sábado, 2 de julho de 2011

Feministas fazem Marcha das Vadias na praia de Copacabana


Ato faz parte de movimento mundial para denunciar a violência sexual

Um grupo de cerca de 20 mulheres deu início, de forma tímida, à Marcha das Vadias, na tarde deste sábado (2) na praia de Copacabana, na zona sul do Rio. O ato faz parte de um movimento mundial para denunciar a violência sexual contra mulheres. O grupo vai seguir até o Leme e depois retorna até a rua Hilário de Gouveia, onde funciona a Delegacia de Copacabana (12ª DP).

Com cartazes e faixas com frases de protesto, o grupo, formado em sua maioria por integrantes de entidades feministas, começou a marcha começou a marcha ao lado do posto 4 e ganhou a adesão de turistas e pedestres curiosos.

Uma das reivindicações é que o Estado do Rio tenha uma política específica de proteção a mulher, além da descriminalização do aborto. Segundo Nataraj Trinta, de 28 anos, o Rio não dispõe de uma boa rede de proteção para a população feminina vítima de violência sexual.

- Todos os dias, dez mulheres são estupradas no Estado do Rio e a maioria tem menos de 14 anos.

Nataraj explica que a Marcha das Vadias começou em Toronto, no Canadá, motivada pelos comentários de um policial durante uma palestra sobre violência sexual em que ele afirmou que, para evitar serem vítimas desse tipo de crime, as mulheres deveriam evitar se vestir "como vadias". Desde então, o ato já aconteceu em diversas cidades da Europa e do Brasil.

A expectativa é que o grupo se encontre com outro movimento, o dos bombeiros, que neste sábado fizeram um ato em Copacabana para agradecer apoio da população e aos parlamentares que conseguiram a anistia civil e criminal aos 429 presos no episódio da ocupação do Quartel Central

R7

Feto é encontrado em banheiro de terminal de ônibus de Campo Grande


Corpo estava dentro de lixeira e foi encontrado por auxiliar de limpeza.
Polícia acredita que feto teria aproximadamente seis meses.


Um feto foi encontrado na tarde deste sábado (2), no banheiro feminino do terminal de transporte coletivo Guaicurus, em Campo Grande. Segundo a polícia, o corpo foi encontrado por uma auxiliar de limpeza do local e teria aproximadamente seis meses.

A funcionária disse que ao entrar no banheiro para realizar a limpeza, por volta das 16h30, percebeu algo estranho dentro do cesto de lixo e chamou um outro funcionário da empresa para ajudá-la. Quando eles retiraram o lixo sobre o fraldário do banheiro, perceberam que era um feto.

Segundo o delegado Higo Arakaki, o caso será registrado como encontro de cadáver. Ele explica que o primeiro passo das investigações será descobrir se houve um aborto criminoso ou espontâneo. Em seguida o trabalho se concentrará na tentativa de identificar a mãe.

O feto foi levado para o Instituto Médico e Odontológico Legal (Imol) para perícia.

G1

ONU discute impactos de pesticidas em crianças na agricultura

Agências debateram tema na 5ª Conferência das Partes da Convenção de Roterdã, que termina nesta sexta, em Genebra; cerca de 68 milhões de crianças em atividades agrícolas correm risco

As Nações Unidas lançaram um alerta sobre os riscos causados por pesticidas a crianças que trabalham em lavouras.

A Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, e a Organização Internacional do Trabalho, OIT, discutiram o tema durante a 5ª. Conferência das Partes de Roterdã, sobre substâncias químicas nocivas. O evento termina nesta sexta-feira, em Genebra.

Acidentes de Trabalho
Segundo as Nações Unidas, cerca de 68 milhões trabalham na agricultura. Atividades do setor estão entre as três mais perigosas para qualquer pessoa em termos de acidentes de trabalho fatais ou não. E para as crianças, os riscos são ainda maiores.

A especialista em crianças trabalhando na agricultura da OIT, Paola Termine, contou que elas têm uma tolerância mais baixa às substâncias tóxicas, já que respiram, comem e bebem de forma proporcional ao peso do corpo.

Termine alertou que a exposição a produtos químicos perigosos e pesticidas pode afetar o desenvolvimento físico e neurológico das crianças, que têm menos noção sobre situações de risco.

Pulverização
A contaminação pode ocorrer quando as crianças pulverizam as plantações, ou até mesmo indireta quando mães trabalham nos campos carregando seus bebês nas costas.

A Convenção de Roterdã, criada em 1998, entrou em vigor seis anos depois. O objetivo é estabelecer o “direito de saber” e proteger a saúde humana e o meio ambiente dos riscos da exposição aos pesticidas e produtos químicos nocivos.

Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York

prómenino

Procurador diz que liberação da maconha favorece o tráfico e a violência


São Paulo - A liberação da maconha no Brasil favorecerá o tráfico e não diminuirá a violência no país, segundo o procurador de Justiça de São Paulo Marcio Sergio Christino, especialista na área de crime organizado.

“Toda medida que defende o consumo e permite a compra da droga de maneira massiva indiretamente favorece o traficante, porque ele é o grande fornecedor. Quando se aumenta o consumo, se aumenta ou se dá força àquele que tem o produto para vender”, disse o procurador à Agência Brasil.

Segundo ele, como não há diferença entre quem vende maconha e quem vende as demais drogas, é difícil imaginar que a violência poderádiminuir com a liberação do alucinógeno. “O traficante que vende maconha é o mesmo que vende o crack, que vende o óxi, que vende a cocaína. Não há diferença no mercado nesse sentido. Então, atribuir a liberação da maconha à diminuição da violência é uma afirmação aventureira.”

Um dos problemas, segundo Christino, é que a legislação brasileira sobre drogas é “esquizofrênica”. “Temos uma série de casos de diminuição de pena de forma que a pena por tráfico hoje no Brasil é a menor pena de tráfico do mundo, o que causa espanto, dado à força e ao crescimento que o tráfico tem hoje no Brasil.”

Para ele, a solução é a legislação brasileira ter como exemplo os países que defendem penas mais rigorosas para os traficantes. “Se isso acontecer, vai ter uma diminuição do tráfico. Mas definitivamente [isso não ocorrerá] com as penas e com o processo que temos hoje aqui.”

De acordo com o procurador, também é difícil supor que o Brasil possa regulamentar o plantio, a distribuição e o uso da maconha. “Nossas condições econômicas e sociais não permitem qualquer tipo de fiscalização sobre a produção desse tipo de produto. Já temos uma saúde carente, temos um Estado deficitário e é difícil atribuir ao Estado mais um ônus, que é perfeitamente dispensável.”

Christino também considera “falácia o argumento de que a maconha é uma droga leve, que pode até ser usada para fins medicinais. “É um tema polêmico na medicina, mas até hoje não se conseguiu isolar um princípio ou um determinado efeito da maconha que não possa ser feito por outras espécies de medicamentos. É mais um subterfúgio usado para justificar o consumo. Apesar de ser uma droga considerada leve, o fato é que o simples consumo da maconha já serve como elemento alterador de consciência. E isso é um fato inegável. Leve ou não, ela é uma droga”.

Na tarde de hoje (2), o Coletivo Marcha da Maconha promove uma manifestação por mudança na Lei de Drogas, na Avenida Paulista, em São Paulo. Durante a marcha, os manifestantes vão defender a regulamentação do plantio, distribuição e uso da maconha Eles também defendem que o consumo e a propaganda sejam restritos, assim como o do tabaco e do álcool.

Jornal do Brasil

Lei que entra em vigor na segunda deve tirar milhares de presos da cadeia


Medidas para suspeitos vão de pulseira eletrônica a veto a viagens; nova regra deve reduzir custos para o Estado e lotação nas cadeias

Na próxima segunda-feira, entra em vigor a nova Lei das Cautelares, que permite ao juiz aplicar, além de prisão ou liberdade, outras medidas a suspeitos de crimes. Dependendo da decisão judicial, dezenas de milhares de pessoas que hoje estão presas poderão ser liberadas e aguardar em liberdade o julgamento de seus processos. Ao mesmo tempo, juízes poderão impor limites e obrigações para quem não for preso e evitar prisões desnecessárias.

A Lei 12.403 prevê que o juiz poderá determinar que o suspeito se apresente periodicamente em juízo, permaneça em casa durante a noite ou em dias de folga, proíba que ele frequente determinados lugares ou mantenha contato com certas pessoas, suspenda o exercício de função pública ou a atividade econômica do suspeito, determine a internação provisória ou o monitoramento eletrônico do acusado.

Superlotação. A nova lei pode reduzir a superlotação nos presídios. Dados de 2009 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça, mostravam que a população dos presídios era de 451 mil pessoas - 44% deles em prisão preventiva, justamente o alvo da lei. Mutirões carcerários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também revelaram que muitas dessas prisões seriam desnecessárias e ilegais.

O custo para o Estado também cairia. O governo estima que a prisão preventiva custa para os cofres públicos R$ 1,8 mil. Pela nova lei, a medida mais cara é o monitoramento eletrônico, com custo aproximado de R$ 600 por mês.

De acordo com o CNJ, não há nenhum dado estatístico confiável que possa prever quantos presos poderão agora aguardar em liberdade o julgamento. "Mesmo que essas pessoas sejam liberadas é porque não precisavam de fato estar presas", afirma o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Estadão

César Cielo e outros três nadadores brasileiros são pegos em exame antidoping


RIO - O atual campeão olímpico nos 50m livre e bronze dos 100m, César Cielo e outros três nadadores brasileiros - Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa - tiveram resultado positivo para teste antidoping e receberam como punição da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) uma advertência. O exame foi feito em maio, durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A substância proibida detectada é a furosemida, presente em diuréticos e que não altera a performance do atleta, mas costuma mascarar o uso de outras substâncias proibidas. Nenhum dos atletas quis usar o direito à amostra B, a contraprova. Na noite desta sexta-feira, Cielo fez uma declaração diante da imprensa e se defendeu:

- Saio com três grandes ensinamentos. O primeiro é que quem não deve não teme. Estou junto com meus companheiros. O segundo é que a verdade sempre aparece, e verdade está ao nosso lado, isso foi provado. O terceiro é que o que não te derruba te fortalece. Sairemos muito mais fortes do que antes e faremos todo o possível para representar o Brasil e o Flamengo da melhor forma. Agradeço todas as manifestações de apoio e volto a me concentrar com meus companheiros no treinamento para o Mundial de Xangai. Peço aos torcedores que rezaram pela gente que rezem o triplo, por favor, que torçam o triplo. E a gente vai buscar grandes resultados - afirmou Cielo, de terno, ao lado de Nicholas Santos e Henrique Barbosa, em coletiva de imprensa em que não responderam perguntas de repórteres.

O painel da CBDA que decidiu pela advertência aos nadadores foi presidido por Eduardo de Rose e composto também pelos especialistas Sandra Soldan, Marcus Bernhoeft e Cláudio Cardone. A comissão considerou o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação, que prevê desde advertência até dois anos de suspensão.

A CBDA informou, em comunicado oficial, que os atletas "definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição."

Na tarde desta sexta, o nadador Cesar Cielo já havia divulgado uma nota oficial dando a sua versão sobre o fato de ter sido flagrado no exame antidoping. Cielo diz que o resultado foi "um fato isolado".

- Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema - diz o nadador em um trecho da nota.

O nadador lembra ainda que, só em 2011, já foi testado cinco vezes e que passa por exames periódicos por ser um dos atletas que integram o programa de rastreamento da Federação Internacional de Natação (Fina). Neste programa, Cielo é obrigado a informar a entidade sobre todos os deslocamentos, já que pode ser testado a qualquer momento.

Cielo diz ainda que "acredita que todo mérito de um atleta seja resultado de muito treino, dedicação e seriedade. Tenho a convicção de que todos os resultados que conquistei na minha carreira sigam esses pilares".

No Troféu Maria Lenk, em maio, Cielo nadou pelo Flamengo e conquistou cinco ouros (50m livre, 50m borboleta, 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley) e uma prata (100m livre). Também nadadores do Flamengo, Nicholas Santos levou três ouros (4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley), uma prata (50m borboleta) e um bronze (50m livre) e Henrique Barbosa, um ouro (4x100m medley) e um bronze (200m peito). Nadador do Minas Tênis, Vinícius Waked conquistou quatro bronzes (200m livre, 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley).

O Globo

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pais que não são autoritários mantêm os filhos mais próximos, afirma estudo



Como impor autoridade sem ser autoritário com o seu filho? A resposta não é fácil, e nem mesmo existe uma que sirva para todas as famílias. Mas um estudo norte-americano revelou que pais que descobriram como fazer isso são mais próximos dos filhos, mesmo quando eles se tornam adultos.

A pesquisa foi conduzida por professores da Brigham Young University com 392 estudantes universitários e publicado na edição de junho do Journal of Youth and Adolescence. Uma das conclusões do estudo foi de que os pais que combinavam amor com respeito pela indepedência das crianças as mantinham mais próximas de si, mesmo quando elas chegavam à idade adulta. Além disso, os filhos desses pais também tinham a autoestima mais elevada. Segundo Larry Nelson, um dos autores da pesquisa, “quando a criança faz uma escolha, os pais que não são autoritários dizem ‘estou orgulhoso de você’, o que faz com que elas sejam mais independentes".

Porém, a medida entre dar limites e não ser autoritário é muito tênue e motivo, com razão, de preocupação entre os pais. Para a professora do departamento de psicologia clínica da USP, Isabel Gomes, é claro que pais que não são autoritários têm os filhos mais próximos de si, mas é comum ver casais que não conseguem dizer não às crianças. “Nas últimas décadas a estrutura familiar mudou. O lema agora é ‘quero ser amigo do meu filho’, mas as pessoas esquecem que crianças precisam de limites”.

Segundo Isabel, a criança desde cedo precisa saber que algumas coisas ela pode escolher, outras não. Hora de dormir, de comer e o que vestir, por exemplo, são decisões que cabem aos pais. “Pela minha experiência, vejo muitos pais que têm medo de frustrar os filhos. Porém, não conseguir tudo o que queremos faz parte da vida e as crianças têm, desde cedo, que aprender a lidar com isso”, explica ela.

Como cada família tem seu ritmo, não existe uma receita que valha para todas. Mas, segundo a professora, casais seguros da sua decisão, pacientes e persistentes conseguem impor limites sem ser autoritários. Outro ponto importante, alerta Isabel, é entender que autoritarismo tem a ver com agressividade. “Existem formas distintas de dizer não. Gritar e agredir a criança está fora de cogitação”, afirma ela. E na sua casa, como funciona?

CRESCER

Justiça proíbe apologia à pornografia infantil em rede social

O descumprimento da determinação judicial corresponderá a uma multa diária no valor de R$50 mil.

Condenada a aumentar o controle de crimes praticados na rede social Orkut, a empresa Google Brasil tem 120 dias para evitar que os usuários criem ou mantenham perfis, comunidades ou páginas dedicados à pornografia infantil. A decisão em 1ª instância é da Juíza Simone Lopes da Costa, da 10ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro.

Indicadores da Central Nacional de Denúncias, da SaferNet Brasil, mostram que o Orkut é um dos espaços mais denunciados em relação aos crimes praticados na Internet. Somente no primeiro trimestre desse ano, do total de 8852 denúncias recebidas, 3399 são relacionadas à pornografia infantil, 1378 destas provenientes do Orkut.

Conforme informações divulgadas pelo Jornal O Globo, a empresa será obrigada a criar "sistemas aptos a identificar existência de perfis, comunidades ou páginas dedicados à pedofilia" e à apologia ao crime. O descumprimento da determinação judicial corresponde a uma multa diária no valor de R$50 mil.

A justiça determinou também que a empresa mantenha o IP (número de identificação do computador) de criação de qualquer comunidade ou perfil, além dos registros periódicos de acesso às comunidades. O Estado deverá ser comunicado sobre existência de comunidades ou perfis que façam apologia ao crime. Além disso, a Google deverá promover uma campanha no próprio Orkut para alertar sobre os perigos do uso da rede mundial de computadores.

De acordo com o Jornal O Globo, a Google Brasil afirmou que ainda não foi notificada da decisão e que assim que for informada oficialmente vai analisar o caso para decidir se vai recorrer ou não.

Mais informações sobre crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet podem ser obtidas no site http://www.safernet.org.br

Fonte: CIPÓ - Comunicação interativa, com informações do Jornal O Globo e SaferNet Brasil - 30/06/2011

prómenino

Mãe de oito gêmeos disse sentir nojo dos filhos


A americana Nadya Suleman, que ganhou fama ao dar deu à luz octuplos em 2009, disse que sente nojo de seus filhos.

Ela afirmou ainda que ama as crianças, mas que ''gostaria de não tê-los tido''.
''Eu odeio bebês, eles me dão nojo'', disse a mãe em entrevista à revista Touch.

Nadya teve seus filhos após ter se submetido a um tratamento de fertilização in vitro e deu à luz por cesariana.

Ela acabou se tornando uma celebridade e ganhou o apelido de ''octomãe''.

A mãe de 36 anos também chamou seus outros seis filhos de ''animais''.

“Meus seis filhos mais velhos são animais, porque eu não tenho tempo de criá-los.''

Nadya afirmou que costuma se refugiar no banheiro para chorar e ''ter um pouco de paz''.

A americana disse estar participando de um reality show de namoros na TV para poder ganhar dinheiro a fim de criar seus filhos.

As afirmações devem reforçar dúvidas a respeito da capacidade da americana de cuidar de seus filhos, que já haviam sido expressas na ocasião do nascimento das crianças.

BBC Brasil

Trenzinho que levava crianças e tombou em SP tinha irregularidades


SÃO PAULO - O trenzinho que tombou nesta quinta-feira e feriu 23 crianças e dois adultos em Piracicaba, a 168 km da capital paulista, apresentava irregularidades. Segundo o delegado Rinaldo Puia, responsável pelas investigações, três dos vagões não estavam licenciados e nem possuíam sistema de freios acoplado, informou o site da EPTV. O motorista vai responder por lesão corporal culposa.

O acidente ocorreu quando 25 crianças da escola Sossego da Mamãe seguiam para um bufê para comemorar o aniversário de um dos colegas. A dona da escola, que estava no veículo no momento do acidente com outros oito professores, afirmou que o condutor mudou o trajeto e foi alertado sobre os riscos de pegar uma via com relevo tão íngreme.

- Eu falei mais de uma vez para ele não pegar esta rua. Ele fez que não ouviu e, quando o trenzinho tombou, ele fugiu sem dar socorro - disse Adriana Barone.

O delegado do caso afirmou que vai averiguar também as circunstâncias em que aconteceu a mudança do percurso e uma possível negligência por parte do motorista, quando ele optou por transitar em uma via com aquela inclinação.

Uma equipe do Instituto de Criminalística da Polícia Civil esteve no local para avaliar as condições do trem, que pertencia ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba. O presidente da instituição, Jairo Mattos, disse que a documentação está em dia e que o veículo passou por manutenção há um mês.

O motorista do trenzinho, João Francisco, negou as acusações e disse que prestou socorro e ajudou a resgatar as crianças.

O Globo

Suzane von Richthofen continua presa em regime fechado


O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou liminar em habeas corpus a Suzane von Richthofen. Ela cumpre pena de 39 anos de reclusão pelo homicídio triplamente qualificado – por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa das vítimas – de seus pais. Com a decisão, Suzane continua em regime fechado.

A progressão para o regime semiaberto pedida por Suzane foi negada pelo juízo de primeira instância. O recurso ao Tribunal de Justiça de São Paulo também foi negado, sob o argumento de que o exame criminológico mostrou imaturidade, egocentrismo, impulsividade, agressividade e a ausência de remorso por parte de Suzane.

Os advogados dela afirmam o contrário. Segundo eles, o bom comportamento, a espontânea apresentação à justiça, o exercício ininterrupto de atividades laborativas e o parecer favorável à progressão são elementos que atestam o preenchimento dos requisitos necessários à obtenção do benefício.

O ministro Og Fernandes destacou que a liminar em habeas corpus exige a demonstração expressa de sua necessidade e urgência, por conta da sua excepcionalidade. O ministro afirmou que tais circunstâncias não se revelam em exame superficial, e que a análise aprofundada acontecerá no julgamento do mérito, que caberá à Sexta Turma. Por esse motivo, negou o pedido.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Fonte: Superior Tribunal de Justiça


Revista Jus Vigilantibus, Quinta-feira, 30 de junho de 2011

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pais pagam cirurgia para transformar filhas em filhos na Índia



Segundo uma reportagem do Hindustan Times, centenas de meninas estão sendo transformadas em meninos em Indore, na região de Madhya Pradesh, na Índia. As crianças, de 1 a 5 anos, seriam submetidas a um tratamento com hormônios e a uma genitoplastia – que, nesse caso, transforma a genitália feminina em masculina.

O tratamento, que é relativamente barato – cerca de US$ 3200 –, tem atraído casais de Mumbai e Délhi que sonham com um filho – mas tiveram uma filha. A cirurgia e os hormônios só poderiam ser usados para corrigir problemas congênitos, em casos de crianças que nasceram com genitália ambígua, por exemplo, mas a fiscalização do país é falha.

Segundo a reportagem, os pais pressionam os médicos a fazer as cirurgias mesmo sabendo que as meninas “convertidas” em meninos serão inférteis. Em nome de escolher o sexo do filho – mesmo depois de seu nascimento –, esse pais abrem mão de ser avós biológicos.

A genitoplastia para atender a esse capricho dos pais não é aprovada, mas também não é proibida. Está numa zona cinza da regulamentação médica do país. Talvez porque, antes de isso acontecer, ninguém fosse capaz de imaginar que a misoginia pudesse chegar a esse ponto.

Os médicos afirmam que só fazem o procedimento quando a genitália externa da criança não bate com os órgãos sexuais internos. Mas há quem veja um abuso por parte dos pais e dos médicos para transformar meninas perfeitamente normais em meninos.

É difícil, daqui do Brasil, avaliar até que ponto isso está realmente acontecendo ou se há exagero na denúncia. Mas, a julgar pelo que se sabe da falta de mulheres na Índia, é bem possível que seja verdade.

Segundo Mara Hvistendahl, correspondente de ciência da revista Science, faltam 160 milhões de mulheres na Ásia. É possível notar o desequilíbrio da proporção entre meninas e meninos nascidos em países tão diversos como Vietnã, Albânia e Azerbaijão.

Mara estudou o assunto e acaba de lançar o livro Unnatural selection: Choosing boys over girls, and the consequences of a world full of men (algo como Seleção não-natural: Escolhendo garotos em vez de garotas, e as consequências de ter um mundo cheio de homens). Nele, ela prevê que, em 2020, haja 15% a 20% mais homens do que mulheres na região noroeste da Índia.

É claro que essa diferença gigantesca não acontece porque os pais procuraram um médico para fazer uma cirurgia de mudança de sexo em suas filhas. Isso deve ser mais exceção do que regra. O método mais procurado para garantir o nascimento de um filho é o aborto seletivo. Ou seja: a mãe se submete a exames (geralmente o ultrassom, que não é invasivo) para saber o sexo do filho o quanto antes e, se é menina, põe um fim à gravidez.

O aborto seletivo não é permitido em várias partes do mundo, mas é autorizado em vários países da Ásia. E o resultado é esse que estamos vendo: nascem muito mais meninos do que meninas.

Mesmo quando não há aborto, as meninas não estão protegidas. Na China, onde vigora a política do filho único, há milhares e milhares de meninas abandonadas em orfanatos.

A preferência pelos meninos é, em grande parte, cultural. Em algumas sociedades, como a chinesa, homens têm o dever de ficar com a família e cuidar dos pais, além de liderar cerimônias importantes, como o funeral.

O problema é que, se continuar assim, ficará cada vez mais difícil na maioria dos países da Ásia encontrar mulheres para “produzir” a próxima geração de homens.


Para juíza, tratamento obrigatório é única forma de salvar crianças dependentes do crack

Representantes do município do Rio, do Judiciário e do Ministério Público defendem política de internação compulsória para menores de idade

A juíza titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, Ivone Ferreira Caetano, defendeu, na tarde desta quinta-feira, no Rio, o modelo de internação compulsória para menores dependentes do crack, criado a partir de um decreto do executivo municipal e que entrou em prática esta semana na cidade. “Sou extremamente desfavorável ao direito de ir e vir quando se trata de crianças e adolescentes. Sempre fui das pessoas que pontuaram de que, havendo necessidade de tratamento, ele deve ser feito independentemente da aquiescência da criança ou da mãe e do pai. O direito de ir e vir é limitado. Não existe direito ilimitado a não ser o direito à própria vida”, afirmou, a juíza, em entrevista coletiva

Ivone Caetano fez uma descrição dramática do cenário nas cracolândias que se formaram na cidade. “O que eu temo é que daqui a cinco anos ou menos nós tenhamos gerações de zumbis. Estamos criando andróides, estamos sendo coniventes com isso. Da parte da Justiça da Infância deste município isto não vai acontecer porque eu concordo inteiramente com o tratamento impositivo. É a única forma de se tentar salvar uma vida”, argumentou.

O encontro de autoridades do município, da Justiça e do Ministério Público foi uma espécie de reafirmação da política adotada no Rio. Segundo Ivone Caetano, o decreto que instituiu a internação de menores mesmo sem autorização dos pais foi “exaustivamente debatido” entre os poderes responsáveis pela infância e adolescência no Rio. A afirmou que, pela primeira vez, o debate envolveu também a secretária de saúde, que será responsável pelo tratamento médico dos jovens.

O secretário de Assistência Social do Rio, Rodrigo Bethelem, ratificou que, desde segunda-feira, o diagnóstico e o pedido de internação compulsória das crianças e adolescentes está sendo feito por médicos e psicólogos da prefeitura. “Não se trata de opinião. Não é o educador social da Secretaria de Assistência Social que está decidindo sobre a matéria. Temos clínicos gerais nas nossas unidades de triagem que fazem o primeiro atendimento do paciente, que cuidam dos outros problemas que ele possa ter, como feridas na boca, problemas pulmonares. Em seguida, decide-se por uma internação, envio a abrigou ou a centros especializados”, explicou Bethelem.

Atualmente, a prefeitura conta com 53 abrigos, 25 deles públicos e outros 28 conveniados pela rede SUS. Apenas quatro unidades são especializadas no atendimento de pessoas com envolvimento com drogas. Segundo Bethlem, outras quatro serão construídas até o fim do ano. “O prefeito aumentou a verba da secretaria de 15 para 23 milhões de reais. Um aumento substancial que a gente acha que é suficiente. Mas ele já deu sinais de que dotará a Assistência Social do Município com mais recursos sempre que necessário”, afirmou Rodrigo.

LEIA TAMBÉM:

Rio já tem três crianças em internação compulsória para tratar dependência do crack

Veja

PM encontra corpo na Baixada que pode ser de menino desaparecido


Corpo foi achado na região onde Juan desapareceu no dia 20.Buscas foram temporariamente suspensas até a identificação do corpo.


As buscas ao menino Juan foram temporariamente suspensas depois que a Polícia Militar encontrou, por volta das 7h desta quinta-feira (30), o corpo de uma criança, em decomposição, em Belford Roxo, Baixada Fluminense, região onde Juan desapareceu no dia 20, durante uma operação na Favela Danon, em Nova Iguaçu. A polícia chegou ao local após uma denúncia anônima.

O coronel Sérgio Simões, comandante do 20° BPM, confirmou a informação nesta manhã e aguarda a retirada do corpo do local para que seja confirmado se é ou não de Juan. As buscas ao menino, por policiais e cães farejadores, auxiliados por bombeiros, realizadas na quarta-feira (29), a partir de uma peça de roupa do garoto, foram suspensas ao anoitecer e seriam retomadas nesta manhã. Mas só serão retomadas se for confirmado que o corpo achado não se trata de Juan.

Segundo o comandante, o corpo está num córrego conhecido como Santa Luzia. Policiais da Divisão de Homicídios (DH), que investigam o caso, foram chamados.

Protesto na Alerj
Na tarde de quarta-feira (29), representantes de ONGs, familiares e amigos protestaram em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para lembrar o desaparecimento de Juan. Mais cedo, a mãe do menino reconheceu o chinelo usado pelo filho no dia do sumiço. Ela afirmou que o calçado era dela, mas o filho pediu para usá-lo.

Nesta quarta-feira (29), a mãe de Juan foi ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, onde está internado seu outro filho, Wesley de 14 anos, também ferido durante a operação. Da unidade ela seguiu para uma reunião com representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio. Ela será convidada a participar do Programa de Proteção à Testemunhas, mas ainda deve aguardar a liberação do filho Wesley.

Disque-Denúncia lança cartaz
Para conseguir pistas sobre o menino, o Disque-Denúncia lançou nesta quarta-feira (29) um cartaz com uma foto de Juan. A central já recebeu algumas ligações e a expectativa é de que com a divulgação desse cartaz, o número de denúncias aumente. Quem tiver informações sobre o paradeiro do menino pode ligar para o número (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.

Desaparecido há 10 dias
O menino Juan, de 11 anos, desapareceu no dia 20, durante uma troca de tiros entre criminosos e policiais militares, na Favela Danon, onde mora, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No tiroteio, um homem apontado pela polícia como traficante foi morto. Na 56ª DP (Comendador Soares), os três PMs do 20º BPM (Mesquita) que participaram da ação disseram não ter visto Juan no local, mas afirmaram que viram o irmão do menino, Wesley, que foi atingido por uma bala perdida no confronto.

A mãe do menino, Rosinéia de Moraes, passou a procurar pelo filho sempre com uma foto dele nas mãos e a Polícia Militar começou a investigar se os PMs têm algum envolvimento no desaparecimento de Juan.

“Segundo a mãe deles, Wesley disse que viu o irmão baleado na localidade, mas segundo os policiais militares, eles não viram Juan”, disse o delegado da 56ª DP (Comendador Soares), Rafael Ferrão, que esteve à frente das investigações.

G1

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mulheres adquirem bebês falsos para satisfazer instintos maternais


Psiquiatra norte-americano analisa comportamento feminino durante "brincadeira"

Elas são pequenas, delicadas e parecem bebês de verdade. Mas são bonecas, e podem custar mais de US$ 12 mil. O preço alto, no entanto, não impressiona mais do que o comportamento do público que está adquirindo este brinquedo. Um alerta do Dr. Keith Ablow, psiquiatra consultor do canal de TV norte-americano Fox News, indica que mulheres adultas nos Estados Unidos estariam adquirindo as caríssimas bonecas para satisfazerem seus instintos maternais.

As bonecas, chamadas de "reborn" (ou "renascidas") são feitas de vinil e pintadas por artistas, razão pela qual têm o cabelo, o rosto e tom de pele tão realistas. Vendidas em um site de leilão na internet, algumas são muito semelhantes a bebês prematuros e entregues com uma incubadora, e têm até certidão de nascimento.

De acordo com o psiquiatra, mulheres mais jovens que compraram o brinquedo alegam que as bonecas "satisfazem suas necessidades maternais". Já as mulheres de meia-idade estariam adquirindo os falsos bebês porque servem como um "conforto" após a ida de seus filhos para a universidade. Para Ablow, a brincadeira adulta representa mais do que um simples modismo.



– Tudo bem se as mulheres estivessem comprando as bonecas por curiosidade mórbida ou por uma paixão por colecioná-las. Mas elas estão colocando suas bonecas em carrinhos e em cadeirinhas no carro para passeios no shopping. Enquanto isto pode parecer um modismo inofensivo, eu vejo isto como o último sintoma que nossa espécie está perdendo o controle sobre a realidade – declara o psiquiatra em seu artigo.

Entre as mulheres a que o Dr. Ablow se refere, estão a norte-americana Carol Laing, de 53 anos, que foi tema de reportagem de um tabloide inglês por gastar centenas de dólares em dois bonecos, a quem ela deu os mesmos nomes de seus filhos de 20 e 17 anos: Rachel e Adam.



Para o Dr. Keith Ablow, a brincadeira mais parece um vício do que de um impulso consumista.

– Como drogas de rua, (as bonecas) reduzem a ansiedade pela substituição de uma ilusão. Mas, como as drogas, elas só atrasam o acerto de contas inevitável com ansiedades que todos devem enfrentar. Uma mulher que usa um bebê de mentira evita este enfrentamento. E, como todas as formas artificiais de evitar o desconforto, alimentando um bebê de mentira só vai aumentar o desconforto.

donna

PM deve fazer novas buscas pelo menino Juan em Nova Iguaçu


PM espera que família entregue roupas do menino para facilitar trabalho dos cães

Policiais do Batalhão de Mesquita (20º BPM) pretendem fazer uma busca, com apoio da Companhia de Cães, para localizar o corpo do menino Juan Moraes, de 11 anos, desaparecido há oito dias, após uma troca de tiros entre PMs e traficantes da região.

Segundo o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Sérgio Mendes, a polícia espera apenas que a família leve peças de roupa do menino para facilitar o trabalho dos cães farejadores. O local onde pode estar o corpo do menino foi passado por meio do Disque-Denúncia.

Ontem, peritos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) estiveram no bairro Danon e encontraram um chinelo lilás sujo de sangue. O calçado pode ser menino, já que a mãe dele disse que ele usava o chinelo dela, da cor lilás, antes de desaparecer. Os peritos também encontraram cápsulas de fuzil, que deverão ser comparadas com os fuzis dos PMs envolvidos na operação. As armas também serão periciadas.

O ICCE também analisa o sangue encontrado nas viaturas policiais que estiveram na comunidade durante o confronto. Os peritos vão comparar o material com o DNA de parentes de Juan para saber se o sangue é mesmo do menino.

Além da investigação feita pela DHBF (Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense), a PM também instaurou uma sindicância para apurar o caso. O procedimento tem 30 dias para ser concluído, mas o prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias. A sindicância é feita pelo próprio 20º BPM, mas conta com apoio da Corregedoria da PM.

Os quatro PMs envolvidos no tiroteio foram afastados das ruas, mas continuam trabalhando. Eles deixaram o GAT (Grupamento de Ações Táticas) e estão tirando serviço em DPOs (Destacamento de Policiamento Ostensivo), sob a orientação de trabalhar internamente.

Wanderson dos Santos de Assis, de 19 anos, que estava internado no hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, sob custódia policial obteve liberdade provisória, concedida pela 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu. Wesley Felipe de Moraes, de 14 anos, irmão de Juan, também foi baleado e continua no hospital.


R7

Polícia faz operação na Rocinha para buscar corpo de modelo desaparecida


Jovem de 20 anos sumiu no dia 9 de maio.
Agentes da Core e da Divisão de Homicídios estão na ação.


Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Homicídios (DH) realizam na manhã desta quarta-feira (29) uma operação na Favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, para fazer buscas pelo corpo da modelo de 20 anos, que está desaparecida desde o dia 9 de maio.

Durante as investigações, a polícia quebrou o quebrou o sigilo telefônico da jovem. A jovem foi vista pela última vez numa estrada, perto de casa, na Vila Canoas, em São Conrado, Zona Sul do Rio. Os policiais consideram a modelo desaparecida, mas também não descartam a possibilidade de ela ter sido morta por traficantes da Rocinha.

De acordo com policiais, 100 agentes da DH e 30 da Core estão participando da operação. Segundo a Delegacia de Homicídios, policiais fizeram pequenas incursões na região durante os fins de semana, no lugar onde possivelmente o corpo da modelo estaria escondido. As denúncias sobre o local onde estaria o corpo foram obtidas através do Disque-Denúncia.

Suposta ligação com tráfico
As investigações indicam que ela tinha ligação com o tráfico. Segundo a polícia, a jovem transportaria drogas da Rocinha para outras favelas da quadrilha. Os traficantes acreditavam que a beleza da modelo ajudava a não levantar suspeitas do envolvimento dela com o crime.

A polícia foi informada de que ela estava com uma amiga quando sumiu. Essa outra jovem também teria sido assassinada apenas por tê-la acompanhado à favela. Até agora ninguém registrou queixa sobre esse desaparecimento.

Mas o que poderia ter motivado traficantes a matar a modelo ainda intriga a Divisão de Homicídios. Já se chegou a cogitar que a jovem teria sido namorada de um policial militar, o que teria desagradado Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na Rocinha, um dos criminosos mais procurados pela polícia do Rio.

G1

Fotógrafa explora inserção de animais na sociedade


Por mais de uma década, a fotógrafa americana Colleen Plumb percorreu o país retratando situações que mostravam como diferentes tipos de animais estavam inseridos na sociedade atual.

O resultado desse trabalho foi transformado na série Animals are Outside Today (Animais estão fora hoje, em tradução livre), que reúne mais de 70 imagens expostas em uma galeria de Miami e em um livro homônimo.

Parte das imagens da série mostra animais vivos, sejam domesticados ou em seu habitat natural. Mas há também fotos de de animais mortos, usados para decoração, estudo ou consumo.


No entanto, há também imagens de animais mortos, usados para decoração, estudo ou consumo, caso do porco assado desta foto. Fotos cortesia: artista e galerias Dina Mitrani e Jen Bekman


Plumb conta que ela sempre se interessou por essa crescente desconexão entre humanos e o mundo natural. Fotos cortesia: artista e galerias Dina Mitrani e Jen Bekman

A fotógrafa explica que sua ideia era a de investigar a afinidade em relação a alguns bichos e a falta de conexão com outros.

BBC Brasil

Operação Sorriso


Façam Uma Criança Feliz.......

Cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina, nos dias 6 e 7 de agosto, no Hospital do Fundão, Rio de Janeiro (UFRJ).

terça-feira, 28 de junho de 2011

Menino de três anos é encontrado sozinho andando por ruas de Itu


Ele estava perto de uma creche no Jardim Europa e praticamente sem roupa. O menino foi encaminhado para um abrigo

Uma criança de aproximadamente três anos foi encontrada sozinha, andando pelas ruas de Itu. O menino estava descaço e sem agasalho. O menino agora está protegido do frio. Mas, quando foi encontrado perto de uma creche no Jardim Europa, estava praticamente sem roupa, com apenas uma camiseta, segundo o Conselho Tutelar.

A direção da creche para onde o menino foi levado avisou o Conselho Tutelar. O menino pouco falou às conselheiras. Disse ter três anos e se chamar Pedro. No corpo alguns machucados nas pernas e braços, mas as conselheiras não souberam dizer se foram causadas por maus tratos.

A conselheira responsável pelo caso registrou boletim de ocorrência de abandono de incapaz. Ate o fim da tarde ninguém apareceu no Conselho em busca da criança. O menino foi levado para o abrigo em Itu. Segundo o Conselho Tutelar, a partir de agora caso algum parente ou conhecido queira buscar a criança terá que procurar a Vara da Infância e Juventude de Itu.

TN

Bruno chega à Assembleia de MG para ser ouvido por comissão



Advogado do goleiro também deve ser ouvido nesta terça-feira (28).Objetivo é apurar denúncia de tentativa de compra de habeas corpus.

O goleiro Bruno, que vai a júri popular pelo desaparecimento e morte de Eliza Samúdio, chegou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para se ouvido por deputados da Comissão de Direitos Humanos. De acordo com a comissão, o objetivo é esclarecer denúncias de uma suposta tentativa de venda de habeas corpus a favor do jogador.

A sessão começou à 9h35 em sala no térreo do prédio da Assembleia. O advogado Cláudio Dalledone Júnior, acompanha o jogador e foi o primeiro a falar. A noiva de Bruno, Ingrid Calheiros Oliveira, também participa da sessão.

A denúncia foi feita durante um depoimento de Ingrid, na Assembleia. De acordo com a assessoria da ALMG, o goleiro foi convidado a participar da comissão e, caso não compareça, os deputados vão até a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde ele está preso.


Réu pelo assassinato de Eliza Samúdio


Eliza Samudio se mudou para o Rio de Janeiro no início de 2009. Em abril ou maio do mesmo ano, ela conheceu o goleiro Bruno e os dois tiveram um relacionamento. Em outubro, ela fez um boletim de ocorrência por agressão e sequestro no Rio de Janeiro. Nesta época, Eliza relatou a um órgão da imprensa que estaria grávida do goleiro.Em fevereiro de 2010, a jovem deu à luz um menino e alegou que o atleta era o pai da criança.

Segundo a polícia, entre os dias 5 e 8 de junho, Eliza foi levada do Rio para Minas. Ainda segundo a polícia, no dia 9 de junho, ela foi levada do sítio do Bruno, em Esmeraldas, para Vespasiano. Ambas as cidades ficam na Grande BH. A mulher teria sido morta, na madrugada do dia 10, em Vespasiano.Entre os dias 24 e 25, a polícia recebe denúncia de que Eliza teria sido agredida no sítio. Logo em seguida, começaram as investigações sobre o paradeiro da moça.
A criança foi encontrada em Ribeirão das Neves, na Grande BH, e alguns suspeitos foram convocados para depor.

Dia 6 de julho, a polícia ouviu o adolescente que estaria dentro do carro junto com Eliza na viagem do Rio para Minas. A Justiça determinou a prisão de Bruno e do amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão. Neste dia, um exame comprovou que o sangue no carro de Bruno era de Eliza.



No dia seguinte, Bruno e Macarrão se entregaram na Polinter do Andaraí, na Zona Leste do Rio de Janeiro. A Justiça mandou prender Dayanne de Souza, mulher de Bruno, e Sérgio Rosa Sales, primo do atleta.Ainda no dia 7 de julho, a polícia fez buscas na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, em Vespasiano. O menor foi ouvido outra vez e Bruno foi indiciado como mandante do sequestro de Eliza do Rio de Janeiro para Minas Gerais.No dia 8, Bola foi preso e Bruno e Macarrão foram transferidos para Minas. No dia 9 de julho, Sônia Moura conseguiu a guarda do neto na Justiça. Flávio Caetano, Wemerson Marques, o Coxinha, e Elenilson Vitor da Silva foram presos.

No dia 10 ou 11 de julho apareceu mais um nome no caso: Fernanda Gomes de Castro, que também teria tido um relacionamento com o jogador.No dia 12, o adolescente foi ouvido no Rio e, no dia seguinte, foi transferido para Minas. Ele disse à polícia que foi chamado para um “dar susto” em Eliza, junto com Macarrão.No dia 14, a polícia fez novas buscas pelo corpo de Eliza na casa de Bola, em Vespasiano.

O Flamengo mandou uma carta de demissão de Bruno no dia 16, mas anulou a decisão no dia 20. No dia 29 de julho, polícia indiciou Bruno e mais oito pessoas pelo desaparecimento e morte de Eliza.Em 5 de agosto, Fernanda foi presa em Minas. No dia 6 de outubro, Bruno teve um mal súbito durante audiência em Ribeirão das Neves e é levado para posto médico.No dia 23, o advogado Ércio Quaresma deixou a defesa do goleiro. Quatro dia depois, Flávio Caetano é solto pela Justiça.A Justiça do Rio de Janeiro condenou Bruno no dia 7 de dezembro de 2010 por manter Eliza em cárcere privado.

Em Minas, no dia 17 de dezembro, a Justiça decidiu que o jogador, Bola, Macarrão, Sérgio, Dayanne, Fernanda, Wemerson Marques e Elenilson da Silva vão a júri popular.O goleiro, o amigo Macarrão e o primo Sérgio estão presos e vão a júri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Bola, que também está preso, vai responder no júri popular por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.No dia seguinte, Dayanne Souza, Fernanda Castro, Wemerson Marques e Elenilson Vitor da Silva foram soltos pela Justiça e respondem em liberdade pelas acusações de sequestro e cárcere privado.Na prisão, Bruno ganhou o direito de treinar com bola no dia 22 de dezembro.

Em 2011, no dia 19 de maio, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o habeas corpus para o goleiro Bruno pedido pelo advogado Cláudio Dalledone Júnior.No dia 20 de abril deste ano, Bola foi transferido da Nelson Hungria para Penitenciária Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas, na Grande BH.

G1

Debiitado, filhote de peixe-boi é resgatado no Amazonas

MANAUS - Um filhote de peixe-boi macho de aproximadamente 2 meses foi trazido aos tanques do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) no início da tarde desta segunda-feira. Segundo pesquisadores, em alguns casos, os caçadores usam filhotes presos para atrair as mães e retirar óleo, couro e até mesmo a carne dos animais.

Com este, já é o terceiro animal resgatado nas proximidades do município de Barreirinha, interior do Amazonas. Segundo Diego Emanuel, analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em Parintins, o filhote foi entregue por um pescador à Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinha.

- O pescador alegou que o animal havia ficado preso na rede de pesca por acidente - disse.

Há ainda a possibilidade do peixe-boi ser alvo da caça nas proximidades do município de Barreirinha. Ainda segundo o analista ambiental, o Ibama deve realizar ações na área.

- Estamos atuando na região de Parintins e Barreirinha e vamos alertar às pessoas de que não se deve caçar o peixe-boi. A ação é de sensibilização e fiscalização - declarou.

O peixe-boi vai passar por avaliações dos veterinários da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), ONG que atua em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa. De acordo com o biólogo da Ampa, Diogo Souza, o animal está abaixo do peso.

- O peixe-boi está abaixo do peso e muito debilitado. Ele pesa aproximadamente 8kg sendo que para a idade dele era para estar com 15kg - afirma.

O peixe-boi resgatado e deve ficar em observação recebendo os cuidados dos veterinários e biólogos da Ampa. Ampa.

O Globo

Juiz converte em casamento união estável de pessoas do mesmo sexo



O juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, homologou hoje (27) a conversão da união estável em casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. Esta é a primeira vez que ocorre um casamento homoafetivo no país.

L.A.M. e J.S.S., ambos do sexo mascullino, protocolaram a solicitação em que afirmam viver em união estável há oito anos. O Ministério Público deu parecer favorável ao pedido. O pedido foi instruído com declaração de duas testemunhas, que confirmaram que os dois “mantêm convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituir família”. Foram realizados os proclamas e não houve impugações.

A decisão tem como principal fundamento o julgamento do Supremo Tribunal Federal, de 5 de maio passado, que reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. O magistrado cita também o que prevê o art. 226 § 3º, parte final da Constituição Federal, o art. 1.726 do Código Civil e as normas gerais da Corregedoria Geral da Justiça do TJSP, que disciplina o procedimento de conversão da união estável em casamento.

A sentença prevê ainda que os dois passem a ter o mesmo sobrenome, como acontece em casamentos.

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo


Revista Jus Vigilantibus

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Transtorno bipolar pode afetar relacionamento


Conhecer os sintomas e incentivar o tratamento do parceiro podem salvar o relacionamento marcado por mudanças constantes de humor

A bipolaridade atinge cerca de 1,5% da população e é muito comum que se pense que a sua incidência é maior nas mulheres. Contudo, de acordo com o psiquiatra Amaury Cantilino, o transtorno também atinge os homens. O problema, segundo o especialista, é que eles geralmente não procuram ajuda.

— Muitos possuem problemas sérios e nem desconfiam que possam ter transtorno bipolar. Neste caso, uma coisa é certa: sem o tratamento adequado, a felicidade do casal fica comprometida — alerta o médico.

A bipolaridade pode ser identificada através dos sintomas que influenciam o comportamento da pessoa. Ela pode ser de dois tipos: o primeiro apresenta toda a amplitude de variação do humor, da mania plena à depressão grave, e atinge igualmente a homens e mulheres. Já o tipo II, que é o mais prevalente, é mais frequente nas mulheres e apresenta a depressão como a fase mais predominante.

Nos homens, os sintomas da mania são mais visíveis e isso torna a identificação mais fácil. De acordo com o psiquiatra, esta fase é marcada por excessos que podem atrapalhar o relacionamento.

— O parceiro pode começar a gastar demais, por exemplo. Também poderá ficar irritado por motivos banais e até agressivo quando contrariado. Outra característica é a desinibição sexual, que pode ser tão intensa, fazendo com que o bipolar corra o risco de trair a namorada ou esposa — diz.

O quadro depressivo também pode fazer parte do cotidiano dos homens e afetar o namoro, pois nessa fase a libido do homem pode diminuir.

— Ele perde o interesse para diversas atividades, não sente mais prazer em estar com a parceira, ou pode ocorrer o oposto: ele ficar inseguro e tornar-se totalmente dependente. Talvez a fase depressiva do transtorno seja motivo maior para separação, pois nem todas as mulheres conseguem suportar essas situações — revela Cantilino.

Conforme o médico, a enfermidade tem tratamento e é fundamental que a mulher incentive o companheiro a procurar um médico. Os episódios do transtorno bipolar podem ser menos frequentes e menos graves quando o paciente é medicado adequadamente. Atualmente, existem no mercado opções capazes de reduzir os efeitos colaterais normalmente causados por este tipo de medicamento.

— Apesar de todos os problemas, manter o relacionamento é possível. O transtorno não precisa ser motivo de separação. As pessoas que convivem com um bipolar precisam conhecer a doença e seus sintomas, tornando-se parceiros também no tratamento — finaliza.

Saiba como os sintomas do transtorno bipolar se manifestam em homens e mulheres:

:: A frequência de mania é semelhante em homens e mulheres;

:: Homens têm quadro de mania mais jovens que mulheres;

:: A frequência de episódios depressivos e episódios mistos (sintomas de mania e depressão ao mesmo tempo) é maior em mulheres;

:: O diagnóstico tende a ser mais atrasado na mulher;

:: Quanto ao desencadeamento de novas fases, as mulheres parecem ser mais sensíveis a fatores estressantes de vida (como problemas de saúde e familiares), sobretudo desencadeando fases de depressão;

:: Em relação aos homens, mulheres bipolares apresentam mais comorbidade com bulimia, transtorno de estresse pós-traumático e distúrbios tireoidianos;

:: Em relação às mulheres, homens bipolares apresentam mais jogo patológico, distúrbios de conduta e abuso ou dependência de álcool e outras drogas;

:: No entanto, mulheres bipolares apresentam 4 a 7 vezes mais abuso de substâncias psicoativas que mulheres não-bipolares.


Bem-estar

Chefes do tráfico do Rio fogem para países vizinhos, diz polícia


Traficantes do Alemão estariam no Paraguai e chefe da Rocinha, na Bolívia

Policiais brasileiros que patrulham as fronteiras com o Paraguai e a Bolívia investigam se chefes do tráfico de drogas do Rio fugiram para países vizinhos. Os criminosos foram expulsos de seus QGs após a expansão das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) na capital. A caminho da 18ª UPP, a ser instalada no morro da Mangueira (zona norte), poucos chefões do tráfico foram presos até agora.

O tenente-coronel Antônio Mário da Silva Ibanez Filho, coordenador do Gefron (Grupo Especial de Segurança de Fronteira, composto por policiais militares e civis de Mato Grosso) e responsável pelo patrulhamento na fronteira entre Brasil e Bolívia, confirma ter recebido informações sobre a ida de traficantes do Rio para países vizinhos.

- Recebemos informes aí do Rio de que eles teriam passado [as fronteiras brasileiras rumo a países vizinhos] sim. Estamos na fase de trabalhar esses dados para confirmar ou não esses informes.

Informações passadas ao Gefron dão conta de que chefes da maior facção criminosa do Rio, que controlava o Alemão e a Mangueira, teriam entrado no Paraguai por meio de Mato Grosso do Sul. Entre eles, estariam Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, do Alemão; Alexander Mendes da Silva, o Polegar, da Mangueira; e, possivelmente, Fabiano Atanázio da Silva, o FB, da Vila Cruzeiro (zona norte).

O oficial também recebeu informações de que Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, chefe de uma facção rival, fugiu para a Bolívia via Mato Grosso. O patrulhamento ali é de responsabilidade do Gefron. Entretanto, policiais civis ouvidos pelo R7 dizem que Nem continua escondido na Rocinha e que a Bolívia deve ser um provável destino após a comunidade receber uma UPP.

Já a divisa entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai é patrulhada pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), que, por meio da assessoria de comunicação, negou ter informações concretas a respeito da passagem de traficantes cariocas pela região. Por outro lado, policiais civis também confirmaram haver informações sobre a ida de traficantes do Rio para países vizinhos.

Fazenda no Paraguai
A perda de território após as UPPs e a impossibilidade de serem presos pela polícia brasileira em outros países estão entre os motivos da escolha. Para que a Polícia Federal capture um criminoso que esteja na Bolívia ou no Paraguai, por exemplo, é preciso encaminhar o mandado de prisão para a polícia desses países para que ela execute a prisão.

Em território paraguaio ou boliviano, os traficantes cariocas recebem o dinheiro de seus comparsas que continuam nas favelas e passam a negociar diretamente com os produtores de maconha e cocaína. Os criminosos teriam saído do país de carro, passando por Minas Gerais até Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A maior facção criminosa do Rio possui no Paraguai uma fazenda, de propriedade de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, preso em Mossoró (RN). Quem administra a propriedade é o braço-direito de Beira-Mar, Marcelo da Silva Leandro, o Marcelinho Niterói, o que reforça o vínculo entre traficantes paraguaios e brasileiros.

Apesar de já terem sido implantadas 18 UPPs, poucos líderes do tráfico de drogas foram presos. A Secretaria de Segurança Pública informou que o “setor de inteligência faz permanente monitoramento. O deslocamento de bandidos do morro para outras regiões da cidade é uma reação que os torna vulneráveis. O espaço de atuação deles é diminuído, pois deixam de atuar em áreas onde tinham um domínio. A polícia está atenta a essas movimentações e, a partir do monitoramento, tem condições de segui-los”.

De acordo com a pasta, mais de 200 criminosos do Complexo do Alemão já foram presos. Do Pavão-Pavãozinho, foram detidos 125 bandidos, e outros 516 da Cidade de Deus, todas já pacificadas. “As lideranças são mais difíceis de serem presas, mas estamos monitorando os seus passos e vamos agir quando houver real chance de prendê-las, levando em consideração a segurança da população”, diz a secretaria por meio de nota.

R7

Família pede que governo indiano autorize a morte de gêmeas siamesas


A família das gêmeas siamesas indianas Saba e Farah Shakeel pediu que o governo da Índia desse autorização para que elas fossem mortas, para evitar que continuem sentindo dor.

As gêmeas, de 15 anos, nasceram unidas pela cabeça, e se tornaram conhecidas em 2005, quando o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan, decidiu pagar as despesas de sua cirurgia de separação.

Na época, a família das gêmeas optou por não realizar a operação. Mas nos últimos quatro meses, os pais de Saba e Farah decidiram pedir ajuda ao governo indiano para acabar com seu sofrimento.

As irmãs sofrem de fortes dores de cabeça e dores agudas em todas as articulações do corpo.

O irmão mais velho de Saba e Farah, Tamanna Ahmad, disse ao jornal indiano India Today que as duas estão presas na cama.

"Até a fala delas se tornou mais confusa. Seus dedos e tornozelos estão retorcidos", afirmou.

Segundo Ahmad, a família não conta com ajuda financeira que permita pagar por um tratamento médico e prefere que as gêmeas morram para que seu sofrimento seja aliviado.

"Minha mãe quer a permissão do presidente ou dos tribunais para que elas possam morrer."

Separação delicada
Em 2005, o xeque Mohammed al-Nahyan pagou pelas consultas das gêmeas com alguns dos maiores especialistas em separação de siameses no mundo, incluindo a equipe do neurocirurgião americano Benjamin Carson, do Hospital Pediátrico Johns Hopkins, em Baltimore.

O príncipe dos Emirados Árabes Unidos entrou em contato com Mohammed Shakeel Ahmad, o pai das meninas, através da embaixada do país na Índia, depois de ler uma reportagem sobre o caso.

Os médicos descobriram que as duas meninas compartilhavam uma artéria, que leva o sangue do corpo para o coração, e uma importante veia no cérebro. Além disso, elas possuem somente dois rins, ambos no corpo de Farah.

Segundo os especialistas, a separação completa só seria feita após uma série de operações, mas havia grande possibilidade de que uma das gêmeas morresse.

A família optou por não realizar as cirurgias por medo de perder uma das filhas, mas a condição das gêmeas se deteriorou com o passar dos anos. Médicos disseram à família que a dependência das gêmeas dos rins de Farah poderia causar pressão alta, perda de peso e fraqueza.

O pai de Saba e Farah sustenta a família de oito pessoas com o dinheiro obtido com uma casa de chá em Patna, no leste da Índia, mas disse ao jornal britânico The Daily Telegraph que não ganha o suficiente para os medicamentos que as duas filhas precisam.

"As meninas querem viver e aproveitar a vida como outras pessoas, mas quando estão sentindo dores, elas choram e pedem ajuda", disse Shakeel.

A mãe das gêmeas, Rabia Khatoon, disse ao India Today que, se o governo não puder ajudar no tratamento, deve permitir que as gêmeas sejam sacrificadas.

"Pelo menos será melhor do que vê-las sofrer todos os dias", disse.


BBC Brasil

domingo, 26 de junho de 2011

Dependentes químicos são acompanhados no CAPS para Álcool e Drogas


O Dia Internacional de Combate às Drogas é neste domingo (26 de junho). A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), administra um trabalho de destaque no Centro Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS AD). Ele funciona oficialmente desde dezembro de 2010 e conta atualmente com aproximadamente 350 cadastrados. Mensalmente são realizados mais de 100 atendimentos de psicoterapia, assistência social e enfermagem.

O CAPS AD é um dispositivo de política pública nacional para tratar de pessoas que apresentam qualquer tipo de dependência química. “O objetivo da iniciativa é evitar a internação e o isolamento social do dependente químico”, ressalta o coordenador municipal de Saúde Mental, Alessandro Caldonazo. O centro funciona através de consultas, serviço social, psicoterapia, acolhimento, além de oficinas e trabalho de articulação em parceria com outras entidades do município.
De acordo com o enfermeiro do CAPS AD de Varginha, Reinaldo Batista de Oliveira, a maior procura pelo serviço ainda são de pessoas usuárias de álcool. Ele explica que o local atende casos considerados graves e, depois do acompanhamento, os atendidos são encaminhados para a rede de atenção primária. “São resultados lentos, que precisam ser trabalhados detalhadamente”, explica. Reinaldo afirma que é notável a evolução dos pacientes com a redução do consumo de drogas e, pelo convívio social, os atendidos mudam a maneira de se relacionar.

Uma das atividades desenvolvidas pelos frequentadores do CAPS AD está a exibição de filmes temáticos. Na última quarta-feira (22) os assistidos assistiram o filme “O Vencedor”. Com o apoio da equipe, os pacientes discutiram o filme numa dinâmica de grupo relatando as suas próprias experiências. O longa americano trata da vida de um lutador de boxe que teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, apesar de ter desperdiçado a carreira devido às drogas.

O assistido do CAPS AD M.V.O.G., de 48 anos, faz o tratamento há 7 meses, com participação nas oficinais duas vezes por semana, e na psicoterapia, uma vez na semana. “Eu considero que melhorei 70%, mas vou continuar, pois só paro quando chegar a 100%”. O.B., de 46 anos, também participa das duas atividades há apenas três meses. “Sinto muita diferença, principalmente pelo acolhimento e a prontidão para ajudar do pessoal que trabalha aqui”. Os dois pacientes estão desempregados e procuraram o centro por causa do vício em bebidas alcoólicas.

A equipe do CAPS AD é formada por enfermeiro, assistente social e técnico em enfermagem. Um médico e um terapeuta ocupacional serão agregados ao grupo. Segundo o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, o tratamento ao dependente químico é uma preocupação constante e, por isso, “todos os necessitados têm o direito de procurar ajuda gratuitamente que serão recebidos e acompanhados pela equipe que está preparada para lidar com as diferentes situações”.

Qualquer pessoa que apresentar problemas ligados ao álcool e drogas podem se dirigir ao CAPS de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Ele fica localizado à Rua Maria Antonieta, 299, no bairro Bom Pastor. Todas as orientações e detalhes do serviço também podem ser adquiridos através do telefone 3690-8927.

Em Varginha
O município possui duas unidades do CAPS, uma direcionada aos usuários com transtornos mentais graves, localizado na Vila Paiva, e a outra para dependentes químicos, localizado no bairro Bom Pastor. “A cidade está pronta para atender os dois tipos de caso. É importante destacar que as duas unidades são atuantes, pois frequentemente realizam atividades expressivas, prova disso foi a Luta Antimanicomial promovida no mês de maio”, lembrou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

Vale Independente

Boia- fria no canavial: O GLOBO encontra 14 anos depois cortador de cana, que continua com rotina de trabalho extenuante em Campos

RIO - As mãos do boia-fria Antônio Luiz dos Santos, de 59 anos, são ásperas como a palha da cana. Ele tem os olhos fundos e tristes, de quem passou mais de quatro décadas no corte. E a voz, doce, é de quem aprendeu que o dia a dia no canavial exige o pouco que tem de alegria. Em 1997, a história de Negão, como é carinhosamente conhecido, foi retratada nas páginas de uma reportagem do GLOBO que fazia a radiografia da cultura canavieira no Norte Fluminense.

No início deste mês, uma equipe do Caderno Norte Fluminense, do GLOBO, voltou à região para entender o atual quadro da economia sucroalcooleira e o reencontrou.

- A minha vida não mudou. A gente vive da cana. Se o corte for bom, trabalho a safra toda por seis meses. No período seguinte, tento receber auxílio-desemprego. Quando não consigo, me viro como biscate - conta o trabalhador, que é assalariado e vive sozinho num barraco de quarto e sala, sem banheiro nem água encanada, em Travessão, na zona rural de Campos.

O Globo

Filho de repórter da Globo não é de FHC, revela DNA


Dois testes de DNA, feitos em São Paulo e em Nova York, revelaram que Tomás Dutra Schmidt, filho da jornalista Miriam Dutra, da TV Globo, não é filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2009, FHC reconheceu Tomás como filho num cartório em Madri, na Espanha.

O jovem, que hoje tem 18 anos, pode usar o documento a qualquer momento para colocar o nome do ex-presidente em sua certidão, segundo interlocutores de FHC. A informação sobre os testes foi publicada na coluna Radar, da revista "Veja".

Depois que o documento já estava pronto, os três filhos do tucano com Ruth Cardoso --Paulo Henrique, Beatriz e Luciana-- pediram ao pai que fizesse um exame que comprovasse que Tomás era mesmo filho dele.

O ex-presidente concordou, imaginando com isso colocar fim a qualquer possibilidade de desentendimento entre os irmãos e Tomás.

O primeiro teste foi feito no fim do ano passado, em São Paulo. A saliva de FHC foi recolhida em São Paulo, e a de Tomás, em Washington, nos EUA, onde estuda, por meio do representante do escritório do advogado brasileiro Sergio Bermudes, que cuidou tanto do reconhecimento quanto dos testes feitos.

O primeiro exame deu negativo. FHC decidiu então se encontrar com Tomás em Nova York para um novo teste, que também deu negativo.

Fernando Henrique Cardoso estava disposto a manter a história restrita a seus familiares. De acordo com interlocutores do ex-presidente, ele acha que o exame é uma mera negativa biológica, e não jurídica.

Ele está disposto a manter o reconhecimento de Tomás.

Seus herdeiros, no futuro, poderão questionar a paternidade com base nos testes de DNA.

O ex-presidente não falará nada sobre o assunto, pois entende que diz respeito apenas à sua vida privada.

Mônica Bergamo

Folha Online

São Paulo tem caminhada de lésbicas


Evento reuniu cerca de 800 pessoas na Avenida Paulista

Foi realizada neste sábado a 9ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo na avenida Paulista, evento que tradicionalmente antecede a Parada do Orgulho LGBT. Uma faixa da via foi interditada, no sentido Consolação para o trânsito. Segundo a Polícia Militar (PM), a manifestação reuniu entre 800 e mil participantes, bem menos do que os 3 mil esperados pela organização. A cantora Vange Leonel participou dos protestos e alertou para a reação "fundamentalista" no Congresso Nacional contra as medidas que favorecem gays.

Integrante da liga lésbica, Marcia Balades, 29 anos, afirmou que o movimento reivindica um tratamento diferenciado para a mulher homossexual e deu como exemplo o suposto preconceito com que ela é tratada ao ir a um consultório médico. "Um ginecologista não pode oferecer um anticoncepcional para uma mulher que claramente não precisa disso por sua opção afetiva", disse. Outra reivindação das feministas é pelo aborto. Uma encenação aludiu à possibilidade de interromper a gravidez com uma atriz e um boneco.

Bissexual ativista, a secretária paulistana Daniela Furtado, 24 anos, reclamou de preconceito contra sua opção dentro do próprio movimento LGBT. "Percebi que a invisibilidade do bissexual acontece até mesmo contra quem combate isso em relação aos gays", disse. Daniela desfilou com uma camiseta na qual está escrito, entre outras coisas, que bissexualismo "não é moda", "não é fase" e "não é homossexualismo".

Alguns participantes da marcha levaram seus cachorros vestidos com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBT. O analista de sistemas Fabiano Morroni, 29 anos, levou sua cadela São Bernardo Ludmila, que se assustava a cada novo teste com o carro de som.

Terra

Jornale
Verbratec© Desktop.