sábado, 3 de julho de 2010

Como feira de drogas, exploração de caça-níqueis acontece na Cidade de Deus mesmo com UPP


RIO - Além do feirão de drogas na Cidade de Deus, a segunda comunidade do Rio a ganhar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a exploração de caça-níqueis também acontece nas barbas da Polícia Militar. Se à tarde traficantes montam pontos de venda na localidade conhecida como Rocinha 2, a área mais miserável do lugar, ao cair da noite, são as máquinas que funcionam a pleno vapor em bares da praça principal da favela, frequentados por moradores vindos do trabalho.
Imagens dos caça-níqueis em bares da comunidade, obtidas pelo GLOBO, revelam que o jogo é livre, sem que os comerciantes fiquem preocupados em ter o equipamento apreendido pela polícia. Segundo um morador, as máquinas ficam escondidas durante o dia nos fundos dos estabelecimentos, por causa das visitas de autoridades à favela.

Coordenador de UPPs não descarta mudar comando
De acordo com fontes dos serviços de inteligência das polícias e da Secretaria de Segurança, antes da ocupação da Cidade de Deus pela PM, em novembro de 2008, praticamente não havia caça-níqueis na favela. Então chefe do tráfico na comunidade, Ederson José Gonçalves Leite, o Sam, mesmo preso em Bangu 3, não permitia a exploração do jogo ilegal na favela. Na época, quem estava tentando instalar as máquinas na Cidade de Deus eram ex-policiais do grupo dos "inhos", ligados ao ex-chefe de Polícia Civil Álvaro Lins. Atualmente, Sam cumpre pena num presídio federal em Mossoró (RN). Além disso, parentes e cúmplices do bandido foram presos numa ação coordenada pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança.

Ex-policial civil exploraria máquinas
Um dos principais interessados em explorar caça-níqueis na comunidade seria o ex-inspetor Jorge Luiz Fernandes, o Jorginho. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam a atuação dele no controle das máquinas em parte de Jacarepaguá. Segundo a PF, o ex-policial teria um patrimônio estimado em R$ 4 milhões, que não seria compatível com a sua renda, à época, de inspetor.
Nesta sexta-feira, O GLOBO mostrou como funciona a feira de drogas na Cidade de Deus, na Vila Nova Cruzada, na Rocinha 2. Num vídeo, adolescentes, inclusive uma jovem, e um homem que se passa por pedreiro vendem drogas orientados por um "gerente" do tráfico. Menores e até uma senhora cercam os traficantes para comprar maconha e cocaína.
Em nota divulgada nesta sexta, a Secretaria de Segurança informou que as imagens fazem parte de uma investigação em curso. O órgão diz que as cenas, "embora impactantes, ainda não comprovam negligência policial" - mas o caso será averiguado. Após a publicação da reportagem, a supervisão das UPPs intensificou o patrulhamento, mantendo um carro da PM justamente no local da feira.

Vera Araújo


Macacos invadem campus e roubam lanchonete em Goiás



Cerca de 50 animais invadem universidade todos os dias para se alimentar

Mais de 50 macacos-prego, que vivem nas matas próximas ao campus da Universidade Federal de Goiás, estão causando transtornos aos estudantes e funcionários do local.
Os animais estão roubando alimentos da lanchonete e das pessoas que circulam pela área. Segundo professores, o problema teve início quando as pessoas passaram a oferecer comida para os bichos, o que não é indicado.
Há dois anos, a universidade criou um projeto para mudar esse hábito. Folhetos e placas orientam os frequentadores do campus a não alimentar os macacos. De acordo com a bióloga Marilda Shuxartz, a alimentação ideal para esses animais são folhas, lascas de árvores, frutas e formigas.



R7

O cidadão do mundo


Como obter cidadania de vários países e ter acesso aos melhores empregos

O valor da anuidade na universidade americana de Yale, uma das mais concorridas do mundo, depende da nacionalidade do aluno. O cidadão americano paga, em média, 50% menos que os estrangeiros. Vantagem parecida leva um europeu em uma disputa de emprego na Inglaterra. Para se candidatar a uma vaga divulgada na última semana na empresa de energia inglesa BG Group, exigia-se – além de fluência em inglês, experiência internacional e boa formação acadêmica – cidadania europeia. Logo, a forma de concorrer em condições de igualdade é ter a segunda ou terceira cidadania. Saiba como obtê-la, assim como as vantagens e os riscos de ter vários passaportes.
A cidadania abre portas – e muitas – para os estrangeiros. Ao se tornar cidadão de algum membro da União Europeia, você poderá estudar, trabalhar e morar em qualquer um dos 27 países que dela fazem parte. Sem trâmites burocráticos. “As fronteiras ficam menores. As possibilidades se multiplicam”, diz a advogada Andrea Girello, especialista em obtenção de cidadanias europeias.
Para quem não tem a cidadania herdada de antepassados e tem um país como meta, a dica é começar pelo domínio do idioma. O publicitário Fernando Hudson sempre foi fascinado pela Alemanha. Visitou o país quatro vezes na adolescência e estudou a língua, que passou a dominar. Foi ela que facilitou seu acesso. Fernando navegava por sites de emprego da Alemanha e se cadastrou em vários deles. Menos de um ano depois de se formar em publicidade, estava trabalhando no país com um visto provisório, que foi renovado até ele obter a cidadania. Hoje, mora em Berlim e compõe jingles em alemão.
Outra forma de encurtar o caminho da cidadania é oferecer ao país o que ele mais precisa. Joanna Magalhães é graduada em informática. Ela sonhava em se mudar para a Nova Zelândia, país que facilita a entrada de profissionais nessa área. Saiu do Brasil com emprego garantido e visto de residência permanente. “É preciso estar atento à demanda por profissionais”, diz Joanna. “Muda o tempo todo. Em algum momento podem estar procurando alguém de sua área.” Mas Joanna avisa que o processo exige perseverança: “Eles quiseram ter certeza de que eu não estava interessada apenas no seguro-desemprego vitalício e nos excelentes serviços de saúde e educação do país”.
Pedidos de segunda cidadania aumentaram 30% nos últimos cinco anos, de acordo com um estudo feito por organizações que monitoram a imigração, entre elas o Escritório de Cidadania e Naturalização dos Estados Unidos. Mas muitos dos brasileiros que procuram outros passaportes não querem sair do país. A demanda por outras cidadanias não tem relação direta com imigração. O chef Carlos Bertolazzi, por exemplo, pretende expandir seus negócios em São Paulo. Mas, para isso, ele diz que ajuda ter trânsito livre lá fora. O passaporte italiano de Bertolazzi foi decisivo para que conquistasse uma vaga em um trabalho na Espanha, ao lado do lendário chef espanhol Ferran Adrià. A cidadania europeia também deu acesso a cursos abertos apenas para cidadãos europeus.

Bertolazzi é descendente de italianos. O empresário e pastor Marcello Malizia também. Ele migrou para Londres com a família sem dificuldades. Como cidadão europeu, pode morar onde tiver as melhores condições de emprego. Ganha a vida com transporte de vans na Inglaterra, mas pode ir atrás de oportunidades melhores. “Estou sempre atento ao que acontece nos outros países da Europa”, afirma. “As fronteiras deixaram de ser obstáculos.”
A cidadania mais difícil de ser adquirida é a americana. Para conseguir o green card, o bancário paulista Alexandre Figueiredo fez graduação e trabalhou mais de dez anos nos EUA. Descendente de portugueses, hoje tem tripla cidadania. E transmitiu as três a suas duas filhas. “São americanas, brasileiras e portuguesas”, diz. “Poderão estudar e trabalhar onde quiserem.”
Autoridades americanas e europeias estão cada vez mais atentas a golpes imigratórios. No último ano, nos EUA, a polícia identificou mais de 200 estrangeiros com casamentos arranjados. Eles não só perderam o green card, como a chance de voltar ao país. Se a sorte não ajudou com um ascendente americano ou europeu, a melhor alternativa é tentar um intercâmbio de estudos e trabalho.

O caminho do segundo passaporte
As principais regras para conquistar a cidadania em outros países e o que mais atrai os brasileiros
Informações sobre vistos e cidadania australiana
http://www.vivanaaustralia.com/

Informações sobre vistos e cidadania italiana
http://www.dupla.cidadania.nom.br/

Padre preso após 20 anos de abusos declara: ‘sou um pedófilo asqueroso’


Um padre católico foi condenado a quase 20 anos de prisão na Austrália por ataques sexuais a 25 crianças durante quase duas décadas.

John Sidney Denham, de 67 anos, se declarou culpado de uma série de acusações relativas ao assédio a meninos de escolas de Nova Gales do Sul entre os anos de 1968 e 1986.
A juíza afirmou que suas ações “contribuíram para uma cultura de medo e depravação”.
Denham pediu desculpas às vítimas e suas famílias, afirmando que não passava de “um mero pedófilo asqueroso”.
Ele foi condenado a 19 anos e 10 meses de prisão por crimes que incluem atos sexuais e ataques indecentes contra meninos com idade entre cinco e 16 anos. A recomendação é para que ele cumpra pelo menos 13 anos e 10 meses de prisão.

Desculpas
A juíza Helen Syme passou quase três horas descrevendo as acusações contra o padre, segundo informações do jornal The Australian.
“Os ataques envolveram várias crianças, com frequência exigiam planejamento significativo, com frequência eram sádicos e sobretudo persistentes, consistindo em condutas criminosas objetivamente sérias”, disse ela.
“As ações do criminoso contribuíram para uma cultura de medo e depravação, especialmente na escola, que permitiu que esses crimes perturbadores ocorressem e permanecessem impunes por anos.”
Em comunicado, Denham disse ao tribunal na quinta-feira: “Tudo o que posso dizer é: sinto muito. Me vejo como um simples pedófilo asqueroso que me aproveitei da situação e usei meu poder para abusar de jovens”.
As vítimas e suas famílias elogiaram a sentença, mas disseram que a Igreja Católica deveria ser responsabilizada pelo que ocorreu.
O grupo australiano Broken Rites (Ritos quebrados, em tradução livre) afirmou ter recebido milhares de ligações delatando abusos desde que abriu uma linha telefônica para denúncias em 1993 e ajudou na condenação de mais de 100 membros do clero.
Durante uma visita à Austrália em julho de 2008, o papa Bento 16 se encontrou com algumas das vítimas de abuso no país e pediu desculpas.



sexta-feira, 2 de julho de 2010

Goleiro Bruno do Flamengo: Delegado diz que se Eliza estivesse viva não deixaria o filho


RIO - Um dia após ter dito que acreditava em um desfecho sem morte para o desaparecimento da estudante Eliza Samudio , o chefe de investigações delegado Edson Moreira voltou atrás e disse, ao programa "Mais Você", da TV Globo, que o mais provável é que a jovem realmente esteja morta . Na madrugada desta sexta-feira, vândalos picharam um muro do clube Flamengo , na Gávea, chamando o goleiro de assassino.
- A probabilidade de homicídio cresce a cada dia, por causa da repercussão nacional. Se ela estivesse viva, ela já teria dado notícia. Uma coisa fundamental que devemos analisar é que Eliza jamais abandonaria o filho espontaneamente, pois ela tentava provar a paternidade dele na Justiça e tinha possibilidade de receber um alto valor do jogador. Senão ela abortaria - disse.
O delegado revelou que já foram ouvidas de 20 a 25 pessoas e que Bruno e Macarrão serão ouvidos no momento certo, o que deve acontecer em breve.
- A gente tem que ouvir o Bruno, e o assessor dele, Macarrão, no momento certo. Trazer essas pessoas e trazer para ouvir somente a versão dos fatos não nos interessa. Não nos interessa ouvi-los por ouvir. O que interessa é um interrogatório técnico-científico com subsídios materias e provas subjetivas, que já estamos colhendo. Já está quase chegando esse momento - anunciou.
Um dos pontos considerados importantes por ele é o esclarecimento do processo de reconhecimento de paternidade, que corre no Rio de Janeiro. A ida da jovem para Minas teria relação com isso:
- Houve um convite por parte do Bruno. Segundo testemunhas, Bruno teria convidado Eliza para passar alguns dias em Minas, pois ele teria folga do Flamengo durante os jogos da Copa do Mundo. Mas antes, ela estava em São Paulo e foi convidada para ficar no Rio de Janeiro. Parece que ficaram uns 30 dias num hotel no Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com Edson Moreira, informações obtidas em depoimentos pela polícia dão conta que Eliza veio para Minas por volta do dia 5 e esteve no sítio por volta do dia 10. Segundo ele, uma pergunta que precisa ser respondida na investigação é por que a criança apareceu só, se estava com a mãe anteriormente.
O goleiro treinou normalmente na manhã desta sexta-feira no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio.

Exame de urina aponta presença de substâncias abortivas
Nesta quinta-feira, pouco mais de oito meses após a coleta da urina de Eliza, foi divulgado o resultado do exame, que indicou a presença de um grupamento de substâncias consideradas abortivas . A informação foi dada do Departamento Geral de Polícia Técnico Cientifica do Rio. Segundo os peritos, porém, a mistura também pode ser encontrada no consumo simultâneo de bebidas alcoólicas com fumo. Por isso, os peritos decidiram mandar o material para o laboratório da UFRJ, com o qual a Polícia Civil mantém convênio, a fim de confirmar a análise, excluindo qualquer possibilidade de o grupamento pertencer a outros compostos. Segundo o DGPTC, o resultado final ficará pronto na próxima segunda-feira, dia 5 de julho.
Em outubro do ano passado, Eliza acusou o ex-amante de tê-la agredido e lhe dado um remédio para o abortar o bebê que esperava. A queixa foi feita à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá. Com base nas acusações e no exame de corpo de delito feito por Eliza - que constatou lesão corporal e ameaça - Bruno chegou a ser indiciado pela Polícia Civil por tentativa de aborto, ameaça, lesão corporal e sequestro com cárcere privado.

Camila Freitas - Casos de Polícia, Ana Cláudia Costa - O Globo e Globo Minas


O Globo

O Brasil perdeu. E agora?


Não é fácil nem para adultos aceitarem uma derrota, imagine para as crianças. Mas é nesse momento que você pode ensinar o seu filho a lidar com sentimentos como tristeza e frustração

Seu filho estava todo empolgado com o dia do jogo do Brasil. Mal acordou e já vestiu a camisa, bandeira na mão e uma cornetinha para comemorar o gol. Assim que os jogadores entraram em campo, ele correu para frente da televisão e não quis perder nenhum lance. A expectativa foi grande, mas as coisas não foram bem dentro de campo, e o time adversário venceu o jogo. Nesse momento, a tristeza e a frustração são inevitáveis. Mas, ao contrário do que parece, esses sentimentos são positivos, sim, e auxiliam no desenvolvimento psicológico das crianças.
“Existe uma tendência de poupar as crianças em situações frustrantes, e isso só atrapalha o desenvolvimento”, diz Rita Calegari, psicóloga do hospital São Camilo. Portanto, aproveite o momento da derrota do time e converse bastante com ele e acalme-o se ele chorar. Explique que esse sentimento de tristeza é natural e passageiro, e faz parte. Vale até falar sobre como os próprios jogadores em campo encaram a situação. “Um atleta não deixa de jogar após tomar o gol, ele tem de continuar em campo enfrentando o adversário. E na vida é a mesma coisa”, diz Rita.
Mas atenção. Não vá transformar esse momento de diversão ao assistir um jogo em família em uma aula de bons valores. "Não precisa ficar tentando explicar tudo à criança antes para amenizar o impacto da derrota. Deixe que seu filho tome a iniciativa e faça perguntas se ele quiser", afirma a psicóloga.

Nádia Mariano


Crescer

Dinheiro em troca de aborto


Goleiro do Flamengo evitou o teste de DNA, mas desde o início do caso com Eliza Samudio negociou como se assumisse ser pai da criança

Depois de acusar o goleiro Bruno de ameaçá-la, Eliza Samudio registrou, em depoimento à polícia, praticamente todo o histórico de encontros com o jogador ao longo de 2009. O relato da jovem, que está desaparecida há três semanas, detalha desde o momento em que os dois se conheceram, num churrasco em 21 de maio, até o momento em que ela deixa o Rio para morar em São Paulo, na casa de uma amiga. Neste período, os dois fizeram sexo apenas três vezes, segundo Eliza contou a polícia. A gravidez ocorreu no primeiro encontro - depois do churrasco - e foi comunicada ao atleta por telefone, no início de julho.
Em seu depoimento à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, em 13 de outubro do ano passado, Eliza afirma que, ao saber da gravidez, Bruno pediu que ela viesse de São Paulo para o Rio, para uma conversa. Ela conta que, assim que encontrou o jogador, ele fez uma proposta: um “acordo financeiro” para que Eliza fizesse um aborto. A jovem disse que não aceitou. Bruno estava “carinhoso” e, no mesmo dia, segundo ela, os dois fizeram sexo. Ele, no entanto, insistia que não queria a criança.
A temporada no Rio foi dividida em três hotéis - os 15 primeiros no Hotel Royalty, os 10 seguintes no flat Barrabela e, o restante, até 9 de setembro, no Hotel Transamérica.. Bruno teria, então, encontrado com a jovem mais uma vez, mas para ameaçá-la. Eliza afirmou que Bruno foi agressivo e afirmou que “seria capaz de tudo para ela não ter a criança”, e que ele faria qualquer coisa porque “veio da favela”.
No Transamérica, teria ocorrido a primeira agressão, com puxões de cabelo e ameaças para que ela concordasse em fazer um aborto. Como não conseguia convencer Eliza, Bruno mandou um amigo encerrar a conta do hotel e dar a ela 290 reais para que ela fosse para a casa de uma amiga.
A partir de então, Eliza morou de favor. Os dois só voltaram a se encontrar no dia 13 de outubro, de madrugada, quando ele teria insistido para conversarem. Dentro do carro, juntaram-se a eles, segundo Eliza, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão; Marco Antônio Figueiredo, o Russo; e um terceiro homem. Eliza afirmou que Bruno teria apontado para a cabeça dela uma pistola que seria de Russo - um ex-policial militar de Minas Gerais. Bruno teria exigido que ela tomasse o medicamento Citotec, um medicamento com efeito abortivo usado clandestinamente.
A jovem chegou a ingerir vários comprimidos trazidos por um dos amigos de Bruno e adormeceu na casa do jogador. Para descobrir ela tomou abortivos, a delegada Maria Aparecida Mallet, que registrou o caso na época, pediu uma análise da urina de Eliza. O resultado, porém, só foi apresentado pelo Depatramento Geral de Polícia Técnico Científica da Polícia Civil do Rio (DGPTC) nesta quinta-feira, 1º de julho - oito meses depois da denúncia. O teste encontrou um “grupamento de substâncias consideradas abortivas”, mas, diante da complexidade do caso, foi pedida uma confirmação em novo teste.
O material será enviado para o laboratório da UFRJ, que tem convênio com a polícia, para que seja feita a confirmação. A necessidade de confirmação se deve ao fato de a análise laboratorial poder apresentar resultado positivo também em pessoas que tenham consumido bebidas alcoólicas e cigarros simultaneamente. A previsão é de que o resultado esteja disponível no dia 5.
O laudo sobre a ingestão de medicamentos abortivos é aguardado pela Polícia Civil para concluir o relatório do inquérito que apura supostas ameaças feitas por Bruno contra Eliza. O jogador responde por cárcere privado, seqüestro, ameaça e tentativa de aborto. Por decisão da Justiça, Bruno passou, a partir da denúncia de ameaça, a ser obrigado a manter-se a pelo menos 300 metros de Eliza, que foi morar em São Paulo com uma amiga.

João Marcello Erthal


Veja.com

Bebê passa por cirurgia ainda ligado ao cordão umbilical da mãe



Médicos fizeram orifício na traqueia para permitir que menina respirasse

Médicos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, salvaram a vida de um bebê ao fazer uma traqueostomia, um procedimento cirúrgico no pescoço que estabelece um orifício artificial na traqueia para permitir a respiração, enquanto a menina ainda estava ligada à mãe pelo cordão umbilical. A operação ocorreu no último sábado (29), mas só foi divulgada nesta quinta-feira (1º).
O bebê, de 2,2 kg, têm um problema na traqueia que impediria a chegada de oxigênio aos pulmões caso o cordão fosse cortado. No total, 25 profissionais trabalharam na cirurgia, na qual foi usada uma técnica chamada Oops (operação sob suporte placentário), em que o feto é mantido parcialmente fora do útero da mãe, com o desafio de manter todas as funções da placenta funcionando normalmente, o que garantiria a respiração. Sem a troca gasosa entre a mãe e o bebê, a criança corria o risco de morrer ou de ter sequelas graves.
A garota, chamada de Helena, ainda respira por aparelhos e terá que passar por outra cirurgia para corrigir em definitivo o problema na traqueia, provavelmente durante o primeiro ano de vida.


R7

MP investiga empresas por fraude em merenda escolar em MG e SP


Empresas financiariam campanhas. Elas pagariam propina de 5% a 15% para integrantes do governo

Promotores de São Paulo e de Minas Gerais apreenderam na quinta-feira (1º) documentos em empresas suspeitas de pagar propina para fornecer merenda escolar em 30 prefeituras. Segundo o Ministério Público, o esquema se intensificou nos últimos anos.
As empresas investigadas são: Gourmaitre, Ceazza e Verdurama, do Grupo SP Alimentação; Geraldo J. Coan; Nutriplus; Eb Sistal; Convida Denadai; e Terra Azul
A investigação começou em 2008. De acordo com os promotores, as empresas financiam campanhas de candidatos a prefeito que, quando eleitos, retribuem contratando essas empresas para fornecer merenda.
Ainda segundo o Ministério Público, elas pagam propina de 5% a 15% para integrantes do governo. Para justificar a saída do dinheiro, compram notas frias.
"Em grande parte desses alvos nós notamos que os fornecimentos eram fraudulentos, ou seja, não houve fornecimento, houve emissão de nota fiscal", disse Antonio Moura, diretor da Secretaria da Fazenda de São Paulo.
Pelas contas da promotoria, desde 2007 o total da propina paga a 30 prefeituras paulistas e mineiras pode chegar a R$ 300 milhões. "O empresário se locomovia até onde há o fornecimento da merenda e entregava o dinheiro em mãos para um representante da municipalidade. O pagamento era em espécie e em reais", disse o promotor Arthur Lemos Júnior.
Na cidade de São Paulo, o esquema de pagamento de propina existe desde 2001 e se intensificou de 2007 pra cá, segundo os promotores. De acordo com as investigações, as empresas pagavam R$ 6 milhões por ano a integrantes da administração municipal.
Entres os investigados por improbidade administrativa estão o prefeito Gilberto Kassab e o secretário de educação, Alexandre Schneider. Eles são apurados "por manterem essas empresas contratadas, apesar do aviso, apesar da recomendação, apesar dos documentos enviados pelo Ministério Público no sentido de que essas empresas pagaram propina no município de São Paulo anteriormente", completou o promotor Silvio Marques.
O prefeito, porém, afirmou que sua gestão colabora com a promotoria. "Todas as ações do MP em relação a nossa administração tem tido total cooperação da gestão e continuará sendo assim para que não paire nenhuma dúvida em relação à correção de nossos atos, a sua seriedade, o bom uso do recurso público", afirmou Gilberto Kassab.
Também são investigados o ex-secretário de gestão e atual secretário de saúde, Januário Montone, o ex-secretário de abastecimento Valdemir Garreta, e a ex-prefeita Marta Suplicy.
Em nota, a ex-prefeita disse que pautou o governo pela ética e transparência e que teve todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Município e pela Câmara Municipal.
O ex-secretário Valdemir Garreta disse que, quando ocupou a pasta, nunca tomou conhecimento de qualquer denúncia de superfaturamento de merenda escolar ou de qualquer outra denúncia ligada à secretaria.
O secretário de educação, Alexandre Schneider, está de férias, fora do país e não se pronunciou sobre a denúncia. A assessoria do secretário Januário Montone foi contatada, mas não respondeu aos telefonemas da reportagem.
Das empresas investigadas, a Nutriplus informou que nunca participou de qualquer grupo voltado a combinar preço em licitações e que o respeito à lei é primordial para qualquer instituição.
A reportagem tentou falar com os diretores da Coan Distribuidora de Alimentos, que teve documentos apreendidos no município de Tietê, mas ninguém quis falar sobre o caso. As outras empresas citadas na investigação não foram encontradas.


Globo Minas

Aluno de 13 anos agride professora em Venâncio Aires


Mulher de 52 anos foi ferida com um soco no peito dentro da sala de aula

Mais um caso de violência contra professores. Dessa vez, na Escola Estadual Sebastião Jubal Junqueira, no interior de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, uma professora, de 52 anos, foi agredida com um soco no peito por um aluno de 13 anos. O motivo da violência, dentro da sala de aula, seria a entrega de uma prova de ciências (Leia ao lado outras reportagens de Zero Hora sobre professores agredidos).
Quando se formou, aos 18 anos, a professora, que prefere não ser identificada, sonhava em lecionar durante toda a vida. Nem mesmo a aposentadoria, há 10 anos, a fez deixar as salas de aula.
— Eu sempre adorei crianças, por isso escolhi o magistério. Tenho amor a minha profissão. Se não tivesse não estava nela até hoje — reflete.
Segundo a professora, enquanto entregava as avaliações para os alunos da 6ª série, na manhã de quarta-feira, um dos estudantes levantou da cadeira e disse que queria a prova antes dos outros.
— Senta no teu lugar e espera tua vez — teria sido a resposta da professora.
Sem obedecer, o aluno teria tentado pegar a prova das mãos da professora, sem conseguir, teria ainda lhe acertado um soco no peito. Embora não tenha deixado marcas, a agressão teria causado dores fortes.
— Nunca me aconteceu nada parecido. Foi uma sensação horrível, de impotência — diz.
A professora procurou a delegacia do município, onde registrou ocorrência sobre a agressão. Segundo a responsável pela orientação educacional e prevenção à violência, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação em Santa Cruz do Sul, Mara Denise Maieron, a escola acionou o Conselho Tutelar e a família do adolescente.
— Nós sabemos que não adianta apenas punir, são necessárias ações que promovam uma mudança de comportamento no aluno — afirma.
Embora não exista uma pesquisa do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cepers/Sindicato) sobre o número de agressões dentro das escolas, a presidente do órgão, Rejane Silva de Oliveira, afirma que eles têm aumentado junto com a violência da sociedade.
— Não temos a segurança necessária, além de ter de conviver com o aumento da drogadição próximo das escolas — avalia Rejane.
Na próxima terça-feira será realizada uma audiência entre o Ministério Público, a direção da escola e a família do estudante, para esclarecer as circunstâncias do caso.

"Eu fiquei chocada"
Em casa na tarde desta quinta-feira , no interior do município, por telefone a professora falou à Zero Hora sobre o episódio da agressão:

Zero Hora - Como a senhora se sentiu com a agressão?

Professora - Eu fiquei chocada, assim como os outros alunos que estavam na sala de aula. Nunca me aconteceu nada parecido em mais de trinta anos como professora. Sinto que os professores não são mais valorizados.

Zero Hora - Já tinha tido problemas com o aluno antes?

Professora - Sou professora dele há dois anos. Ele sempre foi um menino agitado, já teve vários casos de indisciplina na escola, mas nunca agrediu assim. Eu vejo que as escolas não conseguem trabalhar sozinhas, se não tiverem o apoio da família.

Zero Hora - A senhora teve apoio dos colegas ao decidir registrar a ocorrência?

Professora - Sim, logo que aconteceu eu chamei a direção, que me apoiou. Tinha que fazer a minha parte, não podia ser agredida e não fazer nada.

Zero Hora - Que motivos a senhora acredita que levam um aluno a agir assim?

Professora - Acredito que deve ser falta de orientação por parte da família. As pessoas pensam que a escola tem o dever de educar, mas a escola não pode resolver tudo sozinha. Os alunos precisam ter uma base de educação em casa.

Zero Hora - O que espera que aconteça com o aluno?

Professora - Espero que a família dele o oriente e o acompanhe para que isso nunca mais volte a se repetir. É muito doído para a gente, que dedica uma vida inteira ao magistério, ser desrespeitada assim.


ZERO HORA

Feira de drogas resiste à UPP da Cidade de Deus


RIO - Principal programa de segurança pública do estado para resgatar a paz nas favelas do Rio, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) conseguiram acabar com a exposição de armas nos morros, mas não com o comércio de drogas. O flagrante de uma feira para a venda de maconha e cocaína, em plena luz do dia, na Cidade de Deus, segunda comunidade a ganhar uma UPP no estado, confirma isso.
O GLOBO teve acesso, com exclusividade, a imagens feitas em maio deste ano, que mostram a livre comercialização de entorpecentes na localidade de Vila Nova Cruzada, conhecida como Rocinha 2, na Cidade de Deus. O local sempre foi considerado pela Polícia Militar como a região de maior resistência ao policiamento comunitário, junto com a localidade vizinha do Karatê. Foi justamente lá que o Batalhão de Operações Especiais (Bope), montou sua base em novembro de 2008.

Comércio ilegal enquanto durarem os estoques
De acordo com o vídeo, é possível ver adolescentes e um homem, que se passa por pedreiro, vendendo cocaína e maconha. O "feirão" da droga, como é conhecido o ponto de venda de entorpecentes da Rocinha 2, começa por volta das 15h e só acaba quando termina o estoque. As cenas mostram ainda um consumo interno forte, onde adolescentes e até senhoras compram as drogas, enquanto crianças e idosos passam pelo local, fingindo normalidade. A cerca de cem metros do lugar, fica um carro da PM.
As imagens já estão sendo analisadas pelo subsecretário de Segurança, Rivaldo Barbosa, que verificará se há omissão por parte dos policiais da UPP da Cidade de Deus, em funcionamento desde fevereiro do ano passado. À frente da pacificadora está o capitão José Luís de Medeiros, o quarto comandante da UPP local.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, alegou não ter visto ainda as imagens, mas disse que determinou uma investigação séria, para saber se não há uma conspiração contra a pacificadora da Cidade de Deus. Ele lembra que um dos principais interessados em acabar com o policiamento por lá é traficante Ederson José Gonçalves Leite, o Sam. Apesar de preso, ele ainda controlava a venda de drogas utilizando a família, como a sua própria mãe, presa em dezembro do ano passado.
- Já recebemos algumas denúncias deste tipo. Não podemos nos esquecer que fizemos mais de 200 prisões na Cidade de Deus, desde que instalamos lá uma UPP. A missão básica sempre foi desarmar os traficantes e levar paz aos moradores. O vídeo parece que não mostra gente armada.
O secretário ressaltou a dificuldade de controlar a Cidade de Deus, a maior área ocupada pela polícia com uma única UPP.
- São mais de 100 mil moradores circulando por lá. A Cidade de Deus é maior do que muitos municípios do interior. É difícil controlar cada ponto, pois a comunidade é muito complicada, com muitas saídas e entradas. Além disso, são mais de 40 anos sob o domínio do tráfico. Não temos pretensão de acabar com o tráfico de uma hora para outra - disse o secretário.
Ao ser perguntado se ele tem conhecimento sobre a conivência de policiais da UPP da Cidade de Deus para o funcionamento da feira, Beltrame disse que a inteligência já havia recebido informações que estão sendo analisadas:
- Acho difícil um policial de uma unidade de pacificadora fazer vista grossa para algum crime. Uma filmagem numa esquina onde há a venda de 10 ou 15 papelotes, considerando que são viciados, doentes, é factível. É um caso de saúde pública. São pessoas que precisam de tratamento - avaliou Beltrame.
De qualquer forma, o secretário disse ser inadmissível o policial presenciar a venda e não agir.
- Não descarto que haja a venda, num lugar ermo, numa área imensa que é a Cidade de Deus, mas não vamos tolerar que o tráfico não seja combatido pela polícia. É difícil extirpar este tipo de conduta, mas estamos nos empenhando. O resultado positivo é infinitamente mais importante que a venda meia dúzia de papelotes - concluiu o secretário



Psicóloga ajuda jovens grávidas em situação de risco ou abandonadas no interior de SP





Raquel Barros é fundadora da comunidade Lua Nova, uma instituição que ajuda jovens mães em risco a construirem uma nova história de vida. Elas chegam ao local encaminhadas pelos conselhos tutelares. Hoje, 158 meninas estão na Lua Nova.
A comunidade dá às jovens a possibilidade de participar de projetos, fonte de renda para a comunidade e as aprendizes. Não há limite de tempo para ficar na Lua Nova. Basta seguir as regras: cuidar bem dos filhos, não usar drogas e trabalhar.

Saiba como entrar na Comunidade Lua Nova
Nesta quinta-feira (1º), Você conheceu o trabalho da Comunidade Lua Nova, oferece casa, atendimento sócio-pedagógico, psicoterápico e cursos profissionalizantes para mães, na sua maioria adolescentes, e filhos em situação de risco social.

Veja aqui como entrar em contato com esse projeto.

Site: http://www.luanova.org.br/

Telefone: (15) 3234-5976 / (15) 7811-5359 / (15) 7811-5361

Juliana Brigs


Brasileiros

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Moradores do 'drive-thru' de drogas em SP evitam falar sobre o assunto


Em esquina da Bela Vista carros encostavam e pegavam a droga.
Polícia prendeu sete na noite de quarta-feira (30).


Na manhã desta quinta-feira (1), a esquina conhecida pela polícia como um "drive-thru" de drogas amanheceu sem qualquer vestígio da atividade que marca o local durante as noites. Na noite de quarta (30), a polícia prendeu sete pessoas por vender entorpecentes no local. Moradores e comerciantes das ruas São Vicente e Santo Antônio evitam falar sobre o assunto, mas reconhecem que a procura por drogas é intensa na região.
Na esquina do "drive-thru", os carros encostavam, entregavam o dinheiro, recebiam a encomenda e iam embora. Durante 20 dias, a polícia investigou o comércio de drogas e, na quarta, surpreendeu traficantes e clientes.
Um comerciante que pede para não se identificar, há 32 anos no local, diz que durante o dia a região é tranqüila. À noite, porém, “não é diferente de outros lugares que têm o mesmo problema”, diz ele. “Mas isso está em todos os bairros, não é só aqui.”
Para o dono de uma banca de jornais, a situação melhorou nos últimos anos. “Há cinco anos atrás era comum ver essa rua cheia de pivetes roubando toca-fitas, hoje não tem mais isso”, afirma.
Próximo ao local existe um ponto de táxi. Ali, os taxistas dizem se sentir seguros durante o dia. À noite, melhor não ficar por ali.
Uma aposentada que passa pelo local no momento em que a reportagem do G1 percorre a rua diz ter ouvido o tiro disparado pelos policiais na noite de quarta (30). “Mas é tanta bagunça que a gente nem fica sabendo o que acontece”, reclama. Ela no entanto, se queixa que o caso não pode manchar o nome da Bela Vista. “Ainda é um bom lugar para morar.”


Governo vai aumentar lista de plantas medicinais oferecidas pelo SUS


Pesquisadores ainda criticam os métodos de escolha das ervas

O governo federal promete revisar e ampliar a lista de fitoterápicos recomendados para o SUS (Sistema Único de Saúde), em meio a críticas de que parte do rol de oito plantas já incluídas não traz benefícios e não valoriza a flora nacional. Além disso, pesquisadores apontam a falta de fitoterápicos de ação comprovada contra depressão e ansiedade, que não trazem o risco de dependência - como ocorre com as drogas tradicionais.
Segundo o diretor de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior, uma comissão vai preparar uma relação nacional de medicamentos fitoterápicos essenciais, que ampliará o total ofertado no sistema público. A lista havia sido alterada pela pasta de dois para oito produtos no fim do ano passado.
Para o farmacêutico Luis Marques, vice-presidente da Febraplame (Federação Brasileira das Associações para o Estudo das Plantas Medicinais), no entanto, a seleção das plantas foi feita de maneira "irresponsável". Ele questiona, por exemplo, a inclusão da cáscara sagrada, planta importada dos EUA, indicada para constipação leve. A planta é um laxante, irritante intestinal, que pode causar dependência e mascarar outros problemas no órgão.
– Do ponto de vista terapêutico, é contraindicado.
Roberto Boorhem, presidente da Abfito (Associação Brasileira de Fitoterápicos), diz que a constipação tem de ser corrigida com alimentação rica em fibras. Para ele, o fato de o governo ter incluído fitoterápicos no SUS representa um avanço, mas os critérios usados na escolha dos produtos são questionáveis.
A Abfito destaca que não foram contemplados no SUS fitoterápicos de ação antidepressiva comprovada e que não causam dependência, como o ipérico (ou erva-de-são-joão), usado em remédios existentes no mercado, além de outras espécies como a macela, a passiflora e a melissa, base de produtos contra ansiedade e insônia também disponíveis nas farmácias.
Segundo Marques, há problemas também na escolha das 71 espécies da Renisus (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS), que serve como referência para investimentos na pesquisa de plantas que poderão, eventualmente, ser incorporadas à rede pública (como já foi feito com as oito atuais).
– Ninguém sabe como essa lista foi feita, qual foi o critério utilizado, se foi científico, se foi político.
Nascimento Júnior, do ministério, rebate as críticas. Diz que houve ampla discussão com a sociedade, incluindo universidades e secretarias de Saúde.

Agência Estado


Presidente afasta Nigéria de torneios internacionais por dois anos


O governo da Nigéria anunciou nesta quarta-feira que vai retirar a seleção de futebol do país de competições internacionais por dois anos, após o fraco desempenho da equipe na Copa do Mundo da África do Sul.

Relatos que chegam do país indicam que a Federação Nigeriana de Futebol será dissolvida para a formação de uma nova entidade, que terá a missão de reorganizar o esporte na Nigéria.
"O presidente Goodluck Jonathan determinou que a Nigéria se retire de competições internacionais por dois anos, permitindo assim que o país coloque sua casa em ordem", disse o conselheiro especial da presidência Ima Niboro.
O governo pretende reavaliar também a atuação do comitê nigeriano responsável pela campanha do país no Mundial. A Nigéria foi eliminada na primeira fase, sem vencer nenhuma partida.
A Fifa disse não ter recebido nenhuma comunicação oficial sobre o assunto, mas ressaltou que os estatutos da entidade "não permitem interferência política".
Correspondentes dizem que a Nigéria corre o risco de ter seus clubes e árbitros suspensos de competições internacionais. O país deveria iniciar em setembro, contra Madagascar, sua participação nas eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2012.

França
Em Paris, parlamentares franceses também se reuniram nesta quarta-feira para discutir o fraco desempenho da França na Copa da África do Sul. Integrantes da comissão técnica, incluindo o treinador Raymond Domenech, foram ouvidos a portas fechadas.
Políticos presentes no encontro afirmaram que o técnico responsabilizou a imprensa pela campanha - a França marcou apenas um gol em três jogos e foi eliminada na primeira fase.
A equipe foi criticada após ter boicotado uma sessão de treinamento em protesto pelo desligamento do atacante Anelka, que teria ofendido Domenech.
O presidente da Fifa, Sepp Blatter, disse que a França corre o risco de suspensão caso o governo do país decida intervir no futebol.
Mas o parlamentar francês Jacques Remiller disse que "isso não diz respeito apenas ao futebol". "Nossa honra está em jogo", afirmou Remiller.


Mãe crê que menina desaparecida há três meses está no Brasil


Polícia investiga sumiço de criança de 5 anos e do pai libanês, em março.
Ela diz que recebeu e-mails avisando que nunca mais veria a filha.


Mãe de uma criança de 5 anos desaparecida com o pai libanês desde 12 de março, Cláudia Dias de Carvalho Boutros disse ao G1 nesta quinta-feira (1º) que tem certeza de que sua filha está no Brasil. A polícia suspeita que a criança foi levada pelo pai para o Líbano. O casal está separado desde 2008.
"Ele [ex-marido] não fala comigo há três meses e nem eu falo com minha filha. Mas sei que ele está perto, aqui no Brasil", afirmou. "Peço muito a Deus que a criança também esteja", disse.
Cláudia contou que o ex-marido chegou a enviar e-mails dizendo que ela nunca mais veria a menina. "Ele fazia sátira. Apesar de toda a mídia em cima dele, ele ainda mantém perfil no [site de relacionamentos] Facebook e isso não foi vasculhado pela polícia."
Segundo a mãe, o pai não mostra imagens da menina no perfil. "Ele não mostra foto da menina, está assim trancado só para amigos. A irmã dele ainda se comunica com ele, que assiste tudo de camarote."
O casal está separado desde janeiro de 2008 e, segundo Cláudia, o desaparecimento do ex-marido e da filha podem ter relação com uma decisão judicial que condenou o empresário a pagar pensão alimentícia.
"Não estávamos brigados. Ele deu dinheiro antecipado do colégio. Não deu nenhum indício de que ia furtar [a menina]. Uma semana antes de eles sumirem, saiu uma decisão judicial de execução de alimentos. Isso talvez tenha influenciado porque ele não estava pagando a pensão alimentícia."
Segundo Cláudia, o empresário libanês é um homem muito ambicioso e dizia que não tinha condições de pagar a pensão, mas ao mesmo tempo comprou um apartamento à vista na região da Paulista e um carro importado.
Cláudia registrou o sumiço da criança no 34º Distrito Policial, na Vila Sônia. Segundo a polícia, a mãe entregou a filha para o ex-marido devido a uma determinação judicial que prevê a ação. Ela diz que o homem não devolveu a criança na data combinada e desapareceu com a filha. Ainda de acordo com a polícia, a mãe da criança tentou contato com o ex-marido, mas não conseguiu.


G1

Cientistas fazem 'mapa da gravidade' da Terra


Cientistas criaram um "mapa da gravidade" terrestre, mostrando as diferentes influências desta força física ao redor do planeta.

O modelo, conhecido como geoide, define onde estão os níveis da superfície terrestre, esclarecendo se o sentido é "para cima" ou "para baixo".
Os cientistas afirmam que os dados podem ser usados em inúmeras aplicações, entre elas nos estudos de mudança climática para ajudar a entender como a grande massa de oceanos move calor ao redor da Terra. O novo mapa foi apresentado em um simpósio sobre observação terrestre em Bergen, na Noruega, onde também estão sendo apresentados dados recolhidos por outras missões da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
Antes do fim da década, cerca de 20 missões da ESA totalizando cerca de 8 bilhões de euros serão lançadas para observar o espaço através de sondas.

Parâmetros
O mapa foi desenhado a partir de medições precisas realizadas pelo satélite europeu Goce, sigla formada a partir das iniciais da sonda exploradora de campo gravitacional e equilíbrio estacionário que circula na órbita terrestre a uma altitude de pouco mais de 250 km da superfície – a órbita mais baixa de um satélite de pesquisa em operação.
A Goce carrega três pares de blocos de platina dentro de seu gradiômetro – o aparelho que mede o campo magnético da Terra – capazes de perceber acelerações leves da gravidade sentida na superficie.
Em dois meses de observação, o satélite mapeou diferenças quase imperceptíveis na força exercida pela massa planetária em diferentes pontos do globo.
O mapa define, em um determinado ponto, a superfície horizontal na qual a força da gravidade ocorre de maneira perpendicular.
Estas inclinações podem ser vistas em cores que marcam como os níveis divergem da forma elíptica da Terra. No Atlântico Norte, perto da Islândia, o nível se situa a cerca de 80 metros sobre a superfície da elipsoide. No Oceano Índico, esse nível está 100 metros abaixo.
Os cientistas dizem que o mapa permitirá aos oceanógrafos definir como seria a forma dos oceanos se não houvesses marés, ventos e correntes marítimas. Subtraindo a forma do modelo, ficam evidentes estas outras influências.
Esta informação é crucial para criar modelos climáticos que levam em conta como os oceanos transferem energia ao redor do planeta.

Usos
Há outros usos para o geoide. O modelo fornece um sistema universal para comparar altitudes em diferentes partes da Terra, à semelhança dos aparelhos de nivelamento que, na construção, revelam aos engenheiros para onde um determinado fluido corre naturalmente dentro de um tubo ou cano.
Cientistas geofísicos também podem usar os dados da sonda para investigar o que ocorre nas entranhas profundas da Terra, especialmente naqueles pontos susceptíveis a terremotos e erupções vulcânicas.
"Os dados da Goce estão mostrando novas informações no Himalaia, na África Central, nos Andes e na Antártida", explica o coordenador da missão da Esa, Rune Floberghagen.
"São lugares bem inacessíveis. Não é fácil medir variações de alta frequência no campo gravitacional da Antártida com um avião, porque há poucos campos aéreos a partir dos quais operar."
A altitude extremamente baixa da Goce deveria limitar a utilização da sonda por no máximo mais dois anos. Entretanto, níveis relativamente baixos de atividade solar produziram condições atmosféricas calmas, fazendo o satélite consumir menos combustível que o estimado.
A equipe crêe que a sonda poderia ser utilizada até 2014, quando a falta de combustível desaceleraria a missão, obrigando-a a sair de órbita.


Polícia diz que Eliza Samudio pode ter sido coagida a ligar para amiga



Delegado quer saber se ela foi agredida e obrigada a dizer que estava bem

Policiais civis que investigam o desaparecimento de Eliza Samudio, 25 anos de idade e ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo, com quem teria um filho de quatro meses, disseram durante entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira (1), em Belo Horizonte (MG), que a jovem pode ter sido agredida e depois coagida a ligar para uma amiga para dizer que estava tudo bem.
..De acordo com as investigações, a ligação foi no início de junho, um dia depois do carro Range Rover do atleta ter sido apreendido pela polícia. No veículo foram encontrados vestígios de sangue e fios de cabelo que podem ser de Eliza (os resultados dos exames de DNA sairão em breve). Dias depois, a jovem desapareceu e Bruno é o principal suspeito de envolvimento. Eles brigavam na Justiça para reconhecimento de paternidade.
O que a polícia quer saber é se a jovem sofreu agressões, que podem ter ocorrido dentro do carro, e se foi obrigada a ligar para a amiga no dia seguinte dizendo que estava tudo bem, só para não levantar suspeitas.
Ainda durante a entrevista coletiva, o delegado que tinha afirmado que o sigilo telefônico do jogador tinha sido quebrado, voltou atrás e disse que ainda não fez o pedido para a Justiça. Segundo ele, Bruno só será convocado a depor quando houverem fatos concretos que indiquem a participação dele no possível crime.
As buscas pela estudante paranaense continuam nesta quinta-feira nas matas, nas proximidades do sítio do goleiro, em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte.


R7

Deputado Tripoli: mudanças no Código Florestal podem ser desastrosas para a biodiversidade


Animais
Em visita à sede da ONG Associação Mata Ciliar, onde fica o Centro Brasileiro de Felinos Selvagens, em Jundiaí, o Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB) voltou a alertar sobre o perigo das mudanças que o Código Florestal pode sofrer, se o relatório do deputado Aldo Rebelo for aprovado na Comissão Especial que discute o tema, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado acompanhou o manejo de mais uma suçuarana resgatada pela equipe da Mata Ciliar, que vem presenciando esses belos e ameaçados felinos perdendo aceleradamente seu habitat, devido ao avanço desenfreado da urbanização na região. Os procedimentos foram realizados pela médica veterinária Dra. Cristina Harumi, especialista em felinos selvagens, e pelo Dr. Paulo Anselmo, do Zôo de Campinas, que avaliaram as condições da suçuarana e também colocaram no pescoço do animal um rádio-colar que vai permitir o acompanhamento depois da soltura.
Em plena Serra do Japi, onde fica o Centro de Felinos da ONG Mata Ciliar, felinos selvagens estão altamente ameaçados e pressionados, sobretudo pelo crescimento dos condomínios, a maior parte deles cercada por grandes muros. E se o Código Florestal, que ainda protege minimamente as matas remanescentes, as nascentes, os morros, for modificado como pretende a banca ruralista da Câmara dos Deputados, a devastação tende a piorar, atingindo fortemente os animais silvestres.
Bastante emocionado, após assistir o manejo da suçuarana, o deputado afirmou: “O relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) põe a perder todas as conquistas relacionadas à biodiversidade brasileira. O parecer apresentado na Comissão Especial que discute o tema representa um retrocesso imenso na proteção ambiental. O texto é muito ruim, retrógrado e ultrapassado. É um tiro no pé, um tremendo equívoco. É preocupante a possibilidade de retrocesso na legislação ambiental. Se for aprovado como está, a destruição das nossas florestas poderá se agravar e espécies fundamentais como esta poderão entrar em acelerado processo de extinção”.
Dra. Cristina revelou que nos últimos três anos, houve uma explosão no número de silvestres atingidos pelo avanço da cidade, por desmatamentos, atropelamentos, queimadas, capturas indevidas. As onças são animais topo de cadeia alimentar. A presença delas em um ambiente mostra o bom nível de preservação, mas quando estes animais começam a aparecer no meio de estradas, perdidos, desorientados, em casas, quintais, árvores, alguma coisa vai muito mal. A suçuarana que ganhou o rádio colar foi resgatada pela equipe chefiada pela Dra. Cristina em cima de uma goiabeira, num quintal, cercada por cães bravios. O animal estava absolutamente estressado; foi anestesiado e levado para a sede da Mata Ciliar, na noite de 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente. Depois, no dia 12 de junho de 2010, ganhou o rádio-colar. Agora, está se recuperando e aguardando a ordem de soltura, do Ibama.
O equipamento que vai permitir conhecer um pouco mais do comportamento desse animal em uma região tão próxima a uma grande cidade, foi doado pela empresa Tetra Pak, que colabora com a Mata Ciliar na construção de recintos e fornecimento de abrigos construídos com embalagens recicladas – uma experiência de sucesso para os recintos de felinos silvestres mantidos na ONG. Em um ano, cinco suçuaranas foram capturadas na região de Campinas/Jundiaí, três delas pela equipe da Mata Ciliar.
O deputado Tripoli alertou para a importância da sociedade brasileira rechaçar a aprovação do desastroso relatório de Aldo Rebelo. E explicou detalhes que podem incentivar a destruição ambiental no País: “esse documento traz modificações em alguns pontos polêmicos da lei, como a soma da Área de Proteção Permanente ao corpo da reserva legal, a consolidação de áreas de produção e o prazo de cinco anos para que o zoneamento econômico e ecológico possa cumprir o papel de definir técnica e cientificamente os passos para se realizar os licenciamentos”, afirma.
“O texto prevê, ainda, outros afrouxamentos à lei ambiental como o alívio dos compromissos ambientais e o não estabelecimento de limites para o plantio do eucalipto, responsável pelo desmatamento de imensas áreas da Mata Atlântica”, frisa Ricardo Tripoli. “Entre as demais propostas apresentadas por Aldo, estão o estreitamento da mata ciliar que protege os cursos d'água e a anistia de culturas cultivadas em topos de morros, terrenos mais inclinados e encostas. Isso se configura num tremendo absurdo! Vamos trabalhar para evitar que o Brasil perca o grande patrimônio nacional que são as nossas florestas e demais biomas”, conclama o deputado ambientalista.

Conheça a Associação Mata Ciliar: http://www.mataciliar.org.br/


(Texto: Regina Macedo , jornalista ambiental)

Austrália começa eliminação voluntária do bisfenol A


Substância encontrada no plástico usado na fabricação de mamadeiras, copinhos, pratinhos e até brinquedos pode causar problemas cardíacos, diabetes e crescimento de células cancerígenas em crianças e recém-nascidos

O governo australiano anunciou ontem um acordo com importantes lojas de varejo para descontinuar imediatamente a venda de mamadeiras que contenham bisfenol A (BPA). O acordo voluntário inclui importantes lojas de varejo que se comprometeram a remover os produtos de suas gôndolas. O Secretário Parlamentar da Saúde, Mark Butler, disse que a crescente preocupação do público com o químico foi a razão para que o gover no mediasse o acordo com as lojas depois de meses de negociação. “O governo australiano ciente de que vários outros países estão questionando a presença de bisfenol A nas embalagens, está seguindo atentamente o desenrolar das reavaliações do FDA”, disse.
O bisfenol-A é um composto químico que migra de embalagens para os alimentos e age no corpo humano como o hormônio feminino estrogênio. Pesquisas já associaram o BPA a uma maior incidência de problemas cardíacos, diabetes, anormalidades no fígado e também problemas cerebrais e no desenvolvimento hormonal em crianças e recém-nascidos. Alguns estudos também provam que o bisfenol-A é responsável pelo crescimento de células cancerígenas, diminuição da qualidade e velocidade de esperma e infertilidade.
A eliminação progressiva começará hoje (01 de julho) com o grupo Wesfarmers (Coles, K Mart and Target) e as lojas de varejo Woolworths, Big W e Aldi. O movimento australiano coincide com a proibição do BPA na Dinamarca em embalagens alimentares para crianças de até 3 anos. Na semana passada, uma lei similar foi aprovada pelo senado francês e agora aguarda uma terceira instância para ser ratificada.
EUA - Nos Estados Unidos, a ONG National Resource Defense Council (NRDC) anunciou hoje que deu entrada em um processo contra a Food and Drug Administration (FDA), órgão que corresponde a Anvisa americana, alegando que a agência está falhando ao não proibir o químico com a rapidez necessária. O grupo disse que “perdeu a paciência” depois de apresentar uma petição sobre o BPA à agência reguladora 18 meses atrás.
A petição do grupo NRDC argumenta que evidências científicas já disponíveis são mais que suficientes para concluir que a presença do BPA na indústria de alimentos e embalagens não é segura para o consumo de humanos. De acordo com Sarah Jansse, uma das representantes do NRDC, o FDA tem sido muito lento para reconhecer os resultados de pesquisas recentes com o BPA e tem relutado em regulamentar o uso do químico em embalagens alimentícias. “A maioria das pessoas acha que o governo não permitiria que os americanos fossem expostos ao BPA se não fosse uma substância segura, mas o FDA continua avaliando as pesquisas e até agora não tomou nenhuma atitude”, disse.
Ainda sobre o assunto, na semana passada, 60 especialistas e ongs de todo o mundo fizeram um apelo para que a EFSA, que corresponde a Anvisa européia, tome a iniciativa de diminuir a exposição de humanos ao BPA.

Fontes: Le Figaro, The New York Times, Sidney Morning Herald

Dúvidas frequentes sobre o bisfenol A

Saiba o que é esse químico que afeta a nossa saúde e como evitá-lo

O bisfenol-A é um produto químico usado na fabricação de plásticos. O BPA também é utilizado no revestimento interno de quase todas as latas de alimentos e bebidas, inclusive em latas de fórmula para bebês.
Por que o bisfenol A é usado em recipientes de comidas e bebidas?
Porque ele é transparente, forte, leve e duradouro e torna o plástico mais resistente a rachaduras. O revestimento de BPA usado no interior de latas de comida e bebida evita que as latas enferrujem.

O contato com o bisfenol-A traz riscos à saúde?
Nos últimos 10 anos, estudos com animais realizados em laboratório sugeriram que quantidades mesmo muito pequenas de bisfenol-A podem ser prejudiciais para a saúde, afetando principalmente o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.

Quais são os possíveis perigos do bisfenol-A para a saúde?
Os perigos incluem alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (função da glândula tiroide e crescimento do cérebro); mudanças no comportamento e no desenvolvimento do intelecto (hiperatividade e agressividade). O bisfenol-A também foi associado à obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer, puberdade precoce e tardia, abortos, infertilidade e anormalidades no fígado. Pesquisas já associaram o químico a problemas sexuais em homens, como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.

Como estamos expostos ao bisfenol A?
Bebês e crianças: há duas formas mais comuns de contato com o BPA:

1 – O BPA pode ser transmitido para criança através do consumo de alimentos ou bebidas acondicionadas em plástico, como mamadeiras, copinhos, pratinhos e talheres. É importante salientar que o aquecimento da mamadeira leva a um maior desprendimento do bisfenol-A, no entanto, em mamadeiras de plástico a migração vai acontecer independe dela ser aquecida ou não.

2. O BPA também pode migrar de latas, como as de leite em pó, e assim ser ingerido pela criança. É cientificamente comprovado que o bisfenol-A passa pela placenta e a contaminação do feto ocorre sempre que a mãe ingerir um produto que esteve em contato com o químico.

Adultos: Pela ingestão de alimentos ou bebidas provenientes de latas, recipientes plásticos usados para guardar alimentos na geladeira, garrafas (squeezes) e garrafões.

Como evitar o contato com o bisfenol A?
- Consuma frutas e hortaliças frescas. Ao comprar conservas prefira as de vidro.
- Não aqueça comidas ou bebidas em recipientes de plástico.
- Rejeite qualquer recipiente de plástico que estiver velho, gastou ou turvo. Isto inclui garrafas d’água. Para acondicionar alimentos prefira os de aço inox, cerâmica ou vidro.

Como proteger o meu bebê do bisfenol A?
- Evite ingerir bisfenol-A se estiver grávida ou em fase de amamentação;
- Dê leite materno.

Fabiana Dupont e Fernanda Medeiros

O caminho do consumo passa pela escolha, compra, utilização e descarte. O final do caminho nem sempre para por aí. No processo civilizatório mais descarte não significa mais riqueza social, financeira e nem cultural. Acesse o Blog Jornada aos Restos do Mundo e descubra como a relação entre consumo e lixo afeta sua saúde e o meio ambiente.


http://www.jornadaaosrestosdomundo.com/
Informação enviada por e-mail de O TAO DO CONSUMO

Testemunha diz à polícia que amigo de goleiro levou bebê ao sítio



Polícia mineira continua investigando sumiço de Eliza Samúdio.
Ela tentava provar que teve um filho do goleiro Bruno, do Flamengo.

A polícia mineira ouviu novas testemunhas na investigação sobre o desaparecimento de Eliza Samúdio, na quarta-feira (30). O último contato entre a jovem e amigos foi feito no início do mês. Eliza teve um relacionamento com o goleiro Bruno, do Flamengo, no ano passado. Ela tentava provar que teve um filho do jogador.
Já era madrugada desta quinta-feira (1º) quando os delegados responsáveis pelo caso saíram da delegacia. O último depoimento durou mais de cinco horas. A testemunha saiu com o rosto escondido e escoltada por policiais
Pelo menos outras duas pessoas foram interrogadas na quarta. Uma delas disse que viu Eliza e o filho, de quatro meses, no sítio de Bruno, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A versão é diferente da apresentada por pessoas ligadas ao atleta do time rubro-negro. De acordo com a polícia, a mulher dele disse que os funcionários do sítio não viram Eliza.
Outro empregado da propriedade disse à polícia, em depoimento, que um amigo do goleiro levou o filho de Eliza até o sítio.
O advogado da família de Eliza, Jader Marques, afirmou que os parentes da jovem estão oferecendo uma recompensa para quem indicar o paradeiro dela. A informação deve ser levada à Delegacia de Homicídios de Contagem (MG). “É uma oferta de recompensa no valor de R$ 5 mil", contou Marques ao G1. "O objetivo é motivar pessoas que estejam reticentes ou com medo de falar. É fazer com que as pessoas que conheçam o fato passem as informações para a polícia."
Na quarta, policiais estiveram novamente no sítio de Bruno. A polícia voltou ao local para recolher alguns objetos. A equipe de investigações já havia realiza buscas na segunda (26) e na terça-feira (27).
Os agentes também receberam uma denúncia anônima de que havia um corpo em uma área de mata. Eles estiveram no local, mas nada foi encontrado.

Entenda o caso
De acordo com a polícia, o sumiço de Eliza Samúdio começou a ser investigado depois de denúncias de que ela havia sido agredida no sítio que pertence ao jogador.
Dayane Fernandes, mulher do goleiro Bruno, teria dito, em depoimento à polícia, que Eliza teria abandonado o bebê. A criança foi encontrada pela polícia na madrugada de sábado (26), com uma senhora desconhecida. No domingo (27), foi entregue a Luis Carlos Samúdio, pai de Eliza.
Dayane chegou a ser levada à delegacia na sexta-feira (25). Ela foi detida e liberada em seguida. Segundo a delegada, a mulher do atleta foi autuada por subtração de incapaz.
A polícia já ouviu funcionários do sítio de Bruno e amigas de Eliza.
O Flamengo anunciou, na segunda, que o goleiro permanece afastado do time durante as investigações. Ele treinou no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, na manhã de quarta.

G1

Australiano de 90 anos é preso por abusar de menores na Tailândia


Um australiano de 90 anos foi preso na Tailândia acusado de estuprar e cometer outros abusos sexuais contra quatro irmãs tailandesas com idades entre 7 e 14 anos, informou o jornal tailandês Bangkok Post.

A polícia da cidade de Chiang Mai prendeu Joseph Kraus Karl, um alemão naturalizado australiano, depois que os pais das meninas apresentaram queixa contra ele.
Os pais acreditam que Karl atraiu as meninas para sua casa com doces e balas, e temem que os abusos tenham ocorrido em várias ocasiões desde 2008.
A polícia do distrito de Doi Saket, onde fica a casa do suspeito, afirmou ter encontrado fotografias e gravações em vídeo dos abusos, informou o jornal.
A polícia ainda indiciou o australiano por falso testemunho à Embaixada australiana, depois que ele acusou a polícia tailandesa de tentativa de extorsão.
Ele insiste ter sido vítima de extorsão em uma acusação anterior de estupro.
Segundo o chefe da polícia, Kritapol Yeesakom, as meninas foram convidadas – duas de cada vez – à casa dele em diferentes ocasiões, entre 17 de julho de 2008 e 14 de junho deste ano.
Segundo o jornal, três das meninas teriam sido violentadas, e a quarta teria sido forçada a praticar sexo oral.
O réu teria dado dinheiro às vítimas após os abusos, informou o chefe da polícia.
A polícia disse ainda que um homem contratado por Karl teria confessado ter enviado vídeos pornográficos caseiros para destinatários em países estrangeiros.
Kritapol informou que a polícia agora investiga se Karl faz parte de uma rede internacional de pedofilia, informou o Bangkok Post.



quarta-feira, 30 de junho de 2010

Americano do Colorado suspeita que mãe tenha levado filhos para o Brasil


O medo de Brett Stahle é de que a esposa Carla tenha fugido com as crianças, repetindo o caso Sean Goldman

Um americano em processo de divórcio teme que a esposa tenha fugido para o Brasil com o casal de filhos. Segundo Brett Stahle, Carla e as crianças não estavam mais em casa quando ele foi visitar a filha. O caso está agora nas mãos do FBI (polícia federal americana).
De acordo com reportagem do canal 7News do Colorado, a família morava em Colorado Springs. O casal está em processo de divórcio e, segundo Brett, Carla faltou a uma corte ocorrida há mais de duas semanas. Quando foi visitar Marilia, 6, Stahle viu que a casa estava vazia. Nem a filha, nem Carla nem Kylle, 10, estavam no local.
Dias depois, Stahle viu transações bancárias indicando que Carla estaria no Rio de Janeiro. “Meu maior medo é de que [Carla] fugisse com as crianças para o Brasil”, disse ele.
A polícia de Colorado Springs disse que o Brasil não reconhece a maioria das leis americanas de custódia.
Stahle teme que o caso Sean Goldman se repita. Com apenas 4 anos, Sean foi levado pela mãe, Bruna Bianchi, para o Brasil, deixando o pai, David Goldman, em New Jersey. A batalha judicial para o pai reaver a criança durou cinco anos e teria custado a Goldman $400.000. Em dezembro de 2009, David Goldman conseguiu finalmente trazer o filho de volta para os Estados Unidos.
“Pensar em não ver [Marília] por alguns anos, é um pensamento terrível”, disse Stahle.

Chamando a atenção para as leis americanas
Apesar de um e-mail indicar que Carla está no Brasil, um porta-voz da polícia de Colorado Springs disse que ainda não está confirmado se a mulher voltou para o país. Como a maioria dos casos, este também foi inicialmente tratado como civil. Mas agora a polícia acionou o FBI, o que poderia render acusações criminais à mãe brasileira.
Enquanto isso, o pai inconformado junta todos os papéis legais possíveis para trazer a filha de volta. Ele também chama a atenção para a inexistência de leis americanas que não exigem uma autorização por escrito para que um dos pais leve a criança para fora dos Estados Unidos. Brett Stahle decidiu usar o site de relacionamentos Facebook, a fim de buscar ajuda para ter Marília junto com ele. “Só estou tentando conseguir ajuda com alguém que saiba alguma coisa”.
No Wells Fargo Bank foi criado o Marilia Stahle Fund para recolher doações.

Mulher de Bruno: ‘O bebê é fruto da traição do meu marido'

Dayanne no dia em que prestou depoimento à polícia: investigação aponta que houve contradições Foto: André Mourão / Agência O Dia

Dayanne diz que não fala com o goleiro desde a confusão

Rio e Contagem (MG) - Acusada de subtração de incapaz por supostamente esconder o bebê que seria filho de Bruno com a ex-amante dele, Eliza Samudio, a mulher do goleiro do Flamengo, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, 23 anos, falou ontem pela primeira vez sobre o caso que a manteve presa por oito horas. Em entrevista a O DIA, ela reforçou a versão de que Eliza abandonou o filho de 4 meses e disse que cuidou dele por dois dias com a mesma atenção que dedica às filhas, de 1 e 4 anos, do casamento com o atleta. Indagada sobre como a criança chegou ao sítio e o que aconteceu com Eliza, ela foi taxativa: “Só quando o Bruno chegar em Minas para esclarecer isso tudo”.
Dayanne tentou demonstrar carinho ao falar sobre o menino, criticando duramente Eliza pelo suposto abandono. Ela contou que passou alguns dias no Rio e voltou para o sítio dia 23 de junho com as filhas. Segundo ela, Bruninho já estava na casa. Dayanne disse ainda que não fala com o marido “desde que tudo aconteceu” e não soube explicar como o bebê foi levado para Minas Gerais.
Em depoimento à Delegacia de Homicídios de Contagem (MG), porém, ela foi contraditória. Primeiro, negou que tivesse tido qualquer contato com a criança. Na madrugada em que Dayanne passou na DH, um advogado de nome Campelo, que dizia representar Bruno, ligou para a delegada Alessandra Wilke alegando que ninguém sabia do bebê.
Mas Dayanne admitiu que tirou o neném do sítio por ordem de um amigo de Bruno, identificado como Luiz Henrique, o Macarrão, que a avisou sobre a ida da polícia ao local. À polícia, contou que entregou o bebê a Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, e a um homem identificado como Flávio, na BR-040. A criança foi achada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“SÓ O BRUNO PODE EXPLICAR O QUE ACONTECEU”

1. As investigações mostram que Eliza e o bebê seguiram para Minas Gerais no início do mês. Como o menino chegou ao sítio? Bruno quis que você cuidasse dele?
— Cheguei ao sítio no dia 23 para organizar festa surpresa de aniversário para a minha mãe, e o bebê estava lá. Nunca vi a Eliza, só sei que ela abandonou o bebê. Ela deixou o menino com o pai. Acredito que meu marido não sabia da intenção dela de deixar a criança e desaparecer. Não sei o que passou pela cabeça dela e nem onde ela está. Só quando Bruno chegar em Minas para esclarecer tudo isso.

2. Eliza tentava provar na Justiça que Bruninho é filho de seu marido, o goleiro Bruno. O que você sentiu quando viu o bebê?
— Sou mãe de duas meninas e me deparei com um bebê abandonado. Não ia jogar ele na rua jamais, até porque nunca abandonaria minhas filhas! Minha intenção era cuidar do bebê. Ele é fruto da traição do meu marido, mas não pediu para nascer! Ele não tem nada a ver com esta situação, com o relacionamento entre meu marido e a moça.

3. Por que você tirou o bebê do sítio, ao ser avisada por Macarrão de que a polícia iria lá na sexta-feira? E por que deixou Bruninho com um conhecido, à beira da estrada, antes de ele ser abandonado?
— Fui dada como morta na manhã de sexta-feira, e ele (Macarrão) ligou simplesmente para me dizer que a delegada viria ao sítio para me ver. Só que tive que ir à casa da minha mãe e não tinha com quem deixar minhas filhas e o bebê. Acabamos nos desencontrando (ela e a polícia). Não sei o que leva uma mãe a abandonar seu filho, mas eu cuidei dele da mesma forma como cuido das minhas filhas, por isso, levei o bebê comigo. À noite, quando fui à delegacia, deixei o menino com outro amigo, para não envolver minha mãe em nada disso.

4. Quando Bruno vai depor? Como tem sido o relacionamento de vocês?
— Não falo com ele desde que tudo aconteceu. Nem pelo telefone. Estou em Minas, mas fora de casa, porque os policiais estão realizando buscas no sítio. Também não sei quando ele vem depor. E só ele vai poder explicar. Só quero que ela apareça para pegar o bebê de volta e resolver tudo isso.

DAYANNE RODRIGUES DO CARMO SOUZA, mulher do goleiro Bruno, do Flamengo

Vizinhos não veem jogador há dias

Sem ser visto pelos vizinhos há alguns dias, o goleiro Bruno Souza passou o dia de ontem mais uma vez longe do condomínio onde mora, no Nova Barra, no Recreio dos Bandeirantes. O DIA fotografou sua casa, que está fechada e sem nenhum de seus veículos estacionados na porta.
Durante todo o dia, a movimentação foi intensa na guarita, onde dois seguranças se revezam em esquema de plantão de 12 horas. Como há 145 casas no condomínio, o entra e sai de moradores é constante. “É assim todo dia. Esse movimento é normal”, constatou um dos guardas.
Como vários carros de imprensa estão estacionados antes da cancela, os vizinhos do goleiro costumam parar e perguntar o que está havendo. “Estão todos aqui por causa do Bruno, do Flamengo. Ele mora aqui”, explicou o segurança a uma moradora. “Sério? Nossa, como sou desligada, nem sabia”, espantou-se a moça.

Reportagem de Leslie Leitão e Paula Sarapu


O DIA ONLINE

Roger Abdelmassih entra com pedido no Cremesp renunciando à sua condição de médico


SÃO PAULO - O médico Roger Abdelmassih, que é acusado de ter cometido mais de 50 estupros em sua clínica de fertilização em São Paulo, protocolou no Conselho Regional de Medicina (Cremesp), um pedido de renúncia à sua condição de médico. O Cremesp informou que o pedido ainda não foi analisado, mas que os processos contra o especialista em reprodução humana não serão extintos. Após a denúncia de que o médico teria cometido 56 estupros e da prisão do especialista, o Cremesp cassou seu registro, impossibilitando-o de exercer a profissão.
De acordo com o Cremesp, os processos contra o médico estão sendo analisados rapidamente já que a cassação de seu registro é cautelar, e no mês de agosto perde sua validade. Segundo o Cremesp, os processos contra o médico são individuais e caso ele seja condenado em um deles, o Conselho Federal de Medicina deverá confirmar a decisão do Cremesp para que ele tenha seu registro cassado.
De acordo com o Cremesp, não é incomum que médicos renunciem à sua condição profissional, mas não quando estão em processo de julgamento pelo órgão. Isso acontece por exemplo quando o profissional fica incapacitado de exercer a Medicina, apresentando um problema de saúde grave. Ou quando muda de profissão - o médico torna-se empresário, por exemplo. Com a renúncia, o profissional deixa de ter obrigações como o Cremesp, como pagar anuidades.
Segundo o órgão, mesmo que o Cremesp aceite a renúncia de Abdelmassih ele poderá requerer ao órgão o direito de voltar a exercer a profissão, no caso de ser absolvido das acusações de abuso sexual, já que possui o diploma.
O médico foi preso no ano passado e obteve a liberdade através de habeas corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. De acordo com a defesa, não havia indício concreto de que a liberdade do médico prejudicasse a apuração dos crimes. Na decisão, Gilmar Mendes lembrou que o Conselho Regional de Medicina suspendeu o registro Gilmar Mendes, e com isso não havia mais a possibilidade de Abdelmassih praticar novamente o crime de estupro.
- O argumento de que, em liberdade, poderia o paciente voltar a cometer a mesma espécie de delito em sua atividade profissional assenta-se em mera especulação - disse o ministro do STF.
No pedido de habeas corpus, os advogados de Abdelmassih argumentaram que o principal ponto para a prisão - o suposto risco de reiteração da conduta ao seguir clinicando - já estava superado com a suspensão do registro profissional. A defesa alegou ainda que o médico é primário, tem bons antecedentes e residência fixa.
O pedido de renúncia à condição de médico, segundo advogados, pode ser uma estratégia da defesa para que a prisão de Abdelmassih não seja pedida novamente, já que em agosto ele deve reaver o direito de exercer a Medicina.


Europa Ocidental tem 140 mil ‘escravas sexuais’, diz relatório da ONU


Cerca de 70 mil mulheres são vítimas de tráfico sexual para a Europa Ocidental anualmente, segundo estima um relatório da UNODC (agência da ONU para Drogas e Crime).

Segundo o documento O Tráfico de Pessoas para a Europa para Exploração Sexual, haveria atualmente cerca de 140 mil mulheres obrigadas a trabalhar no mercado do sexo na região.
A ONU avalia que essas 140 mil mulheres traficadas façam ao todo cerca de 50 milhões de programas anuais, a um custo médio de 50 euros por cliente (cerca de R$ 109), movimentando um total de 2,5 bilhões de euros (R$ 5,47 bilhões).
O relatório da ONU foi divulgado na Espanha pelo diretor-executivo da UNODC, Antonio Maria Costa, para coincidir com o lançamento da campanha internacional Coração Azul de combate o problema.
“Os europeus acreditam que a escravidão foi abolida há centenas de anos. Mas olhem em volta – os escravos estão em nosso entorno. Precisamos fazer mais para reduzir a demanda por produtos feitos por escravos e por meio da exploração”, afirmou Costa.

Origens
O relatório da ONU cita a região dos Bálcãs como a principal origem das mulheres traficadas para a Europa Ocidental (32% do total), seguida dos países do ex-bloco soviético (19%), mas observa também um aumento no número de mulheres brasileiras traficadas (as sul-americanas são 13% do total).
Segundo a organização, a maioria das vítimas brasileiras de tráfico sexual para a Europa são originárias de regiões pobres no norte do país, principalmente nos Estados do Amazonas, do Pará, de Roraima e do Amapá.
O relatório observa ainda que as vítimas sul-americanas (principalmente do Brasil e do Paraguai) são traficadas principalmente para Espanha, Itália, Portugal, França, Holanda, Alemanha, Áustria e Suíça.
Em Portugal, dados do governo local divulgados na semana passada indicam que as brasileiras são 40% das mulheres traficadas no país.
Na Espanha, segundo os dados da ONU, o número de vítimas brasileiras e paraguaias ultrapassou desde 2003 o de vítimas colombianas, antes majoritárias no país.

Números
O total de 140 mil mulheres traficadas na Europa foi estimado pela ONU com base no número de 7.300 vítimas detectadas na Europa Ocidental em 2006. A organização estima que 1 em cada 20 vítimas seriam detectadas, indicando um total de 140 mil.
A agência estima ainda que o mercado tem uma renovação em média a cada dois anos, levando ao número de 70 mil novas vítimas a cada ano para substituir as que conseguem deixar a condição.
O relatório da ONU, porém, questiona alguns números de pesquisas sobre o tema. O documento cita uma estimativa de 700 mil mulheres trabalhando como prostitutas na Europa Ocidental (incluindo as que trabalham sem coerção).
Mas ao confrontar esse número com as pesquisas que indicam uma média de 6% dos homens pagando por sexo a cada ano nesses países, a organização estima que isso levaria a uma média de dez clientes anuais por prostituta, um número extremamente baixo mesmo que se tratassem de clientes regulares.
Para a organização, ou menos mulheres trabalham como prostitutas ou mais homens estão pagando por sexo com elas – ou ambas as coisas.


BBC Brasil

Caseiro diz que viu ex de goleiro



Testemunha afirma que Eliza Samudio esteve na casa por três vezes, há 15 dias

O caseiro do sítio do goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo, disse que viu sua ex-namorada, Eliza Samudio, que está desaparecida há três semanas, no sítio do jogador há 15 dias e por três vezes. Segundo a testemunha, o goleiro estava na casa, que fica em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, na época em que Eliza foi vista.
Na ocasião, a estudante usava um short azul e uma blusa branca, e estava perto da piscina, onde estavam Bruno e mais dois homens, de acordo com o caseiro.
A polícia confirmou na terça-feira (28) que encontrou vestígios no carro do goleiro, que podem ser sangue. Segundo o delegado Edson Moreira, chefe do DHPP-MG (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa da Polícia de Minas Gerais), somente o exame com o reagente luminol poderá confirmar se realmente é sangue. A polícia disse que também encontrou vestígios que podem ser de sangue em objetos recolhidos no sítio do goleiro do Flamengo.
De acordo com as investigações, a suspeita é de que o motorista de Bruno, Cleyton da Silva Gonçalves, e outros homens que ocupavam a Range Rover apreendida pela polícia, eram amigos do jogador, conhecidos como Macarrão, Russo e Negão. Russo é suspeito de ter feito ameaças armadas contra a modelo Eliza, no Rio de Janeiro.
Fontes da Polícia Civil afirmaram que nos primeiros exames realizados no interior do sítio do jogador, na segunda-feira (28), em Esmeraldas, não mostraram vestígios de sangue, mas outras áreas poderão ser analisadas na quarta-feira (30).
Outro lado das investigações da polícia é o rastreamento de um telefone que era usado por Eliza Samudio, antes de seu desaparecimento. Foi pedida a quebra do sigilo telefônico dela. A modelo teria feito o último contato com uma amiga do Rio de Janeiro no dia 6 deste mês, mas por meio de um celular de um homem não identificado. O aparelho dela está desaparecido, mas a polícia tenta rastrear as ligações feitas por Eliza por outros números de pessoas amigas, buscando indícios sobre o que pode ter acontecido.
O delegado explica que Eliza estava com um processo de reconhecimento de paternidade no Rio de Janeiro.
- Ela era muito cuidadosa com o filho e desapareceu. O estranho é que ela estava com um processo de reconhecimento de paternidade para tentar provar que o jogador era o pai de seu filho, e se ganhar o processo poderá receber uma pensão de R$ 10 mil, ou R$ 20 mil. Então, o caso tem que ser investigado. Mas, indícios de que ela tenha sido assassinada não existem até agora.

Belo Horizonte
Há suspeitas de que Bruno já esteja em Belo Horizonte, e que possa se apresentar voluntariamente para prestar esclarecimentos. Outra informação indica que a Polícia Civil de Minas Gerais teria feito uma recomendação para que o atleta não se afaste do Rio de Janeiro e principalmente do país nos próximos dias. Esse teria sido o motivo pelo qual a diretoria do Flamengo, clube do jogador, decidiu deixá-lo naquela cidade, fora do elenco que viajou para uma temporada no interior do estado de São Paulo. Esse pedido foi feito porque a polícia tem a intenção de ouvi-lo em cartório, sobre o desaparecimento da modelo.
Mas o delegado Moreira afirmou que não existia data marca para o comparecimento de Bruno ao cartório da Delegacia de Homicídios de Contagem, porque antes é preciso reunir informações e depoimentos de testemunhas. De acordo com a polícia, não existia nenhum pedido de decretação da prisão preventiva ou temporária contra o atleta porque ele se comprometeu a não sair do Rio de Janeiro e por se mostrar disposto a ser ouvido e colaborar com as investigações.
Os deputados da Comissão de Segurança Pública vão acompanhar as investigações, enviando requerimento para a Polícia Civil solicitando informações sobre o andamento dos trabalhos sobre o desaparecimento da modelo Eliza Samudio.
No início da tarde de terça, dois agentes da Polícia Civil estiveram no sítio do goleiro, com um novo mandado de busca e apreensão. Eles realizaram uma análise nos locais próximos à casa do goleiro e também numa cisterna próxima a uma residência vizinha a de Bruno.
Um outro carro com placa do Rio de Janeiro também passou pela portaria. No entanto, o motorista não quis se identificar.


R7
Verbratec© Desktop.