sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dicas de como identificar quando o álcool é um problema


Segundo a Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.
A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

Os perigos do álcool :
Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas.
Grande parte dos acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho, são provenientes do abuso de álcool.

Sinais do alcoolismo:
•- Você já sentiu que deveria diminuir a bebida?
•- As pessoas já o irritaram quando criticaram sua bebida?
•- Você já se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida?
•- Você já tomou bebida alcóolica pela manhã para “aquecer” os nervos ou para se livrar de uma ressaca?

Apenas um “sim” sugere um possível problema. Em qualquer dos casos, é importante ir ao médico ou outro profissional da área de saúde, imediatamente, para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a determinar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderão recomendar a melhor atitude a ser tomada.


Irmão de suspeito de matar supervisora diz que ele confessou que matou uma mulher


O homem procurou a polícia para oferecer ajuda; suspeito já é considerado foragido

O irmão do suspeito identificado de ter matado a supervisora de vendas Vanessa Vasconcelos Duarte procurou a polícia para oferecer ajuda. Segundo dados da investigação, o homem informou que o suspeito, no dia do crime, chegou transtornado em casa e confessou que tinha matado uma mulher.
Segundo a polícia, a Justiça aceitou o pedido de prisão temporária do suspeito ainda na noite de sexta-feira (18). O delegado Zacarias Tadros, que cuida do caso, não autorizou divulgação do nome dele. O Tribunal de Justiça de São Paulo não confirma a informação, pois alertaria o suspeito.
Com a ajuda do irmão, a polícia já tem dados de endereços de parentes e possíveis locais onde o envolvido no caso poderia estar escondido. Segundo fontes da Rede Record, o suspeito ainda está no Estado de São Paulo. A procura por ele continua neste sábado (19).
O segundo envolvido no caso ainda não foi identificado. A polícia sabe que ele é amigo do primeiro suspeito e que, assim que encontrar esse homem que já foi identificado, chegará mais rápido ao outro criminoso.


Educadores são indiciados por morte de menina em aula de natação



O afogamento da menina de dois anos ocorreu no último dia 8 em Brasília

Três pessoas foram indiciadas pela morte de uma criança de dois anos em uma escola em Brasília. O professor de educação física, a coordenadora de educação infantil e uma auxiliar foram responsabilizados pelo afogamento de uma menina, ocorrido no último dia 8.
Segundo a polícia, eles vão responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A direção da escola informou que não foi notificada oficialmente. O colégio afirma que abriu uma sindicância interna para apurar as circunstâncias do acidente.
Segundo o laudo preliminar da perícia, a menina passou pelo portão da cerca da piscina rasa e caiu em outra mais funda, sem que ninguém percebesse. Ela estava na aula de natação.


R7

Casal gay reclama de 'expulsão' após beijo em cinema na Zona Sul do Rio


Casal registrou queixa na Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual.
Rede de cinema lamenta o ocorrido e demite segurança terceirizado.

O bailarino João Batista Júnior, de 25 anos, e o sociólogo Thiago Soliva, 26, registraram queixa, nesta sexta-feira (18), na Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual, da Prefeitura do Rio, contra um segurança do cinema Roxy, em Copacabana, na Zona Sul da cidade. De acordo com o bailarino, ele e o companheiro foram convidados a se retirar do cinema pelo agente, após se beijarem na sala.
O grupo Severiano Ribeiro, que administra o cinema Roxy, informou que "lamenta profundamente este episódio". Segundo a rede, "a conduta adotada pelo segurança não seguiu, em nenhum momento, as diretrizes da empresa, que zela em primeiro lugar pelo bem-estar, liberdade, conforto e respeito a todos os seus clientes". O grupo informa ainda que "o segurança, prestador de uma empresa terceirizada, foi afastado imediatamente e não presta mais serviços para a empresa".

Discussão com segurança
João Batista explica que o segurança passou a olhá-los de maneira estranha, desde quando eles entraram no cinema de mãos dadas.
“Nos comportamos como qualquer casal. Entramos na sala, nos abraçamos, e nos beijamos. Quando o segurança viu, ele disse que não podíamos continuar ali daquela maneira. Aí eu perguntei: 'como?'. E ele disse 'se beijando'. O indaguei que se ele estivesse com a mulher dele, se ele gostaria de ser retirado da sala por beijá-la, e ele argumentou que homem e mulher é normal se beijarem, e com a gente não”, lamentou o bailarino.

Ida à delegacia
O bailarino diz ainda que após a discussão com o segurança, ele procurou a gerência do Roxy. Segundo ele, o gerente se desculpou pelo fato e ofereceu dois vale-ingressos ou a devolução do dinheiro para o casal. Insatisfeitos, João e Thiago foram até a 13ª DP (Ipanema) registrar queixa contra o segurança.
Ao chegarem à delegacia, o casal foi atendido por um inspetor que lhes informou que, antes de registrar a ocorrência, era preciso ligar para o 190 e estar em posse dos documentos de identificação do segurança. Thiago e João retornaram ao cinema em busca dos dados, conversaram novamente com o gerente, e ligaram para a polícia.
De acordo com João, assim que a polícia chegou ao estabelecimento, o gerente disse aos agentes que o segurança já tinha ido embora e que não trabalhava mais na equipe. Ainda inconformados com a situação, o casal voltou à delegacia no dia seguinte.

Falta de lei para enquadrar segurança
Mas, segundo João, o delegado da 13ª DP (Ipanema) explicou que não era possível registrar queixa, já que não houve agressão, e que não havia uma lei para enquadrar o segurança pelo crime de homofobia.
“O delegado fez um documento para atestar que estivemos na delegacia. Ele nos disse que poderíamos utilizá-lo, caso a gente queira entrar com um processo contra o cinema na esfera cível. Volto a dizer que o constrangimento que passamos foi inadmissível e foi muito ruim ver que nada aconteceu. Se ninguém tomar providências, as pessoas vão se achar no direito de matar, cuspir, enfim, fazer qualquer coisa com os gays”, desabafou João.
No sábado (19), o casal, em companhia de amigos, promete distribuir folhetos explicando o episódio pelo qual passaram, na porta do Cinema Roxy.
A Prefeitura do Rio, a quem pertence a Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual, informou que na segunda-feira (21) vai enviar um ofício aos responsáveis pelo cinema para apurar e advertir sobre o ocorrido.


Anvisa quer banir drogas para emagrecimento


Foco são substâncias que atuam no sistema nervoso central

O reinado dos remédios emagrecedores está por um fio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer banir a comercialização de todas as drogas usadas para emagrecer que atuam no sistema nervoso central: a sibutramina e os derivados de anfetamina (femproporex, dietilpropiona e mazindol). A única droga para o tratamento da obesidade cuja venda deverá continuar liberada é o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino, reduzindo em cerca de 30% a absorção de gordura.
Desde o ano passado, a Anvisa vem impondo novas regras que endureceram os critérios de venda da sibutramina. Estudos indicam que o consumo dessa substância aumenta o risco de problemas cardíacos. Ela deixou de ser vendida como medicamento comum e passou a integrar a categoria dos anorexígenos, remédios que exigem receita especial.
A proposta de proibir os emagrecedores foi anunciada a especialistas e entidades médicas da área na semana passada e será publicada nesta quarta-feira no site da agência, junto com um parecer técnico. Para médicos endocrinologistas que atuam no combate à obesidade, a medida é radical demais e vai deixar os pacientes sem opção de tratamento, já que o controle da fome e da saciedade ocorre no cérebro.
"Quase metade da população brasileira tem sobrepeso. Muitos pacientes não conseguem perder peso com o tratamento clínico convencional, que inclui dieta e exercícios físicos. Como vamos controlar a obesidade desses pacientes sem mexer no cérebro?", diz o endocrinologista Márcio Mancini, chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo.

Estudo - Os benefícios dos remédios não superam os riscos. Esse é o principal argumento que a Anvisa pretende usar na próxima semana, durante audiência pública, para convencer a classe médica de que é melhor proibir de vez o uso de medicamentos usados para emagrecer. Segundo Dirceu Barbano, diretor da agência, o assunto vem sendo discutido desde o ano passado, quando a União Europeia baniu a sibutramina. "Quase nenhum outro país tem sibutramina. As anfetaminas também estão diminuindo. E não há notícia de que isso piorou ou atrapalhou o tratamento da obesidade." Em 2009, foram vendidas no país 67.500 toneladas de sibutramina.
Segundo Barbano, a Anvisa fez um levantamento interno e concluiu que, por mais que o medicamento seja controlado e indicado apenas para pacientes com determinados perfis, não há evidências suficientes que demonstrem que a perda de peso supera os riscos cardíacos. "A nossa proposta, sustentada por uma extensa pesquisa, é de retirada imediata desses produtos do mercado. A não ser que consigam nos demonstrar com dados consistentes que estamos errados e esses remédios são bons e seguros", diz.


Veja

SP: Professor de Matemática é afastado sob suspeita de fazer apologia ao crime em prova


SÃO PAULO - Um professor de Matemática da Escola Estadual João Octávio dos Santos, no Morro do São Bento, em Santos, litoral de São Paulo, foi afastado do cargo pela Secretaria Estadual de Educação sob suspeita de fazer apologia ao crime. Numa prova aplicada a alunos, havia questões sobre a prática de crimes, como prostituição, tráfico de drogas e roubo de veículos. Uma aluna do 1º ano C, do Ensino Médio, não entregou o teste ao professor e, de posse do conteúdo, revelou o teor aos pais.
A prova foi levada ao conhecimento da direção da escola e, posteriormente, à Polícia Civil. A Secretaria de Estado da Educação informou que afastou o docente para investigar o caso.
A polêmica avaliação continha problemas matemáticos, com questões que abordavam o tráfico de drogas, receptação de carros roubados, homicídio qualificado mediante pagamento e prostituição. Os resultados das equações sempre apontavam vantagens para os criminosos. Foram seis questões escritas na lousa, para que os estudantes copiassem e respondessem em uma folha à parte.
Em um dos problemas, o docente perguntou quantos carros teriam de ser roubados por um indivíduo para ele receber R$ 2 mil, já que para cada veículo o pagamento era de R$ 500,00. Em outro teste, ele deu detalhes de uma mistura de cocaína com bicarbonato para os traficantes aumentarem sua margem de lucro, e questionou qual o percentual da droga pura na receita. Em outra questão, era dito o seguinte:
- Pipoco está na prisão por assassinato, pelo qual recebeu R$ 5 mil. A mulher dele gasta R$ 75 por mês.Quanto dinheiro vai restar para Pipoco quando ele sair da prisão daqui a quatro anos?
No momento da prova, o professor, identificado como Lívio, teria dito aos estudantes que o teste era uma "avaliação diagnóstica", para analisar o conhecimento da turma sobre a matéria.
- A escola está ali para recuperar e não para 'jogar' para o tráfico, ou receptação e prostituição - disse a mãe da aluna que fez a denúncia e prefere não se identificar.
Outra mãe que viu a prova, Ana Silva, disse que ficou hororrizada.
- Não meu tempo não tinha disso não.
O jornal A Tribuna, de Santos, conseguiu falar pelo telefone com o professor. Aparentemente abalado, ele não quis entrar em detalhes sobre o caso e a forma como obteve ou elaborou as perguntas. Segundo ele, as mesmas questões são encontradas em sites de humor, alguns lançados em 2009.
Alegando ter sua "carreira destruída pela exposição exagerada" do fato, Lívio disse que foi "mal interpretado", e que explicou aos pais da aluna o motivo da aplicação do teste, inclusive pedindo desculpas. Mas ele não justificou a razão de optar por tais questões. Lívio afirmou que "a ficha ainda não caiu" e, portanto, não sabe o que poderá acontecer com sua carreira.
- Acabou - disse o professor, encerrando a conversa.
Investigadores da Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes (Dise) tentaram localizar o professor, mas não o encontraram em sua residência.
O delegado da Dise, Francisco Garrido Fernandes, instaurou inquérito para apurar a suposta apologia ao crime. Ele disse que, durante a investigação, serão ouvidos o docente, os pais, a aluna e a diretora da escola, Maria Madalena de Almeida Serralva, que prestará depoimento nesta segunda-feira.
- Os pais foram ouvidos, a Delegacia de Ensino notificada. Também foram notificados a diretora e esse professor - disse o delegado.


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Criança que diz ter sofrido racismo em hipermercado reconhece segurança


Menino de dez anos virou suspeito de furto e diz que foi xingado de "negrinho sujo"

A Secretaria de Segurança Pública informou nesta sexta-feira (18) que o menino de dez anos que diz ter sofrido racismo no hipermercado Extra, da marginal do Tietê, na zona leste de São Paulo, reconheceu um dos seguranças que teriam cometido o crime. O órgão informou ainda que a criança passará por avaliação psicológica.
O delegado Marcos Anibal, responsável pelo caso, informou que o prazo de investigação do caso vai vencer nos próximos dias. A polícia deve pedir à Justiça mais 30 dias para a finalização do inquérito.
Segundo o relato dos pais, a criança, que é negra, foi acusada de furto. O fato ocorreu no dia 13 de janeiro.
O garoto foi levado por três seguranças a uma sala reservada, onde, segundo contou, foi chamado de "negrinho sujo e fedido" e obrigado a tirar a roupa. Ele não havia furtado nada.


Investigador diz que Madeleine McCann está nos EUA


Madeleine McCann está nos EUA. É o que garante o investigador particular Marcelino Italiano, de 36 anos. Em entrevista ao jornal britânico "The Sun", ele diz não apenas saber o paradeiro da menina britânica que desapareceu na região do Algarve, no sul de Portugal, em 3 de maio de 2007, como garante conhecer os autores do sequestro. Segundo o detetive, que nasceu em Angola, Maddie foi vítima de uma rede de tráfico de crianças sediada no Algarve, da qual fariam parte dois conhecidos empresários portugueses, com contatos no alto escalão do Poder Judiciário de Portugal
"Eles são capazes de qualquer coisa, são influentes e perigosos", disse ao jornal.
O investigador diz ter enviado seu dossiê com informações sobre a quadrilha para a polícia em Huelva, no sudoeste da Espanha. Ele teve de fugir de Portugal depois de sofrer ameaças de morte.
"Sofri dois ataques por investigar este caso. Estou preparado para revelar toda a informação", disse ao "The Sun". Segundo ele, mais de uma dúzia de crianças foram sequestradas pelo grupo.
Os pais de Madeleine, Kate e Gerry, contrataram detetives particulares para averiguar as informações.


Babá sequestra bebê de 1 ano no segundo dia de trabalho no Espírito Santo

Empresária com filho que foi sequestrado por babá no Centro de Vitória: criança ficou em poder da adolescente por cerca de sete horas


Foram aproximadamente sete horas de angústia para pais do bebê de 1 ano e 3 meses

Uma babá de 15 anos sequestrou um bebê de 1 ano e 3 meses de idade, em Vitória. Foram aproximadamente sete horas de angústia para os pais da criança, que chegaram a receber mensagens de celular da garota, avisando sobre o sequestro. Era o primeiro dia de trabalho da babá com a família, mas não o primeiro crime cometido pela suspeita: ela já havia sequestrado outras duas crianças.
A babá havia começado a trabalhar no local, na Rua do Vintém, no Centro de Vitória, na manhã de quarta-feira. Desde cedo, insistiu para passear com o menino. Conseguiu o que queria às 16h, quando a mãe do bebê - uma empresária de 32 anos que prefere não se identificar - permitiu que ela fosse com o pai da criança até um supermercado.
Nesse momento, a adolescente aproveitou para fugir. Ela estava com um telefone celular da família, mas não atendia às ligações. "Algumas vezes, ela me deixou ouvindo música e muitas vozes. Parecia estar em alguma casa", falou a mãe do bebê.
Em vez de tranquilizar a família com notícias, a babá usava o celular para passar mensagens de texto. Numa delas, anunciou: "Seu filho está sequestrado".
Segundo a garota, ela pegou um ônibus para o Terminal de Laranjeiras, na Serra. Em seguida, foi a Jacaraípe e a Vila Nova de Colares. Lá, sentou-se num banco de ponto de ônibus e ligou para a polícia, 4h30 após o início do sequestro, dizendo estar arrependida. Horas depois, o menino foi entregue à polícia e voltou para os braços dos pais, às 23h.
O bebê estava com um machucado no lábio inferior e muito agitado, segundo a mãe, que tem outro filho, de 5 anos. A adolescente foi apreendida - termo previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente - e autuada por ato infracional correspondente ao crime de sequestro e cárcere privado.

Outros casos
A garota admitiu a polícia já ter roubado outras duas crianças. Na primeira ocasião, pegou um primo e foi a uma padaria, em Jardim Tropical, Serra, e quando retornou a mãe da criança havia acionado a polícia.
Na segunda vez, foi apreendida e passou 70 dias na Unidade Feminina de Internação (UFI). Ela raptou o sobrinho de um ex-namorado, em Cidade Continental, Serra, em setembro do ano passado. Passou quatro dias com a criança, de 6 meses de idade, numa casa em Taquara, mesmo município, e só foi descoberta graças à ação de investigadores do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) da Serra.

Funcionário de casal recomendou jovem
O casal de empresários e pais do bebê sequestrado revelou que foi um funcionário da empresa deles quem recomendou a adolescente de 15 anos. "Ele disse que a garota morava na rua dele, em Morada de Jacaraípe, e que conhecia a menina havia três ou quatro meses. Depois, meu marido mandou a moça aqui em casa para eu fazer uma entrevista", contou a empresária.
Na verdade, o funcionário só conhecia a menina havia quatro dias e estava tendo um caso com ela. Ele não estava envolvido no crime e até chorou com o casal de patrões.
Após ser indicada, a menina foi à residência do casal, no Centro de Vitória, no final da tarde de terça-feira. Ela conversou com a empresária, e as duas combinaram que a adolescente dormiria na casa no primeiro dia de trabalho. Também acertaram o valor do salário, que seria de R$ 600,00.
No outro dia de manhã, a babá logo pediu para passear com o bebê na pracinha do bairro. A mãe não permitiu, porque a babá não conhecia o local.
Passados alguns minutos, a babá deu banho no bebê e pediu para passear com ele de novo em frente à residência. Dessa vez, a mãe deixou e ficou observando a adolescente pela janela. Mas, por volta das 15 horas, o marido dela chegou, e a empresária pediu que ele fizesse algumas compras.
No momento do pedido, a babá pediu para ir junto, levando o bebê. A mãe autorizou desde que o marido os trouxesse de volta no carro. Mas o marido dela deixou a babá no supermercado e entregou à jovem o telefone celular da mãe para que as duas se comunicassem. Depois disso, a criança foi levada pela adolescente.

Adolescente usava nomes diferentes
A adolescente de 15 anos que confessou ter sequestrado o bebê usa vários nomes falsos e alegou que não ter documentos. Ela apresentou uma certidão falsa à polícia, na quarta-feira. Na outra ocasião em que levou uma criança de 6 meses, em Cidade Continental, disse que se chamava Ludmila. Para a mãe do bebê sequestrado na quarta-feira, afirmou que seu nome era Amanda e que tinha 19 anos. O verdadeiro nome da adolescente não pode ser divulgado, porque ela é menor de 18 anos, e o Estatuto da Criança e do Adolescente não permite que se revele sua identidade.

Versão
"Acho que faço isso porque não posso ter filhos"
Algemada nos pés e sentada no banco da delegacia, a adolescente contou detalhes de como sequestrou o bebê. Aparentemente tranquila, a garota disse estar arrependida, mas logo mudava de opinião. A adolescente acrescentou que recebeu tratamento psicológico durante os 70 dias que ficou na Unidade de Internação Feminina (UFI), em Cariacica.

Você já trabalhou de babá?
Já trabalhei três anos na casa de uma família em Barra de São Francisco, no Norte.

E você sequestrou algum bebê lá?
(risos) Não, lá não. As outras vezes foram aqui. Só na primeira vez, minha tia inventou a história porque estava com ciúmes de mim com o marido dela. E da outra vez foi o sobrinho do meu ex-namorado.

Você se arrepende?
Por um lado sim, por outro não.

E por que faz isso?
Não sei, acho que é porque não posso ter filhos, por causa dos problemas de cabeça que tenho. Os médicos falam que vou passar para o bebê. Tenho sete irmãos, e todos eles têm medo de mim (risos).

Angústia
"Não quero mais babá. Meus filhos ficarão em creche"
A empresária que teve o filho sequestrado contou os momentos de angústia que viveu por quase sete horas. Ela não teve coragem de ver a babá na delegacia e acredita que a jovem tenha planejado tudo.
Quando percebeu que a babá demorava a voltar com seu filho?
Depois de uns 40 minutos. Liguei para o meu marido, e ele disse que havia deixado a babá no supermercado com o meu celular. Liguei, mas ela não me atendeu. Após três ligações não atendidas, entrei em pânico.

Vocês procuraram logo a polícia?
Não. Achei que ela havia se perdido. Algumas vezes ela atendia ao telefone, e eu ouvia música e vozes. Não pensei que era sequestro.

Foi ela quem avisou sobre o sequestro?
Não. Eu liguei para um telefone anotado num caderno que ela trouxe e descobri que era a casa da criança sequestrada antes do meu filho. Aí, eu pirei.

Depois do que viveu, o que você pensa em fazer agora?
Não vou contratar mais ninguém como babá e vou colocar meus filhos em uma creche.


Gazeta Online

Coala filhote atingido por 15 balas já pode passear ao ar livre, mas precisa de ajuda


Fêmea, que perdeu a mãe durante tiroteio, tem recuperação impressionante

A pequena coala fêmea Frodo, que levou 15 tiros em novembro de 2010, foi liberada para um passeio ao ar livre por seu veterinário, na Austrália. Ela também já deixou o leito por uma área ao ar livre, porém, não pode ser solta ainda. A filhote, que sobreviveu ao ataque de caçadores e perdeu a mãe durante a emboscada, continua surpreendendo os tratadores por conta da recuperação rápida.

Bebê coala leva 15 tiros e sobrevive
Frodo, como é chamada a coalinha, foi levada há três meses ao hospital do zoológico Austrália Wildlife extremamente ferida e com chumbos de espingarda acoplados no corpo. Ela passou por uma série de cirurgias, mas nem todas as balas foram removidas.
Com os cuidados recebidos, depois de três meses de tratamento, Frodo já está pesando 2,6 kg. Trata-se de um grande indicador de que ela está bem, segundo noticiou o site Zoo Borns.
Os níveis de chumbo no sangue da órfã diminuíram e se encontram nos limites normais.

Filhote ainda precisa de ajuda
O problema é que os custos do tratamento da pequena coala são altos. Para conseguir continuar comprando os alimentos e medicamentos necessários e também seguir bancando os cuidados veterinários, exames e cirurgias, o zoo australiano gasta milhares de dólares por mês.
Para dar continuidade ao tratamento da filhote, que chegou ao hospital com traumatismo craniano e graves ferimentos no estômago e no intestino, o parque lançou uma página na internet para incentivar a doação da população local.

há informações sobre a recuperação de Frodo e os cuidados que ela vem recebendo.


R7

Filhos de mães que trabalham têm mais problemas de saúde


Essas crianças têm 200% mais chances de ter asma e sofrer acidentes, diz estudo

Crianças de mães que trabalham são significativamente mais propensos a ter problemas de saúde, incluindo asma e acidentes, do que filhos de mães que não trabalham, de acordo com nova pesquisa da North Carolina State University, dos Estados Unidos.
O estudo analisou a saúde de crianças em idade escolar que têm pelo menos um irmão mais novo. Quando a mãe trabalha, segundo o estudo, leva a um aumento de 200% o risco de a criança sofrer episódios de asma, ferimentos ou intoxicações ou a necessidade de ir ao hospital durante a noite.
Estudos anteriores demonstraram que, em média, as crianças têm uma saúde melhor quando a mãe trabalha atribuídas a fatores como o aumento da renda, a disponibilidade de seguro de saúde e um aumento da própria na estima da mãe.
No entanto, para a autora do estudo, a pesquisadora Melinda Morrill, outras evidências mostraram o contrário.
- Eu não acho que alguém deve fazer juízos de valor tendo como base a decisão de uma mãe trabalhar ou não trabalhar. Mas, é importante que nós estejamos conscientes dos custos e benefícios associados com a decisão da mãe ao trabalho.
O estudo analisou 20 anos de dados, entre 1985 e 2004, cobrindo aproximadamente 89 mil crianças.
Na avaliação dos resultados de saúde, a pesquisadora analisou apenas as crianças mais velhas já matriculadas na escola, com idades entre 7 e 17 anos, cujo irmão mais novo estivesse com idade de quem frequenta o jardim de infância.
Estudo da Universidade de Washington, a Universidade Cornell, em Nova York, também abordou a saúde de filhos que têm mães que trabalham. Segundo a pesquisa, eles têm mais probabilidades de serem obesos, segundo um estudo feito nos Estados Unidos.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o número de anos que a mãe passou trabalhando teve um efeito direto no IMC (Índice de Massa Corporal) de seus filhos.


Professor de escola municipal do Rio é denunciado por assédio sexual



Um professor de matemática da Escola Municipal Rubens de Farias Neves, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual, acusado de assediar sexualmente uma aluna de 13 anos. A pena varia entre um e dois anos de reclusão, com aumento de um terço quando a vítima tem menos de 18 anos. A ação será julgada pela 40ª Vara Criminal da Comarca da Capital.
Segundo a denúncia, as tentativas de sedução ocorreram entre 22 e 24 de março do ano passado. Em sua primeira investida, o professor teria chamado a aluna - que cursa o 9º ano - à sala de professores. Lá, ele a teria convidado a ir à sua casa quando sua esposa não estivesse no local.
Diante da recusa da aluna, no dia seguinte o professor teria proposto que ela faltasse o último tempo de aula para acompanhá-lo à sua casa. Mais uma vez a adolescente negou. No dia 24, após conseguir o número do celular da estudante, o professor teria tentado convencê-la uma vez mais a encontrá-lo clandestinamente. A garota, que já havia contatado sobre o assédio aos pais, gravou a conversa
“Em vez de se dedicar ao engrandecimento intelectual de seus pequenos alunos, o denunciado, um marmanjo de 30 anos de idade, à época, preferiu se valer de sua inegável ascendência, decorrente da qualidade de professor, para intentar se aproveitar sexualmente de uma menina de 13 anos de idade, felizmente sem sucesso. A despeito da gravidade do evento, há notícia nos autos de que ‘Fabio continua dando aula normalmente’, o que, a par de consubstanciar um escárnio para com os familiares da aluna (que teve que se retirar da escola em razão do ocorrido), implica a exposição de outros alunos a severíssimo risco”, afirma o promotor Marcus Vinicius da Costa Moraes Leite na denúncia.
A Secretaria municipal de Educação determinou o afastamento imediato do professor de suas atividades.

Extra Online

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Imagens de assalto a ex-árbitro mostram ‘embate corporal’, diz polícia



Oscar Roberto Godói foi baleado em São Paulo, na noite de quarta.
Delegado diz procurar suspeito que aparece em cenas de câmeras.


O delegado Marco Aurélio Batista, responsável pela investigação sobre a tentativa de assalto ao ex-árbitro e jornalista Oscar Roberto Godói, divulgou na tarde desta quinta-feira (17) a imagem do suspeito de ter atirado na vítima. A cena, congelada de um vídeo, mostra um rapaz de calça branca passando em frente ao prédio de onde a polícia retirou imagens do circuito de segurança. Ele parece caminhando em direção ao ex-árbitro.
De acordo com o delegado, nesse momento, o homem já estava com a arma na mão. Para ele, houve "embate corporal" entre os dois. Godói, que está internado, foi baleado na noite desta quarta (16), no bairro de Perdizes, Zona Oeste da capital.
“Estamos trabalhando as imagens que chegaram nas nossas mãos para fazer um retrato falado. Além disso, estamos em busca de testemunhas. Já temos duas. Trabalhamos com todas as hipóteses (para o crime) e buscamos imagens dos prédios ao redor para identificar uma possível rota de fuga”, disse Batista, que é titular do 23º DP (Perdizes).
Ele disse ainda, com base nas imagens, que Godói reagiu ao assalto. “Na sequência da imagem (que não foi mostrada aos jornalistas), ele aborda a vítima de arma em punho. Há um embate corporal e eles ficam a uma distancia de três metros da frente do prédio. Depois, ambos caem defronte ao edifício. Aparentemente, ele (Godói) já havia levado os disparos e o suspeito fugiu em seguida.”
Godói está internado no Hospital das Clínicas. De acordo com a unidade médica, o ex-árbitro foi atingido por quatro tiros – dois de raspão. Um terceiro disparo atravessou o tórax e perfurou um dos pulmões. Outro projétil atingiu a região cervical esquerda e se alojou perto da coluna, que não foi atingida.
Os dois ferimentos foram tratados durante uma cirurgia. Segundo o hospital, uma das balas continua alojada próxima à coluna do paciente. O HC diz que o estado do paciente é grave.

Criminalidade
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo não informa o registro de crimes por bairros. Em seu site, revela apenas que a capital teve oito casos de latrocínio (roubo seguido de morte) no último trimestre de 2010. No mesmo período de 2009, o número é quase três vezes maior: 21 casos de latrocínio.
O major Marcel Soffner, da Polícia Militar, ressaltou que “todos os números (de crimes) estão caindo” na capital e disse que a PM atua preventivamente não só em Perdizes como em outros bairros da cidade. “É claro que um problema ou outro pode ocorrer. Foi uma situação pontual”, afirmou ele sobre o caso do ex-árbitro.
Alegando questões estratégicas, ele não detalhou quantos PMs atuam na região nem onde há câmeras usadas para evitar a prática de delitos. Para o major, a polícia “trabalha com inteligência e tecnologia”. Ele também não comentou sobre o fato de moradores de Perdizes reclamarem da sensação de insegurança.


G1

Polícia de São Paulo divulga retrato falado de suspeito de ter matado jovem


A Polícia Civil de Santana de Paranaíba divulgou nesta quinta-feira o retrato falado do segundo suspeito de ter participado do assassinato da supervisora de vendas Vanessa de Vasconcelos Duarte. O corpo da jovem foi localizado no domingo, dia 13, em um matagal próximo à Rodovia Raposo Tavares, Vargem Grande Paulista. A polícia já está com as imagens do percurso realizado pelo carro de Vanessa.
A jovem foi achada em um matagal próximo ao km 41 da rodovia Raposo Tavares. No sábado, a polícia havia achado o carro da jovem com o banco de motorista parcialmente queimado, também em Vargem Grande Paulista. Vanessa teria saído da casa do noivo, em Barueri, e ofereceria carona a três amigas com quem iria a um curso de maquiagem na capital paulista, mas não apareceu no local combinado.
De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada por volta das 14h de sábado, as chamas no banco do veículo foram contidas com o extintor do próprio carro. Não havia queixa de roubo ou furto do veículo, que é do noivo de Vanessa e ainda deve passar por perícia. As amigas informaram à investigação que as ligações para o telefone de Vanessa já caíam na caixa postal na manhã de sábado.


Jornal do Brasil

Menino começa a retomar vida normal após ter AVC com apenas dois anos


Rio - Um menino que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) quando tinha apenas dois anos começa a ter uma vida normal, agora que tem 11 anos. Peter Wolffsohn ficou dois anos com paralisia nos braços, pernas e no tronco. De acordo com o site brtânico Birmingham mail, na ocasião do AVC a mãe de Peter, Rachel Wolffsohn, só percebeu o problema com seu filho um dia após ocorrido.
No dia do AVC os pais de Peter perceberam que ele estava estranho, pois ele não falava, não conseguia segurar objetos com mão a esquerda, contudo pensaram que era manha da criança.
Somente no dia seguinte que eles realmente ficaram preocupados, pois os problemas persistiram. Rachel resolveu então levar seu filho no médico.
Após uma série de exames ficou constatado que o menino havia tido um derrame, problema normalmente associado a pessoas mais velhas. O médicos descobriram que Peter tem artérias muito estreitas, ele precisou tomar anticoagulantes por seis meses. Hoje todos os dias ele necessita tomar uma aspirina, para ajudar a afinar o sangue, assim previndo um novo AVC.
Agora com 11 anos, cinco anos após o derrame, ele reaprendeu a falar, mais ainda necessita de ajuda em vários momentos. Peter ainda tem problemas para permanecer em pé, por isso os pais corrigem o tempo todo a postura do menino. Outra sequela é que ele tende a ficar com os punhos fechados. O menino faz fisioterapia para relaxar os músculos.
Todo ano cerca de 400 crianças britânicas tem AVC, apesar de ser fácil o diagnóstico ele pode ser facilmente confundido com birra.


A VIDA SELVAGEM AO REDOR DO MUNDO

Tigresa no Parque Nacional de Ranthambore, na Índia. Foto: Patricio Robles Gil

"A ariramba tem um bico comprido e fino. A textura da plumagem é belíssima, verde esmeralda", diz o fotógrafo. Foto: Patricio Robles Gil

"As lontras são animais impressionantes pela maneira como vivem em sociedade. Andam e caçam em grupos grandes, de oito a dez animais", diz o fotógrafo. Foto: Patricio Robles Gil

Durante mais de duas décadas, o fotógrafo mexicano Patricio Robles Gil captou a beleza encontrada em reservas naturais de várias partes do mundo, algumas delas livres da influência do homem. Foto: Patricio Robles Gil

O rinoceronte-indiano foi flagrado no Parque Nacional Chitwan, no Nepal. Foto: Patricio Robles Gil

O tuiuiu (Jabiru mycteria) é a ave símbolo do Pantanal. Foto: Patricio Robles Gil



BBC Brasil

Obsessão por dietas e alimentos saudáveis pode indicar distúrbio


Falar muito em dietas e se recusar a comer alimentos preparados por outros são alguns

A preocupação com o corpo e com uma alimentação saudável é importante, mas é preciso estar atento para que esse cuidado não se torne uma obsessão. Esse distúrbio alimentar, recentemente identificado, é chamado de ortorexia.
— A obsessão por dietas é caracterizada por indivíduos que apresentam medo excessivo de ganhar peso ou aqueles que buscam manter uma dieta extremamente restritiva — explica a nutricionista Clarisse Zanette, mestre em Ciências Médicas e especialista em Nutrição Clínica .
Segundo Clarisse, ao contrário da anorexia e bulimia, o indivíduo que sofre de ortorexia permite-se comer somente alimentos saudáveis, observando cada conteúdo nutricional e o valor calórico dos alimentos. Na busca exagerada por este tipo de alimentação, eles acabam provocando um desequilíbrio alimentar, pois deixam de consumir muitas vitaminas e minerais.
A nutricionista acredita que esse tipo de distúrbio também é causado por influências externas de publicidade de produtos supostamente saudáveise e padrões de beleza impostos pela mídia. Identificar esse problema não é fácil, pois os sintomas são discretos:
— Muitas vezes os sinais desta obsessão passam despercebidos, como problemas de pele, unhas e cabelos enfraquecidos, anemia, tonturas, falta de disposição, dor de cabeça, dificuldade de raciocínio, problemas no funcionamento do intestino — alerta a nutricionista.
Ter assuntos recorrentes relacionados à dietas e alimentação saudável, além de recusar refeições preparadas por outras pessoas são alguns dos sintomas que aparecem no ambiente social. Segundo Clarisse, contar todas as calorias dos alimentos que ingere também pode ser um sinal.
— Contar calorias para emagrecer não é saudável, pois pode levar a uma deficiência de nutrientes importantes ao organismo. Além disso, ficar obcecado pelas calorias e ficar lendo todos os rótulos, torna a dieta impraticável com o passar do tempo, levando ao ganho de peso novamente, o famoso efeito sanfona.
Clarisse recomenda que se procure um acompanhamento multidisciplinar, com nutricionista e psicólogo, aos primeiros sintomas da ortorexia.

ALIMENTE-SE BEM, DE FORMA SAUDÁVEL

:: Coma várias vezes ao dia:
Comer a cada três horas é a regra principal para o emagrecimento saudável. Comendo porções menores, várias vezes ao dia ajuda a manter o organismo saciado e a manter o metabolismo acelerado, favorecendo a queima de calorias.

:: Escolha melhor os lanches:
Utilize pelo menos três porções de frutas ao dia, garantindo as fibras, vitaminas e minerais em seu dia. Quanto mais variadas, mais nutrientes.

:: Evite impor restrições severas em dietas:
Muitas restrições alimentares aumentam as chances dos fracassos das dietas. Além disso, precisamos de gorduras para absorção de vitaminas A, D, E e K. Sempre tenha em mente que o emagrecimento deve vir junto da reeducação alimentar.

:: Como montar um prato:
Coloque saladas em metade de seu prato. No outro, escolha uma porção de arroz, feijão, carne e legumes. Assim, a refeição parecerá robusta, mesmo sendo composta por saladas.

:: Consuma alimentos com fibras, como cereais integrais, frutas e verduras:
Além de possuir nutrientes importantes, as fibras prolongam a saciedade e auxiliam no controle do peso.

:: Mantenha-se hidratado:
Beba no mínimo 1,5 litro de água por dia.

:: Nunca faça refeições vendo TV, lendo ou falando ao telefone:
A distração aumenta as chances de exagerar na quantidade de comida.

:: Coma devagar mastigue bem os alimentos:
Durante a mastigação, os hormônios presentes no estômago enviam para o cérebro a informação de que estamos ficando saciados. Quando comemos rapidamente, não dá tempo da informação chegar ao cérebro. Dica: Repouse os talheres sobre a mesa a cada garfada.


BEM-ESTAR

Polícia deve receber documentos com registros telefônicos de supervisora de vendas assassinada



Também nesta quinta-feira, delegado divulgará retrato falado de segundo suspeito do crime

O delegado Zacarias Katzer Tadros, da delegacia de Carapicuíba, na Grande São Paulo, deve receber nesta quinta-feira (17) os documentos com o registro das ligações telefônicas feitas pela supervisora de vendas Vanessa de Vasconcelos Duarte, de 25 anos, antes de ser assassinada. A quebra do sigilo telefônico havia sido solicitada no início da semana.
Com a informação, Tadros espera conseguir mais pistas que o levem aos criminosos. Para o delegado, os possíveis autores do crime eram conhecidos das vítimas.
Também nesta quinta, a polícia irá divulgar o retrato falado do segundo suspeito de envolvimento na morte da jovem. A imagem do primeiro suspeito do crime foi divulgada na última terça-feira (15).
O delegado afirmou ainda à reportagem do R7 que deve ser ouvido, ao longo do dia, o noivo de Vanessa, Luiz Vanderlei de Oliveira. Até o momento, o homem de 34 anos não tinha prestado seu depoimento oficial. Na manhã da quarta-feira (16), Oliveira disse que não ouviu nenhum comentário de Vanessa sobre qualquer tipo de assédio nem percebeu nenhuma mudança na rotina da noiva antes do crime.
- Ela dormiu em casa no último dia, como fazia toda semana e saiu cedo para trabalhar. Na sexta, ela tem uma rotina de sempre fazer a unha. E foi fazer.



Buscas
Desde o início do dia, a polícia faz buscas por um dos suspeitos do crime na Grande São Paulo. Segundo o delegado, ele é de Barueri. Na quarta-feira (16), a polícia chegou a deter quatro homens para averiguação e os liberou após a constatação de que eles não tinham ligação com o crime

Crime
A supervisora Vanessa de Vasconcelos, de 25 anos, saiu de Barueri, na Grande São Paulo, às 8h de sábado (12) para encontrar as amigas em um posto de gasolina na Raposo Tavares, mas não chegou ao local combinado. Na mesma tarde, o carro em que a supervisora estava foi encontrado abandonado e o banco traseiro tinha sinais de fogo. Como o veículo era do noivo dela, ele foi o primeiro a ser comunicado sobre o abandono do veículo. Depois, a família registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento de Vanessa.
O corpo da jovem foi localizado no domingo (13) em uma mata da rodovia Raposo Tavares, em Cotia, e tinha sinais de espancamento e estupro. Segundo a Polícia Civil, a vítima tinha muitos ferimentos no rosto e estava seminua. A poucos metros de onde a vítima estava, a polícia apreendeu um preservativo e duas embalagens. O material será analisado.

R7

Imagens mostram guarda municipal agredindo adolescente em SP



Vídeo foi feito por outro guarda dentro de delegacia em Paraguaçu Paulista.
Ministério Público investiga o caso; agressor pediu exoneração.
O Ministério Público investiga uma agressão sofrida por um adolescente em Paraguaçu Paulista, a 466 km de São Paulo. Imagens que foram publicadas na internet mostram quando o jovem é agredido violentamente por um guarda municipal. A gravação foi feita por outro guarda.
O vídeo mostra o adolescente com os braços para trás, aparentemente algemado, dentro de uma delegacia. O jovem tem 16 anos e várias passagens pela polícia. No dia das agressões, ele teria tentado furtar um veículo. Na fuga, ele pulou o muro de um cemitério, foi perseguido e apreendido pelos guardas.
As imagens mostram que mais duas pessoas além do agressor e do guarda que fez as filmagens estavam dentro da sala e presenciaram a violência. De acordo com a Polícia Civil, o vídeo foi feito em novembro.
"Tudo isso ele estava acompanhado de um conselheiro. Apanhou na frente do conselheiro e ele não fez nada", conta a mãe do menino, a dona de casa Danieli Ramiro.
Após a denúncia, o guarda municipal que aparece na gravação pediu exoneração do cargo. O Ministério Público encaminhou à corregedoria da Polícia Civil um pedido de abertura de inquérito para apurar se houve omissão dos policiais civis de plantão, já que a agressão ocorreu dentro de uma delegacia.
De acordo com o promotor Antônio Barreiros, quem filmou e assistiu a agressão no local também poderá ser punido. O adolescente foi levado para Fundação Casa por outro crime que cometeu depois da tentativa de furto.
O presidente do Conselho Tutelar da cidade, Petterson Rufino, informou que no dia da agressão o conselho foi acionado, mas não quis comentar o caso.


G1

Juiz é investigado também por festa num quarto de hotel em Búzios


RIO - A Corregedoria do Tribunal de Justiça está investigando, sigilosamente, mais uma denúncia envolvendo o juiz João Carlos de Souza Correa, titular da 1ª Vara de Búzios, na Região dos Lagos. Segundo a denúncia, o juiz teria desacatado dois turistas em Búzios, que estavam hospedados no Hotel Atlântico, no Morro do Humaitá, perto da Orla Bardot. O casal, um francês e uma alemã, tinha reclamado de uma festa promovida pelo juiz, até de madrugada, num dos quartos do hotel.
A denúncia, que chegou à corregedoria semana passada, teria partido de algum hóspede que estava no hotel no último dia 9. Um gerente do estabelecimento confirmou que alguns hóspedes reclamaram do barulho e que, depois de a direção ter chamado a atenção do responsável pela festa, tudo voltou à normalidade.

Funcionário da Ampla obrigado a religar luz
Outro hóspede, o empresário e advogado Marcelo Bianchi, contou que o casal foi desacatado pelo juiz:
- Várias pessoas viram como ele estava alterado - afirmou ao GLOBO.
Bem antes disso, porém, em 2006, um funcionário da concessionária Ampla ameaçado de prisão pelo juiz, caso não religasse a luz de sua casa, cortada por falta de pagamento. A Ampla, através de sua assessoria de imprensa, confirmou o caso nesta quarta-feira, mas não quis entrar em detalhes sobre o valor que era devido pelo juiz, limitando-se a informar que "era bem alto". A polícia foi chamada e a luz, religada.
Na madrugada de domingo passado, ao ser parado numa blitz na Lagoa, o mesmo juiz deu voz de prisão a uma agente da Operação Lei Seca. Ele dirigia um Land Rover sem placa, com prazo de emplacamento vencido, e estava sem a carteira de habilitação - que alegou ter esquecido dentro da bolsa da mulher. O carro foi rebocado e juiz, multado por dirigir sem carteira.


Menina cai de quarto andar de prédio, em Botafogo


RIO - Uma menina, de 6 anos, caiu do quarto andar de um prédio, na Rua Farani, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na noite desta quarta-feira. A menina estava sozinha no momento em que aconteceu o incidente, por volta das 19h. Ela está internada no Hospital Miguel Couto, na Gávea. Segundo informações da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, a criança passou por exames, que constataram traumatismo craniano leve e fratura de punho direito. Ela está em observação. A avó da menina, que tomava conta dela e teria saído de casa para assistir a aulas num curso supletivo, foi indiciada por abandono de incapaz.
Ao saber do ocorrido, a mulher foi para o hospital e, em seguida, foi levada para a 10ª DP (Botafogo) para prestar depoimento e esclarecer exatamente o que aconteceu em seu apartamento no momento da queda da menor.
Segundo a polícia, a queda teria sido de uma altura de no mínimo 15 metros. Após cair, a criança ficou desacordada. Testemunhas do acidente chamaram os bombeiros, que prestaram os primeiros socorros.
O estudante de direito Marcos Tróia, de 22 anos, presenciou a queda da menina e ajudou a criança.
- Ela caiu de costas desmaiada. Corri para ver se ela estava com pulso. Por pouco ela não cai em cima de um canteiro - disse ele, que conversou com a menor e pediu para ela não se mexer, depois que ela acordou.



O Globo

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Imagens mostram suspeitos em carro de jovem assassinada em SP



Quatro pessoas foram detidas para averiguação nesta quarta (16).
Homem procurado pelo crime tem passagem por sequestro e assalto.

Câmeras de segurança da Prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo, registraram imagens do carro em que a supervisora de vendas Vanessa Duarte estava pouco antes de ser assassinada. O laudo com a causa da morte concluiu que a jovem teve várias lesões pelo corpo e foi violentada.
No início da noite desta quarta (16), quatro pessoas foram detidas para averiguação. Apenas uma era considerada suspeita do assassinato; as outras estavam apenas acompanhando o homem. Ele não foi reconhecido pela testemunha e foi liberado junto com os amigos.
Às 7h30 de sábado, as câmeras de segurança registraram dois homens a pé quase em frente da casa de Vanessa. Pouco antes das 9h, ela saiu sozinha dirigindo um Fiesta e, 300 metros depois, outra câmera flagrou o carro da jovem passando, às 8h59. Havia um homem ao volante e outro ao lado. Pela imagem, não dá para saber onde está Vanessa.
A Prefeitura de Barueri continua analisando as gravações de mais de 250 câmeras para ver se encontram imagens dos criminosos no carro de Vanessa. A jovem desapareceu no sábado (12) assim que saiu de casa e só foi encontrada no domingo (13) à tarde, morta.
A partir do retrato falado de um dos suspeitos, a polícia começou a seguir algumas pistas. Denúncias anônimas levaram policiais de Barueri para São Paulo.
O laudo de Vanessa foi feito pelo Instituto Médico-Legal (IML) de Cotia a pedido da polícia. O exame feito no corpo de Vanessa Vasconcelos Duarte constatou: hematomas em toda perna direita, ferimentos no braço direito, arranhões e hematomas no pescoço, marcas de espancamento no rosto, um corte profundo na cabeça e queimaduras nas costas na altura da cintura.
A causa da morte foi asfixia respiratória, provocada por estrangulamento e pela obstrução da boca por um absorvente feminino. Vanessa também sofreu traumatismo craniano e violência sexual.
“Foi uma morte violenta por asfixia e tortura”, concluiu o médico legista de Cotia que assinou o laudo nesta quarta-feira, dia em que Valéria, irmã de Vanessa, prestou depoimento.


G1

Decisão sobre anulação de prisão de Mizael está empatada


Acusado está foragido desde o dia 7 de dezembro do ano passado

A decisão sobre a anulação da prisão de Mizael Bispo de Souza e Evandro Bezerra Silva, acusados de matar Mércia Nakashima, ficou empatada nesta quarta-feira (16). Dois dos três desembargadores que apreciam o caso já votaram. Um deles votou por manter a prisão, outro para anular.
O terceiro, o desembargador Vico Mañas, pediu vistas do processo. É possível que ele manifeste seu voto na próxima quarta-feira (23), quando o grupo de desembargadores volta a se reunir.
A desembargadora Angélica de Almeida, relatora do caso, pediu a anulação da prisão. Ela decidiu que Mizael deve passar por uma medida alternativa. A desembargadora não disse qual seria essa medida, mas há a possibilidade de Mizael ficar proibido de se aproximar da família de Mércia.
Já o desembargador Breno Guimarães, que havia pedido vistas na semana passada, votou nesta quarta-feira para que o pedido de prisão de Mizael seja mantido.
O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) negou no final do ano passado, em decisão liminar (provisória), o pedido de liberdade. Ambos estão foragidos desde que a Justiça decretou a prisão deles no dia 7 de dezembro de 2010.
Depois da decisão liminar, um grupo de desembargadores deve analisar o mérito do pedido, que pode derrubar a decisão liminar. A 12ª Câmara de Direito Criminal é a responsável por analisar o processo.
Mércia desapareceu no dia 23 de maio deste ano depois de visitar a avó em Guarulhos. Seu corpo foi encontrado no dia 11 de junho na represa de Nazaré Paulista. Um dia antes, o carro da advogada foi achado no mesmo local.


R7

Desenho de estudante carioca estampa página principal do Google


RIO - O desenho da estudante carioca Maria Luiza Carneiro de Faria será visto por milhões de internautas nesta quarta-feira. A ilustração da aluna do Colégio Santo Inácio venceu o concurso "Doodle 4 Google" e ficará por 24 horas na página principal do buscador para o Brasil.
Maria Luiza disputou com milhares de estudantes e foi eleita a vencedora entre as três categorias: de 6 a 9 anos (a sua); de 10 a 12; e de 13 a 15. O tema era "O Brasil do Futuro".
Como prêmio, a aluna ganhou um notebook, R$ 30 mil de bolsa de estudos e equipamentos de informática para a sua escola, que fica em Botafogo, Zona Sul do Rio.
Os outros semifinalistas foram Larissa Fernandes de Souza, da Fundação Bradesco de João Pessoa, e Rafael Okino dos Santos, da Escola Estadual Plínio Negrão, em São Paulo. Todos os 36 finalistas podem ser vistos neste link .
O concurso avaliou qualidade artística e adequação com o tema, contou com votação dos internautas e a opinião de um juri, que incluiu o cartunista Ziraldo.


Pequena Bruna já tem novo fígado e passa bem


O transplante, realizado ontem no Hospital Federal de Bonsucesso, acabou seis horas antes do previsto. Criança já respira sem a ajuda de aparelhos

Rio - O dia mais esperado da vida da pequena Bruna, 2 anos, chegou: a criança, que sofre desde que nasceu com uma doença do fígado, foi transplantada ontem no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). A cirurgia começou às 8h30 com a retirada de parte do órgão da doadora, e estava prevista para terminar às 23h. Mas cinco horas antes, Talita Brandão, 21, mãe da menina, recebeu a notícia que tanto queria: o transplante havia terminado e Bruninha estava bem, respirando sem o auxílio de aparelhos.
“Acabou o nosso pesadelo. Já chorei muito, só que agora estou chorando de felicidade. Ela vai se recuperar e poder brincar como outra criança qualquer. Vai deixar de ser olhada na rua como uma criança diferente por causa da cor amarelada e da barriguinha inchada. E o mais importante é que minha filha vai ter saúde e vou poder dormir tranquila sabendo que ela esta bem”, disse Talita.

Falta de anestesias
Conforme O DIA vem mostrando desde o dia 3, Bruna esperava por cirurgia desde janeiro, mas a falta de anestesistas no HFB quase inviabilizou a operação — eles pediram demissão por problemas de pagamento. Bruna foi operada depois que anestesistas voluntários se ofereceram para o procedimento. Entre médicos, enfermeiros e auxiliares, 23 profissionais participaram do transplante.
A doadora, Mayara Freitas, 20 anos, entrou no centro cirúrgico às 8h30. Na sala ao lado, outra equipe já operava Bruna, preparando-a para receber parte do fígado. Por volta das 15h, Mayara já estava no pós-operatório. Bruna deverá receber alta em dez dias. “Kaíque (4 anos), o irmão dela, não vê a hora de encontrar Bruninha”, diz Talita.
Outras 350 pessoas estão na fila do transplante de fígado no HFB. O Ministério da Saúde informou que estuda com a direção do HFB e o Estado uma solução definitiva para a falta de anestesistas.

Corajoso ato de amor da doadora
“Ela agora é mais do que uma amiga. Virou uma irmã”. É assim que Talita, a mãe da criança, define a gratidão que sente por Mayara, que doou parte do fígado para Bruninha.
A jovem se ofereceu para ser doadora depois que a avó da menina, Marli Pereira, contou na igreja sobre a necessidade da neta. “Quando soube que eu era compatível, não pensei duas vezes. Tenho um filho de 3 anos e imagino a dor da Talita. Terei muito orgulho de dizer que ajudei a Bruna”, contou Mayara.

Clarissa Mello e Pâmela Oliveira


O DIA ONLINE

Justiça nega pedido de transferência de Suzane von Richthofen


A Justiça de São Paulo negou nessa terça-feira o pedido de transferência de Suzane von Richthofen para um Centro de Ressocialização. A decisão é da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da 1ª Vara das Execuções Criminais de Taubaté, no interior do Estado.
A defesa alegou que a presa está em "estado de saúde significativamente agravado" e pediu a saída dela da Penitenciária Feminina de Tremembé. A juíza recusou, pois afirma que o relatório médico apresentado demonstra que Suzane está com perfeita saúde física e mental, e que tem apenas um quadro de hipotireoidismo e hipercolesterolemia, mas que continua trabalhando normalmente na penitenciária.
Sueli também afirmou na decisão que "problema de saúde não constitui fundamento apto à pretendida inclusão em Centro de Ressocialização".
Não é a primeira ver que a defesa tenta pedir a transferência de Suzane, que foi analisada e negada em outras ocasiões.
Na semana passada, Suzane sofreu outro embate da Justiça. Só que desta vez para receber a herança deixada pelos pais. O irmão dela, Andreas Albert von Richthofen, pediu a exclusão do direito dela para receber os bens e o recurso foi acatado. Suzane foi considerada indigna de receber a herança.


Sigilo telefônico de pessoas próximas a jovem morta deve ser quebrado



Conta bancária de Vanessa Duarte também terá sigilo quebrado.
IML diz que jovem morreu asfixiada na Grande SP.

A Polícia Civil pediu a quebra de sigilo telefônico de Vanessa Duarte, do noivo dela, de parentes e das amigas mais próximas para saber exatamente com quem a jovem falou no dia do crime. Também está sendo solicitada à Justiça a quebra do sigilo bancário da vítima para saber se houve saques das contas de Vanessa após o desaparecimento da jovem.
Os policiais procuram um homem que tentou queimar o carro de Vanessa depois que a jovem desapareceu no sábado. Uma testemunha foi decisiva para fazer o retrato falado. Em duas horas de depoimento, a testemunha ouvida em sigilo confirmou que viu um homem abandonando o carro de Vanessa. Ainda segundo a testemunha, o homem tentou botar fogo no banco do motorista e depois fugiu.
Uma outra testemunha, também mantida em segredo, disse que viu outro carro, seguindo o de Vanessa, antes de ele ser abandonado pelo homem que correu. Para a polícia, isso reforça a suspeita de que o crime foi praticado por mais de uma pessoa.
O matagal onde o corpo da jovem foi achado fica a 7 km do local de encontro do carro.
Segundo a investigação, os criminosos levaram Vanessa para o local, mataram a moça e só depois e bem longe abandonaram o veículo. É mais um indício, para o delegado, de crime motivado por vingança, e não por dinheiro.
“O bandido, quando está em uma situação dessa, quer se livrar do que está na mão rapidamente até para não ser preso. Então, não tem justificativa abandonar o carro em um local e a vítima em outro”, afirma o delegado Zacarias Tadros.
Segundo a polícia, o IML informou que Vanessa morreu asfixiada. A confirmação da suspeita de estupro depende ainda de exames de laboratório.
“Foi levada a bolsa dela, foram levados outros objetos, mas isso pode ter sido feito pra despistar a polícia”, completa Tadros. Parentes e pessoas próximas a Vanessa devem começar a ser ouvidos a partir desta quarta-feira (16). Quem tiver alguma informação sobre o caso pode ligar para o Disque Denúncia, no 181.


G1

Aposentados do interior de SP estão sendo vítimas do 'golpe da aposentadoria'


SÃO PAULO - Aposentados estão sendo alvo de uma quadrilha de golpistas no interior de São Paulo. Os bandidos se apresentam como representantes de uma suposta associação nacional da previdência e se oferecem para intermediar o recebimento de benefícios atrasados. Eles chegam a fazer depósitos na conta corrente das vítimas. Os bandidos entram em contato com as vítimas através de telefonemas.
- O valor total que ele tem a receber é de R$ 55.236,00 - diz a voz da golpista.
O valor se refere a benefícios atrasados que o aposentado teria direito segundo informações da suposta agência nacional da previdência. Nesta carta a vítima é orientada a ligar para um escritório de advocacia e descobre que para receber o dinheiro precisa fazer um depósito bancário.
- Existem os 'atributos fiscais', que totalizam-se em 10%, como divulgado na correspondência, mais R$ 740, que dá um total de R$ 6.263,60, tá? - diz a estelionatária.
A ousadia é tanta que os golpistas chegam a fazer um depósito na conta corrente da vítima, mas o dinheiro só seria liberado depois que fosse feito o pagamento das taxas do processo.
Este golpe contra os aposentados e pensionistas no interior de São Paulo tem prazo de validade: 24 horas. Esse é o tempo suficiente para que os funcionários da agência bancária, onde foi feito o suposto depósito, descubram que o cheque depositado, não tem fundos. No dia seguinte, o valor depositado some da conta.
Luci Gereto Abriel recebeu a carta e chegou a entrar em contato com a associação, mas desconfiou que se tratava de um golpe.
- A senhora vai me pagar todas essas taxas, vou te mandar todos os papéis para a senhora e eu mando o cheque. Só que ele vai ficar bloqueado enquanto a senhora não me mandar as taxas - contou a aposentada.
A polícia descobriu que os golpistas estão usando nomes de advogados registrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para enganar os aposentados.
- São dados públicos. Em qualquer projeto que ele atua, consta o nome e o número da OAB. Qualquer cidadão comum pode ter acesso - explica Lexandro Paulo Godinho Brígido, presidente da Ordem dos Advogados de Lençóis Paulista.
Por isso, a orientação é não se empolgar com a proposta e procurar a ordem dos advogados em caso de dúvida.
- Perder um dinheiro assim, a troco de nada. Acho que eu morria de desgosto - diz Luci Gereto Abriel.
O INSS informou que qualquer aposentado pode se informar sobre a sua real situação na previdência. É só procurar uma das agências espalhadas pelo Brasil.


Segurança das sete lideranças bahá’ís presas no Irã é motivo de grande preocupação


As sete lideranças bahá’ís aprisionadas no Irã foram transferidas a setores com piores condições dentro do complexo prisional

No caso das duas mulheres bahá’ís, as circunstâncias da transferência levantaram suspeitas de que tenham sido orquestradas como meio de criar um ambiente inseguro que ameaçe suas vidas.
A Comunidade Internacional Bahá’í soube que uma delas – Fariba Kamalabadi – já foi fisicamente ameaçada por companheiras de cela desde que foi transferida para o notório setor 200 da Prisão de Gohardasht.
“Aparentemente, a atmosfera é altamente carregada nesse setor, e há muita tensão e animosidade entre as companheiras de cela”, disse Bani Dugal, a principal representante da Comunidade Internacional Bahá’í nas Nações Unidas.
A Sra. Kamalabadi foi transferida ao setor 200 no sábado, 12 de fevereiro, juntamente com Mahvash Sabet.
É difícil ter certeza do motivo da transferência”, disse a Sra. Dugal. “No entanto, acreditamos que desde sua chegada a Gohardasht, essas mulheres bahá’ís – a despeito de sua própria situação extremamente desafiadora – têm sido uma constante fonte de conforto e esperança para as outras reclusas. Parece que as autoridades da prisão ficaram alarmadas pelo fato de as duas mulheres terem começado a receber sinais de respeito de um número cada vez maior de prisioneiras. Como justificativa para o aumento de tratamento abusivo, as autoridades acusaram as duas de estarem ensinando a Fé Bahá’í.”
Durante todo o período de seu aprisionamento, acrescentou a Sra. Dugal, as duas mulheres tiveram uma conduta de espírito de serviço em relação às outras. No início de 2009, por exemplo, na prisão de Evin, elas dividiram a cela com a jornalista nipo-americana-iraniana Roxana Saberi, que posteriormente escreveu que elas a ajudaram durante sua provação.
Na semana passada, foi feito um anúncio geral a todas as prisioneiras de que não deveriam ter qualquer contato com as duas mulheres bahá’ís. Destemidas, porém, as companheiras de cela continuaram a procurar sua companhia..
“Depois de as mulheres serem transferidas, diversas prisioneiras desceram para visitá-las em sua nova cela, apesar dos esforços dos guarads para impedi-las”, disse a Sra. Dugal. Foi dito às Sras. Kamalabadi e Sabet que antes de sua transferência as companheiras do setor 200 foram advertidas a respeito delas, disse ela.

Condições severas e insalubres
Em agosto do ano passado, as sete lideranças bahá’ís foram transferidas para a prisão de Gohardasht, a 20 quilômetros ao oeste de Teerã. Tendo sido anteriormente encarcerados na prisão de Evin em Teerã durante 20 meses sem acusação, foram acusados de espionagem e estabelecimento de uma administração ilegal, entre outras alegações. Todas as acusções foram negadas. Depois de um breve julgamento, foram sentenciados a 10 anos de prisão.
Embora Gohardasht seja notória por suas condições cruéis e insalubres, os prisioneiros bahá’ís foram inicialmente mantidos separados de alguns dos elementos mais violentos do complexo. Tiveram também relativamente frequente acesso a áreas externas de exercício. Mas, nas últimas semanas, todos os sete foram transferidos das celas inicialmente ocupadas para setores em que as condições são bem piores.
Os cinco homens foram transferidos há três semanas a uma ala específica para prisioneiros políticos, conhecida como setor 4, a qual é mais lotada e, segundo se diz, mais estreitamente vigiada. Agora eles estão sujeitos a maiores privações físicas. “Três deles estão juntos numa cela, sendo que os outros dois dividem outra cela”, disse a Sra. Dugal. Há duas camas em cada cela, assim um deles tem que dormir no chão.” Neste setor da prisão, os reclusos só podem sair para tomar ar fresco em períodos determinados, ao passo que anteriormente podiam sair sempre que desejassem”, disse a Sra. Dugal.

Apelo aos governos
“Na nossa carta aberta de 7 de dezembro de 2010 ao chefe do judiciário do Irã, enfatizamos que um ambiente tão detestável e degradante é indigno até mesmo dos criminosos mais perigosos”, disse a Sra. Dugal.
“Mais uma vez dizemos ao governo iraniano – ele realmente crê que os princípios da compaixão e justiça islâmica são consistentes com a imposição de tais condições a cidadãos inocoentes?”
“Continuamos a pedir a governos e pessoas de boa vontade no mundo todo para tomarem quaisquer providências que possam para advertir o governo iraniano de que suas ações estão sendo observadas e que ele será considerado responsável pela segurança desses e dos outros 50 bahá’ís que se encontram presos em todo o Irã”, disse a Sra. Dugal.”

Fonte: Bahá'í World News Service
Luana Reis - Assessora de Comunicação
Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo - http://sasg.bahai.org.br/

Comunidade Bahá'í do Brasil - http://www.bahai.org.br/
Tel.: +55 (61) 3255 2209 / 8188 0239. Fax: +55 (61) 3364 3470


Informação recebida por e-mail de
sonia.pfeliz@gmail.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Justiça do Rio marca nova audiência do caso Joanna


A Justiça do Rio marcou nova audiência do caso da morte da menina Joanna Marcenal Marins, 5, para ouvir o falso médico Alex Sandro da Cunha Souza no dia 1° de março. Em julho, ele atendeu a vítima, que morreu cerca de um mês depois em consequência de uma meningite.
Nesta segunda-feira, uma audiência ocorreu sem a presença do acusado que continua foragido. Foram ouvidas uma testemunha de defesa e uma de acusação. Segundo o Tribunal de Justiça, os advogados de Souza se comprometeram a apresentá-lo para interrogatório na nova data marcada.
A mãe de Joanna, Cristiane Marcenal Ferraz, esteve presente na audiência e espera que o acusado apareça. "Hoje não teve nada de novo. O que fará ter realmente uma audiência de verdade é esse interrogatório", disse.
Alex Sandro da Cunha Souza foi processado por exercício ilegal da medicina agravado por morte, estelionato, falsificação de documentos, uso de documentos falsos e tráfico de entorpecentes. A última acusação decorre do fato de ter ministrado medicamentos de uso controlado à menina.
O advogado do acusado, Edison Ferreira de Lima, afirmou que o seu cliente ainda não apareceu para evitar "exposição desnecessária". A defesa alega falta de provas.
"O fato todo gira em torno do pai, que já está preso e respondendo pela morte. No caso do meu cliente, ele é apenas um estudante de medicina que estava no hospital cumprindo estágio. Nesse caso, ele obedecia a ordens e não tem responsabilidade criminal", afirmou Lima.
A pediatra Sarita Fernandes, que teria contratado o falso médico, também responde a processo por homicídio, por omissão, e está presa desde agosto. Ela nega a responsabilidade pela contratação.
O pai da menina, André Marins, está preso sob suspeita de tortura e homicídio qualificado. A madrasta Vanessa Maia Furtado também responde pelos dois crimes. Eles negam as acusações.

A menina morreu no dia 13 de agosto de 2010 após contrair meningite, ser atendida por um falso médico e passar um mês em coma.

http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=1204


Apenas uma correçao a matéria acima , a médica Sarita não está mais presa, ela teve um habeas corpus concedido em dezembro.


Blog Caso Joanna Marcenal

STF nega habeas corpus ao médico Roger Abdelmassih


O STF (Supremo Tribunal Federal) negou nesta terça-feira, por 3 votos a 2, pedido de habeas corpus do médico Roger Abdelmassih, 67, para que ele aguardasse a tramitação do seu processo em liberdade.
Em 2009, quando ainda estava preso, Abdelmassih obteve uma liminar (decisão provisória) neste mesmo pedido de habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes que permitiu que ele fosse solto. Os ministros agora julgaram o mérito do pedido.
Votaram contra o pedido de Abdelmassih os ministros Ellen Gracie, Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Britto. Os ministros Gilmar Mendes e Celso de Melo votaram a favor.
Os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello divergiram. Os dois argumentaram que o fato deAbdelmassih não exercer mais a medicina não oferece risco à ordem pública.
Ellen Grecie discordou e sustentou que ficou reconhecido pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) que nem todas as vítimas eram pacientes.
"Todo o raciocínio central do meu voto baseia-se no fato de que o paciente, ao que consta, seria umdelinquente sexual que por acaso é médico. Não é necessário que seja médico para que o mesmo tipo de delito seja praticado; apenas era facilitado em razão das circunstâncias em que ele atuava e pelo estado de fragilidade em que se encontravam as suas eventuais vítimas", disse.
Os advogados de defesa de Abdelmassih pretendem retornar às cortes paulista para entrar com pedido de apelação para que a ordem de prisão contra seu cliente seja revista.
Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por crimes sexuais, está foragido da Justiça desde o dia 6 de janeiro.
A prisão foi pedida pela Promotoria e acatada pela Justiça no dia 6 de janeiro, após a Polícia Federal alertar autoridades que o médico, dias antes do Natal, havia pedido a renovação de seu passaporte, que vence em maio. Para a Promotoria, o pedido indicou que ele iria fugir do país.
Numa tentativa de provar que não faria isso, seus defensores pediram ao STF que apreendesse seu passaporte, mas não foram atendidos.

Mônica Bergamo


Universidade federal investiga trote com fezes de animais e urina em PE

Veteranos jogam líquido que teria fezes animais
em calouros na Univasf (Foto: Reprodução)

Prática ocorreu dentro de campus da Univasf entre 2007 e 2008.
Denúncia anônima com vídeo e fotos foi enviada à reitoria.


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai investigar a prática de trote com fezes de animais e urina em cursos do Campus Ciências Agrárias em Petrolina, interior de Pernambuco, segundo nota divulgada pela instituição na sexta-feira (11).
Uma denúncia anônima feita à reitoria no dia 5 mostrou vídeos e fotos feitos por estudantes entre 2007 e 2008. Há relatos de que a atividade também foi realizada nos últimos dois anos fora da universidade. Vídeos postados na internet também mostram brincadeiras abusivas em 2009 e 2010 entre alunos da Univast.
As imagens enviadas à universidade mostram calouros amarrados em grupos pelos veteranos, que jogam uma mistura escura sobre eles. Em um trecho do vídeo, os estudantes dizem que o líquido tem fezes de animais como bois e vacas, urina humana e ovos podres. Tudo ocorre dentro do campus.
Segundo o vice-reitor da Univasf, Paulo César da Silva Lima, além das imagens enviadas pelo denunciante, a universidade encontrou mais vídeos e fotos em redes sociais na internet. Todo o material foi enviado para análise da Procuradoria Geral Federal, que dá assessoria jurídica à instituição.
Calouros amarrados sofrem trote com mistura que
teria fezes animais (Foto: Reprodução)

“Todo o acervo de imagens, documentos e textos de imprensa, incluindo a denúncia anônima, colocamos num documento só e encaminhamos para a nossa procuradoria, para ela analisar e fazer uma orientação para ver o que faremos a partir daí”, disse Lima.
De acordo com o vice-reitor, após 2008 a prática deixou de ocorrer dentro da universidade. Nesse período, segundo Lima, um grupo de cerca de cinco veteranos foi punidos pela universidade por jogarem um líquido em um calouro que se recusava a participar do trote. Os estudantes tiveram de fazer atividades sociais como forma de punição.
Para coibir exageros na recepção dos “bixos”, segundo o vice-reitor, a universidade criou uma resolução disciplinar em que deixa clara a possibilidade de suspensão e até expulsão em casos de danos ao patrimônio e agressões físicas e morais. Além disso, dependendo do caso, pode ser encaminhado à polícia.

Campanha de trote solidário
As aulas na Univasf começam na próxima segunda-feira (21) e os calouros serão recebidos com trote solidário e outras atividades recreativas, segundo Lima. A campanha institucional sobre a recepção foi “antecipada”, segundo a reitoria, para esta segunda-feira (14). Neste ano, a universidade vai receber 540 novos alunos.
“A antecipação do cronograma visa ampliar as ações já desenvolvidas e sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância da participação de todos os setores nas iniciativas que objetivam promover maior integração entre os alunos”, afirma nota da Univasf.
Segundo o texto, “a campanha envolve ações de conscientização e humanização das atividades de recepção aos calouros e ao mesmo tempo adverte os estudantes sobre as consequências e sanções previstas para os que infringem as normas disciplinares da universidade e as responsabilidades civis e criminais para quem pratica o trote”. Cartazes e folhetos educativos serão distribuídos nos campi.


G1

Polícia divulga hoje retrato falado de suspeito de matar jovem na Grande SP



Mulher foi encontrada com indícios de espancamento e estupro

O retrato falado do suspeito de matar a jovem que teve o corpo encontrado em um matagal na Grande São Paulo deve ser divulgado nesta terça-feira (15). O retrato será feito com base nas informações de uma testemunha, que viu um rapaz abandonando o veículo usado pela jovem no dia do crime.
O delegado Zacarias Tadros, responsável pelas investigações, informou na tarde desta segunda-feira (14) que a polícia não acredita em simples latrocínio (roubo seguido de morte). Eles trabalham com a possibilidade de violência sexual, já que no local foram encontrados um preservativo e duas embalagens vazias. A jovem foi encontrada também com marcas de esganadura no pescoço.
- Não acreditamos em um simples latrocínio. Trabalhamos com todas as hipóteses. Pelo menos duas pessoas participaram do crime.
Ainda segundo o delegado, será pedida a quebra de sigilo bancário da vítima para verificar se houve alguma alteração. Ela estava com casamento marcado e há informações de que havia R$ 10 mil em sua conta. A polícia irá investigar também se o dinheiro tem relação com o crime.

O crime
A supervisora Vanessa de Vasconcellos, de 25 anos, saiu de Barueri, na Grande São Paulo, às 8h de sábado para encontrar as amigas em um posto de gasolina na Raposo Tavares, mas não chegou ao local combinado.
Na mesma tarde, o carro em que a supervisora estava foi encontrado abandonado e o banco traseiro tinha sinais de fogo. Como o veículo era do noivo dela, ele foi o primeiro a ser comunicado sobre o abandono do veículo. Após isso, a família registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento de Vanessa.
O corpo da jovem foi localizado em uma mata da rodovia Raposo Tavares, em Cotia, e tinha sinais de espancamento e estupro. Segundo a Polícia Civil, a vítima tinha muitos ferimentos no rosto e estava seminua. A poucos metros de onde a vítima estava, a polícia apreendeu um preservativo e duas embalagens. O material será analisado.


R7

Mulher que era feita refém por marido

Filha do casal foi levada para hospital da região

O homem que fez a mulher e a filha de reféns dentro de uma casa em Perus, zona norte de São Paulo, se rendeu por volta das 20h50 desta segunda-feira (14). De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi atingida por um tiro e morreu no local.
A filha do casal foi socorrida para um pronto-socorro na região. Ainda não se sabe o motivo do sequestro.
Policiais militares estavam sendo chamados ao local desde as 17h. Os agentes tentavam negociar com o suspeito para que ele libertasse a mulher e a criança.


R7

Exposição britânica mostra carta de amor de mais de 530 anos


Neste mês em que boa parte dos países do mundo comemora, no dia 14, o Dia dos Namorados, a Biblioteca Britânica de Londres está expondo o mais antigo documento contendo a palavra Valentine ("namorado", em tradução livre) de que se tem conhecimento na língua inglesa.

Trata-se de uma carta de amor enviada em 1477 por Margery Brews a John Paston. Nela, a remetente pede ao destinatário que não desista dela, apesar da recusa, pelos pais de Brews, em aumentar o dote da filha.
Como parte da exposição, os pesquisadores da Biblioteca Britânica localizaram os descendentes de Brews e do seu amado.
Em mensagem ao seu ryght welebeloued Voluntyne, em inglês arcaico, (right well-beloved Valentine, em inglês moderno, ou “querido namorado”, em tradução livre), Brews promete ser uma boa esposa.
"Yf that ye loffe me as Itryste verely that ye do ye will not leffe me" (If you love me, I trust (...) you will not leave me, ou “se você me ama, sei (...) que não vai me deixar”), diz Brews.
Na carta, ela também promete amor eterno e verdadeiro acima de todas as coisas terrenas e fala do sofrimento do seu corpo e do seu coração diante do contínuo silêncio do noivo.

Dinheiro x amor
Segundo o curador da exposição, Julian Harrison, a carta revela que, se por um lado o pretendente à mão de Brews aparenta ter considerações financeiras em mente, a remetente revela, claramente, inclinações românticas.
"Não quer dizer, necessariamente, que ninguém tenha usado a palavra Valentine em qualquer contexto antes, mas esta foi, provavelmente, uma das primeiras vezes que ela foi escrita".
E para a historiadora Helen Castor, da Universidade de Cambridge, a importância da carta de Margery Brews para a compreensão de como eram os relacionamentos no período é imensa.
"Uma das coisas maravilhosas em relação a esta carta em particular é que ela é tão pessoal", disse Castor.
"Ela dá uma ideia muito verdadeira do como era o relacionamento entre um jovem e uma jovem que querem se casar."
"Sem esta carta, não saberíamos que este foi um casamento por amor."
"Nós partimos do pressuposto de que, nessa classe social e nesse período, os casamentos eram feitos por conveniência, por razões dinásticas", explica a historiadora. "Mas as cartas de Margery mostram que tudo se encaixa em torno do fato de que esse era um casal que realmente amava um ao outro."

534 anos depois
O arqueólogo Rob Edwards, de 38 anos, um descendente do casal, considera a carta de Margery um vínculo precioso com o passado.
"Ela é um lembrete de que as pessoas que você estuda são como nós, têm os mesmos sentimentos. E o fato de que são meus parentes acrescenta uma nova dimensão."
A jovem medieval tinha outras coisas em comum com apaixonados do século 21.
Ela usava abreviaturas - wt em vez de with (a preposição “com”), por exemplo. Muitos jovens, na internet ou em mensagens de celular, também encurtam as palavras.
Uma peculiaridade da carta é que ela não foi escrita pela mão de Margery. Segundo o curador Julian Harrison, a remetente provavelmente ditou a carta para que um homem a escrevesse.
"O fato de que ela não está escrevendo a carta não quer dizer que ela não sabe escrever, quer dizer que pode pagar a alguém para escrever para ela."
"As pessoas tendem a pensar que o povo no passado era analfabeto, mas na verdade os índices de alfabetização podem ter sido mais altos do que pensamos."
A história de amor de Margery e John teve um final feliz. Os dois se casaram e, em 1479, tiveram um filho, William. Margery morreu em 1495. John, em 1503.

Arquivo Paston
Para historiadores britânicos, o arquivo com mais de mil cartas da família Paston - a maioria delas aos cuidados da Biblioteca Britânica - oferece pistas fascinantes sobre as vidas da pequena nobreza durante a Idade Média.
São as mais antigas correspondências pessoais de que se tem registro na Grã-Bretanha.
Grande parte da documentação que sobreviveu desse período são documentos legais, registros governamentais, documentos financeiros e títulos de propriedades.
As cartas dos Paston foram escritas entre 1422 e1509 por três gerações da família, proprietária de terras na região de Norfolk, cidade no leste da Inglaterra.
Elas descrevem brigas de família, pais que reclamam, confrontos com a aristocracia e festas feitas na ausência das mães.
Mas a carta de Margery, a primeira Valentine inglesa, tem significado especial para os especialistas.
Ela é destaque na exposição Evolving English, da Biblioteca Britânica, que traça a evolução da língua inglesa.

Margery e John
Até os 33 anos de idade, John Paston 3º tentou encontrar a esposa certa: ela tinha de ser de boa família, bonita e, acima de tudo, rica.
Entretanto, com o passar do tempo, cartas escritas por John ao irmão mais velho mostram que seus critérios foram sendo reavaliados - ele se contentaria com menos, desde que ela tivesse dinheiro.
Tudo isso mudou quando ele conheceu Margery, a filha de 17 anos de Thomas Brews. Embora ela fosse de uma boa família, não era uma herdeira e seu pai tinha outras filhas, portanto seu dote era pequeno.
Apesar de John estar apaixonado, a família Paston exigiu um dote maior. A situação parecia ter chegado a um impasse até que as mães do casal intervieram e o casamento aconteceu, em 1477


Verbratec© Desktop.