sábado, 3 de setembro de 2011

Bebê de dois meses é raptado dentro de loja em Almirante Tamandaré (PR)


Uma mulher fugiu com a criança enquanto a mãe provava roupas.
A suspeita havia encontrado emprego para o pai do bebê um dia antes.


Um bebê com dois meses de idade foi raptado dentro de uma loja do município de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, na sexta-feira (2). Segundo testemunhas, uma mulher fugiu com a criança enquanto a mãe provava roupas.

De acordo com a mãe do menino, Rosilei Lara, na quinta-feira (1º) a suspeita foi até a residência onde a criança morava com pais, com intuito de oferecer trabalho para o pai, Tiago da Silva. “Ela falou que conhecia a minha mulher do postinho, e falou que ia ajudar (...) aí hoje (sexta) eu fui trabalhar e ela (Rosilei) apareceu com o carro da polícia, dizendo que meu filho tinha sumido”, contou Tiago.

Rosilei negou que conhecesse a mulher, e afirmou que a suspeita retornou na sexta-feira à residência, enquanto Tiago trabalhava, convidando a mãe para que a acompanhasse na compra de roupas. “Eu fui em três lojas. Ela me deu umas três calças, eu entrei no vestiário e não dava para ver nada. Daí quando eu saí do banheiro ela já tinha fugido com o nenê”, contou a mãe.

Uma funcionária da loja que presenciou o fato afirmou que pensou se tratar de avó, mãe e filha, por isso não estranhou quando a mulher saiu da loja levando a criança. “Só vi que ela saiu rápido, até achei estranho a saída dela”, contou a testemunha.

O delegado responsável pela investigação, Antônio de Campos, afirmou que a suspeita parece ser experiente. “Ela deve ter saído de carro, com alguém esperando. Isso aí parece coisa bem profissional”, disse. Segundo Campos, equipes da polícia procuram pistas nas ruas e já foi feito contato com a rodoferroviária de Curitiba para que o sistema de câmeras busque encontrar indícios de fuga.

Às 11h30 deste sábado (3), policiais da delegacia de Almirante Tamandaré informaram ao G1 que nenhuma pista havia sido localizada.

G1

Maior parte de área desmatada da Amazônia virou pasto, mostra estudo


Ambiente. Dados confirmam teoria de que pecuária é responsável pelo avanço das motosserras na região; ministros do Ambiente e da Ciência e Tecnologia defendem expansão da agricultura em parte das terras ocupadas com pecuária de baixa produtividade

Imagens de satélites analisadas pelo governo federal mostraram que, dos 719 mil quilômetros quadrados de árvores abatidas na Amazônia até o ano de 2008, pouco mais de 62% são ocupados atualmente por pastagens e outros 20% passam por processo de recuperação natural da vegetação.

A agricultura, sobretudo aquela destinada à produção de grãos, ocupa menos de 5% da área total desmatada - que representava, há três anos, o equivalente a 17,5% da Amazônia.

Os dados constam de estudo feito em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e apresentado ontem no Palácio do Planalto.

Inédito, esse estudo confirma a hipótese de que a pecuária é o grande motor do avanço das motosserras sobre a Amazônia. Seus resultados surpreendem sobretudo pela extensão de terras ocupadas pela pecuária, o que indica a sua baixa produtividade - principalmente nos 110 mil quilômetros quadrados em que as cabeças de gado ocupam áreas de pasto sujo (com grama e outros tipos de vegetação) ou regeneração com pasto.

De acordo com dados oficiais mais recentes, a Amazônia Legal (área um pouco maior que o bioma Amazônia considerado no estudo) reúne 71 milhões de cabeças de gado.

Também foi surpreendente a quantidade de floresta em recuperação detectada pelos satélites. Essa parcela, de 150,8 mil quilômetros quadrados - cerca de cem vezes o tamanho da cidade de São Paulo -, corresponde a 21% do total desmatado. A floresta em estado de regeneração foi apontada pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara, como um importante ativo, por funcionar na captura de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Já as pastagens degradadas, classificadas como pastagens com solo exposto, somam 594 quilômetros quadrados - ou 0,1% do total abatido. Trata-se de um porcentual menor que o esperado.

Código Florestal
O estudo também deve reforçar os argumentos do governo na negociação da reforma do Código Florestal, ao revelar o destino da maior parcela das áreas desmatadas. O ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) defendeu uma moratória ao desmatamento na Amazônia, proposta abandonada durante os debates no Congresso.

Novo responsável
A pecuária pode deixar de ser a responsável pelo desmatamento. Estudo do Greenpeace mostrou que o avanço do desmate em Mato Grosso já ocorre em áreas próximas à produção de grãos.

PARA LEMBRAR


Nova proposta amplia cortes
Uma das principais novidades do relatório do Código Florestal produzido pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), em relação ao texto aprovado pelos deputados, é a definição de 20 situações em que poderá haver corte de vegetação nativa em áreas de preservação permanente (APPs) no futuro.

Na versão que passou na Câmara eram vagas as hipóteses de utilidade pública, interesse social e atividades de baixo impacto ambiental em que a intervenção ou corte de vegetação poderia ser autorizada.

Além de obras de infraestrutura destinadas à Copa do Mundo de 2014, poderão justificar o desmatamento de APPs os empreendimentos apontados pelo presidente da República ou governadores.

O novo texto foi apresentado por Luiz Henrique, relator nas próximas três comissões pelas quais a reforma de Código será analisada: Constituição e Justiça, Agricultura e Ciência e Tecnologia. A primeira votação será no dia 14.

Estadão

Cracolândias na linha férrea atrasam circulação de trens no Rio

Usuários de crack são detidos às margens da linha de trens (Crédito: Alexandre Vieira / Agência O Dia)

Trens que cruzam a cidade do Rio de Janeiro rumo à Baixada Fluminense são obrigados a reduzir a velocidade pela metade em trechos dos ramais Saracuruna e Belford Roxo. Isso porque cracolândias se instalaram em ao menos dois pontos da linha férrea, na zona norte da capital. Usuários de crack invadiram as linhas do trem perto de Manguinhos e Jacarezinho, comunidades dominadas pelo tráfico.

Os usuários ficam às margens dos trilhos, consumindo a droga livremente, e correndo o risco de serem atropelados pelos trens que passam a poucos metros de distância.

Para evitar acidentes e trafegar com segurança, os trens reduzem a velocidade de 60 km/h para 30 km/h, segundo a concessionária Supervia. Com isso, a viagem fica mais demorada. No ramal de Saracuruna, que passa por Manguinhos, a viagem leva cerca de 60 minutos. Se não houvesse a redução de velocidade, os passageiros que percorrem todo o ramal economizariam 5 minutos. Sem o atraso, seria possível realizar até dez viagens a mais por dia, o que aliviaria o "aperto" nos vagões.

O mesmo ocorre no ramal de Belford Roxo, próximo à comunidade do Jacarezinho, onde o percurso poderia ser feito em 48 minutos, e não em 53 minutos, como é realizado atualmente.

O período de 5 minutos pode até parecer pouco, mas se tratando de um meio de transporte de massa, que é utilizado diariamente por cerca de 500 mil pessoas, alguns minutos podem fazer a diferença.

Para a diarista Maria Carla Gonçalves, de 67 anos, que utiliza o serviço ferroviário há 25 anos, uma viagem mais confortável seria um alento para a população que sofre para ir e voltar ao trabalho.

- Realmente sofremos muito devido à quantidade de passageiros, à demora, aos problemas de atraso. Tudo que eles fizerem para melhorar, mesmo que seja um pouco, vai fazer uma grande diferença na vida do carioca. Só de pensar nisso já dá uma alegria, 5 minutos fazem muita diferença, principalmente quando você pode chegar mais cedo e ficar ao lado da sua família.

Outro problema causado pelas cracolândias nas linhas férreas é a violência. O passageiro Fernando Ribeiro, de 27 anos, que estava indo para o trabalho no centro do Rio, foi alvo de pedrada, enquanto a composição trafegava nas proximidades da cracolândia de Manguinhos.

- Estava de olhos fechados, quando ouvi uma senhora falando: 'Cuidado!'. A única reação que tive foi abaixar. Quando vi, uma pedra atingiu o vidro do vagão e bateu no meu ombro. Se eu não tivesse abaixado minha cabeça, seria atingido e poderia ter sofrido até uma lesão grave.

Apoio da polícia
A Supervia informou que conta com apoio da Secretaria de Segurança Pública, que realiza periodicamente ações para retirada das pessoas destas regiões. A concessionária diz possuir cerca de 700 funcionários que atuam em toda extensão da via. Segundo a Polícia Militar, a responsabilidade pela fiscalização de toda linha ferra é da concessionária, no caso a Supervia.

Segundo a assessoria de imprensa da PM, não existe mais o policiamento nas estações de trem, que era realizado pelo BPFer (Batalhão de Policiamento Ferroviário). Os agentes só vão ao local, quando são acionados para alguma ocorrência ou em apoio às ações da Secretaria Municipal de Assistência Social.

R7

Projeto na Camâra dos Deputados reabre discussão sobre redução da maioridade penal


SÃO PAULO - A cidade de São Paulo assistiu a uma série de crimes sendo cometidos por grupos de crianças e adolescentes nas últimas semanas. Meninas, algumas menores de 10 anos, praticaram arrastões contra lojas e pedestres. Um dos grupos levados para o Conselho Tutelar quebrou e depredou o local. Paralelamente, tramita na Câmara dos Deputados um novo projeto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Atualmente, por mais graves que sejam os crimes, adolescentes de 16 ou 17 anos não podem ser presos.

A PEC 57/2011, de autoria do deputado federal André Moura (PSC-SE), foi apresentada no começo de julho e está sendo analisada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Ela foi apensada a outros projetos que já discutiam o tema. Moura diz que haverá pressão pela aprovação da medida. Segundo ele, a população quer a redução da maioridade penal. Em 2007, pesquisa encomendada pelo Senado Federal mostrou que quase 90% dos brasileiros defendiam a redução da maioridade penal para 16 anos.

Profissionais que atuam no atendimento às crianças e adolescentes, no entanto, são contrários. Segundo eles, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê mecanismos de responsabilização dos menores infratores.

A polêmica passa, necessariamente, pelo ECA. A Constituição Brasileira, no Artigo 228, determina que é a partir de 18 anos que as pessoas passam a responder inteiramente por seus atos. Antes disso, crianças e adolescentes que cometem crimes são julgados pelas Varas da Infância e da Adolescência, como manda o Estatuto.

Na prática, as "penas" do ECA vão da simples advertência até a internação em estabelecimentos educacionais. Em nenhuma hipótese, os jovens são levados para estabelecimentos penitenciários. Para o deputado, isso cria um sentimento de impunidade.

- Toda a semana vemos casos graves de adolescentes cometendo crimes em diferentes partes do Brasil. Isso tem aumentado - explica.

O parlamentar afirma que os crimes cometidos por adolescentes são mais "cruéis". Ele diz que a informação vem de "dados do Ministério da Justiça e Secretarias de Segurança".

- Converso muito com policiais e eles me relatam um desestímulo. Atendem ocorrências em que esses jovens estão armados. Muitas vezes há troca de tiros, os policiais correm riscos, mas conseguem prender o criminoso que já sai falando: 'sou de menor, sou de menor'.

O deputado diz que os investimentos em políticas públicas para a Saúde e Educação não podem ser 'usados' como desculpas para a manutenção da maioridade aos 18 anos.

- Sou um dos que mais defende o aumento de recursos para a Educação. Brigo mesmo. Mas não dá para esperar o mundo perfeito, completamente ideal para daí dizer: agora podemos prender os jovens que tomarem uma escolha errada. Enquanto isso tem gente sendo assassinada.

Moura diz acreditar na aprovação da PEC. Já para Ariel de Castro, presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo e vice-presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da OAB, a mudança da maioridade penal altera uma cláusula pétrea da Constituição:

- Não se pode tirar um direito adquirido sem a formação de uma Assembleia Constituinte.

De acordo com Ariel, é falsa a ideia de que não haja responsabilização para crianças e adolescentes que cometem crimes. A diferença, segundo ele, é que o Estatuto não prevê um caráter punitivo.

- Existe a medida de restrição de liberdade. Mas a idéia é reeducar esse jovem. Colocar os adolescentes no sistema prisional, em que muitas penitenciárias estão tomadas por facções criminosas, só iria aumentar o problema da violência - diz.

A advogada criminalista Beatriz Rizzo concorda. Para ela, é preciso manter os dois sistemas separados.

- Encher os presídios de gente não vai melhorar - diz.

Para Ariel, o Estatuto da Criança e do Adolescente é uma legislação moderna e eficaz que, se fosse seguida à risca, diminuiria os índices de violência.

- Mesmo ainda com problemas no atendimento, os números da Fundação Casa (órgão que atende os menores que tenham cometido crimes em São Paulo) mostram que os índices de reincidência têm diminuído.

- Hoje é de 12% - afirma.

O Globo

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tremor provoca pânico e evacuação de prédios em Passo Fundo


Geólogo afirma ser possível que município tenha sentido efeitos de terremoto na Argentina

Um tremor de pelo menos 30 segundos de duração, por volta das 10h50min de sexta-feira, gerou apreensão, pânico e evacuação em pelo menos dois prédios no centro de Passo Fundo, no norte do Estado. Para o geólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Antonio Pedro Viero, há possibilidade que o município tenha sentido os efeitos do terremoto de magnitude 6,7 graus registrado em Santiago del Estero, na Argentina.

Segundo ele, como houve um sismo forte na Argentina em uma zona muito profunda, não é incomum que tremores sejam sentidos em regiões distantes do epicentro como em Passo Fundo, por exemplo.

— Não há certeza, mas existe a possibilidade devido ao mecanismo de propagação das ondas — explica.

A auxiliar de escritório Danúbia Ferreira Bertolini, 30 anos, estava concentrada no trabalho no setor de faturamento da clínica médica Kozma quando, de repente, sentiu tudo tremer. Mesas e cadeiras chacoalhavam e o medo quase a deixou imóvel. Ela conta que todos que estavam do 7º ao 10º andar do edifício saíram correndo do prédio.

— Foram 30 segundos de tremor e era como se eu estivesse tonta. A reação foi de pavor — revela.

Perto dali, no Hospital São Vicente de Paulo, a secretária Laura Ferrão percebeu que o monitor do computador tremia. Segundo ela, o tremor atingiu o 7º e o 8º andar do prédio. Foi o tempo de chamar as colegas de trabalho e fugir correndo pela escada. Na descida, um desespero imenso a cada degrau.

— O corrimão tremia e a gente corria. Fiquei com medo e só me acalmei quando cheguei lá embaixo — afirma.

O Corpo de Bombeiros recebeu três chamados. Dois partiram de prédios comerciais e outra de um apartamento residencial. Uma mulher informou que o tremor fez a porta de um armário abrir sozinha. Como não havia informação sobre riscos ou danos, os bombeiros consideram os casos como isolados e não foram a nenhum dos locais mencionados.

Em janeiro de 2011, um tremor semelhante foi sentido em pelo menos três cidades gaúchas devido a um terremoto a 160 quilômetros do nordeste da cidade de Santiago del Estero. Uma delas era Carazinho, a 45 quilômetros de Passo Fundo. Na época, um morador disse que móveis e utensílios balançaram no quarto andar do edifício.

Reflexos no Paraná
Moradores de Maringá, no norte do Paraná, sentiram um leve tremor de terra nesta manhã, por volta das 11h. De acordo com o professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, George Sand França, o fenômeno também pode ser considerado um reflexo do registrado em Santiago Del Estero, a cerca de 800 quilômetros de Buenos Aires, na Argentina.

ZERO HORA

Mortalidade infantil cai 62% em duas décadas no estado de São Paulo


São Paulo – A mortalidade infantil no estado de São Paulo caiu 61,8% nos últimos 20 anos, tendo atingido, no ano passado, o menor índice histórico. De acordo com levantamento divulgado hoje (26) pela Secretaria de Saúde, em 2010, o índice ficou em 11,9 óbitos de crianças menores de 1 ano de idade a cada mil nascidas vivas, contra 31,2, em 1990. A marca, porém, ainda está um pouco acima da mínima indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera ideais índices abaixo de dez óbitos.

Nos últimos dez anos, a redução ficou em 30%, o que equivale a 4,8 mil óbitos evitados. Com relação ao ano de 2009, quando o índice ficou em 12,5, o estado teve uma redução de 4,8%. “Quanto menor a taxa, mais difícil é o trabalho de redução. Consideramos os índices satisfatórios, mas vamos continuar atuando. Fatores como o alto número de cesarianas merecem, agora, uma atenção especial”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Dos 645 municípios paulistas, 301 apresentaram, em 2010, índices abaixo de dois dígitos. Em 2007, foram 250 municípios onde os índices tiveram um dígito só. Considerando as regiões do estado, apenas na de Piracicaba houve aumento. Em 2009, a taxa era 10,7 óbitos para mil nascidos vivos e, em 2010, o índice subiu para 12,5. A região da Baixada Santista também merece atenção especial do governo, já que apesar da redução de 19,6%, verificada de 2009 para 2010, duas de suas cidades, Guarujá e São Vicente, apresentaram índices próximos de 20 óbitos por mil nascidos vivos.

Considerando os municípios isoladamente, as melhores taxas foram encontradas em Barretos, São José do Rio Preto, São Carlos, São Caetano do Sul e Paulínia, que ficaram com índices próximos de 7,5 óbitos por mil nascidos vivos. Já as taxas mais elevadas foram as de Avaré (21,8), São Roque (20,8) e Ibiúna (19,4). “As diferenças justificam-se pelo índice de desenvolvimento e riqueza de cada município. A relação entre o PIB [Produto Interno Bruto] e a redução da taxa é nítida”, ressaltou Alckmin.

Para a médica Tânia Lago, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as reduções se devem principalmente à capacitação de profissionais. “Qualificamos os médicos do Sistema Único de Saúde [SUS] para um atendimento neonatal adequado. Além disso, a ampliação da rede de hospitais e a melhoria do saneamento básico também foram fundamentais”, declarou.
Sobre as principais causas de óbitos, ela declarou que predominam os problemas perinatais. “Nas décadas de 70 e 80, as crianças morriam por doenças infectocontagiosas, como desinteira e desidratação. Hoje em dia, problemas na gravidez, parto e doenças congênitas são os principais motivos”, disse.

Agência Brasil - 26/08/2011

prómenino

Polícia desmonta rede internacional de pedofilia online


Agências de EUA, Brasil e Espanha contribuiram com a investigação

Foram presos ontem (1/9) pela polícia da Espanha três homens ligados a uma rede de pedofilia na Internet. Segundo as autoridades locais, eles eram responsáveis pela distribuição de imagens de crianças e adolescentes de países como Brasil, Colômbia e México.

A ação envolveu agências de combate ao crime de vários países, incluindo a Brigada de Investigação Tecnológica da Polícia Nacional da Espanha, o FBI (a agência federal de investigação dos EUA) e a Polícia Federal brasileira. A operaçao já levou à prisão de 19 pessoas em vários países.

Segundo a polícia, em apenas um computador dos espanhóis presos foram localizados 120 GB de arquivos com pornografia infantil, com mais de 120 mil fotos de crianças.

Os integrantes da quadrilha utilizavam as redes sociais para sua comunicação. Os pedófilos compartilhavam arquivos usando um software gratuito, que só era acessado por meio de um convite para os integrantes da rede. A estratégia teria dificultado o rastreamento pelas autoridades da atividade criminosa.

Jornale

Veja vídeos sobre os ataques do 11 de Setembro


As imagens feitas de um helicóptero da polícia de Nova York mostram as duas torres do World Trade Center em chamas e o relato de um policial sobre os desabamentos dos prédios. O atentado terrorista em 2001 deixou quase 3.000 mortos.
Atentados derrubaram os símbolos do capitalismo e do poder americanos


A tragédia do 11 de Setembro foi acompanhada no mundo inteiro, em tempo real, pela televisão. Das primeiras imagens até o momento em que as duas torres do World Trade Center caíram, telespectadores de todo o planeta acompanharam ao vivo o acontecimento que iria definir a primeira década do século 21.

Outros atentados terroristas se desenrolaram diante das câmeras - como o atentado contra a equipe olímpica israelense em Munique, na Olimpíada de 1972, ou a tomada da Embaixada dos Estados Unidos em Teerã (Irã), que durou mais de 400 dias.

O 11 de Setembro, no entanto, chocou por diversos fatores - por exemplo, o número de vítimas (quase 3.000) e por ter sido o primeiro ataque em solo americano cometido por estrangeiros.

Relembre o episódio que marcou a última década nos vídeos selecionados pelo R7

R7

Mãe coloca seios falsos em filha de quatro anos para concurso de beleza


Maddy Jackson mal largou as fraldas e já ganhou seios. Com uma roupa colada, enchimento no bumbum e nos peitos, a menina de quatro anos, que participa de concursos infantis de beleza desde os nove meses, chocou até mesmo as pessoas mais acostumadas com os exageros desse tipo de competição.

Para fazer um cover da cantora Dolly Parton durante um concurso, a mãe Lindsay Jackson, colocou seios, peruca, maquiou a filha e vestiu uma roupa colante nela, para marcar bem as “curvas” da pequena. Quando questionada no programa Today, da NBC, sobre os métodos necessários para vencer a competição, Lindsay declarou: “Para algumas pessoas, é um exagero, mas para nós isso acontece... é normal. Quando ela usa os seios e o bumbum falsos, ganha um bônus extra”.

Mas nem todos concordam com a visão de Lindsay Jackson. Até mesmo o estilista de Maddy, Michael Booth, considera os enchimentos um exagero. “Eu não sou um grande fã do equipamento nos seios dela. Ela é muito jovem, mas espero que os juízes encarem isso como de bom gosto”, disse ele nos bastidores do concurso.

Algumas pessoas já encaram os artifícios dos concursos de beleza para crianças como algo polêmico, já que poderia influenciar outras meninas a adotar o comportamento precoce. Alguns grupos lançaram protestos no Facebook contra as competições e ganham cada dia mais adeptos. “É absolutamente repugnante”, opinou Teresa Spence Bruce, uma das participantes da manifestação na rede social.

Extra Online

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TEXTO PARA MULHERES



'Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes. Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado, decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação!

E, entre uma coisa e outra, leio livros.

Portanto, sou ocupada, mas não uma workholic.

Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.

Primeiro: a dizer NÃO.

Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO.

Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros..

Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.

Você não é Nossa Senhora.

Você é, humildemente, uma mulher.

E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável. É ter tempo.

Tempo para fazer nada.

Tempo para fazer tudo.

Tempo para dançar sozinha na sala.

Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.

Tempo para sumir dois dias com seu amor.

Três dias..

Cinco dias!

Tempo para uma massagem..

Tempo para ver a novela.

Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.

Tempo para fazer um trabalho voluntário.

Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.

Tempo para conhecer outras pessoas.

Voltar a estudar.

Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.

Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.

Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.

Existir, a que será que se destina?

Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.

Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.

Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!

Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.

Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.
Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.

E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante'

Martha Medeiros - Jornalista e escritora

"Não acho que Madeleine tenha morrido", diz Kate McCann, mãe da menina desaparecida há quatro anos em Portugal, em conversa exclusiva com Marie Claire


Ela não perde a esperança de encontrar a filha e dá detalhes do caso no livro que será lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, a partir desta sexta-feira (2)

Sua fala é pausada e a voz parece estar constantemente embargada por um choro prestes a romper. É difícil mensurar a dor e a tristeza sentidas por Kate McCann, quatro anos depois do desaparecimento de sua filha Madeleine. Hoje com 43 anos, a britânica não desistiu da procura pela primogênita. Ela abandonou a medicina e, desde o dia 3 de maio de 2007, se dedica exclusivamente a reunir informações enviadas por pessoas de todo o mundo que acreditam ter encontrado a menina – se estiver viva, ela tem 8 anos (no site www.findmadeleine.com, há uma projeção de sua atual fisionomia).

A polícia arquivou oficialmente o caso em julho de 2008. Mas Kate e sua família, não. O livro que leva o nome "Madeleine" foi lançado na Inglaterra e em Portugal em maio e agora chega ao Brasil (Editora Prumo, 440 págs., R$ 49,90). Baseado no diário escrito por Kate ao longo dos anos e no inquérito policial, o livro levanta a hipótese de sequestro por uma rede de pedofilia, critica a investigação conduzida pela polícia portuguesa (e a falta de ação da britânica) e fala da crise que se instalou no casamento entre Kate e Gerry, pai de Madeleine. Os filhos mais novos, os gêmeos Sean e Amelie, hoje com 6 anos e meio, continuam perguntando sobre a irmã mais velha e explicam aos amiguinhos que “a mamãe costumava ser médica, mas agora está procurando por Madeleine”.

“Ainda há esperança. Vivemos numa espécie de limbo desde que ela sumiu, mas não podemos desistir”, diz Kate, na entrevista exclusiva que ela concedeu a Marie Claire.

Marie Claire - Como você se sente hoje? E como estão Gerry e os gêmeos?
Kate McCann - Muito bem, se considerarmos tudo o que passamos. Estamos muito mais fortes. Agora, procuramos pelo equilíbrio. Gerry trabalha em tempo integral e o meu trabalho tem sido continuar a busca por Madeleine. Agora também temos a chance de fazer várias coisas normais, de família, como levar Sean e Amelie para a escola.

MC - Os gêmeos fazem perguntas frequentes sobre Madeleine?
KM - Não todos os dias, mas com uma certa frequência. O desaparecimento dela também faz parte da vida deles. Eles entendem o que aconteceu e o que estamos tentando fazer. No entendimento deles é muito simples: “Madeleine está desaparecida e temos de encontrá-la.” Conversamos sempre sobre o resgate, sobre o que vamos fazer quando ela voltar para casa, sobre esperança.

MC - A esperança de encontrar Madeleine se tornou a razão de sua vida. Qual será a sua reação se descobrir que ela está morta?
KM - Infelizmente, eu considero todas as possibilidades. Nos últimos dias, só consigo pensar no pior. Mas ainda temos esperança, de qualquer modo. Eu li sobre muitos outros casos, de famílias que conseguiram recuperar seus filhos após décadas de desaparecimento. Não podemos desistir. É duro não saber sobre o paradeiro dela – estamos vivendo numa espécie de limbo desde que ela sumiu. E é tão difícil de sacudir a poeira e se reeguer. Temos de continuar à procura.

MC - Você não trabalha mais? Dedica-se o tempo todo à busca de Madeleine?
KM
- Eu não exerço mais a medicina. Os últimos quatro anos provavelmente foram os anos em que estive mais ocupada da minha vida “profissional”. Passei muito tempo visitando os arquivos da polícia, escrevendo o meu livro e também lançando campanhas de busca por Madeleine. Até mesmo para abrir o Gmail, leva-se muito tempo. Sean e Amelie entenderam e sempre dizem aos amiguinhos: “a mamãe costumava ser médica, mas agora está procurando por Madeleine”. Enquanto não a encontramos, há ainda muito trabalho a ser feito.

MC - Você continua contando com a polícia na busca por ela?
KM - O trabalho oficial da polícia foi encerrado em julho de 2008. Seguimos com uma investigação particular e temos contado com a incrível ajuda das pessoas, que tiram férias, continuam procurando por ela, fotografam quem pensam que é Madeleine e nos enviam.

MC - A notícia mais recente, de que Madeleine poderia ter sido encontrada na Índia, te trouxe alguma esperança maior?
KM - Nós recebemos dezenas de notícias diariamente sobre supostos paradeiros de Madeleine. Neste caso, a diferença foi que essa informação acabou chegando à mídia, que acompanhou e levou à repercussão. No entanto, o fato de ela supostamente ter sido encontrada na Índia me dá mais força: até mesmo a essa distância, eu posso contar com a ajuda das pessoas, que continuam procurando por ela.

MC - Existe algum motivo para você sorrir hoje?
KM - Por um bom tempo, não me permiti desfrutar da vida e me sentia culpada se o fizesse. Mas o fato é que se eu não tivesse dado um tempo, não teria de onde mais tirar forças para continuar as buscas. Tenho outras duas crianças e agora estou mais forte. Sinto-me mais capaz de curtir a vida – e faço isso por Madeleine.

MC - Você consegue sentir a presença de Madeleine?
KM - Eu não acho que ela morreu. Qualquer mãe se sentiria assim. Sinto-me próxima a ela. Madeleine é parte da nossa família. Não sentimos que esse será o fim.

MC - Como você lida com as lembranças deixadas por Madeleine? Consegue rever fotos e vídeos?
KM - São muitas boas lembranças. Quando eu começo a revisitá-las, às vezes sinto muita tristeza, outras vezes me deixa feliz e me reconforta, me traz tranquilidade. Ela está na nossa vida. Há fotos dela por toda a nossa casa. A Amelie sempre se refere a ela como “a minha irmã mais velha”.

MC - Em um determinado momento, vocês foram acusados de serem suspeitos. Como lidou com isso?
KM - (voz embargada) Eu achei inacreditável. Quando você imagina que nada pior pode acontecer... A busca por Madeleine se tornou a minha maior obsessão. E muita gente não entendeu isso. É como um pesadelo, um sonho ruim do qual você não consegue acordar.

MC - Por outro lado, você recebeu apoio de pessoas de todo o mundo...

KM - Eu seria incapaz de descrever a importância do apoio que venho recebendo desde o desaparecimento de Madeleine. Isso me ajudou enormemente. As pessoas foram muito boas e cuidadosas – e isso também nos fortaleceu para continuar na luta. Nós tivemos inclusive um apoio grande do Brasil, de uma família muito querida que acabou se tornando muito próxima de nós.

MC - Como é a sua relação com a imprensa hoje?
KM - Nós precisamos da mídia. Madeleine precisa dela para ser encontrada. Nós enfrentamos maus bocados com a imprensa. Mas ainda espero que ela ajude a encontrar Madeleine. Apenas pedimos para que os jornalistas sejam responsáveis com as informações, pois é a nossa pequena que está desaparecida.

MC - É muito doloroso ou cansativo continuar dando entrevistas? Ou você acredita que isso é o que tem de ser feito para que as buscas por Madeleine continuem?
KM - No início achava tudo isso bem intimidador. As perguntas me pareciam muito difíceis e mexiam demais com os meus sentimentos. Sempre procurei preservar a minha privacidade. Mas como já dei dezenas e dezenas de entrevistas nos últimos quatro anos, me acostumei um pouco. Sei que a mídia é poderosa e alcança milhões de pessoas. E se isso for necessário para trazer a minha Madeleine de volta, eu farei isso.

MC - Você visita Portugal com frequência?
KM - Sim. Vamos bastante a Lisboa para conversar com advogados. Vou também a Praia da Luz umas 5 vezes por ano (local do resort onde a família passava férias e de onde Madeleine foi raptada). Logo depois de seu desaparecimento, eu não conseguia voltar para lá, mas agora vou com alguma frequência porque lá me sinto mais próxima dela.

MC - Quais são os seus próximos passos agora?
KM - Continuo escrevendo um diário. O livro foi lançado em maio na Inglaterra e em Portugal. Na próxima semana será lançado no Brasil, em setembro na Alemanha, no meio de outubro na Espanha e em alguns outros países até o fim do ano. As pessoas lerão o livro e vão saber que ainda existem várias perguntas que continuam sem respostas – e que elas podem ser capazes de responder. Nós acreditamos nas informações que nos são enviadas e esperamos reuni-las para que cheguemos até ela. Tenho fé que vamos encontrar a informação-chave que está faltando para encontrá-la. Continuem procurando e rezando por Madeleine, que continua desaparecida. Não podemos desistir.

Marie Claire

Prefeito de Sorriso apóia João Batista no combate às drogas e a pedofilia



O prefeito municipal de Sorriso,Chicão Bedin,numa rápida conversa informal com o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT,João Batista de Oliveira,garantiu apoio irrestrito ao combate a pedofilia e às drogas e a valorização da vida, em seu mais amplo sentido, e destacou a defesa da família como prioridade absoluta para o bem estar da sociedade saudável.

"É imprescindível, para todos nós, ter o apoio do prefeito Chicão Bedin e da sua esposa nesse momento. Combater as drogas, a pedofilia e os desvios de conduta são tarefas que precisamos cumprir diariamente, daí a importância da união entre as forças políticas de Sorriso", defendeu João Batista. Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT e lembrou-se da importância de ações conjuntas para combater o problema. "Sabemos da dificuldade em combater a pedofilia, mas o prefeito de Sorriso pode ajudar e muito na rede de atendimento às vítimas", lembrou.

O diretor do portal que tem encontro marcado com a primeira dama de Sorriso e secretaria municipal de assistência social, Vivyane Bedin, lembrou que "A família estruturada reflete uma sociedade também estruturada, por isso não podemos permitir nenhuma ameaça a esta estrutura divina". O diretor cobrou mais investimentos nas clínicas para dependentes químicos no estado. "As unidades terapêuticas religiosas estão sozinhas nesta luta. A medicina não tem leitos suficientes e nem medicamento eficaz para recuperar dependentes. Criaram muitos obstáculos paras as entidades filantrópicas que fazem este beneficio à sociedade.

“Chicão Bedin deu boas vindas ao diretor do portal todos contra a pedofilia MT: “Somos todos irmãos NESSA LUTA CONTRA A PEDOFILIA”, e afirmou que o Governo Municipal tem ouvido todos os setores organizados da sociedade em busca de bem estar para a população.” AIDS, drogas e alcoolismo são exemplos de doenças que precisamos combater com ajuda da família. Por isso, com toda certeza, este encontro do diretor do portal todos contra a pedofilia MT é fundamental para consolidar o conceito de que sozinho não encontraremos a solução definitiva”, afirmou.

Pedofilia, crime que deixa marcas profundas
Pedofilia, uma palavra grega que em seu significado geral se defini como: afeição, atração, amor, amizade. Tornou-se uma agressão sexual violenta dirigida a inocentes e indefesas crianças.

Clinicamente pedofilia é considerada uma parafilia, ímpeto sexual intenso e recorrente, assim como masoquismo, sadismo, entre outros. É uma perversão sexual, um distúrbio psíquico que se caracteriza pela obsessão por praticas sexuais com crianças. O quadro é totalmente compulsivo de causas desconhecidas, apesar de alguns autores considerarem a perversão causada por traumas e sofrimentos na infância.

O tratamento apresenta baixos resultados positivos e de longa duração, a terapia cognitiva comportamental vem se destacando nas associações de fantasias sexuais sendo confrontadas com as conseqüências legais e sociais, associando o comportamento pedofilico a atos considerados indesejáveis.

Pesquisas demonstram que 80% dos casos de abuso sexual de crianças acontecem na intimidade do lar, cometido por pais, padrastos, vizinhos e pessoas próximas.

Atualmente a internet vem sendo um paraíso para os pedofilos, inclusive com códigos para se comunicarem, é necessário estarmos atentos e dialogar com as crianças sobre pedofilia, assim como orientação sexual e drogas. Nem todo caso de estupro contra criança é cometido por pedofilos muitas vezes isso ocorre com pessoas perturbadas e com outros distúrbios que desencadeia na criança por ser no momento a vitima mais fácil.

Existe a campanha “MT de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”, é necessário a sociedade tomar conhecimento e denunciar sempre, a lei brasileira ainda é branda sobre este assunto. Nos Estados Unidos existem prisões exclusivas para tratamento por tempo indeterminado, muitos casos pela vida toda. Faz-se necessário expulsar esses pedofilos da sociedade e assim preservar as crianças para uma sociedade mais saudável e digna.

Boa pergunta
O novo presidente da ONG MT Contra a Pedofilia, João Batista de Oliveira, está em pé de guerra com políticos e comunicadores que se diziam contra pedofilia e, agora, segundo ele, sumiram do mapa. Ele diz que, em período eleitoral, muitas pessoas levantaram a bandeira contra a pedofilia mas, passado o pleito, os "defensores" da causa desapareceram e questina: "Onde estão professores, radialistas, ex-vereadores e os atuais, além de ex-deputados e também os atuais, que içaram a bandeira contra a pedofilia no ano passado"? Será que não pode na hora da distribuição da mídia aos sites e jornais (banner) incluir este portal que defende uma causa tão nobre, questionou o diretor do Portal Todos contra a pedofilia MT. Boa pergunta!.

MT 24Horas News

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Gravidez e cigarro: o impacto na saúde de mãe e filho


Que cigarro e gravidez não combinam, você já sabe. Não custa lembrar, no entanto, que os problemas podem se estender para o resto da vida do seu filho. "Um único cigarro fumado por uma grávida é capaz de acelerar os batimentos cardíacos do feto", afirma Jaqueline Sholz Issa, cardiologista. Os danos, segundo ela, são grandes e numerosos. "Este único cigarro tem 4.500 substâncias nocivas que chegam até o bebê. A placenta não impede a passagem de moléculas pequenas como a nicotina", explica a médica, coordenadora do Ambulatório de Tratamento de Tabagismo do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (Incor) e autora do livro "Deixar de fumar ficou mais fácil" (MG Editores).

Quando a mãe acende um cigarro e dá uma tragada, componentes tóxicos, como o monóxido de carbono, chegam até os pulmões e são liberados para a corrente sanguínea. O coração bombeia o sangue intoxicado para todo o corpo da mãe, inclusive para o feto. A placenta, por sua vez, não consegue barrar a passagem de todas essas substâncias, como a nicotina - que, aliás, é considerada "vilã" porque trabalha contra o bebê. Ao causar estreitamento dos vasos, ela impede que os nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto cheguem satisfatoriamente. O resultado é uma série de problemas para mãe e filho.

A gestante tem 70% mais chances de ter um aborto espontâneo e 40% de dar à luz antes da hora. Baixo peso e altura, risco de má formação do feto, complicações cardíacas e risco da síndrome da morte súbita infantil também são esperados. Há ainda a possibilidade de a criança nascer com tendência à dependência química do cigarro. Alguns estudos comprovam que o fumo pode causar danos à inteligência e ao rendimento intelectual da criança e que estaria associado a distúrbios do comportamento e a ocorrência de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Além desses problemas no curto prazo, ronda ainda o fantasma de doenças futuras. Uma pesquisa recente da American Heart Association (Associação Cardíaca Americana) mostrou que gestantes que fumam aumentam os riscos de seus filhos terem derrame e ataque cardíaco quando adultos, já que os descendentes tendem a ter paredes das artérias carótidas na nuca mais grossas (a espessura das paredes internas das artérias da nuca é usada para determinar o nível da aterosclerose).

Combate ao fumo
Para Jaqueline, que trabalha há mais de 15 anos no combate ao cigarro, o tabagismo é uma doença. No final dos anos 1980, os cientistas descobriram que o cérebro tem receptores de nicotina e que ela, a nicotina, tem poder de adição maior do que drogas como cocaína e heroína. "A partir daí, tudo mudou, inclusive o jeito de encarar o fumante, que deve contar com ajuda especializada e apoio. O uso de medicamentos no tratamento diminui os sintomas da privação e também o sofrimento no processo conhecido como desligamento", diz.

O uso de medicamentos para parar de fumar, contudo, não são recomendados para grávidas. Eles têm substâncias nocivas e só devem ser prescritos se o médico considerar o ganho maior do que o risco. O ginecologista e obstetra Luís Fernando Aguiar, do Hospital Albert Einstein, lembra que, felizmente, a maior parte das mulheres acaba parando de fumar na gestação. "Além de pensarem na saúde do bebê, muitas grávidas têm enjoo e aversão ao cheiro de cigarro. A natureza é sábia e provoca esses sintomas de proteção", diz. Quando é necessário lançar mão de algum recurso químico, o médico opta pela fluoxetina, um antidepressivo seguro na gravidez. "Mas eu sempre recomendo suspender o cigarro em 100%. Não adianta reduzir, os efeitos são péssimos", afirma.

Como parar durante a gravidez?
"Desde quando decidi que iria engravidar, parei de vez... Antes nunca havia conseguido", recorda Luanda Rodrigues. Para ela, que já fumava há 15 anos, a preocupação com a saúde do bebê foi motivação o bastante. Se você está tentando deixar o cigarro, inspire-se nela e veja, também, as nossas dicas a seguir.

- Nenhum tipo de tratamento contra o fumo é indicado durante os nove meses da gestação, nem a goma de mascar. Eles têm substâncias nocivas e só devem ser prescritos se o médico considerar o ganho maior do que o risco. Se a mulher fuma mais de dois maços por dia, ela poderia usar o adesivo.

- A maioria das mulheres acaba parando de fumar na gestação. Além de pensarem na saúde do bebê, muitas grávidas têm enjoo e aversão ao cheiro do cigarro. A natureza é sábia e provoca esses sintomas de proteção.

- Quando é necessário lançar mão de algum recurso químico - uma das opções, sempre -, o médico opta pela fluoxetina, um antidepressivo seguro na gravidez.

Um estudo canadense mostra que as crianças também podem se tornar viciados em nicotina apenas por conviver com pessoas que fumam. Liderada por Jennifer O'Loughlin, pesquisadora da Universidade de Montreal, Canadá, a pesquisa revela que sintomas claros de dependência de nicotina, como depressão, insônia, irritabilidade, ansiedade, aumento de apetite e problemas na concentração, foram observados em cerca de 5% das 1.800 crianças entrevistadas, todas entre 10 e 12 anos, e que nunca haviam fumado. “Esses dados servem para mostrar que políticas públicas relacionadas ao fumo precisam ser rígidas”, comenta O’Loughlin.

Crescer

Filha de bicheiro desmata área de Mata Atlântica para ampliar mansão no sul do Estado, diz secretaria

Carmem Lúcia será multada em até R$ 1 milhão pela secretaria do Ambiente

A filha do bicheiro Castor de Andrade, morto em 1997, Carmem Lúcia de Andrade será multada em até R$ 1 milhão por desmatar áreas de Mata Atlântica em Ilha Grande, no sul do Rio de Janeiro. O desmatamento aconteceu para a expansão da mansão da família. A obra foi embargada nesta quarta-feira (31) pela secretaria do Ambiente. O chefe da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, José Maurício Padrone, informou ainda que um mangue foi aterrado no local.

- Para expandir a mansão, a proprietária desmatou cinco hectares de Mata Atlântica. Além disso, ela estava aterrando área de mangue para expandir a propriedade. O levantamento da polícia revela que a intenção era construir ali um hotel ou até mesmo um cassino.

Para não levantar suspeita, os criminosos trabalhavam na obra durante a madrugada. Mas, na noite de terça-feira (30), uma queimadas no local chamou a atenção dos fiscais que atuam no Parque Estadual de Ilha Grande.

- Imediatamente mobilizamos as equipes e fomos ao local. Constatamos que, só na noite de ontem, foi desmatado um hectare de vegetação. Carmem Lúcia, filha do contraventor, vai responder por crime ambiental em inquérito instaurado e por ser reincidente, vai receber multa que pode chegar a R$ 1 milhão.

Está não é a primeira vez que a filha do contraventor é multada e processada por desmatamento e construção irregular. No ano passado, ela já recebera multa pela prática desse tipo de crime.

Segundo o Secretário do Ambiente Carlos Minc, o Estado pode efetuar o embargo administrativo ambiental, mas a demolição vai depender de ação judicial. Entretanto, a Secretaria de Estado do Ambiente pode realizar a demolição de habitações em construção nas áreas protegidas.

Segundo o Secretário do Ambiente Carlos Minc, a mansão do bicheiro Castor de Andrade foi construída antes da criação da área de proteção ambiental Tamoio, em 1994. Assim, o Estado pode efetuar somente o embargo administrativo ambiental. A demolição depende de ação judicial.

R7

Pedófilo é preso suspeito de manter relações com duas menores no Rio


Um homem foi preso em flagrante, na noite desta terça-feira, após ter mantido relações sexuais com duas menores, em Magalhães Bastos, na Zona Oeste do Rio. As meninas moram em um abrigo da Prefeitura localizado na rua em frente à casa do pedófilo. As informações são da rádio CBN.

O caso foi descoberto pela diretora da instituição, que foi até a casa de Jerri da Silva Rego, de 43 anos, na Rua Salustiano Silva. Por um basculante, ela viu que Jerri e duas meninas moradoras da instituição estavam nus. Ela pediu que a porta fosse aberta. Jerri a atendeu enrolado em uma toalha e as meninas em um lençol.

A Polícia disse que o homem aliciava as meninas no caminho para a escola, oferecendo dinheiro para que elas tivessem relações sexuais com ele. Há três meses, Jerri engravidou uma menina de 17 anos.

As adolescentes, de 15 e 16 anos, confessaram que cada uma recebeu R$ 60 para terem relações com Jerri. Na casa do acusado foram encontrados fotos de meninas seminuas e também uma munição intacta de revólver calibre 38.

Jornal do Brasil

Rio deve ter pior epidemia de dengue da história, diz prefeito



O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), disse hoje que a cidade poderá ter, no próximo verão, a pior epidemia de dengue de sua história. Por conta disso, será publicado amanhã, no "Diário Oficial" do município, um decreto instituindo estado de alerta e estabelecendo medidas de prevenção.

Uma das medidas será a entrada compulsória de agentes de saúde em imóveis fechados ou abandonados.

De acordo com Paes, levantamento feito pela Secretaria de Saúde mostrou dados semelhantes aos de 2001 e 2007, que antecederam as grandes epidemias de 2002 e 2008.

"Nós tivemos duas epidemias grandes na história do Rio, em 2002 e 2008. Nos dois casos, o número de casos apresentou uma curva de crescimento no ano anterior, e esse quadro se repete em 2011. Portanto, tudo aponta para um novo ciclo da doença, mais amplo, mais elevado. Certamente, a maior epidemia da história do Rio de Janeiro.".

Paes acrescentou ainda que a previsão aponta ainda que os casos mais frequentes serão dos tipos 1 e 4 de dengue. Ele, no entanto, destaca que há, inclusive, possibilidade novos tipos da doença.

O governo destacou ainda que 82% dos criadouros do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da doença, estão dentro dos imóveis, e em mais de 60% dos casos já registrados havia foco na casa do doente.

"O grande risco está dentro de casa. Por isso vamos triplicar as visitas às residências das cidades", disse secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.

Folha OnLine

Onda de 20 metros de altura atinge repórter de TV na China


Uma onda de 20 metros de altura atingiu uma jornalista de tevê na cidade chinesa de Haining, na província de Zhejiang.

A repórter foi atingida enquanto fazia uma reportagem sobre a tempestade tropical Nanmadol.

A jornalista estava em um ponto turístico de Haining no momento em que a onda quebrou.

A tempestade tropical Nanmadol era originalmente um furacão, que foi rebaixado de categoria.

A previsão dos meteorologistas é que a Nanmadol atinja a china nesta quarta-feira.

Autoridades emitiram um alerta para que os moradores de áreas costeiras busquem locais mais seguros.

BBC Brasil

ATENÇÃO!!!! VALORES INVERTIDOS?????!!!!!!!!


Auxílio-reclusão
PERÍODO SALÁRIO-DE-CONTRIBUIÇÃO TOMADO EM SEU VALOR MENSAL
A partir de 15/7/2011 R$ 862,60 – Portaria nº 407, de 14/07/2011
A partir de 1º/1/2011 R$ 862,11 – Portaria nº 568, de 31/12/2010
A partir de 1º/1/2010 R$ 810,18 – Portaria nº 333, de 29/6/2010
A partir de 1º/1/2010 R$ 798,30 – Portaria nº 350, de 30/12/2009
De 1º/2/2009 a 31/12/2009 R$ 752,12 – Portaria nº 48, de 12/2/2009
De 1º/3/2008 a 31/1/2009 R$ 710,08 – Portaria nº 77, de 11/3/2008
De 1º/4/2007 a 29/2/2008 R$ 676,27 - Portaria nº 142, de 11/4/2007
De 1º/4/2006 a 31/3/2007 R$ 654,61 - Portaria nº 119, de 18/4/2006
De 1º/5/2005 a 31/3/2006 R$ 623,44 - Portaria nº 822, de 11/5/2005
De 1º/5/2004 a 30/4/2005 R$ 586,19 - Portaria nº 479, de 7/5/2004
De 1º/6/2003 a 31/4/2004 R$ 560,81 - Portaria nº 727, de 30/5/2003


DIVULGUEM AO MÁXIMO
As Centrais Sindicais chiaram com o "aumento" do salário mínimo p/ R$ 545,00, porém não estão discordando do aumento do "salário presidiário" para R$ 810,00!!!
Será que os sindicalistas e os governantes do Brasil acreditam que um criminoso merece uma remuneração superior a de um trabalhador ???

A REFERIDA PORTARIA JÁ FOI REVOGADA PELA DE Nº 333, DE 1º/06/2010 NA QUAL O VALOR DO SALÁRIO FAMÍLIA PRESIDIÁRIO PASSOU A SER DE R$810,18.E TEM MAIS!!!
NO CASO DE MORTE DO "POBRE PRESIDIÁRIO", A REFERIDA QUANTIA DO AUXÍLIO- RECLUSÃO PASSA A SER "PENSÃO POR MORTE". O GRANDE LANCE É ROUBAR OU MATAR PARA SER PRESO E ASSIM SUSTENTAR CONDIGNAMENTE A SUA PROLE
É INADMISSÍVEL INCENTIVO À CRIMINALIDADE!

Você sabe o que é o AUXÍLIO RECLUSÃO?
Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, a partir de 1/1/2010, é de R$ 798,30 por filho para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso. Mais que um salário mínimo que muita gente por aí rala pra conseguir e manter uma família inteira.

Ou seja (falando agora no popular pra ser entendido), bandido com 5 filhos, além de comandar o crime de dentro das prisões, comer e beber nas costas de quem trabalha e/ou paga impostos, ainda tem direito a receber auxílio reclusão de R$ 3.991,50 da Previdência Social. Qual pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual ou mesmo um aposentado que trabalhou e contribuiu a vida inteira e ainda tem que se submeter ao fator previdenciário? Mesmo que seja um auxílio temporário, prisão não é colônia de férias.
Isto é um incentivo a criminalidade. Que politicos e que governo é esse??? Não acredita? Confira no site da Previdência Social.

Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22

Pergunto-lhes:
1. Vale a pena estudar e ter uma profissão?
2. Trabalhar 30 dias para receber salário mínimo de R$ 545,00, fazer malabarismo com orçamento pra manter a família?
3. Viver endividado com prestações da TV, do celular ou do carro que você não pode ostentar pra não ser assaltado?
4. Viver recluso atrás das grades de sua casa?
5. Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso, recebe uma bolsa de R$ 798,30 para seu sustento?
6. Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?

MOSTRE A TODOS O QUE OCORRE NESSE PAÍS

Informação enviada por e-mail

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Suspeito de matar dois na Oscar Freire tem traços de psicopata e apresentou versão fantasiosa, diz polícia


Delegado afirmou nesta terça que o caso já está praticamente resolvido

O delegado divisionário do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), Maurício Soares, disse que Lucas Cintra Rosseti, suspeito de matar duas pessoas na rua Oscar Freire na semana passada, tem traços de perfil de psicopata e apresenta uma versão totalmente fantasiosa a respeito do crime. Ele prestava depoimento na noite desta terça-feira (30).

- Ele não é um sujeito normal. Não sou psiquiatra, mas com a minha experiência como policial dá para perceber que algo do perfil de um psicopata aparece.

O delegado disse ainda que o Rosseti insiste na versão de que o analista de sistemas Eugenio Bozola teria o dopado e ao modelo Murilo Rezende com um suco que continha calmante. O suspeito alega que tomou menos suco que o modelo e por isso teria acordado antes. Ainda na versão do suspeito, ele teria visto o modelo já morto quando acordou, e teria matado o analista em legítima defesa.

O delegado afirma que “de forma nenhuma” é possível acreditar na versão de Lucas, e que provas materias do local do crime desmontam o relato do suspeito.

Para o delegado, o caso já está praticamente solucionado, com Lucas sendo o principal suspeito de ter matado Eugenio e Murilo. O motivo do crime, entretanto, não pode ser determinado, diz Soares.

- Como ele alega legítima defesa, fica difícil determinar o motivo. Mas a investigação continua.

O delegado disse ainda que a polícia ainda não conseguiu concluir se Lucas premeditou ou não o crime.

Na manhã desta segunda-feira (29), junto com Lucas, a polícia apreendeu uma CPU de computador, roupas de marca e tênis de Eugênio.

Após o fim do depoimento, que começou por volta das 18h e que não havia acabado até as 20h15, Lucas será levado até a carceragem 77° DP, na Santa Cecília, na região central de São Paulo.

Às 20h45, a mãe de Lucas voltou ao DHPP trazendo roupas de frio e uma toalha para o suspeito.

Transferência
Lucas Cintra Rosseti, chegou à sede do DHPP às 15h15 desta terça-feira. Vestindo bermuda e camiseta, ele tentou esconder o rosto e não quis falar com os jornalistas que estavam em frente ao prédio. Houve tumulto entre os repórteres e os policiais que levavam Rosseti para dentro do DHPP.

O suspeito passou mal, na manhã desta terça-feira, na cadeia de Jaboticabal, onde aguardava a transferência para São Paulo. Ele teve uma queda de pressão e foi levado para um hospital de Sertãozinho, também no interior, onde foi atendido e teve alta.

Rosseti foi preso em Sertãozinho, na manhã de segunda-feira (29), e confessou ter assassinado o dono do imóvel, Eugenio Bozola, mas negou ser o assassino do modelo Murilo Rezende. Ao chegar à delegacia de Sertãozinho, o jovem afirmou que agiu em "legítima defesa".

- O Eugenio eu matei, o Murilo eu não matei. Foi legítima defesa. Vocês vão ficar sabendo.

Em casa
No sábado (27), o irmão do suspeito, Alex Rosseti, contou que seu irmão dormiu na casa da família na madrugada de quarta-feira (24), também em Sertãozinho.

- Ele estava com as mãos machucadas e minha mãe fez um curativo nele. Ele contou para gente que um cachorro tinha mordido as mãos dele.

A Polícia Civil diz que uma briga entre o proprietário do apartamento na rua Oscar Freire e o principal suspeito do crime motivou o duplo homicídio.

De acordo com Dias, as imagens do circuito interno de TV de uma pizzaria foram decisivas para identificar Lucas Cintra Rosseti, de 21 anos, como o principal suspeito de ter assassinado a facadas o analista de sistemas e o modelo Murilo Rezende. O suspeito aparece nas imagens, gravadas no domingo (21) na pizzaria, utilizando um tênis preto que foi encontrado sujo de sangue no local do crime.

De acordo com o delegado, Lucas, que já havia tido um relacionamento amoroso com Eugenio, brigou com ele por não poder mais ficar hospedado no apartamento.

R7

Cerca de 70% de crianças envolvidas com bullying sofrem castigos em casa


Como forma de diminuir os índices de violência, os pesquisadores sugeriram a reforma legal

Cerca de 70% das crianças e adolescentes envolvidos com o chamado bullying - violência física ou psicológica ocorrida repetidas vezes no colégio - sofrem algum tipo de castigo corporal em casa. É o que mostra uma pesquisa feita com 239 alunos de ensino fundamental do Estado de São Paulo, e divulgada nesta terça-feira pela pesquisadora Lúcia Cavalcanti Williams, da Universidade Federal de São Carlos.

Do total de entrevistados, 44% haviam apanhado de cinto da mãe e 20,9% do pai. A pesquisa mostra, ainda, que 24,3% haviam levado, da mãe, tapas no rosto e 13,4%, do pai.

— As nossas famílias são extremamente violentas. Depois, a gente se espanta de o Brasil ter índices de violência tão altos — disse a pesquisadora.

Segundo ela, meninos que sofrem com violência severa em casa têm oito vezes mais chances de se tornar vítimas ou autores de bullying.

— O castigo corporal é o método disciplinar mais antigo do planeta. Mas não torna as crianças obedientes a curto prazo, não promove a cooperação a longo prazo ou a internalização de valores morais, nem reduz a agressão ou o comportamento antissocial — explicou.

Para a secretária executiva da rede "Não Bata, Eduque", Ângela Goulart, a violência está banalizada na sociedade.

— Existem pais que cometem a violência sem saber. Acham que certas maneiras de bater, como a palmada, são aceitáveis — disse.

Como forma de diminuir os índices de violência contra crianças e adolescentes em casa, os pesquisadores sugeriram a reforma legal, com a criação de leis que proíbam esse tipo de violência, a divulgação de campanhas nacionais e a participação infantil, com crianças sendo encorajadas a falar sobre assuntos que lhes afetem.

AGÊNCIA BRASIL

bem-estar

Casal de lésbicas tem dupla maternidade reconhecida pela Justiça


De mochila cor-de-rosa e tiara da mesma cor, Kaylla Brito Santarelli, 3, é símbolo de uma conquista. Ela é fruto de um arranjo inédito de dupla maternidade reconhecida pela Justiça.

A garota de Jandira (Grande SP) vai se tornar a terceira criança brasileira a ter o nome de duas mães na certidão de nascimento. Até 10 de setembro, Kaylla receberá o novo documento. Nele constará o nome de Janaína Santarelli, 29, que a gerou, e o de Iara Brito, 25, que a adotou na condição de companheira da mãe biológica.

"O importante para a criança é que tenha figuras significativas que exerçam as funções parentais, independente de suas opções sexuais", diz a sentença da juíza Débora Ribeiro. O processo para reconhecer Iara como mãe da criança teve início em 2008. "Todos temos direito a formar uma família", diz Janaína. Ela realizou o sonho da maternidade após fazer uma fertilização com um doador desconhecido. Iara, com quem vive desde 2004, acompanhou todo o processo.

Kaylla chama Janaína de "mamãe" e Iara de "manhê". "Ela sempre diz que tem duas mães", afirma Iara. O casal vai relatar a experiência hoje em uma mesa redonda intitulada "Mulheres, lésbicas e relações familiares", promovido pela Secretaria de Estado da Justiça no Pateo do Collegio, na região central de São Paulo. O evento faz parte da programação do Dia da Visibilidade Lésbica, festejado ontem.

Cléo Dumas, especialista em direito homoafetivo, afirma que existem outros dois casos de dupla maternidade reconhecida no país. Um em São Paulo, no qual uma mãe gerou a criança e a sua parceira doou o óvulo. E outro no Pará, onde uma criança de abrigo foi adotada por um casal de lésbicas.

Além de provar que vivem uma relação estável, os casais passam por uma avaliação psicológica. Em Jandira, o estudo diz que Janaína e Iara "proporcionam a Kaylla ambiente saudável, afetivo e favorável ao desenvolvimento". O medo das mães era de que a filha fosse vítima de preconceito. Encontraram apoio dos familiares e na escola dela. Kaylla e os colegas não comemoram Dia das Mães ou dos Pais. "A escola instituiu o Dia da Família

Folha OnLine

Violência migrou do Sudeste para o Nordeste do Brasil, diz "New York Times"


RIO - O mapa da violência no Brasil se reconfigurou. Regiões tradicionalmente violentas no país, como o Sudeste, onde o Rio de Janeiro e São Paulo são palcos de tiroteios e sequestros, deram lugar ao Nordeste, segundo reportagem do "New York Times" desta terça-feira. De acordo com uma pesquisa feita pelo cientista político José Maria Nóbrega, professor da Universidade Federal de Campina Grande (PB), nos últimos dez anos o índice de assassinatos no Nordeste dobrou. No mesmo período, o número de homicídios caiu 47% no Sudeste.

A reportagem aponta o boom econômico no Brasil como o principal fator para a migração do tráfico para outras partes do país, uma vez que os "traficantes buscam novos mercados". Ainda segundo o jornal americano, o aumento do poder aquisitivo da população até então carente tem estimulado o tráfico, resultando em conflitos entre facções rivais.

O "New York Times" também fala sobre a devastadora chegada do crack em Salvador, particularmente na comunidade Nova Constituinte, na periferia da cidade. E traz dados que mostram que a explosão de violência na última década se concentra na Bahia e em Alagoas. De acordo com a reportagem, entre 1999 e 2008, a taxa de assassinatos no estado baiano cresceu 430%.

O jornal americano ainda chama a atenção para o fato de que Salvador é uma das cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo, em 2014, o que torna o alto índice de violência ainda mais preocupante, como mostram relatos de agentes de viagens sobre a repercussão dos crimes na Bahia.

Em entrevista ao NYT, o governador da Bahia, Jaques Wagner, minimizou as preocupações com os jogos, lembrando que todo ano o Carnaval no estado recebe mais de um milhão de turistas, cuja segurança é garantida por 22 mil policiais.

O Globo

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo




No Dia Nacional de Combate ao Fumo, tiramos o cigarro de clássicos do cinema


Houve um tempo em que fumar em cena era considerado elegante. Ou sinal de sensualidade, para mulheres, e virilidade, para os homens. Isso tudo, claro, antes da medicina e da ciência chegarem à conclusão do quanto o tabagismo faz mal à saúde.

Mas e se desde sempre Hollywood soubesse disso e, em vez de cigarros, piteiras e charutos, alguns de seus ícones aparecessem nas telas em situações completamente diferentes? Para fazer uma brincadeira, decidimos oferecer algumas opções bem humoradas neste Dia Nacional de Combate ao Fumo.



Bebê é arremessado de carro em Guarulhos


Recém-nascido com cordão umbilical foi achado morto dentro de sacola

Um bebê dentro de uma sacola foi arremessado de um carro e atropelado por outro que vinha logo atrás numa rua em Guarulhos, na Grande são Paulo, no sábado (27), informou a Polícia Militar. O recém-nascido do sexo masculino, com cerca de 60 centímetros de tamanho, foi encontrado morto pelos policiais militares que atenderam a ocorrência após denúncia feita por telefone pelo número 190 da PM. A causa da morte será divulgada por peritos do Instituto Médico Legal (IML).

Segundo a assessoria de imprensa da corporação, os policiais foram ao local por causa da informação de que um cadáver foi achado na esquina das ruas José de Andrade com a Bartolomeu de Gusmão, no Jardim Santa Francisca, por volta das 16h. Ao chegarem lá, moradores da região disseram à Polícia Militar ter visto um veículo jogar um saco de lixo pela janela. Em seguida, outro automóvel que vinha atrás passou por cima. O número da placa não foi informado.

“Pensei que era um cachorrinho, a cabecinha estava dentro da sacola e corpo para fora. Algum carro deve ter passado por cima porque tinha marca de pneu com sangue na rua e a cabecinha estava esmagada. Me assustei quando percebi que era uma criança e não um animal”, disse a dona de casa Arismar Aparecida Fernandes Siqueira Vela, 55 anos.

Uma mulher que deu entrada com sangramento num hospital em Guarulhos está sendo averiguada. A Polícia Civil investiga se ela é a mãe do bebê. O caso é apurado pelo 1º Distrito Policial da cidade, que registrou a ocorrência como homicídio. Segundo informações do boletim de ocorrência, as testemunhas ouvidas não souberam informar quem abandonou a criança.

A investigação requisitou imagens de câmeras de segurança de imóveis vizinhos para saber se elas registraram alguém deixando o bebê no local.

Funcionários do IML de Guarulhos disseram que o recém-nascido é prematuro e nasceu fora do hospital. O resultado dos exames para saber o que o matou deve ser conhecido nos próximos dias. Traumatismo devido ao atropelamento e morte logo após o parto são duas das causas mais prováveis.

Jornale

Suspeito de crime na Oscar Freire diz que matou dono do imóvel em legítima defesa


Preso no interior do Estado, ele nega ter assassinado o modelo Murilo Rezende

O jovem suspeito de matar dois homens em um apartamento na rua Oscar Freire, em São Paulo, Lucas Cintra Rosseti, confessou ser o assassino de apenas uma das vítimas, o analista de sistemas Eugenio Bozola, e disse ter agido em "legítima defesa". A afirmação foi feita quando Rosseti chegava à delegacia de Sertãozinho, no interior do Estado, onde foi preso na manhã desta segunda-feira (29).

- O Eugenio eu matei, o Murilo eu não matei. Foi legítima defesa. Vocês vão ficar sabendo.

O delegado responsável pelo caso, Mauro Gomes Dias, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), vai viajar à cidade do interior paulista para buscar o suspeito. Ele deve prestar depoimento à polícia de São Paulo ainda nesta segunda-feira, quando chegar à cidade.

Rosseti foi preso na casa de duas mulheres no bairro Vila Áurea por volta das 12h30 após uma denúncia anônima. Ainda não se sabe que relação ele tinha com as mulheres, mas elas serão investigadas por esconder o suspeito.

O carro do analista de sistemas Eugenio Bozola, de 52 anos, morto junto com o modelo Murilo Rezende, na terça já havia sido encontrado no mesmo bairro na madrugada de domingo (28). O Honda Civic da vítima foi usado pelo suspeito para fugir após o crime, segundo a polícia. Ele passou por duas praças de pedágio em uma rodovia que liga a capital paulista ao interior.


...No sábado (27), o irmão do suspeito, Alex Rosseti, contou que seu irmão dormiu na casa da família na madrugada de quarta-feira (24), também em Sertãozinho.

- Ele estava com as mãos machucadas e minha mãe fez um curativo nele. Ele contou para gente que um cachorro tinha mordido as mãos dele.

A Polícia Civil diz que uma briga entre o proprietário do apartamento na rua Oscar Freire e o principal suspeito do crime motivou o duplo homicídio.

De acordo com Dias, as imagens do circuito interno de TV de uma pizzaria foram decisivas para identificar Lucas Cintra Rosseti, de 21 anos, como o principal suspeito de ter assassinado a facadas o analista de sistemas e o modelo Murilo Rezende, também de 21 anos.

O suspeito aparece nas imagens, gravadas no último domingo (21) na pizzaria, utilizando um tênis preto que foi encontrado sujo de sangue no local do crime.

De acordo com o delegado, Lucas, que já havia tido um relacionamento amoroso com Eugenio, brigou com ele por não poder mais ficar hospedado no apartamento.

R7

DIA 29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO


Há 25 anos era criado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, pela Lei Federal nº. 7.488, mas a realidade ainda não é das mais animadoras. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano, cerca de 5 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, devido ao consumo de produtos derivados do tabaco.
O objetivo da lei e desse dia é conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos de alguns tipos de doenças. É o mesmo proposito do dia 31 de maio, conhecido como “Dia Mundial sem o Tabaco”, que movimenta todos países na luta contra o vício.
A medicina e o bom senso afirmam que o fumo e o fumo passivo causam severos prejuízos à nossa saúde. A fumaça do cigarro prejudica, também, as pessoas que estão por perto do fumante, “os fumante passivos”, aqueles que aspiram o ar poluído pelo cigarro.

Fonte:Valenews.com/eumesintobem.com.br

Tianguá em Foco

Nora de Kadhafi castiga babá com banho de água fervente


Trípoli (Líbia) - Uma babá que trabalhava para um dos filhos do ditador líbio Muammar Kadhafi, Hannibal Kadhafi, sofreu sérias queimaduras depois que seu chefe mandou que jogassem água quente sobre seu rosto. Shweyga Mullah afirmou que a própria nora de Kadhafi, a ex-modelo Aline Skaf, derramou a água fervendo em seu rosto

Shweyga foi encontrada abandonada em uma sala em uma das casas de luxo da família Kadhafi, a noroeste da capital Trípoli. Incapaz de ir ao médico, a etíope estava deitada em um colchão no chão. De acordo com a rede de TV CNN, Mullah, de 30 anos, veio da Etiópia para trabalhar como babá para a filha do casal, cerca de um ano atrás.

Ela explicou que Aline perdeu a paciência depois que a filha recusou-se a parar de chorar e determinou que Mullah batesse na criança.

"Ela me levou para um banheiro, amarrou minhas mãos nas costas, além de meus pés. Em seguida, ela me amordaçou e começou a derramar a água fervendo na minha cabeça.

Um repórter da CNN disse que quando ele entrou na sala, ele pensou que ela estava usando um chapéu, porque seus ferimentos eram muito ruins. ""Então percebi que seu couro cabeludo e seu rosto estavam cobertos de feridas vermelhas e crostas", contou.

Um guarda levou Mullah a um hospital, onde ela recebeu tratamento. Mas quando Aline descobriu, ele foi ameaçado de prisão caso se atrevesse a ajudá-la novamente. "Ela me torturou por três dias e não me deixava dormir," disse a babá. "Eu fiquei no exterior da casa, no frio e sem comida. E ela dizia para os empregados: "Se alguém lhe der comida, eu vou fazer o mesmo com você. "

A babá foi queimada duas vezes e último incidente aconteceu há três meses. Ela diz que quer ir para o hospital, mas é incapaz de se dar ao luxo de fazê-lo, já que os patrões não lhe deram "um centavo" durante todo o tempo em que trabalhou na residência.

Um outro empregado da casa contou que Shweyga Mullah era constantemente espancada e cortada com facas.

Desde o início dos conflitos com os rebeldes, a família de Muammar Kadhafi, incluindo seus filhos, noras e netos, encontram-se desaparecidos.

O DIA ONLINE

Câmeras flagram prostitutas drogando e furtando homem em SP


Crime ocorreu em praça de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
Suspeitas foram presas após levar dinheiro e aliança da vítima.


Câmeras da Prefeitura de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, registraram um grupo de prostitutas drogando e furtando um homem no banco de uma praça da cidade. As mulheres foram presas em flagrante, segundo informações do Jornal Hoje

O crime aconteceu na terça-feira (23), mas as imagens foram divulgadas apenas na quinta (25). O vídeo mostra a vítima conversando com uma garota de programa. A mulher aproveita a distração do homem e pinga algumas gotas de uma droga em uma lata de cerveja. Em seguida, ela tenta esconder o frasco na bota, mas não consegue e o coloca no bolso do casaco. A mulher mistura a bebida e oferece ao homem, que adormece após dois minutos.

Com a vítima caída no banco, a criminosa abre sua carteira e pega todo o dinheiro. Uma segunda mulher aparece. Ela vasculha a carteira e, como não encontra mais nada, tira a aliança e o relógio da vítima.

Uma terceira ladra procura e não encontra mais nada de valor. Uma delas retorna e pega o tênis. A ação durou cerca de dez minutos. O homem fica caído no chão até ser levado para um hospital. Depois do furto, as mulheres foram cercadas e presas.

A vítima ficou cerca de 12 horas sob o efeito da droga, misturada à cerveja. No depoimento, o homem disse que só se lembrava de ter tomado alguns goles da bebida, que estava mais amarga que o normal. Depois disso, ele simplesmente apagou. Foi a polícia quem contou a ele o que tinha ocorrido.

De acordo com o delegado Rubergil Violante, responsável pelas investigações, as ladras usam um sonífero que tem seu efeito potencializado pela ingestão de álcool. “Após cinco ou dez minutos, o sujeito já fica totalmente sem resistência nenhuma. Aí ele acaba dormindo e é lesado, furtado, roubado, despojado de todos os seus bens.”


G1

domingo, 28 de agosto de 2011

Cães da PM ajudam no tratamento de crianças em abrigo da FIA


Treinadas para farejar armas e drogas, as cadelas labradoras Hanna e Ranger, e a golden retrivier Luna, do canil do 7° Batalhão de Polícia Militar (São Gonçalo), têm desempenhado um papel bem diferente. Elas ajudam no tratamento de crianças portadoras de múltiplas deficiências atendidas no Centro Integrado da Criança e do Adolescente Portador de Deficiência Professor Almir Madeira, localizado no bairro do Barreto, em Niterói. Sob o comando dos policias, essas cadelinhas fazem parte de um projeto de cinoterapia (terapia com cães) desenvolvido há oito anos, sendo seis deles no centro vinculado à Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

De acordo com a diretora do abrigo, Maria Angélica Peixoto, os cães são facilitadores para o trabalho dos profissionais da área de saúde, que desenvolvem diversos tipos de terapias e fisioterapias com as crianças.

- A melhora deles é evidente, o trabalho é de uma importância ímpar para a vida dessas crianças. Os cães despertam a sensibilidade e afetividade das crianças, que ficam mais dispostas para as atividades, como a fisioterapia, por exemplo, que às vezes é dolorosa, mas, com o corpo mais relaxado, o resultado é melhor. Os cães facilitam a percepção delas. A satisfação das crianças é enorme, até as mais agressivas têm o humor melhorado no contato com os cães - explicou Angélica.

O projeto foi criado há oito anos pelo o capitão veterinário Sérgio Braga, responsável pelo Canil do 7º BPM. Ele conta que teve a ideia de criar o tratamento quando percebeu que poderia aproveitar melhor o tempo ocioso dos cães , que fazem saídas esporádicas do batalhão.

- São cães de faro de armas, drogas e resgate, mas que só saem do batalhão quando há missão. Escolhemos os cães mais sociáveis, com temperamento acessível para interagir com crianças, idosos e deficientes, e verificamos toda a parte de saúde e controle de parasitas dos animais. Começamos no Lar Samaritano, trabalhando com idosos. Já atendemos várias instituições, trabalhamos inclusive com cegos. Atualmente, atendemos o abrigo da Fia e o Lar Samaritano. É um trabalho muito gratificante - contou o capitão.

Os cães são sempre acompanhados desde pequenos por um policial. De acordo com eles, além do benefício para as pessoas atendidas, o trabalho é benéfico também para os PMs e para os cães.

- A gente, às vezes, tem problemas em casa ou no trabalho, mas quando chega aqui e vê essas crianças, descobre que os nossos problemas são menores. A gente se entrega e sente que o que está fazendo é benéfico. A alegria no rosto dessas crianças não tem preço. Só quem se dedica a ajudá-las sente o que essas crianças devolvem para a gente, o que nos faz encarar a vida de forma diferente. Cada um pode contribuir um pouco para uma sociedade melhor - afirmou o cabo Márcio Willians.

- Para os cães também é bom. Eles gostam de ser abraçados e acariciados. São cães que também têm um trabalho estressante e aqui relaxam no contato com as crianças - explicou o sargento Franco.

O Centro Integrado da Criança e do Adolescente Portador de Deficiência Professor Almir Madeira atende 33 meninos e meninas com múltiplas deficiências. É o único abrigo público do estado a atender deficientes com sonda de gastronomia. O espaço abriga crianças e adolescentes especiais em situação de vulnerabilidade social e que são encaminhados pela Justiça como medida de proteção até que as famílias se organizem para poderem recebê-las.

Jornal do Brasil

Polícia encontra carro de uma das vítimas assassinadas na Oscar Freire


SÃO PAULO - O carro do analista de sistemas Eugênio Bozola, de 52 anos, assassinado na Rua Oscar Freire, em São Paulo, foi encontrado na madrugada deste domingo, na Vila Aurea Gimenes, em Sertãozinho, a 334 km de São Paulo. O veículo será vistoriado pela Polícia Civil. O crime aconteceu na madrugada da terça-feira. O suspeito, Lucas Cintra Zanetti Rossetti, de 21 anos, continua foragido. As informações são do site da EPTV.

O veículo do analista, um Honda Civic, não foi encontrado na garagem da casa dele no dia do crime. No entanto, o carro passou no pedágio de São Simão, na região de Ribeirão Preto, às 5h30m.

O assassinato é investigado como latrocínio (roubo seguido de morte). Os corpos de Eugênio e do modelo Murilo Rezende da Silva, de 21 anos, foram encontrados por uma diarista.

As investigações chegaram ao suspeito por meio de imagens de uma pizzaria onde ele e as vítimas jantaram na noite anterior ao assassinato. Rosseti é de Igarapava e não tem antecedentes criminais. No entanto, há uma determinação judicial que o proíbe de chegar perto da ex-namorada, por causa de ameaças que fez contra ela.

Segundo a polícia, foi convidado a passar uma temporada em São Paulo. O crime teria acontecido no último dia da visita, e seria motivado por homofobia. Entre as mensagens no Twitter do suspeito estão:

"Eu não sou gay. Eu sou um espião.hahahahaha"

"Estou infiltrado no muno gay"

"Acordei com vontade de cometer um crime. O de pena mais longa"

"To com vontade de agredir alguém. Candidatos?"

"Twitter é coisa de gay"

O Globo

São Paulo fechou 15 centros especializados em receber jovens

Menina recolhida pela PM na Vila Mariana faz gesto obsceno para fotógrafo em delegacia da zona sul de SP
Nos meses anteriores aos furtos promovidos por crianças na Vila Mariana, Paraíso e Itaim Bibi, a Prefeitura de São Paulo fechou centros especializados em receber jovens recém-chegados das ruas. Isso pode ter contribuído para o aumento de delitos cometidos por crianças em grupo.

A informação é da reportagem de Raphael Marchiori e Cristina Moreno de Castro publicada na edição deste domingo da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

De acordo com o texto, até novembro de 2010, quando começaram a ser fechados, havia 15 Crecas (Centros de Referência da Criança e do Adolescente) em São Paulo. Conhecidos como "casas de passagem", serviam para abrigar as crianças temporariamente até que fossem reinseridas na família ou levadas a um abrigo permanente.

A prefeitura foi instada pela Justiça a fazer readequações nos Crecas, separando as crianças mais novas dos adolescentes. Em vez disso, preferiu extingui-los e criar o mesmo número de abrigos. Uma conselheira tutelar que prefere não se identificar diz que o fechamento dos Crecas dificultou a adaptação das crianças.

OUTRO LADO
A Secretaria Municipal da Assistência Social nega que o fechamento dos Crecas tenha causado prejuízo ao atendimento das crianças de rua, porque o número de vagas foi mantido. "A secretaria mantém equipes permanentes de orientadores sociais realizando serviços de abordagem em todas as regiões da cidade."

Folha OnLine

Cinema para mães e bebês resgata vida social de cariocas no pós-parto


Sessões especiais garantem estrutura e diversão para as famílias

A chegada de mulheres com bebês no colo a alguns cinemas do Rio desperta a atenção de muita gente. Porém, logo os frequentadores começam a entender do que se trata: são as sessões do CineMaterna, realizadas hoje em quatro cinemas da cidade.
No Unibanco Arteplex, em Botafogo (zona sul), elas acontecem em um sábado por mês e quinzenalmente, às quintas-feiras. Já no Kinoplex Fashion Mall, em São Conrado (zona sul), e no Severiano Ribeiro Via Parque, na Barra da Tijuca (zona oeste), as sessões são mensais, às quintas-feiras. O Cinemark Downtown, também na Barra, participa do projeto no caso de sessões comemorativas, como o Dia dos Pais, Dia das Mães e do Dia das Crianças.

O projeto CineMaterna surgiu em São Paulo a partir da ideia de três mães. Alexandra Swerts, Tais Viana e Irene Nagashima começaram a frequentar cinemas convencionais com seus bebês, mas não foi fácil. Faltava estrutura e os olhares de reprovação eram inevitáveis.

A partir desta dificuldade e da grande vontade de retomar a vida social, surgiram a ONG Associação CineMaterna e o projeto CineMaterna, que teve sua primeira sessão em 2008. Hoje, o CineMaterna está em 32 salas de 14 grandes cidades brasileiras e já recebeu mais de 65 mil pessoas em três anos.

A coordenadora do projeto no Rio de Janeiro, Bianca Balassiano, afirma que a iniciativa foi importante para fazer o resgate social das mães no pós-parto..
- A mulher moderna está acostumada a sair todo dia, trabalhar, ter sua rotina e, de repente, se vê com aquele bebezinho em casa, sem programa e sente vontade de conversar com outras pessoas e de ver o que está se falando...

Estrutura
O site do projeto (www.cinematerna.org.br) tira dúvidas e informa a programação dos cinemas para as mamães. Aquelas que se cadastrarem podem até participar da votação que seleciona os filmes exibidos nas próximas sessões..
.
Para receber as famílias, as salas usadas no projeto passam por adaptações. O ar-condicionado e o som são mais baixos, parte da luz permanece acesa e trocadores ficam disponíveis para que as mamães troquem a fralda dos bebês sem perder nenhuma cena. As sessões são realizadas no primeiro horário da sala de cinema, garantindo mais limpeza e tranquilidade no local. A doutoranda Suia Omim, mãe de Teresa, de apenas quatro meses, foi pela primeira vez ao CineMaterna e aprovou..
.
- Ter essa estrutura realmente faz uma diferença. Não é uma sessão de cinema em que você vai ser “o estranho” por estar com um bebê..
.
Para manter toda a sua proposta, o CineMaterna conta com um patrocínio e co-patrocínios. Uma empresa de cosméticos é uma das grandes responsáveis por permitir a expansão do projeto. Já os cinemas onde acontecem as sessões ficam com o retorno da bilheteria e da publicidade de tela..

O CineMaterna também tem suas regras para os frequentadores. Logo na entrada da sala de cinema e durante o trailler, as mamães ficam cientes da etiqueta para as sessões. Entre as boas condutas estão não levar brinquedos que emitam muito luz e façam barulho, nem tirar fotos com flash durante a sessão. Nada que tire o prazer e a beleza do programa com os bebês..

R7
Verbratec© Desktop.