior índice de infestação na Zona Sul, é com desconfiança que moradores passam pela ciclovia na altura do Parque do Cantagalo. Eles temem que as grandes poças d'água perto das quadras esportivas sirvam de criadouro do mosquito.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mulher de 84 anos é resgatada com vida dos escombros no Haiti

Resgate ocorreu dez dias após o terrmoto do dia 12.
Segundo médicos, a mulher respondia pouco e tinha muitos ferimentos.

Uma mulher de 84 anos foi retirada com vida dos escombros de um prédio que desabou em Porto Príncipe por causa do terremoto que atingiu o Haiti no último dia 12. O resgate ocorreu dez dias depois do tremor.


"Eles a retiraram nesta manhã. Ela quase não respondia, e tinha ferimentos em todo o corpo e estava coberta por vermes. É muito raro", disse um médico haitiano-americano á agência Reuters, se referindo à improbabilidade de ainda encontrar sobreviventes.
Cavando, amigos conseguiram retirar Marie Carida Roman, de 84 anos, com vida dos escombros da casa onde morava em Porto Príncipe, contaram à agência France Presse seu filho e os médicos que a atenderam no hospital.
"Estou tentando descobrir o que posso fazer para ajudá-la a viver. Ela teve o peito esmagado e tem muitas larvas pelo corpo", disse Ernest Benjamin, que trabalha no Mount Sinai Hospital de Nova York e se voluntariou para ir ao Haiti como socorrista.
"Qualquer coisa vale a pena para tentar salvá-la", acrescentou


Gêmeas de 4 anos lutam juntas contra leucemia


Duas gêmeas idênticas britânicas foram diagnosticadas com leucemia com apenas duas semanas de intervalo.

O drama das meninas Megan e Gracie Garwood, de 4 anos, começou em agosto de 2009.
Os pais das gêmeas, Emma e Mark, perceberam que Megan estava cansada e pálida.
A menina foi levada ao médico e encaminhada ao Hospital Geral de Colchester, na Inglaterra, onde o câncer foi detectado e o tratamento de quimioterapia iniciado.
“O médico olhou para ela e a encaminhou imediatamente para o hospital local em Colchester, onde vivíamos na época”, disse a mãe das meninas. “Após apenas cinco minutos eles disseram que ela provavelmente tinha leucemia e Megan foi levada de ambulância. Foi absolutamente horrível.”
Chances
Os médicos disseram a Emma e Mark que as chances de sua outra gêmea ter a doença eram pequenas. Mas, duas semanas depois, Gracie também foi diagnosticada.
“Gracie foi ao hospital para uma visita, uma semana depois que Megan foi internada, e não saiu pelas próximas nove semanas”, disse Emma. “Durante todo o tratamento Gracie dizia ‘Mamãe, eu vim apenas para visitar Megan’. Foi muito doloroso.”
“Receber a notícia de que você tem três filhos e dois deles têm câncer é inimaginável”, afirmou a mãe das meninas. “Você fica pensando o que fez para merecer isso.”
As gêmeas ficaram internadas por várias semanas e Megan contraiu uma séria infecção nas costas, mas as duas já estão em casa desde novembro e voltaram à escola.
As meninas continuarão fazendo quimioterapia pelos próximos dois anos, com visitas semanais ao hospital.
Megan e Gracie receberam o prêmio Little Star (Pequena Estrela), da organização não-governamental britânica Cancer Research UK e da empresa TKMaxx, que pretende reconhecer os desafios de jovens e crianças que lutam contra o câncer.

Placenta
Segundo Vaskar Saha, professor de Oncologia Pediátrica da Cancer Research UK, há poucos casos de gêmeos em que ambos desenvolvem leucemia.
“Essa não é uma doença hereditária, mas pode acontecer quando gêmeos idênticos dividem a placenta”, disse. “A célula da leucemia, que é originada no feto, pode ser transferida de um gêmeo para o outro.”
Segundo ele, avanços médicos significam que 90% das crianças com leucemia na faixa etária de Megan e Gracie são tratadas com sucesso.
O câncer é a causa mais comum de morte por doença em crianças entre um e 14 anos de idade na Grã-Bretanha. Todos os anos, cerca de 1,5 mil crianças são diagnosticadas com a doença no país.
Nos anos 60, apenas um quarto das crianças com câncer sobrevivia, mas hoje cerca de três quartos delas se recuperam.


Inaugurada em Minas Gerais primeira usina bicombustível do mundo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira da inauguração da primeira usina de bicombustível do mundo em Juiz de Fora (Minas Gerais). A obra é uma parceria da General Electric com a Petrobras.
A usina é movida tanto a gás como a etanol. O investimento da estatal foi de R$ 45 milhões. O presidente evitou falar de política no evento, que contou com a presença de uma comitiva de ministros. Ao invés disso, ele preferiu falar da importância do Brasil no combate ao aquecimento global: "Como potencializar o etanol na energia elétrica? E aí que hoje Juiz de Fora e o Brasil estão falando para o mundo. A Petrobras e a GE estão fazendo uma revolução", declarou Lula.
A Petrobras vai instalar mais duas usinas bicombustíveis até o final de agosto: Montes Claros (MG) e Quixadá (CE).

*Com informações da Agência Brasil


Unicef denuncia ao menos 15 sequestros de crianças em hospitais do Haiti



Sequestros ocorreram em diferentes locais depois do terremoto.
Fundo suspeita de quadrilhas que agem via República Dominicana.

O Unicef (Fundo das Nações Unicdas para a infância) denunciou nesta sexta-feira (22) que pelo menos 15 crianças foram sequestradas em diferentes hospitais do Haiti depois do terremoto que devastou o país no dia 12.
Jean-Claude Legrand, assessor de proteção à infância da agência, disse que a suspeita é que eles tenham sido sequestrados por redes de tráfico que os teriam levado a Santo Domingo, capital da vizinha República Dominicana.

Leia também: Brasileiros se candidatam para adotar crianças haitianas

O funcionário do Unicef destacou que até o momento não têm evidências de que outros casos tenham acontecido, mas há preocupação de que o fenômeno se estenda.
"O tráfico de crianças já existia no Haiti antes do terremoto", disse ele. "Desgraçadamente, as quadrilhas têm vínculos com o mercado internacional da adoção ilegal."
Ele disse que o Unicef enfrentou o mesmo problema depois do tsunami na Ásia, em 2004. "Essas redes entram em ação assim que ocorre uma catástrofe e aproveitam a debilidade da coordenação das autoridades para sequestrar crianças e tirá-las do país", explicou.
Por isso, o Unicef estabeleceu todos os mecanismos de alerta disponíveis para evitar que os sequestros aconteçam e está organizando locais para abrigar crianças não acompanhadas.
O Unicef estabeleceu até o momento 20 pontos de auxílio a crianças que estejam sozinhas e atende cerca de duas mil por dia, mas o objetivo é dobrar esse número.
Legrand disse ainda que o Unicef não só está preocupado com as crianças, mas também com adolescentes que podem cair nas mãos das redes de tráfico para prostituição.
"São jovens muito vulneráveis, que podem ser presa fácil e devemos protegê-las", acrescentou.
O Fundo das Nações Unidas para a População lembra que antes do terremoto, o Haiti era o país mais perigoso do mundo para que uma mulher dê à luz, uma situação que se agravou após a catástrofe.


G1

Preso homem que foi filmado ao matar ex-mulher em Minas Gerais


BELO HORIZONTE - O borracheiro Fábio Willian Soares, de 30 anos, filmado ao matar a ex-mulher Maria Islaine de Morais, de 31 anos, dentro de um salão de cabeleireiro, no bairro Santa Mônica, em Belo Horizonte, foi preso nesta quinta-feira. A polícia encontrou o acusado na zona rural da cidade de Morada Nova de Minas, a 300 quilômetros da capital mineira.
Maria Islaine foi morta com sete tiros, no bairro Santa Mônica, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. De acordo com testemunhas, a vítima teria pedido proteção à polícia por causa de ameaças de morte, feitas pelo ex-marido.
O crime aconteceu por volta de 8h30m. Maria Islaine, de 31 anos, era dona do salão e estava trabalhando quando foi surpreendida pelo ex-marido. Ele apontou a arma para ela e atirou sete vezes, sem que ela reagisse. A câmera de segurança do salão flagrou a ação covarde do ex-marido.
- Não deu nem tempo de falar nada. Eu saí correndo para chamar a polícia - disse uma funcionária, que não quis se identificar.
Maria Islaine já teria feito pelo menos oito boletins de ocorrência contra ele. O ex-marido já a tinha ameaçado de morte várias vezes. O casal estava separado há um ano, mas ele não aceitava a situação. Testemunhas contam que até uma bomba ele já teria jogado no salão. Em outra ocasião, Fábio Willian jogou pilhas na cabeça da ex-mulher, que acabaram ferindo a cabeleireira. Um dia antes do crime, ele fez novas ameaças por celular à vitima.
O borracheiro será indiciado por homicídio qualificado. A pena varia de 12 a 30 anos de prisão. De acordo com o Fórum, o processo da vítima contra o ex-marido corre em segredo de Justiça.


O Globo

Sexo faz bem ao coração, indica estudo publicado nos EUA


MASSACHUSETTS - Um estudo publicado esta semana no "American Journal of Cardiology" garante que o sexo não faz bem apenas para o relacionamento. As relações sexuais também ajudam a proteger o coração. No levantamento feito por médicos do New England Research Institutes, homens com uma vida sexual menos ativa tinham uma incidência maior de distúrbios como a disfunção erétil, o colesterol alto e hipertensão. (Leia mais: Ginecologista ensina como lidar a perda de libido)
Segundo a pesquisadora Susan A. Hall, coordenadora do estudo, fazer sexo de duas a três vezes por semana pode ter um efeito protetor para o coração por alguns motivos. Além de poder ser considerado um exercício de intensidade moderada, os hormônios liberados após a ejaculação ajudam a equilibrar uma série de funções metabólicas. Para os pesquisadores, homens com mais disposição para o sexo costumam ser menos sedentários e cuidam melhor da saúde.
Por outro lado, uma vida sexual pouco ativa pode sinalizar a fase inicial de problemas físicos, em especial os ligados ao sistema cardiovascular, como infartos, derrames e pressão alta. A capacidade de ter relações sexuais pode ser um marcador para a saúde em geral. E dizem que, provavelmente, os homes ativos sexualmente têm relacionamentos íntimos, com parceiros regulares, o que ajuda a reduzir o estresse.
O resultado do estudo mostrou que homens que fazem sexo em média uma vez ao mês têm o dobro dos problemas de saúde dos homens que fazem sexo duas ou mais vezes na semana, independente da idade. Estudos anteriores já demostraram que uma vida sexual pouco ativa pode indicar doenças silenciosas como a diabetes.
A pesquisa, parte do "Massachusetts Male Aging Study", foi feita com 1.165 homens com idade média de 50 anos, sem histórico de doenças no coração no início do estudo. Os participantes foram acompanhados por 16 anos, em média. Para Susan Hall, o estudo é um alerta para os homens.
"A perda da libido masculina e a disfunção erétil costumam estar associadas à fase inicial de algumas doenças crônicas perigosas. Por isso, se o desejo diminuiu, o ideal é procurar um médico para descobrir a causa do problema e receber o tratamento adequado", escreveu a pesquisadora no artigo.


Menino é encontrado vivo 1 semana depois de tremor



Nove dias depois do terremoto que devastou o Haiti, equipes de resgate ainda procuram sobreviventes sob os escombros.

Na terça-feira, um menino de oito anos e sua irmã, de 10, foram encontrados vivos sob os escombros de sua casa, totalmente destruída no tremor de 7º de magnitude.
Equipes de resgate também retiraram um funcionário civil da missão de paz da ONU no Haiti dos escombros do prédio da organização.
O dinamarquês Jens Kristensen passou cinco dias soterrado e chegou a gaurdar a própria urina em um vidro de café, para o caso de ficar desidratado.
O diplomata brasileiro Luiz Carlos da Costa, o número dois da ONU no Haiti, morreu soterrado no mesmo prédio.
O governo do Haiti anunciou que 75 mil corpos já foram enterrados em valas comuns desde o terremoto, mas as autoridades acreditam que o número total de vítimas seja muito maior.


BBC Brasil

Bióloga fotografa narvais para desenvolver método de identificação

A bióloga Marie Auguer-Méthé desenvolveu um método de identificação de narvais através de fotografias. (Foto: Marie Auger-Méthé)

A bióloga marinha canadense Marie Auguer-Méthé desenvolveu um método de identificação de narvais – grandes cetáceos que habitam as proximidades do Ártico e cujos machos (e algumas fêmeas) apresentam um longo dente em espiral que parece um chifre – através de fotos.

Os animais são parentes próximos das belugas e medem até cinco metros de comprimento; as presas podem chegar a três metros. Ninguém sabe ao certo para que servem, há hipóteses de que seriam usadas em brigas, para conquistar fêmeas ou ainda para verificar alterações no ambiente.
Auguer-Méthé e colegas das universidades de Dalhousie, em Halifax, e McGill, em Quebec, usam os padrões nas reentrâncias na dorsal dos narvais como forma de identificação. Diferentemente de outros cetáceos, os narvais não têm uma nadadeira dorsal pronunciada.


A identificação de indivíduos possibilitaria uma estimativa mais precisa da população além de permitir estudos sobre a organização social deles. Aqui, um filhote nada junto à mãe. (Foto: Marie Auger-Méthé)


Os narvais nascem acinzentados, mas à medida que os anos passam, aumenta o número de manchas brancas, mudando os padrões da pelagem – o que dificulta a identificação de indivíduos.
Os cetáceos costumam nadar em grupos de indivíduos com idades e sexo semelhantes.
A equipe da bióloga marinha canadense observou narvais nas proximidades dos fiordes da Ilha Baffin, no Canadá, onde eles passam o verão, e no Estreito de Davis, entre a ilha Baffin e a costa da Groenlândia, onde passam os invernos.



Os narvais foram vistos perto dos fiordes da Ilha Baffin, no Canadá, onde passam o verão, e o Estreito de Davis, entre a ilha e a costa da Groenlândia, nos invernos. (Foto: Marie Auger-Méthé)


A identificação de indivíduos da população de narvais possibilitaria uma estimativa mais precisa do atual número de animais, além de permitir estudos sobre a organização social deles.



BBC Brasil

Dois são presos no Pará acusados de vender de vídeos de pedofilia


BELÉM - Investigações policiais levaram à prisão, na manhã desta quinta-feira, de dois homens acusados de venda de vídeos que mostram adolescentes e até crianças praticando sexo. Os vídeos estavam sendo vendidos em uma banca que comercializa DVDs pornográficos no centro comercial de Belém. Um deles mostra uma criança de cerca de 3 anos praticando sexo com uma mulher. A operação apreendeu mais de mil DVDs. Pelo menos 10 tinham a participação de adolescentes, alguns com uniformes escolares.
Segundo informou a Polícia Civil, os DVDs foram apreendidos em uma barraca chamada 'Banca do Pornô', localizada na Avenida João Alfredo, após duas semanas de investigações.
Ataíde V., de 24 anos, e Luís Floriano A., de 34, que trabalhavam na venda dos DVDs, foram presos e encaminhados à Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil, onde prestam depoimento.
Eles serão enquadrados em crimes previstos pelo Estatuto da Criança e Adolescente, que envolvem apologia ao crime e pirataria envolvendo a exposição de adolescentes em situação de pedofilia. Os crimes podem variar entre 4 e 10 anos de reclusão.


O Globo

Mulher de 79cm dá à luz na Santa Casa

Nasceu na última segunda-feira (18) o filho de uma mulher que pode ser a segunda menor mãe do mundo, ela tem apenas 79 centímetros de altura. Abner, o filho de Maria do Socorro Gomes dos Santos, de 37 anos, nasceu na Santa Casa de Misericórdia do Pará e pesou 2 quilos e 375 gramas, com 46 centímetros de altura.
O fato inusitado do ponto vista da medicina é que Maria do Socorro tem apenas oito centímetros a mais que a menor mãe do mundo, a americana Stacey Herald, 35 anos e 71 cm. Por isso, o obstetra José Carlos Cavalcante, que fez todo o pré-natal de Maria do Socorro no Ambulatório de Alto Risco, acredita que ela possa ser a segunda menor mãe do planeta.
José Carlos Cavalcante explicou que há dois tipos de nanismo: o hipofisário, em que os portadores têm redução proporcional do corpo e membros, e a aconplasia, em que os membros são tortuosos, caso de Maria do Socorro. De acordo com o médico, trata-se de uma doença do sistema ósseo, de transmissão hereditária, por isso o bebê, aparentemente saudável, terá acompanhamento especializado.
Com 25 anos de formação, o médico disse que já havia feito pré-natal de pessoas portadoras de nanismo, mas Maria do Socorro foi a menor. Apesar disso, sua gravidez foi considerada tranquila. 'Já atendi pessoas de estatura normal, com maior risco. O fato inusitado, sem dúvida, é a estatura da mãe', observou. 'Ela fez o pré-natal corretamente, tendo uma gestação completa de nove meses', acrescentou.
Ele informou, ainda, que foi fundamental o apoio da família, pois em certo momento Maria do Socorro, devido ao peso da barriga, já não conseguia ficar em pé.
Cirurgia - A obstetra Mary Helly Valente da Costa, da equipe do Centro Obstétrico, explicou que em função da má formação da coluna, não foi possível fazer anestesia raquidiana ou peridural, sendo necessária anestesia geral. Com esse tipo de anestesia, o bebê pode nascer sem chorar, mas com o suporte da neonatologia na sala de parto o bebê teve toda a assistência necessária e nem precisou ficar na UTI Neonatal. A mãe, apenas para controlar alguma intercorrência, ficou algumas horas na UTI. Assim, mãe e filho puderam ficar logo juntos na enfermaria especial para gravidez de Alto Risco. 'Tivemos que fazer tudo rápido. O parto durou cerca de 40 minutos, mas foi um sucesso', afirmou a médica.
Maria do Socorro contou que queria ter um filho, mas não sabia se seria possível e ficou surpresa quando soube que estava grávida. Primeiro fez um teste de gravidez de farmácia, depois procurou atendimento, sendo encaminhada para a Santa Casa. Ela pesava 21 quilos e durante a gravidez chegou a 26 quilos.
A mãe de Maria, Edna Gomes da Silva, 73 anos, informou que teve oito filhos, dos quais três nasceram com a mesma deficiência. O primeiro faleceu, a outra é artista plástica formada pela UFPA (Universidade Federal do Pará).

Fotos: Roberta Vilanova / Agência Pará


Redação Portal ORM

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Homem mata ex-mulher diante de câmeras de segurança



Em Belo Horizonte, uma mulher foi morta a tiros, pelo ex-marido. As cenas foram gravadas pelas câmeras que ela havia instalado no salão de beleza, com medo de constantes ameaças.

Em um salão simples da periferia, Maria Islaine de Morais foi morta. Ela faria 32 anos daqui a 12 dias.
Tudo foi gravado pelas câmeras de circuito interno, que Islaine mandou instalar na tentativa intimidar o ex-marido.
As imagens mostram que o homem passa pelo portão, calmamente. Já com o revólver na mão esquerda, entra. Afasta quem está por perto. Para de frente à cabeleireira e começa a disparar. Mesmo com Maria Islaine caída, ele continua e descarrega a arma. Ao todo ele dá sete tiros.
O assassino é Fábio Wiliam da Silva Soares, de 30 anos.
Foi um crime praticamente anunciado. Por oito vezes, Maria Islaine procurou a polícia para se queixar do ex-marido, principalmente, das ameaças de morte que chegaram a ser feitas no próprio salão. Assim, a vítima contou, na delegacia, quatro meses atrás.
“Foi instaurado inquérito policial. Não é que todas as vítimas que chegam à delegacia que a gente vai sair e prender na hora. Tem todo um procedimento que tem que ser observado”, declarou a delegada.
Por decisão da Justiça, Fábio William deveria manter uma distância de pelo menos 300 metros da ex-mulher. Mas a oficina em que ele trabalhava, como borracheiro, fica em uma esquina a menos de 50 metros do salão onde, nesta quarta-feira, a história do casal que viveu junto por cinco anos, terminou, drasticamente: como nas ameaças.
“Ontem (terça-feira), inclusive, ele passou uma ameaça para ela à tarde. Ele dizia que não aceitava a separação e, se ela fosse não fosse dele, ela não seria de mais ninguém”, disse uma mulher.
Fábio Willian permanece foragido. Ele vai ser indiciado por homicídio qualificado. A pena varia de 12 a 30 anos de cadeia.

Narrimann Sible

G1

O crime de pedofilia e a proteção normativa


O Código Penal brasileiro contempla uma variada possibilidade de violações e crimes contra as pessoas como estupro, infanticídio, homicídio, dentre outros, entretanto, uma modalidade grave não consta entre as previstas e sua ocorrência suscita elevada preocupação: a pedofilia.
Na agenda do dia constam debates infindáveis sobre a descriminalização da maconha, a autorização do aborto, a redução da maioridade penal, a eutanásia, etc. E sobre a pedofilia os olhares parecem ser furtivos, pois, até tramitam alguns projetos, porém, nada de efetivo, pois, nem uma singela linha consta no ordenamento penal nacional.
O Brasil ainda caminha em passos lentos no que tange o combate à pedofilia. E para agravar ainda mais a questão, a tecnologia possibilita o aprimoramento de meios cada vez mais insidiosos sobre o tema que sobrepujam a inércia do legislador e atentam contra as crianças brasileiras.
Em tempos de globalização e descarte tecnológico, o maior aliado do pedófilo se tornou o computador, mais especificamente a internet.
Pessoas que mascaram sua identidade e criam um perfil falso com o interesse de atrair crianças para exercer sua demência, e como subterfúgio criam meios que ofertam propostas de trabalho como modelo, fotos artísticas, dentre outras, quando, na verdade, se tratam de joguetes para abuso infantil e pedofilia.
Um anúncio em sites como orkut, facebook ou, até, um contato mais próximo através de chats como o MSN Messenger são alguns dos artifícios para iludir meninas e meninos em especial na faixa dos 13 aos 16 anos, com promessas de vida profissional precoce, sucesso, dinheiro, etc.
A falsidade se alastra de maneira sutil com o pedido de poses mais sensuais nas fotos, com perguntas sobre resistência à inibição e com a falsa verdade de que poses mais audazes têm maior aceitação no mercado, tudo com o escopo de comercialização do material obtido.
Nesse diapasão temos a produção de vídeos com crianças fazendo cenas que muitas vezes nem sabem do que se trata, mas são configuradas como pornografia infantil. O menor, constrangido, não sabe se o que foi feito é certo ou não e os danos psicológicos causados podem ser detectados somente muito tempo depois.
Nessa esteira temos duas possibilidades: a oferta de um “teste” artístico, que pode se traduzir num ato sexual com o menor de idade que consente na esperança de que seu futuro profissional se concretize. E a segunda é o registro dos atos sexuais e, até, de poses mais sensuais, ou contatos íntimos das vítimas num roteiro criado e dirigido pelo pedófilo.
O comércio desse material na internet propaga ainda mais a pedofilia, pois, quem compra e assiste online também pratica o evento danoso, mas como responsabilizar o emissor e o receptor se a lei é falha, ou melhor, inexistente?

O ECA disciplina em parte:
“Art. 240. Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente: reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.

§ 1o Incorre nas mesmas penas quem agencia, facilita, recruta, coage, ou de qualquer modo intermedeia a participação de criança ou adolescente nas cenas referidas no caput deste artigo, ou ainda quem com esses contracena”.

Todavia, não existe uma previsão expressa acerca do crime específico de pedofilia, apenas do material produzido.
Com a tecnologia é relativamente fácil um pedófilo forjar endereços ip falsos para assistir e fabricar material advindo de pedofilia. E nada obsta que o passo seguinte seja o oferecimento pessoal a menores de idade.

“Art. 241. Vender ou expor à venda fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente:

Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.

§ 1o Incorre na mesma pena quem:
I - agencia, autoriza, facilita ou, de qualquer modo, intermedeia a participação de criança ou adolescente em produção referida neste artigo;
II - assegura os meios ou serviços para o armazenamento das fotografias, cenas ou imagens produzidas na forma do caput deste artigo;
III - assegura, por qualquer meio, o acesso, na rede mundial de computadores ou internet, das fotografias, cenas ou imagens produzidas na forma do caput deste artigo”.
A dificuldade do enfrentamento reside na variada possibilidade de camuflar o delito, pois como provar que um maníaco se masturbou ante a uma criança através de um chat? Como rastrear um vídeo de uma criança sendo tocada nas partes íntimas por um adulto, se o site tem origem inexistente, ou melhor, dados falsos?
O Direito digital ainda possui uma proteção pouco eficaz nessa modalidade delitiva e tanto o Código Penal, quanto a Constituição Federal possuem qualquer previsão acerca da pedofilia.

O Estatuto da criança e do adolescente prevê em seu artigo 3 º:
“Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”.
E como é possível responsabilizar aqueles que atrapalham os direitos garantidos no dispositivo? Como suprir a lacuna do Código Penal? Como proteger de forma eficaz nossas crianças?
A lei penal trata com severidade crimes sexuais, abusos e correlatos, mas para os casos específicos dos pedófilos deve existir um tratamento diferenciado. Se uma mulher, plena e capaz adquire danos psicológicos e até físicos de natureza grave por conta de um estupro, o que dizer de uma criança que ainda não teve a completude da formação de seu corpo e órgãos internos?
Na agenda do dia deve conter como debate necessário o combate a essa modalidade vil e covarde de crime, porque uma criança por conta da selvageria praticada por um inconseqüente pode ter todo o ser futuro maculado.

Antonio Baptista Gonçalves

Da legalidade da cassação de licença de estabelecimento que explora sexualmente crianças e adolescentes


O artigo 218 - B, § 3º., CP, dispõe sobre o “efeito obrigatório da condenação” de “cassação da licença de localização e de funcionamento do estabelecimento” em que se processa exploração sexual de crianças e adolescentes. Efetivamente trata-se de mera repetição do outrora disposto no artigo 244 – A, § 2º., ECA.
Há entendimento doutrinário de que a penalidade de cassação de licença em comento como efeito da condenação seria ilegal. Em seu trabalho, Evandro Fabiani Capano, afirma que tal penalidade seria na verdade uma ilegal “medida de segurança” que violaria vários preceitos penais e constitucionais. Em um primeiro plano violaria preceitos constitucionais que vedam penas de caráter perpétuo (artigo 5º., XLVII, “b”, CF), bem como o Princípio da Intranscendência (artigo 5º., XLV, CF), pois que o fechamento do estabelecimento se daria em definitivo, bem como viria a atingir terceiros inocentes (v.g. funcionários do estabelecimento que perderiam seus empregos). Ademais, violaria até mesmo o Princípio da Legalidade (artigo 5º. XXXIV, CF c/c artigo 1º., CP), vez que uma pena somente poderia ser aplicada mediante sua previsão legal em um rol taxativo. No entendimento de Capano o fato da sanção prevista no artigo 218 – B, § 3º., CP não estar prevista no rol do artigo 43, CP como uma das penas restritivas de direito a tornaria inaplicável. Na realidade o autor advoga a tese de que a penalidade sob comento seria mesmo uma “medida de segurança” e não uma pena restritiva de direitos. Isso porque, segundo a dicção do artigo 44, CP, as penas restritivas de direitos seriam autônomas e substitutivas das privativas de liberdade, o que não ocorre com o caso da cassação de licença, que seria aplicável de forma cumulativa com a pena privativa de liberdade e não de maneira alternativa ou substitutiva. Na qualidade de “medida de segurança” a inaplicabilidade da cassação de licença seria constatável em virtude da alteração do sistema do Código Penal Brasileiro pela reforma da Parte Geral procedida em 1984, extinguindo o chamado “duplo binário”, que permitia a aplicação concomitante de pena e medida de segurança, substituindo-o pelo chamado “Sistema Vicariante”, o qual proíbe “o cúmulo de penas e medidas de segurança”. 1
Inobstante a bem fundamentada construção doutrinária acima exposta, ousa-se discordar, considerando-se a penalidade de cassação de licença prevista no § 3º. do artigo 218 – B, CP, plenamente aceitável e isenta de qualquer pecha de ilegalidade ou inconstitucionalidade.
A legislação é bastante cristalina ao estabelecer a natureza jurídica do instituto. Embora Capano entenda tratar-se de uma “medida de segurança” aplicada em “duplo binário”, não é isso que a legislação de forma induvidosa deixa escrito. Trata-se, na verdade, de um “efeito obrigatório da condenação”. Isso é explicitado no texto legal, tornando praticamente impossível outra alternativa de interpretação. Assim sendo a legalidade da previsão é tão explícita quanto aquela relativa aos demais efeitos genéricos e específicos da condenação previstos na própria parte geral do Código Penal, inclusive após a reforma de 1984, em seus artigos 91 e 92. Nada impede que o legislador preveja novos efeitos da condenação na parte especial ou mesmo em legislações esparsas.
Não há violação do Princípio da Legalidade pelo simples fato de que a penalidade vem prevista no artigo 218 – B, § 3º., CP, não sendo aplicável independentemente de previsão explícita na lei. O legislador não fica adstrito ao rol do artigo 43, CP e nem às disposições do artigo 44, CP, ainda que se tratasse realmente de uma pena restritiva de direitos e não de um efeito obrigatório da condenação. Isso porque acima do Código Penal encontra-se a Constituição Federal. Ela em seu artigo 5º., XLVI, alíneas “a” a “e”, estabelece um rol não taxativo de penas previsíveis pelo legislador ordinário. Além de afirmar que tais penas podem ser previstas “entre outras” (aí a não taxatividade que dá grande liberdade ao legislador), prevê expressamente a possibilidade de penas de “suspensão ou interdição de direitos”. Isso deixa claro que, mesmo que se tratasse de uma pena efetiva, ela encontraria sustentação constitucional e legal, não havendo violação ao Princípio da Legalidade de forma alguma.
Também não há falar em infração à vedação de penas de caráter perpétuo pelo simples fato de que a cassação de licença referida na lei é um “efeito obrigatório da condenação” e não uma pena. O que seria realmente assustador seria que um estabelecimento onde há exploração sexual de menores permanecesse em funcionamento independente inclusive de ter havido condenação criminal de seus proprietários e/ou responsáveis. A falta de uma disposição tal qual a prevista no § 3º. do artigo 218 – B, CP, é que poderia configurar uma inconstitucionalidade por insuficiência de tutela
Da mesma forma não procede a alegação de violação do Princípio da Intranscendência. As penas admitem certa transcendência inevitável, tal qual ocorre com os parentes de um condenado, que sofrem com o isolamento de seu ente querido durante o cumprimento da reprimenda. Por isso defende-se inclusive a tese de que o chamado “Princípio da Intranscendência” mereceria um nome mais adequado que seria o de “Princípio da Transcendência Mínima”. 2 Afinal, sob o argumento de que, por exemplo, funcionários do estabelecimento perderiam seu emprego, seria possível manter o local em funcionamento, independentemente de sua utilização eminentemente exploradora de crianças e adolescentes sob o enfoque sexual?
Retomando o tema do caráter perpétuo da penalidade de cassação de licença é preciso salientar que não se trata de perpetuidade, mas de uma medida de caráter definitivo, tal qual ocorre com a perda de cargo ou de bens, incapacidade para o exercício do poder familiar etc., conforme previsto nos artigos 91 e 92, CP, sem que se mencione eventual inconstitucionalidade. Ademais, é de se salientar que o efetivo funcionamento e existência de uma pessoa jurídica somente se legitima constitucionalmente se seus fins são lícitos, podendo ser inclusive dissolvida por decisão judicial quando conformada para consecução de finalidades ilegais (vide artigo 5º., XVII e XIX, CF).
Dessa forma é de se concluir que a previsão do § 3º., do artigo 218 – B, CP, é legítima e oportuna, encontrando-se em consonância com os Princípios Penais Constitucionais e com a legislação pertinente.

Eduardo Luiz Santos Cabette

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPANO, Evandro Fabini. Dignidade Sexual. São Paulo: RT, 2009.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl, BATISTA, Nilo. Direito Penal Brasileiro. Volume I. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

NOTAS

1 CAPANO, Evandro Fabini. Dignidade Sexual. São Paulo: RT, 2009, p. 70 – 72.

2 ZAFFARONI, Eugenio Raúl, BATISTA, Nilo. Direito Penal Brasileiro. Volume I. Rio de Janeiro: Revan, 2003, p. 232.

Revista Jus Vigilantibus

Professor fala sobre muros de fronteiras existentes em pleno século 21



'Muros da vergonha' ainda restringem a circulação de pessoas. Acontece entre EUA e México e na Cisjordânia, cita professor.

O professor de geografia do curso PH, André Freitas, dá uma aula sobre os muros de fronteiras, existentes em pleno século 21.
"Com a nova ordem mundial, esperava-se mais liberdade para a circulação de pessoas, mais liberdade no mundo. Isso, de fato, em algum grau aconteceu. Mas ainda há manutenão de alguns muros", diz. "Com a queda do muro de Berlim, em 1989, caiu também a velha ordem mundial. Foram 20 anos marcados pela divisão de dois modelos ideológicos. O muro de Berlim não dividiu apenas a Alemanha, mas o mundo ao meio", ensina.
De acordo com o professor, a nova ordem mundial preza pela polaridade e democracia, mas ainda restringe a circulação de pessoas. "Parece que o ser humano ainda é menos importante do que o fluxo de capital para esse sistema em que vivemos".
André cita alguns exemplos que comprovam essa avaliação: em pleno século 21, ainda existe um muro que divide o sul dos Estados Unidos e o norte do México, na fronteira entre os dois países.
"Há, ainda, um muro bastante controverso construído pelos israelenses para impedir o livre deslocamento de palestinos dentro da Cisjordânia", diz. "São muros apelidados de 'muros da vergonha' e contradizem a nova ordem mundial".


Gazetaweb

Por uma inabalável Corregedoria de Polícia


A sociedade brasileira sabedora dos seus direitos e das obrigações dos funcionários públicos exige cada vez mais transparência para todos os atos realizados pelos componentes das diversas classes e instituições que lhes prestam serviços essenciais.
A Polícia está dentre todas as instituições públicas como a mais exigida, a mais observada pela população. A questão de ser o policial o real protetor do povo, o guardião das Leis penais, faz com que a comunidade acompanhe todos os seus passos e lhe cobre sempre e efetivamente, além do destemor, ações condignas e leais provindas dos seus atos.
O trabalho do Policial é árduo, perigoso, estressante e ineficiente financeiramente, por isso, exige prudência, perseverança, amor a profissão e capacidade de concentração aguçada com equilíbrio e razoabilidade nos seus atos para que não ocorra os deslizes.
É fato e não há como deixar de reconhecer que realmente vários policiais em qualquer quadrante do país, tende com facilidade aderir à corrupção, ao arbítrio das suas medidas, ao desvirtuamento do seu encargo.
A questão da corrupção policial é, sem sombras de dúvidas, a mais séria e grave existente no âmbito da segurança pública, vez que o policial é acima de tudo o defensor das Leis penais e para tanto tem que ser o primeiro a dar o exemplo.
Antes de ferir o patrimônio público ou particular, a corrupção policial degrada os seus valores íntimos, desvirtualiza a sua nobre missão, relativiza o costume e a cultura da sua própria moral e torna negativo o conceito público da sua instituição.
O órgão essencial no nosso regime democrático de direito relacionado a corrigir as más ações policiais no âmbito administrativo é a Corregedoria de Polícia que trabalha a contento dentro das suas reais possibilidades, contudo, muito ainda falta para se atingir o máximo da exigência social.
A Corregedoria de Polícia visa investigar, reeducar, corrigir e punir os abusos administrativos praticados pelos seus agentes em ações profissionais excedentes ou particulares ilegais no cotidiano de cada um.
As transgressões disciplinares previstas em Leis são apuradas através sindicâncias, inquéritos ou processos administrativos, e daí, se não houver absolvição do acusado ou arquivamento do feito, pode advir penas de advertência, repreensão, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade dos servidores julgados.
Entretanto, esta pontual e importante missão é por demais difícil e estafante, pois além do receio da população em denunciar ou testemunhar as más ações policiais, ainda existe a questão do corporativismo em todas as classes da Polícia para dificultar ainda mais as suas investigações e decisões.
Ligados a esta problemática temos ainda a questão da Corregedoria de Policia ser adstrita e subalterna hierarquicamente à sua própria instituição policial, fato este que faz com que grande parcela da população desacredite nas investigações e punições dos infratores.
Nesse sentido, sem tirar o mérito atual dos órgãos correcionais, para uma melhor transparência dos seus atos perante a opinião pública e fortalecimento do setor é necessário que se criem Corregedorias de Polícia mais sólidas, inabaláveis, ligadas e subordinadas tão somente à Secretaria Nacional da Segurança Pública e às Secretarias Estaduais de Segurança Pública, ao mesmo tempo em que deve haver uma verdadeira faxina para livrar de vez das suas fileiras os cabulosos policiais.
Para que a autodepuração seja uma vertente forte e verdadeira em todas as Instituições policiais e se acabe com figura indesejável do falso policial também é preciso que se reformem as Leis administrativas e penais em desfavor desses infratores, transformando os seus respectivos procedimentos em atos mais ágeis, menos burocráticos e que acima de tudo, as vítimas e testemunhas verdadeiramente se sintam seguras por proteção efetiva do Estado.
O sucesso destas medidas não trará apenas ganhos morais para a Instituição policial, por certo, produzirá benefícios concretos para a Nação, resgatando a confiança do povo na sua Polícia, para caminharmos juntos em verdadeira confiança, amizade, interatividade e enfim, para melhor combatermos a criminalidade externa que geometricamente cresce no País.

Autor: Archimedes Marques (delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS) – archimedesmarques@infonet.com.br
- archimedes-marques@bol.com.br

Fonte: http://www.infonet.com.br/

Homens têm dificuldades em ouvir o bebê chorando


Pesquisa americana conclui que o choro das crianças não está entre os sons que mais pertubam o sono masculino .

Não adianta brigar com seu marido se ele continuar dormindo enquanto o bebê chora durante a noite. Não, ele não está fingindo só para fugir das fraldas! Ele realmente não consegue ouvi-lo. Pelo menos é o que diz uma pesquisa da Instituição Mind Lab (EUA). Segundo ela, o choro do bebê não está na lista dos dez sons que perturbam o sono masculino porque eles não têm o tal instinto materno. Eles, porém, despertam facilmente com alarmes, por exemplo, por se sentirem protetores da família. Da próxima vez que seu marido não acordar com o choro do bebê, você pode cutucá-lo!

- 3 mitos sobre os pais-que-ficam-em-casa
- Qual é o papel do pai nos primeiros meses do bebê?



Crescer

Dezenove ursos são resgatados em província do Vietnã

No Vietnã, 19 ursos da província Binh Duong, no sudeste do país, foram resgatados e levados para um centro de tratamento. Eles viviam em jaulas fechadas em uma fazenda que fazia a extração ilegal da bile dos animais. A bile é usada em medicamentos da medicina chinesa e sua retirada causa danos à saúde dos ursos (Foto: Hoang Dinh Nam/France Presse)

Animais viviam ilegalmente em fazenda que fazia a retirada da bile.
Substância é usada pela medicina chinesa em remédios e tônicos.

Os 19 ursos foram levados para um centro de tratamentos na província de Vinh Phuc, no norte do país. De acordo com o grupo ambientalista que fez o resgate dos animais, a retirada do líquido da bile dos ursos causa sérios danos. Medicina chinesa recomenda o líquido como espécie de tônico (Foto: Hoang Dinh Nam/AFP)


Carreta em que os ursos viviam ilegalmente foi retirada do local para ser levada para centro de tratamento (Foto: HOANG DINH Nam/AFP)

Foto sem data mostra urso sedado e amarrado para extração do líquido biliar na província vietnamita de Binh Duong (France Presse)


G1

A Cracolândia liberou geral. Navegante vai ao centro de SP e pensa que está no Haiti


O Conversa Afiada reproduz o comentário da amiga navegante MArcelle:

Enviado em 20/01/2010 às 5:43

Cracolândia.. liberou geral..
Ontem passei em frente do antigo shoping Luz, hoje fechado e interditado, por volta das 13.30 horas e dou de cara com aquele espetáculo violento e degradante que a Prefeitura e o governo tinham afirmado que havia acabado. Uns 40 a 50 drogados amontoados, pelo que pareceu, recebendo as pedrinhas que alguém devia estar dando de graça. Pareciam os desabrigados do Haiti recebendo alimentação.
O pior é que a Polícia estava a menos de 60 metros em um posto que fica na parte externa da sede da Sinfônica do FHC. Sera que eles não enxergam, me perguntei..
A estação da Luz, aquela que a Globo transformou em Museu (com a nossa grana) está linda de ver com prostitutas, vagabundos, olheiros do tráfico, bebados, drogados, gigolôs e tudo o que tem de pior. A função dos policiais da estação é cuidar das mocinhas, porém sempre estão na maior conversa e permitem o “trabalho” das belezuras nos corredores da estação no meio do povo que tem que dar um duro danado e voltar do trabalho para sua casa pendurado e apertado nos trens do Zé. Isso sim é uma vergonha..
Mas para a região está “tudo limpo” no meio da sujeira. A prefeitura e o governo do Zé tem um plano de degradar ao máximo a região central e tem ONG que ajudam nesse contexto. Quanto mais degradado, sujo, quebrado, pixado, ocupado por marginais, abandonado, MAIS BARATO os interessados na especulação imobiliária vão querer pagar.
PHA mande câmeras ocultas para filmar o que todo o mundo vê na Luz, menos o ZE e o NunKassab

Paulo Henrique Amorim

Conversa Afiada

Golpistas usam sites falsos para roubar dinheiro para o Haiti


O órgão que regula a atuação de instituições de caridade na Inglaterra, a Charity Comission, alertou nesta quarta-feira que estão surgindo na Grã-Bretanha sites falsos pedindo dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti.

Em alguns casos, os responsáveis pelos golpes estariam usando o nome de instituições conhecidas para atrair mais doadores.
A principal iniciativa para arrecadar dinheiro para ajudar o Haiti no Reino Unido já angariou 15 milhões de libras (cerca de R$ 43,5 milhões). No Brasil, a ONG Viva Rio já detectou emails que divulgam um número errado de conta corrente para doações em dinheiro.
No site da organização, há um alerta para que doadores não acreditem em pedidos de ajuda feitos por meio de ligações telefônicas.
Até a terça-feira, a Viva Rio havia arrecadado R$ 400 mil em sua campanha para ajudar as vítimas do tremor da semana passada.

Cuidados
A assessoria de imprensa do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, que coordena no governo os pedidos de doações, afirmou que ainda não foi registrada nenhuma tentativa de fraude.
Desde segunda-feira, o GSI disponibiliza duas contas correntes para doações em dinheiro.
O órgão não tem uma estimativa da quantia arrecadada até agora para as vítimas do terremoto no Haiti.
O GSI e a Viva Rio pedem cuidado especial ao responder emails ou ao clicar em links de pedidos de ajuda e aconselham os interessados a checar no site da instituição de caridade os detalhes necessários para a doação.


Excesso de limpeza pode prejudicar crianças, diz estudo


Adultos devem permitir que as crianças se sujem porque o excesso de limpeza pode prejudicar a capacidade da pele de se recuperar após ferimentos, indica um estudo feito por cientistas americanos.

Segundo os pesquisadores, bactérias que vivem normalmente na pele ativam um mecanismo que ajuda a prevenir inflamações quando nos machucamos.
Se comprovada, a revelação pode servir como base para a "hipótese da higiene", segundo a qual a exposição a germes no início da infância fortalece o organismo contra alergias.
Muitos especialistas acreditam que a obsessão por limpeza na sociedade moderna estaria por trás de uma explosão em casos de alergia em países desenvolvidos.

Bactéria 'boa'
A equipe de pesquisadores de Richard Gallo, professor da School of Medicine da University of California, em San Diego, identificou um mecanismo segundo o qual uma molécula encontrada em estafilococos – um tipo de bactéria presente naturalmente na pele - inibe a inflamação excessivamente agressiva da pele após um ferimento.
Os estafilococos – que são destruídos por desinfetantes e sabão - podem causar infecções se conseguirem entrar dentro do organismo das pessoas, mas na pele essas bactérias vivem sem causar problemas.
"Na verdade, esses germes são bons para nós", disse Gallo, que utilizou culturas de células de ratos e de seres humanos na pesquisa.
"A implicação do trabalho é que ele oferece uma base molecular para que entendamos a ‘hipótese da higiene’ e revela elementos da resposta cicatrizadora do ferimento que eram desconhecidos anteriormente."
"Isso pode nos ajudar a criar novas abordagens terapêuticas para doenças inflamatórias da pele", disse o especialista.
O estudo, publicado na edição online da publicação científica Nature Medicine.
Uma porta-voz para a entidade beneficente para estudos de doenças alérgicas Allergy UK disse que há cada vez mais evidências de que a exposição a germes seja uma coisa positiva, mas acrescentou que são necessários mais estudos.


Polícia prende casal suspeito pela morte de policiais em São Gonçalo



Segundo a polícia, eles foram presos em locais diferentes.
Policiais civis foram mortos a tiros no Morro do Salgueiro.

Agentes da 72ª DP (São Gonçalo) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) prenderam, na noite desta quarta-feira (20), um casal suspeito de envolvimento na morte de dois policiais civis em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Segundo a polícia, os dois eram procurados por duplo homicídio e foram presos em locais diferentes.
De acordo com agentes da 72ª DP, a mulher, identificada apenas como Jéssica, de 19 anos, foi localizada durante uma operação na Favela da Grota, perto de Jurujuba, em Niterói, também na Região Metropolitana. Em depoimento, ela teria revelado o local onde estaria o outro suspeito.
Em seguida, os agentes encontraram o suspeito, identificado como Leandro Araquém, de 29 anos, perto do Morro do Salgueiro, onde ocorreu o crime. De acordo com as investigações, ele seria o chefe do tráfico de drogas daquela comunidade. A polícia acredita que Leandro estava com a namorada quando atirou e matou os dois agentes.
A prisão aconteceu após a polícia divulgar a foto do casal. Ainda de acordo com a polícia, a mulher foi localizada com a ajuda de denúncias anônimas. O casal foi encaminhado para a 72ª DP, responsável pelo caso. Depois, segundo a policia, eles serão levados para a carceragem da Polinter.

O crime
Segundo o 7º BPM (São Gonçalo), os policiais Antônio Stockler e João Carlos Gomes Coelho, da 72ª DP, foram mortos quando checavam uma denúncia sobre esconderijo de armas no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo. O local é conhecido com um dos pontos mais perigosos da região.
Eles primeiro prenderam um homem e uma mulher, que seriam traficantes do morro. Com o casal, os agentes apreenderam uma metralhadora, munição e celulares. Em seguida, os policiais foram atrás de um outro endereço, onde haveria mais armas. Dos três agentes, um ficou tomando conta dos presos enquanto os outros seguiram para dentro da comunidade.

Cinco policiais mortos em menos de uma semana
Para o delegado Adilson Palácio, responsável pelas investigações, os dois agentes teriam sido mortos quando vasculhavam o local: “Quando foram verificar uma outra residência onde estaria, provavelmente, o chefe do bando. Parece que houve uma reação do marginal à chegada dos policiais e dois policiais foram alvejados”, disse o policial.
Em menos de uma semana, cinco policiais foram assassinados no Rio. Além dos dois policiais mortos nesta quarta, na sexta-feira (15), criminosos executaram dois PMs em Madureira. No domingo (17), um sargento foi morto na Cidade Nova.


G1

Cirurgia para depressão pode ser solução para casos que não respondem aos medicamentos


RIO - Uma cirurgia polêmica vem chamando a atenção de especialistas e poderá, no futuro, ser mais uma opção para pessoas que não conseguem se livrar das crises de depressão profunda. Ela consiste na eletroestimulação cirúrgica de uma parte do cérebro e esta sendo testada por pesquisadores do centro médico da Universidade Pittsburgh, nos Estados Unidos.
A experiência parece saída de um filme de terror, mas neurologistas garantem que a técnica é indolor. No procedimento, cirurgiões fazem dois pequenos furos no crânio do paciente, inserem pequenos eletrodos em uma região específica do cérebro e ajustam a voltagem de acordo com o caso. Os eletrodos funcionam com baterias minúsculas que são colocadas embaixo da pele na região peitoral e são controlados por controle remoto.
Segundo o neurologista Douglas Kondziolka e o psiquiatra Robert Howland, o objetivo do implante é regular a atividade dos neurônios no campo que controla a ansiedade e a tristeza, geralmente super ativos em pessoas deprimidas. Até o momento, o procedimento foi testado por 30 pacientes e o resultado da experiência deve ser divulgado em quatro meses.
Estima-se que existam 13 milhões de pessoas com depressão no Brasil e cerca de 450 milhões de pessoas pelo mundo sofrem diariamente com este tipo de transtorno mental. Cerca de um quinto dos portadores do distúrbio tem sintomas difíceis de serem controlados apenas com medicamentos ou psicoterapia. Mulheres costumam ser mais atingidas pela doença do que os homens, numa proporção de três para um. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que a depressão será a doença mais comum do mundo daqui a vinte anos.


O Globo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Homem de 42 anos morre depois de assistir a 'Avatar'

O ator Sam Worthington em cena do filme 'Avatar' (Foto: divulgação)


Exame mostrou que ele sofreu hemorragia cerebral.
Médico diz que derrame pode ter sido provocado por forte excitação.

Um homem natural de Taiwan, com histórico de pressão alta, morreu em decorrência de um derrame provavelmente provocado pela forte emoção de assistir ao blockbuster "Avatar" em 3D, disse um médico à agência de notícias AFP nesta terça-feira (19).
O homem de 42 anos, identificado somente pelo sobrenome Kuo, sentiu-se mal durante a exibição do filme no início deste mês, na cidade de Hsinchu.
Kuo, que sofria de hipertensão, estava inconsciente quando chegou ao Hospital Geral de Nan Men. O médico-chefe da emergência, Chih Peng Chin, afirmou à AFP que um exame mostrou que ele sofreu uma hemorragia cerebral.
"É provável que o excesso de excitação ao ver o filme tenha desencadeado os sintomas", disse Chin.
Kuo morreu 11 dias depois de chegar ao hospital.
De acordo com o jornal "China Times", esta foi a primeira morte ligada ao épico de ficção científica dirigido por James Cameron.
Blogs e sites sobre cinema têm relatado queixas de telespectadores sobre dores de cabeça, tonturas, náuseas e visão embaçada durante as sessões de "Avatar" e de outros filmes ricos em imagens 3D.


G1

Médicos tentarão separar gêmeas siamesas com um só coração

Emma e Taylor Bailey têm três anos de idade (Foto: reprodução BBC)
Depois de separadas, Emma e Taylor, de três anos de idade, receberão corações por transplante.

Médicos nos Estados Unidos tentarão separar as gêmeas siamesas Emma e Taylor Bailey, de três anos de idade, que estão ligadas pelo coração.
Emma e Taylor dividem um coração de sete câmaras - um coração normal possui quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos. Elas também dividem o fígado.
As meninas já passaram por duas cirurgias preliminares, e ainda deverão passar por outras antes de uma operação final. Nesta, elas serão separadas e receberão corações transplantados.
Caso a operação dê certo, Emma e Taylor entrarão para a história médica como as primeiras siamesas com um único coração a serem separadas com sucesso.

Expectativas
A família se disse confiante na equipe médica do Hospital Infantil de Seattle, que já separou gêmeos siameses com sucesso antes.
Mesmo assim, os pais disseram que decisão de levar adiante a separação foi extremamente difícil.
"(É) a decisão mais difícil que um pai tem que fazer", disseram eles no blog da família. "Se não houvesse a possibilidade de separação, não haveria escolhas a ser feitas."
Na última cirurgia pela qual passaram, no final de 2009, Emma e Taylor acabaram contraindo o vírus da gripe suína e precisaram ficar hospitalizadas por três semanas, mas já passam bem.
Quando as meninas nasceram, os pais não esperavam que elas nem mesmo saíssem do hospital.
As irmãs, que vivem na cidade de San Tan Valley, no Estado do Arizona, superaram as expectativas dos médicos ao chegar aos três anos, mas sofrem de insuficiência cardíaca.
Segundo a família, as gêmeas têm personalidades bem diferentes, apesar de estarem tão ligadas.
"Taylor tem um brilho no olho e está sempre fazendo palhaçadas. Emma é mais reservada e adora um carinho", disseram eles.
A história de Emma e Taylor está atraindo atenção do público nos Estados Unidos, com uma série de eventos sendo organizados pela família e amigos para arrecadar fundos para as cirurgias.

Verbratec© Desktop.