terça-feira, 10 de maio de 2011

Vagas para idosos em shoppings é desrespeitada


Embora a maioria dos 53 shoppings da capital respeite o número de vagas exclusivas para deficientes e idosos determinado por lei, a fiscalização contra o mau uso desses espaços é ineficiente, principalmente no caso dos idosos. Na sexta-feira, o JT visitou cinco centros de compras, um em cada região da cidade. Em dois deles flagrou motoristas parando de forma irregular nesses espaços.

Em outros dois, funcionários disseram ser comum flagrarem a irregularidade e disseram ter dificuldade em coibir o uso inadequado dos espaços. Já os consumidores reclamaram da demora para encontrar um local para parar, levando até 25 minutos rodando em busca de uma vaga.

Os shoppings visitados foram Ibirapuera (zona sul), Anália Franco (zona leste), Center Norte (zona norte), Bourbon (zona oeste) e Pátio Higienópolis (centro). Nos dois primeiros, havia diferença entre as vagas de idosos (que tinham apenas pintura de solo diferenciada) e de deficientes físicos, que, além da pintura, eram isoladas com cones ou cavaletes (leia mais ao lado).

No Anália Franco, às 11h30, ainda havia muitas vagas. Mesmo assim, em meia hora, foi possível flagrar dois motoristas parando na área para idosos do piso térreo. “Sinceramente, parei porque fica mais perto da entrada”, disse a turismóloga Maria Madalena Vito, de 44 anos. “Tenho consciência de que estou errada, mas não achei vaga. Não vejo tanto idoso assim no shopping.”

Pouco depois, o dentista Ricardo Rodrigues, de 46 anos, parou ao lado. “Não tenho constrangimento. Se um idoso tem condições de conduzir, não precisa de vaga preferencial.” Os dois motoristas disseram ter gastado 5 minutos procurando uma vaga comum, mas não viram que havia ao menos 11 delas vazias a poucos metros. Não havia fiscalização.

A história se repetiu no Center Norte, onde um jovem de menos de 30 anos ocupou uma vaga de idoso. No Ibirapuera e no Pátio Higienópolis, seguranças disseram que o desrespeito é comum e quando abordam os motoristas, ouvem todo o tipo de desculpa e há, até mesmo, alguns que se recusam a sair da vaga.

“O grande problema não é o número de vagas, mas a fiscalização”, diz Silvana Cambiaghi, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Leis municipais determinam a reserva de 5% de vagas para idosos e 3% para deficientes, mas fiscais da Prefeitura não podem atuar preventivamente nos espaços privados. Só se houver denúncia. “O Código de Trânsito Brasileiro não permite a atuação de agentes”, diz Silvana.

Os shoppings visitados pela reportagem afirmaram que fiscalizam os espaços e encaminham deficientes e idosos à área VIP quando não há lugar, sem cobrança adicional. A prática passou a ser adotada em 2009, após o Ministério Público Estadual (MPE) começar a investigar a questão.

No mesmo ano, começaram a ser assinados Termos de Ajuste de Conduta (TAC) entre o MPE e os estabelecimentos. Hoje são 27 shoppings signatários na capital, mas a punição é branda: multa de 500 cestas básicas em caso de não haver controle das vagas.


Jornal da Tarde

3 comentários:

  1. Será que alguém ainda tem respeito ou consideração com idosos???????

    ResponderExcluir
  2. Estou tão feliz de compartilhar com o mundo sobre Dr. Mamado para a cura que recebi, porque eu era HIV / AIDS positivo, mas a sua erva-me completamente curado, eu estava sofrendo de HIV / AIDS, mas a Deus seja a glória agora estou negativo. Quero usar este meio para dizer a todos que a solução para o mal que infectou milhões de pacientes em todo o mundo tem uma solução no passado, então eu gostaria de se comunicar com este grande curador no seu e-mail: herbalhealingcentre403@ gmail.com com ele todas as suas dores se foram para sempre, estou muito feliz hoje que estou curado de HIV / AIDS, agora sou negativo após o uso da medicina, o meu médico confirmou. Você pode entrar em contato comigo no meu e-mail rebemat04@ gmail.com para mais informações sobre ele. mais uma vez, eu digo muito obrigado por Dr. Mamado para curar as mãos sobre a minha vida, eu digo que Deus continue a abençoar abundantemente e dar mais poder para continuar a ajudar aqueles que querem a sua ajuda em suas vidas. e-mail para que ele está esperando para recebê-lo agora. mais uma vez seu e-mail herbalhealingcentre403@ gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Estou tão feliz de compartilhar com o mundo sobre Dr. Mamado para a cura que recebi, porque eu era HIV / AIDS positivo, mas a sua erva-me completamente curado, eu estava sofrendo de HIV / AIDS, mas a Deus seja a glória agora estou negativo. Quero usar este meio para dizer a todos que a solução para o mal que infectou milhões de pacientes em todo o mundo tem uma solução no passado, então eu gostaria de se comunicar com este grande curador no seu e-mail: herbalhealingcentre403@ gmail.com com ele todas as suas dores se foram para sempre, estou muito feliz hoje que estou curado de HIV / AIDS, agora sou negativo após o uso da medicina, o meu médico confirmou. Você pode entrar em contato comigo no meu e-mail rebemat04@ gmail.com para mais informações sobre ele. mais uma vez, eu digo muito obrigado por Dr. Mamado para curar as mãos sobre a minha vida, eu digo que Deus continue a abençoar abundantemente e dar mais poder para continuar a ajudar aqueles que querem a sua ajuda em suas vidas. e-mail para que ele está esperando para recebê-lo agora. mais uma vez seu e-mail herbalhealingcentre403@ gmail.com

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.