sábado, 18 de dezembro de 2010

Ele está curado


Pela primeira vez, médicos usam a palavra cura ao se referir à recuperação de um doente de aids. Como esse caso singular pode revigorar as pesquisas

O microbiologista francês Louis Pasteur costumava dizer que a sorte sorri para as mentes preparadas. O incrível caso do americano Timothy Ray Brown, de 44 anos, parece confirmar a tese. Tim, como é chamado pelos amigos, viveu vários anos com o vírus HIV. Tratava-se com o coquetel de drogas e trabalhava como garçom num café de Berlim. Era mais um de tantos soropositivos que, graças ao avanço do tratamento, levavam uma vida praticamente normal. Em 2006, no entanto, ele descobriu que também tinha leucemia, um tipo de câncer que ataca o sistema de defesa. Tim procurou o médico Gero Hütter, um jovem oncologista que entende de leucemia, mas nunca havia atendido um doente de aids. Foi aí que a sorte começou a conspirar a favor dos dois. Tim precisaria passar por um transplante de medula. Hütter decidiu escolher um doador especial, com uma mutação que o torna naturalmente resistente ao vírus HIV. O resultado surpreendeu o mundo. Desde 1996, os cientistas sabem que cerca de 1% dos europeus têm essa mutação antiaids. Ela não ocorre na população negra nem asiática. A mutação faz com que as células de defesa do organismo não tenham uma molécula chamada de CCR5. Ela é usada pelo HIV para invadir as células humanas (leia na ilustração). O que poderia acontecer se as células de defesa de Tim fossem totalmente aniquiladas pela quimioterapia e, em seguida, ele recebesse um novo sistema imune capaz de resistir ao vírus?
Hütter tinha uma bela hipótese em mente e decidiu testá-la. A sorte lhe sorriu. Tim deverá entrar para a história como a primeira pessoa no mundo a se livrar do vírus da aids – um fato inédito desde que a doença foi descrita, em 1981. Ele é um caso único entre os 60 milhões de pessoas que já foram infectadas desde o início da epidemia. A vitória de Tim sobre o vírus foi anunciada em um artigo publicado na revista Blood, uma publicação da Associação Americana de Hematologia.
A equipe de Hütter, da Universidade de Medicina de Berlim, garante ter reunido evidências suficientes para afirmar que o vírus HIV foi erradicado do organismo graças ao transplante de medula óssea. “Eu chamo isso de cura”, disse Hütter a ÉPOCA.
Três anos e meio depois do transplante, os médicos não encontraram sinal do vírus – mesmo usando as técnicas mais avançadas de diagnóstico. Ainda assim é possível que o HIV ainda esteja escondido em poucas células em algum ponto do organismo. Se isso estiver ocorrendo e o vírus voltar a se manifestar no futuro, será o fim do entusiasmo em torno da primeira cura da aids.
“É difícil afirmar que o paciente está definitivamente curado e que o vírus foi eliminado de todos os compartimentos de seu organismo”, diz a bioquímica Françoise Barré-Sinoussi, ganhadora do Nobel de Medicina em 2008 pela descoberta do vírus HIV, junto com Luc Montagnier. “No entanto, os dados do artigo são muito interessantes porque demonstram que não há nenhum traço do vírus ou dos reservatórios virais em partes importantes do organismo, como o intestino.”




Cristiane Segatto e Marcela Buscato com Elton Hubner, de Berlim



Época

Autoestima renovada em comunidades de Ramos

A quadra da escola de samba ganhou retoques finais para a reinauguração Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Moradores ganham quadra da Imperatriz reformada e promessa de parque urbano

Rio - Às vésperas do Natal, moradores do Complexo do Alemão e adjacências ganharam dois presentes: amanhã será inaugurada a quadra reformada da Imperatriz Leopoldinese, em Ramos. Além disso, a Fundação Parques e Jardins anunciou ontem que a Serra da Misericórdia — usada como rota de fuga por traficantes da Vila Cruzeiro na ocupação policial — será transformada no 2º maior parque municipal da Zona Norte. Motivos para redobrar a autoestima da população local.
Decreto publicado ontem no Diário Oficial prevê a construção de espaços para lazer, recreação, atividades esportivas e manifestações culturais na Serra da Misericórdia. O parque terá área total de 240,91 mil m² — pouco menor do que a Quinta da Boa Vista. O edital de licitação será lançado em janeiro.
Fechada há sete meses, a quadra da escola de samba ganhou ontem os retoques finais para a reinauguração, marcada para 18h, com presença do prefeito Eduardo Paes e da rainha de bateria, Luiza Brunet. Foi investido R$ 1,2 milhão na obra. Todas as dependências foram pintadas, recebendo novos palcos, luminárias e cobertura. A quadra tornou-se a primeira totalmente adaptada para cadeirantes, incluindo banheiros específicos.
“A reforma nos permitiu construir uma sala de memória da escola, onde ficarão nossos troféus e fotos de alguns desfiles da Imperatriz”, revelou o diretor-social, Oscar de Paula. “A sensação de ter nossa casa de volta é muito prazerosa. Estamos muito felizes”, resumiu o presidente Luizinho Drumond.
A nova quadra conta com capacidade para 4,5 mil frequentadores. Fundada em 6 de março de 1959, a Imperatriz Leopoldinense foi a primeira escola tricampeã na Marquês de Sapucaí (1999, 2000 e 2001).

Expectativas dos turistas
A Fundação Parques e Jardins informou que as obras do parque da Serra da Misericórdia começarão no segundo semestre de 2011. O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, acredita que a área de lazer atrairá turismo. “Será uma espécie de quintal de luxo para os moradores e vai atrair muito turismo”, aposta.
O edital de licitação será publicado em janeiro, com detalhes sobre a construção da sede administrativa, estacionamento, quadras esportivas, equipamentos para ecoturismo e esportes de aventura, áreas de recreação, anfiteatro, ciclovias, caminhos para carroças e trilhas ecológicas.
O valor da intervenção será divulgado na quarta. “Será a maior intervenção ambiental da prefeitura na Z. Norte após a pacificação. A última estação do Teleférico do Alemão vai dar exatamente na porta de entrada do parque”, disse Moraes.

Escola abre mão do luxo em fantasias
Disposta a quebrar tradição de décadas, a Imperatriz vai abrir mão das luxuosas fantasias em 2011 e apostar em vestimentas mais leves, visando à mudança radical no conjunto. Ao lado da bateria e da comissão de frente, essas serão as principais apostas da escola da Leopoldina para reencontrar o caminho da vitória.
“A originalidade das nossas peças vai despertar o interesse do público e dos jurados. Além disso, nosso enredo (‘A Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde!’) não pede muito luxo nas fantasias. Tenho certeza de que elas vão deixar nossos componentes bem soltos”, afirma o diretor de carnaval, Wagner Araújo.

Diogo Dias, Ricardo Albuquerque e Thiago Feres


MP oferece denúncia contra vereador por pedofilia


José Rodrigues de Assis foi preso por abusar de três crianças

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Campina da Lagoa, ofereceu denúncia na tarde desta sexta-feira (17) contra o vereador do município de Altamira do Paraná, José Rodrigues de Assis, mais conhecido como “Zé do Calixto”, pela prática do crime de estupro de vulnerável contra três meninas moradoras da cidade, localizada na região de Goioerê. Segundo a denúncia do MP-PR, a primeira vítima sofreu o primeiro crime em 2008, quando tinha apenas 9 anos de idade, mas novas investidas criminosas foram repetidas duas vezes no ano seguinte e outra vez neste ano. A segunda vítima sofreu os abusos em 2008 e a terceira em 2009.
Em todas as situações, de acordo com o promotor de Justiça Erinton Cristiano Dalmaso, o vereador se valia da confiança e da amizade que mantinha com familiares de suas vítimas, aproveitando-se do momento em que não estavam por perto das crianças. As meninas eram também constantemente presenteadas com doces e bombons e, quando das abordagens criminosas recebiam do criminoso pequenas quantias de dinheiro.
O vereador foi preso na quinta-feira (16) e sua prisão temporária foi requisitada pela Promotoria de Justiça de Campina da Lagoa, a partir do inquérito policial. De acordo com as investigações da polícia, o vereador estaria inclusive intimidando as famílias das vítimas e ameaçando testemunhas. Com a denúncia oferecida pelo MP-PR, foi requerida a conversão da prisão temporária do acusado em prisão preventiva. O processo terá curso em segredo de justiça, por se tratar de crimes contra a liberdade sexual que envolvem vítimas crianças ou adolescentes.


Jornale

Conheça a história de brasileiros que amenizam o sofrimento de pessoas em Israel



O médico André Waisman se dedica a ajudar dependentes de drogas e o historiador Avraham ‘Zerlóv’ cuida da memória das vítimas do Holocausto. Na última reportagem da série Sucesso sem Fronteira, conheça as histórias desses dois brasileiros que são anônimos aqui, mas acumulam prestígio no exterior.



R7

Após ser solta, amante do goleiro Bruno chega ao Rio


Rio - Horas depois de ser solta, a ex-namorada do goleiro Bruno, Fernanda Gomes de Castro, chegou ao Rio no início da tarde deste sábado (18), após ter sua prisão preventiva revogada pela Justiça de Minas Gerais. Ela também é acusada no processo do desaparecimento e morte de Eliza Samudio. "Obrigada, Senhor. Estou muito feliz, sem palavras”, disse ao desembarcar no Aeroporto Santos Dumont.
Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, ex-mulher de Bruno Souza, e Fernanda Castro deixaram no início da madrugada deste sábado a penitenciária feminina de Estevão Pinto, em Belo Horizonte. Além delas, Elenilson Vitor da Silva e Wemerson Marques de Souza, que estavam com seus advogados na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (BH), também foram liberados. Eles foram encaminhados para residências no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, região metropolitana.
Nesta sexta-feira, a juíza Marixa Fabiane Lopes, do Tribunal de Júri de Contagem, determinou que os quatro réus irão a júri popular, onde responderão por sequestro e cárcere privado. De acordo com a decisão de ontem, ficou revogada a prisão preventiva dos quatro, que ganharam o direito de aguardar o julgamento em liberdade.
Também foi decidido ontem que Bruno, Macarrão, Bola e Sérgio Rosa Sales (primo do atleta) irão a júri popular por homicídio triplamente qualificado como réus no processo do desaparecimento de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro. Bola responderá também por ocultação de cadáver. Bruno, Macarrão e Bola também estão presos no mesmo presídio de Contagem. Flávio Caetano de Araújo, motorista do goleiro Bruno de Souza, foi absolvido. Todos foram absolvidos da acusação de corrupção de menores.


O DIA ONLINE

Projeto prevê demolir 30% da cracolândia, no centro de São Paulo


Para transformar a cracolândia, região central de São Paulo, em Nova Luz, a prefeitura prevê demolir cerca de 30% do bairro. Entre os imóveis a serem demolidos estão três quadras praticamente inteiras da rua Santa Ifigênia, principal polo de comércio de produtos eletrônicos de São Paulo, e seis da avenida Rio Branco.
O projeto, divulgado na sexta-feira (17), apresenta o que a prefeitura pretende fazer em cada uma das áreas. A ideia é incentivar o uso misto do bairro, onde os pavimentos térreos sejam ocupados por comércio e os pisos superiores tenham escritórios e residências.
Hoje, os 44 quarteirões do bairro têm 1,2 milhão de m2 de área construída. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, disse que 50 mil m2 de áreas residenciais e 300 mil m2 comerciais sofrerão intervenções.
A empresa que ganhar a licitação para fazer o projeto irá desapropriar ou comprar esses prédios, demolir e reconstruir. Os imóveis que serão mantidos, segundo Bucalem, ou são tombados pelo patrimônio histórico ou já têm ocupação adequada.
A expectativa é que o bairro tenha, após a conclusão das obras, 1,8 milhão de m2. Não há prazo previsto para o início ou o fim das obras.
Os donos dos imóveis que poderão ser desapropriados não foram notificados. Agora, a prefeitura vai abrir consulta pública do projeto.
As propostas podem ou não ser incorporadas ao projeto, que fica pronto até abril. Só após a licitação para escolher a empresa que fará as obras é que proprietários serão informados oficialmente.
A companhia que vencer a licitação ganhará o direito de desapropriar os prédios, construir o bairro de acordo com o projeto e depois revender os imóveis com lucro.
Em troca, terá de restaurar todos os prédios tombados do bairro e fazer obras em áreas públicas -calçadas, praças, parques, escolas, unidades de saúde, etc.-, estimadas em R$ 150 milhões.

REVITALIZAÇÃO
O projeto de revitalização da cracolândia anda a passos lentos desde 2005. O bairro que será erguido no lugar foi rebatizado de Nova Luz.
Viciados em crack ainda ocupam ruas da região. Há menos "noias" no bairro, é verdade, mas boa parte deles acabou se transferindo para ruas do entorno, como o Elevado Costa e Silva (Minhocão).
A tentativa de conceder benefícios fiscais para atrair empresas para o bairro também foi frustrada. Apenas duas empresas aderiram até agora.
A proposta atual é fazer um projeto urbanístico completo e entregá-lo para que uma empresa o implante em troca de revender os imóveis com lucro no bairro revitalizado.


Massachusets proíbe mamadeiras e copos infantis com bisfenol A


Químico usado da fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de bebidas e comida pode provocar câncer, diabetes, aborto e infertilidade

O Conselho de Saúde Pública de Massachusetts votou unanimemente ontem na proibição da venda e fabricação de mamadeiras e copos infantis que contenham o bisfenol A (BPA). O bisfenol A é utilizado em uma variedade de produtos, incluindo garrafas plásticas, copos infantis e como revestimento interno de latas de bebidas e alimentos. Crianças e adultos podem ingerir BPA quando bebem ou comem produtos em embalagens que contenham o químico. Estudos em animais de laboratório sugerem que o BPA pode prejudicar o desenvolvimento de crianças, se eles forem expostas a pequenas quantidades na fase inicial da vida. Outras pesquisas já associaram a ingestão de bisfenol a doenças como câncer, obesidade, diabetes infantil, problemas neurológicos e infertilidade.
No ano passado, o Departamento de Saúde Pública alertou pais de crianças jovens para não acondicionar leite líquido ou proveniente de mães em garrafas plásticas que contenham o químico e aconselhou mães que estão amamentando ou mulheres grávidas a evitar se alimentar com produtos que contenham o BPA.
A agência americana Food and Drug Administration afirmou que existe uma certa preocupação com o bisfenol A pode ser prejudicial para crianças e o governo federal investiu 30 milhões de dólares em um novo estudo para avaliar seus efeitos na saúde. Os primeiros resultados são esperados no ano de 2012.
A proibição no estado de Massachusets é voltada para mamadeiras e copos infantis para crianças de até três anos. Ela começa a valer para fabricantes em 01 de janeiro de 2010 e para revendedores, 01 de julho de 2010. Não existem fabricantes de produtos infantis no estado, mas o membro do conselho, Paul Lanzikos sugeriu que a data é um símbolo da seriedade do assunto. Para fazer valer a regulamentação, o estado irá conduzir visitas a lojas e testar mamadeiras e copos suspeitos de conter o BPA.
Ativistas ambientais tinham pressionado para que uma proibição mais abrangente fosse aprovada que incluiria embalagens fórmula para bebês e alimentos, assim como qualquer coisa que uma criança possa comer ou morder. Eles ficaram decepcionados com o resultado da votação.
Sete outros estados americanos já aprovaram alguma regulamentação para o químico.

Texto originalmente publicado no site Bostom.com
(16/12/2010)

Fabiana Dupont e Fernanda Medeiros


Cielo leva o ouro nos 50m livre do Mundial de piscina curta


RIO - O nadador brasileiro César Cielo ganhou a medalha de ouro nos 50m livre no Mundial de piscina curta em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Ele completou a prova em 20s51 (o recorde mundial é de 20s30). Em segundo lugar ficou o francês Alain Bernard, com 20s81, e em terceiro o americano Josh Schneider, que chegou com o tempo de 20s88.
- Segurar a ansiedade é difícil. Não posso sair como um ventilador, virando rápido. Felizmente estou fazendo tudo certo. É um alívio muito grande - comemorou Cielo em entrevista ao Sportv.
Foi a primeira medalha de ouro do Brasil no Mundial de Dubai. Agora são quatro medalhas no quadro geral (as outras três são de bronze).


O Globo

Juíza fala em "detalhes sórdidos" e "crueldade" em sentença que manda Bruno a júri popular


Jogador e outros sete acusados de matar Eliza Samudio serão julgados em 2011

Em sua decisão de manter Bruno e os outros três acusados presos até o julgamento, a juíza Marixa Fabiane Lopes alegou que “os delitos contam com detalhes sórdidos e ultrapassam os limites da crueldade". O jogador, Macarrão e Sérgio responderão por sequestro e cárcere privado, homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Bola foi pronunciado pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.
Dayanne Rodrigues do Carmo Souza - ex-mulher de Bruno -, a ex-amante do jogador Fernanda Gomes de Castro, Elenilson Vitor da Silva e Wemerson Marques de Souza responderão ao processo em liberdade, mas também irão a julgamento.
Fernanda foi pronunciada por sequestro e cárcere privado de Eliza e de seu filho. Já Dayanne, Elenilson e Emerson responderão pelos mesmos crimes, mas cometidos apenas contra o filho da vítima. Todos os réus alegam inocência.
Das nove pessoas que foram inicialmente denunciadas pelo Ministério Público, apenas o motorista de Bruno, Flávio Caetano de Araújo, não irá a júri popular. Ele foi solto do presídio Nelson Hungria no dia 27 de novembro após ter liberdade concedida pela Justiça.
A data para o julgamento ainda não foi definida. Ainda cabe recurso da defesa na decisão da Justiça.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, os alvarás de soltura para Dayanne, Fernanda, Elenilson e Wemerson já foram expedidos. Depois de soltos, eles deverão comparecer à Vara do Tribunal do Júri de Contagem para assinar um termo de compromisso.

Entenda como funciona um júri popular

Outro lado

O advogado de Bruno Fernandes, Claudio Dalledone Filho, disse que viu com “satisfação” a decisão da Justiça de levar apenas quatro acusados a júri popular.
– A denúncia está desmoronando. A acusação se esvaziou. Quando chegar nos altos plenários, pouco ou nada sobrará. Bruno é inocente.
Dalledone também diz que vai entrar com novo recurso para anular todo o processo. Segundo o advogado, Bruno não teve pleno acesso à defesa, o que vai de encontro com a Constituição.
– Agora vamos entrar com carga máxima no TJ de Minas Gerais.

Condenação no Rio
No início deste mês, o goleiro Bruno e Macarrão foram condenados pela Justiça do Rio de Janeiro por cárcere privado, constrangimento ilegal e lesão corporal a Eliza. O goleiro pegou pena de quatro anos e seis meses de prisão e seu amigo, três anos.
A sentença é válida apenas para os crimes pelos quais Bruno é acusado de ter cometido no Rio de Janeiro. Em outubro de 2009, Eliza registrou queixa contra Bruno e Macarrão por sequestro. Na época, a jovem, que estava grávida, disse que os dois a agrediram e obrigaram a tomar abortivos.

Acusação
Após ouvir os suspeitos, a polícia diz que Eliza foi sequestrada com seu filho - na época com quatro meses - no Rio de Janeiro no dia 4 de junho e levada para Minas Gerais. Segundo a polícia, a jovem foi mantida com o bebê no sítio de Bruno e, dias depois, foi morta na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Apesar de a polícia ainda não ter encontrado o corpo de Eliza, o delegado que cuida do caso diz que as investigações concluem que ela está morta.


R7

Casal de bolivianos deixa criança trancada em carro por uma hora em SP


SÃO PAULO - Um casal de bolivianos foi detido nesta sexta-feira após deixar uma criança de um ano por mais de uma hora trancada no carro no Brás, região central de São Paulo, nesta sexta-feira. O veículo estava estacionado na Rua Conselheiro Belizário. O pai e a mãe da menina disseram que deixaram a criança no veículo para fazer compras.
A criança ficou sozinha no carro, com todos os vidros fechados. Por volta das 11h, uma vendedora percebeu que, dentro do veículo, havia uma criança trancada. A mulher, que não quis se identificar, contou que viu a criança sozinha. Ao perceber os policiais passando, os chamou para confirmar se não havia ninguém com ela.
Os policiais pediram reforço para procurar os pais da menina, mas como não encontraram ninguém, resolveram arrombar o veículo para tirar a criança.
- Arrombamos e retiramos a menina. Demos água e bolcha. Ela estava com muita sede e assustada - disse a policial militar Maria Angela Dias.
Os pais da menina são Basílio Juana e Lurdes Lea, um casal de bolivianos. Eles só voltaram para o carro uma hora depois da retirada da criança. Para a polícia, eles disseram que foram fazer compras e deixaram a filha no veículo porque ela estava dormindo. A criança estava com muita sede e fome. Ela recebeu água e bolachas de vendedoras de lojas próximas.
O casal foi levado para a delegacia e autuado por abandono de incapaz. Eles também não tinham carteira de habilitação. Os pais da criança pagaram fiança de R$ 800 e foram liberados com os filhos. O carro foi apreendido.


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DROGAS EM ESCOLA DE TORITAMA


Alunos usando lolo na escola

À hora do recreio tem sido diferente na Escola Estadual Protazio Soares de Souza, localizada no centro de Toritama. Nada de esportes, brincadeiras ou mesmo azaração. Adolescentes aproveitam o intervalo entre as aulas para consumir drogas. Um grupo de jovens, alguns utilizando fardas da rede estadual de ensino, foram fotografados cheirando “loló” no pátio da unidade, parecendo não se importar com o fato de estarem em uma unidade de ensino, os jovens passam uma lata com o entorpecente de mão em mão, sem cerimônia, os que não utilizam à lata, colocam o líquido, guardado em um pequeno tubo de colírio, na camisa para cheirar. Os adolescentes aparentam ter entre 15 e 17 anos. A imagem registrada por um vizinho da escola, que preferiu não ser identificado, é chocante.
Em meio a risadas do grupo, dois jovens parecem perder a consciência momentaneamente após um porre da droga. Um deles coloca a mão nos olhos, outro olha para cima e encosta a cabeça na parede, a reportagem esteve na escola e conversou com alguns adolescentes.
Uma garota comentou que é normal o consumo de substâncias alucinógenas no interior da escola. “Os meninos trazem o loló e o pessoal cheira mesmo”, disse uma aluna de 16 anos, que confirmou já ter consumido o entorpecente no colégio. Outro estudante, também de 16 anos, disse já ter presenciado o consumo.
A reportagem passou cerca de 30 minutos em frente ao local e presenciou vários estudantes bebendo cerveja na calçada. Uma funcionária da escola, que não quis se identificar, confirmou que eram alunos que não entram para as aulas e ficam consumindo álcool do lado de fora, “Tem muitos meninos que não é da escola e entra aqui pulando o muro, apesar de alguns jovens usarem a farda da rede estadual, afirmo que as pessoas que aparecem nas imagens não são alunos da instituição. À Secretaria de Defesa Social vai desenvolver ações de prevenção e combate ao consumo de drogas”.

Do: Jornal Agreste Notícia
Fonte: Patrulha do Interior

Defesa de Bruno vê decisão da justiça de Minas com 'muito entusiasmo'



Goleiro e mais 3 vão a júri popular pela morte de Eliza Samudio Outros 4 réus também foram absolvidos, mas respondem em liberdade.

O advogado de defesa do goleiro Bruno, Cláudio Dalledone, disse ao G1 que enxerga com muito entusiasmo a decisão de pronúncia anunciada nesta sexta-feira (17) pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues. De acordo com o defensor, “a decisão de pronúncia evidenciou que a acusação veio se desmoronando no curso do processo. As pessoas foram soltas, foram libertadas, elas foram também impronunciadas em relação ao homicídio." Para Daledone, "essa acusação, ela veio se desmoronando no curso do processo. O contrário teria que acontecer, caso a prova viesse sendo produzida, e viesse sendo conveniente para a acusação. Isso não ocorreu. ao contrário, ela veio se esvaziando. Isso a defesa enxerga com muito entusiasmo". Para concluir o defensor acredita que Bruno será absolvido, "porque nós, quando chegarmos ao júri, pouco ou nada sobrará para a acusação, e o Bruno será absolvido."
O advogado disse ainda que a próxima providência tomada pela defesa de Bruno será a entrada de um recurso pedindo a anulidade do processo, pois segundo ele, “a decisão não garantiu a amplitude de defesa”. O advogado citou alguns exemplos sobre essa não garantia. “Não pudemos ouvir os delegados. O Bruno ficou indefeso em várias ocasiões durante o processo. O goleiro foi impedido de acompanhar algumas audiências e isso é uma garantia do réu”, disse.
Bruno Fernandes, Luiz Henrique Romão - o Macarrão -, Sérgio Rosa Sales e Marcos Aparecido dos Santos - o Bola -, vão a júri popular pela morte e ocultação do cadáver de Eliza Samudio. O goleiro, Macarrão e Sérgio também vão responder pelo sequestro da jovem. Outros quatro réus, Dayanne Souza, Fernanda de Castro; Elenilson da Silva e Wemerson Marques, também vão a júri popular, pelo sequestro da jovem. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (17), pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, do Tribunal do Júri de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Não há previsão de data para o julgamento, segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Cabe recurso da decisão.
Bruno, Macarrão e Sérgio vão responder por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e impedimento de defesa da vítima), sequestro e cárcere privado e ocultação de cadáver. O ex-policial Bola vai responder por dois crimes: homicídio duplamente qualificado (meio cruel e impedimento de defesa por parte da vítima) e ocultação de cadáver. Bruno, Macarrão e Bola estão presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Sérgio está preso no Centro de Remanejamento (Ceresp) São Cristóvão, na região noroeste da capital mineira.
Dayanne de Souza, Fernanda Gomes de Castro, Elenilson Vitor da Silva, Wemerson Marques vão a júri popular por sequestro e cárcere privado, mas vão responder em liberdade. Segundo a pronúncia da juíza Marixa Rodrigues, Dayanne, Silva e Marques vão responder pelo sequestro do filho de Eliza. Já Fernanda vai ser julgada por sequestro de Eliza e da criança. Todos eles vão a júri popular porque o crime de sequestro foi considerado pela juíza conexo à morte de Eliza. Dayanne e Fernanda estão presas em Belo Horizonte, e Silva e Marques estão presos em Contagem.
Flávio Caetano Araújo, que conseguiu um alvará de soltura no dia 26 de novembro e foi liberado no dia seguinte, foi absolvido de todas as acusações.
No dia 4 de agosto, o Ministério Público de Minas Gerais denunciou os nove réus por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver e corrupção de menor, exceto Bola, que responderá por dois crimes. O ex-policial foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

O que dizem os demais advogados
O advogado que defende o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola, Zanone Manuel de Oliveira Júnior, disse que vai recorrer da decisão da Comarca de Contagem. De acordo com ele, na próxima segunda-feira (20) já vai trabalhar no recurso e dará entrada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Caso o pedido seja negado, Oliveira disse que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, se ainda for necessário, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O defensor de Sérgio Rosa Sales, Marco Antônio Siqueira, disse que só vai falar após receber e analisar a decisão de pronúncia da juíza. Ele adiantou que deve entrar com recurso e habeas corpus no Tribunal de Justiça.
A advogada Carla Silene, que defende Fernanda Gomes de Castro, quando falou com o G1 aguardava o alvará de soltura da cliente para que ela pudesse ser libertada.
O advogado Frederico Franco, defensor de Elenilson Vitor da Silva, disse que a juíza fez justiça e trabalhou de forma coesa e séria.
O G1 tentou falar com os advogados Wasley César de Vasconcelos, que defende Luiz Henrique Romão, o Macarrão; e Francisco Simim, que representa Dayanne Souza, mas as ligações caíram na caixa postal.

Entenda o caso
A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público contra Bruno e outros oito envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza e a Justiça pronunciou todos eles. A pedido do Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva de todos os acusados.
Em 2009, Eliza teve um relacionamento com o goleiro Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. O bebê nasceu no início de 2010 e, agora, está com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul. O corpo de Eliza não foi encontrado.



G1

Babá suspeita de agredir gêmeos de 11 meses é presa no RS


Maus-tratos foram flagrados por câmeras instaladas por casal. Mulher de 35 anos chegou a quebrar a clavícula de criança, segundo a polícia.

Uma babá, de 35 anos, foi presa em Caxias do Sul (RS), na quarta-feira (15), suspeita de agredir um casal de gêmeos de 11 meses.
A delegada Suely de Fátima Rech disse ao G1 que os pais fizeram a denúncia depois de gravar as cenas de maus-tratos com câmeras escondidas na residência do casal.
“As crianças, especialmente o menino, passaram a apresentar manchas pelo corpo e pelo rosto, principalmente próximo a boca, ao nariz e aos olhos. Essas manchas eram grandes. O casal levou a criança ao médico, que levantou a possibilidade desse problema ser decorrente de uma situação de maus-tratos”, afirmou a delegada.
O casal nunca havia desconfiado das atitudes da empregada. Eles instalaram as câmeras de segurança na residência, mas não monitoravam.
Os pais dos gêmeos apenas perceberam que essa situação estava acontecendo quando uma das crianças apareceu com a clavícula fraturada, segundo a polícia. “Eles verificaram as imagens e constataram que, exatamente nos dias em que a babá prestava serviço, que eram dois dias por semana, as crianças eram vítimas sucessivas de maus-tratos, tratadas com imensa violência”, afirmou Suely.
A delegada explicou que instaurou inquérito policial por delito de tortura e prendeu a babá preventivamente. O inquérito deve ser concluído na próxima semana e encaminhado para apreciação da Justiça.
A mulher foi levada para a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul.


Traficantes tomam mercearia e exigem resgate


Uma mulher traumatizada, falida, com medo e vivendo escondida: assim poderia ser resumida hoje a história de uma comerciante de 60 anos, casada e mãe de cinco filhos. Depois de 30 anos dedicados a um negócio herdado dos pais, com muito suor e trabalho, ela viu sua vida ser arruinada de uma hora para outra
por um bando de traficantes de uma favela no Rio que ainda não foi pacificada. ArmaDos com fuzis e pistolas, os bandidos invadiram o local, expulsaram os funcionários, deram tiros para o alto, roubaram dinheiro do cofre e assumiram o controle do lugar.
Com medo de procurar a polícia — temendo ser morta pelos criminosos — e sem saber a quem recorrer, X. pediu ajuda esta semana ao blog FAVELA LIVRE, do GLOBO:
— Minha vida, da minha família e filhos, dos meus parentes está em risco. Não posso procurar os policiais
porque os traficantes podem descobrir e executar meus parentes. Estou falida, meus filhos deixaram a escola, meu marido largou o trabalho e estou deprimida — contou a senhora.
A comerciante assumiu o controle administrativo de uma mercearia que foi dos pais. Criou os filhos trabalhando duro. Ela contou que o mais surpreendente é que o negócio não fica no interior de nenhuma favela, mas distante. Numa avenida ocupada por outras lojas e postos de gasolina:
— Para chegar à favela mais próxima você precisa andar mais de quatro quilômetros. É distante. Mas isso
não adiantou: os bandidos chegaram armados, como fossem dono de tudo, como se fossem a lei.
A comerciante lembrou ainda que quando os criminosos chegaram, ela não estava no local. Por sorte, havia saído.
Eles chegaram em vários carros, deram tiros e mandaram os funcionários irem embora — contou.
Durante o relato, a comerciante se mostrava revoltada. Ela contou que tem vários parentes no local, morando na região.
— Os traficantes me conhecem porque trabalho há muito tempo no bairro. E conheciam meus pais. Também sabem onde moram meus parentes — afirmou.
A comerciante acredita que acabou alvo dos traficantes depois de um problema com a filha do chefão dos criminosos. Ela e o namorado teriam tentando comprar cervejas, mas, como eram menores, não foram atendidos.
— A invasão aconteceu uma semana depois. Pode ter sido isso — disse a mulher.
A comerciante disse que por meio dos parentes tem recebido recados dos bandidos:
— Dizem que querem R$ 50 mil em dinheiro para devolverem as chaves e sair do local. Estão pedindo resgate.
Recomeçando a vida do zero, como ela mesma definiu, a comerciante encontrou repórteres do GLOBO num shopping da Zona Sul. Ela escolheu o local porque havia muita gente circulando.
— Tenho muito medo, mas precisava contar minha história para vocês — disse a mulher.
Sem dinheiro, ela conseguiu ajuda de parentes para alugar um apartamento. Quase não sai de casa e dorme muito pouco.
— Eu morava perto do meu comércio. Agora vivo escondida, com medo. Estou falida.
A mulher torce para o dia em que a polícia vai ocupar a favela dominada pelos traficantes que tomaram sua mercearia, instalando uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP):
— Pacificando o local, podiam até ficar com meu imóvel para fazer a sede da UPP.

Antônio Werneck


Favela Livre

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Casal é condenado por matar e esquartejar irmãos em SP



Sentença foi anunciada na noite desta quinta no fórum de Ribeirão Pires.
Irmãos foram mortos pelo pai e pela madrasta em 2008.

O segurança João Alexandre Rodrigues, de 43 anos, e a mulher dele, Eliana Aparecida Antunes Rodrigues, de 36 anos, foram condenados pela morte e esquartejamento de dois meninos, um de 12 e outro de 13 anos. A sentença foi anunciada pelo juiz José Wellington Bezerra da Costa Neto no começo da noite desta quinta-feira (16) no fórum de Ribeirão Pires, no ABC.
O segurança foi condenado a 67 anos, um mês e dez dias de reclusão por duplo homicídio quadruplamente qualificado e ocultação de cadáver, e a mulher, a 59 anos, seis meses e 20 dias pelos mesmos crimes. As penas foram aumentadas em 1/3 pois os jurados levaram ainda em consideração as quatro qualificadoras (motivo torpe, meio cruel, as vítimas serem menores de 14 anos e dificlutar a defesa). Além disso, o juiz também apontou como agravante o fato de o executor ser pai das vítimas, elevando a pena de José Wellington em mais 1/3 . A madrasta foi condenada ainda por ter estimulado as crianças a saírem de casa dias antes do crime.
Antonio Gonçalves, advogado de defesa de João Alexandre, afirmou, logo após o término do julgamento, que vai recorrer. A pena elevada foi tida por ele como "dentro da normalidade" por se tratar de um duplo homicídio. "Mas não é definitiva, cabe apelação", declarou. Marcos Gonçalves de Lima, defensor de Eliana, disse que vai conversar com a família de sua cliente para sa saber se há interesse em entrar com um recurso. "A família vai analisar", disse. Sobre a pena, ele considerou ser "condizente com a condenação". O juiz e o promotor não falaram com a imprensa ao final do júri.
O crime foi cometido no dia 5 de setembro de 2008, no mesmo município. As vítimas, Vitor e João Vitor, eram filhos do segurança e enteados da mulher. O julgamento teve início na quarta-feira (15), quando ocorreram os depoimentos das testemunhas de acusação e de defesa e dos réus.
O juiz decidiu suspender a sessão às 20h após o pai das crianças prestar depoimento no fórum. Antes dele, a madrasta das vítimas assumiu que ajudou a esquartejar os dois enteados, de 12 e 13 anos.
Nesta quinta, o júri foi retomado para a realização dos debates entre acusação e defesa. O promotor Abner Castorino, que iniciou os debates, apresentou uma carta escrita por um dos garotos e emocionou o júri composto por sete mulheres. A carta foi escrita por João Vitor, o garoto mais velho, quando ele estava no abrigo sob cuidados do Conselho Tutelar. O adolescente fala de seus sonhos.
“Queria ter uma vida tranquila. Queria ter minha mãe. Queria ver meu avô. Queria ser policial. Queria amar os outros e não ter inveja. Queria ter Deus no coração. Queria ter uma bicicleta”, dizia a carta, de acordo com o promotor. Uma das juradas não conteve as lágrimas. Os garotos de 12 e 13 nos ficaram abrigados durante cerca de oito meses e retornaram a casa da madrasta em janeiro de 2008.
Logo depois, os advogados de defesa do segurança sustentaram a tese de que o assassinato dos filhos dele não foi intencional. Na tese da defesa, ele foi omisso e negligente como pai e usou o saco plástico na cabeça de uma das crianças apenas para aplicar um corretivo. A Promotoria diz que o outro saco plástico foi colocado na cabeça do outro garoto pela madrasta.
Em um primeiro momento, o advogado Antônio Gonçalves contou que o segurança é filho de um militar, o que justificava uma postura mais rígida e severa na relação com os filhos.
Posteriormente, o outro advogado, Reynaldo Fransozo Cardoso, citou cenas do filme 'Tropa de Elite' para mostrar que “sacos plásticos [na cabeça] e tapas na orelha” podem ser utilizados com o intuito de aplicar corretivos e não matar.

Depoimentos
Em seu depoimento, o pai dos meninos negou ter assassinado os filhos e disse que confessou o crime na época por ser pressionado pela polícia. Já Eliana Rodrigues afirmou que o seu marido e pai dos menino ameaçou matar o filho dela de outro relacionamento caso ela não ajudasse. "Ele falou que se qualquer coisa desse errado, ele mataria o Thiago [filho dela]", disse a suspeita.
Eliana contou que o marido utilizou sacolas plásticas para asfixiar os dois jovens e pediu que ela trouxesse lençóis e querosene. "Quando cheguei na cozinha, vi o João Vítor ao lado da geladeira e o Igor no chão. Levei [a querosene] para ele lá nos fundos da casa. Ele jogou querosene, riscou o fósforo e jogou nos meninos."
"Os corpos carbonizaram e ele me mandou pegar uma faca na cozinha. Ele me deu a faca e pediu para tirar os órgãos do menino e jogar no balde. Depois eu não vi mais os órgãos dentro do balde, não sabia onde estavam." Eliana contou que os pedaços dos corpos dos meninos foram colocados em cinco sacos plásticos. Dois foram deixados em ruas próximas e três em frente à própria casa.
De acordo com o delegado que prestou depoimento antes dela como testemunha, as vísceras das crianças foram encontradas no sistema de esgoto da casa.
Contra a madrasta, além das acusações de homicídio quadruplamente qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual, recai também uma acusação de que ela teria estimulado a saída dos garotos de casa, dias antes do crime. As crianças, ao serem encontradas perabulando em uma praça, disseram ter recebido dinheiro da madrasta para que eles fossem encontrar a mãe biológica.
O promotor também mostrou as fotos da reconstuição do crime, a faca e a foice utilizadas para matar e esfaquear as crianças. A mãe das crianças acompanhou o segundo dia de julgamento e a leitura da sentença.


G1

Estudantes de escolas privadas consomem mais drogas que os de escolas públicas


Pesquisa constatou uma redução de 49,5% no uso de drogas quando comparado com o último levantamento

Agência Brasil

Um levantamento sobre consumo de drogas entre estudantes de ensino médio e fundamental da rede pública e privada feito ao longo de 2010 pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República em parceria com outras instituições mostra que o consumo drogas é maior entre os estudantes das escolas privadas.
Os dados apontam que 13,6% dos estudantes de escolas privadas fazem uso de drogas. Entre os que frequentam a rede pública o porcentual foi de 9,9%. O estudo ouviu cerca de 51 mil estudantes de escolas públicas e privadas das 26 capitais do país e do Distrito Federal.
A pesquisa também constatou uma redução de 49,5% no uso de drogas ilícitas quando comparado com o último levantamento feito em 2004. A cocaína, no entanto, foi a única droga que não registrou diminuição de consumo. Ao contrário da maconha que é a droga mais usada pelos estudantes do sexo masculino. As meninas disseram que a preferência é pelo uso de medicamentos sem prescrição médica.
De acordo com a pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), Ana Regina Noto, a pesquisa permite conhecer a realidade do uso de drogas entre os adolescentes para nortear as políticas públicas voltadas para essa faixa etária. "Conseguimos descrever padrões de consumo que respondem como estamos, quais os jovens mais vulneráveis e fazer a comparação com os anos anteriores que mostram como caminhamos", disse.


Estadão

Defensoria pede multa de R$ 16.420 a cada um dos cinco acusados por agressão na Avenida Paulista


SÃO PAULO - A Defensoria Pública de São Paulo ingressou com representação na Secretaria do Estado de Justiça e Defesa da Cidadania contra os cinco acusados de agredir homossexuais na Avenida Paulista no dia 14 de novembro. A agressão teria sido motivada por homofobia. A Defensoria pede a aplicação de multas a cada um deles por discriminação homofóbica, com fundamento na Lei Estadual nº 10.948 de 2001, que prevê punições administrativas para pessoas físicas e jurídicas por atos de preconceito por orientação sexual.
A Defensora Pública Maíra Coraci Diniz pediu a aplicação de multa de 1.000 Ufesps (atualmente R$ 16.420,00) para cada um dos agressores.
No caso dos quatro menores, os pais poderão ter de arcar com o prejuízo. A defensora argumenta que os pais, por força do Código Civil, tem responsabilidade subsidiária .
A representação foi entregue nesta quinta-feira à Secretaria por meio do Núcleo de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria Pública.
Na terça-feira, o rapaz agredido em seu rosto com uma lâmpada fluorescente e o vigia do prédio que testemunhou a agressão e socorreu a vítima prestaram depoimento à Secretaria do Estado de Justiça e Defesa da Cidadania.
De acordo com o depoimento, as agressões foram acompanhadas de insultos homofóbicos.
Com base no depoimento, a Defensoria Pública pediu a abertura de processo administrativo contra os acusados. O artigo 2º, inciso I, da Lei Estadual nº 10.948 de 2001 prevê: "Consideram-se atos atentatórios e discriminatórios dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos homossexuais, bissexuais ou transgêneros para os efeitos desta lei praticar qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica".
A Lei Estadual penaliza a discriminação por orientação sexual com advertência, multa monetária, suspensão da licença estadual de funcionamento temporária ou permanente (em caso de estabelecimentos comerciais). A pena é determinada por Comissão Processante Especial.


André Marins jamais teve a intenção de salvar Joanna


Arrolado como testemunha, o pediatra que cuidou de Joanna desde o seu nascimento, Dr. Wanderley Porto, acrescentou ao processo informações muito importantes, que, em conjunto com outras provas do processo, mostram de maneira inequívoca que a versão da promotoria de que Andre Marins, pai (?) de Joanna, e sua esposa, Vanessa Marins torturaram e mataram a menina é, infelizmente, o que realmente ocorreu.
Em esclarecimento às questões levantadas pelo juiz, Dr. Wanderley disse que Joanna já não fazia uso do remédio que André alegou que ela tomava desde 2008.
Explicou que o medicamente então usado (em 2008), não é considerado forte, confirmando as afirmações de outros dois médicos que já haviam declarado isto à justiça, um neuro-pediatra e um pediatra.
Acrescentou que o remédio tinha a finalidade de tratar uma doença de origem EMOCIONAL.
Declarou que André e Vanessa o conheciam bem, sabiam todos os seus telefones, inclusive porque já o haviam procurado para atender suas filhas. Concluiu que, sendo assim, Andre e Vanessa podiam ter entrado em contato com ele, o que seria o mais lógico a fazer, uma vez que ele era o pediatra que havia acompanhado Joanna durante toda sua vida, tinha conhecimento de todo seu histórico.
Por fim, frisou que se André e Vanessa tivessem a intenção de salvar a vida de Joanna, teriam procurado a ele, se assim não fizeram foi simplesmente porque não era essa a intenção deles.
Diz-se que neste momento reinou um silêncio profundo na sala de audiência. Muito provavelmente os presentes estavam se perguntando como alguém pode ter sido tão covarde a ponto de deixar uma menina de 5 anos morrer desta forma.
O único som que se podia escutar era o choro abafado de Cristiane Marcenal. Não é possível imaginar a dor que o seu coração de mãe sente ao ouvir este tipo de coisa.


Grupo voluntário de cabeleireiros atende gratuitamente pacientes de hospital


Anjos da Beleza atuaram no Hospital São Camilo, em Esteio

Munidos de pentes, tesouras e muita solidariedade, um grupo de cabeleireiros levou mais leveza para pacientes do Sus internados no Hospital Municipal São Camilo, em Esteio. Chamados de Anjos da Beleza, os profissionais ofereceram, ontem, gratuitamente, 61 atendimentos, entre cortes de cabelo e embelezamento de mãos e pés.
– Meu cabelo estava bem comprido e ele (o cabeleireiro) me convenceu a cortar. Ficou bem mais leve. A gente tá ali deitado e aparecem esses anjos para levantar a autoestima da gente – comemorou a operadora de máquinas Adriana Flores Dias, 38 anos, que foi beneficiada pela segunda vez.

Crianças adoraram
Já o pequeno Neverson Rodrigues da Silva Ferreira, dois anos, teve a oportunidade de cortar o cabelinho pela primeira vez ontem. Ele tratava de um problema respiratório e a mãe, a dona de casa Mara Rodrigues da Silva, 34 anos, ficou contente com o embelezamento do pimpolho, pouco antes da alta hospitalar.
– Eu adorei! Ele ficou com cara de homenzinho – disse a mãe.

Quando soube que os Anjos da Beleza estavam circulando pelo hospital, o vaidoso Andrei da Costa Soares, cinco anos, quis logo cortar o cabelo.
– Ficou bonito – disse o paciente.
A mãe, Taís Gomes da Costa, 22 anos, elogiou a iniciativa:
– Eu adorei! Isso deixa a criança mais contente.

– De acordo com Eduardo Borges, cabeleireiro há 12 anos e membro do grupo desde o início, o que os pacientes mais precisam é de atenção:
– Sempre gostei de trabalho voluntário.
Projeto já dura três anos

O grupo Anjos da Beleza faz parte do Venha Crescer com Esteio, projeto da prefeitura, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise) e Sebrae. Em três anos de ações junto aos pacientes do São Camilo, foram atendidas 1,5 mil pessoas.
São profissionais de salões de beleza de Esteio que doam seu trabalho em uma segunda-feira de cada mês. O grupo já foi tema de reportagem do DG em agosto de 2008.
– Eles (os pacientes) ficam muito felizes, especialmente aqueles que ficam internados por muito tempo – avaliou a coordenadora do grupo, Luzia Salete Baracchini.

DIÁRIO GAÚCHO


Cidade americana proíbe venda de McLanche Feliz


São Francisco (EUA) - A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, aprovou uma sanção contra a venda do McLanche Feliz, alegando que a venda "casada" do brinquedo junto com a refeição induziria as crianças a optarem pelo sanduíche, que beira os limites máximos para calorias, sódio, açúcar e gordura.
No entanto, o chefe executivo da companhia de fast food criticou a medida, acusando as autoridades reguladoras de minarem a autoridade dos pais em fazerem as decisões para suas famílias. O diretor classificou aqueles que tentam impedir a venda do lanche como "polícia da comida". "Continuaremos vendendo os McLanche Feliz", afirmou Jim Skinner ao Financial Times. Skinner também disse que a nova regra, que entra em vigor em dezembro de 2011, "tira a escolha pessoal das famílias, que são mais do que capazes de fazerem suas próprias decisões".
A mensagem do diretor do McDonald's é direta contra a "polícia da comida", que culpa a rede de fast food por contribuir com a obesidade nos Estados Unidos. "Vemos há muitos anos pessoas tentando ditar o comportamento da sociedade por meio da legislação", disse. "Nossos lanches são aceitos pelos pais deste 1970, e os valores nutritivos do McLanche Feliz vai de encontro com a Food and Drug Administration (FDA, o órgão regulador do setor nos EUA)", afirmou.


CPI da Pedofilia deve terminar sem pedir indiciamentos

Relatório aponta políticos, religiosos e juízes por suposta ligação com crimes.
No Pará, há registro de crimes cometidos em todos os 143 municípios.


A CPI da Pedofilia apresenta nesta quinta-feira (16) relatório final em que deve deixar de fora pedidos de indiciamentos de pessoas investigadas por suspeita de exploração sexual contra crianças e adolescentes. A comissão investigou denúncias de crimes em noves estados por quase três anos.
O relatório final, de 1.995 páginas e ao qual o G1 teve acesso com exclusividade, relaciona casos de pedofilia e ações feitas pelas polícias em noves estados – Goiás, Roraima, Pará, São Paulo, Espírito Santo, Piauí, Amazonas, Alagoas e Bahia. Crimes praticados por meio da internet também foram alvo das investigações da comissão.
O relatório do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) aponta políticos, religiosos e até magistrados como suspeitos pela prática dos crimes. A reportagem deixou recado no telefone do senador, mas não teve resposta até a publicação desse texto.
Segundo a assessoria do presidente da comissão, senador Magno Malta (PR-ES), o relatório da CPI não pediu indiciamentos porque os envolvidos com os supostos crimes teriam confessado ligação com os casos ao longo das investigações, o que teria resultado no indiciamento de vários suspeitos.
O relatório faz menção a vários casos investigados, como o de uma organização desbaratada em Niquelândia (GO), em 2007. Segundo a CPI, dos 24 suspeitos de ligação com crimes de pedofilia investigados na cidade, 23 acabaram denunciados pelo Ministério Público e 11 foram indiciados.
Entre os indiciados estavam dois secretários municipais, o ex-chefe de gabinete da prefeitura e um administrador regional do município. As acusações iam desde a facilitação do acesso aos menores até a ocorrência de relações sexuais com crianças e adolescentes.
Outro caso citado no relatório é o do assassinato de seis jovens de Luziânia, cidade de Goiás a cerca de 50 km de Brasília. O homem apontado pelos crimes já havia sido condenado a 14 anos de prisão por abusar de crianças. Ele estava no regime semiaberto quando cometeu os crimes e morreu na prisão após confessar ter violentado e assassinado sete jovens, um a mais do que a polícia suspeitava.
“Conclui-se, assim, que o componente sexual foi o principal motivo das ações. Isso demonstra cabalmente que a pedofilia pode produzir atentados não só à liberdade e dignidade sexual de crianças e adolescentes, como também levá-las ao extermínio físico”, diz trecho do relatório.

Pará lidera em casos
Dos nove estados em que mais casos foram analisados, o Pará recebeu destaque da CPI da Pedofilia. Segundo o relatório, há registros de crimes sexuais à crianças cometidos em todos os 143 municípios do estado.
De 2004 a 2008, foram registrados 3.558 casos de pedofilia no estado, sendo 3.057 contra meninas e 501 contra meninos. Desse total, 688 crimes aconteceram com crianças com menos de cinco anos de idade, segundo a CPI.
Em Belém, os casos de estupro e atentado violento ao pudor passaram de 296 em 2003 para 529 em 2008. O relatório aponta ainda uma inércia na punição dos responsáveis. Segundo a CPI, das 210 denúncias de estupro registradas na cidade em 2008, apenas 20 (9,5%) chegaram a algum tipo de procedimento judicial.
O relatório aponta entre os suspeitos pelos crimes diversas autoridades – entre elas prefeitos, deputados, conselheiros de tribunais de contas e até mesmo conselheiros tutelares.
A Ilha de Marajó é considerada pela CPI como um “caso crítico”. Lá, os crimes sexuais seriam favorecidos pelas condições de pobreza que envolvem 40% da população, aponta o relatório. Segundo a comissão, há instalada naquela região uma “rota de exploração sexual”.
Os crimes, segundo a CPI, acontecem com a “conivência dos familiares e parentes”. De acordo com o relatório, a CPI, essa seria a “única forma de garantir o acesso a bens e serviços necessários para garantir o atendimento de algumas necessidades básicas”. Parte das denúncias na região foi feita por religiosos, para os quais a CPI pediu a concessão de proteção policial.

Outros casos
No Piauí, um dos casos apresentados pelo relatório aponta o envolvimento do prefeito de uma cidade em um caso de atentado violento ao pudor contra a filha do presidente da câmara de vereadores de duas cidades.
Na cidade de Coari (AM), ao investigar fraudes em licitações e desvio de verbas públicas, as interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal apontaram a participação de secretários de município e assessores em crimes de pedofilia. Uma agência de modelos era usada como fachada para os crimes.
Segundo o relatório, na maioria das vezes os gastos com prostituição infantil eram pagos com recursos públicos. O Ministério Público denunciou os envolvidos no caso. No Amazonas, cidade de Tefé, a CPI apontou crimes que teriam sido cometidos por um juiz federal do Trabalho. As investigações apontaram que pelo menos nove crianças e adolescentes teriam sido vítimas de abusos.
Em Alagoas, investigações da Polícia Civil relatadas no relatório apontam religiosos como responsáveis por crimes sexuais. As denúncias teriam sido feitas por ex-coroinhas contra um monsenhor. Segundo o relatório, a polícia indiciou dois monsenhores e um padre pela prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
O relatório final da CPI pede que seja encaminhado um ofício ao Ministério Público informando os motivos pelos quais a denúncia criminal contra os suspeitos ainda não foi oferecida.

Recomendações
Além de encaminhar ofícios aos órgãos responsáveis pelas investigações pedindo prioridade nas investigações dos crimes de pedofilia, o relatório final da CPI ainda determina o encaminhamento de todo o material apurado durante a comissão para a Polícia Federal, com a recomendação de que seja dado tratamento prioritário às investigações e à punição criminal dos envolvidos.
O relatório também recomenda ao Ministério Público de São Paulo que seja feita uma “rigorosa fiscalização da conduta da companhia Google Brasil Internet Ltda”. A empresa enfrentou representações por manter perfis de usuários no Orkut usados por suspeitos de pedofilia para a troca de arquivos. Em março, a CPI pediu dados de 1.200 usuários suspeitos de pedofilia. O Google acertou então um termo de conduta com a CPI para banir os perfis de suspeitos de prática de pedofilia.
O relatório da CPI também faz recomendações ao Ministério Público, Ministério da Saúde, da Justiça e para as policias para que sejam reforçadas ações no combate a crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes.
Para a Presidência da República, a comissão recomenda que seja incluído no Comitê Gestor da Internet do Brasil a participação de um integrante do Ministério da Justiça. O relatório também recomenda que seja criado, dentro da Polícia Federal, uma coordenação destinada ao combate dos crimes cibernéticos.
A CPI faz ainda recomendações para que sejam feitas fiscalizações rigorosas nas empresas dos setores de telefonia e, principalmente, de internet, para que sejam reprimidos os crimes sexuais contra crianças e adolescentes.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Justiça bloqueia herança de filha presa suspeita da morte dos pais em SP


SÃO PAULO - O Ministério Público de São Paulo obteve na Justiça o bloqueio da herança de Roberta Nogueira Cobra Tafner, presa juntamente com o marido, Willians de Sousa, suspeitos da morte dos pais dela, Tereza Maria do Carmo Nogueira Cobra e Wilson Roberto Tafner no dia 2 de outubro, em São Paulo. A Justiça concedeu liminar determinando o sequestro dos direitos hereditários de Roberta em relação aos bens móveis e imóveis deixados pelas vítimas. Para o Ministério Público, o crime foi cometido por interesses patrimoniais, para adiantar o recebimento da parte da herança que cabia a Roberta, e também para que o casal recebesse os prêmios dos seguros de vida das vítimas, que tinham Roberta como beneficiária.
O casal foi morto a facadas dentro de casa, no condomínio Portal das Acácias, em Alphaville. Tafner foi morto no quarto, com 10 facadas. A mulher dele foi assassinada no corredor, com 16 facadas. A polícia havia descartado a possibilidade de latrocínio , que é roubo seguido de morte.
A investigação encontrou pelo menos 15 manchas de sangue na casa dos dois suspeitos presos. Segundo a polícia, em pelo menos uma das manchas, o sangue encontrado pertence à mãe de Roberta.
O Ministério Público ofereceu denúncia à 1ª Vara Criminal de Barueri, nessa terça-feira. Roberta e Wilson foram denunciados por duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e recurso que dificultou a defesa das vítimas). A promotora de Justiça Juliana Peres Almenara, que assina a denúncia, também obteve liminar em ação cautelar, prevendo o bloqueio de pagamento dos prêmios de seguros de vida contratados pelas vítimas, além do sequestro dos bens dos dois denunciados.
A denúncia destaca ainda uma agravante contra Roberta, por ter cometido o crime contra ascendente, e pede o aumento da pena contra ambos em razão de o crime ter sido praticado contra pessoas maiores de 60 anos.A Justiça recebeu a denúncia e decretou prisão de ambos.
De acordo com a denúncia, Tereza era uma advogada bem sucedida e possuía um escritório em Alphaville, no qual Roberta chegou a trabalhar. Wilson era empresário e acumulava grande patrimônio. Ambas as vítimas possuíam diversas contas bancárias e seguros de vida.
Segundo a denúncia do MP, o casal não aprovava o relacionamento de Roberta com Willians, que se casaram sobre o regime de comunhão parcial de bens contrariando os pais, que queriam a realização de um pacto antenupcial. Segundo as investigações, a convivência familiar era tumultuada, especialmente porque Willians e Roberta desejavam que Tereza e Wilson transferissem para eles a propriedade da residência em que moravam. Várias discussões ocorreram na família e Willians demonstrou ser uma pessoa agressiva e fez ameaças de morte contra os sogros.
Meses antes do assassinato, Tereza demitiu Roberta do escritório de advocacia por suspeitar do seu envolvimento da filha e do genro no furto de dinheiro.
A denúncia diz que Willians e Roberta tramaram a morte do casal. Aproveitando-se de que os sogros estavam na casa de uma vizinha no condomínio, Willians entrou na residência das vítimas, abriu a janela do quarto de hóspedes e forjou uma pegada no colchão ali existente, simulando uma invasão por terceira pessoa. Depois, escondeu-se no imóvel e matou Wilson e Teresa a socos e facadas, logo que os sogros chegaram em casa, pouco depois da meia noite. Após o crime, Willians voltou para casa, onde, com a ajuda da mulher, limpou as manchas de sangue deixadas ao entrar na residência.



Alfabetização de crianças até os 8 anos pode melhorar desempenho escolar


Brasília – A quinta meta do novo Plano Nacional de Educação (PNE) apresentado hoje (15) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece que, até 2020, toda criança terá que ser alfabetizada até os 8 anos de idade. A medida, na avaliação dos especialistas, é fundamental para impedir o aumento do número de analfabetos no país.
“É uma questão estratégica para fechar a torneira do analfabetismo. Se a gente conseguir isso será um salto de aprendizagem muito grande. Terá um efeito bola de neve importante no desempenho do aluno até o fim do ensino fundamental e do médio”, avalia o conselheiro do movimento Todos pela Educação, Mozart Neves Ramos. A entidade definiu algumas metas que acompanha periodicamente e uma delas é alfabetização até os 8 anos de idade.
O projeto de lei do próximo PNE está organizado em 20 metas acompanhadas por estratégias para que se atinjam os objetivos delimitados. O plano reforça um parecer recentemente aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) com a recomendação de que os três primeiros anos do ensino fundamental estejam organizados em um ciclo, sem que a criança possa ser reprovada. Afinal desse período, a alfabetização deverá estar garantido.
Outra estratégia indicada pelo plano é a criação de um exame específico para aferir a alfabetização das crianças. Atualmente, a Prova Brasil é aplicada apenas a partir do 5° ano do ensino fundamental. Uma versão do teste, a Provinha Brasil, já é feita por alunos de 8 anos, mas serve exclusivamente para uso do professor.
“Ela é um termômetro para o professor e tem sua importância como autoavaliação, mas, para que essas informações sobre a aprendizagem dos alunos cheguem ao gestor, isso precisa estar dentro de uma política pública da Secretaria de Educação para que a rede possa acompanhar o efeito das medidas que estão sendo adotadas”, afirma Mozart.
Segundo ele, muitos municípios e estados já criaram indicadores próprios para acompanhar a alfabetização das crianças até 8 anos de idade, com efeitos positivos na aprendizagem. Mas o ideal é que haja uma prova nacional, para que os resultados possam ser comparáveis e os dados, mais organizados.
Outra estratégia apontada pelo PNE é o apoio a alfabetização de crianças indígenas, com instrumentos próprios de acompanhamento que considerem também o uso da língua materna.
O presidente Lula encaminhará o projeto de lei ao Congresso Nacional que começará a discussão do texto na próxima legislatura. A previsão é que o novo PNE possa ser aprovado até o fim do primeiro semestre de 2011.

Juliana Andrade


Agência Brasil

Casal acusado de matar irmãos é julgado no Grande ABC

Igor (à esquerda) e João Vitor não queriam voltar a morar com pai e madrasta, mas juíza da infância determinou retorno

João Alexandre Rodrigues e a mulher são acusados de matar e esquartejar os filhos dele, de 12 e 13 anos, em 2008

O julgamento do casal João Alexandre Rodrigues, de 32 anos, segurança, e de Eliana Aparecida Antunes Rodrigues, de 36 anos, começou por volta das 10h40 desta quarta-feira no Fórum de Ribeirão Pires, no Grande ABC. Os dois são acusados de matar e depois esquartejar e queimar os corpos de Igor Giovanni, de 12 anos, e João Vitor, de 13 anos, filhos de Rodrigues.
De acordo com informações do Tribunal de Justiça de SP, a sessão é presidida pelo juiz José Welington Bezerra da Costa Neto e estão previstas para serem ouvidas cinco testemunhas de acusação, cinco de defesa de Rodrigues e três de Eliana. Sete mulheres foram sorteadas para compor o júri.
O julgamento do casal deveria ter ocorrido no dia 23 de novembro, mas, segundo o TJ, foi adiado porque o advogado de Rodrigues, Reynaldo Fransozo Cardoso, não compareceu ao tribunal.

Tortura e maus-tratos
Os garotos foram assassinados em 5 de setembro de 2008 e o crime causou comoção na cidade já que pedaços dos corpos das crianças foram jogados próximo à residência do casal e em sacos de lixo. Funcionários de uma empresa de coleta encontraram parte de um corpo no dia seguinte e acionaram a polícia.
A Justiça de Ribeirão Pires sabia um ano antes do crime que os meninos eram frequentemente torturados dentro de casa e sofriam toda espécie de maus-tratos e abusos psicológicos. Em julho de 2007, a promotora criminal Mylene Comploier denunciou Rodrigues e Eliana por tortura.
Com base nos relatórios do Conselho Tutelar, que acompanhava o caso dos meninos desde 2005, ela pedia à Justiça a condenação dos dois. Contudo, em janeiro de 2008, sem ouvir a opinião do Ministério Público, a juíza da Infância do município decidiu que os dois teriam de voltar a viver com a família, após terem passado um ano e um mês abrigados.
Os garotos não queriam e, em uma carta escrita durante uma avaliação no abrigo, João Vitor chegou a escrever que só queria "uma vida tranqüila". Quatro meses depois, eles foram assassinados.

*Com informações da Agência Estado


Último Segundo

Dois homens são presos em Porto Alegre durante operação contra pornografia infantil


PF cumpre mandados de busca e apreensão em sete Estados

Agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram hoje cinco mandados de busca e apreensão na Capital e prenderam dois homens suspeitos de participar de uma rede internacional que divulga fotos e vídeos com pornografia infantil. Entre os materiais recolhidos, havia CPUs, notebooks, CDs e várias fotos.
As prisões e apreensões fazem parte de uma operação em vários Estados do Brasil. Denominada Comic BR, a operação cumpre 19 mandados de busca e apreensão no Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
As investigações iniciais, em 2008, começaram pela polícia alemã quando foram detectados arquivos de vídeo disseminados pela internet e compartilhados por diversos usuários brasileiros. Algumas cenas de sexo foram feitas com crianças de 8 anos. As investigações estão sendo comandadas por Brasília.

Cid Martins


Zero Hora

Em um ano, 25% das brasileiras foi agredida por cônjuge ou ex



Uma em cada quatro mulheres foi agredida fisicamente pelo cônjuge ou ex-cônjuge entre setembro de 2008 e setembro de 2009. Do total de mulheres agredidas, 280 mil (25,9%) foram vítimas de seus companheiros, constatou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, o suplemento divulgado nesta quarta-feira traça um perfil sociodemográfico das vítimas de agressão no país, a partir de informações coletadas entre setembro de 2008 e o mesmo mês de 2009.
Outra constatação do levantamento é que 2% dos homens foram agredidos por companheiras ou ex-companheiras. Em 29,1% dos casos, eles foram vítimas de pessoas conhecidas. Em relação às mulheres que sofreram violência, esse percentual é mais alto: 32,4%.
Quanto ao local de ocorrência da agressão, a pesquisa não aponta exatamente onde ocorrem. Porém, informa que, no caso da violência praticada por cônjuges ou ex-cônjuges, 80,5% ocorreram na própria residência, tanto entre as mulheres quanto entre os homens.

Tolerância
"Os homens se sentem no direito de tratar a mulher como inferior, como propriedade deles", avaliou uma das coordenadoras da Organização não governamental (ONG) Criola, Jurema Werneck. Para ela, "apesar das conquistas femininas", o perfil das agressões mostra que a sociedade ainda tolera esse comportamento masculino.
Do total de entrevistados agredidos, a maioria foi vítima de desconhecidos (39% dos casos). O número de agressores conhecidos é de 36,2%. Em 12,2% dos casos, os cônjuges foram citados, seguidos de parentes (8,1%), policiais ou seguranças particulares (4,5%).


eBand

Niterói celebra aniversário de Oscar Niemeyer


Arquiteto inaugura o prédio da fundação que leva o seu nome

A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, comemora nesta quarta-feira (15) os 103 anos de Oscar Niemeyer com o próprio aniversariante. O arquiteto vai inaugurar o prédio da fundação que leva o seu nome ao lado do prefeito Jorge Roberto Silveira.
A nova sede da Fundação Oscar Niemeyer terá uma área de cerca de 4.000 metros quadrados, com um espaço cultural que atrairá visitantes e estudiosos de todo o mundo. No local serão instaladas a sua administração, o Centro de Pesquisa e Documentação e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.
Essa será a sexta obra do arquiteto a ser inaugurada no Caminho Niemeyer. A primeira foi o MAC (Museu de Arte Contemporânea). Depois vieram a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular e o Terminal das Barcas de Charitas.
A Torre Panorâmica, o Centro de Convenções, o Centro Petrobras de Cinema e demais equipamentos urbanos que serão construídos no Caminho Niemeyer já se encontram em desenvolvimento.
Durante o evento desta quarta será distribuída a nova edição da revista Nosso Caminho. A publicação trimestral sobre arte e cultura – da qual Oscar Niemeyer assina a direção – foi baseada na Módulo, idealizada em 1955 pelo arquiteto, extinta durante a ditadura e que voltou a circular entre 1975 e 1989.



Barco com imigrantes em busca de asilo naufraga em ilha australiana


Um barco de madeira com dezenas de imigrantes em busca de asilo naufragou nesta quarta-feira após se chocar com rochas próximo à ilha Christmas, na Austrália.

O barco levava cerca de 70 pessoas, pelo menos 27 morreram e 42 sobreviveram. Acredita-se que a maioria dos passageiros era de origem iraniana e iraquiana.
Imagens do local mostraram a embarcação em pedaços. Testemunhas disseram que não tinham como ajudar, porque o mar estava agitado demais para permitir uma aproximação ao barco.
Segundo as primeiras informações, no momento do acidente o barco estaria tentando chegar à ilha Christmas, onde a Austrália tem um centro de detenção de imigrantes.

Gritos
O Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras da Austrália informou que 27 corpos foram retirados da água, 41 sobreviventes foram resgatados e uma pessoa conseguiu chegar sozinha à praia.
Moradores da ilha Christmas disseram ter sido alertados sobre o desastre após ouvirem gritos vindos do mar.
Alguns deles jogaram cordas e coletes salva-vidas para as pessoas no mar.
“Jogamos cordas pelos penhascos, e devemos ter jogado uns 200 coletes salva-vidas”, disse um morador citado pelo site do jornal West Australian.
“Umas 15 ou 20 pessoas conseguiram vestir os coletes, mas há corpos por toda a água”, disse ele. “Há bebês mortos, mulheres mortas e crianças mortas. As ondas estão incrivelmente altas.”
A mídia australiana disse que os moradores alertaram a polícia para o acidente às 5h45 (18h45 de terça-feira em Brasília).
A guarda costeira australiana lançou dois botes infláveis ao mar para tentar resgatar os sobreviventes.




Em pedaços
Uma testemunha, o documentarista Philip Stewart, disse ter chegado à costa cerca de uma hora após o barco ter sofrido o primeiro impacto nas rochas, e disse que ele já estava em pedaços.
Ele disse ter visto cerca de sete sobreviventes, mas afirmou que as condições do mar estavam ruins demais para um possível resgate.
“Eles agitavam os braços e gritavam por ajuda”, disse ele à rede ABC News, da Austrália. “Eles estavam desesperados. Àquela hora, eles já estavam na água por uma hora.”
“Eles se seguravam o máximo que podiam, mas finalmente cada um deles acabou jogado ao mar sobre as pedras”, disse.
Stewart disse que viu um deles ser resgatado, mas que os demais afundaram.
A Austrália tem registrado um aumento no número de imigrantes chegando ao país em busca de asilo.
De acordo com o correspondente da BBC em Sydney Nick Bryant, a maioria dos imigrantes viaja com a ajuda de traficantes de pessoas na Indonésia e, geralmente, são parados pela Marinha australiana muito antes de chegar à ilha Christmas.
E, segundo o correspondente, o diferente neste caso é que o barco conseguiu ir tão longe sem ser interceptado. Outro barco foi interceptado poucos dias atrás e o cargueiro da Marinha que vinha trazendo os imigrantes ainda não conseguiu chegar devido às péssimas condições climáticas.
O centro de detenção para imigrantes da ilha Christmas tem atualmente cerca de 3.000 pessoas que aguardam a análise dos seus casos.
A ilha fica no Oceano Índico, a cerca de 1.200 quilômetros da costa noroeste da Austrália e a cerca de 300 quilômetros ao sul da Indonésia.



BBC Brasil

Alunos surdos cantam, dançam e interpretam na aula de Arte

TEATRO INCLUSIVO Na EM Severino Travi, alunos ouvintes e surdos exibem-se em palcos de festivais e outras escolas


Trabalhar música, dança e teatro com alunos surdos ainda é raridade. Conheça três exemplos de professores que fazem isso com qualidade

Há muito tempo, se fala em inclusão de crianças com deficiência nas escolas. Cenas como a da foto acima, porém, continuam sendo raras. Trata-se de um grupo de teatro escolar que mistura alunos deficientes auditivos com ouvintes. Na EM Severino Travi, em Canela, a 122 quilômetros de Porto Alegre, as atividades de Arte integram normalmente os surdos. A trupe teatral já participou de vários festivais, ganhou prêmios e sempre é muito aplaudida. Além disso, a garotada tem uma fanfarra - e todos concordam que o contato com as diferentes expressões artísticas ajuda a turma também nas outras disciplinas, sem falar na integração entre os alunos. A Severino Travi, no entanto, ainda é exceção.


PROTAGONISTAS E COADJUVANTES Na EE Clarisse Fecury, em Rio Branco, alunos surdos participam normalmente das classes de Teatro do 5º ano. A garotada já fez peças sem diálogos, espetáculos de dança, cenas usando libras e montagens com falas. "Explorar as possibilidades permite que todos sejam protagonistas. Do contrário, os surdos só interpretam papéis coadjuvantes", diz Simone Araújo da Costa, a professora, que conta com a ajuda de uma intérprete.

Mas, ainda que o número de surdos matriculados em escolas regulares venha aumentando (só nos últimos dois anos, o crescimento foi de 21%, segundo o Censo Escolar), os próprios especialistas têm dificuldades em indicar boas experiências de ensino de Arte que incluam esse público específico. Para produzir esta reportagem, por exemplo, NOVA ESCOLA entrou em contato com todas as Secretarias estaduais de Educação e com dezenas de municipais. Nenhuma delas conhecia boas escolas para indicar.
Felizmente, há (sim) professores desenvolvendo bons trabalhos de Arte que incluem crianças e jovens que sofrem, em algum grau, com a deficiência auditiva. E, como acontece com as outras disciplinas, os resultados são sempre muito animadores. Os surdos estão mais habituados a gesticular e perceber emoções nos outros. Por isso, quando convocados a se expressar por meio de caras, bocas e movimentos do corpo, eles tiram de letra. "Para aproveitar melhor essa habilidade, é essencial explorar linguagens diferentes", diz Daniela Alonso, especialista em inclusão e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO A maior dificuldade do professor Rogério Heurich nas aulas de música era se comunicar: os sinais usados pelos maestros eram difíceis de entender para os jovens surdos da EM Severino Travi, em Canela, no interior gaúcho. Com o auxílio da intérprete, ele criou gestos especiais, misturados com libras. "Agora que o ano está terminando, eles nem precisam mais que eu aponte os erros. Às vezes, ajudam os colegas ouvintes a entrar no ritmo", orgulha-se.

"Para ficar no exemplo do teatro, é possível montar um espetáculo falado na Linguagem Brasileira de Sinais (libras), trabalhar com mímica ou mesmo criar personagens que não falam, mas interagem com os outros." Basta lembrar que, antes de surgir a tecnologia que permitiu criar filmes falados, todo mundo entendia o cinema mudo. Nas artes visuais, a audição não costuma ser o sentido mais importante. E muita gente sabe que, para dançar, basta sentir a vibração da música (e não é preciso ouvir para sentir essa vibração). Nesta reportagem, você vai conhecer as histórias de três escolas que desenvolvem projetos de qualidade que incluem jovens surdos em atividades de teatro, dança e música. Afinal, como escreveu o russo Leon Tolstói (1828-1910), a Arte é mesmo "um dos meios que unem os homens".


Leia mais:
http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/alunos-surdos-cantam-dancam-interpretam-aula-arte-611922.shtml?page=1


Camila Monroe


Número de nascimentos no Brasil cai 10% em 8 anos


Dados são provenientes de levantamento do Ministério da Saúde

O número de pessoas nascidas no Brasil registrou queda de 10% entre 2000 e 2008, segundo a pesquisa Saúde Brasil, divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira. De acordo com o levantamento, lançado anualmente pela Secretaria de Vigilância em Saúde, o número anual caiu de 3,2 milhões, em 2000, para 2,9 milhões, em 2008.
A queda foi verificada em todas as regiões do país, com exceção do Norte, onde houve um aumento de 8,2%. Segundo o ministério, o crescimento da natalidade naquela região pode ser justificado, na verdade, pela melhoria na cobertura do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos.
A pesquisa mostrou ainda que a maior redução na natalidade foi registrada entre as mães jovens, com idades entre 15 e 19 e entre 20 e 24 anos. Houve redução de 93% de nascimentos nesse grupo.
Embora haja a redução, a maternidade ainda é uma ocorrência precoce na vida das brasileiras. Em 2007, 20% das mulheres com idades entre 15 e 19 anos foram mães pela primeira vez, e 29% tiveram o primeiro filho na faixa dos 20 aos 24 anos.

Cesariana – O número de gestantes que optam pelo parto com cesariana cresceu entre 2000 e 2007, passando de 38% de todos os nascimentos para 47%. O índice é três vezes superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a pesquisa, a quantidade de cesáreas está diretamente relacionada à escolaridade das mães. Enquanto as regiões Sudeste (76%), Sul (75%) e Centro-Oeste (77%) concentram as operações, Norte e Nordeste ficam com 15% e 17%, respectivamente.
Para o levantamento, o alto índice de cesarianas pode ser a razão ainda do aumento do número de recém-nascidos com baixo peso. Os bebês que nascem com menos de 2,5 quilos apresentam fator de risco importante para a mortalidade infantil. De acordo com a pesquisa, as regiões Sul e Sudeste registram a maior proporção de nascidos com baixo peso, com 9,2% e 8,7%, respectivamente, em comparação com o Norte (7%) e o Nordeste (7,5%).

Natalia Cuminale


Comunidade Bahá'í Internacional se manifesta em carta ao Poder Judiciário iraniano


Aos amigos, contactos, Meios de Comunicação, Universidade, Faculdade, Blog, redes,
solicitando apoio para divulgação desta Campanha e como cada um , organização, meio de Comunicação pode colaborar.-repassando, enviando e-mail para fontes relatdas abaixo:


Em uma manifestação contra a injusta sentença de 10 anos de prisão das sete lideranças bahá'ís, a Comunidade Internacional Bahá'í enviou uma carta ao chefe do Poder Judiciário iraniano, Ayatollah Mohammad Sadeq Larijani, no dia 7 de dezembro, questionando a falta de provas das acusações que motivaram as prisões e o tratamento dado aos prisioneiros de consciência.
A carta faz um apelo ao chefe do judiciário iraniano para que os bahá'ís sejam tratados com a mesma dignidade que o governo iraniano pede que as minorias muçulmanas sejam tratadas em outros países.
Em apoio aos bahá'ís no Irã, a Comunidade Bahá'í do Brasil acaba de lançar uma campanha de mobilização nacional de apoio às sete lideranças bahá'ís, presas no Irã desde 2008. Você pode participar divulgando a carta traduzida e a campanha das seguintes formas:
Divulgue a carta aberta na mídia, aos líderes comunitários, autoridades locais, formadores de opinião, acadêmicos, organizações não-governamentais, artistas, bem como indivíduos de proeminência que possam fazer pronunciamentos públicos sobre as injustiças cometidas contra os bahá'ís no Irã;
Divulgue esta campanha no Facebook e no Twitter, e compartilhe com seus contatos;
Escreva em um tom cordial cartas de protesto para a Embaixada do Irã no Brasil e ao Chefe do Poder Judiciário iraniano solicitando a imediata libertação dos sete bahá'ís (veja os endereços abaixo);
Envie uma carta em tom cordial para o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, solicitando que o governo brasileiro utilize suas boas relações com o Irã para interceder pela imediata libertação desses sete bahá'ís (veja o endereço abaixo);
Para compartilhar suas ações, envie uma cópia de suas cartas e links de postagens nas redes sociais para sasg@bahai.org.br.
A Assessoria de Comunicação da Comunidade Bahá'í do Brasil conta com colaboradores em diversos estados que podem fornecer mais informações sobre esta iniciativa. Entre em contato para localizar alguém mais próximo: ascom@bahai.org.br.

Clique aqui para fazer o download da carta enviada ao chefe do Judiciário Iraniano.

Veja abaixo os endereços para envio das cartas:
-Chefe do Poder Judiciário Iraniano: Ayatollah Mohammad Sadeq Larijani
E-mail: info@dadiran.ir
Escreva na linha de assunto: Attention Ayatollah Mohammad Sadeq Larijani
-Embaixador do Irã: Sr. Mohsen Shaterzadeh Yazdi
End: SES Av. das Nações - Qd 809 - Lote 31 - Brasília-DF - CEP: 70421-900
Tel.: (61) 3443 0426 begin_of_the_skype_highlighting (61) 3443 0426 end_of_the_skype_highlighting 3244 9640
E-mail: shaerzadeh@mfa.gov.ir
mohsen.shaterzadeh@yahoo.com
-Embaixada da República Islâmica do I
End.: SES Av. Das Nações, QD 809 Lote 31 - Brasília-DF - CEP 70421-900,
Tel.: (61) 3242 6733 begin_of_the_skype_highlighting (61) 3242 6733 end_of_the_skype_highlighting, fax: (61) 3244 9640
E-mail: webiran@webiran.org.br
-Ministério das Relações Exteriores
A/c: Ministro Celso Amorim
End.: Palácio do Itamaraty-Esplanada dos Ministérios - Bloco H - Brasília-DF - CEP: 70170-900
E-mail: clamorim@mre.gov.br

Sônia Maria Gpoes Shafa- Bahái para seus contatos no Brasil ...

Informação enviada por e-mail pela leitora Sônia Maria Gpoes Shafa
Verbratec© Desktop.