sábado, 13 de novembro de 2010

Após decisão da Justiça de SP, crianças angolanas deixam o Brasil


As duas crianças angolanas trazidas ao Brasil pelo pai brasileiro sem autorização, há cerca de um ano, embarcaram no fim da tarde desta sexta-feira para Luanda, na Angola. A informação é do advogado Ricardo Zamariola Junior, que representa a mãe das duas meninas.
A Justiça de São Paulo determinou na quarta-feira (10) que as crianças fossem devolvidas para a mãe, que vive no país africano. A determinação do Tribunal de Justiça mantém a decisão já tomada em julho pela Justiça de Campinas (93 km de SP) --onde as meninas moravam com o pai--, que tinha concedido a guarda das crianças para a mãe.
Apesar disso, o pai recorreu da decisão, mas a apelação foi negada por unanimidade pelos desembargadores Gilberto de Souza Moreira, Luiz Antônio Costa e Miguel Brandi.
O pai afirmou, no processo, que elas deveriam ser mantidas no Brasil devido a deficiência que Angola apresenta nas áreas de saúde e educação, mas os juízes afirmaram que o argumento é preconceituoso.
Segundo o advogado Zamariola Junior, que representou a mãe no caso, os pais das crianças se casaram em setembro de 2003, em Angola. As filhas nasceram no Brasil, a mais velha em janeiro de 2005 e a mais nova em março de 2007, mas a família morava em Luanda. Em fevereiro de 2009, o casal se separou e a Justiça angolana decidiu que a guarda das crianças ficaria com a mãe.
No dia 28 de junho do ano passado, o pai trouxe as meninas para Campinas sem o consentimento da mãe ou da Justiça angolana, de acordo com o advogado. No Brasil, ele iniciou o processo pela guarda das filhas na 4ª Vara de Família de Campinas e obteve a guarda provisória.
Em julho de 2010, a mesma vara revogou a decisão e concedeu a guarda definitiva à mãe. Por meio de um mandado de segurança, o pai obteve, no Tribunal de Justiça de São Paulo, liminar que garantiu a permanência das filhas no Brasil até que sua apelação fosse julgada pelo próprio TJ.
Na última quarta-feira, o recurso foi julgado e rejeitado por unanimidade pelos desembargadores da 7ª Câmara de Direito Privado.


Violência contra crianças cresce 36% no primeiro semestre


Em junho de 2009, Sophie Zanger, de 4 anos, morreu no hospital, sob suspeita de ter sido espancada pela tia, Geovana Santos Viana, e pela prima, Lílian Viana. Já em agosto deste ano, um caso parecido foi manchete dos jornais do Rio. A menina Joanna Marins, de 5 anos, morreu depois de cerca de um mês em coma, sob suspeita de ter sido espancada pelo pai. Outro fato ocorreu no início deste mês, quando um vídeo mostrou imagens do pai agredindo o próprio filho, de dois meses, em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais. As imagens foram flagradas pela mãe da criança.
Ao que tudo indica, casos de covardia como estes continuama se repetir – e aumentam. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP constatou um aumento de 36% nos casos de maus-tratos infantis no primeiro semestre deste ano, em relação a 2009. O levantamento foi feito com base nos 60 casos de violência infantil atendidos no pronto-socorro do hospital.


Jornal do Brasil

Sobe para 240 o número de mortos por vulcão Merapi na Indonésia


Quase 400 mil estão em centros para desalojados; vulcão na ilha de Java tem 2.194 m de altura

JACARTA - As autoridades da Indonésia contabilizaram neste sábado, 13, 34 novas mortes em decorrência do vulcão Merapi, o que fez o número total de vítimas subir para 240 desde a primeira erupção, em 26 de outubro.

VEJA TAMBÉM:
ESPECIAL: A destruição dos vulcões

Segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres, o aumento do número de óbitos foi causado pelo resgate de corpos em torno do Merapi, situado da ilha de Java, e pelos mortos por queimaduras no hospital.
Quase 400 mil pessoas se encontram em centros para desalojados em um perímetro de segurança de 20 quilômetros em torno do vulcão, que tem 2.194 metros de altura. A maior erupção aconteceu no dia 5, quando deixou dezenas de mortos, a maioria por causa da nuvem de cinza incandescente.
Milhares de hectares de plantações ficaram queimados e dezenas de aldeias estão cobertas por uma grossa camada de cinza, que vem causando graves problemas respiratórios à população.
A milhares de quilômetros, na costa da ilha indonésia de Sumatra, as autoridades calculam as perdas pelo tsunami que atingiu o arquipélago de Mentawai em 25 de outubro.
Segundo as autoridades indonésias, 13 mil pessoas estão em centros para desalojados em Sumatra, enquanto o número de mortos já é de 448, além das dezenas de pessoas que continuam desaparecidas. O tsunami, com ondas de até seis metros segundo as testemunhas, foi causado por um terremoto de 7,5 graus na escala Richter.


Estadão

Mortes por tuberculose diminuem no mundo

A tuberculose causada pelo bacilo de Koch é uma doença altamente contagiosa

A taxa de mortalidade por tuberculose teve uma queda de 35 por cento desde 1990, uma vez que em 2009 as mortes por esta doença caíram para 1,7 milhões – 4,7 mil mortes por dia – de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Num relatório divulgado na quinta-feira, o organismo destaca que se esta tendência continuar, em 2015 as mortes pela doença poderão ter-se reduzido para metade das taxas de 1990, valor que corresponde a um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a incidência da doença – número de novos casos num ano –, também pode ser reduzida em 2015 para metade das taxas registadas há 20 anos – outro dos Objectivos do Milénio relacionados com a tuberculose. A taxa de incidência da doença em 2009 foi de 137 casos por cada 100 mil habitantes, enquanto em 2004 se registaram 142 novos doentes por cada 100 mil pessoas.
A organização calcula que, em 2009, 9,4 milhões de pessoas contraíram a doença, das quais 7,6 milhões estavam concentradas em 22 países, principalmente de Ásia e África.
As maiores taxas de infectados estão entre os adultos mais jovens, enquanto as mulheres representaram, em 2009, cerca de um terço dos novos casos (3,3 milhões de doentes).
Do total de 1,7 milhões de mortes estimadas em 2009, 380 mil foram de mulheres, e dos 9,4 milhões de novos casos da doença registrados no ano passado, 1,1 milhões eram de pessoas seropositivas.
Entre 1995 e 2009, 41 milhões de infectados receberam um tratamento da OMS que salvou seis milhões de vidas, de acordo com a organização.
Segundo a entidade, são necessários 46,7 mil milhões de dólares até 2015 para evitar que mais de dez milhões de pessoas morram por causa da tuberculose.
Para uma gestão mais efectiva contra a doença, é necessário, entre outras medidas, investir em pesquisas mais precisas, especialmente nos países africanos.
A Europa também precisa melhorar certos aspectos, como a garantia de um tratamento mais adequado aos doentes e aumentar a capacidade dos seus laboratórios, realça a Organização Mundial da Saúde.


Jornal de Angola

Balanço Geral - Conselheiros discutem flagras de usuários de drogas feito pelo BG



O promotor de justiça Sérgio Harfouche se reuniu hoje (12) para assistir as reportagens feitas pelo Balanço Geral sobre usuários de drogas em Campo Grande. Adultos e até crianças apareciam nas imagens.



Balanço Geral

Nobel da Paz San Suu Kyi é libertada após período em prisão domiciliar


YANGON, Mianmar - O governo de Mianmar libertou na manhã deste sábado a líder democrática da oposição San Suu Kyi, laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 1991. Milhares de ativistas aguardavam o momento ansiosamente em frente à porta de sua residência. Nos últimos 21 anos, a ativista permaneceu presa por um total de 15.
Emocionada, Suu Kyi apareceu em público usando flores do cabelo, sua marca registrada. Cantou o hino nacional junto com a multidão e prometeu encontrar companheiros de política em reunião amanhã na sede de seu partido.
O primeiro-ministro britânico David Cameron afirmou, em nota, que Suu Kyi deveria ter sido libertada há muito mais tempo: "San Suu Kyi é uma inspiração para todos que acreditam na liberdade de expressão, na democracia e nos direitos humanos".
Fontes em Mianmar informam também que a Nobel da Paz já falou com seu filho mais novo, que vive na Tailândia, pelo telefone. Ele ainda não conseguiu um visto para voltar ao país.
A junta militar que governa o país restringiu suas viagens e sua liberdade de associação durante breves períodos de liberdade anteriores, e exigiu que ela deixasse a política.
Suu Kyi, de 65 anos, deveria ter sido libertada em 2009, mas uma nova condenação de 18 meses foi anunciada após o caso de um americano que atravessou a nado o lago Inya até sua casa dizendo que iria salvá-la.



Dengue: é hora de cuidar da casa (relembrando)


Com as pancadas de chuva aumentam os riscos da proliferação do mosquito da dengue. Dados do Ministério da Saúde mostram que é preciso atenção. Saiba como fazer a sua parte no combate à doença

Com a chegada das chuvas fortes aumentam os riscos da proliferação do mosquito da dengue. E todo cuidado é pouco. Dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quinta (11), mostram que o número de mortes provocadas pela doença aumentou 89,7% no país entre janeiro e a primeira quinzena de outubro de 2010, em relação ao ano passado.
Resultado parcial do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010 mostrou que 15 cidades estão em risco de surto da doença, entre elas duas capitais, Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Outras 123, incluindo 11 capitais, entre elas Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), estão em situação de alerta.
A Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010 deve trazer uma mensagem mais direta à população (com depoimentos de pessoas que tiveram a doença e quase perderam familiares), tanto sobre a gravidade da dengue quanto sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a “faxina” na sua casa deve começar já.
A fêmea do mosquito, que é a que transmite a doença, precisa estar infectada e botar seus ovos num recipiente criadouro, com água parada e limpa. Mas algumas medidas simples preventivas são fundamentais para deixar a casa segura para você e sua família. Peça ajuda ao seu filho. É uma forma de aproveitar esse momento para ele incorporar a importância desses cuidados com o meio ambiente.

- Se a sua casa tiver caixa d´água externa, ela precisa estar bem tampada. O ideal é usar uma tela e depois a tampa. Uma frestinha já permite a passagem do mosquito;
- Tanques de lavar roupas, principalmente aqueles que não são muito usados, não podem estar entupidos, para não acumular água; Deixe os baldes virados com a boca para baixo;
- Limpe as calhas da sua casa com freqüência, para evitar que galhos e folhas impeçam o escoamento da água;
- Seu filho brincou no quintal ou na sacada do apartamento? Peça para que ele recolha os brinquedos. Carrinhos e baldinhos, por exemplo, podem acumular água;
- Garrafas pet, assim como as tampas, são recipientes propícios para o mosquito. Aproveite esse material e recicle. Você pode ainda ajudar seu filho a fazer um brinquedo;
- As piscinas merecem atenção: desde as grandes até as pequenas. Nas que recebem cloro, é mais difícil o mosquito depositar os ovos, mas é preciso lavar as bordas com esponja. As menores devem ser esvaziadas e lavadas com água, esponja e sabão duas vezes por semana. Se não estiver em uso, guarde-a;
- Criança adora mexer com plantas. Mas ensine ao seu filho que colocar água demais pode apodrecer a raiz, e que água no pratinho não é bacana. - Se as plantas ficam no lado de fora da casa, não precisam de suporte. No caso daquelas penduradas, como samambaias, uma opção é deixar o prato ao contrário, só para apoiar a planta, ou bem grudado a ela. Outra dica é colocar no prato areia grossa, até a borda. As plantas aquáticas e vasos de rosas merecem atenção. Lave-os com escova e sabão e troque a água duas vezes por semana;
- Pneu: se ele virou um balanço para o seu filho, faça três furos na parte inferior, para não acumular água. Se você usa para jardinagem, preencha-o com terra ou areia;
- Os bebedouros do seu animal de estimação também são alvo da dengue. Lave-os, com esponja e sabão e coloque água fresca, de preferência, diariamente. Se for viajar, é melhor guardar.

Mais informações: http://www.combatadengue.com.br/

Ainda nesta matéria
Página 2 : Sintomas e tratamento da doença


Decisão sobre júri popular do caso Eliza Samudio pode sair na 1ª quinzena de dezembro


Os dois últimos réus foram ouvidos em fórum na sexta-feira (12 )

A decisão sobre se os acusados de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio vão ou não a júri popular pode sair na primeira quinzena de dezembro. Terminaram na sexta-feira (12) os interrogatórios dos nove acusados no caso. As audiências aconteceram no fórum de Contagem, região metropolitana de Minas Gerais.
Com isso, a juíza Marixa Fabiane Lopes encerrou o chamado período de instrução processual, quando são ouvidos réus e testemunhas. Para a abertura das alegações finais da defesa e da acusação, é preciso ainda a tomada de depoimentos de testemunhas fora de Minas Gerais, por meio de carta precatória. Segundo a juíza, falta somente mais uma oitiva (ela não soube dizer qual).
Depois disso, defesa e acusação terão cinco dias cada para as alegações finais. Com esses documentos em mãos, Marixa terá dez dias para decidir se os réus serão submetidos a júri popular. Foram ouvidos nesta sexta-feira o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de matar a jovem e jogar partes do corpo dela a cães, e a ex-amante do goleiro Fernanda Gomes Castro.

Pedido de desculpas
Em depoimento que durou mais de quatro horas, Fernanda apresentou outra versão para a ida do atleta a Minas Gerais. Bruno afirmou que esteve no Estado, no período do desaparecimento de Eliza, para fazer um acordo de R$ 30 mil com a ex-amante. Mas, segundo Fernanda, ele foi a Belo Horizonte para comprar um apartamento para Eliza, caso fosse confirmada a paternidade de seu filho. De acordo com ela, o goleiro queria ficar mais próximo do menino.
Fernanda disse que Eliza estava feliz em relação à promessa do apartamento. Segundo ela, Eliza teria dito que o filho deu um novo rumo à sua vida e que ela decidiu não fazer mais filmes pornôs.
A acusada pediu perdão à Justiça por ter mentido em seu primeiro depoimento, quando afirmou que nunca tinha visto Eliza. A ex-namorada do goleiro afirmou, porém, que não viu Eliza entre os dias 5 e 10 de junho, período em que a ex-amante teria desaparecido. Ela contou que omitiu a informação por pressão de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão.
Orientado por seus advogados, o amigo de Bruno preferiu não ser interrogado. Na noite de quinta-feira (11), ele disse à juíza que “não tinha mais nada a declarar”. Também na quinta-feira, o goleiro depôs por cerca de dez horas em Contagem.
Durante o depoimento, o atleta afirmou que dois jogadores “renomados” ligaram um dia antes de ele se entregar à polícia para contar que viram a modelo em São Paulo, entre os dias 11 e 12 de junho. O atleta também relatou que a última vez que viu Eliza Samudio foi no seu sítio em Esmeraldas (MG). Depois disso, segundo ele, Eliza recebeu R$ 30 mil e foi embora para São Paulo pagar contas.
O goleiro também contou à juíza como Eliza foi agredida no trajeto após um jantar com Macarrão, até o hotel Windsor, no Rio. Segundo Bruno, a jovem estaria o insultando no trajeto, e o primo dele menor de idade irritou-se e deu um soco no nariz dela. O jogador contou que soube que Macarrão teve de parar o carro para apartar a briga dos dois. Bruno não mencionou a coronhada na cabeça.
Quanto ao depoimento do menor, que foi quem revelou toda a trama para matar Eliza Samudio, o goleiro disse que não sabe o porquê de ele ter inventado a história. Segundo o jogador, o garoto tem "distúrbio, uns brancos".


Descoberta sobre anticorpos pode levar à cura do resfriado


Cientistas britânicos dizem que uma mudança fundamental no entendimento de como o corpo combate infecções virais pode auxiliar o combate a doenças causadas por vírus - entre elas, o resfriado comum.

Até hoje, especialistas pensavam que os anticorpos produzidos pelo organismo combatiam infecções virais bloqueando ou atacando os vírus fora das células.
No entanto, pesquisadores do Conselho de Pesquisa Médica (MRC, na sigla em inglês), na Grã-Bretanha, concluíram que os anticorpos podem penetrar nas células e lutar contra os vírus uma vez lá dentro.

Antivirais
Segundo um artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, a descoberta pode abrir caminho para a criação de novas drogas antivirais.
Os cientistas do Laboratório de Biologia Molecular do MRC, em Cambridge, Inglaterra, enfatizaram que serão necessários anos de trabalho e de testes para que sejam desenvolvidas novas terapias.
Eles também dizem que essa possível nova estratégia de combate não teria efeito sobre qualquer tipo de vírus.
"Os vírus são os grandes matadores da humanidade em todo o mundo, matam duas vezes mais pessoas por ano do que o câncer", disse à BBC o chefe da equipe, Leo James.
Ele explicou que quando um paciente sofrendo de uma infecção viral, como um resfriado, vai a um médico, não há muito o que o médico possa fazer. Antibióticos só são efetivos no combate a bactérias - não vírus.
"(Essa descoberta) nos dá uma estratégia completamente nova para a criação de novos tipos de antivirais contra uma gama de vírus, como o do resfriado comum e o da gastroenterite", disse o chefe da equipe, Leo James.
"Claro que ainda é muito cedo, não vamos ter uma cura amanhã", ressaltou.
Embora o resfriado comum não tenha cura hoje, seus sintomas costumam desaparecer espontaneamente em até dez dias.

Novo paradigma
Já há algumas drogas antivirais disponíveis para auxiliar o tratamento de certas doenças. Entre elas estão os medicamentos usados por portadores do vírus HIV.
Mas as revelações feitas pela equipe do MRC transformam o pensamento científico anterior a respeito da imunidade do homem contra doenças provocadas por vírus.
O estudo mostrou que os anticorpos podem entrar nas células e, uma vez lá dentro, desencadear uma resposta, auxiliada por uma proteína chamada TRIM21.
Essa proteína empurra o vírus para dentro de um sistema de excreção usado pela célula para se livrar de materiais indesejados.
Os pesquisadores verificaram que esse processo acontece rapidamente, normalmente antes de que a maioria dos vírus tenha oportunidade de prejudicar a célula.
Eles também descobriram que aumentar a quantidade de proteína TRIM21 nas células torna o processo ainda mais efetivo, o que aponta o caminho para a criação de drogas antivirais melhores.
O vice-diretor do Laboratório de Biologia Molecular do MRC, Greg Winter, disse: "Essa pesquisa não representa um avanço apenas na nossa compreensão de como e onde os anticorpos atuam, mas também no entendimento geral da imunidade e das infecções".



Jovem que participou de festa universitária é encontrado morto



Corpo foi localizado em córrego de São Carlos um dia depois da festa.
Polícia do interior de SP suspeita que ele tenha caído.


O corpo de um jovem de 21 anos foi encontrado na manhã desta sexta-feira (12) no córrego da Avenida Trabalhador Sãocarlense, próximo à Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, no interior de São Paulo. Segundo a polícia, Ricardo Mitsuo Iwahashi participou de um evento universitário na cidade, o Corso da Taça Universitária de São Carlos (Tusca).
Ele vestia uma camiseta vermelha e bermuda preta, roupa usada por alguns alunos durante a festa, que acontece ao lado da avenida onde fica o córrego em que o corpo foi encontrado. A polícia suspeita que ele tenha caído sozinho no córrego.
Dois amigos reconheceram o corpo do estudante. Ainda de acordo com a polícia, o jovem reside na capital paulista e teria viajado a São Carlos para participar do evento. O corpo foi encaminhado ao Instituo Médico-Legal (IML) para identificação.
Considerado o maior evento esportivo entre universitários da cidade e um dos maiores do estado, a Tusca é organizada por atléticas da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da prefeitura.


G1

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Em depoimento informal à polícia, jovem nega ter agredido pedagoga em Porto Alegre


Rafael Soares Ferreira deve voltar à 1ª Delegacia de Polícia nesta tarde para ser ouvido oficialmente

O estudante Rafael Soares Ferreira, de 25 anos, negou ter agredido a orientadora e pedagoga da Factum Jane Antunes, 57. O jovem se apresentou na manhã desta sexta-feira na 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, responsável pela investigação. Como estava sem advogado, ele foi ouvido apenas informalmente pelo delegado Fernando Soares. O suspeito deve retornar à tarde para prestar depoimento.
Na conversa com o delegado, Rafael disse que tentou se defender de um segurança da escola que o estava agredindo e que os machucados da professora foram causados acidentalmente durante essa suposta briga.
O delegado disse que Rafael parecia estar alterado e foi orientado a retonar às 15h, com um advogado, para dar a sua versão de forma oficial. De acordo com Soares, as alegações feitas pelo estudante são contrárias a todos os outros 10 depoimentos de testemunhas e da própria vítima.
Conforme o delegado, se não se apresentar à tarde, Rafael será procurado e levado à força para a delegacia. Caso não seja encontrado, o pedido de prisão preventiva pode ser antecipado. O estudante deve responder por tentativa de homicídio.

Jocimar Farina


Zero Hora

Morre Laura, que esperava por um coração


Menina ficou quatro meses internada no Pequeno Príncipe à espera do transplante

Morreu na madrugada desta quarta-feira a menina Laura Zanchettin, de 10 anos, que esperava por um transplante de Coração. Ela ficou internada por quatro meses no Hospital Pequeno Príncipe à espera de um transplante. Na terça-feira, em função da piora de seu estado de saúde, ela foi transferida para o Incor, em São Paulo, mas já na chegada ela não resistiu.
A intenção era colocar um ventrículo artificial para que ela resistisse até que houvesse a possibilidade do transplante. O caso de Laura Zanchettin comoveu um grande número de pessoas em Curitiba no último mês, sendo que até uma passeata foi realizada para conscientizar as pessoas do drama que vivia a família.


Cresce número de uniões em que a mulher é a mais velha do casal


Homens e mulheres têm esperado mais tempo para subir ao altar

A quantidade de casamentos entre mulheres mais velhas e homens mais jovens aumentou no Brasil, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Claudio Dutra Crespo, coordenador da gerencia de Estatísticas Vitais e Estimativas Populacionais do instituto, diz que, sem dúvida, o casamento onde os homens têm idade mais elevada ainda são majoritários. No entanto, na comparação com os anos de 1999, 2004 e 2009, observa-se alta dos percentuais em que a mulher é a mais velha do casal - respectivamente, 19,3%, 21,3% e 23%.
O IBGE aponta ainda que o maior volume de casamentos em que a mulher tem idade mais elevada ocorreu, em 2009, entre as que têm entre 25 e 29 anos (33,9%).
A entrada plena das mulheres no mercado de trabalho e o maior nível de escolaridade estão fazendo com que elas se casem mais tarde. A constatação pode ser verificada ao observar que a quantidade de mulheres de 15 a 19 anos que decidem se comprometer caiu de 23,1%, em 1999, para 15%, em 2009.
Por outro lado, sobe continuamente a quantidade de casados em todos os grupos etários a partir de 25 anos.
Em 2009, os homens solteiros que se casaram tinham idade média de 29 anos e as mulheres, 26 anos, 2 anos a mais que em 1999, para ambos.
Entre os mais velhos, quem mais sobe ao altar são os homens - o número chega a ser o dobro que das mulheres acima de 60 anos.

Mais facilidade para divorciar
A legislação sobre separações e divórcios teve significativa alteração no período 1974-2009. Segundo Crespo, a lei mais recente, em 2007, agilizou o processo e a possibilidade do divórcio não judicial, permitindo que haja menos entraves para os casais que decidem finalizar o casamento, o que em certos grupos aumentou visivelmente a quantidade de pedidos de separação.
- Quando há desburocratização, cresce o número de casamentos e também de divórcios.
Em 2009, segundo o IBGE, ocorreram 23 divórcios para cada cem casamentos. Apesar de ser o mesmo valor do ano de 1999, ao longo do período, em 2001 houve um pico de 26 divórcios para cada cem uniões.
A proporção de divórcios nos casais sem filho ou com filhos maiores de idade está em plena ascensão. Os “sem filhos” saltaram de 27,6 para 37,9 a cada cem casamentos e, por sua vez, “os com filhos maiores de idade” passaram de 20,9 para 24,4, ambos entre 2004 e 2009. Na média nacional, os homens se divorciam aos 44 anos e as mulheres aos 41.


Justiça derruba liminar que suspendia o Enem 2010


RIO - O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou nesta sexta-feira (12) a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem), realizado no último fim de semana. O exame havia sido suspenso na segunda-feira (8) depois de uma decisão da Justiça Federal do Ceará. A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara, citou como principal motivo os erros durante a aplicação da prova. Luiz Alberto atendeu a um pedido feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Com a decissão, o MEC vai divulgar o gabarito dos dois dias prova, e abrir no site do Inep, o canal para o pedido de correção invertida do cartão-resposta da prova de sábado até o fim do dia. O procurador Oscar Costa Filho, que entrou com a ação de suspensão e anulação do Enem na Justiça Federal do Ceará, também vai solicitar um encontro com Luiz Alberto Gurgel de Faria.
O presidente do Tribunal Regional Federal ressaltou que a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e aos candidatos de todo o Brasil. Leia mais: você foi prejudicado? Veja aqui a quem recorrer
Faria lembrou que a alteração do cronograma do Enem - em razão da suspensão - iria repercutir na realização dos vestibulares promovidos por instituições de ensino superior, uma vez que muitas utilizam as notas do exame para classificar candidatos. Saiba também: MEC se retrata após utilizar linguagem imprópria para ameaçar estudantes no Twitter
Por fim, o desembargador destacou a possibilidade de elevado prejuízo - no valor de R$ 180 milhões - aos cofres públicos, decorrente da contratação da logística necessária para a realização de novas provas.

Nova prova
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, demoraria "de dois a três meses" para que fosse organizada uma nova edição do Enem 2010. A declaração foi dada ao Bom Dia Brasil e foi ao ar na manhã desta sexta (12).
O MEC pretende realizar a nova prova do Enem nos dias 4 e 5 de dezembro, para os alunos que receberam a prova com erro de impressão e não conseguiram trocá-la de imediato. As datas coincidem com vestibulares de universidades públicas de todo pais .

Entenda o caso
Estudantes identificaram problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos do Enem, que foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. Nos cadernos amarelos, faltavam questões e outras estavam repetidas. Já nas folhas de resposta, os cabeçalhos dos testes de ciências da natureza e ciências humanas vieram trocados. Ainda existe a suspeita de vazamento do tema da redação, o que está sendo investigado pela Polícia Federal.
Na segunda (8) a Justiça Federal do Ceará, por meio da juíza da 7º Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, concedeu uma liminar suspendendo todo o Enem. Ela entendeu que o erro de impressão das provas deu prejuízo aos candidatos. A magistrada questionou a amplitude da decisão e esclareceu que todo o processo deveria ficar suspenso. Isso incluía a divulgação do gabarito no final da terça-feira (9) e a abertura de sistema de reclamação sobre o preenchimento dos gabaritos, previsto para quarta-feira (10). Mas a Advocacia-Geral da União recorreu contra a suspensão do exame.


CONVITE


prómenino

Bruno diz que "jogadores famosos" viram Eliza em São Paulo


Em depoimento à Justiça, o goleiro disse que amigos viram a jovem Eliza Samudio na capital paulista em 11 e 12 de junho, um dia após a data de seu suposto assassinato

O goleiro Bruno Fernandes de Souza alegou na noite desta quinta-feira ter sido ameaçado dentro do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP) da Polícia Civil mineira. Em depoimento à Justiça no processo que responde com mais oito acusados pelo sequestro e assassinato da ex-amante Eliza Samudio, o jogador acusa policiais de tê-lo ameaçado, torturado outros réus e ainda tentado extorqui-lo para que o livrasse do crime. E afirmou que dois amigos, "jogadores famosos", teriam visto a jovem, em São Paulo, após ela deixar o sítio de Bruno em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Bruno disse à juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, do Tribunal do Júri do Fórum de Contagem, que quando o delegado Edson Moreira, chefe do DIHPP e responsável pela coordenação das investigações sobre o desaparecimento de Eliza, tentou interrogá-lo, fez referências à sua família. "Ele disse que sabia onde moravam minha mãe e minhas filhas", acusou. Mãe, no caso, é a avó do jogador, que o criou. Bruno ainda alegou que o policial mostrou a ele um jornal com fotos das filhas do atleta. "Por isso que eu não falei nada", acrescentou, explicando porque recusou-se a depor no inquérito policial.
Ele também afirmou à magistrada que não foi torturado fisicamente, mas foi informado de que outros acusados do crime teriam sido. E citou seu braço direito, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, que teria sido agredido pelo delegado Júlio Wilke. Foram citados seu primo, Sérgio Rosa Sales, que teria sido vítima de "uma mulher", e outro primo, de 17 anos, que teria sido torturado pela delegada Ana Maria dos Santos, chefe da Delegacia de Homicídios de Contagem, além do administrador de seu sítio em Esmeraldas, Elenilson Vitor da Silva.
O goleiro relatou que conheceu na Penitenciária Nelson Hungria o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de ter executado Eliza. Ele disse ao jogador que Edson Moreira teria pedido R$ 2 milhões para livrar o ex-policial e Bruno no inquérito e acusar apenas Macarrão e o menor. O promotor Gustavo Fantini disse que pedirá abertura de investigação sobre as denúncias.

Famosos
Além disso, o jogador afirmou que um dia antes de ser preso, em julho, quando as investigações sobre o desaparecimento de Eliza já haviam ganhado destaque na mídia, dois jogadores de São Paulo, que seriam seus amigos, ligaram para dizer que haviam visto a jovem na capital paulista, em 11 e 12 de junho, um dia após ter sido vista pela última vez no sítio do atleta em Esmeraldas.
Mas Bruno não quis revelar quem são os atletas. Apenas confirmou que são jogadores de futebol e que "são famosos e podem ser comprometidos". "Mas tem um famoso preso", argumentou Marixa Lopes. Caso seja mandado a Júri, o goleiro pode ser condenado a mais de 30 anos de prisão.


Álcool é mais prejudicial do que a heroína ou o crack , diz estudo


Um estudo britânico que analisou os danos causados aos usuários de drogas e para as pessoas que os cercam concluiu que o álcool é mais prejudicial do que a heroína ou o crack.

O estudo divulgado na publicação científica Lancet classifica os danos causados por cada substância em uma escala de 16 pontos.
Os pesquisadores concluíram que a heroína e a anfetamina conhecida como “crystal meth” são mais danosas aos usuários, mas quando computados também os danos às pessoas em volta do usuário, no topo das substâncias mais nocivas estão, na ordem, o álcool, a heroína e o crack.
O cigarro e a cocaína são considerados igualmente nocivos também quando se leva em conta as pessoas do círculo social dos usuários, segundo os pesquisadores. Drogas como LSD e ecstasy foram classificadas entre as menos danosas.

Apolítica
Um dos autores do estudo é David Nutt, que ocupou o cargo de principal conselheiro do governo britânico para a questão das drogas.
Após deixar o posto, no ano passado, ele formou o Comitê Científico Independente sobre Drogas, instituição que se propõe a investigar o tema de forma apolítica.
O professor Nutt afirma que "considerados os danos totais, o álcool, o crack e a heroína são claramente mais prejudiciais que todas as outras (substâncias)".
"Nossas conclusões confirmam outros trabalhos que afirmam que a classificação atual das drogas tem pouca relação com as evidências de danos", diz o estudo.
"Elas também consideram como uma estratégia de saúde pública válida e necessária o combate agressivo aos males do álcool."



Incêndio em asilo na Coreia do Sul mata dez idosas


Chamas atingiram abrigo para mulheres em Pohang, a 375 km de Seul.
Fogo ainda deixou 17 feridos.

Um incêndio atingiu nesta sexta-feira (12) um asilo para mulheres em Pohang, a 375 km de Seul, na Coreia do Sul, e matou dez pessoas, informou a polícia local. Outras 17 pessoas ficaram feridas.
O fogo começou pouco antes antes do amanhecer, por volta de 4h30 (17h30 n Brasil) no primeiro andar do imóvel e se espalhou por outros dois pavimentos. Cerca de 200 bombeiros combateram as chamas, segundo a agência de notícias estatal Yonhap, em uma operação que levou ao menos meia hora.
Não há informações sobre as causas do incêndio.
Todas as vítimas tinham entre 70 e 90 anos. Os feridos foram internados em hospitais da região, mas não há informações sobre o estado de saúde deles.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cientistas brasileiros consertam 'neurônio autista' em laboratório



Ainda falta muito para recuperar cérebro inteiro, diz pesquisador.
Estudo mostra base biológica de doença altamente estigmatizada.

O biólogo molecular e colunista do G1 Alysson Muotri e cientistas brasileiros conseguiram transformar neurônios de portadores de um tipo de autismo conhecido como Síndrome de Rett em células saudáveis. Trabalhando nos Estados Unidos, os pesquisadores mostraram, pela primeira vez, que é possível reverter os efeitos da doença no nível neuronal, porém os remédios testados no experimento, realizado em laborátorio, ainda não podem ser usados em pessoas com segurança.
Muotri, pós-doutor em neurociência e células-tronco no Instituto Salk de Pesquisas Biológicas (EUA) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, trabalhou com os também brasileiros Cassiano Carromeu e Carol Marchetto. O estudo sai na edição de sexta-feira (12) da revista científica internacional “Cell”.
Para analisar diferenças entre os neurônios, a equipe fez uma biópsia de pele de pacientes autistas e de pessoas sem a condição. Depois, reprogramou as células da pele em células de pluripotência induzida (iPS) – idênticas às células-tronco embrionárias, mas não extraídas de embriões. “Pluripotência” é a capacidade de toda célula-tronco de se especializar, ou diferenciar, em qualquer célula do corpo.
A reprogramação genética de células adultas é feita por meio da introdução de genes. Eles funcionam como um software que reformata as células, deixando-as como se fossem de um embrião. Assim, as iPS também podem dar origem a células de todos os tipos, o que inclui neurônios.
Como os genomas dessas iPS vieram tanto de portadores de autismo como de não portadores, no final o trio de cientistas obteve neurônios autistas e neurônios saudáveis ;

Comparação, conserto e limitações
Comparando os dois tipos, o grupo verificou que o núcleo dos neurônios autistas e o número de “espinhas”, as ramificações que atuam nas sinapses – contato entre neurônios, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra – é menor.
Identificados os defeitos, o trio experimentou duas drogas para “consertar” os neurônios autistas: fator de crescimento insulínico tipo 1 (IGF-1, na sigla em inglês) e gentamicina. Tanto com uma substância quanto com a outra, os neurônios autistas passaram a se comportar como se fossem normais.
“É possível reverter neurônios autistas para um estado normal, ou seja, o estado autista não é permanente”, diz Muotri, que escreve no blog Espiral. “Isso é fantástico, traz a esperança de que a cura é possível. Além disso, ao usamos neurônios semelhantes aos embrionários, mostramos que dá para fazer isso antes de os sintomas aparecerem.”
Os resultados promissores, porém, configuram o que é chamado no meio científico de “prova de princípio”. “Mostramos que a síndrome pode ser revertida. Mas reverter um cérebro inteiro, já formado, vai com certeza ser bem mais complexo do que fazer isso com neurônios numa placa de petri [recipiente usado em laboratório para o cultivo de micro-organismos]”, explica o pesquisador.
Entre as barreiras que impedem a aplicação prática imediata da descoberta está a incapacidade do IGF-1 de chegar ao alvo. “O fator, quando administrado via oral ou pela veia, acaba indo muito pouco ao cérebro. Existe uma barreira [hematocefálica] que proteje o cérebro, filtrando ingredientes essenciais e evitando um ataque viral, por exemplo. O IGF-1 é uma molécula grande, que acaba sendo filtrada por essa barreira”, afirma Muotri. “Temos de alterar quimicamente o IGF-1 para deixá-lo mais penetrante.” Além disso, tanto o fator quanto a gentamicina são drogas não específicas, portanto causariam efeitos colaterais tóxicos se aplicadas em tratamentos com humanos.

Síndrome de Rett
O foco do estudo foi a chamada Síndrome de Rett, uma doença neurológica que faz parte do leque dos autismos. “Leque” porque o autismo não é uma doença única, mas um grupo de diversas enfermidades que têm em comum duas características bastante conhecidas: deficiências no contato social e comportamento repetitivo.
No caso dos portadores de Rett, há um desenvolvimento normal até algo em torno de seis meses a um ano e meio de idade. Mas então começa uma regressão. Além das características autistas típicas, neste caso bem acentuadas, eles vão perdendo coordenação motora e rigidez muscular.
Essa síndrome foi escolhida para o trabalho de Muotri, Carromeu e Marchetto porque tem uma causa genética clara – mutações no gene MeCP2 – e porque afeta os neurônios de forma mais acentuada, facilitando comparações e verificações de reversão.
“Talvez a implicação mais importante desse nosso trabalho é o fato de que os neurônios derivados de pessoas com autismo mostraram alterações independentemente de outros fatores. Isso indica que o defeito foi autônomo. Por isso, esse dado deve contribuir para reduzir o estigma associado a doenças mentais”, comemora Muotri. “Você não fica autista porque sua mãe não te deu o amor necessário ou porque seus pais foram ruins.”

Utilidade das iPS
Lygia da Veiga Pereira, doutora em Ciências Biomédicas e chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) da USP, saudou a pesquisa: "É mais um trabalho que mostra a enorme utilidade das células iPS, não como fonte de tecido para terapia celular, mas como modelo para pesquisa básica, para entender os mecanismos moleculares por trás de diferentes doenças que tenham forte base genética."
Lygia faz uma ressalva sobre as características muito específicas da Síndrome de Rett. Como a disfunção é exclusivamente associada a uma mutação genética, ficam de fora os fatores ambientais que desencadeiam o autismo.
Ainda segundo a especialista, os resultados obtidos por Muotri também realçam "o que brasileiros podem fazer trabalhando com infraestrutura e agilidade para conseguir reagentes, por exemplo, e interagindo com uma comunidade científica de grande massa crítica".


G1

Juíza pede para advogado de Bruno parar de roncar em audiência



Ércio Quaresma acompanha o depoimento do goleiro nesta quinta-feira, em Contagem
A juíza Marixa Fabiane Lopes, do Tribunal do Júri de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, pediu para Ércio Quaresma, advogado do goleiro Bruno, parar de roncar na audiência sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio, que ocorre nesta quinta-feira (11). Segundo a magistrada, Quaresma está dormindo e roncando enquanto seu cliente é interrogado.
Bruno presta depoimento desde as 10h20 desta quinta-feira, em Contagem. Houve um intervalo das 14h às 15h para o almoço. O goleiro chorou nesta manhã ao falar do amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão.
Durante o interrogatório, Bruno também admitiu que pode ser o pai do filho de Eliza Samudio e pediu autorização à juíza para ver a criança. Marixa autorizou, mas ainda é preciso consultar a mãe da jovem que, atualmente, tem a guarda do menino. O advogado de Sônia de Fátima Moura disse que é possível que ela permita.
Também durante o depoimento, o jogador disse que Eliza pediu R$ 50 mil a ele e decidiu ir para Minas Gerais para receber a quantia. Bruno contou que soube do pedido de dinheiro quando estava na concentração no hotel Windsor e que, na ocasião, ele disse que não teria toda a quantia, apenas uma parte (R$ 30 mil). Ele prometeu depositar o dinheiro na conta da jovem, mas ela preferiu ir até Minas Gerais com Macarrão para receber o cheque.
A partir de então, Bruno, Fernanda Gomes Castro, ex-amante do goleiro, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, o menor e Eliza foram para BH entregar o dinheiro restante. O goleiro não explicou por que eles foram para Minas, já que estavam todos juntos no Rio.
Aconselhado por seu advogado, Ércio Quaresma, Bruno só responde a perguntas da juíza. Os questionamentos do Ministério Público e dos defensores de outros réus não serão respondidos.

Motel

O goleiro Bruno confirmou que esteve em um motel em Contagem junto com Eliza e o filho, Fernanda, Macarrão e o menor, euquanto iam do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. Segundo ele, do motel, à tarde, Bruno foi particiapar de uma partida de futebol, no bairro Veneza, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.
Eliza manifestou vontade de assistir ao jogo, pois segundo Bruno, ela teria dito que seria a primeira vez que o filho assistiria o pai jogar futebol. No intervalo da partida, Bruno levou a criança ao vestiário e a apresentou como Bruno Henrique.
Ainda segundo Bruno, Macarrão foi para o Rio de Janeiro no dia 7 de junho acompnhado de Fernanda para conseguir dinheiro para a realização de uma festa e também para Eliza. No dia seguinte, terça-feira 8 de junho, Macarrão retornou com uma quantia que Bruno não soube precisar. Já na quarta-feira, 9 de junho, Bruno entrego R$ 30 mil para Eliza, em notas de 50 e 100 Reais. Mas, Eliza pediu para ficar mais um dia. Anteriormente, Bruno disse à juíza que foi para Minas para entregar o dinheiro à Eliza. Pouco tempo depois, entrou em contradição e disse que Macarrão foi ao Rio buscar.

Fernando Zuba


R7

Preso homem que arrancou parte do cabelo da ex-mulher


O acusado esteve na delegacia para prestar depoimento e foi surpreendido pelos policiais com um mandado de prisão

A Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira (09) o homem acusado de arrancar parte do cabelo da ex-companheira no último domingo (07). O representante comercial R.S.F., 35 anos, esteve na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Vitória, pela manhã, para prestar depoimento e na sequência foi detido.
Quando os policiais consultaram o sistema de informações policiais descobriram que a Justiça já havia expedido, na noite desta segunda-feira (08), um mandado de prisão preventiva contra o suspeito em função da agressão à ex-namorada, com base na Lei Maria da Penha.
A última agressão aconteceu na madrugada deste domingo (07), na casa do acusado em Bairro República, Vitória. Na ocasião, até o filho da jovem, de apenas dois anos, foi ameaçado pelo rapaz. Quatro meses de namoro foram suficientes para a auxiliar de escritório D.R.H., 25 anos, sofrer duas agressões por parte do ex-namorado.
Cansada da violência, a jovem foi ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória e à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Vitória, onde denunciou o ex-namorado.


Estudante de 10 anos morre prensada em elevador de escola

Acidente aconteceu em uma escola municipal de Campo Largo

Um acidente comum elevador matou uma menina de 10 anos na Escola Municipal Mauro Portugal, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. Giseli Machado cursava a terceira série do ensino fundamental e estava no elevador para acompanhar uma colega cadeirante. A tragédia ocorreu na tarde de quarta-feira.
As primeiras informações, fornecidas pelo Instituto de Criminalística, dão conta que a menina bateu a cabeça em uma viga entre o pavimento térreo e o primeiro andar, em seguida, a base do elevador teria esmagado o corpo da menina. O socorro chegou rápido mas ela teve morte quase que em seguida.
O eletricista Antonio Carlos Machado, pai da menina,pediu agilidade na apuração do acidente e a mãe teve que ser hospitalizada pelo choque psicológico. A polícia e a prefeitura abriram investigações para apurar as causas do acidente.


Comentário em destque


Ministério da Saúde disse...
Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno. É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!

Atenciosamente,

Ministério da Saúde

Hospital de SP vai ensinar haitianos a produzir álcool gel caseiro para evitar doenças


Médicos e enfermeiros do Albert Einstein vão auxiliar no combate à cólera

Álcool em concentração 70% misturado com gelatina incolor. Essa receita de álcool gel, que pode ser feita em casa, será ensinada por médicos e enfermeiros brasileiros à população do Haiti, que enfrenta um surto de cólera que já deixou 643 mortos e 9.971 hospitalizados.
Uma equipe com médicos e enfermeiros do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, viajou para o país caribenho na noite desta quarta-feira (10). O objetivo da missão é capacitar profissionais de saúde haitianos, atender pacientes e informar à população sobre prevenção e tratamento da cólera e outras enfermidades – inclusive com a produção do álcool gel. A missão também vai doar mais de uma tonelada de medicamentos e uma tonelada de brinquedos e alimentos.
O Haiti ainda sofre os efeitos do terremoto de 12 de janeiro, que matou mais de 200 mil habitantes. Além do surto de cólera, que começou em meados de outubro, os médicos e enfermeiros brasileiros vão encontrar um país ainda mais devastado por causa do Furacão Tomas, que passou no inicio da semana, deixou 20 mortos e provocou inundações e deslizamento de terra.
Independente do cenário, o simples ato de lavar as mãos – seja após sair do banheiro ou antes de preparar os alimentos – impede uma série de infecções virais e bacterianas, como a cólera, diz o médico Oscar Pavão, diretor de Prática Médica do Einstein e um dos organizadores da missão.
- Lavar as mãos é o jeito mais fácil de prevenir diversas doenças. O álcool gel é mais eficiente até que água e sabão, dura mais tempo e pode ser preparado em casa.
A cólera é uma diarréia aguda causada por uma bactéria. Ela é transmitida por ingestão de água e alimentos contaminados por fezes ou vômitos de pessoas infectadas.
Por isso, a higienização é uma das principais formas de prevenção, diz Pavão.
- Para tratar a cólera, [o infectado] precisa tomar soro. Por isso também vamos ensinar a população a fazer o soro caseiro.
A missão do Einstein também vai distribuir 100 mil exemplares de um jornal com dicas de saúde. Escrito na língua creole, o boletim traz informações sobre cólera, malária, dengue, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além de responder dúvidas a respeito de amputação, estresse pós-traumático, entre outras questões.


R7

Ana Maria Braga é penalizada em R$ 10 mil por injúria contra a memória de ex-marido de Susana Vieira


Rio - Ana Maria Braga não compareceu, ontem, à audiência no Juizado Especial Criminal de Jacarepaguá. Ela responde por injúria contra a memória de Marcelo Silva, ex-marido de Susana Vieira, por causa do ‘Mais Você’ de 12 de dezembro de 2008. A apresentadora não foi citada porque pediu, por carta precatória, que fosse ouvida em São Paulo, onde mora.
A nova audiência está marcada para 13 de dezembro, às 14h. Ana será intimada no Projac, 48 horas antes da nova data. René Rocha, advogado de Regina Célia da Silva, mãe de Marcelo, disse à coluna que vai ser proposta pelo juiz do processo uma transação penal de R$10 mil, a ser paga para uma instituição infantil, ao invés de condenação. “Mesmo esse valor sendo simbólico para ela (Ana Maria), será de grande valia para ajudar crianças deficientes”.


O DIA ONLINE

Máquina para gravar sonhos é possível, diz cientista


Um pesquisador nos Estados Unidos afirmou que tem planos para criar um dispositivo eletrônico de gravação e interpretação de sonhos.

Moran Cerf, do Instituto de Tecnologia de Pasadena, na Califórnia (oeste do país), afirma que a "leitura dos sonhos" é possível baseada em um estudo inicial que, segundo o cientista, sugere que a atividade de células individuais do cérebro, os neurônios, é associada a objetos ou conceitos específicos.
Em sua pesquisa Cerf descobriu que, quando um dos voluntários estava pensando na atriz Marilyn Monroe, um neurônio em particular foi ativado.
Ao mostrar a voluntários acordados que participaram de seu estudo uma série de imagens, Cerf e seus colegas conseguiram identificar neurônios que eram ativados pelos objetos e conceitos.
Ao observar qual neurônio se ativava e quando isso acontecia, os cientistas construíram uma base de dados para cada paciente.
Com ela, Cerf alega que é, efetivamente, capaz de "ler as mentes” dos voluntários.

Análise do sonho
Há séculos são feitas tentativas de interpretar os sonhos; no Egito antigo, por exemplo, eles eram considerados mensagens dos deuses.
Atualmente, análises de sonhos são usadas por psicólogos como uma ferramenta para compreender o inconsciente. Mas a única forma de interpretar os sonhos é perguntar para as pessoas depois que elas acordam.
O objetivo do projeto de Moran Cerf e sua equipe é desenvolver um sistema que daria aos psicólogos uma forma de corroborar as lembranças destes sonhos com a visualização eletrônica da atividade cerebral durante o sonho.
"Não há uma resposta clara para a razão de os humanos sonharem", disse Cerf. "E, uma das questões que gostaríamos de responder é quando nós criamos estes sonhos."
No entanto, o cientista admite que há um longo caminho antes que a simples observação das reações de um neurônio específico possa se transformar em um dispositivo para gravar sonhos. Mas Cerf acredita que existe uma possibilidade e ele gostaria de tentar.
Para isso, o próximo estágio de seu trabalho é monitorar a atividade do cérebro dos voluntários enquanto eles estão dormindo.
Os pesquisadores vão conseguir identificar imagens ou conceitos relacionados com os que estão arquivados em sua base de dados. Mas, esta base de dados pode, na teoria, ser construída. Por exemplo, ao monitorar a atividade dos neurônios enquanto o voluntário está assistindo um filme.

Eletrodos e sensores
Roderick Oner, psicólogo clínico e especialista em sonhos britânico, acredita que este tipo de visualização limitada pode gerar interesse acadêmico, mas, por outro lado, pode não ajudar muito na interpretação dos sonhos ou em terapias.
"Para isso você precisa da narrativa total e complexa do sonho", afirmou. Outra dificuldade com a técnica proposta por Moran Cerf é que, para conseguir o tipo de resolução necessária para monitorar neurônios individuais, os voluntários teriam que ter eletrodos implantados profundamente, por um processo cirúrgico, no cérebro.
No estudo publicado na revista Nature, os pesquisadores americanos conseguiram os primeiros resultados ao estudar voluntários com o implante de eletrodos usados normalmente para tratar de convulsões cerebrais.
Mas Cerf acredita que a tecnologia de sensores está se desenvolvendo em um ritmo tão acelerado que, com o tempo, poderá ser possível monitorar a atividade do cérebro sem a necessidade de cirurgias.
"Seria maravilhoso ler as mentes das pessoas quando elas não podem se comunicar, como em pessoas em coma", disse o cientista.

Interface
Para o professor Colin Blakemore, da Universidade de Oxford, existe uma distância grande entre os resultados limitados obtidos no estudo do cientista americano e a possibilidade de gravar sonhos.
Já foram feitas tentativas de criar interfaces para traduzir pensamentos em instruções para controlar computadores e máquinas.
Mas, a maioria destas tentativas se concentrou em áreas do cérebro envolvidas no controle de movimentos. Os sistemas de monitoramento que Cerf pretende criar visam áreas mais sofisticadas do cérebro para poder identificar conceitos abstratos.
O cientista americano afirma que as pesquisas e usos de um dispositivo que lê a mente de outra pessoa são muitos.
"Por exemplo, em vez de escrever um email, você poderia apenas pensar o email. Ou, outra aplicação futurista, seria pensar em um fluxo de informações e ter estas informações escritas bem à sua frente", disse.


Justiça de SP obriga pai brasileiro a devolver filhas à mãe angolana

Ricardo Zamariola Junior (Izilda França/Divulgação)


Ele saiu com as filhas de 3 e 5 anos de Angola sem avisar a ex em 2009.
‘Só quero que o pesadelo termine’, diz mãe; advogado do pai não comenta.

Justiça de SP obriga pai brasileiro a devolver filhas à mãe angolana
Ele saiu com as filhas de 3 e 5 anos de Angola sem avisar a ex em 2009.
‘Só quero que o pesadelo termine’, diz mãe; advogado do pai não comenta.
Por decisão unânime, os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) mantiveram na terça-feira (9) a sentença da Justiça do interior de São Paulo que obriga um pai brasileiro a devolver à ex-mulher, uma angolana, as duas filhas que teve com ela. A mãe passa a ter a guarda definitiva das meninas brasileiras mais de um ano após o ex-marido ter saído com elas da Angola sem autorização. A mulher deve chegar ao Brasil nos próximos dias para tentar levar as crianças, atualmente com 5 e 3 anos, de volta ao país africano.
Em entrevista por e-mail ao G1, a mãe, que pediu para não ter seu nome e os das filhas divulgados, comentou que está ansiosa em revê-las, o que não acontece desde maio, e poder retornar a Luanda com elas. “Quero dizer que as amo e que vou levá-las para casa. Só quero que esse pesadelo termine”, escreveu a mulher (leia a íntegra da conversa mais abaixo).
Atualmente as garotas estão morando com o pai em Campinas, onde estudam. Ele tem cerca de 30 anos e trabalha como gerente de projetos de portfólios. Procurado por telefone para comentar o assunto, o advogado dele, Cesar da Silva Ferreira, preferiu não se pronunciar. "Não posso dar informações pois o caso corre em segredo de Justiça”, disse o defensor dos interesses do gerente. Não há informações se o advogado do pai entrou com novo recurso contrário à decisão do TJ.
O pai retirou as filhas da casa onde moravam com a mãe na capital da Angola, em 28 de junho do ano passado, quando o casal já estava separado. Naquela ocasião, os pais disputavam a guarda das crianças na Justiça angolana, que havia concedido a tutela antecipada à mãe. Ela tem mais de 35 anos e é funcionária de uma multinacional brasileira na África.

Julgamento no TJ
Nesta terça, a reportagem acompanhou o julgamento de um recurso a respeito do caso na 7ª Câmara de Direito Privado, no prédio do TJ, centro de SP. Ao analisarem o mérito, os desembargadores Gilberto de Souza Moreira (relator), Luiz Antonio da Costa (revisor) e Miguel Brandi (terceiro juiz) negaram o pedido da defesa do pai que queria a anulação da sentença do juiz Ricardo Sevalho Gonçalves, da 4ª Vara da Família e Sucessões em Campinas. Em 30 de julho, o magistrado tirou do pai brasileiro a guarda das filhas, que o gerente havia obtido antes no Brasil, e a deu à mãe angolana. Autorizou ainda que as meninas voltassem a morar com a funcionária em Luanda.
Em seu voto contrário ao recurso, o desembargador Souza Moreira argumentou que “o pai, apelante, simplesmente fugiu com as filhas. Enganou a mãe, que então tinha a guarda, simulou um passeio, pretextou uma visita, uma festa, e simplesmente saiu sorrateiramente do país onde elas viviam. Subtraiu as meninas, trouxe as filhas arbitrária e prepotentemente, enganando-as e a mãe que tinha legalmente a sua posse, conferida pela Justiça angolana. Um sequestro. Seria o bastante para reconhecer-se a pronta necessidade de retornarem ao convívio materno, no país de origem porque não há outra solução possível que não fomente a ilegalidade e a fraude, fato inescusável e intensamente confessado”.
“O próximo passo é a comunicação oficial da decisão ao juiz de primeiro grau e, a partir dessa comunicação, a tendência é que o juiz expeça o mandado de busca e apreensão para que as meninas voltem para a mãe”, afirmou ao G1 o advogado Ricardo Zamariola Júnior, que defende os interesses da mãe.

Justiça de SP obriga pai brasileiro a devolver filhas à mãe angolana
Ele saiu com as filhas de 3 e 5 anos de Angola sem avisar a ex em 2009.
‘Só quero que o pesadelo termine’, diz mãe; advogado do pai não comenta.
Por decisão unânime, os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) mantiveram na terça-feira (9) a sentença da Justiça do interior de São Paulo que obriga um pai brasileiro a devolver à ex-mulher, uma angolana, as duas filhas que teve com ela. A mãe passa a ter a guarda definitiva das meninas brasileiras mais de um ano após o ex-marido ter saído com elas da Angola sem autorização. A mulher deve chegar ao Brasil nos próximos dias para tentar levar as crianças, atualmente com 5 e 3 anos, de volta ao país africano.
Em entrevista por e-mail ao G1, a mãe, que pediu para não ter seu nome e os das filhas divulgados, comentou que está ansiosa em revê-las, o que não acontece desde maio, e poder retornar a Luanda com elas. “Quero dizer que as amo e que vou levá-las para casa. Só quero que esse pesadelo termine”, escreveu a mulher (leia a íntegra da conversa mais abaixo).
Atualmente as garotas estão morando com o pai em Campinas, onde estudam. Ele tem cerca de 30 anos e trabalha como gerente de projetos de portfólios. Procurado por telefone para comentar o assunto, o advogado dele, Cesar da Silva Ferreira, preferiu não se pronunciar. "Não posso dar informações pois o caso corre em segredo de Justiça”, disse o defensor dos interesses do gerente. Não há informações se o advogado do pai entrou com novo recurso contrário à decisão do TJ.
O pai retirou as filhas da casa onde moravam com a mãe na capital da Angola, em 28 de junho do ano passado, quando o casal já estava separado. Naquela ocasião, os pais disputavam a guarda das crianças na Justiça angolana, que havia concedido a tutela antecipada à mãe. Ela tem mais de 35 anos e é funcionária de uma multinacional brasileira na África.

Julgamento no TJ
Nesta terça, a reportagem acompanhou o julgamento de um recurso a respeito do caso na 7ª Câmara de Direito Privado, no prédio do TJ, centro de SP. Ao analisarem o mérito, os desembargadores Gilberto de Souza Moreira (relator), Luiz Antonio da Costa (revisor) e Miguel Brandi (terceiro juiz) negaram o pedido da defesa do pai que queria a anulação da sentença do juiz Ricardo Sevalho Gonçalves, da 4ª Vara da Família e Sucessões em Campinas. Em 30 de julho, o magistrado tirou do pai brasileiro a guarda das filhas, que o gerente havia obtido antes no Brasil, e a deu à mãe angolana. Autorizou ainda que as meninas voltassem a morar com a funcionária em Luanda.
Em seu voto contrário ao recurso, o desembargador Souza Moreira argumentou que “o pai, apelante, simplesmente fugiu com as filhas. Enganou a mãe, que então tinha a guarda, simulou um passeio, pretextou uma visita, uma festa, e simplesmente saiu sorrateiramente do país onde elas viviam. Subtraiu as meninas, trouxe as filhas arbitrária e prepotentemente, enganando-as e a mãe que tinha legalmente a sua posse, conferida pela Justiça angolana. Um sequestro. Seria o bastante para reconhecer-se a pronta necessidade de retornarem ao convívio materno, no país de origem porque não há outra solução possível que não fomente a ilegalidade e a fraude, fato inescusável e intensamente confessado”.

Caso Sean Goldman
Zamariola Júnior é especialista em ações versando a aplicação da Convenção de Haia sobre Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças. Ele é advogado do norte americano David Goldman, pai do garoto Sean Goldman, nascido em 2000 nos EUA, filho também de uma brasileira. O caso Sean gerou uma batalha judicial em 2004, quando a mãe retirou o menino do pai sem sua autorização. A criança veio ao Brasil, onde passou a morar com a família da mãe, que morreu, no Rio. Em 2009, a Justiça concedeu a guarda do menino ao pai americano.
“Este caso envolvendo as meninas retiradas pelo pai da Angola, no entanto, não foi tratado como sequestro porque não há adesão de Angola à Comissão de Haia. Só o Brasil aderiu. Em direito internacional da família, a retirada de uma criança do seu país de residência habitual sem obediência às leis ali vigentes é considerada sequestro internacional de criança. Neste caso, as crianças saíram de Angola sem a observância do que dispunha a legislação angolana”, explicou o advogado da mãe angolana.
Em 2009, o pai alegou à Justiça ter sido traído e disse que a então mulher também não dava atenção às filhas do casal em Luanda. Afirmou que, por esse motivo, deixou capital da Angola com elas, segundo informações obtidas pelo G1 sobre o processo que trata da guarda das meninas.
A mulher negou essas acusações e disse que pediu o divórcio em fevereiro de 2009 porque o ex-marido tinha ciúmes doentio dela, segundo relatou nos documentos. Contou ainda que o gerente fugiu com as garotas dias antes do julgamento em Luanda para decidir quem ficaria com a guarda definitiva delas.

Saída de Angola
Em seu depoimento à Justiça e ao Ministério Público de Campinas, o pai afirmou que saiu de Angola com as filhas, passou pela Namíbia, chegou à África do Sul e de lá seguiu ao Brasil. A mulher disse ter tido conhecimento da fuga pela internet e que, após isso, o pai dificultou o contato dela com as filhas.
Na Angola, o pai passou a responder por subtração de incapazes devido à retirada das filhas da mãe e da Angola sem autorização para isso.
Na sentença, o juiz Sevalho Gonçalves, de Campinas, escreveu que o pai “tomou uma atitude unilateral, tentando criar um fato consumado. Removeu as crianças de Angola sem concordância materna e dias antes da audiência designada para decisão pela Justiça angolana sobre a guarda das filhas. Aqui, omitindo essa circunstância, ajuizou o presente e obteve a guarda provisória, que acabou sendo mantida enquanto os fatos eram apurados. Ao longo desse tempo, o pai trabalhou ativamente, não para permitir que as crianças e a mãe estabelecessem um bom convívio no Brasil, mas para evitar o contato entre elas.”

Leia abaixo a entrevista com a mãe das garotas:
G1
- Como e quando percebeu que suas filhas haviam sumido em Luanda?
Mãe - No dia 28 de junho de 2009, um domingo, o pai foi buscar as meninas dizendo que as levaria a um aniversário e que as devolveria no final do dia. Como até o final do dia ele não chegou, liguei para ele para saber o que estava ocorrendo. Primeiro ele disse que estava no trânsito, ainda distante de casa. Duas horas depois, voltei a ligar, ele não atendeu e mandou uma mensagem, dizendo que levaria as meninas somente na segunda de manhã. Na segunda de manhã, disse que as levaria na hora do almoço. A partir daí, não consegui mais falar com ele até o dia seguinte, quando ele mandou uma outra mensagem, dizendo que as meninas estavam bem e que eu não me preocupasse. Continuei sem conseguir falar com ele até mais ou menos o dia 9 ou 10 de julho, quando ele ligou e colocou as meninas ao telefone. Perguntei onde elas estavam, mas elas choravam e não respondiam. No dia 10, já desconfiando que ele pudesse ter ido para o Brasil, liguei para a casa dos pais dele e falei com a avó das crianças, que me informou que minhas filhas estavam em Campinas, na casa dela.

G1 - O que sentiu ao saber que o pai delas, seu ex-marido, havia deixado o país com elas?
Mãe - É difícil descrever. Angústia, medo de que as meninas desaparecessem, medo de que eu nunca mais as visse.

G1 - Como foram os dias seguintes ao desaparecimento das suas filhas?
Mãe - Foram os piores dias da minha vida. Um desespero muito grande, um sofrimento indescritível, muito angustiante.

G1 - Quantos dias depois conseguiu falar com elas?
Mãe - Não sei precisar. Talvez umas duas semanas.

G1 - Quanto tempo ficou sem poder ver suas filhas?
Mãe - A primeira vez que as vi depois que vieram ao Brasil foi em dezembro, em Campinas.

G1 - Quando e onde pôde vê-las novamente?
Mãe - Nessa ocasião, em dezembro, o pai permitiu que eu visse minhas filhas durante três ou quatro horas, mas sempre vigiada por familiares dele. Fomos a um shopping em Campinas.

G1 - Foi o pai que autorizou a vê-las ou a Justiça?
Mãe - Em dezembro, o pai permitiu essa visita no shopping, mas com a condição de que familiares dele permanecessem vigiando. Nas duas outras vezes, em março e em maio de 2010, o juiz foi quem determinou as visitas. Em março mais uma vez fomos vigiados; em maio, não.

G1 - Que motivo seu ex-marido teria para tirar as filhas de você?
Mãe - Não sei. Ele faz diversas acusações no processo, mas prefiro não comentar isso.

G1 - O que pretende fazer agora retornando ao Brasil?
Mãe - Pretendo retornar para casa com minhas filhas, se a Justiça autorizar.

G1- O que pensa em dizer a suas filhas quando as reencontrar?
Mãe - Quero dizer que as amo e que vou levá-las para casa. Só quero que esse pesadelo termine.

Kleber Tomaz e Marcelo Mora


G1

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estudante vítima de bullying assistirá a aulas acompanhado da mãe em SP


Menino de 9 anos frequenta colégio de Rubiácea, no interior de SP.
Decisão foi tomada pela Polícia Civil, Conselho Tutelar e a escola.

Um estudante de 9 anos de Rubiácea, a 558 km da capital paulista, que vinha sofrendo bullying por parte de colegas de escola, vai assistir às aulas junto com a mãe. Essa foi a solução encontrada pela Polícia Civil, Conselho Tutelar e a escola para que o garoto não seja reprovado.
A partir do próximo ano, o menino deve estudar em outra escola, em Guararapes. A polícia ouviu professores, alunos e funcionários da escola. O delegado Getúlio Nardo, responsável pelo caso, informou que todos se comprometeram a evitar situações semelhantes na escola. De acordo com ele, a polícia procurou agir de maneira a educar, em vez de punir os estudantes.


TJ suspende sentença a Sirotsky para que estuprada seja ouvida

Filho do Sirotsky e do delegado

O TJ (Tribunal de Justiça) de Santa Catarina suspendeu em caráter liminar a sentença da juíza Maria de Lourdes Simas Porto Vieira de seis meses de “liberdade assistida” e prestação de serviços à comunidade a dois adolescentes de 14 anos acusados de estuprar uma jovem de 13 anos de Florianópolis.
Um dos adolescentes é filho de um delegado e outro, de Sérgio Sirotsky, da família que controla o grupo RBS, que detém no sul do país 46 emissoras de televisão, emissoras de rádios e oito jornais.
Em atendimento a um recurso do advogado da família da vítima, Francisco Campos Ferreira, o desembargador Hilton Cunha Júnior determinou a abertura de um novo processo para que a menina seja ouvida.
Além de considerar que aos jovens foram aplicadas penas leves, desproporcionais à violência, Ferreira estranhou o fato de a juíza ter tomado uma decisão sem ouvir a menina. “A vítima não teve a chance de contar sua versão à juíza”, vinha dizendo o advogado antes da decisão do TJ. “Houve o descumprimento do rito jurídico e prevaleceu a versão dos infratores.”
Em setembro, o advogado chegou a encaminhar à juíza Maria de Lourdes pedido para que colhesse o depoimento da vítima e emitisse nova sentença. O recurso foi negado.
De acordo com relato da adolescente à Polícia Civil de Florianópolis, ela foi violentada pelos dois adolescentes na noite de 14 de maio no apartamento onde o jovem Sirotsky mora com a mãe, após ela ter sido induzida por eles a tomar vodca. Posteriormente, em um site de relacionamento social, Sirotsky se vangloriou de ter estuprado a garota.
Para Ferreira, se a violência tivesse sido praticada por adolescentes “pobres e negros”, eles já teriam sido mandado pela Justiça a um internato de delinquentes.

Com informação do Portal Terra.


Beterraba ajuda a retardar envelhecimento e fortalece a imunidade

Um das opções de consumo da hortaliça, que auxilia o funcionamento do intestino, é o suco

Rica em ferro, a hortaliça é muito recomendada para pessoas com anemia

A cor avermelhada e forte da beterraba revela uma série de benefícios à saúde que vão desde a prevenção do envelhecimento precoce até o fortalecimento da imunidade. Além disso, essa hortaliça pode ajudar a controlar a pressão alta e auxiliar no funcionamento do intestino.
A série de benefícios da beterraba é explicado pela grande quantidade de nutrientes que ela oferece. Segundo a nutricionista Fernanda Bortolon, a raiz é rica em carboidratos, vitamina A , B1 , B2 , B5 , C, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro, potássio e manganês.
— Pela grande quantidade de vitaminas, ela exerce a função de antioxidante, auxiliando no combate a infecções — diz a nutricionista.
O alto teor de potássio auxilia no controle da pressão arterial, assim como a vitamina C ajuda a fortalecer a imunidade e combater o efeitos do envelhecimento.

Como aproveitar os nutrientes
A variedade de vitaminas e minerais não está apenas na raiz da beterraba: as folhas são as partes mais nutritivas desse alimento. Segundo Fernanda, muitas pessoas descartam essa parte da hortaliça por não saber que ela é comestível. As folhas podem ser cozidas, refogadas com espinafre ou servidas cruas junto de outras saladas.
Um copo da folha pode fornecer até 35 mg de vitamina C, mais da metade do mínimo recomendado na dieta diária dos adultos.
— A raiz também pode ser consumida cozida, mas é crua que ela preserva a maior parte dos nutrientes — recomenda a nutricionista.
Ela pode ser aproveitada como acompanhamento de outros pratos, em conserva ou ainda ser consumida na forma de suco.
Em compensação, a beterraba também é rica em açúcares, o que lhe confere a característica de grande fonte energética.
— Cada 100g da beterraba possui em média 50 calorias — alerta Fernanda.

Os benefícios da beterraba
:: Controle da pressão alta: essa característica é resultado do alto teor de potássio
:: Combate a anemia: é muito indicada para pessoas que possuem anemia por deficiência de ferro como complementação à terapia indicada pelo médico
:: Fortalece a imunidade: essa característica se deve à grande quantidade de vitamina C presente na hortaliça
:: Previne o envelhecimento precoce: a beterraba é fonte de antioxidantes, que ajudam a reduzir os efeitos do envelhecimento
:: Fonte de energia: rica em carboidratos, ela fornece energia ao organismo

Juiz que chamou Lei Maria da Penha de preconceituosa é afastado


Uma determinação do Conselho Nacional de Justiça afastou o Juiz da comarca de Sete Lagoas (MG), Edilson Rumbelsperger Rodrigues, por falar da Lei Maria da Penha de forma discriminatória e preconceituosa. As informações são da rádio BandNews FM de Minas Gerais.
A punição por desancar a legislação em sentenças nas quais a taxou de inconstitucional pode durar até dois anos. A lei foi um marco na defesa da mulher contra a violência doméstica. Ele também é acusado de rejeitar pedidos de ações contra homens que agrediram e ameaçaram mulheres.
Com votação de nove votos a seis a favor do afastamento, o julgamento que afastou o juiz, consequentemente reduziu o seu salário ao tempo de serviço. Os conselheiros que votaram contra o afastamento optaram pela censura ao magistrado e pela realização de um teste para atestar a sanidade mental do juiz.
Aberto em setembro do ano passado, consta no processo administrativo que o juiz atacou a lei, dizendo que se tratava de um conjunto de regras diabólicas. Ele teria afirmado que a desgraça humana começou por causa da mulher, ainda no Jardim do Éden, segundo a tradição hebraico-cristã. Para ele, o mundo é masculino e assim deve permanecer.
Além disso, o juiz também manifestou a mesma posição em uma página na internet. Na época da acusação, o magistrado se defendeu das acusações e negou que tenha havido excesso de linguagem. Ele explicou que não combatia as mulheres, mas o feminismo exagerado existente na Lei Maria da Penha.
O juiz disse ainda que algumas implicações da lei têm caráter vingativo. E afirmou, ainda, não retirar nenhum dos comentários feitos, pois isso seria um ato de covardia. Apenas após o período estabelecido, o juiz poderá pedir autorização para voltar à ativa. A decisão ainda é passível de recurso ao Supremo Tribunal Federal.


Denúncia de estupro coletivo em escola causa polêmica na África do Sul


Um suposto estupro de uma menina de 15 anos em uma escola de Johanesburgo está causando polêmica na África do Sul.

Ministros e grupos de direitos humanos criticaram professores e policiais por não terem tomado ações imediatamente após o incidente, que ocorreu na última quinta-feira durante o horário das aulas e teria sido filmado em telefones celulares.
Duas meninas teriam sido drogadas e uma delas, estuprada por três rapazes nos jardins da escola.
Segundo relatos feitos pela mídia local, as imagens foram mostradas a professores e policiais, mas não houve reação, supostamente porque esta é a época das provas de fim de ano e eles não queriam "atrapalhar os alunos".
A Comissão pela Igualdade de Gênero (Commission for Gender Equality) disse ainda que alguns professores teriam descrito o episódio como "hilário".
"Eu acho que essa é uma história muito triste para as nossas meninas. É absolutamente inaceitável que os professores não tenham cumprido seu papel de proteger as meninas e que a polícia não tenha sido rápida em prender os meninos, mesmo sabendo suas identidades", disse a ministra para Mulheres, Crianças e Pessoas com Deficiências, Lulu Xingwana.

'Sexo consensual'
Alguns órgãos da imprensa sul-africana, como ojornal The Star, publicaram reportagens com declarações de alunos dizendo que as relações sexuais foram consensuais e afirmando que os filmes de celular mostram a suposta vítima beijando os rapazes e tomando a iniciativa em vários momentos.
Mas o Departamento de Educação de Gauteng, onde fica a escola em questão, divulgou uma declaração dizendo que "alegações infundadas culpando a vítima são inapropriadas e irresponsáveis. Não há espaço para elas em uma sociedade comprometida em promover a igualdade entre os gêneros".
O órgão também diz estar oferecendo apoio emocional às vítimas e afirma ter contratado um investigador independente para decidir se é necessária alguma ação disciplinar contra alunos, educadores ou a direção da escola.
"Queremos deixar claro para aqueles que têm envolvimento em atos de agressão sexual que não há lugar para eles no nosso sistema educacional. Eles não devem ter a ilusão de que não vamos usar todos os meios disponíveis para lidar com eles."
No início da semana, dois rapazes, de 14 e 16 anos, foram presos, mas, segundo o The Star, eles já teriam sido libertados por falta de provas contra eles.
A África do Sul tem uma das incidências de estupro mais altas do mundo.

Mulheres que amamentam seus bebês não dormem menos que aquelas que dão mamadeira, mostra pesquisa


NOVA YORK - Mães que acabaram de dar à luz seus bebês e estão amamentando não dormem menos do que aquelas que dão mamadeira aos filhos, mostra um novo estudo da Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, as que dão o seio aos recém-nascidos dormem o suficiente à noite e sentem-se menos cansadas durante o dia do que aquelas que não amamentam ou os bebês não estão exlcusivamente no peito.
- Apesar dos benefícios da amamentação serem indiscutíveis, as preocupações das mães sobre como a amamentação afeta o sono são pertinentes - explica o pesquisador e pediatra Hawley E. Montgomery-Downs, da Universidade de West Virginia University. - Mais informações devem ser dadas para ajudar as mães a tomarem decisões sobre que método usar. Elas devem, principalmente, saber que dar mamadeira não vai melhorar o sono delas.
Neste estudo, 80 mães com bebês recém-nascidos tiveram seus sonos monitorados de dia e de noite durante 10 semanas, duas semanas após o nascimento. Os pesquisadores mediram o tempo de sono total, o tempo em que ficaram acordadas durante a noite, a qualidade do sono, o cansaço e as dormidas durante o dia. Os resultados não apresentaram diferenças no total de horas dormidas à noite entre as que amamentavam versus as que davam mamadeira ou combinavam os dois métodos (leite artificial mais leite materno). Também não houve diferença quanto ao cansaço e as horas dormidas durante o dia. Os pesquisadores disseram que as mães que amamentavam acordaram com maior frequência à noite mas voltaram a dormir rapidamente e não registraram esses intervalos.
"As possíveis explicações para isso é que elas não se expuseram a ambientes com muita luz ou a alguma atividade física em comparação com aquelas que tiveram que levantar para preparar a fórmula", escreveram os autores da pesquisa.


Justiça instaura ação contra técnico de Minas Gerais flagrado pelo FBI ao distribuir pornografia infantil

SÃO PAULO - A Justiça Federal instaurou ação penal contra um técnico em eletrônica de 26 anos, de Minas Gerais, por crime de pedofilia na internet. Segundo denúncia do Ministério Público Federal, ele armazenou e divulgou na web fotografias e vídeos de sexo envolvendo crianças, adolescentes e até bebês menores de dois anos de idade.
As investigações foram iniciadas por um agente do FBI em Richmond, no estado da Virginia, nos Estados Unidos. Ele fez contato com o brasileiro e, em pouco mais de uma hora de diálogo, o policial deparou-se com imensa quantidade de vídeos e imagens, conseguindo efetuar, apenas nesse período, download de 70 imagens e três vídeos completos.
As autoridades brasileiras foram comunicadas. O computador foi rastreado pelo FBI e o número do IP (internet protocol) foi identificado. A Justiça Federal em Belo Horizonte expediu mandados de busca e apreensão dos equipamentos. O IP utilizado pertencia a um cliente do acusado. De posse da senha desse cliente, P.H.P. acessava a internet para transmitir e receber as imagens pornográficas.
O técnico foi preso em flagrante acessando sites de conteúdo pedófilo. Foram apreendidos 16 HDs repletos de arquivos de pedofilia, além de celulares, CDs, DVDs e pen-drives. Os arquivos recebidos pelo agente do FBI foram localizados.
O acusado, P.H.P, está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Belo Horizonte. As penas para os crimes de divulgação e de armazenamento de imagens de pedofilia variam de um a seis anos de prisão.
Os casos de pedofilia pela internet são investigados pelo Grupo Especial de Direitos Humanos do MPF em Minas Gerais, criado no ano passado e formado por sete procuradores da República.
Em Sergipe, um jovem de 22 anos foi denunciado pelo MPF por portar e distribuir fotos e vídeos contendo pornografia infantil. Na casa dele a Polícia Federal apreendeu dois HDs e diversas outras mídias com vídeos e fotos com pornografia infantil.
Segundo o procurador da República Paulo Gustavo Guedes Fontes, a perícia feita pela PF identificou o uso de programas de compartilhamento (P2P) para baixar material com conteúdo pedófilo no computador apreendido.
Estes programas P2P, além de baixarem arquivos, permitem que tais documentos sejam automaticamente compartilhados com outros usuários do programa. Além disso, ficou comprovado que o jovem utilizou o Orkut para compartilhar alguns desses arquivos com outro usuário da rede social.
A Operação Turko foi realizada em 2009 e investigou casos de divulgação e porte de material pedófilo por meio do Orkut. A operação foi possível após um acordo firmado entre o MPF e a Google, 2008.


Verbratec© Desktop.