sábado, 15 de janeiro de 2011

Tráfico de pessoas gera US$ 9 bi por ano no mundo


O tráfico de pessoas, do qual entre 600 mil e 800 mil pessoas são vítimas a cada ano no mundo, gera US$ 9 bilhões anualmente e atinge principalmente os imigrantes ilegais, segundo uma organização americana. A coalizão para abolir a escravidão e o tráfico de pessoas, (Cast, na sigla em inglês), qualifica a situação como grave em diferentes cidades dos EUA, para onde a cada ano são trazidos cerca de 50 mil homens, mulheres e crianças para serem explorados, segundo estimativas da Agência Central de Inteligência (CIA).
A Cast estima que atualmente 27 milhões de pessoas no mundo sejam escravizadas. O tráfico de pessoas "é um tipo de crime que é difícil combater porque não é público. É um crime privado e há uma falta de educação sobre como identificar o problema. Nosso objetivo é implantar políticas para ajudar a identificá-lo e prestar auxílio às vítimas para que saiam dessa terrível situação", disse à Agência Efe uma advogada da Cast.
"Segundo dados do Departamento de Estado, a Califórnia é um lugar onde muitas pessoas sofreram com o tráfico. É um problema muito grave porque somos um estado vulnerável, já que há muitos aeroportos, estamos perto da fronteira, próximos do oceano, e temos cidades muito grandes", disse a advogada.
Na Califórnia, os agentes de imigração do governo federal indicam que "cerca de 10 mil mulheres em Los Angeles estão trabalhando como escravas na indústria sexual e esse número não inclui pessoas em trabalhos domésticos, fábricas, campos, entre outros". Além da Califórnia, os estados de Nova York, Texas, Flórida, Ohio e Nevada também têm muitas vítimas desse tipo de crime.
"As estatísticas do governo revelam um aumento, mas não sabemos se é porque agora há mais casos ou porque eles são mais identificados do que antes. Desde o ano 2000, temos uma lei mais agressiva em relação ao tráfico de pessoas nos EUA", destacou a advogada. "Este é um problema que não pode ser combatido sozinho, a participação da comunidade é importante, identificando possíveis vítimas e denunciando os casos de exploração humana, seja ela sexual, trabalhista ou econômica", acrescentou.





Quero meu filho de volta


Não desisti do meu filho!

Não, eu não sumi, não esqueci do meu filho, nem um dia se quer eu esqueço me dele, a saudade não deixa, os sonhos também não. Sonho com meu filho TODAS as noites, as vezes passo as madrugadas em claro a chorar de saudades.
Estive doente, continuo doente... vou morrendo lentamente em cada dia que passa e eu continuo sem meu filho.
Um dia ele vai crescer, e vai saber de toda verdade, sei que a justiça é lenta, sei que no Brasil tudo é comprado, tudo gira em troca de "favores", principalmente nos tribunais. Não deixei de acreditar em Deus, ele vê tudo, ele sabe tudo, e da justiça divina NINGUÉM escapa, por isso não deixo de acreditar e ter fé. De certeza é a maior provação que me tem feito passar, talvez de uma maneira estranha Deus queira ensinar me que não podemos confiar em ninguém além de nós mesmos. Ou talvez um teste de auto conhecimento e superação.... ou de quanto somos vulneráveis quando somos sozinhos a lutar contra um império de corrupção. Mas leis são para serem cumpridas, leis internacionais não são corrompidas, mãe será sempre mãe, o facto de não aceitarem eu ser imigrante assalariada, que trabalha muito (no mundo real as pessoas trabalham e não vivem as custas dos pais infinitamente) nunca vai ser justificação para tirarem um filho a mãe. O facto de eu não ter motorista particular, nem 3 empregadas a viver em minha casa 24hs por dia a minha disposição não fazem de mim uma má mãe.
Difamação, calúnia, mentiras, histórias fantasiosas e cruéis... vocês vivem em um mundo de fantasias. Eu imagino vossas cabeças quando a deitam na almofada, e saber disso, por enquanto me basta, pois eu sei que nunca estarão em paz.
Não me deixarei corromper, já me deixei no passado, hoje já não!! o dinheiro não me compra, e não vai comprar meu filho, não por muito mais tempo. Alguém consegue mesmo acreditar que bens materiais suprem a ausência de um amor de mãe?? Alguém consegue mesmo acreditar que existe um outro lado da História que não seja puro egoísmo? Conseguem imaginar que haja mesmo uma "justificação" VERDADEIRA para tentarem ficar com meu filho?
É tudo muito fácil, muito bonito pra quem está de fora tecer opiniões, julgar, apontar o dedo. Como costumamos dizer "nessa altura do campeonato" não há absolutamente nada que eu possa fazer a não ser esperar a justiça, não vou meter os pés pelas mãos e deitar tudo a perder. Alguns precisam aprender que o mundo não gira em torno do próprio umbigo e que tudo nesta vida há limites.
Meu filho é minha vida!!! Vou continuar lutando por ele enquanto eu viver, vou lutar da minha maneira, dentro das minhas possibilidades e conforme orientação dos meus advogados.

Petição da defesa de Abdelmassih é reautuada como Reclamação, relatada pela ministra Ellen Gracie


Petição apresentada pelos advogados do médico Roger Abdelmassih nos autos do Habeas Corpus (HC) 102098 foi reatuada como Reclamação (RCL 11131) e distribuída à ministra Ellen Gracie. A determinação quanto à reatuação ocorreu nesta semana por meio de despacho do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.
No pedido, a defesa solicita o restabelecimento da decisão da Presidência do Supremo, de 2009, que concedeu liberdade ao médico ao deferir liminar no HC. Os advogados alegam que tal ato da Corte teria sido afrontado em razão do novo decreto de prisão expedido pela 16ª Vara Criminal Central da comarca da Capital (SP) contra Roger Abdelmassih.

Por Supremo Tribunal Federal


Correio do Brasil

Número de mortos na Região Serrana do RJ passa de 600



Prefeituras e Corpo de Bombeiros confirmam 608 mortos após chuvas.
Equipes tentam chegar a áreas ainda isoladas após a tragédia.

O número de mortos após as chuvas na Região Serrana do RJ chegou a 608, segundo as prefeituras e o Corpo de Bombeiros.
Pelos últimos levantamentos das prefeituras, são 271 em Nova Friburgo, 261 em Teresópolis, 55 em Petrópolis,19 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto.
Em Teresópolis, a prefeitura informou que a Central de Cadastro de Desaparecidos recebeu a reclamação de que 88 pessoas estariam desaparecidas. Em Petrópolis, há 36 desaparecidos, segundo a prefeitura. Em Sumidouro, há outros cinco. Já em Nova Frigurbo, a prefeitura informou que não há levantamento sobre desaparecidos.
Já a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil informou que o número de mortos é 591, sendo 267 em Nova Friburgo, 257 em Teresópolis, 49 em Petrópolis e 18 em Sumidouro.
Segundo a Polícia Civil, 590 corpos já foram identificados pelos peritos do IML (Instituto Médico Legal), sendo 259 em Teresópolis, 267 em Nova Friburgo, 41 em Petrópolis, 19 em Sumidouro e 4 em São José do Vale do Rio Preto.
Outros dois municípios também tiveram áreas devastadas: Bom Jardim e Areal. A Defesa Civil não descarta a possibilidade de haver vítimas fatais nessas cidades.
Em Nova Friburgo voltou a chover forte neste sábado e ruas voltaram a ficar alagadas. O nível do Rio Bengalas voltou a subir e está próximo de transbordar novamente. Moradores reclamam de saques em áreas interditadas da cidade. A previsão é de chuva forte neste domingo na Região Serrana.
Em Teresópolis, também voltou a chover neste sábado. Aos poucos, os problemas de comunicação na cidade começam a se resolver. A cidade recebe reforço de mais 130 homens da Força Nacional e os desabrigados ganharam quatro telefones gratuitos para falarem com famílias.
Já em Petrópolis, a prioridade ainda é a região do Vale do Cuiabá, onde ainda há áreas isoladas. O Exército disponibilizou três caminhões e 105 homens para ajudar nas buscas no distrito de Itaipava.
Os serviços de água e luz ainda são precários na Região Serrana. Em Teresópolis, 60% da população continua sem abastecimento de água.

Cabral decreta luto no RJ
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial no estado do Rio de Janeiro por sete dias, pelas vítimas das chuvas na Região Serrana do Estado. O decreto, assinado na sexta-feira (14), entra em vigor na próxima segunda (17), quando será publicado no diário oficial.
A presidente da República, Dilma Rousseff, decretou luto oficial de três dias. A homenagem teve início na sexta-feira (14) e se encerra no domingo (16).

Maior tragédia da história
Esta já é a maior tragédia climática da história país. O número de vítimas ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Naquela tragédia, tida até então como a maior do Brasil, 436 pessoas morreram.
No ano passado, de janeiro a abril, o estado do Rio de Janeiro teve 283 mortes, sendo 53 em Angra dos Reis e Ilha Grande, na virada do ano, 166 em Niterói, onde se localizava o Morro do Bumba, e 64 no Rio e outras cidades atingidas por temporais em abril.



G1

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Acusados de matar turista alemã na Grande Recife irão a júri popular


RECIFE - Os cinco acusados de envolvimento no assassinado da turista alemã Jennifer Kloker, morta no Carnaval do ano passado, irão a júri popular. A decisão comunicada nesta sexta-feira foi tomada pela juíza Marinês Marques Viana, que ocupava temporariamente a Vara Criminal de São Lourenço da Mata no dia 23 de dezembro, um dia antes do recesso do Poder Judiciário.
Cinco pessoas são acusadas de homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha: Pablo Richardson Tonelli (marido de Jennifer), Delma Freire de Medeiros (sogra dela), Ferdinando Tonelli (companheiro de Delma), Dinarte Dantas de Medeiros (irmão de Delma) e Alexsandro Neves dos Santos, acusado de ter atirado na alemã. O crime aconteceu em fevereiro de 2010, na BR-408, em São Lourenço da Mata, na Grande Recife.
O parentesco dificulta ainda mais a situação de Delma, Ferdinando e Pablo. Delma Freire também é acusada de fraude processual. Dinarte Dantas de Medeiros recorreu da decisão e os demais réus ainda estão no prazo para apresentar recurso.
Ao todo, 23 testemunhas foram convocadas na fase de instrução criminal. Os cinco denunciados usaram o direito de permanecer em silêncio. O Ministério Público também denunciou Fabiano Siqueira Duarte e Célio Avelino de Andrade por fraude processual.
Jennifer Kloker, de 22 anos, foi morta a tiros em um suposto assalto. Conforme a investigação policial avançava, descobriu-se que o crime fora forjado por membros da própria família. Três suspeitos confessaram o crime: Pablo e Ferdinando Tonelli, viúvo e sogro da vítima, respectivamente; e Alexsandro Neves, autor dos disparos, contratado pelos mandantes. Delma Freire nunca admitiu culpa no caso e disse que só falaria em juízo. Ela encontra-se presa na Colônia Penal Feminina do Recife.


Bebê levado pelo pai no Rio de Janeiro é encontrado em Santos



Segundo a mãe, criança foi sequestrada em novembro.
Pai, avô e uma mulher foram presos.

Um bebê sequestrado no Rio de Janeiro foi encontrado nesta quinta-feira (13) em Santos, no litoral paulista. O pai, o avô e uma mulher foram presos.
O bebê foi levado da mãe no final de novembro. Ela ficou sem notícias do filho, que completou 1 ano em dezembro. A angústia dela era descrita dia a dia em um blog na internet.
A criança foi levada depois de uma briga que a mãe teve com o ex-marido, capitão do Exército. A criança estava em um apartamento de Santos, com o avô paterno e uma mulher de 46 anos. Os dois foram presos por sequestro.
O pai do bebê teve prisão temporária decretada e foi detido nesta quinta-feira em Roraima.


G1

Fotógrafo captura espetáculo de cores de degradação ambiental

Essa outra foto da fábrica de herbicidas em Louisiana foi batizada de 'Gangrena' por Fair, que participa de diversas organização de proteção e educação ambiental.
O fotógrafo e ativista americano J. Henry Fair viaja o mundo a bordo de um helicóptero para retratar o impacto de ações humanas como o despejo de lixo e de resíduos industriais em paisagens naturais.


A foto 'Percepção Oculta' mostra o petróleo derramado no Golfo do México, após a explosão de uma plataforma da BP.

Dezenas dessas imagens foram reunidas no recém-lançado livro The Day After Tomorrow: Images of Our Earth in Crisis (O dia depois de amanhã: Imagens de nossa Terra em Crise, em tradução livre).

'Caleidoscópio' mostra centro de destilação de petróleo para obtenção de betume em Fort McMurray, na província canadense de Alberta. O processo causa grande impacto ambiental

De grande impacto, as imagens mostram o avanço da degradação provocada pelo vazamento de petróleo no Golfo do México e destruição provocada em parques naturais por lixo industrial.

Espuma formada em lixo contendo resíduo de bauxita, emitido por uma fábrica de alumínio na cidade de Darrow (Louisiana).

As fotos também integram a exposição Abstraction of Destruction (Abstrações de Destruição), em cartaz na galeria Gerald Peters, em Nova York.



BBC Brasil

Polícia prende suspeito de matar jovens depois de festa na zona sul



O crime ocorreu no sábado (8); corpos das vítimas tinham marcas de tiros e pedradas

A polícia prendeu na quinta-feira (13) um homem suspeito de matar três mulheres, duas delas irmãs, na zona sul de São Paulo. Os corpos das vítimas foram encontrados no último sábado (8) na estrada da Encosta, no Jardim Eldorado, com marcas de tiros e pedradas.
As irmãs Luciana Neves do Nascimento, de 21 anos, e Amanda Neves do Nascimento, de 16, foram identificadas pela mãe. A outra jovem Nicole Santana Boccuzzi, de 14 ano, era amiga delas.
Testemunhas contaram à polícia que homens armados abordaram Luciana quando as três saíam de um baile funk na região. Ela foi apedrejada. O motivo do crime não foi informado.


R7

Hiperatividade em crianças exige atenção de pais e professores


Rio - Distração, dificuldade de concentração e esquecimento de tarefas diárias são fatores presentes na vida de toda criança e adolescente. Mas, quando estão aliados à agitação extrema e começam a comprometer o rendimento na escola, é preciso procurar ajuda. Cerca de 5% das crianças brasileiras sofrem de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), um distúrbio que pode levar a uma vida adulta desorganizada, com prejuízos comportamentais e até o abandono dos estudos.
Segundo a neuropediatra e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Heloísa Viscaíno Pereira, os sintomas são mais flagrantes na fase escolar, mas podem aparecer desde cedo. Para que o diagnóstico seja preciso, o médico deve fazer uma análise clínica – não há como identificar o distúrbio através de exames – de 18 critérios de déficit de atenção e hiperatividade. Além de investigar o histórico familiar, já que a taxa de transmissão por hereditariedade gira em torno de 80%.
Apesar de não ter um fator genético comprovado, o transtorno pode aparecer com mais frequência em grupos de risco, como crianças com nascimento prematuro, provavelmente ocasionado por lesão no processo de amadurecimento do cérebro. Mais precisamente no eixo neurotransmissor da dopamina, substância responsável pelas funções cognitivas, como moderação de humor e capacidade de concentração.
O TDAH pode representar um sério agravante no mau rendimento escolar. Isso porque a criança que desenvolve o problema não presta atenção a detalhes ou quando falam diretamente com ela, tem dificuldade de se concentrar e organizar, não segue instruções até o fim, evita tarefas que exigem esforço mental prolongado, perde objetos, se distrai com estímulos externos e esquece atividades do dia a dia.
Aliado a isso, tem comportamento muito ativo, mexendo muito mãos e pés, não consegue se manter parada ou no mesmo local por muito tempo, é impaciente, impulsiva, interrompe conversas e fala muito. Geralmente, a criança é agitada em momentos inapropriados e toma atitudes que podem colocar em risco sua própria segurança, como subir em árvores ou atravessar a rua sem cuidados.
"Por falta de informação, muitas pessoas consideram quem tem o transtorno como mal-educada, o que pode gerar problemas de relacionamento. A criança pode ser isolada do convívio com as outras por ser hiperativa ou se tornar agressiva com os demais. Estudos mostram que adultos com TDAH são mais propensos a sofrer acidentes de carro, devido à falta de atenção e impulsividade, se separam com mais frequência e tendem a procurar profissões que fujam da rotina", avalia Heloísa.
Atentar para a presença de comorbidades, principalmente distúrbios psiquiátricos como transtorno de humor bipolar, depressão e dislexia também é fundamental. Cerca de 60% dos casos de TDAH estão relacionados a outros diagnósticos, que devem ser controlados primeiro, para não pôr em risco a eficiência do tratamento.
A médica explica que crianças hiperativas que não recebem atendimento adequado não necessariamente carregam os sintomas para a vida adulta: a maioria dos conflitos se resolve na adolescência. No entanto, 60% dos pacientes relatam algum impacto negativo.
"A dificuldade de manter o foco, muito frequentemente, faz com que as pessoas abandonem os estudos e não consigam se inserir no mercado de trabalho, não por falta de oportunidade, mas por serem impulsivas, desorganizadas e terem dificuldade em cumprir prazos, deixando trabalhos inacabados. É importante frisar que o distúrbio não interfere na inteligência, mas no comportamento, impedindo que o paciente desenvolva seu potencial", esclarece.
Heloísa destaca que o transtorno não tem cura, mas pode se estabilizar. O tratamento é basicamente medicamentoso, a partir de remédios que regulem os níveis de dopamina no cérebro, melhorando as atividades de foco e diminuindo a hiperatividade. A psicoterapia também pode ser um aliado: a linha mais indicada é a Terapia Cognitivo-comportamental, que se baseia na capacidade de mudar a atitude, desenvolvendo estratégias que ajudem o paciente a se organizar e melhorar seu ambiente familiar e de trabalho.


O DIA ONLINE

Periquito escapa vivo de enchente em Atibaia


Gaiola com ave chamada Kiko foi encontrada flutuando dentro de imóvel.
Família lamenta morte de cadela que morreu afogada no interior de SP.

Apesar dos prejuízos provocados pela chuva de segunda-feira (10) que ainda não foram contabilizados, uma família que mora no bairro Jardim Brasil, em Atibaia, no interior de São Paulo, está feliz por ter encontrado a gaiola com o seu filhote de periquito, de apenas 8 meses, flutuando na água na terça-feira (11).
A família saiu às pressas ao observar que a água estava subindo rapidamente. “Não deu tempo de tirar o Kiko. Nossa preocupação era salvá-lo”, disse a dona de casa Bernadete dos Santos, de 49 anos.
Qual não foi a surpresa da família quando o animal foi encontrado flutuando em um dos cômodos da casa. “Não dá para acreditar no que aconteceu. A água tirou a gaiola da parede e ela ficou flutuando pelos cômodos”, disse o bombeiro reformado Silas Alves dos Santos de 56 anos.
A comerciante Valquíria da Cunha Lobo, de 49 anos, já não teve a mesma sorte. A cadela Belinha, que morava havia 9 anos com a família, acabou morrendo afogada. “Ela nunca tinha nadado e ficou com medo. Ela ficou dentro da casinha. Eu nem quis ver a hora que a tiraram”, disse. A família foi surpreendida enquanto dormia pelo barulho da destruição de parte um muro, que fica atrás da casa. “Consegui pegar apenas meus documentos originais que ficam todos em uma gaveta. Perdemos tudo”, contou. Com perda total, o carro da família foi guinchado nesta manhã.
Recomeço
Na Rua Brasília, a manhã desta quarta-feira foi para fazer faxina e jogar muita coisa fora. O pintor Valdemir da Silva, de 49 anos, cedeu a laje para que os vizinhos ficassem durante a chuva. Além dos móveis da residência, ele perdeu dois carros. “Agora é preciso recomeçar”, disse.
O casal Aldren Larissa e Henrique Quartim também foi surpreendido pela chuva enquanto dormia. Eles só tiveram tempo de pegar o filho de 1 ano e 2 meses. “Eu estava dormindo no sofá com o pé para fora quando senti a água subindo”, contou Henrique. O casal também pediu abrigo para Valdemir da Silva. “Ficamos lá até de manhã [da terça-feira]. Quando clareou, minha mulher foi levada de barco com o meu filho”, contou. O autônomo teve o carro, ainda não quitado, coberto pelas águas. “Só paguei sete prestações. Faltam 43. E não tem seguro”, disse.
Até por volta do meio-dia, não havia dados da Defesa Civil de Atibaia sobre o número de desalojados. Na terça-feira (11), a prefeitura decretou estado de emergência em razão das chuvas. O decreto deve vigorar por 90 dias. Em cinco horas, choveu na segunda-feira (10) mais da metade de todo o volume de chuva esperado para o mês de janeiro.

Letícia Macedo

STF nega pedido de apreensão do passaporte de Abdelmassih


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, negou o pedido da defesa do médico Roger Abdelmassih de apreensão e retenção de seu passaporte pela Polícia Federal em São Paulo. Para o presidente do Supremo, o pedido não é da competência do órgão.
Abdelmassih foi condenado a 278 anos de prisão. Ele foi acusado pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor de mulheres, entre ex-pacientes e uma ex-funcionária, ocorridos entre 1995 e 2008.
A liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes em dezembro de 2009, quando da primeira decretação de prisão preventiva de Abdelmassih, não faz referência ao direito de utilizar ou renovar o documento de viagem. "A discussão em torno do primeiro decreto de prisão se deu, basicamente, sobre o fundamento da garantia da ordem pública, sob o prisma da reiteração criminosa", afirmou Peluso na decisão.
"Quaisquer incidentes processuais que se não liguem diretamente ao teor da decisão liminar anteriormente concedida por esta corte devem ser dirigidos ao juízo competente, sob pena de supressão indevida de instâncias", disse o ministro.
A retenção do passaporte foi pedida pela defesa de Abdelmassih no dia 6 de janeiro como "demonstração de boa vontade". O médico teve a segunda prisão preventiva decretada pela 16ª Vara Criminal de São Paulo a pedido do Ministério Público, que interpretou o pedido de renovação do documento, em dezembro de 2010, como manifestação de sua pretensão "de deixar o país para se furtar do cumprimento de sua pena, já iniciando medidas que viabilizem sua fuga".

ENTENDA O CASO
O médico Roger Abdelmassih, um dos mais famosos especialistas em reprodução assistida do país, foi preso no dia 17 de agosto de 2009 --mas permanece solto devido a um habeas corpus. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após cerca de 60 mulheres afirmarem ter sofrido crimes sexuais durante consultas.
O caso foi denunciado pela primeira vez ao Ministério Público em abril de 2008, por uma ex-funcionária do médico. Depois, diversas pacientes com idades entre 30 e 40 anos bem-sucedidas profissionalmente disseram ter sido molestadas quando estavam na clínica.
As mulheres dizem ter sido surpreendidas por investidas do médico quando estavam sozinhas --sem o marido e sem enfermeira presente (os casos teriam ocorrido durante a entrevista médica ou nos quartos particulares de recuperação). Três afirmam ter sido molestadas após sedação.
Em agosto de 2008, Abdelmassih foi intimado pelo Ministério Público a depor, mas não compareceu. Mesmo assim, o órgão ofereceu denúncia à Justiça, recusada porque a juíza Kenarik Boujikian entendeu que a investigação é atribuição exclusiva da polícia.
Um inquérito foi aberto pela polícia, mas desapareceu do Departamento de Inquéritos Policiais em novembro de 2008. Ele foi encontrado um mês depois, possibilitando o reinício das investigações.
Em junho de 2009, Abdelmassih foi indiciado pela polícia. Na época, a defesa de Abdelmassih afirmou que ele teve seu direito de defesa cerceado e que a Polícia Civil descumpriu a determinação do Supremo.
Segundo um dos advogados do médico, Adriano Vanni, na época, a polícia antecipou o depoimento sem maiores explicações, antes que a defesa pudesse ter acesso às acusações.
Em agosto de 2009, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) abriu 51 processos éticos contra o médico. Os conselheiros do órgão avaliaram que as denúncias eram pertinentes e decidiram pela abertura dos processos. A pena máxima é a cassação do registro profissional.
Formalmente, Abdelmassih foi acusado de estupro contra 39 ex-pacientes, mas como algumas relataram mais de um crime, há 56 acusações contra ele. Desde que foi acusado pela primeira vez, Abdelmassih negou por diversas vezes ter praticado crimes sexuais contra ex-pacientes. O médico afirma que vem sendo atacado há aproximadamente dois anos por um 'movimento de ressentimentos vingativos'.
Abdelmassih também já chegou a afirmar que as mulheres que o acusam podem ter sofrido alucinações provocadas pelo anestésico propofol, usado durante o tratamento de fertilização in vitro. De acordo com ele, as pacientes podem 'acordar e imaginar coisas'.
Segundo sua defesa, o médico nunca fica sozinho com suas pacientes na clínica, estando sempre acompanhado por uma enfermeira.

Organização Mundial da Saúde lança plano para conter a malária


Meta é evitar que forma resistente a drogas se espalhe da Ásia para a África e atinja milhões

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou na última quarta-feira um plano para evitar que uma forma de malária resistente a medicamentos se espalhe do sudeste da Ásia para a África, onde milhões de vidas podem estar em risco.
Isso custaria cerca de US$ 175 milhões (R$ 290 milhões) por ano para conter a propagação global do parasita, resistente à artemisinina, que surgiu ao longo da fronteira entre a Tailândia e o Camboja em 2007, segundo informou a agência das Nações Unidas.
A artemisinina, derivada de artemísia (gênero de arbustos e ervas da família das Compostas, com folhagem cheirosa), é a droga mais potente disponível contra a malária atualmente, em especial quando usada em uma terapia de combinação com outras drogas (ACT, na sigla em inglês). A forma resistente - e, portanto, mais difícil de tratar - da malária já está com suspeita de ter se espalhado ao longo da fronteira da Tailândia com Mianmar e em uma província do Vietnã, onde testes de confirmação estão sendo feitos. O grande temor, porém, é que o parasita chegue à África.
"Há uma chance limitada de conter a resistência da artemisinina antes que ela se espalhe", alertou a OMS no relatório "Plano global para a contenção da resistência à artemisinina".
A resistência às gerações anteriores de drogas contra a malária se espalhou rapidamente desde a mesma região do Rio Mekong até a Índia e, em seguida, até a África, resultando em muitas mortes, de acordo com a estratégia da OMS elaborada por 100 especialistas internacionais.
A doença atinge aproximadamente 243 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, causando um número estimado de 863 mil mortes por ano, o que a torna uma "grande assassina", especialmente entre as crianças africanas.
"A urgência é reforçada pelo fato de que nenhum outro medicamento antimalárico disponível oferece os mesmos níveis de eficácia e tolerabilidade como o ACT, e poucas alternativas promissoras estão disponíveis em pesquisas imediatas e no desenvolvimento de produtos", informou o relatório da OMS.
Os US$ 175 milhões necessários para a contenção do parasita resistente incluiria cerca de US$ 65 milhões (R$ 107 milhões) para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos não baseados na artemisinina. Globalmente, cerca de US$ 3 bilhões (quase R$ 5 bilhões) são gastos todo ano no controle da doença.
O restante dos recursos seria utilizado para reforçar a vigilância e para a compra de kits de diagnóstico da forma resistente.
O laboratório suíço Novartis e o francês Sanofi-Aventis fabricam a maioria dos ACTs, que tratam por anos 80 milhões e 45 milhões de pacientes, respectivamente, de acordo com a fundação Medicines for Malaria Venture, sediada em Genebra.
A ameaça iminente vem após uma década em que o número de casos foi reduzido pela metade em 43 países, segundo a OMS. A agência disse que o mundo poderia combater todas as mortes até 2015, se fosse feito um investimento maciço acima das medidas de controle, incluindo uma maior utilização de mosquiteiros com inseticida.


Estadão

Nível do rio baixa, e Brisbane avalia prejuízos após chuva na Austrália

Moradora avalia prejuízos em sua casa em Brisbane nesta sexta-feira (14). (Foto: AP)

Mais de 26 mil imóveis foram afetados na enchente na 3ª cidade do país.
Tempestades causaram 19 mortes e deixaram ao menos 55 desaparecidos.


O nível do rio Brisbane começou a baixar nesta sexta-feira (14), e os moradores da cidade de Brisbane, capital do estado de Queensland, começavam a contar os prejuízos e a consertar os estrados.
Com a água na marca dos 2,5 metros, depois de ter atingido 4,5 metros. os primeiros trabalhos de limpeza começaram na manhã desta sexta.
Com a melhora da situação, alguns moradores puderam voltar a suas casas e lojas para ter noção dos estragos causados pelo lodaçal, que afetou mais de 26 mil imóveis na terceira maior cidade da Austrália.
Outros moradores, no entanto, terão que esperar semanas e até meses para voltarem a suas casas.
As equipes de limpeza municipais tiveram a ajuda de dezenas de equipes de voluntários organizadas por grupos de moradores e pelo Facebook.
Cerca de 65 mil casas e estabelecimentos comerciais seguem sem eletricidade e água potável, e seus moradores viajam para outros bairros para recarregar as baterias e encher garrafões de água.
Durante os primeiros trabalhos de limpeza, as equipes destacaram o mau cheiro, já que muita comida estragou e se misturou à água e ao lodo.
Moradora avalia estragos em sua loja em Ipswich, a 40 km de Brisbane, nesta sexta-feira (14). (Foto: Reuters)
Outros moradores, no entanto, terão que esperar semanas e até meses para voltarem a suas casas.
As equipes de limpeza municipais tiveram a ajuda de dezenas de equipes de voluntários
O prefeito de Brisbane, Campbell Newman, disse que a prioridade no momento é reabrir as ruas da cidade, enquanto a primeira-ministra do país, Julia Gillard, destacou mais 1.200 soldados para a zona do desastre.
Gillard assegurou que as tropas não deixarão faltar comida e outros artigos básicos nos bairros de difícil acesso.
Engenheiros do Exército supervisionarão consertos urgentes em infraestruturas essenciais como estradas e pontes para recuperar a mobilidade o mais rápido possível.
Enquanto isso, as equipes de resgate - auxiliadas por militares e voluntários - continuam buscando 55 desaparecidos no vale do Rio Lockyer.
As enchentes já fizeram pelo menos 19 mortos durante esta semana e 26 desde as primeiras chuvas, em novembro, além de 2,5 milhões de afetados na região oriental da Austrália.

Impacto
Especialistas acreditam que o impacto na economia australiana será superior ao deixado em 2005 pelo furacão Katrina nos Estados Unidos.
Uma área equivalente à da África do Sul foi oficialmente declarada em situação de calamidade. A temporada de chuvas ainda vai durar mais dois meses, e as autoridades alertam que as represas locais precisariam de pelo menos mais sete dias para baixar a níveis seguros.
O dilúvio foi atribuído ao fenômeno climático La Niña, que acontece nas águas do Pacífico. O ano passado foi o terceiro mais chuvoso já registrado na Austrália, e os meteorologistas preveem uma temporada de ciclones mais intensa do que a média.



G1

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alerta: chuvas e enchentes aumentam os riscos de leptospirose


Com as chuvas, aumenta-se o risco de leptospirose. A doença é causada por uma bactéria encontrada normalmente na urina de ratos. A principal forma de contaminação é o contato com essa urina, presente em esgotos e bueiros, que se mistura às águas das chuvas, enxurradas e lamas de enchentes.
Qualquer pessoa que tiver contato com a água infectada, pode ser contaminada pela bactéria que penetra no corpo através da pele. Se a pessoa tiver frieiras, cortes, unhas encravadas, arranhões, ferimentos e lesões, até mesmo aquelas impossíveis de serem vistas a olho nu, podem ser uma porta de entrada para a leptospirose.
Os sintomas são parecidos com o de uma gripe comum: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo - principalmente nas panturrilhas, podendo também dar uma aparência amarelada à pele do doente. Caso a pessoa apresente esses sintomas dias depois de ter entrado em contato com águas de enchente ou de esgoto, deve procurar um médico imediatamente. A doença é curável. Mas muitas pessoas são infectadas e ficam em casa tratando dos sintomas como se fossem os de uma gripe. Quando procuram serviço de saúde, o quadro já pode ser avançado e pode até existir risco de morte.
O tratamento consiste basicamente em utilização de antibióticos e hidratação. Os casos mais graves, muitas vezes, necessitam internação em terapia intensiva.

Nota Importante:
Diante das chuvas intensas no Sudeste e no Centro-Oeste, o Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre os riscos provocados por enchentes, como as doenças parasitárias (transmitidas pela água) e as diarreicas agudas.
As orientações da pasta incluem cuidar da água a ser ingerida ela deve ser filtrada e fervida ou tratada com hipoclorito de sódio (2,5%), adicionando duas gotas para cada litro de água. Após 15 minutos descansando sob o efeito do produto, a água está pronta para ser consumida.
É preciso também manter a caixa d'água limpa e desinfetada. De acordo com o ministério, o reservatório deve ser esvaziado e limpo com panos, esponjas e escovas, sem o uso de sabão, detergente ou outros produtos de limpeza.
Feito isso, basta deixar a água entra e acrescentar hipoclorito de sódio (um litro para cada mil litros de água) ou água sanitária e deixar agir por duas horas. O ministério alerta que esta água não deve ingerida.
Os alimentos também devem ser manuseados com cuidado. A orientação é que qualquer alimento que tenha tido contato direto com a água de enchentes seja descartado.
Os produtos industrializados que estiverem em embalagens resistentes, intactas e lacradas --e que não sejam de plástico, papelão ou papel-- devem ser higienizados também com hipoclorito de sódio (duas colheres diluídas em um litro de água) antes de serem consumidos.
O órgão destaca que a limpeza do próprio corpo também é importante e deve ser feita com água limpa ou com álcool a 70%.


Saúde Plena

Livro infantil tem nova técnica em braille


Coleção põe no mercado método diferente de impressão de livros para deficientes visuais, com desenhos em alto relevo, texturas e aromas

Adélia acordou com fome. Mas é domingo, a mamãe e o papai estão dormindo. Adélia faz bastante barulho, para ver se eles acordam. Bate com o pé no chão e nada. Abre e fecha a porta e nada. Balança o chaveiro e nada. Qual o pai e a mãe de filho pequenos que não viveu essa situação? E como é bacana encontrar em um livro infantil uma história assim, simples e boa da família se identificar? Mas no livro Adélia Cozinheira, escrito por Lia Zat e com ilustrações de Luisa Weiss, há algo além de um bom roteiro: o livro foi idealizado e publicado por um novo método de impressão em braille que vai permitir a edição em grandes tiragens, e é adequada tanto para quem é totalmente cego, quanto para quem tem visão subnormal ou normal.
Tudo começou quando a escritora Lia Zatz conheceu um pai em uma livraria que procurava livros para sua filha deficiente visual. Lia começou a pesquisar o assunto no Brasil até que uma amiga em comum apresentou-a a designer gráfica Wanda Gomes, que também estudava o mesmo assunto. A coincidência aproximou as duas e em 2006 elas começaram os testes com o apoio técnico da Efeito Visual Serigrafia, uma gráfica de renome em São Paulo. “Esses testes eram sempre levados à apreciação das várias instituições, profissionais e educadores na área da deficiência visual. Em paralelo, fiz um curso de pós-graduação em design gráfico e os fundamentos teóricos me deram a segurança necessária para seguir em frente com o projeto de design e do sistema que batizamos de Braille.BR”, diz Wanda Gomes.
Adélia é o primeiro livro de uma coleção. Na história, a pequena Adélia vive momentos de autonomia em casa tentando preparar um café da manhã de surpresa para os pais. Além do texto em braille, a ilustração também permite à criança descobrir do que o texto está falando, com desenhos em alto relevo, texturas e aromas (dá para sentir o cheiro de xampu em uma das páginas!). O livro recebeu incentivo da IBM Brasil através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, e, por enquanto, será distribuído em escolas e bibliotecas que atendam deficientes visuais. Wanda conversou com CRESCER.

CRESCER: Como é o mercado de livros em braille pelo mundo?
Wanda Gomes: O sistema braille é um sistema de escrita e leitura tátil que muito pouco se alterou desde a sua aprovação oficial, em 1854, no que diz respeito aos processos de impressão. Os livros impressos aqui no Brasil e no mundo, seja através de processo manual, computadorizado ou estereotipia gravam os sinais através de perfuração ou melhor, de um repuxo que produz alto relevo de um lado e baixo relevo do outro lado da folha de papel.

CRESCER: E como é o mercado no Brasil?
WG: O mercado ainda é extremamente carente, há muito o que fazer. E pessoalmente, acredito que este livro não esgota de maneira alguma as possibilidades gráficas para a pessoa com deficiência visual, mas é a prova concreta da existência de uma área com grande potencial de trabalho para o design gráfico. Não tenho dúvida alguma de que através das ferramentas que o design nos oferece, podemos projetar materiais com a finalidade de alterar e democratizar significativamente os meios de acesso da pessoa com deficiência visual à cultura e à educação.

CRESCER: Qual o impacto desta tecnologia a partir de agora? O que vocês pretendem? Vão compartilhar essa tecnologia com outras editoras e ir atrás de bons títulos de literatura infantil no Brasil ou a ideia é criar somente novas histórias?
WG: Desejamos compartilhar, sim, e desejamos com esse projeto sensibilizar o mercado editorial, chamando a atenção para um nicho que é carente de produtos de qualidade. Esse sistema de impressão pode inclusive, ser aplicado sobre outros materiais além do papel.

CRESCER: Qual a principal diferença entre o modo que é feito livro em braille hoje e o que você idealizou?
WG: As três maiores diferenças entre o braille impresso de maneira convencional e o Braille.BR é, primeiramente, que este último não perfura o papel. Assim, o papel fica totalmente preservado e a impressão offset (impressão em tinta) também. A impressão do Braille.BR pode ser feita em ambos os lados da folha de papel. É impresso com um tipo de verniz totalmente transparente e isso dá um resultado final na impressão de altíssima qualidade, e os pontos da cela braille não atrapalham a leitura da pessoa que enxerga.
Outro fator é que os pontos da cela no Braille.BR não cedem com a pressão dos dedos como acontece no braille convencional. Assim, o Braille.BR confere ao livro uma vida útil muito mais longa do que o braille comum.
E ainda: o Braille.BR possibilita a combinação e utilização de texturas também com verniz e relevo. Com certeza, esse processo permite ao designer utilizar mais a sua criatividade no projeto de um livro ou outros materiais similares e oferecer ao deficiente visual informações muito mais ricas.

CRESCER: O livro será comercializado? Haverá algum tipo de ação social/educacional com ele?
WG: Essa primeira edição está sendo distribuída gratuitamente para entidades e bibliotecas públicas com acervo em braille. Algumas instituições educacionais do setor já nos procuraram com propostas de inclusão do livro em atividades de sala de aula.
Estamos já trabalhando na produção uma edição comercial para meados de 2011.

CRESCER: Quando teremos o próximo?
WG: Simultaneamente à segunda edição do Adélia Cozinheira, estamos trabalhando também na produção do segundo volume da coleção Adélia.


Sem o Instituto Ronaldinho, famílias desassistidas buscam alternativas em outros centros


As 700 crianças e adolescentes que eram beneficiadas pela iniciativa foram as maiores prejudicadas com o fim da parceria entre a entidade e a prefeitura

No espaço onde até há pouco tempo se ouvia sons de alegria, de brincadeiras e de bolas quicando, só restou o silêncio. Na sede do Instituto Ronaldinho Gaúcho, no bairro Hípica, na Capital, os portões fechados, os campos de futebol, quadras e salas de atividades vazios revelam quem foi o maior prejudicado com o fim da parceria entre a entidade e a prefeitura de Porto Alegre: as 700 crianças e adolescentes que eram beneficiadas pela iniciativa capitaneada pela família do craque, apresentado na quarta-feira à torcida do Flamengo.
Na Quinta Unidade, no bairro Restinga, dezenas de meninos e meninas, que antes frequentavam o local, agora vagam pelas ruas, ficam cerrados em casa ou buscam outras alternativas. Jocelmar Venegaz, 14 anos, fez parte da primeira turma de garotos contemplados com o projeto, em 2007. Ficou no instituto até o ano passado, quando o ônibus que levava e trazia a gurizada parou de passar.
— A gente jogava futebol, aprendia um monte de coisas como grafite e percussão — disse o garoto.


ZERO HORA

Justiça de São Paulo nega devolução de bens para Mizael Bispo


Celulares, armas, roupas e sapatos ainda podem ser usados por peritos

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou, nesta quarta-feira (12), a devolução de vários bens de Mizael Bispo, acusado de matar a advogada Mércia Nakashima. Os objetos, como celulares, armas, roupas e sapatos estão sob a guarda do juiz da Vara do Júri de Guarulhos.
Segundo o TJ, a desembargadora Angélica de Almeida, relatora do recurso, negou o pedido porque os objetos são importantes e ainda podem ser usados pelos peritos.
De acordo com o Tribunal de Justiça, Mizael Bispo e o vigia Evandro Silva estão com prisão preventiva decretada e continuam foragidos. Os dois acusados pelo assassinato de Mércia aguardam julgamento de habeas corpus para responder ao processo em liberdade.


Vídeo mostra resgate de mulher em enxurrada na Região Serrana do RJ



Moradores de prédio vizinho jogaram corda e conseguiram resgatar a mulher.

Imagens gravadas por uma equipe da Intertv, nesta quarta-feira (12), mostram o salvamento de uma mulher em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O vídeo mostra a moradora em cima de uma casa, no meio de uma enxurrada. Um grupo de pessoas num prédio vizinho joga uma corda e consegue resgatar a mulher.
As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro mataram no total 271 pessoas desde terça-feira (11).
Em Teresópolis, a cidade mais atingida, morreram 130 pessoas no que o governo do estado chegou a descrever como a maior tragédia da história da cidade. Em Nova Friburgo, morreram 107 pessoas, de acordo com o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Em Petrópolis, os mortos são 34, a maioria deles no Vale do Cuiabá, no Distrito de Itaipava.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil continuam, na madrugada desta quinta-feira (13), as buscas por vítimas das chuvas nos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis. Já em Petrópolis, os bombeiros suspenderam o trabalho de resgate devido à falta de iluminação adequada.
Oitocentos homens da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros tentam localizar desaparecidos em Teresópolis. O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou a chuva como a "maior catástrofe da história de Teresópolis". “Não foi possível escolher o que ia cair. Casa de rico, casa de pobre. Tudo foi destruído”, disse a empregada doméstica de 27 anos, Fernanda Carvalho.

G1

DIVULGAÇÃO DE EVENTO CVV

À Amiga Maria Celia
O Posto Samaritano Abolição, integrado ao Programa CVV
realiza gratuitamente há 48 anos serviço de Apoio Emocional e
Valorização da Vida (consequentemente prevenindo o suicídio),
utilizando o telefone como ferramenta. Nos dias 29/01 e 30/01/2011 no
horario das 13hs às 19hs haverá curso para seleção e capacitação de
novos voluntários e solicitamos a colaboração em divulgar o evento
conforme release abaixo.

EVENTO:
O Posto Samaritano Abolição, Vinculado ao Programa CVV de Apoio
Emocional e Prevenção ao Suicidio nos dias 29 e 30 de Janeiro de 2011,
realizara curso para capacitação de novos voluntários da entidade. Nos
dois dias do evento o horario sera das 13hs às 19hs- Onde será
apresentada a filosofia da entidade e a forma de conduta a ser seguida
pelo voluntário.

INSCRIÇÕES:
As inscrições podem ser feitas pessoalmente na sede da entidade na Rua
Abolição, 411- Bela Vista - SP em horário comercial ou pelo telefone
3242-4111 apos as 19hs00 ou via e-mail:
abolicao@postosamaritano.org.br ou 30 minutos antes do curso.

DURANTE A ATIVIDADE:
Durante a atividade - que é gratuita - haverá seleção dos interessados
em colaborar com a entidade. Para ser voluntário Samaritano, vinculado
ao Programa CVV Prevenção ao suicídio, Apoio Emocional e valorização
da vida, basta ter mais de 18 anos, ter disponibilidade de tempo
(média de 4 horas e meia por semana), disposição para ajudar o próximo e abertura para o autoconhecimento e ser treinado.

INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS:
Instituição sem fins lucrativos os postos Samaritanos desenvolvem
trabalhos de apoio emocional por meio de contatos telefônicos,
atendimento pessoal, via correio, e-mail e mais recentemente, via
chat, no próprio site da entidade(http://www.cvv.org.br/).

Obs: É necessário o comparecimento aos 2(dois) dias do evento.
CONFIRA O ENDEREÇO:
http://www.cvv.org.br/.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Justiça do RJ nega liberdade ao pai de Joanna


O terceiro Tribunal do Júri do Rio de Janeiro negou o pedido de revogação de prisão preventiva de André Rodrigues Marins, pai da menina Joanna Marcenal Marins.
A solicitação foi feita pela defesa de Marins na segunda-feira, durante a audiência do processo em que ele e a esposa Vanessa Maia Furtado são acusados de tortura e homicídio qualificado, na forma omissiva, da criança.
Esta é a terceira vez que o pedido de liberdade é negado.

O caso
Joanna morreu no dia 13 de agosto em decorrência de uma meningite viral desenvolvida a partir de herpes, ela havia sido internada três vezes no Hospital Rio Mar, no Rio de Janeiro. No local, a menina foi atendida pelo falso médico Alex Sandro da Cunha, estudante de medicina, que assinava com o nome de André Lins de Almeida.
Além do atendimento feito pelo falso médico, a menina também apresentava sinais de maus tratos. A guarda da criança era disputada na Justiça desde 2007 e na época da morte ela estava com o pai.

Marielly Campos


Chuva espalha destruição na Região Serrana do Rio de Janeiro


Só em um bairro de Friburgo, foram confirmadas 59 mortes.
Número total de mortos na região subiu para 245 pessoas.


As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro mataram no total 245 pessoas desde terça-feira (11). Em Teresópolis, a cidade mais atingida, morreram 130 pessoas no que o governo do estado chegou a classificar como a tragédia da história da cidade. Em Nova Friburgo, morreram 97 pessoas, de acordo com o último informe dos bombeiros. Em Petrópolis, os mortos são 18 pessoas.
A infra-estrutura da região foi atingida com severidade. Faltou luz, água e telefone nas três cidades. Bairros inteiros ficaram isolados e só na noite desta quarta-feira (12) equipes de resgate começaram a dar conta da catástrofe em algumas das áreas mais atingidas. Na quinta-feira (13), a presidente Dilma Rousseff vai sobrevoar de helicóptero a região fluminense.
Um total de 800 homens da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros tenta localizar desaparecidos em Teresópolis. O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou a chuva como a "maior catástrofe da história de Teresópolis". “Não foi possível escolher o que ia cair. Casa de rico, casa de pobre. Tudo foi destruído”, disse a empregada doméstica de 27 anos, Fernanda Carvalho.



A prefeitura designou dois abrigos para receber desabrigados: o Ginásio Pedrão, no Centro de Teresópolis, com capacidade para 800 pessoas, e um galpão no Bairro Meudon, onde podem ser alojadas 400 pessoas. Os desalojados na cidade são 1280 e os desabrigados, 960.
Friburgo, a maior parte das vítimas morava no bairro de Conselheiro Paulino. A chuva forte deixou a cidade sem sinal de telefonia, sem luz e sem transporte nesta quarta (12). À tarde, moradores perambulavam pela cidade cheia de lama sem saber o que fazer. O ginásio de uma escola estadual é usado como necrotério.
Na vizinha Petrópolis, o número de vítimas chega a dezoito pessoas, entre elas um casal de idosos. No distrito de Itaipava, a água atingiu dois metros e meio de altura em alguns pontos da região. Uma escola no distrito abriga 30 famílias desalojadas.
A Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis explica que “toda vez que chove muito nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, a água que desce da serra provoca o transbordamento do rio Santo Antônio, causando os alagamentos”.
Em resposta a um pedido do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a Marinha colocou à disposição dois helicópteros (um Esquilo e um Super Puma) para o transporte de pessoal e equipamentos dos bombeiros. Esses helicópteros se juntam a outros cinco do governo do estado na missão de carregar equipes e equipamentos serra acima.
O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, está na Região Serrana acompanhando o trabalho de resgate a vítimas. Cabral visita a região na quinta.
Na noite de quinta, a presidente Dilma Rousseff assinou uma Medida Provisória que destina R$ 780 milhões para os municípios do Rio de Janeiro e São Paulo atingidos pelas chuvas.

Carolina Lauriano, Aluizio Freire e Thamine Leta



Mais três testemunhas depõem no caso Joanna


O delegado Luis Henrique Pereira disse em seu depoimento, na noite desta segunda-feira (10), que viu no hospital que a menina Joanna foi vítima de maus tratos. De acordo com ele, a criança apresentava ferimentos em processo de cicatrização no ombro e diversas manchas roxas pelo corpo. Ele ainda contou que em uma reunião no IML (Instituto Médico Legal) viu, por fotos, lesões nas nádegas de Joanna.
Em seguida, o médico José Eduardo Ferreira de Figueiredo, que atendeu Joanna no hospital das clínicas de Jacarepaguá, foi ouvido pelo juiz. Segundo o médico, a menina chegou à emergência com crise compulsiva acompanhada pela madrasta Vanessa Maia. Além disso, o médico disse que ele foi informado que a criança já havia sido consultada em outro hospital.
- O que me causou estranheza é que deram alta para ela em outro lugar. Também achei inapropriado os medicamentos passados a criança, pois ela deveria ser internada com o quadro clínico apresentado.
O médico revelou ainda que não teria liberado a criança como aconteceu na clínica Rio Mar, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
- Sobre a meningite, só passei a suspeitar quando vieram os resultados do exame de sangue.
O cabeleireiro Josué Gomes dos Santos, amigo e vizinho de Bernardete, cabeleireira que tinha como cliente a mãe de André, contou que ouvia da amiga as histórias da família. Ele disse que Bernardete falou da periculosidade do pai de Joanna.
- Ela me contou que Vanessa disse que André deixava a menina de castigo até mesmo sem fazer necessidades fisiológicas e também lhe dava banho frio.



Um ano sem Zilda Arns: Pastoral da Criança presta homenagem hoje


A data de hoje, 12 de janeiro, marca um ano de falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, Pastoral da Criança Internacional, presente em 20 países e da Pastoral da Pessoa Idosa, morta no terremoto que atingiu o Haiti em janeiro de 2010.
A data será lembrada em Forquilhinha, terra natal da Dra. Zilda, e em diversas comunidades no Brasil e no exterior, onde a Pastoral da Criança está presente.

Homenagem
A Pastoral da Criança da Diocese de Criciúma e a Administração Municipal de Forquilhinha vão homenagear a Dra. Zilda com a colocação de quatro memoriais, sendo um em frente à Casa Mãe Helena, sede da Pastoral em Forquilhinha, e os outros três posicionados nas entradas da cidade.
Os memoriais são feitos em aço escovado com frases diversas de autoria da Dra. Zilda e foram confeccionados com o auxílio de patrocinadores.
A cerimônia inicia às 18h30min, em frente à Casa Mãe Helena. Em seguida haverá uma celebração eucarística na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Os atos devem contar com a presença de diversos membros da família, além de lideranças da Pastoral de toda a Diocese. Em todo Brasil vão acontecer celebrações eucarísticas organizada pela Pastoral da Criança.

Morgana Rosso, Assessoria de Comunicação Diocese de Criciúma


Rádio Criciuma

Passaporte apreendido


Roger Abdelmassih pede para continuar em liberdade

A defesa do médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por crimes sexuais contra pacientes, entrou nesta segunda-feira (10/1) no Supremo Tribunal Federal com pedido para que o réu continue respondendo ao processo em liberdade. A defesa, liderada pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, pede que seja restabelecida a liminar concedida pelo então presidente da Corte, Gilmar Mendes, no final de 2009, como informa a Agência Brasil. O médico é considerado foragido, já que após o decreto de prisão não foi encontrado em casa.
Na semana passada, Abdelmassih, que aguardava julgamento de recurso em liberdade, compareceu pessoalmente à sede da Polícia Federal de São Paulo para requerer a renovação de seu passaporte. O delegado da PF comunicou a Justiça, que, por sua vez, deu vista ao Ministério Público e oficiou o Supremo Tribunal Federal, que analisa pedido de HC do médico. Os promotores fizeram o pedido de prisão preventiva na última quinta-feira (6/1), que foi aceito no mesmo dia pela juíza substituta da 16ª Vara Criminal de São Paulo.
Depois da decisão, o advogado de Abdelmassih, José Luiz de Oliveira Lima, enviou petição ao STF, comunicando a corte que a renovação do passaporte é um direito do médico. "Mas diante do sensacionalismo do MP, entramos com uma petição informando da desistência da renovação."
No dia 30 de dezembro, a defesa de Abdelmassih havia pedido ao STF que informasse à Delegacia de Imigração da Polícia Federal em São Paulo não haver restrição para que o réu obtivesse um novo passaporte. A defesa pedia que fosse determinada à Polícia Federal a imediata entrega do documento, “retido de forma discricionária pela autoridade policial”.
O Habeas Corpus de Abdelmassih começou a ser julgado pela 2ª Turma do STF no dia 30 de novembro. Após a relatora do caso, Ellen Gracie, votar pela não concessão do benefício, o ministro Joaquim Barbosa pediu vista dos autos.


Homem morre e deixa 40 cães de herança para filho em SP


Animais serão doados para quem puder dar um lar.
Chácara em Itatiba, no interior do estado, abriga os bichos.
No fim do ano passado, o funcionário público aposentado José Rodrigues Xavier, de 71 anos, morreu em decorrência de problemas de saúde. De herança para um de seus filhos, o jornalista Alex Xavier, de 35 anos, ele deixou 40 cachorros – a maioria sem raça definida, com idades e tamanhos variados. Com a ausência de José, os bichos agora precisam de um novo lar, já que o herdeiro não tem condições de sustentá-los.
Todos os cães foram resgatados ou doados e criados pelo aposentado na chácara onde vivia, em Itatiba, a 84 km de São Paulo. O hobby de criar os bichos abandonados começou há mais de dez anos, de forma inusitada: um criminoso que morava em uma casa ao lado da de José foi preso e deixou três cachorros sem ninguém para cuidá-los. “Meu pai ficou com dó e, com ajuda de um empregado, começou a pular o muro para dar comida. Depois de um tempo, ele decidiu pega-los para criar”, contou Alex. “Ele nunca tinha tido cachorro antes”, acrescentou.

Dois dos cães que poderão ficar sem lar (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

A amizade canina foi algo novo e agradável para o aposentado. “Ele viu que se dava melhor com cachorro do que com gente e começou a pegar outros [cães]”, afirmou seu filho. Inicialmente, recebia de amigos e conhecidos as crias que seus cães davam. Depois, passou a recolher os que encontrava na rua. A fama se espalhou pela cidade e doadores anônimos começaram a deixar filhotes e adultos na porta de sua casa.
Com o aumento da “família”, José se mudou para uma nova chácara, mais espaçosa, situada no bairro Jardim Leonor. Lá, ele construiu diversos canis. No período mais movimentado, 68 animais chegaram a morar na residência.
Para sustentar a matilha, boa parte da pensão que José recebia era usada na compra de ração. “Ele cuidava mais dos cães do que da saúde dele." Agora, com a ausência do aposentado, Alex disse não ter condições de cuidar dos animais. Além dos altos custos, ele não tem tempo útil para se dedicar aos bichos.
O G1 visitou a chácara e constatou que os cães são dóceis e brincalhões. Eles estão espalhados em canis e nos cômodos da casa. Mas alguns deles têm se mostrado tristes, como o fila brasileiro Maxi. “Ele é o que mais sentiu a morte de meu pai.” Caso os bichos não consigam um lar, o destino deles é o Centro de Controle de Zoonoses. “Queria que eles ficassem em um lugar legal. Mas a zoonoses é a última opção”, lamentou. Quem quiser e puder dar um lar a um desses animais, basta entrar em contato por e-mail com Alex solardoscaes@gmail.com .





David Goldman vai publicar livro sob sua saga


‘A Father’s Love’ estará disponível em maio e contará os bastidores da briga judicial pelo filho

Depois de quase quatro anos em uma batalha judicial para receber a guarda do filho Sean, o americano David Goldman, de New Jersey, decidiu publicar um livro de memórias para contar a sua versão dos fatos. "A Father’s Love" (O amor de um pai) será comercializado a partir de maio deste ano pelo editora Viking.
Em 2004, Goldman estava casado com a brasileira Bruna Bianchi e vivia em Tinton Falls, Nova Jersey, quando a mulher dele viajou para o Brasil com o filho, então com quatro anos. Goldman supunha que eles iam apenas passar férias.
Chegando no Brasil, porém, Bruna anunciou a Goldman que ela ficaria no País com o menino. Ela se divorciou de Goldman e casou-se novamente, com o advogado João Paulo Lins e Silva. Goldman passou dois anos em tribunais norte-americanos e brasileiros, até conseguir levar o menino de volta para casa, no Natal de 2009.
Bruna morreu em 2008, durante o parto de outro filho, mas o padrasto brasileiro do menino e a avó continuaram a batalha judicial pela custódia do menor no Brasil. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou a dar declarações apoiando a iniciativa do pai para levar o menino de volta aos EUA.
Os cinco anos em que David ficou separado do filho serão contados neste livro, de 288 páginas. Ele destaca no texto, em detalhes, todas as emoções sentidas neste período, como também os desafios que ele está enfrentando agora para reconstruir a relação com Sean. O americano conta como está seu trabalho junto a pais que vivem a mesma experiência. "Trata-se de um testamento sobre como pai e filho podem ser conectados", disse a editora em um release sobre a obra.



Meses depois da tragédia, ainda há moradores no Morro do Bumba



A tragédia em Niterói, (RJ) aconteceu há um ano. A repórter Mônica Teixeira conferiu como vivem as famílias que sobreviveram ao deslizamento.

“É aqui onde eu moro nos últimos nove meses”, aponta a dona de casa Leandra de Oliveira sobre o lugar que ela passou a chamar de casa. Os poucos móveis foram doados. Ela, o marido e os cinco filhos moravam no Morro do Bumba, em Niterói.
Durante as fortes chuvas de abril do ano passado, o morro desabou levando junto às casas construídas sobre um antigo lixão. Ao todo, 47 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas.
A casa de Leandra não desmoronou por um triz, mas foi interditada. No abrigo, a família ainda espera pela promessa feita naquela época: ganhar um lugar para morar. “A gente se sente abandonado aqui. Estamos entregues à própria sorte”, disse a dona de casa.
O quartel desativado virou endereço para 180 pessoas expulsas de casa pelas chuvas. Os desabrigados recebem um aluguel social da prefeitura de R$ 400. Com esse dinheiro, o que Aida Torres, representante da Associação de Vítimas do Morro do Bumba, conseguiu foi alugar um apartamento onde mal cabe a família
“Eu moro numa quitinete com um cômodo e um banheiro para mim, meu marido e meus dois filhos”, comenta.
No cenário da tragédia, já não existe mais a cratera que engoliu casas e vidas, mas o Morro do Bumba não está livre do perigo. Casas que foram interditadas e ainda correm risco já voltaram a ter moradores.
Quinze dias depois da tragédia, a dona de casa Maria de Fátima já estava de volta a sua casa. Desde então, a família convive diariamente com o perigo. Quando a terra veio abaixo, deixou o quarto em que o filho dormia praticamente destruído. Ele escapou por pouco.
“Quando chove, a gente sai e dorme na casa do vizinho, que tem mais segurança. Depois a gente volta e assim a gente vai vivendo, fazer o quê”, lamenta a dona de casa Maria de Fátima.


Bom Dia Brasil

"É aqui, onde eu moro!"




Minha amiga e companheira de blog Carmen Monari, enviou esse vídeo da região onde mora, em Atibaia.
Apesar de estar a salvo, pois mora em lugar alto e seguro, está ilhada.

Zoológico apresenta filhotes de mico-leão-dourado

Animais, seriamente ameaçados no Brasil, se reproduziram nos Estados Unidos

A equipe do zoológico Cleveland Metroparks, nos Estados Unidos, está comemorando: nasceram três micos-leões-dourados nos últimos dez meses em suas dependências. O casal de macacos, Brie e Cumin, primeiro deu origem ao filhote Orolito, há dez meses, e acabaram de ganhar mais dois micos, ainda sem nome.
Os macaquinhos, que nasceram em 27 de dezembro do ano passado, pesam pouco mais de 50 gramas cada um e vivem pendurados nas costas dos pais. O adulto pode chegar a pesar 700 gramas e medir 40 centímetros, mais a cauda. Os micos vivem em pequenos bandos e todos os membros da família ajudam a cuidar dos filhotes mais novos.


Na floresta, os animais de pelagem alaranjada vivem no topo das árvores e se alimentam de frutos e pequenos animais, como lagartixas. O mico-leão-dourado é nativo da região de mata atlântica brasileira e encontra-se extremamente ameaçado de extinção devido à redução drástica de seu habitat.


Existem várias campanhas ao redor do mundo para salvar os poucos representantes que ainda restam dos micos. O zoológico de Cleveland já colaborou com o nascimento de 19 deles desde 1997, segundo o site ZooBorns.



Revista Galileu

Enchente invade casas em Atibaia e moradores perdem tudo



Com a cheia de quatro metros do rio Atibaia, a cidade de mesmo nome, no interior paulista, ficou debaixo d'água. Moradores não tiveram tempo de salvar nada e o cenário é de destruição. Parte da população deixou a casa em botes de resgate.


R7

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Depoimento de babá de Joanna no Rio durou 40 minutos


Pai e madrasta da menina são acusados de tortura e homicídio qualificado.
Depoimento da mãe de Joanna durou pouco mais de duas horas.

A babá Gedires Magalhães de Freitas, que trabalhou na casa do pai da menina Joanna, André Marins prestou depoimento à Justiça na tarde desta segunda-feira (10). Ela participou da primeira audiência de instrução e julgamento do pai da menina André Rodrigues Marins, e da madrasta da criança, Vanessa Maia Furtado.
Eles são acusados de tortura com dolo direto e homicídio qualificado por meio cruel. Ao todo, devem ser ouvidas sete testemunhas de acusação. Joanna morreu em agosto, aos 5 anos, após uma meningite contraída pelo vírus da herpes. O episódio da morte da menina envolve acusações de maus-tratos à criança e ainda erro médico, já que Joanna chegou a ser atendida por um falso médico.
Na época das investigações, Gedires foi à polícia e contou que encontrou Joanna suja de fezes, com as mãos amarradas e deitada sob um colchão. Nesta segunda-feira, a babá voltou a afirmar que a menina vivia em condições precárias de higiene.
“Eu me assustei quando vi aquela cena, logo no meu primeiro dia de trabalho, e quando perguntei ao André porque a Joanna estava naquelas condições ele me disse que era por ordens médicas. Ele também pediu que eu não limpasse a menina e nem chegasse perto”, relatou a babá.
Gedires afirmou ainda que trabalhou no apartamento do casal por 15 dias e que foi demitida por não aceitar dormir na casa. Ela disse que se pudesse voltar no tempo, levaria a menina embora da casa do pai.
“Se eu pudesse, eu teria colocado a Joanna no colo e saído correndo. Tenho netos da mesma idade e fiquei muito chocada quando tudo o que vi. A Joanna estava muito abatida e falava bem pouco, quase não tive contato com ela”, relatou.
Apesar das condições em que contou que a menina vivia, Gedires afirmou que André Marins era um pai carinhoso e que chamava as filhas de “minhas princesas”. Ela também falou que durante o período em que trabalhou não presenciou cenas de agressão física contra Joanna.

Mãe de Joanna prestou depoimento por mais de 2 horas
Durou pouco mais de duas horas o depoimento de Cristiane Marcenal, mãe da menina Joanna.
Cristiane reafirmou que André era negligente e que a menina sofria maus-tratos. “Para mim já não é mais pai da minha filha com quem eu me relacionei. Para mim ele é um criminoso que tem que ser julgado”, disse ela.
Segundo Cristiane, foi em outubro de 2007 que ela teria percebido os primeiros sinais de maus-tratos quando a filha teria chegado com hematomas e roupas rasgadas de uma visita da casa do pai. Cristiane afirmou que foi preciso fazer exame de corpo de delito e a que a filha, então com 2 anos e meio de idade, sofreu síndrome de espancamento. No mesmo ano, a visitação do pai foi suspensa e retomada em agosto de 2008.
De acordo com Cristiane, até 2007 a menina ia chorando para a casa do pai. “Ela chegava a gritar quando o via ”, disse. Cristiane contou ainda que ouviu da filha que o pai batia nela e que a madrasta, Vanessa, só dava banho gelado em Joanna.
Além disso, Cristiane afirmou que Vanessa batia e gritava com a menina e que era impossível manter um contato porque a madrasta sempre usava palavras de baixo calão com Cristiane. A mãe de Joanna afirmou que a juíza que concedeu a guarda da menina para o pai, alegando que a menina sofria alienação parental, será testemunha de defesa do casal acusado.

Encontro emocionante
Após o depoimento, Cristiane contou que antes da audiência conheceu a diarista de André, Gedires Magalhães de Freitas, e que o encontro foi emocionante. “Ela veio sozinha, achei de muita coragem. Sem filho, sem marido, sem ninguém. Saiu da casa dela só com a intimação na mão. Ela me disse: ‘Vou testemunhar porque vi o jeito que estava sua filhinha’”, disse Cristiane. A diarista é a segunda testemunha a ser ouvida pela Justiça nesta segunda.

Audiência
A audiência começou por volta das 13h40 desta segunda-feira (10), no Tribunal de Justiça do Rio. André chegou sem algemas e não falou com a impresa.
Cristiane chorou antes de entrar na sala. "Eu estou aqui e não vou desistir de brigar pela justiça da minha filha. O corpinho dela estava muito machucado, muito marcado para eu desistir. Espero que hoje a gente consiga essa justiça", disse ela.
A mãe de Joanna, antes de iniciar o depoimento, afirmou que tinha "medo" de falar na presença do casal. O juiz, então, pediu que os dois fossem retirados da sala.
O pai de Joanna está preso em Bangu 8 desde o dia 25 de outubro. No dia 14 de dezembro a Justiça concedeu um parecer favorável à soltura de André, que é técnico judiciário. Na época, a promotoria pública justificou o parecer alegando que ele tinha residência fixa, presunção de inocência, não tinha condenações anteriores e era funcionário do judiciário.
O advogado dele, Francisco Santana, afirmou que pedirá ao juiz a revogação da prisão de André. Alé disso, ele também criticou o fato de as testemunhas de defesa não terem sido intimadas. Santana alegou que fracionar a audiência seria ilegal. "Os dois lados devem ser ouvidos na mesma audiência, é o que está na lei. Mesmo que isso demore dias. Fracionar a audiência é uma anulidade", disse ele.
Outro processo corre na Justiça por conta do caso Joanna. Os réus são a médica Sarita Fernandes Pereira e o falso médico, Alex Sandro da Cunha, contratado por ela.


G1

Xuxa receberá R$ 150 mil de indenização da gráfica da Igreja Universal

'Folha Universal' publicou que apresentadora é "satanista" e que teria vendido sua alma para o demônio por US$ 100 milhões. Foto: Divulgação

A Editora Gráfica Universal terá que pagar R$ 150 mil de indenização por dano moral à Xuxa Meneghel. O motivo foi ter publicado na Folha Universal que a apresentadora é "satanista" e que teria vendido sua alma para o demônio por US$ 100 milhões.
Na petição inicial do processo, Xuxa declarou que tem uma imagem pública a zelar, principalmente no meio infantil, e que a conduta da ré lhe causou danos morais, sobretudo por ser pessoa de muita fé. Já a editora se defendeu alegando seu direito de informar e que não o fez com abuso, já que os fatos mencionados em sua reportagem já foram objeto de outras matérias em outros veículos.
Para a juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível da Barra da Tijuca, não há na reportagem um traço sequer de informação, mas sim de especulação, sem que tenha sido dada à autora a oportunidade de ser ouvida sobre o seu teor.
"Toda liberdade deve ser exercida com responsabilidade, o que a ré parece não saber, embora, ironicamente, seja gráfica de uma igreja. Quem publica o que quer, com manchete sensacionalista e texto estapafúrdio sobre 'famosos que teriam se deixado seduzir pelo mal' e monta fotos, legendando-as com palavras que evocam um suposto culto da autora pelo diabo, deve ser responsabilizado pelo dano moral causado, agravando-se tal situação por ser a autora pessoa que tem seu público, sobretudo, no meio infantil e infanto-juvenil, que é mais facilmente ludibriável", completou a magistrada.
A ré também foi condenada a publicar, na primeira página da próxima edição após o trânsito em julgado da ação, no mesmo periódico, o seguinte: "em desmentido da publicação do exemplar 855 de 24 de agosto de 2008, Maria da Graça Xuxa Meneghel afirma que tem profunda fé em Deus e respeita todas as religiões".


STJ decide manter decreto de prisão contra Mizael; ele continua foragido


O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou nesta segunda-feira o pedido de habeas corpus feito pela defesa do advogado Mizael Bispo de Souza, acusado de participar do assassinato de sua ex-namorada Mércia Nakashima.
Outro pedido de habeas corpus feito pelos advogados do acusado já tinha sido indeferido no fim de dezembro de 2010, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Mizael está foragido desde 7 de dezembro, quando foi decretada sua prisão.
Nesse novo pedido de habeas corpus, a defesa contestou a decisão do TJ-SP e alegou que houve "ilegalidade na decretação da prisão", destacando que o decreto não estava fundamentado, segundo o STJ.
Apesar disso, o ministro Ari Pargendler, presidente do STJ, afirmou em sua decisão que o documento estava fundamentado em possíveis ameaças contra testemunhas e familiares da vítima. Na decisão, ele ainda destacou que a polícia deve identificar a linha telefônica utilizada para as intimidações. "Há fatos novos, situações que devem receber análise", afirmou o desembargador.
O advogado de Mizael, Samir Haddad Junior disse nesta segunda que vai recorrer da decisão no STF. "Esse resultado já era esperado, mas agora vamos recorrer. Esse decreto de prisão é totalmente ilegal".
Ele ainda afirmou que Mizael não deve se entregar a polícia. "Ele [Mizael] está abatido, mas está otimista."

CRIME
A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio. Seu carro foi encontrado na represa de Nazaré Paulista no dia 10 de junho, e seu corpo no dia seguinte.
Mizael é acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. O vigia Evandro Bezerra da Silva, acusado pela polícia de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado.
Silva chegou a falar, em depoimento à polícia, que combinou de ir buscar Mizael na represa de Nazaré Paulista no dia 23 de maio --data de desaparecimento de Mércia--, mas depois mudou a versão e negou envolvimento com o crime.


Audiência do caso Joanna começa com testemunho da mãe


Advogado de defesa tenta um adiamento

A audiência do caso da menina Joanna Cardoso Marcenal Marins começou por volta das 13h45 desta segunda-feira (10), com mais de uma hora e meia de atraso. Joanna, que tinha cinco anos, morreu de meningite após ficar 26 dias em coma no Rio de Janeiro. A primeira a testemunhar é a mãe da criança, a médica Cristiane Marcenal Ferraz. Ela pediu para que o réu, André Rodrigues Marins, pai da menina e se ex-marido, e a outra acusada Vanessa Maia fossem retirados da sala de audiência. Ela alegou temer ser intimidada.
O pai da garota e Vanessa foram denunciados em outubro do ano passado, pelo Ministério Público por tortura e homicídio.
Serão ouvidas de dez a 12 testemunhas nesta segunda. O advogado de defesa disse que nem todas as pessoas foram intimadas, portanto há brecha para um adiamento. De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, isso não deve acontecer porque as testemunhas já estão no local.

Tainá Lara


Pai e madastra da menina Joanna terão audiência nesta segunda no RJ



Eles são acusados de tortura e homicídio qualificado por meio cruel.
Joanna Marcenal, de 5 anos, morreu no dia 13 de agosto de 2010.

O pai de Joanna Marcenal, André Rodrigues Marins, e a madrasta da menina, Vanessa Maia Furtado, terão a primeira audiência no processo em que respondem por tortura, no Tribunal de Justiça do Rio, nesta segunda-feira (10). Eles são acusados de tortura com dolo direto e homicídio qualificado por meio cruel.
A menina, de 5 anos, morreu no dia 13 de agosto de 2010, em decorrência de uma meningite contraída do vírus da herpes, em agosto. O episódio, entretanto, envolve acusações de maus tratos à menina e ainda erro médico, já que Joanna chegou a ser atendida por um falso médico.
O pai de Joanna foi preso no dia 25 de outubro. Mas no dia 14 de dezembro a Justiça concedeu um parecer favorável à soltura de André, que é técnico judiciário. Na época, a promotoria pública justificou o parecer alegando que ele tinha residência fixa, presunção de inocência, não tinha condenações anteriores e era funcionário do judiciário.
Antes do casal ser julgado, 12 testemunhas serão ouvidas na audiência. O processo corre na 3ª Vara Criminal da Capital. Outro processo corre na Justiça por conta do caso Joanna. Os réus são a médica Sarita Fernandes Pereria e o falso médico, Alex Sandro da Cunha, contratado por ela.

Médica acusada de homicídio foi solta
Sarita é acusada de homicídio, na forma omissiva, contra a menina Joanna Marcenal Marins e foi solta no dia 16 de dezembro.
De acordo com o TJ-RJ, o juiz condicionou a liberdade provisória da médica à apresentação do passaporte, que ficaria acautelado em cartório. Ele determinou a comunicação da decisão ao Departamento de Polícia Federal de Controle de Fronteiras e Imigração para impedir saída da médica do Brasil.
O falso médico, Alex Sandro da Cunha, está foragido desde setembro de 2010, quando foi denunciado por por exercício ilegal da medicina, com resultado morte em relação à menina Joanna, estelionato, falsificação e uso de documentos e tráfico ilícito de entorpecentes.

Médica negou contratação de falso médico
A médica Sarita afirmou, no dia 6 de dezembro, durante audiência no 3º Tribunal do Júri, no Rio, que não foi responsável pela contratação de Alex, mas sim pela administração do Hospital Rio Mar, da Barra da Tijuca.
Procurada pelo G1 na época, a assessoria do hospital foi a responsável direta pela contratação do falso médico, já que atuava na unidade como coordenadora da pediatria há 5 anos. Ainda segundo o Rio Mar, Sarita teria orientado o estudante a trabalhar somente à noite e, ainda, evitar conversar com outros funcionários para não levantar suspeitas. O hospital informou também que a pediatra já havia trabalhado com o falso médico em outro hospital.

Carolina Lauriano


G1

Toque de recolher em Fernandópolis (SP)



O toque de recolher tem o objetivo de evitar que menores de 18 anos frequentem os bares depois das 23h, sem a companhia dos responsáveis. Já foram levados ao Conselho Tutelar 15 adolescentes.



Jornal Globo News

A NOSSA JABUTICABA - TUDO DE BOM !


A NOSSA JABUTICABA
Regina Pereira

A jaboticaba (ou jabuticaba), nossa pequena notável!!! Fruta 100% brasileira.
É dela que vamos falar.
Discreta no quintal de nossa casa, ela contém teores espantosos de substâncias protetoras do peito.
Ganha até da uva, e provavelmente do vinho que é festejado no mundo inteiro por evitar infartos.
Você vai conhecer agora uma revelação científica – e das boas – que acaba de cair do pé.
A química Daniela Brotto Terci nem estava preocupada com as coisas que se passam com o coração.
Tudo o que ela queria, em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, era encontrar na natureza pigmentos capazes de substituir os corantes artificiais usados na indústria alimentícia.
E, claro, quando se fala em cores a jaboticaba chama a atenção.
Roxa? Azulada? Cá entre nós, jaboticaba tem cor de…jaboticaba.
Mas o que tingiria a sua casca?
A cientista quase deu um pulo para trás ao conferir:
“enormes porções de antocianinas”, foi a resposta.
Desculpe o palavrão, mas é como são chamadas aquelas substâncias que, sim, são pigmentos presentes nas uvas escuras e, conseqüentemente, no vinho tinto, apontados como grandes benfeitores das artérias.
Daniela jamais tinha suspeitado de que havia tanta antocianina ali, na jaboticaba aliás, nem ela nem ninguém.
“Os trabalhos a respeito dessa fruta são muito escassos”, tenta justificar a pesquisadora, que também mediu a dosagem de antocianinas da amora.
Ironia, o fruto da videira saiu perdendo no ranking, enquanto o da jaboticabeira…
Dê só uma olhada (o número representa a quantidade de miligramas das benditas antocianinas por grama da fruta):
jaboticaba: 314
amora: 290
uva: 227

As antocianinas dão o tom. “Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali”, entrega a nutricionista Karla Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro.
No reino vegetal, esse tingimento serve para atrair os pássaros.
“E isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie”, explica Daniela Terci, da Unicamp.
Para a Medicina, o interesse nas antocianinas é outro. “Elas têm uma potente ação antioxidante”, completa a pesquisadora de Campinas. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para a gente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento. Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.
Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias. A boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.
Os sucos, particularmente, rendem experiências bem coloridas. A nutricionista Solange Brazaca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, interior paulista, dá lições que parecem saídas da alquimia. “Misturar a jaboticaba com o abacaxi resulta numa bebida azulada”, ensina. “Já algumas gotas de limão deixam o suco avermelhado”. As variações ocorrem devido a diferenças de Ph e pela união de pigmentos ácidos.
Mas vale lembrar a velha máxima saudável: bateu, tomou. “Luz e oxigênio reagem com as moléculas protetoras”, diz a professora. Não é só a saúde que sai perdendo: o líquido fica com cor e sabor alterados.
Aliás, no caso da jaboticaba, há outro complicador. Delicada, a fruta se modifica assim que é arrancada da árvore. “Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita”, conta a engenheira agrônoma Sarita Leonel, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. Agora, para quem tem uma jabuticabeira, que privilégio! A professora repete o que já diziam os nossos avós: “Jabuticaba se chupa no pé”.

O branco tem seu valor.
A bioquímica Edna Amante, do laboratório de frutas e hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca alguns nutrientes da parte branca e mais consumida da jaboticaba. “É na polpa que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas”.
Ufa! E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. “Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas”, conta a nutricionista Karla Silva. A pectina, portanto, faz uma excelente dobradinha com as antocianinas no fruto da jabuticabeira. Daí o discurso inflamado dessa especialista, fã de carteirinha: “A jabuticaba deveria ser mais valorizada, consumida e explorada”. Nós concordamos, e você?


A JABOTICABEIRA
Nativa do Brasil, ela costuma medir entre 6 e 9 metros e é conhecida desde o período do descobrimento. “A espécie é encontrada de norte a sul, desde o Pará até o Rio Grande do Sul”, diz o engenheiro agrônomo João Alexio Scarpare Filho, da Esalq. Segundo ele, a palavra jabuticaba é tupi e quer dizer “fruto em botão”.
A invenção é esta: vinho de jabuticaba. O nome não deixa de ser uma espécie de licença poética, já que só pode ser denominado vinho pra valer o que deriva das uvas. Mas, sim, existe um fermentado feito de jaboticaba que, aliás, já está sendo exportado. “O concentrado da fruta passa um ano inteiro em barris de carvalho,” conta o farmacêutico-bioquímico Marcos Antônio Cândido, da Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia, Goiás.
A jaboticaba é a matéria-prima de delícias já conhecidas, como a geléia e o licor, e também de uma espécie de vinho. Quem provou a bebida garante: é uma delícia.

Em 100 gramas ou 1 copo:
Calorias 51
Vitamina C 12 mg
Niacina 2,50 mg
Ferro 1,90 mg
Fósforo 14 g.

Tire proveito da jaboticaba
Atributos, para essa fruta tipicamente brasileira, são o que não faltam. Vitaminas, fibras e sais minerais aparecem nela ao montes.
Agora, para melhorar ainda mais esse perfil nutritivo, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas descobriram que ela está cheia de antocianinas, substâncias que protegem o coração.
Mais uma razão para que a jaboticaba esteja sempre em seu cardápio.


Verbratec© Desktop.