sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Casamento forçado de adolescentes pode fazer 100 milhões de vítimas


Unicef diz que problema pode ocorrer até 2020 caso não haja mudanças; todos os anos 145 milhões de meninas se tornam mães

Mais de 100 milhões de meninas podem ser vítimas de casamentos forçados durante a próxima década; a estimativa é parte de um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Segundo o Fundo, um terço de mulheres, entre 20 e 24 anos, foi forçado a se casar antes de completarem 18 anos.

Maternidade Precoce
O estudo foi apresentado na sede da ONU, na semana passada. De acordo com o Unicef, uma das consequências do casamento forçado é a maternidade precoce. Mais de 145 milhões de meninas dão à luz todos os anos, muitas delas não estão preparadas física ou psicologicamente para a responsabilidade.

A representante especial do Secretário-Geral sobre Violência contra Crianças, Marta Santos Pais, falou à Rádio ONU, em Nova York, sobre o drama das crianças obrigadas a se casar.

“O que nós sabemos é que, ao casar e ao assumir responsabilidades no seio da família, não só ficam dependentes da autoridade do marido e da família do marido. Muitas vezes, sem ter um direito à educação e poder contribuir, construtivamente, para o desenvolvimento da família e da sociedade. Mas, em segundo lugar, muitas vezes ao engravidar, vem a dar à luz com uma idade muito baixa e isto cria riscos gravíssimos no momento do nascimento da criança”, explicou.

Sociedade
De acordo com o informe, grande parte das vítimas de casamentos forçados integra as camadas mais marginalizadas e vulneráveis da sociedade. As meninas são geralmente isoladas, ao serem retiradas das suas famílias, escolas e separadas da interação com os seus pares.

Segundo o Unicef, meninas entre 10 e 14 anos são cinco vezes mais propensas a morrer durante a gravidez que outras, 10 anos mais velhas.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley

prómenino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.