sábado, 27 de agosto de 2011

Kelly Ciclone



Imagens feitas no IML de Kelly Cyclone morta, divulgadas pela internet, estão sendo investigadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). A assessoria do Nina Rodrigues informou que as dependências do instituto têm acesso restrito somente aos funcionários e que por tal motivo será feita uma análise minuciosa.

As imagens são de um vídeo postado no Youtube da perícia feita no corpo de Kelly.

As investigações continuam para saber a autoria do vídeo.

Fonte:revistabahia

Itaparica Online

Advogada gaúcha conhecida como viúva-negra é condenada a 18 anos de prisão


Heloísa Gonçalves continua foragida e já enterrou três maridos e dois namorados entre 1971 e 1992.

Conhecida como viúva-negra, a advogada gaúcha Heloísa Borba Gonçalves, de 61 anos, foi condenada, na noite desta sexta-feira, no 2º Tribunal do Júri do Rio, a 18 anos de prisão, após julgamento que durou cerca de oito horas.

A advogada é acusada pela morte do coronel Jorge Ribeiro, morto a marretadas, em fevereiro de 1992, numa sala comercial em Copacabana, na zona sul do Rio. O processo correu na 1ª Vara Criminal do Tribunal do Justiça. O Ministério Público, durante a sessão de julgamento, alegou que a advogada queria ficar com os bens da vítima.

O advogado de Heloísa tentou impedir o julgamento com o argumento de que o crime cometido pela cliente foi anterior à vigência da Lei da Cadeira Vazia, que permite a sessão em casos de seguidas faltas do réu. A advogada continua foragida e já enterrou três maridos e dois namorados entre 1971 e 1992.

Zero Hora

PM suspeito estava perto do fórum antes da execução


Polícia investiga agora se moto rastreada que seguiu juíza para executá-la é de um policial militar ou da própria corporação

Rio - Um oficial do 7º BPM (São Gonçalo) é o principal suspeito de ter feito os disparos que mataram a juíza Patrícia Acioli e estava nas imediações do Fórum de São Gonçalo no dia 11, momentos antes do crime. A quebra do sigilo telefônico do PM, autorizada pela Justiça, revelou que ele, apesar de morar na Zona Oeste do Rio, estava perto da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo antes de a magistrada deixar o local.

O PM falou ao telefone com sua advogada, que havia encontrado com Patrícia no fórum. Na conversa, a mulher informou que a juíza havia decretado, naquele dia, a prisão preventiva desse oficial e de outros sete PMs, também do batalhão de São Gonçalo, por homicídio.

O processo julgado havia dado reviravolta, já que inicialmente foi registrado na delegacia como auto de resistência. Com isso, os oito militares são investigados pelo assassinato da juíza.

Como O DIA publicou quinta-feira, Patrícia foi seguida por moto, com dois homens, desde o Fórum de São Gonçalo até a porta de sua casa em Piratininga, Niterói, onde foi executada com 21 tiros. A Polícia Civil investiga se a dupla teria usado uma das motos do 7º BPM no cerco à magistrada. Na unidade, há duas motocicletas descaracterizadas utilizadas pelo Serviço Reservado (P-2) em operações em favelas. No entanto, não está descartada a hipótese de o veículo pertencer a um dos oito PMs.

A polícia já analisou imagens de 30 câmeras, entre equipamentos de trânsito, de estabelecimentos comerciais e residências, ao longo do percurso de 35 quilômetros que separam o fórum da casa da juíza. A dupla estava de capacetes e jaquetas de couro. Eles chegaram primeiro à casa da juíza.

Gravações telefônicas
Além do 7º BPM ter policiais investigados pela execução da juíza, há alguns suspeitos de outros crimes. Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça em 2009 revelam suposto envolvimento de PMs de São Gonçalo com o chefe do tráfico da região Luiz Paulo Gomes Jardim, o Luiz Queimado. Da prisão, ele fala com comparsa que terá apoio do batalhão para facilitar a invasão do bando ao Morro da Chumbada e dá instruções.
Luiz Queimado — “Nem o plantão (do batalhão) vai conseguir segurar que tu sabe que o batalhão vai vim. Então, já deixei ligado. Até se for uma denúncia lá, os canas do arrego ‘vai’ bater para mim, vai bater em vocês aí. E já falei pra eles: não entra, vai passar só no asfalto e assim mesmo antes de passar eles ‘vai botar nós ligado’, entendeu? Já dei o papo reto neles. Com eles nós nem conta, num vai nem meter a cara com nós. Já tirei eles do caminho.

Em outra gravação, criminosos dizem que pagam propina aos PMs para não reprimirem o tráfico na região

Traficante 1 — “Tava falando com os canas lá do Catá (seria Jardim Catarina)”.

Traficante 2 — “Já é total”.

Traficante 1 — “Sempre dá um (inaudível) na favela pra tá passando uma tranquilidade pra rapaziadinha e fica por aí ligado”.

Traficante 2 — “Tô na escuta. Tô no contato com eles para, qualquer parada, já vai passando a visão, que tu já tá no contato com os bruxos (PMs)”.

Traficante 1 — “É isso mas vê se tá os mil real do arrego deles da maconha. Se caso num tá, tu completa com uma merrequinha do crack, com merreca da maconha e completa os mil barão e manda pra eles. Eles tão com três mil, três barão. Eles tão rindo à toa.

Ações como grupo de extermínio
As investigações sobre a morte da juíza Patrícia Acioli mostram que a magistrada descobriu que alguns policiais do 7º BPM (São Gonçalo) agiam como verdadeiros grupos de extermínio em suas ações nas ruas. Ela detectou a ação dos agentes e abriu dezenas de processos. Neste semestre planejava levá-los ao Tribunal do Júri. São estes homens os principais suspeitos do assassinato.

A análise dos investigadores no trabalho da juíza revela que ela se viu diante de um grupo de oito PMs envolvidos em mais da metade dos autos de resistência registrados nas delegacias de São Gonçalo. Para conter os assassinatos, obrigou o Comando da PM a remover sete agentes das ruas e, na véspera de ser morta, decretou a prisão de três destes homens, junto com outros cinco policiais. Na rotina das ruas, eles eram comandados por um oficial.

Dos PMs investigados, três cabos e dois soldados, somados, respondem a 48 processos de homicídio. Todos os policiais sob suspeita da morte de Patrícia Acioli trabalhavam no Grupo de Ações Táticas (Gat) e eram destacados para combater o tráfico de drogas.

Os processos mostram que três destes policiais agiam juntos na maioria dos autos de resistência. No máximo mudava um ou dois coadjuvantes na equipe de PMs. Dois cabos eram praticamente os líderes da equipe. Quando a juíza passou a pressionar o grupo, os dois dividiram os parceiros e formaram duas novas equipes.

Reportagem de Adriana Cruz e João Antônio Barros

O DIA ONLINE

Furacão Irene chega à costa leste dos Estados Unidos

Centro Nacional de Furacões classifica agora o Irene como de categoria 1.
Cerca de 2 milhões de pessoas foram orientadas para sair de casas
.

O furacão Irene, que deixou pelo menos seis mortos em sua passagem pelo Caribe, chegou à costa leste dos Estados Unidos por voltas das 8h deste sábado (27), no horário local (9h, no Brasil). Ao todo, sete estados no país estão em emergência. Cerca de 2 milhões de pessoas foram orientadas a sair de casa, entre elas, o presidente norte-americano, Barack Obama, que interrompeu as férias na região.

Os ventos máximos sustentados pelo furacão atingem a velocidade máxima de 140 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos. Mais cedo, o furacão foi classificado como de categoria 1 – de menor intensidade, em uma escala que vai até 5 -, de acordo com o NHC.

Este é o primeiro ciclone que chega ao território dos EUA desde que 'Ike', em 2008, tocou terra em Galveston, no Texas. O Irene começou a a castigar nesta sexta-feira (26) o litoral da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com fortes ventos, chuvas torrenciais e ressaca. As condições do clima têm piorado desde a madrugada deste sábado e o furacão já causa inundações e quedas de energia generalizadas.

Mais de 250 mil pessoas estão sem energia. O furacão deve chegar à Nova York neste fim de semana. Na região, todo o transporte público foi interrompido e 250 mil pessoas terão de deixar suas casas. Pontes e túneis foram interditados e há risco de corte de energia.

Está vigente um aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde Nova Jersey e Nova York até a costa de Massachusetts, incluindo as ilhas de Martha's Vineyard e Nantucket. Permanece em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 48 horas) para o norte de Sandy Hook, em Nova Jersey, até a desembocadura do rio Merrimack, em Massachusetts.

Voos cancelados
Diversas companhias aéreas cancelaram voos entre este sábado e domingo (28) à costa leste do país e todos os previstos para Nova York. Entre as companhias que mudaram os planos de voos estão Air France, American Airlines, AirTran Airways, JetBlue Airways, Delta Air Lines e Southwest Airlines. Ao todo, 5 mil voos foram cancelados.

No caso da Air France, foram suspensos também neste sábado os voos para Washington. Com destino a Boston, no entanto, não houve cancelamentos. Para o domingo, a situação deve se inverter nas duas localidades, pelo menos no que diz respeito aos voos da Air France.

O presidente americano, Barack Obama, decretou estado de emergência na Carolina do Norte, Nova York, Virgínia e Massachusetts, estados em que está previsto a passagem do furacão nas próximas horas.

Ressaca 'extremanete' perigosa
Os meteorologistas recomendaram aos moradores que tomem precauções porque Irene causará ressaca extremamente perigosa, que deve elevar o nível de água entre dois e três metros acima da média normal.

Após passar pela Carolina do Norte, o furacão se deslocará ao longo da costa nordeste dos Estados Unidos e afetará muitas cidades que se encontram na área, informou o meteorologista Félix García, do NHC.

A população de Nova York aguarda a chegada do furacão Irene, que pode alcançar a cidade neste final de semana e ser classificado como o mais intenso da história das medições do NHC.

Segundo o instituto, o Irene chegou a alcançar nesta sexta o nível 3 na escala Saffir-Simpson, com ventos a uma velocidade de 170 km/h, e chegou a possuir a mesma categoria do Katrina - o furacão que devastou Nova Orleans em 2005, com 1.700 mortos.

(*) Com informações das agências de notícias Efe e Reuters

G1

Recém-nascido é encontrado em fossa na Bahia



SALVADOR - Um bebê recém-nascido foi encontrado dentro de uma fossa no em Planalto, no sudoeste da Bahia. A menina foi jogada pela mãe, que escondeu a gravidez da família.

Celita Rosa Borges, de 24 anos, teve a filha sozinha às 5h desta sexta-feira. De acordo com a família, ela saiu da casa onde mora com o recém-nascido e jogou a criança em uma fossa. O buraco tem mais de 4 metros de profundidade.

O bebê foi levado para o Hospital Municipal de Planalto, onde recebeu os primeiros socorros. - A criança estava com bastante dificuldade para respirar, com as vias aéreas obstruídas por fezes. Agora os sinais vitais estão recuperados, ela está bem- afirmou Ana Lima, enfermeira do hospital

A mãe da criança passou a tarde sendo atendida por uma psicóloga. A Polícia Civil aguarda o laudo médico para tomar as medidas necessárias.

O Globo

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Aulas de natação para pais e filhos se popularizam na Grã-Bretanha


Cada vez mais pessoas estão buscando aprender a nadar na Grã-Bretanha, e uma das opções mais procuradas é de aulas para pais e filhos.

O número de inscrições em aulas de natação com pais e filhos aumentou em 13% apenas no ano passado.

Pesquisas recentes mostram que 20% dos adultos britânicos não sabem nadar.

Especialistas afirmam que o melhor momento para aprender a nadar é a infância, quando bebê ou criança. Apenas em 2010, mais de 300 mil crianças britânicas iniciaram aulas de natação.

Muitos britânicos preferem começar as aulas juntos com os bebês, por lembrar de como seus pais tinham medo da água.

Outras pessoas, mais idosas, afirmam que não existiam aulas de natação para pais e filhos quando eram crianças, e apenas agora eles têm a chance de aprender a nadar.

Uma das professoras de natação para adultos diz que as pessoas que não aprendem a nadar na infância podem desenvolver um medo muito grande de água.

Para evitar isto, ela inventa brincadeiras na água e, quanto mais os alunos se divertem, maior é a chance de aprender a nadar.

BBC Brasil

Furacão Irene faz NY tirar moradores de áreas de risco e fechar transporte


Prefeitura mandou 250 mil pessoas saírem de suas casas preventivamente.
Tempestade que chega à Costa Leste dos EUA será 'histórica', diz Obama.


O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que toda a rede de transporte público da cidade vai ser fechada a partir das 12h deste sábado (27), preventivamente, por conta da passagem do furacão Irene.

A tempestade tropical se aproxima da Costa Leste do país e pode provocar estragos com suas chuvas e fortes ventos em uma região que vai das Carolinas do Norte e do Sul a Nova Jersey, incluindo Nova York e a capital, Washington.

Em comunicado, Cuomo disse que o estado de Nova York, com ajuda das autoridades federais, está se preparando para enfrentar um possível "desastre natural sem precedentes".

As autoridades municipais deram uma ordem de retirada obrigatória para cerca de 250 mil pessoas que moram em áreas baixas, que correm risco de inundação, disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

Segundo ele, é a primeira vez que isso acontece, e a ordem só foi dada porque a tempestade tem potencial para ser "muito séria".

A retirada obrigatória deveria começar às 16h locais (17h de Brasília), assim que os abrigos provisórios preparados para receber os moradores estivessem liberados.

Os principais setores atingidos são Coney Island e Manhattan Beach, no Brooklyn, Far Rockaway e Broad Channel, em Queens, e outras áreas costeiras de Staten Island.

Bloomberg também sugeriu que todos os moradores fiquem em suas casas durante 24 horas a partir da noite de sábado.

Transportes


A Autoridade Metropolitana de Transporte deve suspender todos os sistemas de ônibus, metrô e trens de 12h de sábado (13h de Brasília) até pelo menos 7h de segunda-feira (8h de Brasília).

O sistema atende diariamente a cerca de 8,5 milhões de usuários.

As pontes da cidade também poderão ser fechadas, caso os ventos superem 96 quilômetros por hora.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que Irene vai ser um furacão "histórico" e pediu que os americanos levem a sério as orientações das autoridades.

G1

Vacina injetável contra o pólio é recomendada pela OMS por não apresentar riscos à saúde


A vacina oral, atualmente usada no Brasil, é produzida com vírus vivo e pode, ainda que raramente, causar a doença

Por orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde deve substituir a vacina oral pela versão injetável do imunizante contra a poliomelite. A injeção, já disponível há cerca de uma década nas clínicas privadas, é considerada mais segura por ser produzida com o vírus morto.

— A vacina oral é feita com o vírus vivo enfraquecido que dá proteção sem causar a doença. No entanto, existe um risco raro (de um caso em 1 milhão de doses) de que ele sofra uma mutação no intestino da criança imunizada e cause a pólio vacinal — explica o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) Renato Kfouri.

Com a vacina injetável, contudo, o risco é zero porque são utilizados fragmentos do vírus morto e estes que estimulam o sistema imunológico. De acordo com Kfouri, esta fórmula já é usada em várias casos, como na vacina contra a gripe e o tétano, por exemplo.

Apesar da imunização contra a paralisia infantil já ser feita com a vacina injetável em vários países desenvolvidos, segundo o ministério, ainda não há previsão para a mudança no Brasil. A OMS sinalizou apenas que a substituição gradativa é uma das medidas que deverão ser tomadas pelas nações quando quando a paralisia infantil estiver erradicada no mundo todo.

— No Brasil, ela está erradicada há 20 anos. Mas fazer essa mudança não é tão simples por vários fatores, principalmente, porque a vacina oral permite uma indireta imunização em massa, já que quem recebe o vírus, o elimina pelas fezes fazendo com que o vírus tenha uma grande circulação pelas comunidades — alerta.

Como a pólio ainda está presente em 26 países, para fazer a substituição, é necessário, portanto, garantir uma cobertura 100% eficiente da imunização.

De acordo com o médico, a transição das gotinhas para a injeção deve ocorrer de forma gradativa e, provavelmente, antes da substituição total, será utilizado um esquema misto. Além disso, há também a possibilidade de associar o imunizante com outras vacinas.

— Esta mudança vai representar mais um avanço no programa de imunização brasileiro, que é modelo no controle de doenças, já que alcançou altas coberturas num território de dimensões continentais e regiões de difícil acesso — completa Kfouri.

A poliomielite

A pólio é uma doença infectocontagiosa causada pelo poliovírus que pode deixar marcas na criança para o resto da vida. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de sete a 12 dias, podendo variar de dois a 30 dias.

Pelo sangue, o vírus ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas e, caso a paralisia atinja os músculos respiratórios ou deglutição, o vírus pode matar.

BEM-ESTAR

Prevenção da gravidez na adolescência começa em casa, dizem especialistas

Alguns adultos não veem os jovens como pessoas sexuadas

Dia 26 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A um mês da data, Donna Online se antecipa para lembrar que nunca é cedo demais para evitar uma gestação não planejada. E o diálogo entre pais e filhos é a melhor maneira para isso.

Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade de partos na adolescência diminuiu 41,07% entre 2000 e 2009, no Rio Grande do Sul. Ainda assim, somente em 2009, 17.837 meninas de 10 a 19 anos deram à luz no Estado.

A coordenadora de Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, comenta que muitos adultos não veem o adolescente como uma pessoa sexuada.

— Em seu processo de crescimento, ele [o adolescente] vai descobrir e ter relações afetivas. Reconhecer os direitos sexuais e reprodutivos desse grupo é uma conquista do Brasil — comenta Thereza.

Não adianta imaginar que os filhos não praticam atividades sexuais. Na fase das mudanças no corpo e no comportamento, o desejo de meninos e meninas aflora. Portanto, a prevenção deve começar em casa.

— A falta de diálogo com os pais é um ponto forte na vulnerabilidade dos adolescentes à gravidez na adolescência. Os estudos mostram que jovens que conversam com seus pais sobre sexo engravidam menos nessa fase — afirma Maria Helena Vilela, educadora sexual do Instituto Kaplan.

Assim, quando suas eternas crianças começarem a perguntar sobre sexo, não hesite em responder. Quanto antes entenderem sobre métodos contraceptivos, mais seguras elas estarão para evitar uma gravidez precoce, ou mesmo alguma doença sexualmente transmissível.

É importante lembrar, também, que a gravidez é um período desejado por muitas mulheres e não pode ser visto como algo ruim. Por outro lado, uma gestação não programada, ainda mais na adolescência, pode causar transtornos. Por isso, Maria Helena dá uma sugestão aos adolescentes:

— Experimente fazer um exercício para identificar seu sonho, a realidade que quer construir para você. Trace um plano de vida e elabore estratégias para alcançá-los e observe as consequências de uma gravidez nestes seus planos — finaliza.

donna

Criança de cinco anos é intimada a depor após morder professora no interior de SP


Caso aconteceu em fevereiro deste ano mas só foi divulgado agora

Uma criança de cinco anos foi intimada, no início do mês, a comparecer à delegacia policial de Iaras, no interior de São Paulo, para prestar depoimento sobre uma mordida que ele teria dado em uma professora, em fevereiro deste ano. O caso só foi divulgado agora, após a mãe, que ficou indignada com a intimação de seu filho, repassar as informações à imprensa, de acordo com o responsável pela seccional de Avaré, Jorge Cardoso de Oliveira.

- Ela chegou a comparecer à delegacia no mesmo dia, mas não aguardou a audiência.

De acordo com Jorge Oliveira, um equívoco no preenchimento da intimação, já reconhecido pelo delegado responsável pelo caso, causou todo o transtorno. No momento do preenchimento, no cartório da delegacia de Iaras, foi colocado erroneamente o nome da criança e não o da mãe, segundo o delegado. O objetivo da intimação era o de pedir à mãe da criança a certidão de nascimento do menino, para confirmação da idade.

Além disso, segundo a polícia, a intimação tinha por objetivo orientar a mãe a procurar ajuda na área social da cidade e também para que a ocorrência fosse melhor instruída de forma a ser enviada, depois, ao Conselho tutelar.

O caso começou em 28 de fevereiro quando uma professora tentou apartar uma briga entre duas crianças da escola. Uma delas era o menino intimado, que acabou mordendo a mão e chutando a professora, que registrou um boletim de ocorrência para que a família pudesse tomar providências em relação à criança, segundo informou o delegado.

As informações já foram encaminhadas ao Conselho Tutelar da cidade, que irá verificar se existe a necessidade de ajuda psicológica para o garoto, segundo a polícia. O delegado responsável pelo caso, da delegacia de Iaras, Omar Zedan Vieira, compareceu ao fórum do município para encaminhar um documento corrigido ao Ministério Público, contou a polícia.

R7

Vídeo mostra aluno agredindo e ameaçando diretora de morte em MG


BELO HORIZONTE - Um estudante de 15 anos agrediu e ameaçou matar a diretora da escola municipal onde ele estuda em Contagem, na região metropoltina de Belo Horizonte, Minas Gerais. Uma testemunha gravou com um celular o momento em que o aluno sai da sala e agride a diretora. Nas imagens, o adolescente corre em direção à mulher e faz uma ameaça:

- Vou matar você...


Em seguida, o jovem dá um chute nela.

.A diretora que não quer se identificar conta porque o estudante ficou agressivo.

- Esse momento da agressão começou quando eu o encaminhei para a sala, porque ele estava fora da sala. Eu o encaminhei para a supervisão e ao fazer o apontamento, ele voltou e eu me aproximei dele. Ele me empurrou. No que ele me empurrou, eu saí para chamar a polícia e quando eu estava entrando na minha sala, eu senti um chute nas minhas pernas - relatou a vítima.

Depois da agressão, o aluno saiu da escola, segundo testemunhas, fazendo mais ameaças.

- Ele falou que ia buscar uma arma para me matar - disse a diretora.

No início da noite, pelo menos cinco rapazes invadiram a escola pelos fundos e os professores chamaram a polícia.

- Estou precisando de proteção aqui - disse a diretora.

Os guardas municipais e a PM chegaram ao local rapidamente, mas ninguém foi preso.

A polícia investiga se a tentativa de invasão está ligada às ameaças feitas pelo aluno. Um boletim de ocorrência foi registrado por causa da agressão. O aluno de 15 anos tem histórico de agressão e mau comportamento e recebe acompanhamento do Conselho Tutelar.

- Devido à personalidade agressiva dele, há a necessidade de agredir física e verblamente as pessoas - diz a diretora agredida.

A violência deixa professores e alunos assustados.

- A gente tem medo porque não sabe o que pode acontecer. É o tempo interio com o coração na boca - dizem alunos.

- Eu, no meu local de trabalho, executando o que eu sei fazer e gosto de fazer, de repente, você recebe uma ameaça assim. Isso não pode ficar impune. Eu me senti agredida física, moral e emocionalmente - diz a diretora.

A pedido da escola, policiais militares foram até casa do aluno, mas não encontraram nem ele nem os pais ou responsáveis.

O Globo

Polícia força casal de lésbicas a se separar na Indonésia

A polícia islâmica da província de Aceh, na Indonésia, obrigou um casal de lésbicas a anular seu casamento e assinar um acordo de separação.

As mulheres estavam casadas legalmente havia vários meses, porque uma delas fingiu ser homem no dia do casamento, ludibriando o clérigo islâmico que celebrou a cerimônia.

O casal foi denunciado por vizinhos que questionaram a legitimidade da união e contataram a polícia.

Depois de ser forçadas a se divorciar, as mulheres voltaram para suas famílias e permanecem sob a vigilância das autoridades encarregadas de fazer valer a lei da sharia, ou lei islâmica, no país.

Punição
O chefe da polícia religiosa local defendeu que, como punição, as duas mulheres sejam decapitadas e tenham seus corpos queimados, de acordo – segundo ele – com os princípios do islamismo.

Entretanto, a província de Aceh, a única no país que acata os preceitos da lei da sharia, não tem legislação definindo como tratar o tema do homossexualismo.

Em 2009, o Legislativo provincial aprovou a aplicação de chibatadas para homossexuais e a pena de morte por apedrejamento para adúlteros, mas o Executivo se recusou a assinar a lei.

Embora não seja visto com bons olhos, o homossexualismo é legalmente permitido na Indonésia.

Ativistas de direitos humanos dizem que as leis de Aceh violam a Constituição indonésia e incentivam o patrulhamento social e a intolerância

BBC Brasil

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Conhecida como "doença das manias", TOC também atinge crianças


Apesar de não ter cura, tratamento pode diminuir o sofrimento do paciente

Conhecida como “doença das manias”, o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é um mal cercado de preconceitos, diagnóstico difícil e que não tem cura. Apesar de atingir também as crianças, se for tratado, pode diminuir muito o sofrimento do paciente.

A doença alcança uma em cada 100 crianças do mundo, e essas costumam sofrer com o preconceito. Os sintomas são tão sutis que normalmente nem a família percebe.

Um caso comum é o de crianças que ficam angustiadas com arrumação. Normalmente, os indivíduos que sofrem da doença tendem a deixar objetos sempre alinhados ou em ordem alfabética. Quando identifica o problema, a família relata que os filhos gastam horas colocando coisas em ordem.

De acordo com especialistas, pessoas com TOC não conseguem se controlar, pois "os pensamentos invadem a mente da pessoa de tal forma que ela não consegue se livrar deles”. Para diminuir o nível de ansiedade, essas pessoas acabam praticando rituais chamados de “compulsões” na psiquiatria.

R7

Corregedoria investiga PMs por retardar socorro a baleados em vídeo

Corregedoria também tenta identificar quem ofendeu suspeitos de roubo.
Caso ocorreu em maio de 2008 no Parque São Rafael, Zona Leste de SP.


A Corregedoria da Polícia Militar anunciou na tarde desta quinta-feira (25) que dez policiais militares serão investigados por um suposto retardamento de socorro a dois suspeitos de roubar uma empresa na Zona Leste de São Paulo. O caso ocorreu em 9 de maio de 2008 no Parque São Rafael, segundo o major Levi Anastacio Felix, porta-voz da Corregedoria da PM.

O vídeo, que tem cenas fortes, mostra a ação.

Os policiais militares poderão responder desde abuso de autoridade até homicídio na forma omissiva. Felix, no entanto, negou que os dois suspeitos tenham sido baleados, naquela ocasião, pelos policiais militares. “Identificamos a ocorrência e o inquérito da Polícia Civil já foi concluído. Os dois homens foram baleados por um guarda-civil metropolitano quando saíam da empresa. Como o chamado foi para roubo em andamento, foram enviadas quatro equipes, com dez policiais militares, ao local”, disse Felix.

Os dois suspeitos baleados foram filmados enquanto agonizavam no chão esperando por socorro. As imagens, que foram postadas em um site da internet - e depois replicadas em outras páginas -, mostram os policiais militares hostilizando e ofendendo os suspeitos. Eles foram socorridos, mas um deles morreu três dias depois no Hospital de Sapopemba, também na Zona Leste.

O outro que aparece no vídeo, um adolescente, depois de recuperado, foi encaminhado para uma instituição para menores infratores e, no momento, encontra-se em liberdade. Segundo Felix, ele já foi ouvido no inquérito policial militar (IPM) que investigará a participação dos policiais na ocorrência. Todos eles prestarão depoimento ainda nesta quinta-feira.

“Queremos saber quem filmou, quem postou o vídeo na internet e quem verbalizou contra aquelas pessoas que estavam no chão. Mas o que já está certo é que não houve a participação dos policiais naquela ocorrência. E que também não houve omissão de socorro. O que pode ter havido foi um retardamento do socorro. O vídeo que está na internet tem um minuto e meio. É preciso saber se o socorro chegou logo depois ou se demorou mais”, disse o porta-voz da Corregedoria da PM.

Felix criticou a conduta dos policiais que aparecem ofendendo os suspeitos. “É lamentável, porque o policial militar é preparado para respeitar as pessoas. Se não estavam mais oferecendo risco, eles não poderiam ser hostilizados”, afirmou. Os policiais poderão até mesmo ser expulsos da corporação se for individualizada a participação de cada policial no episódio, de acordo com Felix.

G1

Polícia divulga retrato falado de suspeito de matar 2 na Oscar Freire

Retrato falado de Lucas Cintra Zannetti Rossetti, suspeito de matar duas pessoas na rua Oscar Freire


A polícia divulgou nesta quinta-feira o retrato falado de Lucas Cintra Zannetti Rossetti, 21, suspeito de ter matado o analista de sistemas Eugênio Bozola, 52, e o modelo Murilo Rezende da Silva, 21.

O crime ocorreu na madrugada da última terça-feira (23) em um apartamento na rua Oscar Freire, área nobre da zona oeste de São Paulo.
Segundo a polícia, Rossetti estava morando de favor na casa de Bozola há pouco tempo. O suspeito ainda está foragido. Ele fugiu do local do crime no carro do analista de sistemas, logo após cometer o assassinato.

A polícia informou que o carro de Bozola foi vitsto no dia 23, por volta das 17h30, passando pelo pedágio da cidade de São Simão (SP).

As duas vítimas morreram a facadas. O corpo de Bozola estava na cozinha do apartamento e o de Rezende em um quarto, com a cabeça parcialmente coberta com um saco plástico. A motivação do crime, conforme os investigadores, foi um desentendimento entre esse rapaz e o dono do apartamento.

A namorada de Rezende, a promoter Jaqueline Sampaio, 40, disse que por volta das 21h de segunda-feira, recebeu uma mensagem de texto do modelo em seu celular no qual ele dizia que não se sentia bem, que estava grogue.

"Tentei falar com ele mais tarde, umas 22h15, mas não consegui. Liguei na casa do Eugênio e a pessoa que atendeu disse que os dois já estavam dormindo. Acho que ele pode ter sido vítima do golpe boa noite cinderela", afirmou Sampaio.

Segundo ela, o modelo deveria se mudar para o Rio de Janeiro, onde começou sua carreira, nos próximos meses. "Estávamos planejando morar juntos", contou.

Natural de Minas Gerais, Rezende foi eleito Mister Piauí neste ano e ficou em sexto lugar no concurso Mister Brasil. O analista de sistemas é irmão do diretor-presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados de São Paulo), Célio Bozola.

Ele morava sozinho no apartamento havia 20 anos. Há cerca de três meses, ofereceu sua casa para o amigo Rezende viver enquanto fazia algumas campanhas publicitárias em São Paulo.

Folha OnLine

Apenas 42,8% dos alunos sabem somar


Avaliação mostra também que mais de 40% dos estudantes do 3° ano do ensino fundamental não têm aprendizado em leitura

O resultado de uma avaliação aplicada em escolas municipais, estaduais e privadas de todas as capitais do país, revelou que apenas 42,8% dos estudantes aprenderam o que era esperado em matemática. O resultados tiveram grande variação entre as regiões do país e as redes de ensino pública e privada.

A média nacional foi 171,1 pontos - abaixo do nível determinado como aprendizado adequado. O aluno precisaria atingir 175 para ser considerado apto a resolver problemas envolvendo notas e moedas, além de dominar a adição e a subtração.

As habilidades dos estudantes com os números também foi superior na rede privada, cuja média foi 211,2 pontos contra 158 na pública. Os alunos do Norte e Nordeste também tiveram resultados inferiores – 152,6 e 158, 2 pontos respectivamente – em relação aos participantes do Sul (185 pontos), Sudeste (179 pontos) e Centro-Oeste (176 pontos).

A Prova ABC é uma parceria do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A avaliação utilizou a mesma escala da desempenho adotada pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), exame aplicado pelo MEC (Ministério da Educação) aos alunos do 5° e 9° do ensino fundamental. Por esse modelo, o aluno tem o aprendizado considerado adequado quando atinge 175 pontos.

O resultado da avaliação também apontou que mais de 40% dos alunos que concluíram o 3° ano do ensino fundamental não têm o aprendizado em leitura esperado para essa etapa. Isso significa que não dominam bem atividades como localizar informações em um texto ou o tema de uma narrativa.

Enquanto os alunos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram desempenho acima da média nacional – chegando a 197 pontos no Sul – os do Norte e Nordeste atingiram, respectivamente, 172 e 167 pontos. Os resultados também variam entre as escolas públicas e particulares: a média dos estudantes da rede pública foi 175,8 pontos, contra 216,7 entre os da rede privada.

Os alunos que participaram da prova também fizeram uma redação para avaliar competências como coesão, coerência e adequação do texto ao tema proposto, além da observação das normas ortográficas e de pontuação. O desempenho esperado, em uma escala de 0 a 100, era pelo menos 75 pontos. Mas a média nacional foi 68,1, sendo a nota dos alunos das escolas públicas seis pontos inferior a essa média e a dos estudantes da rede privada, 18 pontos superior.



Cinco PMs são afastados em Niterói por decisão de juíza assassinada

Policiais fecharam escritório que seria de contraventor que teve prisão preventiva decretada pela juíza Foto: Julio Diniz / O São Gonçalo


Rio - Cinco policiais militares de Niterói, na Região Metropolitana, foram afastados do patrulhamento de rua, por determinação do Comando do Batalhão do município. O afastamento foi feito com base em uma decisão tomada pela juíza Patrícia Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada no dia 12 de agosto.

A juíza determinou o afastamento dos policiais por causa de irregularidades cometidas pelos agentes quando eles ainda trabalhavam no Batalhão de São Gonçalo, município vizinho. A assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM) não informou, no entanto, que irregularidades ou crimes foram cometidos pelos policiais.

Seguida por moto antes de morrer
Patrícia Acioli foi seguida pelos seus assassinos desde que deixou o Fórum de São Gonçalo, dia 11. A perseguição à magistrada foi feita por dois homens, que usavam capacetes e jaquetas, em uma moto Honda 125 preta. Para seguir os passos dos matadores, a polícia refez os 35 quilômetros percorridos por Patrícia de São Gonçalo a Piratininga, em Niterói.

Imagens captadas por câmeras durante o trajeto feito pela magistrada mostram a ação dos criminosos. Elas foram anexadas ao inquérito policial que apura o crime. Para chegar aos responsáveis, as investigações rumaram para a lista de 91 PMs que respondem por crimes, como de homicídio, na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, onde Patrícia era a juíza titular. Entre os suspeitos está um oficial da Polícia Militar.

Nesta quarta-feira, o cabo da PM Marcelo Poubel, namorado de Patrícia, voltou a ser ouvido na Divisão de Homicídios. Ele deixou a unidade na viatura da Divisão, escoltado por agentes. Para fechar o cerco aos bandidos, a cúpula da Polícia Civil determinou que as delegacias de Niterói e São Gonçalo também auxiliem a DH nas investigações. A primeira ação foi dos policiais da 75ª (Rio D’ouro), nesta quarta-feira.

Os agentes estouraram o escritório do contraventor Luís Anderson de Azeredo Coutinho, em São Gonçalo. Foragido da Justiça, ele teve a prisão preventiva decretada por Patrícia Acioli.

No dia 17, O DIA mostrou relatório da Polícia Federal de 2009, no qual escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, flagraram o contraventor dizendo a interlocutor que ‘uma bomba iria explodir em São Gonçalo’. Em outro trecho das interceptações, o bicheiro acrescenta “que a pessoa que bate o martelo iria chorar lágrimas de sangue”. O caso foi investigado pelo Tribunal de Justiça, que concluiu não haver indícios de que o contraventor representasse uma ameaça à segurança da magistrada.

A Polícia Militar abriu inquérito para apurar o suposto desvio de munição usada na morte da juíza Patrícia Acioli. Como O DIA noticiou segunda-feira com exclusividade, cartuchos apreendidos no local do crime são de lote de 10 mil munições calibre 40 compradas pela corporação. Parte delas foi para o 7º BPM (São Gonçalo) onde há PMs investigados pela magistrada.

No escritório do contraventor Luís Anderson de Azeredo Coutinho, agentes apreenderam contabilidade do jogo do bicho. Cinco funcionários foram indiciados por contravenção. “Apreendemos até a movimentação de hoje (quarta-feira). Mas nada relativo ao homicídio”, explicou o delegado-titular da 75ª DP, Julio Cesar Mulatinho.

O DIA ONLINE

Brasileiro que usa internet para trair prefere encontro em motéis com amantes mais jovens


Homens traem para sair da rotina; mulheres, por vingança

Em geral, o brasileiro que usa a internet para trair a mulher tem 42 anos, 1,78 m de altura, 80 kg, tem dois ou três filhos. Ele prefere amantes entre 20 e 30 anos - portanto, mais jovens - e trai regularmente em motéis.

Esses são os dados da maioria dos brasileiros que se cadastraram na rede social Ashley Madison, voltada para pessoas que querem ter relacionamentos extraconjugais. Aberto no país desde o dia 14 de agosto, o site já conta com 107 mil inscrições de brasileiros - metade deles na capital paulista.

O Brasil é o país que aderiu mais rapidamente ao site, que conta com versões para outros 14 países. O site, que foi lançado em 2002 no Canadá, conta atualmente com mais de 10 milhões de usuários no mundo.

No Brasil, os homens representam 70% das inscrições - proporção parecida com a dos outros países. De cada 20 usuários casados, um busca relacionamentos homossexuais.

A hora mais usada para buscar ou entrar em contato com a amante é às 16h, principalmente nas segundas-feiras. A diretora do Ashley Madison Brasil, Jas Kaur, diz acreditar o desejo por pular a cerca é despertado depois da hora do almoço.

Jas ressalta que os dados ainda refletem as características dos chamados "early adopters", usuários de internet que aderem a novidades e modas rapidamente.

Curiosidades
Os perfis dos usuários revelam que tanto homens quanto mulheres que traem pela internet preferem se encontrar regularmente em motéis. A maioria dos homens (62%) tem mais de um caso; 69% tem dois ou três filhos.

Mais da metade das mulheres (52%) são casadas há sete anos ou mais e 59% tem ao menos um filho.

R7

Júri absolve mulher que mandou matar o pai, com quem teve 12 filhos


Mulher sofria abuso sexual do pai desde os 9 anos, segundo processo.
Jurados entenderam que não era possível exigir outra conduta da ré.


Uma mulher de 44 anos foi absolvida por um júri popular nesta quinta-feira (25) no Recife da acusação de mandar matar o próprio pai, com quem teve 12 filhos. De acordo com o processo, o pai a submetia a abuso sexual desde que ela tinha 9 anos.

Ao menos quatro dos sete jurados entenderam que não poderia ser exigida outra reação da ré diante da situação a que era submetida, atendendo a tese apresentada pela defesa, de inexigibilidade de conduta diversa.

Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o julgamento começou por volta das 10h30 na 4ª Vara do Júri do Fórum Thomaz de Aquino, e terminou às 14h.

O júri popular foi formado por quatro mulheres e três homens. Segundo a reforma no Código de Processo Penal de 2008, o juiz deve encerrar a contabilização dos votos dos jurados na sala secreta quando atingem a maioria. Os primeiros quatro votos foram pela absolvição, segundo o tribunal.

De acordo com o processo, a mulher tinha 9 anos quando começou a ser violentada pelo pai, um agricultor, com quem teve o primeiro filho aos 14 anos. O assassinato teria ocorrido quando a ré teria descoberto que o pai pretendia violentar uma das netas, que também é filha dele.

Dois homens que teriam sido contratados pela mulher para executar o crime já foram julgados, condenados e cumprem pena em presídios do estado pela morte.

G1

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Nasce no RJ o 1º bebê brasileiro com ajuda de técnica de fertilização inédita


Maria Vitória nasceu em Campos, no Norte Fluminense, com quase 3 kg.
Segundo médicos, método francês chamado Invo é mais simples e natural.


Com quase três quilos, a pequena Maria Vitória nasceu na terça-feira (23) em Campos, no Norte Fluminense, e é a primeira brasileira a ser fertilizada por uma nova técnica no país chamada Invo.

De acordo com a Coordenação do Centro de Infertilidade do Hospital Álvaro Alvim, Cláudia de Souza da Hora foi a primeira brasileira a dar à luz uma criança por meio desse método, considerado pelos médicos mais simples e natural. Ele foi desenvolvido na França e, pela primeira vez, está sendo testado em território nacional. Cláudia participou de um programa de fertilização oferecido pela prefeitura por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Não se faz necessário levar o óvulo e o espermatozóide para o laboratório. Todo o processo de incubação entre o espermatozóide e o óvulo, a interação dos dois, é feita dentro do corpo da mulher novamente através de um dispositivo biológico que é introduzido, que mantém as condições do corpo humano, tanto em temperatura, com os nutrientes necessários para o desenvolvimento do embrião", explicou o coordenador do Hospital Álvaro Alvim, Francisco Augusto Colucci.

A cápsula biológica contendo óvulos e espermatozóides fica no organismo da mulher por três dias. Após esse período, o embrião formado é retirado da cápsula e transferido para o útero.

O nascimento de Maria Vitória representa um avanço para a ciência e esperança para muitos casais que não podem ter filhos. "Eu não pensei que fosse tão rápido assim, mas foi rápido. Em menos de um ano eu consegui (engravidar)", disse Cláudia, que realizou o sonho de ser mãe após 13 anos.

"Quando eu via uma mulher grávida eu me perguntava: por que que eu não consigo? Chegava em casa e ficava chorando", contou.

Depois da ajuda do método francês, ela comemora a gestação e o nascimento de Maria Vitória. "Parecia que eu tava sonhando, que era mentira".

Segundo o obstetra Fernando Azevedo, o pré-natal foi tranquilo e o parto ocorreu sem complicações.

G1

O que é o TDAH


O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

Existe mesmo o TDAH?
Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.

Não existe controvérsia sobre a existência do TDAH?
Não, nenhuma. Existe inclusive um Consenso Internacional publicado pelos mais renomados médicos e psicólogos de todo o mundo a este respeito. Consenso é uma publicação científica realizada após extensos debates entre pesquisadores de todo o mundo, incluindo aqueles que não pertencem a um mesmo grupo ou instituição e não compartilham necessariamente as mesmas idéias sobre todos os aspectos de um transtorno.

Por que algumas pessoas insistem que o TDAH não existe?
Pelas mais variadas razões, desde inocência e falta de formação científica até mesmo má-fé. Alguns chegam a afirmar que “o TDAH não existe”, é uma “invenção” médica ou da indústria farmacêutica, para terem lucros com o tratamento.

No primeiro caso se incluem todos aqueles profissionais que nunca publicaram qualquer pesquisa demonstrando o que eles afirmam categoricamente e não fazem parte de nenhum grupo científico. Quando questionados, falam em “experiência pessoal” ou então relatam casos que somente eles conhecem porque nunca foram publicados em revistas especializadas. Muitos escrevem livros ou têm sítios na Internet, mas nunca apresentaram seus “resultados” em congressos ou publicaram em revistas científicas, para que os demais possam julgar a veracidade do que dizem.

Os segundos são aqueles que pretendem “vender” alguma forma de tratamento diferente daquilo que é atualmente preconizado, alegando que somente eles podem tratar de modo correto.

Tanto os primeiros quanto os segundos afirmam que o tratamento do TDAH com medicamentos causa conseqüências terríveis. Quando a literatura científica é pesquisada, nada daquilo que eles afirmam é encontrado em qualquer pesquisa em qualquer país do mundo. Esta é a principal característica destes indivíduos: apesar de terem uma “aparência” de cientistas ou pesquisadores, jamais publicaram nada que comprovasse o que dizem.

Porque desinformação, falta de raciocínio científico e ingenuidade constituem uma mistura perigosa

O TDAH é comum?
Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

Quais são os sintomas de TDAH?
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas:

1) Desatenção

2) Hiperatividade-impulsividade
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos ("colocam os carros na frente dos bois"). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São freqüentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande freqüência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.


Quais são as causas do TDAH?
Já existem inúmeros estudos em todo o mundo - inclusive no Brasil - demonstrando que a prevalência do TDAH é semelhante em diferentes regiões, o que indica que o transtorno não é secundário a fatores culturais (as práticas de determinada sociedade, etc.), o modo como os pais educam os filhos ou resultado de conflitos psicológicos.

Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.

O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios).
Existem causas que foram investigadas para estas alterações nos neurotransmissores da região frontal e suas conexões.

A) Hereditariedade:
Os genes parecem ser responsáveis não pelo transtorno em si, mas por uma predisposição ao TDAH. A participação de genes foi suspeitada, inicialmente, a partir de observações de que nas famílias de portadores de TDAH a presença de parentes também afetados com TDAH era mais freqüente do que nas famílias que não tinham crianças com TDAH. A prevalência da doença entre os parentes das crianças afetadas é cerca de 2 a 10 vezes mais do que na população em geral (isto é chamado de recorrência familial).

Porém, como em qualquer transtorno do comportamento, a maior ocorrência dentro da família pode ser devido a influências ambientais, como se a criança aprendesse a se comportar de um modo "desatento" ou "hiperativo" simplesmente por ver seus pais se comportando desta maneira, o que excluiria o papel de genes. Foi preciso, então, comprovar que a recorrência familial era de fato devida a uma predisposição genética, e não somente ao ambiente. Outros tipos de estudos genéticos foram fundamentais para se ter certeza da participação de genes: os estudos com gêmeos e com adotados. Nos estudos com adotados comparam-se pais biológicos e pais adotivos de crianças afetadas, verificando se há diferença na presença do TDAH entre os dois grupos de pais. Eles mostraram que os pais biológicos têm 3 vezes mais TDAH que os pais adotivos.

Os estudos com gêmeos comparam gêmeos univitelinos e gêmeos fraternos (bivitelinos), quanto a diferentes aspectos do TDAH (presença ou não, tipo, gravidade etc...). Sabendo-se que os gêmeos univitelinos têm 100% de semelhança genética, ao contrário dos fraternos (50% de semelhança genética), se os univitelinos se parecem mais nos sintomas de TDAH do que os fraternos, a única explicação é a participação de componentes genéticos (os pais são iguais, o ambiente é o mesmo, a dieta, etc.). Quanto mais parecidos, ou seja, quanto mais concordam em relação àquelas características, maior é a influência genética para a doença. Realmente, os estudos de gêmeos com TDAH mostraram que os univitelinos são muito mais parecidos (também se diz "concordantes") do que os fraternos, chegando a ter 70% de concordância, o que evidencia uma importante participação de genes na origem do TDAH.

A partir dos dados destes estudos, o próximo passo na pesquisa genética do TDAH foi começar a procurar que genes poderiam ser estes. É importante salientar que no TDAH, como na maioria dos transtornos do comportamento, em geral multifatoriais, nunca devemos falar em determinação genética, mas sim em predisposição ou influência genética. O que acontece nestes transtornos é que a predisposição genética envolve vários genes, e não um único gene (como é a regra para várias de nossas características físicas, também). Provavelmente não existe, ou não se acredita que exista, um único "gene do TDAH". Além disto, genes podem ter diferentes níveis de atividade, alguns podem estar agindo em alguns pacientes de um modo diferente que em outros; eles interagem entre si, somando-se ainda as influências ambientais. Também existe maior incidência de depressão, transtorno bipolar (antigamente denominado Psicose Maníaco-Depressiva) e abuso de álcool e drogas nos familiares de portadores de TDAH.

B) Substâncias ingeridas na gravidez:
Tem-se observado que a nicotina e o álcool quando ingeridos durante a gravidez podem causar alterações em algumas partes do cérebro do bebê, incluindo-se aí a região frontal orbital. Pesquisas indicam que mães alcoolistas têm mais chance de terem filhos com problemas de hiperatividade e desatenção. É importante lembrar que muitos destes estudos somente nos mostram uma associação entre estes fatores, mas não mostram uma relação de causa e efeito.

C) Sofrimento fetal:
Alguns estudos mostram que mulheres que tiveram problemas no parto que acabaram causando sofrimento fetal tinham mais chance de terem filhos com TDAH. A relação de causa não é clara. Talvez mães com TDAH sejam mais descuidadas e assim possam estar mais predispostas a problemas na gravidez e no parto. Ou seja, a carga genética que ela própria tem (e que passa ao filho) é que estaria influenciando a maior presença de problemas no parto.

D) Exposição a chumbo:
Crianças pequenas que sofreram intoxicação por chumbo podem apresentar sintomas semelhantes aos do TDAH. Entretanto, não há nenhuma necessidade de se realizar qualquer exame de sangue para medir o chumbo numa criança com TDAH, já que isto é raro e pode ser facilmente identificado pela história clínica.

E) Problemas Familiares:
Algumas teorias sugeriam que problemas familiares (alto grau de discórdia conjugal, baixa instrução da mãe, famílias com apenas um dos pais, funcionamento familiar caótico e famílias com nível socioeconômico mais baixo) poderiam ser a causa do TDAH nas crianças. Estudos recentes têm refutado esta idéia. As dificuldades familiares podem ser mais conseqüência do que causa do TDAH (na criança e mesmo nos pais).

Problemas familiares podem agravar um quadro de TDAH, mas não causá-lo.

F) Outras Causas
Outros fatores já foram aventados e posteriormente abandonados como causa de TDAH:
1. corante amarelo
2. aspartame
3. luz artificial
4. deficiência hormonal (principalmente da tireóide)
5. deficiências vitamínicas na dieta.

Todas estas possíveis causas foram investigadas cientificamente e foram desacreditadas.

Associação Brasileira do Déficit de Atenção

'Ele estava no lugar errado e na hora errada', diz ex de modelo morto


Corpo de Murilo Rezende foi encontrado na casa de amigo em SP.
Jovem e amigo foram esfaqueados em apartamento na Oscar Freire.


A ex-namorada do modelo Murilo Rezende, de 21 anos, encontrado morto no apartamento onde vivia com o analista de sistema Eugênio Bozola, disse na manhã desta quarta-feira (24) acreditar que o jovem foi assassinado por estar “no lugar errado e na hora errada”. Os corpos de Rezende e Bozola foram encontrados no imóvel por uma faxineira, na manhã desta terça (23), na Rua Oscar Freire, no Jardim Paulista, em São Paulo.

A estudante carioca Catarina Rodrigues, de 24 anos, estava por volta das 11h20 em frente ao Instituto Médico-Legal central, na região de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Acompanhada de um primo do modelo, ela resolvia os procedimentos para a liberação do corpo. A jovem acredita que o alvo de quem cometeu o crime era Bozola. “Ele deviam querer dinheiro ou alguma coisa assim. O Murilo não tinha nada a ver.”

O corpo de Bozola, que segundo a polícia também foi morto a facadas no apartamento que fica na Rua Oscar Freire, foi liberado durante a madrugada e levado para Igarapava, no interior de São Paulo. O G1 procurou por telefone parentes do analista de sistema, mas eles não quiseram dar entrevista. Afirmaram apenas que o corpo foi enterrado às 10h desta terça

Catarina afirmou que entrou em contato com Rezende na segunda-feira (22), dia em que o crime ocorreu. “Ele disse que não estava se sentindo bem. Também contou que um amigo do Eugênio estava no apartamento fazia uns dias.” A jovem disse desconhecer essa terceira pessoa. “O Murilo nunca falava muito do Eugênio, por respeito à amizade que tinham. Ele só me disse que esse homem iria embora na terça.”

Catarina conheceu o modelo no Rio de Janeiro. Eles começaram a namorar em novembro e terminaram o relacionamento em março. Mesmo assim continuaram se falando. “Ele era uma pessoa maravilhosa. Não merecia isso. Tinha uma carreira brilhante pela frente.”

A jovem contou ainda que veio a São Paulo há cerca de duas semanas e estava se hospedando na casa de uma amiga, em Perdizes, Zona Oeste. “Deixei tudo no Rio para reconquistar o Murilo. Vim por amor. Agora não tenho motivo mais para ficar aqui.”

Após a liberação, o corpo do modelo será enterrado na cidade de Rodeiro, na Zona da Mata mineira, onde mora a família. Rezende foi eleito Mister Piauí neste ano. Ele também participou do concurso Mister Brasil.

Crime
Bozola foi encontrado morto na cozinha de seu apartamento na manhã de terça por sua empregada doméstica. A PM foi acionada e encontrou o corpo do modelo em um quarto. Vizinhos disseram ter ouvido sons de discussão entre a noite de segunda e a madrugada de terça.

Segundo a Polícia Civil, havia na residência sinais de luta, como cinzeiros quebrados e objetos revirados, e marcas de sangue nas paredes. Policiais que investigam o crime não descartam a participação de mais de um assassino.

O caso foi registrado no 14º Distrito Policial, em Pinheiros, como duplo homicídio. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu as investigações.

O Honda Civic prata que pertencia a Eugênio foi levado. A Polícia Civil pretende ouvir o porteiro do turno da noite para saber mais detalhes sobre o desaparecimento do veículo e da presença de outras pessoas no apartamento, já que no edifício não há câmeras de segurança.

G1

Juíza havia relatado ameaças a seu filho recebidas três meses antes do crime


O autor das ameaças falou que o filho mais velho de Patrícia Acioli seria morto caso ela não afrouxasse as decisões e sentenças

Rio - A juíza Patrícia Acioli relatou a funcionários da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo que estava assustada com as ameaças à vida do seu filho mais velho recebidas em um telefonema anônimo. O autor das ameaças em uma ligação anônima, ocorrida três meses antes do crime, falou para a magistrada que o rapaz seria morto caso ela não afrouxasse as decisões e sentenças que proferia no Fórum de São Gonçalo. Para reforçar a ameaça, ele citou o nome da academia que Mike Acioli Chagas, de 20 anos, frequentava e horários em que costumava se ir até o local.

Neste mesmo telefonema, o percurso que o filho da juíza fazia da casa onde a família morava, em Piratininga, Niterói, até a faculdade, no Centro do Rio, foi detalhado pelo desconhecido. As informações são da edição desta quarta-feira do jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o jornal, apesar de sempre demonstrar firmeza diante das ameaças à sua vida, quando o alvo passou a ser seu filho, Patrícia demonstrou preocupação. Ela teria, ainda, reclamado que se sentia abandonada pelo Tribunal de Justiça, responsável pela retirada de sua escolta. E disse que temia pelo que pudesse acontecer não só a ela, mas a parentes.

Após o crime, nenhuma medida de segurança foi adotada pela proteção de Mike e das outras duas filhas da juíza. O advogado da família, Técio Lins e Silva, não acredita que os riscos persistam, pois o atentado tinha o objetivo de silenciá-la.


91 policiais investigados
A lista da juíza Patrícia tem 91 policiais militares envolvidos em assassinatos. Eles estavam na fila à espera do julgamento da magistrada na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo e podem ter ligação com a execução de Acioli. Seus nomes surgiram após o levantamento feito pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e foram entregues à cúpula da PM

O Comando da corporação vai analisar a relação para saber onde estão lotados os 91 militares. Os policiais que ainda estiverem de serviço no 7º BPM (São Gonçalo) e no 12º BPM (Niterói) serão transferidos para outras unidades. Uma análise preliminar feita pelo Tribunal de Justiça nos processos constatou que todos os policiais respondem por homicídio e, alguns, por formação de quadrilha e grupos de extermínio.

Segundo o comandante do 7º BPM, Cláudio Luís da Silva Oliveira, de outubro do ano passado à primeira quinzena de agosto, 202 policiais foram transferidos para outras unidades. Os agentes eram investigados por envolvimento com extermínio e com máfias do transporte alternativo e de caça-níqueis.

Outro levantamento que pode levar a Divisão de Homicídios a descobrir os autores da morte da juíza é o dos cartuchos apreendidos no local do assassinato. As cápsulas recolhidas fazem parte de um lote de 10 mil munições calibre 40 entregues pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) à PM, conforme O DIA publicou na edição da última segunda-feira, com exclusividade. Cinco mil balas foram repassadas ao 7º BPM e a outra metade, ao 8º BPM (Campos).

As 10 mil munições passaram antes pelo paiol do 4º Comando de Policiamento de Área (Niterói), responsável pela distribuição do material. A última remessa de munições feita pela PM ao batalhão de São Gonçalo foi em novembro de 2009. Do corpo da juíza, atingida por 21 disparos, foram retirados projéteis que serão analisados pela perícia e podem servir para confronto balístico.

Marcas nas balas podem ser confrontadas com armas

Segundo Paulo Storani, especialista em segurança pública, a única forma de descobrir qual arma matou a juíza é apreender todas as pistolas de suspeitos do crime para análise. Depois, peritos fazem um disparo com cada revólver apreendido e comparam as marcas deixadas no projétil disparado pela arma suspeita e as que estão nas balas encontradas no corpo da magistrada. Trata-se de uma microcomparação balística.

“Toda arma marca de maneira única a bala na hora do disparo. Os peritos têm que avaliar a forma como o cano marcou o projétil, é como uma impressão digital. Não há outra forma de descobrir de onde vieram os tiros”, frisou Storani.

O ex-diretor do ICCE, perito Mauro Ricart, acrescenta que as microranhuras do cano da arma são comparadas a partir da análise do projétil, do percutor (peça do disparo) e do extrator (extrai o invólucro do cartucho). “A rapidez do exame dependerá do estado do cartucho. Quanto mais fragmentado, mais tempo vai levar a análise e pode-se não chegar a uma conclusão”.

Caso a bala tenha atravessado a lataria de um veículo, ela carrega característica da superfície atingida. O mesmo acontece caso tenha batido no chão. Por isso, na hora dos testes, é importante impedir que as balas sofram influências externas.

Comandante: não há dúvida de participação de policiais

O comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, disse nesta segunda-feira que não há dúvidas sobre o envolvimento de policiais no assassinato da juíza. “Essa notícia que nos chega de que a munição usada no crime pertence ao lote da PM nos dá a certeza de que houve a participação de PMs, ainda que não na execução da juíza, mas no mínimo na preparação do crime ou em alguma dessas fases. Se ficar confirmado que foram policiais, é expulsão imediata”, disse.

O comandante ressaltou ainda que, quando receber oficialmente o comunicado da Divisão de Homicídios sobre os cartuchos achados no local do crime, vai abrir um inquérito para investigar o desvio da munição.

Da lista de PMs que respondem a processos na 4ª Vara Criminal, dois tinham um pedido da juíza para que fossem afastados das ruas, mas que permanecessem no batalhão. A decisão era para evitar que eles entrassem em confronto em ações e para manter a segurança deles. Os militares respondiam por homicídios e, um deles, também por formação de quadrilha para extermínio.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Gêmeos morrem após hospitais dizerem não ter vagas para parto


Uma mulher grávida de 27 anos perdeu os filhos gêmeos na manhã desta terça-feira em Belém (PA) depois que dois hospitais disseram não ter vagas para atendê-la durante o trabalho de parto.

Uma médica e duas enfermeiras da Santa Casa foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos. Os corpos dos bebês foram enviados à perícia para verificar se houve negligência e omissão de socorro, e a polícia abrirá inquérito para investigar o caso.

Segundo a Polícia Civil, o pai dos bebês, Raimundo Cícero, disse que levou a mulher por volta das 4h30 à Santa Casa, onde ela fazia o acompanhamento pré-natal durante a gestação. Eles foram informados, porém, de que não havia leitos disponíveis.

O casal procurou o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, mas também não foi atendido.

Cícero pediu apoio do Corpo de Bombeiros e retornou à Santa Casa em uma ambulância. Enquanto o casal esperava autorização para entrar na unidade, um bombeiro chegou a fazer o parto de um dos bebês, que nasceu morto.

Um soldado do Corpo de Bombeiros deu voz de prisão à médica plantonista Cíntia Lins, alegando omissão. Só depois a mulher, Vanessa do Socorro Costa, foi atendida no hospital e teve o segundo filho, que também nasceu morto. A mãe continua internada, e a médica será intimada a depor.

OUTRO LADO
Em nota, a Santa Casa admite que não tinha vagas quando a gestante chegou ao local e que acompanhará a investigação da polícia. Abrirá ainda uma sindicância interna. A instituição afirma ainda que a mulher estava com 30 semanas de uma gravidez de alto risco.

O secretário estadual de Saúde Pública, Helio Franco, declarou que, mesmo com a superlotação na unidade, a paciente deveria ter sido encaminhada para um leito até que fosse transferida para outro hospital.

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna admitiu que também não tinha vagas disponíveis, mas disse que não tem registro da recusa e que vai investigar qual funcionário recusou o atendimento.

Folha OnLine

Reserva marinha mexicana quintuplica número de peixes em 10 anos

A reserva marinha Parque Nacional Cabo Pulmo, na costa oeste do México, quintuplicou o número de peixes em dez anos. (Foto: Octavio Aburto/ iLCP)

Uma reserva marinha na costa oeste do México conseguiu quase quintuplicar seu número de peixes em dez anos, segundo um estudo envolvendo várias instituições sob coordenação do Instituto Scripps de Oceanografia, da Universidade da Califórnia, San Diego.

O projeto de recuperação na área do Parque Nacional Cabo Pulmo, no Estado da Baja Califórnia, foi fruto do entusiasmo e dedicação da população local que, incomodada pela devastação do ecossistema, estabeleceu o parque em 1995 e desde então se dedica a protegê-lo.

"As mudanças mais importantes que observamos é que o número de espécies no parque quase duplicou, e o número de indivíduos e seu tamanho, que em conjunto são os quilos de peixes, aumentaram mais de 460%", disse à BBC o biólogo marinho Octavio Aburto-Oropeza, do Instituto Scripps.


O projeto é fruto da dedicação da população local que, contra a destruição do ecossistema, estabeleceu o parque em 1995. (Foto: Octavio Aburto/ iLCP)

"Em apenas uma década, o parque ganhou cerca de 3,5 toneladas por hectare", afirmou.

Segundo o pesquisador, a população da região de Cabo Pulmo decidiu interromper a atividade pesqueira em 1995, e desde então virou o seu “guardião”.

"Pediram ao governo que declarasse a área como Parque Nacional, e eles mesmos se dedicam a vigiá-lo, cuidar dele em muitos aspectos, principalmente na redução da contaminação e da proteção de espécies em perigo, como as tartarugas marinhas", disse.


Cabo Pulmo tem 71 km quadrados e é quase 70 vezes maior que a maioria das reservas estudadas até hoje. (Foto: Octavio Aburto/ iLCP)

Experiência inspiradora

Cabo Pulmo tem 71 km quadrados e é quase 70 vezes maior que a maioria das reservas estudadas até hoje.

Entre as espécies mais comuns na área estão a garopa do golfo (Mycteroperca jordani), garopa sardineira (Mycteroperca rosacea), pargo cinza (Lutjanus novemfasciatus), pargo amarelo (Lutjanus argentiventris) e cavalinha (Seriola lalandi).

Para os autores do estudo, publicado no site de artigos científicos PLoS One (Public Library of Sciences) , a experiência da reserva é "comovente".

"É surpreendente que as comunidades de peixes em um recife superexplorado possam se recuperar até chegar a níveis comparáveis com os de recifes remotos, lugares prístinos onde nunca ocorreu a pesca humana", avaliou Aburto-Oropeza.


A reserva também é lar de leões-marinhos, como estes, que tomam sol sobre uma pedra. (Foto: Octavio Aburto/ iLCP)

Para o especialista mexicano, o projeto mexicano ensina que o sucesso de projetos de proteção de áreas marinhas começa com a participação e a liderança das comunidades locais.

Aburto-Oropeza diz que a criação de áreas marinhas ao largo da costa mexicana, ou em qualquer região costeira do mundo, pode “elevar significativamente a produtividade dos oceanos, o que pode gerar benefícios econômicos para as comunidades costeiras”.

Por último, avalia, é importante divulgar a experiência de Cabo Pulmo para interessados em outras partes do mundo.


Para especialistas, o projeto ensina que o sucesso de iniciativas semelhantes depende do envolvimento das comunidades locais. (Foto: Octavio Aburto/ iLCP)

"Poucos legisladores no mundo estão conscientes de que o tamanho e a abundância dos peixes pode aumentar extraordinariamente em muito pouco tempo, a partir do momento em que se estabelece a proteção ambiental e se cria uma reserva marinha", defende.

"Divulgar o que ocorreu em Cabo Pulmo contribuirá para os esforços de conservação dos ecossistemas marinhos e a recuperação das economias costeiras."

BBC Brasil

Projeto amplia direito da mãe de registrar filho

A Câmara analisa o Projeto de Lei 817/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que amplia o direito da mulher no que se refere ao registro de nascimento do filho.

O texto altera a Lei de Registros Públicos (6.015/73). Pela lei, o pai deve registrar o filho no prazo de 15 dias. Em caso de falta ou impedimento do pai, a mãe terá o prazo de 45 dias para fazê-lo.

O projeto estabelece que o registro poderá ser feito pelo pai ou a mãe, isoladamente ou em conjunto, no prazo de 15 dias. No caso de falta ou impedimento de um dos dois, o outro terá prazo prorrogado por 45 dias para fazer o registro.

Bueno lembra que a Lei de Registros Públicos deve submeter-se à Constituição Federal, que prevê a igualdade entre homens e mulheres perante a lei.

A proposta é idêntica ao PL 898/07, do ex-deputado Fernando Coruja, que foi arquivada ao final da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada apenas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

prómenino

Terremoto que atingiu costa leste dos EUA é o mais forte desde 1897


Governo federal disse não ter registrado vítimas ou danos significativos

O terremoto de 5,9 graus que atingiu nesta terça-feira (23) a Costa Leste dos Estados Unidos com epicentro no estado da Virgínia foi o mais intenso registrado desde 1897 nesta área, informou o Instituto Geológico dos EUA.

O organismo indica que apesar dos terremotos no centro e leste do país serem menos frequentes que no litoral oeste, costumam ser mais fortes e em uma região muito mais ampla. O terremoto desta terça-feira, cujo epicentro se registrou a um quilômetro de profundidade e a uma distância de 15 quilômetros da localidade de Mineral, no Estado da Virgínia, também foi sentido em cidades como Nova York e Washington.

Desde 1774, os habitantes do centro da Virgínia sentiram pequenos tremores e sofreram danos de pouca consideração enquanto desde 1897 a região não tinha registrado um terremoto desta magnitude, que se estendeu em uma área elíptica que abrangeu Virgínia, Virgínia Ocidental e parte do Tennessee.

No entanto, segundo seus registros, o terremoto que mais causou danos até agora nessa zona foi em 1875 e teve uma magnitude 4,8 graus na escala Richter. O mais recente foi em dezembro de 2003 e teve uma magnitude de 4,5 graus A zona central sísmica da Virgínia está longe dos limites da placa tectônica mais próxima, que estão no centro do Oceano Atlântico e o Mar Caribe. No entanto, o USGS assinala que nesta região se sentem pequenos terremotos a cada um ou dois anos, que causam pouco ou nenhum dano.

Sem vítimas
Em comunicado, Rachel Racusen, porta-voz da Agência Federal de Gestão de Emergências, afirmou que não houve registro de vítimas ou danos significativos, embora "os primeiros atendimentos" ainda estivessem acontecendo durante esta terça-feira.

Rachel também aconselhou as pessoas a usarem os celulares apenas em casos de emergência, já que as linhas do país estão congestionadas.

Reator
Oficiais federais disseram que dois reatores nucleares que ficam na central de energia North Anna, no condado de Louisa, no Estado da Virgínia (EUA), pararam de funcionar automaticamente em razão do tremor. Sistemas de segurança desligaram os reatores.

Roger Hannah, porta-voz da Comissão de Regulação Nuclear do país, diz que a agência não tinha informações sobre danos a usinas nucleares em razão dos tremores.

Lucy Jones, especialista do Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, disse à rede de TV CNN que existe o temor da ocorrência de choques secundários.

– As pessoas devem esperar que isso aconteça, especialmente nas próximas duas horas.

Ela afirmou que é esperado que haja “danos significativos” para prédios mais antigos que fiquem perto do epicentro do terremoto.

– Se você já viu algum estrago [nos prédios], é melhor ficar fora.

Epicentro
Na cidade de Mineral, uma pequena cidade de 500 habitantes que fica no Estado da Virgínia, a apenas 6,5 km do epicentro do terremoto, os moradores disseram que o interior de suas casas ficou bastante prejudicado. Retratos caíram da parede, de acordo com o jornal The Washington Post.

R7

Família diz que exame toxicológico de Amy Winehouse deu negativo para uso de drogas


Análise revelou, no entanto, presença de álcool no sangue da cantora

Amy Winehouse não tinha drogas em seu organismo quando morreu, segundo revelaram as análises toxicológicas. As informações foram dadas pela família da cantora na segunda-feira. Os exames detectaram a presença de álcool, mas não se pode determinar ainda se essa foi a causa da morte da cantora.

A diva do soul de 27 anos foi encontrada morta em sua casa no dia 23 de julho. Uma autópsia inicial não pode determinar a causa da morte. Amy foi cremada em cerimônia particular no dia 26 de julho. O porta-voz da família, Chris Goodman, disse em um comunicado que os resultados entregues para a família pelas autoridades confirmaram que não havia presença de substâncias ilegais no organismo de Amy.

Ele afirmou também que os familiares aguardam o resultado da investigação policial prevista para começar em outubro.

Zero Hora

Hospital identificavírus da Influenza B em 7 recrutas internados, diz Marinha


RIO - Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, o comando do 1º Distrito Naval identificou o vírus da Influenza B como a causa mais provável para a internação dos recrutas do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa). De acordo com o médico infectologista André Delorenzi, do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Marcílio Dias, onde os recrutas estão internados, de 12 exames, 7 deram positivo para o vírus. Segundo ele, os resultados das análises laboratoriais, aliados ao quadro clínico dos pacientes e às condições epidemiológicas do Centro de Instrução, podem caracterizar um surto de Influenza. As 800 pessoas que circulam pelo Ciampa já foram vacinadas. Os pacientes que já receberam alta estão isolados, em quarentena, no Ciampa. De acordo com o médico, o provável surto de Influenza B ainda está em andamento, embora desacelerando.

Dos 57 recrutas internados inicialmente, 38 tiveram alta nesta segunda-feira e outros cinco foram internados durante a noite. Esta manhã, mais três militares do Ciampa foram internados. Dessa vez, dois instrutores e um membro da equipe médica do Centro. No total, 27 recrutas continuam no hospital.

- Recebemos os recrutas no Marcílio Dias com uma síndrome respiratória aguda. Alguns com síndrome grave, com sintomas como tosse, febre e falta de ar. Os primeiros a chegar estavam mais graves. É uma doença de transmissão respiratória, muito comum em lugares onde as pessoas, de várias partes do país, ficam aglomeradas como o Ciampa.

O comando praticamente descartou a possibilidade de a internação ter sido causada por água contaminada, falta de hidratação, excesso de exercícios físicos ou contaminação por gás lacrimogêneo, outras hipóteses que chegaram a ser levantadas. Ainda estão sendo feitos outros exames, como sorologia e cultura bacteriana, para verificar se há outra causa para as internações.

O comandante do Ciampa, o capitão de Mar e Guerra Eder Sampaio, disse que os recrutas são orientados a beber apenas água potável, e eles permaneceriam todo o dia com cantis abastecidos. No entanto, a Cedae coletou amostras da água do Centro para análise. O comandante confirmou que durante um dos dias do treinamento três companhias tiveram desabastecimento de água. Segundo ele, o fornecimento teve que ser interrompido devido a reformas no sistema hidráulico do Ciampa, mas galões de água potável teriam sido fornecidos a essas companhias.

Nesta segunda-feira, sete dos recrutas internados que foram ouvidos pela Defensoria Pública da União afirmaram que, devido a desabastecimentos frequentes de bebedouros do Ciampa, eles tinham que tomar a água das torneiras. De acordo com o comandante, se em algum momento os recrutas beberam essa água, o fato será apurado pelo Inquérito Policial Militar aberto no quartel para investigar as causas das internações.

O chefe de gabinete do Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, capitão de mar e guerra Anderson da Costa Medeiros, afirmou ainda que foi pedido auxílio ao Ministério Público Militar na apuração dos fatos.

Na noite desta segunda-feira 38 dos 57 recrutas internados na semana passada tiveram alta . O ônibus para levá-los de volta ao Ciampa chegou ao hospital pouco depois das 18h.

A Defensoria Pública da União instaurou um procedimento administrativo para apurar os motivos que levaram 57 aspirantes a fuzileiros navais a serem internados na semana passada . Dois defensores visitaram nesta segunda-feira sete desses jovens. Todos eles disseram que faltava água no Ciampa em Campo Grande, e que, por vezes, tinham de recorrer à água das torneiras. De acordo com o defensor Daniel Macedo, os jovens, no entanto, não relataram que teriam sido submetidos a excesso de exercícios físicos.

- Nos bebedouros, segundo eles, não tinha água por algum problema de abastecimento e eles tinham que recorrer à água da bica. Eles foram unânimes em dizer isso. Pelo que ouvimos, a rotina de exercícios, em princípio, não estava fora do padrão, mas não vamos afastar essa hipótese - disse Macedo.

Comprovada a versão de alguns pacientes de que não havia água suficiente para os jovens, isso pode resultar em ações individuais por dano moral e uma ação coletiva civil pública com teor preventivo, com o objetivo de inibir excessos nas Forças Armadas. Na visita ao hospital, os defensores Daniel Macedo e André Ordacgy entregaram à direção da unidade um ofício pedindo informações dos boletins médicos dos jovens internados. Também serão encaminhados ofícios ao 1º Comando Naval, à Secretaria de Saúde e ao Ciampa. Eles querem saber por que oficiais teriam supostamente revistado familiares que foram visitar os jovens após o incidente.

Os 57 jovens aspirantes a fuzileiros navais passaram mal durante treinamentos no Ciampa na última quarta-feira. Em estado mais grave, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI): Leonardo Gama Rodrigues, de 22 anos. Victor Hugo Pereira, de 19 anos, também esteve na UTI mas, segundo familiares, foi transferido nesta segunda-feira para a enfermaria do Hospital Naval Marcílio Dias. Milton Ferraz, tio de Victor Hugo, confirmou que o sobrinho passou mal após exercícios físicos pesados e sem água suficiente para se hidratar.

- Foi um treinamento pesado sem água no cantil, e o calor da semana passada acabou fazendo com que ele passasse mal - afirmou Milton, que considerou um 'absurdo' o fato de os familiares só terem sido avisados dois dias depois do incidente.

Ainda segundo Ferraz, Victor passa bem e está recebendo um bom tratamento. O jovem também teve uma lesão no braço, está com problemas respiratórios e chegou a passar por uma hemodiálise ontem. De acordo com a Marinha, pelo menos 30 dos jovens devem receber alta amanhã e ficarão em observação no quartel.

Mãe de Victor Hugo, Marise Pereira criticou no domingo a postura da Marinha por notificar sobre a internação do jovem apenas dois dias após o ocorrido:

- Entregamos nosso filho perfeito, e o colocaram aqui como se fosse um indigente, como se não tivesse família.

Parentes afirmam que o jovem tem uma lesão no braço, passa por hemodiálise e está com problemas respiratórios. O pai dele, João Luiz Pereira, disse no domingo que os rapazes foram submetidos a um treinamento forçado:

- Meu filho está aterrorizado e ainda tem muita coisa para contar. Mas sei que eles tiveram um excesso de exercício, sem poder tomar água. Victor falou que não quer mais servir à Marinha. Todo o sonho dele acabou em apenas 15 dias.

Em uma nota divulgada nesta segunda, o comando do 1° Distrito Naval afirma que todos os internados apresentam um quadro de síndrome respiratória e que iniciou o processo de vacinação preventiva de toda a população do Ciampa. Há suspeitas de contaminação de água ou comida. No entanto, ainda não foram confirmadas as causas dos jovens terem passado mal. A Marinha e a Secretaria de Saúde investigam o caso. Em outra nota, divulgada domingo, a Marinha disse que apenas um dos recrutas encaminhados ao hospital apresentou insuficiência renal.

O Globo

Verbratec© Desktop.