sábado, 25 de setembro de 2010

Surfista de 32 anos era quem verificava qualidade de maconha para bando de traficantes de classe média


RIO - Um surfista de 32 anos era o responsável pelo controle de qualidade das drogas compradas pela quadrilha formada por jovens de classe média e alta, que atuava em festas e boates de Búzios e Icaraí (em Niterói). O grupo foi desarticulado na última quarta-feira, após investigações da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), com o apoio da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança.
O principal suspeito de ser o "sommelier" do bando é Davi Tavares Meira, morador de classe média de Niterói. De acordo com as investigações, o surfista viajava para São Paulo, pelo menos três vezes por mês, para testar a qualidade das drogas, principalmente a maconha hidropônica, o carro-chefe da quadrilha. O bando se especializou em vender drogas com alto grau de pureza. Por causa disso, o preço era mais alto do que o das drogas adquiridas por outros traficantes, que compravam de bandidos em favelas.

Quadrilha negociava direto com fornecedores
De acordo com as investigações, o controle de qualidade das drogas era levado tão a sério, que, além da atuação do "sommelier", os integrantes do grupo comentavam que eles eram como vendedores de carros importados - portanto, tinham que apresentar um produto de qualidade. Segundo o delegado assistente da Subsecretaria de Inteligência, Carlos Abreu, os bandidos tinham funções bem delimitadas.
- Era uma quadrilha muito bem organizada. Eles negociavam as drogas diretamente com os fornecedores, sem passar por traficantes de favelas. Assim, eliminavam uma etapa - explicou o delegado.
Em sua página no site de relacionamentos Orkut, Davi tem fotos dele com colegas e está, em boa parte delas, ao lado de crianças. Ele demonstra que gosta de praias, cães e de perigo. Há fotos dele pulando de penhascos para cair no mar. No seu perfil, há ainda uma frase em destaque: "Os fracos nunca perdoam. O perdão é uma virtude dos fortes."
Além de Davi, outros três integrantes da quadrilha estão foragidos: a Justiça já expediu contra eles mandados de prisão temporária (válidos por 30 dias). A Draco e a Subsecretaria de Inteligência estão com equipes de buscas no Rio e fora do estado para capturá-los. Todos os integrantes do grupo responderão a inquérito por tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Polícia pede informações pelo Disque-Denúncia
Segundo Abreu, o apoio do Ministério Público e do Judiciário foram cruciais para a prisão, até sexta-feira, de 16 integrantes do bando em Búzios, Macaé e Niterói, além de cidades em São Paulo e Espírito Santo.
A polícia espera que, a partir da divulgação da foto de Davi, o Disque-Denúncia (2253-1177) passe a receber informações sobre o esconderijo do "sommelier", além de outros integrantes da quadrilha.
De acordo com as investigações, o bando tinha fornecedores em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Apontado como um dos principais articuladores do esquema, Pedro Cerqueira Magdalena, o Gordo, de 27 anos, era o encarregado de negociar com os fornecedores. Ele teria obtido os contatos com traficantes de morros do Rio. Pedro foi preso durante uma operação feita pela polícia na quarta-feira, numa casa alugada por ele em Búzios. O local, segundo policiais, era usado como base da quadrilha.


Cantor Latino presta depoimento sobre acusação de abuso de menor em MG



Ele esteve em Aiuruoca, onde processo corre desde 2007

Durante audiência que durou aproximadamente oito horas, na cidade de Aiuruoca, em Minas Gerais, o cantor Latino prestou depoimento na última quinta-feira (23), em processo em que é acusado de abusar sexualmente uma menina em 2007, quando ela tinha apenas 13 anos. O artista também acompanhou os depoimentos da jovem e de outras sete testemunhas de acusação.
O advogado Bruno Gomes, que defende o cantor, considerou frágeis os depoimentos.
- Eles só favoreceram o Latino, que é totalmente inocente.
Na próxima audiência, que ainda não tem data definida, serão ouvidas as testemunhas de defesa de Latino. A sessão deverá acontecer na cidade de São Lourenço (MG) ou no Rio de Janeiro. O advogado disse ainda que serão produzidas pela defesa provas testemunhais e técnicas para a inocência de Latino.
Durante a audiência, a jovem mostrou uma foto em que aparece com Latino, e com toda a família dela, também considerada positiva pela defesa.
- Isso não quer dizer nada. Ele tira fotos com milhares de fãs. Além disso, este crime jamais poderia ter acontecido no camarim dele, onde sempre há muita gente, empresário, fãs, seguranças
Apesar da fotografia, Latino disse não ter reconhecido a menina e disse jamais ter mantido qualquer relação com a jovem. O cantor chega neste sábado (25) a São Paulo, onde faz show.


R7

Polícia investiga foto de menino com arma na mão postada em site


Mãe procurou delegacia de Itaquaquecetuba (SP) após encontrar imagem.
Segundo delegado, cunhada disse que tudo foi apenas ‘brincadeira’.


A polícia de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, investiga uma imagem postada em um site de relacionamentos de um menino de 9 anos segurando uma arma. A mãe da criança, a professora Marlene de Oliveira Siqueira, de 39 anos, localizou a foto e registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia do município no dia 16 de agosto. “Eu estava vendo o Orkut dos meus filhos, bati o olho e vi uma foto de um filho meu. Ele estava com uma arma na mão, levei um susto. Ele só tem 9 anos”, contou a mãe.
A foto, segundo ela, pode ter sido feita em junho, na casa da sogra de Marlene, onde as crianças ficam quando a professora está no trabalho. “Perguntei o que era [aquela imagem], meu filho explicou que a tia deu a arma na mão dele e disse que ia tirar uma foto”, contou. Segundo ela, o menino ficou abalado depois de descobrir que a imagem havia sido postada no site, com a palavra “procurado” em uma montagem. “Meu filho está abalado, não quer mais ir para a escola porque está com vergonha. Está todo atrapalhadinho emocionalmente.”
O delegado Eduardo Boigues Queroz investiga o caso e ouviu a cunhada de Marlene, suspeita de ser a responsável pela foto. “Ela disse que teve uma festa [na casa] e a arma estava lá havia muito tempo. O menino apareceu com a espingarda na mão, ela achou engraçado e tirou uma foto. Diz que tudo não passou de uma brincadeira”, afirmou o delegado, que ainda vai ouvir outras pessoas que estavam na residência nesse dia.
Ainda segundo ele, a cunhada afirmou que o pai da criança estava na casa durante a “brincadeira”. A professora negou. “Meu marido estava trabalhando, isso aconteceu em um dia de semana”, afirmou Marlene. O G1 procurou a tia da criança, que apenas afirmou que não foi ela quem postou a fotografia no Orkut. A mulher disse que não falará mais nada sobre o caso.
O delegado disse que o responsável pela imagem pode responder por posse irregular de arma de fogo – caso seja constatado que era uma espingarda verdadeira - e infrações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Contaminação atinge 95% dos jalecos médicos


Entre os micro-organismos identificados, está uma bactéria considerada um dos principais agentes de infecção hospitalar

Em vez de proteger o usuário, o jaleco médico - indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual para os profissionais do setor - pode ser fonte de contaminação. É o que indica um estudo realizado por alunas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), câmpus de Sorocaba, e divulgado ontem. Das amostras analisadas, 95,83% estavam contaminadas.
Entre os micro-organismos identificados nos jalecos está o Staphilococcus aureus, bactéria considerada um dos principais agentes de infecção hospitalar. A pesquisa foi realizada pelas alunas Fernanda Dias e Débora Jukemura, sob orientação da professora Maria Elisa Zuliani Maluf.
A proposta surgiu após a constatação de que alunos e residentes do hospital-escola do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, da rede estadual de saúde, saíam para o almoço em bares e restaurantes sem tirar o jaleco.
O objetivo foi comparar a microbiota - conjunto de micro-organismos que habitam um ecossistema - existente nos jalecos, sobretudo na região do punho e na pele dessas pessoas, com a dos não usuários. Foram avaliados 96 estudantes de Medicina, distribuídos nos seis anos da graduação, que atuam na enfermaria de clinica médica do hospital. A metade usava jalecos (de mangas longas) e a outra metade não.
"Essa elevada taxa de contaminação pode estar relacionada ao contato direto com os pacientes, aliada ao fato de os micro-organismos poderem permanecer entre 10 e 98 dias em tecidos, como algodão e poliéster", explica Fernanda. A PUC-SP pretende aprofundar os estudos para encaminhá-los à OMS.


Isto É

Câmera flagra auxiliar de enfermagem agredindo idoso em SP


Vídeo mostra homem dando chutes e chineladas na vítima, de 79 anos.
Caso foi em Itapetininga e o suspeito pode responder pelo crime de tortura
.

A polícia de Itapetininga, no interior de São Paulo, prendeu nesta sexta-feira (24) um auxiliar de enfermagem por suspeita de agredir um idoso. A agressão foi registrada por câmeras de monitoramento e mostram o profissional danto puxões, chutes e chineladas em um idoso de 79 anos (a primeira versão deste texto indicava que o suspeito era enfermeiro, mas a informação foi corrigida).
O filho da vítima, Luiz Carlos Fontebasso, desconfiou que algo estava errado quando o pai, que não fala desde que teve um derrame cerebral, mudou de comportamento. O idoso dormia durante o dia e passava as noites em claro. O filho também notou o surgimento de hematomas pelo corpo. Em apenas uma semana, foram filmadas 27 agressões.
Além de monitorar o auxiliar de enfermagem, as câmeras também foram instaladas para que a filha do idoso, que mora no Canadá, pudesse acompanhar o dia do pai. Segundo Fontebasso, o homem foi avisado que havia câmeras na casa quando foi contratado.
O auxiliar de enfermagem pode responder por tortura, que é um crime hediondo, e pegar de 8 a 16 anos de prisão se for condenado. O suspeito foi transferido para a cadeia de São Manuel.


G1

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Noites mal dormidas podem gerar ansiedade e depressão


Pesquisa diz que cada hora a menos de sono aumenta a chance de desenvolver os distúrbios em 14%por Redação Galileu
Se você dorme mal e anda ansioso ou depressivo, saiba que esses problemas podem ter ligação. Um estudo feito com quase 21 mil jovens australianos entre 17 e 24 anos mostrou que a falta de sono adequado pode levar a várias formas de ansiedade.
O risco aumenta 14% a cada hora a menos de sono, tendo como base as oito horas que os especialistas recomendam. Quem dorme seis horas por noite tem duas vezes mais propensão a desenvolver estes problemas do que quem dorme oito horas, segundo a pesquisa.
A pesquisa, publicada na revista SLEEP, encontrou a mesma relação em pessoas que já sofrem de algum grau de depressão ou ansiedade. Cada hora a menos de cama aumenta em 5% a chance da pessoa continuar com o problema psicológico por mais um ano. Nenhuma relação foi encontrada com pessoas que dormem até nove horas por noite.

Quem dorme até tarde não é vagabundo

Os pesquisadores também descobriram que o risco de começar os problemas psicológicos foi maior naquelas pessoas que costumam dormir menos ainda. Quem passa apenas cinco horas na cama tem três vezes mais chances de desenvolver problemas. Mas quem dorme sete horas por noite e tem boa saúde mental parece não ser impactado por não ter as recomendadas oito horas de sono.
Os participantes do estudo da Universidade de Sidnei responderam a questionários sobre seu hábitos de sono e depois tiveram seu nível de estresse psicológico avaliado de acordo com a escala de Kessler, um método que pergunta sobre sentimentos de cansaço, nervosismo, falta de esperança, impaciência, depressão, tristeza e indiferença. Trinta por cento dos participantes dormiam de sete a oito horas, 18% dormiam menos de sete horas. Menos de 2% disse ter noites curtíssimas com menos de cinco horas.
Os pesquisadores descobriram que a relação entre falta de sono e problemas psicológicos é complexa porque também é possível que a falta de sono seja justamente um dos sintomas de ansiedade e depressão. Para eles, o aumento do estresse em jovens de várias regiões do mundo pode ter sido causado pelo estilo de vida que nos levou a dormir menos. E o aumento das horas de sono poderia ser proporcionado atrasando o horário de entrada nas escolas e – não comemore ainda – cortando as horas gastas em frente à TV, computador e videogame antes de dormir.



Desaparecida há uma semana, menina de 13 anos é encontrada na Ilha


Rio - Uma menina de 13 anos que estava desaparecida há uma semana foi encontrada por policias do 17° BPM (Ilha do Governador), na manhã desta sexta-feira. De acordo com a PM, a adolescente que é moradora da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, estava na casa do namorado, na Favela Boogie Woogie, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.
O namorado foi identificado como Nelson Patrick, de 30 anos. Segundo policiais, a mãe da adolescente teria descoberto o namoro da filha por um site de relacionamento. A ocorrência foi registrada na 37ª DP (Ilha do Governador).


Os intangíveis da natureza: seus valores estéticos e espirituais

As quedas de água dos saltos Mbigua e Bernabé Mendez, na Argentina, nas Cataratas do Iguaçu.


Quem nunca ficou abestalhado frente a uma paisagem deslumbrante e inesperada? Foi com uma dessas situações – quando subi uma duna no deserto e encontrei um oásis aos meus pés – que decidi abrir o texto que escrevi sobre os valores não-materiais da natureza. Escolhi esse momento no mar de areia de Ubari, na Líbia, mas poderia ter sido qualquer outro espetáculo natural: os arco-íris duplos das Cataratas do Iguaçu, os rios amazônicos quando vistos de cima ou as montanhas andinas iluminadas pelo último raio de sol. Essa sensação de integração com a natureza não possui uma etiqueta de preço e, por essa mesma razão, não pode ser dimensionada. Apenas vivenciada.
Foi um desafio muito gostoso escrever o texto da reportagem “A natureza não tem preço”, publicada na Edição Verde de ÉPOCA, que está nas bancas. Entrei em contato com dezenas de pessoas pelo mundo afora que pudessem contribuir com alguma perspectiva. Quando fechei o quebra-cabeça, eu havia conseguido 12 depoimentos de pessoas que representavam nove países diferentes. Gosto muito de dois parágrafos, logo no início do artigo:

Um dos principais valores não monetários da natureza é a sensação de prazer e conforto provocada por sua harmonia estética. “Quando estou dentro de uma floresta, vejo a beleza de tudo e me conecto com o ciclo interminável da vida. Posso entender melhor por que as espécies evoluem e se adaptam”, diz Elda Brizuela, conservacionista e cineasta da Costa Rica. “Destruir esse espaço é como arrasar algo que é parte de minha alma.” A relação entre natureza e alma parece ser óbvia para quem busca inspiração do mundo natural em seu trabalho. “A natureza me traz paz interior e me ajuda a estar mais próximo de mim mesmo”, diz o artista plástico e webdesigner João Makray. “É a melhor forma para esquecer os problemas banais do cotidiano e alimentar minha criatividade.” Makray passou semanas visitando dezenas de cachoeiras, rios e matas para desenhar as gravuras do livro Orixás, no qual as divindades da tradição afro-brasileira são mostradas como forças naturais, e não apenas antropomórficas.

Algumas pessoas desenvolvem suas próprias histórias de amor com o mundo natural. O valor estético e sensorial da natureza é sempre a base para essa relação platônica e contemplativa que cada indivíduo forja. “Na floresta, percebo os aromas e me sinto como um beija-flor”, afirma Luis Fernando Molina, poeta e ambientalista colombiano. “No cume da montanha, vislumbro a paisagem e tenho vontade de voar. No deserto, por ser infinito, me comunico com o divino. Mas, quando estou na cidade, sou apenas um número a mais”, afirma. A empresária Scholastica Ponera, dona da empresa Pongo Safaris, de Dar Es Salaam, na Tanzânia, diz que entrar em um parque nacional lhe dá tranquilidade e harmonia. “Gosto de me sentar no chão, sozinha, procurar uma semente do tamanho de um botão de camisa e meditar como ela se transformará em uma majestosa árvore.”

Se você quiser ler o texto na íntegra, entre em A NATUREZA NÃO TEM PREÇO.


Crianças indígenas Chachi brincam na lama às margens do rio Cayapas, no Equador, e servem como exemplo de uma vida mais integrada com a natureza. Pergunta: as duas meninas são irmãs gêmeas?

Outra tarefa adicional – e também deliciosa – foi selecionar as imagens que comporiam a Galeria de Fotos da matéria. Tentei usar poucas da minha recente viagem à África e isso me obrigou a pesquisar imagens mais antigas, realizadas quando eu ainda usava filmes. Encontrei algumas pérolas (como essa imagem acima das crianças indígenas na lama). Das 80 fotos iniciais, consegui reduzir o pacote para 45. Elas estão na Galeria de Fotos no final da matéria na edição online.


Haroldo Castro

Época


Blog Viajologia

'Vodca no olho' faz primeira vítima


Universitário imita moda iniciada no YouTube e agora terá de passar por transplante de córnea

N., 23 anos, estudante de economia em Campinas, não lembra muito bem o que aconteceu. No dia em que perdeu 80% da visão do olho direito, começou a beber às 23 horas e só parou às 4 horas da madrugada. Em algum momento, resolveu seguir o exemplo de jovens americanos que tinha visto no YouTube dias antes, e começou a pingar vodca nos olhos, usando uma colher. Foram várias gotas no olho direito, e, já desestimulado pela forte sensação de ardência, poucas no olho esquerdo. Foi para casa, anestesiado pela bebida, e acordou com uma violenta sensação de que havia areia nos olhos, ambos extremamente vermelhos. Disse aos pais que a bebida havia espirrado nele, foi ao médico e, dois dias depois, veio o diagnóstico dado pelo médico Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier: só lhe tinha restado no olho direito 20% da visão, por causa de uma perfuração na córnea.
“Quando entra em contato com os olhos, a vodca faz doer e é um pouco gelada [a sensação de esfriamento é a vodca em ação, queimando a córnea]”, conta N., que entrou para a fila do transplante. Não há mais solução para o que foi causado pela vodca. Entre 60 e 90 dias ele deve ser submetido a uma cirurgia a laser que vai retirar a área de seu olho que ficou opaca e esbranquiçada e ganhar uma nova córnea. Até lá, N. não vai poder dormir direito, já que é preciso pingar colírio a cada duas horas em seu olho, e também não verá mais os amigos, com os quais cortou contato desde que tudo ocorreu. “Procurei me afastar deles, tamanha foi a vergonha.” (Leia a entrevista com N.)
N. foi atraído pelos vídeos porque achava que a prática era inofensiva e que a vodca poderia deixá-lo mais embrigado se fosse assimilada pelos olhos. O médico Paulo Schor, professor do departamento de oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), desmente as duas teorias difundidas pela internet. “O álcool presente na vodca vai matar as células que ficam na parte superficial do olho. Essas células vão descamar e, quando cicatrizarem, podem trazer opacidade ao olho. A diminuição da visão vai ocorrer com 100% de certeza, de forma permanente ou duradoura”, afirma.
E se embriagar pingando gotas de vodca no olho “é absolutamente impossível”, diz. “Dentro do olho só cabe um gota – e até por isso não recomendamos mais que uma gota de colírio. A segunda gota vai escorrer. E o 'barato' que alguns dizem vivenciar nada mais é que a distorção da imagem, o que acontece porque o sujeito acabou de destruir a parte superficial do olho.”
Ainda em Campinas, Queiroz atendeu outro caso, dias antes de N. Outro universitário, 21 anos, aluno de administração, também assistiu a um vídeo no YouTube e resolveu imitar. “Por sorte, ele não ficou tanto tempo com a vodca no olho, mas sofreu uma queimadura e teve um edema. Não vai precisar de transplante, mas a sorte de um não quer dizer que os outros tenham a mesma sorte”, afirma Queiroz.

Tico e Teco — Presente em vídeos no YouTube desde 2006, a prática da vodca no olho se disseminou no Brasil com maior força este ano. Até Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas Roque Clube, colocou no YouTube, no dia 31 de maio, um vídeo com o título “VODKA EYEBALL SHOT”. 'Vodka eyeball' é como a prática foi batizada nos Estados Unidos.
Depois da repercussão do vídeo, Santa Cruz mudou o status do vídeo de público para privado (visível apenas para pessoas previamente autorizadas por ele). Quando ele fez isso, o vídeo já tinha sido visto mais de 9.000 vezes.
Em seu blog, ele escreveu que experimentou por curiosidade. “Meus olhos ficaram ardendo por três dias”. Sobre as críticas negativas feitas a ele nos comentários do vídeo e em matérias veículadas pela imprensa, afirmou no blog que o problema não era dele. “Aparece um universitário em Campinas que pode ter problemas e a culpa é minha? Eu o estimulei a fazer isso?”, escreveu.
Para a psicóloga Ilana Pinsky, vice-presidente da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas), este tipo de comportamento entre universitários adultos está cada vez mais comum. “A faculdade é o período em que as pessoas mais bebem. É um prolongamento da adolescência, mas sem o freio familiar e com dinheiro suficiente e liberdade para fazer o que bem entender.” Para ela, é como dirigir alcoolizado. “Só é explicado pela falta total de reflexão sobre seus próprios atos e pela consequência deles.”

“Espero que ninguém mais faça isso”, diz jovem que pingou vodca no olho

Sem 80% da visão em seu olho direito, o universitário N., 23 anos, aluno do terceiro ano de uma faculdade de economia em Campinas, é a primeira vítima brasileira da moda americana chamada 'Vodca eyeball'.


Pais e escola trocam acusações após bullying


Caso em que menino de 9 anos teve de lamber vaso sanitário acabou em transferência e expulsão em colégio tradicional

Ter as bochechas apertadas, ser beliscado e até virar alvo de gozação de toda a turma, até certo ponto, fazem parte dos percalços da convivência escolar. Mas e se a “brincadeira” é colocar a cabeça dentro do vaso sanitário e enfiar a língua dentro d’água, como L., de 9 anos, fez a pedido de alguns colegas?
Pais e direção não souberam como agir no caso do aluno do 4.º ano do ensino fundamental da tradicional escola particular Ofélia Fonseca, no bairro de Higienópolis, em São Paulo. A história de L., assediado por colegas há um ano, provocou um jogo de empurra de responsabilidade entre família e escola.
Quando soube do episódio, a mãe de L., a jornalista Ana Paula Feitosa, de 38 anos, ficou muito nervosa e também incomodada com a falta de ação da escola, onde seu ex-marido havia estudado. “Fiquei sozinha nessa história. Achei um descaso”, conta ela, que diz ter procurado o colégio por várias vezes no último ano para tentar dar fim às chacotas contra o filho.
O dono do Ofélia Fonseca, Sergio Brandão, afirma que foram “tomadas as medidas” e diz estar “tristíssimo” com o caso, que culminou na transferência de L. e na expulsão de outro colega, supostamente um dos algozes. “Foi como perder um filho.”
Para Brandão, a fragmentação das famílias, com pais ausentes, atrapalha o ambiente escolar. “Às vezes, as crianças chegam chateadas e têm atitudes imprevisíveis. Elas não dão problema. Os adultos, sim.”
A história de L. não é um caso isolado de bullying em escola particular. Com medo da repercussão negativa, os colégios em geral abafam os episódios. Os pais, preocupados com o estigma, escondem a situação.
Ana Paula preferiu inverter a lógica do silêncio. Para se livrar da angústia que não passava, decidiu contar a história de seu filho. “Ele sempre foi fechadinho, imaturo e quietinho; é filho único. Mesmo assim, nunca achei que fosse acontecer com ele. Agora, sempre alguém vem com um caso para me contar.”
Para especialistas na área, a jornalista e o pai do menino, o técnico em eletrônica Marcelo Cortelazo, de 37 anos, agiram corretamente ao dividir a experiência com outras pessoas. A psicóloga Lídia Webber, do Núcleo de Análise de Comportamento do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, diz que não é possível esconder esse tipo de situação.
A psicóloga considera saudável que o tema seja amplamente discutido pela sociedade. As escolas, tanto particulares como públicas, diz Lídia, não têm conseguido adotar estratégias eficientes para dar conta da violência entre as crianças e adolescentes – e ela tem se intensificado.
“Lá fora, o bullying é tratado na base da tolerância zero”, diz Lídia. E isso não significa que as crianças sejam punidas pelo Estado. Ao contrário, ao menor sinal de que algo anda mal, providências intensas são tomadas, envolvendo pais e direção. “O menino que faz o bullying tem de sofrer consequências, dentro da escola”, diz.
Para Miriam Abramovay, coordenadora de pesquisas da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), o acompanhamento escolar cuidadoso e constante é necessário.
No caso do Ofélia Fonseca, as medidas para sanar a situação de L., como conversas entre as crianças, para que elas se conscientizassem sobre o assunto, foram tomadas. “A escola, muitas vezes, faz alguma coisa. Mas essas ações precisam de tempo para amadurecer”, diz Cléo Fante, pedagoga da ONG Plan.


Legislação

Na opinião de alguns especialistas, parte da confusão sobre o que fazer ao se deparar com um caso de bullying na escola particular ocorre porque ninguém tem muito claro como agir. Há lacunas na legislação e faltam políticas específicas.
“Não existe na esfera federal uma política pública sobre isso”, diz Cléo. Projetos de lei tramitam no Congresso, tanto no sentido de prevenir a violência na escola como para criminalizar condutas. Um deles foi aprovado em julho pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e alteraria a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
A proposta tem o objetivo de acabar com a “exclusão do aluno do grupo social, a injúria, calúnia e difamação, a perseguição, discriminação e uso de sites e redes sociais para incitar violência”.
No Estado de São Paulo também existe um projeto de lei. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram aprovadas normas nesse sentido. Políticas públicas também foram adotadas pela Secretaria Estadual de Educação paulista, como o Prevenção Também se Ensina.
“Os programas têm diminuído muito os casos de bullying”, diz Jurema Reis Corrêa Panza, coordenadora do departamento de educação preventiva da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, ligada à secretaria.
Nem todos, porém, apostam em políticas públicas antibullying, como Arthur Fonseca Filho, do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. “O melhor é que cada escola resolva a situação”, afirma.

Depoimento

ANA PAULA FEITOSA
MÃE DE VÍTIMA DE BULLYING

“Ele me ligou na quinta-feira (há duas semanas) e contou que tinha feito uma brincadeira ‘verdade ou desafio’ e teve de lamber a privada. Eu perguntei a ele por que fez isso e ele disse: ‘Mãe, você não está entendendo, eles iam me fazer dançar a dança da galinha.’ Gritei tanto ao telefone, não acreditei e chorei muito.”

Definição do termo
‘Bullying’ é empregado para designar a agressão física ou psicológica entre colegas, que ocorre repetidas vezes, sem motivação concreta.

Carolina Stanisci



Britânico é preso por plantar pornografia infantil no computador do chefe


Um homem foi condenado à prisão na quinta-feira em Londres por colocar fotografias de pornografia infantil no computador do seu chefe para tentar fazer com que ele fosse demitido.

Neil Weiner, de 40 anos, fazia serviços gerais para a escola Swanlea, no leste de Londres. Ele elaborou um plano para tentar forçar a demissão do seu chefe, o zelador Eddie Thompson. O objetivo de Weiner era ser promovido para o posto de zelador.
Em outubro de 2006, ele colocou 177 fotos de pornografia infantil no laptop de Weiner e denunciou o zelador à polícia de forma anônima, enviando um CD com as imagens para um delegado.
Thompson foi preso e seu laptop foi apreendido. O zelador alegou que foi vítima de uma conspiração de pessoas que não gostavam dele.
Neil Weiner ainda repassou os dados a um jornal, o que tornou o caso público. Durante a investigação policial, o zelador e sua mulher disseram ter sido alvos de ameaças e até cusparadas.
A polícia passou oito meses investigando o caso. Ao voltar para trabalhar na escola, que o emprega desde 1993, Thompson conta que continuou sendo discriminado pelos colegas.
"Minha vida e meu bom nome foram quase destruídos por este vilão que tentou acabar com a minha reputação de uma forma monstruosa", disse Thompson, durante o julgamento, ocorrido em Londres na quinta-feira.
Weiner foi preso em 2007 depois que a polícia descobriu que ele era dono de um telefone celular que foi usado para uma das denúncias anônimas contra o zelador à imprensa.
Neil Weiner, que é casado e tem dois filhos, recebeu duras críticas do juiz David Paget no julgamento de quinta-feira.
"O que você fez contra um homem decente e honesto foi perverso", disse o juiz.
"É difícil imaginar alguma conduta mais astuta, enganadora, torpe ou maliciosa do que a sua."
A sentença de Weiner ainda não foi estipulada, mas o juiz prometeu que o condenado passará "muito tempo" na prisão.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Homem descobre atadura no corpo


Nove meses depois de uma cirurgia, o homem sentiu fortes dores na barriga e o material acabou saindo. A família acusa o hospital de erro médico

Um agricultor de Burarama, distrito de Cachoeiro, levou um susto nesta semana. Uma atadura foi encontrada dentro do corpo dele, nove meses após ter feito uma cirurgia de apendicite.
Pedro Fabre, de 28 anos, alega que sentiu fortes dores na barriga e o material acabou saindo, junto com as fezes. A família do agricultor acusa o caso como erro médico, pela atadura ter sido deixada dentro da barriga do paciente durante a operação.

Complicações
Após a descoberta da atadura, Pedro começou a ter complicações e foi internado na Santa Casa de Cachoeiro. No hospital, a informação é de que ele passa bem e a possibilidade de erro médico está sendo investigada.
A família do paciente vai entrar na justiça. "Estamos estudando com o advogado processar, porque está causando prejuízo", afirma Ironete Fabre, irmã da vítima.

Médico
O médico que operou o paciente em dezembro do ano passado está fora da cidade e disse que não tomou conhecimento sobre o caso.


Azeite ajuda na prevenção do câncer de mama, sugere estudo


Cientistas da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, desenvolveram estudo que sugere que o azeite de oliva extra-virgem pode ser uma arma para prevenir o câncer de mama. No artigo publicado na revista “Carcinogenes”, os pesquisadores descrevem vários sinais dentro das células tumorais na mama provocada pelo azeite.
Alguns benefícios observados foram a redução da atividade de um gene causador de câncer chamado p21 Ras, mudanças nos mecanismos de sinalização de proteínas específicas, o estímulo da morte das células doentes e a proteção do DNA contra danos.
O estudo é parte de um projeto de 20 anos. Foi realizado com um modelo experimental animal em laboratório, comparando os efeitos do azeite de oliva com o do óleo de milho. Foi demonstrado que o azeite estava associado com maior incidência de tumores benignos na mama e que ele reduzia a atividade do gene causador do câncer.
Os autores acreditam que uma dieta rica em gorduras está diretamente relacionada com a incidência do câncer. Alguns tipos de gordura, no entanto, parecem proteger contra o avanço dos tumores. Seria o caso do azeite de oliva, cujo consumo regular é associado com menores incidências de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares.
Após análises para entender os efeitos das gorduras nas células tumorais, identificando genes e os processos associados às propriedades anticancerígenas do azeite de oliva, os pesquisadores anunciaram que a pesquisa passará a observar linhas de células humanas.


Família de adolescente baleado por PM autoriza doação de órgãos



Jovem teve morte cerebral constatada na madrugada desta quinta.
Mãe contou ao G1 sua relação e seus últimos momentos com o filho.


A recepcionista Maria Lucinéia Bento, de 45 anos, autorizou na manhã desta quinta-feira (23) a doação dos órgãos de seu filho, Leonardo Bento, de 17 anos. O adolescente teve morte cerebral constatada nesta madrugada após ser baleado nesta quarta-feira (22) por uma policial militar em frente à escola em que estudava, na Estrada do M’Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo. Segundo a PM, o disparo foi acidental, depois que a policial foi cercada por jovens. Testemunhas contestam a versão.
Após uma noite sem dormir, Maria Lucinéia estava nesta manhã no Hospital do M’Boi Mirim, onde seu filho segue internado para a realização de outros exames. Apenas após o fim do processo, previsto para esta tarde, poderá ser feita a retirada dos órgãos e a liberação do corpo. “Autorizei a doação de órgãos. Vai salvar outras vidas. Ele é novo, tem os órgãos perfeitos. Era meu filho único, fiquei sem objetivo na vida. Trabalhava para sustentar meu filho, minha vida era cuidar dele, eu vivia para ele”, contou ela ao G1 nesta manhã.
A recepcionista vivia apenas com o filho em uma casa alugada. Os dois eram muito próximos e dormiam no mesmo quarto – um dos sonhos do adolescente era ter uma casa própria com seu próprio dormitório. O jovem estava no segundo ano do Ensino Médio, e sua mãe queria que ele fizesse o terceiro ano no ensino técnico. “Ele queria fazer engenharia mecânica, então eu ia matriculá-lo no ensino técnico de mecânica para ele ver se era isso mesmo. Ele fazia inglês aos sábados, eu ia colocar na informática para ocupar o tempo dele, não fiEla viu o filho pela última vez na manhã de quarta, quando o jovem se despediu antes de ir para a escola. Leonardo havia dormido mais cedo que o normal no dia anterior e se disse muito feliz ao acordar. “Ele foi tomar banho cantando, foi se despedir de mim falando que estava tão feliz, disse que me amava”, contou ela. O adolescente passou o dia na escola, e por volta das 18h40, Maria Lucinéia recebeu uma ligação de seu irmão contando que o filho estava internado.
A família não quis dar detalhes da gravidade do ocorrido, e ela seguiu com o irmão para o Hospital das Clínicas, para onde o garoto foi transferido. No HC, foram feitos mais exames e um neurologista avaliou o menino, constatando a morte cerebral. “Não entendi nada, fiquei desesperada, não queria acreditar que meu filho estava morto. Aí liguei para minha chefe, que é médica, e ela falou: ‘É muito grave’, e começou a chorar.”
Como nada podia ser feito, Leonardo foi encaminhado para o hospital de origem, onde permanece internado para a realização dos exames complementares. Nesta manhã, grande parte da família se reunia no local para tentar confortar a recepcionista.
car na rua, com más companhias”, contou a mulher.
“Ele era um menino muito bom, amoroso, querido por todo mundo da minha vizinhança, da escola, parentes, muito educado, menino exemplar. Era muito amigo, companheiro, obediente”, contou a mãe de Leonardo. “A minha ficha não caiu ainda, estou meio em estado de choque. Enquanto ele estiver entubado eu vou ter esperança que ele vai voltar.”

Festa
De acordo com a recepcionista, o filho não ia todos os dias à festa que ocorria em frente à escola, pois ela o controlava. “Ele estava naquela fase de novos amigos, eu andei podando algumas amizades, mas era muito tranquilo, amoroso. Eu confiava nele, mas não confio nas pessoas com quem ele andava. Não quero dizer que ele era santo, mas pelo que conheço dele, ele não era de fazer coisa errada”, afirmou.
Amigos do adolescente disseram que ele não fez nada que justificasse o tiro. Ele estava na garupa de uma moto quando foi baleado, deixando o local da festa. A mãe do jovem espera que os responsáveis sejam identificados e punidos. “Espero justiça, espero que eles melhorem esses policiais que estão na rua, para não cometer mais esse tipo de delito. Nada justifica ela [a PM que atirou] ter tirado a vida dele. Ele tinha muita vida pela frente. Agora acabou com a minha vida, estou sem chão."
Em nota, a PM informou que o disparo foi acidental e ocorreu no momento em que a policial foi cercada por várias pessoas que tentavam pegar sua arma. A polícia havia sido chamada por volta das 17h30 para resolver um tumulto provocado por jovens que interditavam a avenida e consumiam bebidas alcoólicas. A policial seria encaminhada ao Presídio Militar Romão Gomes.

Juliana Cardilli


G1

Cielo fica com o ouro nos 50m e bate recorde sem supermaiô



O brasileiro Cesar Cielo ficou com o ouro nos 50m livre, nesta quarta-feira, pelo Troféu José Finkel, e de quebra bateu a sua própria marca em piscina curta, com o tempo de 20s80, o melhor do mundo sem os supermaiôs. O recorde anterior era de 2007, com 20s93, de Stefan Nystrand, da Suécia.
Cielo não teve dificuldades para vencer a prova e reinou absoluto, principalmente nos últimos 25 metros. Nicholas Santos, com a prata, e Bruno Fratus, com o bronze, completaram o pódio no parque aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.
Entre as mulheres, a prova dos 50m teve como vencedora a norte-americana Jessica Hardy, do Flamengo, com o tempo de 24s11. Flavia Delaroli ficou com a prata, com 24s77, e Daiane Becker fez 25s10, garantindo o bronze.

Romulo Tesi


eBand

Classes de alfabetização ganham mais alunos adultos


IBGE mostra que matrículas aumentaram em 3,7 pontos percentuais de 2008 para 2009, especialmente entre população de 40 a 59 anos

As classes de alfabetização foram mais procuradas pelos brasileiros que estavam longe dos bancos escolares e decidiram voltar aos estudos em 2009. Dados da Síntese de Indicadores Sociais divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que meio milhão de pessoas com mais de 15 anos de idade frequentavam no ano passado aulas em todo o País para aprenderem a ler e a escrever.
A proporção é maior do que a de 2008. Naquele ano 21,7% dos 2,1 milhões de jovens e adultos que frequentavam escolas que oferecem educação básica a quem não a concluiu na fase correta estavam em classes de alfabetização. Em 2009, o percentual saltou para 25,4%. O número global de atendidos nas turmas da alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos – o antigo supletivo – não mudou muito: caiu de 2.157.000 em 2008 para 2.107.000 em 2009.
É provável que esse leve aumento na matrícula nas classes de alfabetização justifique parte da queda das taxas de analfabetismo do País. A avaliação é do conselheiro César Callegari, do Conselho Nacional de Educação (CNE). “É importante lembrar que, após dez anos de garantia de acesso ao ensino fundamental, se produz menos analfabetos. Outra parte é a demanda dos adultos que, a cada ano, têm a percepção que a entrada no mercado de trabalho e a própria vida em sociedade hoje exige essa escolarização”, defende.
Callegaria ressalta, no entanto, que a demanda por escolaridade é grande, mas pouco percebida por secretários de educação de estados e municípios. “Não é raro ouvirmos de secretários que eles estão fechando escolas que oferecem Educação para Jovens e Adultos (EJA), por falta de demanda. Essa é uma percepção errada. A demanda é latente, mas não está se apresentando porque não acreditam que valha a pena voltar para a escola. Eles já a experimentaram e viram que é inadequada às suas necessidades”, afirma.
O conselheiro defende grandes reformas nos programas de escolarização oferecidos aos adultos de todo o País. Para ele, materiais didáticos, mobiliário escolar e metodologias de aulas são infantilizadas. “Se olharmos a quantidade de analfabetos funcionais do País, temos uma clientela em potencial para a EJA enorme. Há uma demanda crescente por isso também, mas o retorno à escola é quase humilhante e faz com que eles desistam de novo”, lamenta.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que garante recursos para financiar a educação no País, também prevê recursos para a EJA. Carlos Sanches, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), ressalta que os municípios têm feito esforços para ampliar as matrículas de jovens e adultos tanto nas turmas de alfabetização, quanto de ensino fundamental e médio na modalidade.
Em 2009, 41,8% dos 2,1 milhões brasileiros com mais de 15 anos que voltaram à escola para concluir a educação básica estavam nas classes do ensino fundamental e 32,8% no ensino médio. Analisando os estudantes matriculados por faixa etária, a única que obteve crescimento em relação a 2008 foi a dos brasileiros de 40 a 59 anos. Eles representavam 26,5% dos adultos que voltaram à escola em 2008 e, em 2009, eram 28,7% do total.
A população de 25 a 39 anos diminuiu de 37,1% em 2008 para 35,8% no ano seguinte e os estudantes com mais de 60 anos passaram de 7% para 6,2% do total de matriculados na EJA. A maioria dos alunos se declarou de cor parda (54,6%), 35,3% eram brancos e 9,5%, pretos. A proporção se manteve a mesma entre os mais jovens, com idade entre 15 e 24 anos, 29,3%.

Diferenças regionais
A maior parte dos estudantes adultos – 762 mil dos 2,1 milhões – morava na região Nordeste em 2009 e possuía entre 25 e 29 anos (35,7%). Quase a mesma quantidade frequentava as turmas do ensino fundamental e da alfabetização de adultos: 40,6% e 39,6%, respectivamente. Apenas 19,8% estavam no ensino médio.
A situação é diferente da observada em 2008, quando a maior parte dos alunos estava na região Sudeste (805 mil alunos). No ano passado, segundo o IBGE, 696 mil estudantes estavam matriculados nos colégios que oferecem turmas de EJA na região. Do total, 42,6% cursavam o ensino médio, número bastante superior ao de nordestinos nessa etapa. Na alfabetização de adultos, os estudantes se tornaram mais numerosos do que em 2008: de 14,3% para 17,4%.
A quantidade de estudantes das regiões Sul e Norte nas turmas de EJA era parecida. Nos três Estados do Sul, 266 mil jovens e adultos frequentavam a escola e, no Norte, 257 mil. A região com menor número de estudantes era a Centro-Oeste: 126 mil. Ao contrário do Nordeste, a maioria já estava no ensino médio: 43%.

Priscilla Borges


O Alzheimer, pelo paciente


Arthur Rivin - O Estado de S.Paulo de 03/02/2010

Sou médico aposentado e professor de medicina. E tenho Alzheimer. Antes do meu diagnóstico, estava familiarizado com a doença, tratando pacientes com Alzheimer durante anos. Mas demorei para suspeitar da minha própria aflição.
Hoje, sabendo que tenho a doença, consegui determinar quando ela começou, há 10 anos, quando estava com 76. Eu presidia um programa mensal de palestras sobre ética médica e conhecia a maior parte dos oradores. Mas, de repente, precisei recorrer ao material que já estava preparado para fazer as apresentações. Comecei então a esquecer nomes, mas nunca as fisionomias. Esses lapsos são comuns em pessoas idosas, de modo que não me preocupei.
Nos anos seguintes, submeti-me a uma cirurgia das coronárias e mais tarde tive dois pequenos derrames cerebrais. Meu neurologista atribuiu os meus problemas a esses derrames, mas minha mente continuou a deteriorar. O golpe final foi há um ano, quando estava recebendo uma menção honrosa no hospital onde trabalhava. Levantei-me para agradecer e não consegui dizer uma palavra sequer.
Minha mulher insistiu para eu consultar um médico. Meu clínico-geral realizou uma série de testes de memória em seu consultório e pediu depois uma tomografia PET,que diagnostica a doença com 95% de precisão. Comecei a ser medicado com Aricept,que tem muitos efeitos colaterais. Eu me ressenti de dois deles: diarreia e perda de apetite. Meu médico insistiu para eu continuar. Os efeitos colaterais desapareceram e comecei a tomar mais um medicamento, Namenda.Esses remédios, em muitos pacientes, não surtem nenhum efeito. Fui um dos raros felizardos.
Em dois meses, senti-me muito melhor e hoje quase voltei ao normal. Demoramos muito tempo para compreender essa doença desde que Alois Alzheimer, médico alemão, estabeleceu os primeiros elos, no início do século 20, entre a demência e a presença de placas e emaranhados de material desconhecido.
Hoje sabemos que esse material é o acúmulo de uma proteína chamada beta-amiloide. A hipótese principal para o mecanismo da doença de Alzheimer é que essa proteína se acumula nas células do cérebro, provocando uma degeneração dos neurônios. Hoje, há alguns produtos farmacêuticos para limpar essa proteína das células.
No entanto, as placas de amiloide podem ser detectadas apenas numa autópsia, de modo que são associadas apenas com pessoas que desenvolveram plenamente a doença. Não sabemos se esses são os primeiros indicadores biológicos da doença.
Mas há muitas coisas que aprendemos. A partir da minha melhora, passei a fazer uma lista de insights que gostaria de compartilhar com outras pessoas que enfrentam problemas de memória: tenha sempre consigo um caderninho de notas e escreva o que deseja lembrar mais tarde.
Quando não conseguir lembrar de um nome, peça para que a pessoa o repita e então escreva. Leia livros. Faça caminhadas. Dedique-se ao desenho e à pintura.
Pratique jardinagem. Faça quebra-cabeças e jogos. Experimente coisas novas. Organize o seu dia. Adote uma dieta saudável, que inclua peixe duas vezes por semana, frutas e legumes e vegetais, ácidos graxos ômega 3.
Não se afaste dos amigos e da sua família. É um conselho que aprendi a duras penas. Temendo que as pessoas se apiedassem de mim, procurei manter a minha doença em segredo e isso significou me afastar das pessoas que eu amava. Mas agora me sinto gratificado ao ver como as pessoas são tolerantes e como desejam ajudar.
A doença afeta 1 a cada 8 pessoas com mais de 65 anos e quase a metade dos que têm mais de 85. A previsão é de que o número de pessoas com Alzheimer nos EUA dobre até 2030.
Sei que, como qualquer outro ser humano, um dia vou morrer. Assim, certifiquei-me dos documentos que necessitava examinar e assinar enquanto ainda estou capaz e desperto, coisas como deixar recomendações por escrito ou uma ordem para desligar os aparelhos quando não houver chance de recuperação. Procurei assegurar que aqueles que amo saibam dos meus desejos. Quando não souber mais quem sou, não reconhecer mais as pessoas ou estiver incapacitado, sem nenhuma chance de melhora, quero apenas consolo e cuidados paliativos.

ARTHUR RIVIN FOI CLÍNICO-GERAL E É PROFESSOR EMÉRITO DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA


E-mail enviado por uma leitora

Morre adolescente atingido por bala na porta de escola da zona sul de SP



O adolescente de 17 anos baleado na cabeça em frente a uma escola na estrada do M'Boi Mirim, na zona sul de São Paulo, morreu no final da noite desta quarta-feira (22). De acordo com a Polícia Militar, o tiro foi disparado acidentalmente por uma policial, que foi detida.
O caso aconteceu na tarde de ontem em frente à Escola Estadual Luís Magalhães de Araújo, onde o jovem estudava.
Após o incidente, o jovem foi socorrido no Hospital Municipal M' Boi Mirim, mas devido a gravidade foi levado para o Hospital das Clínicas (zona oeste de SP), onde morreu.
Por meio de nota, a PM afirmou que foi acionada para resolver um tumulto na altura do número 3500 da estrada, onde jovens interditaram a via e consumiam bebida alcoólica. Segundo a PM, o disparo teria acontecido de forma acidental quando a policial foi cercada por várias pessoas que tentavam pegar sua arma.
A policial foi autuada em flagrante delito por lesão corporal culposa e encaminhada ao presídio militar Romão Gomes.



Folha Online

Mais dois brasileiros estão entre mortos de chacina no México


A Polícia Federal (PF) confirmou a identificação de mais dois brasileiros, do Estado do Pará, mortos no massacre ocorrido em Tamaulipas, no norte do México, em que 72 pessoas foram executadas por narcotraficantes, em agosto. Com estas duas vítimas sobe para quatro o número de brasileiros assassinados na chacina.
No último domingo, a PF enviou três agentes ao México para auxiliar, juntamente com o Consulado do Brasil no país, as autoridades mexicanas na identificação de possíveis vítimas brasileiras.
Na última semana tinham sido identificadas outras duas vítimas de Minas Gerais, Hermínio Cardoso dos Santos, de 24 anos, de Sardoá, e Juliard Aires Fernandes, de 20 anos, de Santa Efigênia de Minas. A PF não divulgou a identidade dos paraenses.
Familiares e amigos de cidadãos brasileiros que tenham partido para a região no período do massacre, e que tenham perdido contato desde então com eles, devem entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio dos números (61) 3411-8804/8805/8818/8809/9718, ou no e-mail: dac@itamaraty.gov.br.
As informações podem ser úteis na identificação de outras possíveis vítimas brasileiras no México, segundo o Itamaraty.
A polícia acredita que os imigrantes foram mortos por traficantes do cartel Los Zetas após se negarem a trabalhar como matadores de aluguel para os criminosos. As únicas testemunhas do crime são o equatoriano Luis Freddy Lala Pomavilla, que entrou em contato com as autoridades, o hondurenho sob proteção policial que colabora com as investigações no México, e o terceiro sobrevivente, ainda não identificado.
Lala, no entanto, afirmou à imprensa oficial de seu país que viajava em um grupo de 76 pessoas, deixando aberta a possibilidade de que existam mais duas testemunhas para o crime.
Desde 2006, a violência relacionada ao tráfico de drogas no México deixou mais de 28 mil mortos, a maioria na área fronteiriça com os EUA. O governo destacou 50 mil militares para combater os traficantes.


Justiça de SP nega pedido de depoimento durante a lei eleitoral a pagodeiro foragido


SÃO PAULO - A Justiça de Guarulhos, na Grande São Paulo, negou nesta quarta-feira o pedido de salvo-conduto ao pagodeiro Evandro Gomes Correia Filho acusado de provocar a morte da ex-mulher e ferimentos no filho de 6 anos, em novembro de 2008. O advogado de Evandro, Ademar Gomes, queira que o cantor fosse ouvido entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro. O pagodeiro tem prisão decretada, mas se prestasse depoimento nesse período não poderia ser preso, já que o Código Eleitoral proíbe a prisão de quem não tenha sentença condenatória definitiva.
Evandro, segundo o TJ, queria se valer da condição de eleitor, apresentar-se à Justiça e contar a versão dos fatos no período eleitoral. Em sua decisão, o juiz responsável pelo despacho afirma que "não é o juiz de direito que deve se adequar à conveniência dos réus, e sim o contrário". Segundo o magistrado, o pedido advogado denota completa inversão de valores e deturpação da vontade do legislador.
Evandro é acusado de provocar a morte da ex-mulher, Andréia Cristina Nóbrega Bezerra, de 31, e ferimentos no filho Lucas, de 6, que se jogaram do terceiro andar de um prédio em Guarulhos, em 18 de novembro de 2008. O pagodeiro teria ameaçado a ex-mulher com uma faca, que se jogou pela janela. Foi a criança quem contou à polícia que o pai ameaçou a mãe. Evandro chegou a desmentir o depoimento do filho, dizendo que Andréia se matou e tentou matar Lucas.
O cantor de pagode foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado - motivo torpe e emprego de recurso que dificulte ou impossibilite a defesa da vítima - e tentativa de homicídio. Se condenado, pode pegar até 30 anos de prisão, somadas as penas dos dois crimes.
A defesa do cantor contesta e disse que Evandro cometeu apenas um crime, o de omissõa desocorro. Para esse tipo de crime, o Código Penal prevê detenção de 1 a 6 meses ou pagamento de multa. Diz ainda o código que 'a pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta em morte'.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jovem flagrado mais de 10 vezes pela polícia é detido de novo em SP



Ele esteve envolvido em várias ocorrências quando tinha apenas 11 anos.
Agora com 14 anos, adolescente foi levado para a Fundação Casa.


Um adolescente de 14 anos flagrado mais de dez vezes pela polícia dirigindo carros roubados acabou detido de novo nesta quarta-feira (22). O menino estava pilotando uma moto quando foi parado pela polícia na Vila Joaniza, Zona Sul da capital paulista. A placa é de uma outra moto, roubada em Guarulhos, na Grande São Paulo. O adolescente disse que pagou R$ 1 mil e que planejava usar o veículo para entregar pizza.
Algumas das ocorrências em que o jovem esteve envolvido ocorreram quando ele tinha apenas 11 anos. Agora com 14 anos, ele foi encaminhado para a Fundação Casa, antiga Febem.


G1

Curso ensina aos pais como prevenir acidentes com crianças


A iniciativa, da ONG Criança Segura, é gratuita e à distância. As inscrições podem ser feitas à partir do dia 27 de setembro

Cuidados com o transporte escolar, prevenção de quedas, atropelamentos, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas e intoxicações. Aprender a prevenir esses acidentes, principalmente com as crianças, é muito importante para toda a família.
Pensando nisso, a ONG CRIANÇA SEGURA acaba de lançar um curso gratuito a distância sobre prevenção de acidentes com crianças direcionado aos pais e responsáveis.
Para a primeira turma, a ONG disponibilizará 150 vagas para pais e adultos responsáveis por crianças e adolescentes de até 14 anos de todo o Brasil. O curso terá duração de 45 dias e os participantes precisam disponibilizar 30 horas para realizá-lo.
O conteúdo prevê textos, artigos e vídeos informativos, além de sugestões de atividades lúdicas para fazer com as crianças. “Tudo acontece através de uma plataforma de educação à distância. Os pais receberão uma senha para acessar o conteúdo e cada participante deve se organizar para fazer o curso no horário mais conveniente para ele”, explica a coordenadora Jaqueline Magalhães.
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 27 de setembro e se encerram no dia 15 de outubro. Para participar, os interessados devem acessar a ficha de inscrição no site da CRIANÇA SEGURA, preenchê-la e encaminhá-la por e-mail para eadpais@criancasegura.org.br.
Os participantes não incluídos na primeira turma entram automaticamente em uma fila de espera para participação na próxima edição.



Crescer

Polícia localiza corpo de menina que desapareceu em Tupanci do Sul


Adolescente de 12 anos estava desaparecida desde ontem, quando foi à casa de um vizinho

A Brigada Militar localizou, por volta das 9h30min desta quarta-feira, o corpo de uma adolescente de 12 anos em um riacho no interior do município de Tupanci do Sul, a 136 km de Erechim. De acordo com a Brigada Militar, a menina apresentava um corte profundo na testa e diversas escoriações pelo corpo, além de estar parcialmente despida.
A adolescente foi vista pela última vez às 17h30min de terça-feira, quando desceu do ônibus escolar e passou na casa de um vizinho para pedir um guarda-chuva emprestado. Depois, como fazia sempre, teria que atravessar um matagal até chegar na casa onde residia com sua avó. No mato, onde passa um riacho, a menina sumiu. Seus cadernos de escola foram encontrados na noite de terça-feira, a 3 km de onde estava o corpo. As buscas foram realizadas pela Brigada Militar, Polícia Civil, bombeiros voluntários e moradores da comunidade de Linha Lira, onde ela residia.
O trajeto do ônibus onde a vítima desceu até sua casa é de aproximadamente 1,5 km. O local foi isolado para análise de técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Passo Fundo. Só a necropsia poderá definir a causa da morte da menina. A Polícia Civil faz investigações para tentar esclarecer o caso.
Tupanci do Sul possui cerca de dois mil habitantes. O município foi emancipado em 1993 e localiza-se na região Noroeste, na microrregião de Sananduva.


Enfermeira cria escola para crianças



Projeto começou há dez anos e continua crescendo

Movida pela vontade de ajudar o próximo, uma enfermeira, cansada de ver os moradores de seu bairro não conseguirem vagas para seus filhos em escolas públicas, começou a dar aulas.
No início, a associação em Aparecida de Goiânia (GO) tinha apenas 13 alunos; hoje, já são quase 250. O local funciona onde antigamente era um bar e quem paga o aluguel é um médico amigo da enfermeira. Para suprir os gastos, eles vendem artesanato na porta da escola.
A instituição está em Jardim Tiradentes, uma das áreas mais pobres e violentas da cidade.
Os pais que têm condições pagam uma mensalidade de R$ 20, mas o dinheiro mal dá para cobrir os gastos com energia e água.
Apesar da falta de estrutura, há fila de espera por vagas - e quem consegue matricular o filho, não esconde a satisfação: a escola é uma das melhores da região.


R7

Violência em festa estudantil deixa 70 feridos na Argentina


Buenos Aires (Argentina) - Uma confusão numa tradicional festa em comemoração pelo dia da primavera e do estudante deixou 70 pessoas feridas nesta terça-feira em Buenos Aires, na Argentina. Organizadores do evento no Parque de Palermo - onde os jovens se reuniram para festejar a chegada da nova estação ouvindo música - responsabilizaram o excesso de álcool como o causador da violência.
"Fiquei surpreso porque foi a primeira vez que houve tanta agressividade. Entre os feridos estão jovens atingidos com facas, o que jamais tinha acontecido nas comemorações anteriores da primavera", disse o diretor do Sistema de Atenção Médica de Emergência Portenho (SAME), da cidade de Buenos Aires, Alfredo Crescenti.
Outros feridos, entre eles um menino de três anos, apresentaram marcas de golpes e traumatismos, resultados das brigas, entre socos, pontapés e garrafadas, mostradas nas imagens das principais televisões do país. Outros jovens sofreram coma alcoólico, de acordo com Crescenti.
Num comunicado, a Secretaria de Saúde de Buenos Aires confirmou as informações, acrescentando que vinte dos feridos foram transferidos para diferentes hospitais da cidade. A polícia informou que, até o início da noite, vinte e três pessoas tinham sido presas.


Presos 11 suspeitos de fazer parte de quadrilha de classe média alta no RJ



Ação conjunta contou com colaboração de polícias de outros estados.
Um dos suspeitos foi preso em uma mansão em Búzios.

Subiu para 11 o número de presos na Operação Consórcio, na manhã desta quarta-feira (22), em ação conjunta da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, com as polícias Civil e Militar, e com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecco) do Ministério Público no Rio de Janeiro. Segundo a polícia, a quadrilha é formada por jovens de classe média alta.
A operação é realizada em Niterói, na Região Metropolitana, em Búzios, na Região do Lagos e em Laje do Muriaé, Norte Fluminense, onde 80 agentes cumprem 17 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. O objetivo é reprimir o tráfico de drogas nesses municípios. Outros seis suspeitos ainda são procurados. As informações são da Secretaria de Segurança.
Um dos principais integrantes da quadrilha foi encontrado em um prédio em Niterói. De acordo com o delegado Marcus Castro Nunes Maia, titular da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), outro suspeito foi preso em uma mansão em Búzios, cidade onde ocorreu a prisão de mais dois suspeitos. A quadrilha montava um esquema de compra e venda de drogas em boates e festas. Alguns DJs que tocavam nos eventos têm mandados de prisão expedidos, informou a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança.
A operação conta com o apoio de um helicóptero da Polícia Civil e com cães farejadores. Uma outra equipe da Subsecretaria de Inteligência está em São Paulo para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão no estado.
A investigação durou quatro meses e contou com a colaboração dos setores de inteligência das polícias Civil nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Operação Consórcio ainda está em andamento.

G1

EUA indiciam babá de 11 anos por morte de bebê


Uma garota de 11 anos foi indiciada por homicídio na Geórgia, nos Estados Unidos, pela morte de uma bebê de apenas dois anos de quem tomava conta.

A decisão, que reviveu uma antiga discussão sobre os procedimentos criminais contra infratores tão jovens, foi tomada após a investigação do incidente na cidade de Sandy Springs, nos arredores de Atlanta, no fim de semana.
A bebê, Zyda White, foi deixada pela mãe, Ashlea Collier, sob responsabilidade da filha de uma colega de trabalho no sábado. A menina, que não foi identificada, tomava conta da menina enquanto Collier trabalhava.
Collier disse à rede de TV local WSB que foi buscar a filha à noite, mas percebeu que a menina estava pálida, azulada e com os olhos paralisados.
Ao perceber a situação, a colega que trabalho iniciou a respiração boca-a-boca na menina. O serviço de emergência foi acionado e a bebê foi levada para um hospital infantil em Atlanta. Zyda foi dada como morta na madrugada do domingo.
A garota que fazia as vezes de babá disse que a menina caiu da cama. Porém, os exames pós-mortem verificaram lesões causadas por traumas bruscos na região da cabeça, torso e quadril da vítima, levando as autoridades a suspeitar que tenha havido violência corporal.
A polícia disse que indiciou a pré-adolescente por homicídio, mas não está claro se o caso será tratado pelas autoridades de infância e juventude ou pelas vias criminais normais. A promotoria diz que aguardará o fim da investigação para determinar os próximos passos.
Segundo o jornal local Atlanta Journal-Constitution, infratores menores de 13 anos podem ser encarcerados por até cinco anos ou até atingirem a idade de 21 anos, se a Justiça assim decidir.
O professor emérito da faculdade de Direito da Universidade da Geórgia, Ron Carlson, disse ao jornal que o caso desafia o entendimento legal tradicional.
"Temos de deixar a Justiça resolver esse caso, porque a responsabilidade criminal é limitada àqueles maiores de 12 anos, nem que seja por apenas um dia", afirmou.
Em 2004, promotores do Estado conseguiram que um menino de 12 anos ficasse dois anos em um centro de detenção juvenil por estrangular a menina Amy Yates, 8.
Dois anos depois, o legislativo estadual aprovou a lei Amy, que estendeu para até cinco anos ou até a idade de 21 anos de idade a pena para menores de 13 anos que cometem crimes considerados graves.


Brasil mais perto de criar primeira vacina contra os quatro sorotipos da dengue


SÃO PAULO - Uma nova técnica de engenharia genética, que cria vírus quiméricos (vírus atenuados e modificados geneticamente), pode tornar realidade a tão aguardada vacina contra a dengue, ainda sem uma data definida para chegar ao mercado. Pela primeira vez, o laboratório que desenvolve o imunizante em fase mais adiantada de testes, o Sanofi Pasteur, mostrou detalhes da tecnologia que, pelo menos até agora, se mostrou capaz de proteger contra os quatro sorotipos da dengue, sem causar a doença. A chamada tecnologia recombinante une o maquinário responsável pela reprodução do vírus da febre amarela - mais estável e conhecido do que o da dengue - e um trecho do DNA do vírus da dengue que codifica a membrana externa do vírus, responsável por provocar a resposta imunológica. O resultado é um vírus vivo atenuado que não é nem o da febre amarela nem o da dengue, mas capaz de cumprir sua função: proteger o organismo contra a dengue.
- Esse processo é feito individualmente, com os quatro sorotipos. A vacina tetravalente traz esses quatro sorotipos quiméricos e conseguiu uma resposta imunológica boa e equilibrada contra todos eles. Isso foi muito bom porque as demais vacinas que vinham sendo desenvolvidas apresentavam boa resposta para dois ou três sorotipos, mas para um nunca era bom. Isso não aconteceu com a vacina da Sanofi - explica Fernando Noriega, vice-presidente associado de desenvolvimento clínico da Sanofi Pasteur para a América Latina.
No Brasil, os testes de fase dois -- para avaliar a produção de anticorpos e a segurança do imunizante -- começaram no fim de agosto, mas as pesquisas já estão mais adiantadas na Tailândia, onde os sorotipos do vírus são mais agressivos. Os resultados do primeiro estudo de eficácia (fase IIb), com quatro mil crianças tailandesas de 4 a 11 anos de idade, estarão prontos em 2012. O imunizante também vem sendo testado nos Estados Unidos, Austrália, México, Porto Rico, Honduras, Colômbia, Peru e em países da Ásia.
A pesquisa que vem sendo conduzida em Vitória, no Espírito Santo, pelo Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), prevê incluir 150 pessoas, entre crianças e adolescentes sadios com idades entre 9 e 16 anos.

Flávia Junqueira - Extra


O Globo

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Justiça do Rio nega habeas corpus para Bruno e Macarrão


Decisão dos desembargadores foi unânime; dupla está presa em Bangu 2.
Eles são acusados de lesão corporal, sequestro e cárcere privado, em 2009.

A Justiça do Rio negou nesta terça-feira (21) o pedido de habeas corpus para o goleiro Bruno e seu amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão. De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio, a decisão dos desembargadores da 7ª Câmara Criminal foi unânime.
Bruno e Macarrão são acusados pelos crimes de lesão corporal, sequestro e cárcere privado de Eliza Samudio. O crime teria acontecido em outubro de 2009, no Rio, quando a ex-namorada do jogador registrou queixa na polícia. Eliza está desaparecida desde o dia 4 de junho.
O julgamento do habeas corpus foi adiado por duas vezes. Na primeira, em 31 de agosto, o desembargador Nildson Araújo da Cruz pediu vistas do processo. Depois, em 17 de setembro, a desembargadora Márcia Perrini Bodart, pediu para examinar os autos antes de decidir.
Bruno e Macarrão tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz Marco José Mattos Couto, da 1ª Vara Criminal de Jacarepaguá, na Zona Oeste. Por determinação judicial, eles vieram de Belo Horizonte para o Rio para as audiências do caso. Eles estão presos na penitenciária de Bangu 2. Um ofício já foi enviado à Polinter autorizando o retorno do goleiro e de Macarrão para Minas Gerais, mas, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), os dois ainda não foram transferidos.
“Sem prejuízo, determino que os réus sejam recambiados para Minas Gerais, devendo o cartório tomar todas as medidas cabíveis para que isso ocorra da forma mais célere possível”, escreveu o juiz Marco José Mattos Couto na ata da audiência, em 17 de setembro.


Lei obriga escolas e hospitais do Rio a comunicar violência contra crianças


Uma lei que entrou em vigor nesta terça-feira no Estado do Rio obriga todas as instituições de ensino e unidades de saúde públicos e privados a comunicar ao conselho tutelar e à polícia todo caso de violência contra crianças e adolescentes que for registrado por essas entidades.
A lei foi proposta pelo deputado estadual André Correa (PPS). "Vários casos de violência não chegam aos estabelecimentos de saúde, em especial nos casos de violência sexual e psicológica. É importante que os conselhos tutelares também sejam notificados dos casos", afirma Correa. As instituições que descumprirem a obrigatoriedade receberão multa que pode variar de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência, conforme prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

FÁBIO GRELLET


Perna achada no interior de SP não é de Eliza, afirma laudo


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou nesta terça-feira que a perna encontrada no rio Tietê, em Botucatu, no interior de São Paulo, em julho, não é da ex-amante do goleiro Bruno Eliza Samudio, desaparecida desde junho. A informação foi comprovada pelo laudo divulgado pelo Departamento de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu. De acordo com o delegado titular do DIG, Celso Olinto, o laudo apontou que a perna é de uma mulher de 60 anos de Cerqueira César, a 280 km de São Paulo, que foi vista pela última vez em Avaré. Para não comprometer as investigações deste caso, a SSP não deu mais detalhes sobre o crime.

O caso
Eliza desapareceu no dia 4 de junho, quando teria saído do Rio de Janeiro para Minas Gerais a convite de Bruno. No ano passado, a estudante paranaense já havia procurado a polícia para dizer que estava grávida do goleiro e que ele a agrediu para que ela tomasse remédios abortivos. Após o nascimento da criança, Eliza acionou a Justiça para pedir o reconhecimento da paternidade de Bruno.
No dia 24 de junho, a polícia recebeu denúncias anônimas dizendo que Eliza havia sido espancada por Bruno e dois amigos dele até a morte no sítio de propriedade do jogador, localizado em Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte. Na noite do dia 25 de junho, a polícia foi ao local e recebeu a informação de que o bebê apontado como filho do atleta, de 4 meses, estava lá. A atual mulher do goleiro, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, negou a presença da criança na propriedade. No entanto, durante depoimento, um dos amigos de Bruno afirmou que havia entregado o menino na casa de uma adolescente no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, onde foi encontrado.
Enquanto a polícia fazia buscas ao corpo de Eliza seguindo denúncias anônimas, em entrevista a uma rádio no dia 6 de julho, um motorista de ônibus disse que seu sobrinho participou do crime e contou em detalhes como Eliza foi assassinada. O menor citado pelo motorista foi apreendido na casa de Bruno no Rio. Ele é primo do goleiro e, em dois depoimentos, admitiu participação no crime. Segundo a polícia, o jovem de 17 anos relatou que a ex-amante de Bruno foi levada do Rio para Minas, mantida em cativeiro e executada pelo ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola ou Neném, que a estrangulou e esquartejou seu corpo. Ainda segundo o relato, o ex-policial jogou os restos mortais para seus cães.
No dia seguinte, a mulher de Bruno foi presa. Após serem considerados foragidos, o goleiro e seu amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão, acusado de participar do crime, se entregaram à polícia. Pouco depois, Flávio Caetano de Araújo, Wemerson Marques de Souza, o Coxinha Elenilson Vitor da Silva e Sérgio Rosa Sales, outro primo de Bruno, também foram presos por envolvimento no crime. Todos negam participação e se recusaram a prestar depoimento à polícia, decidindo falar apenas em juízo.
No dia 30 de julho, a Polícia de Minas Gerais indiciou todos pelo sequestro e morte de Eliza, sendo que Bruno responderá como mandante e executor do crime. Além dos oito que foram presos inicialmente, a investigação apontou a participação da atual amante do goleiro, Fernanda Gomes Castro, que também foi indiciada e detida. O Ministério Público concordou com o relatório policial e ofereceu denúncia à Justiça, que aceitou e tornou réus todos os envolvidos. O jovem de 17 anos, embora tenha negado em depoimentos posteriores ter visto a morte de Eliza, foi condenado no dia 9 de agosto pela participação no crime e cumprirá medida socioeducativa de internação por prazo indeterminado.

Terra Notícias

Apoio Emocional e Valorização da Vida

À Amiga Maria Celia, o Posto Samaritano Abolição, integrado ao Programa CVV realiza gratuitamente há 48 anos serviço de Apoio Emocional e Valorização da Vida (consequentemente prevenindo o suicídio), utilizando o telefone como ferramenta. Nos dias 16/10 e 17/10/2010 no horario das 13hs às 19hs haverá curso para seleção e capacitação de novos voluntários e solicitamos a colaboração em divulgar o evento conforme release abaixo.

EVENTO:
O Posto Samaritano Abolição, Vinculado ao Programa CVV de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicidio nos dias 16 e 17 de Outubro de 2010, realizará curso para capacitação de novos voluntários da entidade. Nos dois dias do evento 16 e 17/10 o horario vai das 13hs às 19hs- sera apresentada a filosofia da entidade e a forma de conduta a ser seguida pelo voluntário.

INSCRIÇÕES:
As inscrições podem ser feitas pessoalmente na sede da entidade na Rua
Abolição, 411- Bela Vista - SP em horário comercial ou pelo telefone
3242-4111 apos as 19hs00 ou via e-mail: abolicao@postosamaritano.org.br
ou 30 minutos antes do curso.

DURANTE A ATIVIDADE:
Durante a atividade - que é gratuita - haverá seleção dos interessados em
colaborar com a entidade. Para ser voluntário Samaritano, vinculado ao
Programa CVV Prevenção ao suicídio, Apoio Emocional e valorização da vida, basta ter mais de 18 anos, ter disponibilidade de tempo (média de 4 horas e meia por semana), disposição para ajudar o próximo e abertura para o autoconhecimento e ser treinado.

INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS:
Instituição sem fins lucrativos os postos Samaritanos desenvolvem
trabalhos de apoio emocional por meio de contatos telefônicos, atendimento pessoal, via correio, e-mail e mais recentemente, via chat, no próprio site da entida de(http://www.cvv.org.br/).

Obs: É necessário o comparecimento aos 2(dois) dias do evento.
Local de fácil acesso a pessoas com dificuldades de locomoção.

CONFIRA O ENDEREÇO:
http://www.cvv.org.br/.

Justiça de SP nega anulação do julgamento de casal Nardoni


Tribunal de Justiça de São Paulo negou, nesta terça-feira (21), provimento ao recurso apresentado pela defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, que tentava a anulação do julgamento no qual o casal foi condenado pela morte da menina Isabella Nardoni, filha do acusado.
Os advogados haviam entrado com a solicitação em abril deste ano, reivindicado novo júri. A defesa contestou também a decisão do juiz Maurício Fossen, da 2ª Vara do Júri de Santana, que não recebeu o pedido de apelação do casal. Ainda cabe recurso.
Segundo a assessoria de comunicação do TJ-SP, o recurso foi baseado "em uma possibilidade existente antes da reforma processual de 2008, chamado 'protesto por novo júri', no qual os réus condenados à pena superior a 20 anos tinham direito a novo julgamento". A Lei 11.689/2008, entretanto, extinguiu essa possibilidade.
Ainda conforme a assessoria, a defesa alegava que, como o crime havia ocorrido antes da publicação da lei, Alexandre e Anna Jatobá teriam direito ao protesto por novo júri.
Na interpretação dos desembargadores da 4ª Câmara Criminal, vale a regra em vigor no dia em que a decisão do júri foi proferida, ou seja, os réus, julgados em março deste ano, não teriam o direito. A decisão foi unânime.

O crime
O crime aconteceu em março de 2008, quando Isabella tinha 5 anos. A menina teria sido atirada do 6º andar do edifício London, onde Alexandre e Anna Carolina moravam com seus outros dois filhos.
As investigações da polícia apontaram o pai e a madrasta da criança como os principais suspeitos pelo assassinato. Levado a júri popular, o casal foi condenado no início do ano por homicídio triplamente qualificado.
Alexandre recebeu pena de 31 anos, 1 mês e 10 dias, sanção agravada por ser pai de Isabella. Anna Carolina foi condenada a 26 anos e 8 meses, em regime fechado.


Justiça carioca aceita denúncia contra atropelador do filho de Cissa


A Justiça do Rio de Janeiro aceitou uma denúncia do Ministério Público contra Rafael Bussamra, que atropelou o filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas, no Túnel Acústico, zona sul da capital carioca.
O pai dele, Roberto Bussamra, o irmão, Guilherme Bussamra, e Gabriel Ribeiro, motorista do carro que estaria disputando racha com o atropelador no momento do acidente, também serão julgados no Tribunal do Júri.
O músico morreu quando andava de skate na via, interditada para carros. Roberto disse ter sido extorquido em R$ 10 mil por policiais militares para que o caso não fosse levado à delegacia, mas admitiu ter pagado R$ 1 mil. Um inquérito da PM concluiu que o pai ofereceu o dinheiro.
Rafael vai responder por homicídio doloso (quando há intenção de matar), corrupção ativa, fuga do local do acidente sem socorro, fraude processual e corrida ilegal. Gabriel também foi enquadrado por “pega” e Guilherme Bussamra por fraude processual. Roberto Bussamra será julgado por corrupção ativa e fraude processual.

PMs permanecem presos
A Auditoria da Justiça Militar negou o pedido de revogação da prisão dos policiais militares Marcelo José Leal Martins e Marcelo de Souza Bigon, que atenderam ao atropelamento.
Segundo a juíza Ana Paula Figueiredo, conceder a liberdade para os PMs seria sinônimo de descrédito da Justiça. A magistrada atestou ainda que se comprovada a conduta ilegal dos Policiais, eles mostraram ser pior do que bandidos. A dupla também foi denunciada.

Roberto Saraiva


Adolescente é flagrado com arma dentro de colégio no litoral de SP

Revólver era de morador de Itanhaém, que disse que foi roubado há 3 anos.
Jovem foi levado para o Juizado da Infância e da Juventude de Praia Grande.



Um adolescente levou um revólver para um colégio em Praia Grande, no litoral de São Paulo, e foi parar na delegacia nesta segunda-feira (20).
O revólver estava na mochila do estudante de 17 anos. Ele exibia a arma aos amigos no banheiro quando foi descoberto pelos professores. O revólver tem numeração original e pertence a um morador de Itanhaém.
O dono disse que foi roubado há três anos, mas não chegou a registrar queixa do desaparecimento da arma.
O jovem foi encaminhado para o Juizado da Infância e da Juventude. O dono da arma pode pegar de um mês a dois anos de prisão. A direção do colégio informou que o aluno pode ser expulso.


G1
Verbratec© Desktop.