domingo, 8 de maio de 2011

Claudia Abreu no papel de mãe

'Eu saio de casa arrastando corrente e aos prantos quando sei que eles estão precisando de mim' | Foto: João Laet / Agência O Dia

Neste Dia das Mães, grávida do quarto filho, atriz não contém a felicidade e assume que esse é seu papel mais importante

Com mais de 20 anos de carreira, Claudia fez, nos últimos tempos, raríssimas aparições. Não participa de uma montagem no teatro desde 2003 e sua última novela foi ‘Três Irmãs’ (2008) — antes fez ‘Belíssima’ (2005) e ‘Celebridade’ (2003). Está no elenco de ‘Todo Mundo Tem Problemas Sexuais’, filme de Domingos Oliveira que estreia na próxima sexta-feira, mas foi rodado em 2007. Um caminho escolhido por ela. “Quando tive minha primeira filha, pensei: ‘Isso aqui é que faz sentido, que é o centro da minha vida. E aí eu vou me adaptar ao resto’. Muitas vezes, eu tenho aberto mão de papéis que eu gostaria de fazer porque naquele momento seria danoso para os meus filhos. A minha profissão é muito forte para mim, mas eu tenho escolhido ser uma mãe presente acima de qualquer coisa”, conta Claudia.

Mesmo quando dá para conciliar, as crianças estão sempre por perto. Felipa era um bebê quando Claudia recebeu o convite para ‘Todo Mundo Tem Problemas Sexuais’, e foi amamentada entre os takes do filme. “Eu tive que me readaptar nas filmagens. Pois você fica muito fora do ar quando acaba de ter filho. Sem ir a um cinema, uma festa, quanto mais encontrar uma galera para trabalhar. Você fica quase autista. E eu tenho estado assim há muitos anos”, brinca.

Da fase de isolamento, o que menos incomoda a atriz é o afastamento do que ela chama de “olho do furacão”. “É um alívio não estar na mídia. É preciso um tempo para ter a minha vida, para ser a pessoa comum que eu sou”, diz ela, que ainda não se conforma com o interesse sobre sua vida particular. “Essa última gravidez foi uma coisa muito louca. Eu falei numa festa de criança, da minha filha, entre amigos, e isso vazou”.

Hoje, Claudia se define como uma “mulher clássica”. Não desses tempos, certamente. Pois além de numerosa, sua prole tem o mesmo DNA — todos frutos do seu casamento com o cineasta José Henrique Fonseca. Com ele, também abriu a produtora Goritzia Filmes, a que tem se dedicado como criadora.

E onde a relação marido e mulher entra nesta equação mãe/dona de casa/profissional? “Você tem que jogar bolinha no sinal, ser malabarista (risos). Fora que você não quer virar só pai e mãe, quer continuar sendo um casal”, confessa. A surpresa do novo bebê também deu uma balançada na rotina já organizada para a criação de três filhos. “Eu agora terei que ter duas babás durante a semana, duas no fim de semana”, faz a conta.

As atividades maternais também ajudam a espantar uma possível crise dos 40. Rosto e corpo de menina, Claudia é adepta do envelhecimento sem neuras. “Quero minhas marcas do tempo, parecer que tenho a idade que tenho. Quero envelhecer com dignidade, mas mantendo preocupação de não me largar”, afirma a atriz, que também não vê problemas na gestação: “Eu sou veterana. Estou grávida há uma década! Me cuido, faço exercícios e alimentação saudável”.

De difícil mesmo em sua vida é saber fechar a porta e dizer adeus: “Eu saio de casa arrastando corrente e aos prantos quando sei que eles estão precisando de mim. Ou, às vezes, nem estão, nem olham pra mim, mas eu mesma é que preciso deles...”

A nudez no cinema
Cheio de humor, amor e sacanagem, ‘Todo Mundo Tem Problemas Sexuais’, de Domingos Oliveira, traz Claudia Abreu como uma conselheira sexual e uma mulher liberal, entre outras intervenções. “É aquela velha história de que tudo é permitido quando se tem amor, você pode fazer qualquer tipo de experiência. A intimidade, quando vem de uma relação afetiva, permite tudo, o respeito já está implícito”, afirma Claudia, que ganhou o papel depois que Maria Mariana teve que recusá-lo por estar envolvida com seus quatro filhos: “Agora sou eu grávida do meu quarto. Acho que o papel leva à fertilidade (risos)”.

Por sugestão do protagonista Pedro Cardoso, o filme não possui cenas de nudez. Sobre o assunto, a atriz é taxativa: “Não é fácil fazer cenas de nudez. Algumas pessoas têm espírito índio, ficam peladas na frente de todo mundo com muita facilidade. Não é o meu caso. Eu acho que tem que ter nudez no cinema sim, desde que ela seja apropriada e de bom gosto. Nunca me neguei em fazer, quando achava apropriado. Graças a Deus foram poucas vezes (risos)”, brinca Claudia. Mas a atriz perde o humor quando essas cenas vão parar na Internet, invariavelmente com apelação erótica.

“Isso é horrível, péssimo. Quando fiz cena de nudez, pedi contratualmente que não fosse tirado de contexto, colocado em trailer, chamada de televisão. Mas a Internet fura qualquer tipo de acordo contratual. E é chato, pois minha filha tem acesso à Internet, os amigos da minha filha também. E tudo fica mais difícil de explicar”.

Se tudo der certo e a barriga não crescer muito, Claudia poderá ser vista em outro trabalho ainda neste ano. Ela foi convidada a participar do seriado ‘Louco Por Elas’, estrelado por Eduardo Moscovis, na Globo. “O João Falcão (diretor) me chamou e quero fazer, mas só se não atrasar muito, ou não vai dar pra esconder a barriga”.


O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.