sábado, 1 de outubro de 2011

Professor que matou aluna no DF é demitido


Rendrik Vieira Rodrigues deixará as duas universidades onde dava aula em Brasília. O crime aconteceu na tarde de ontem

O professor universitário que matou uma aluna em Brasília, na tarde de sexta-feira, foi demitido das duas instituições onde dava aula. O crime aconteceu quando ela saia da UniCeub, uma das maiores universidades particulares da capital federal.

Rendrik Vieira Rodrigues teve um relacionamento com uma de suas alunas, Suênia Souza Farias, de 24 anos, depois que ela se separou. No entanto, a jovem acabou reatando o casamento, o que teria deixado o professor inconformado.

A estudante saída de carro da faculdade, quando foi abordada por Rendrik. Após uma discussão, ele atirou três vezes contra Suênia.

No final da tarde, dirigindo o carro de Suênia, o professor levou o corpo da jovem para a delegacia de Recanto das Emas, na periferia de Brasília, e se entregou. Ele foi levado para o Departamento de Polícia Especializada, onde está preso. Em depoimento, Rendrik contou que não tinha intenção de matar.

O laudo sobre a morte da estudante deve ser divulgado em 20 dias. O enterro será na tarde de amanhã.

eBand

Camboja já tem 148 mortos por inundações


Mais de 170 mil famílias foram afetadas; dessas, 17 mil foram levadas a abrigos

Ao menos 148 pessoas já morreram no Camboja devido às inundações registradas entre agosto e setembro, informou o primeiro-ministro do país, Hun Sen, em discurso transmitido pelas emissoras de televisão e rádio.

As inundações afetaram 173.063 famílias, das quais 17.273 foram levadas a abrigos, indicou Sen. Sobre o impacto econômico da catástrofe, o primeiro-ministro afirmou que 270 mil hectares de plantações de arroz foram danificados, enquanto 80 mil hectares se perderam.

Em discurso à nação, Sen disse que o Governo expressou suas condolências às famílias das vítimas e doará a cada uma delas cerca de R$ 920 (US$ 500). Sen se mostrou preocupado quanto aos efeitos das inundações na economia do Camboja.

"As inundações afetam tanto o crescimento econômico quanto a redução da taxa de pobreza. Algumas famílias que saíram da pobreza voltarão a ela", explicou.

O Camboja deve um crescimento de 7% no PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) no presente ano e uma diminuição de 1% na taxa de pobreza.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."


R7

O Não-dito


Expressamos nosso sentir através da linguagem falada e na linguagem corporal.

Há momentos em que as palavras não saem, engasgam, são suprimidas, adormecidas em nossa emoção. O medo trava a fala, cerceia os sentimentos traduzidos nas palavras, muda o tom, altera a intenção, engole o modo de expressão da nossa (real) emoção, faz-nos calar, enquanto o peito grita a palavra.

Quantas vezes não gostaríamos de dizer um EU TE AMO ao pai, mãe, irmão/ã, amigo/a, ao nosso par. Contudo, logo pensamos: “não é o momento”, “o que ele/a pensará?¨, “vou ficar vulnerável”, “e se não for correspondido/a ?”, “mas ele/a nunca me disse que me ama” …mas isso e mas aquilo. Racionalizamos tudo, até a nossa própria emoção.

Noutras situações, sentimos raiva, dor, rejeição, insegurança, medo, apreensão, desejo, culpa… “Mudos”, seguimos com as emoções “silenciadas” em nosso íntimo, embora o corpo inteiro esbraveje o não-dito. Falar é a possibilidade de desfazer as inúmeras fantasias de situações vividas, dos sentimentos não resolvidos, dentro e fora de casa, de pontuar o que de fato se passa, de nos colocar diante dos impasses, de pedir perdão, de dizer adeus, de expor o lamento, tornar a vivência – com os outros – real, clara, e de fácil condução.

Importante falar, necessário ouvir. A começar pelas crianças, elas têm muito a dizer. Dar abertura aos pequenos falarem sobre si e como se sentem no mundo e com as pessoas, fará com que se tornem adultos saudáveis, porque o não-dito adoece a alma e o corpo. Às vezes, chegamos em casa e pensamos: “deveria ter dito isto”, “ter respondido aquilo”, “ter revelado como me sinto” , “ter pedido para não ir embora” ou que “não foi o o que quis dizer” . Calados, deixamos a vida passar, e ela passa rápido.

Há quanto tempo não fala o que sente, como se sente e quando sente? Tente um pouco de cada vez, se ainda assim sentir dificuldade, escreva e entregue ao outro o que deseja dizer.

Não deixe para um depois, a vida se faz agora.

“As palavras desempenham um papel central não só no desenvolvimento do pensamento, mas
também na evolução histórica da consciência como um todo. Uma palavra é um microcosmo
da consciência humana.” (Vygotski)


Suzy Mauricio


Gazetaweb

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pai é preso suspeito de abusar de filha com Síndrome de Down no RS


Segundo Polícia Civil, homem de 58 abusava da filha de 26 anos.
Mãe da vítima denunciou agressor por violência doméstica e estupro.


Um homem de 58 anos foi preso nesta quinta-feira (29) em Porto Alegre após a denúncia de que estaria abusando sexualmente da filha de 26 anos, que tem Síndrome de Down.

Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, a denúncia por violência doméstica e estupro de vulnerável foi feita pela mãe da vítima.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido por agentes da Delegacia de Polícia de Capturas (Decap), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Segundo o titular da Decap, delegado Eduardo de Oliveira Cesar, o homem foi preso e encaminhado ao Presídio Central.

G1

30 de setembro de 2011 - Dia Mundial do Coração



Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo

Elas chegam a matar cerca de 17 milhões de pessoas ao ano no mundo todo e de todas as classes. O total de mortes só tende a aumentar.

O Dia Mundial do Coração é comemorado nesta sexta-feira, dia 30, mas a Organização Mundial da Saúde – OMS já divulgou nesta quinta-feira, 29, dados graves sobre a principal causa de morte no mundo inteiro: as doenças cardiovasculares.

Segundo a OMS, a cada ano 17,3 milhões de pessoas morrem no mundo pelas doenças cardiovasculares e 80% dos casos são registrados em países de baixa e média renda. Em 2030, o total de mortes por essas doenças deve chegar até 23,6 milhões. Os óbitos provocados por essas doenças representaram 30% do total registrado globalmente em 2008.

Pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, baixa ingestão de frutas e verduras, fumo e sedentarismo são os fatores de risco das doenças cardiovasculares. As expectativas são de que as economias de países como o Brasil, Índia, China, África do Sul e México registrem juntamente uma perda de 21 milhões de anos de vida produtiva em função de mortes precoces provocadas por este tipo de enfermidade.

De acordo com a ONG Federação Internacional do Coração, essas doenças têm afetado historicamente a parcela da população com maior escolaridade e boa renda, em países que estão em desenvolvimento. Porém, esse cenário deve mudar, pois pessoas em idade produtiva e de baixa renda também são afetadas por esse tipo de doença. E no caso das pessoas de baixa renda, as taxas de mortalidade por conta de uma parada cardíaca são mais altas que no outro grupo.

A OMS em parceira com a Federação Internacional do Coração, promove em mais de 100 países atividade como caminhadas, exposições e ações de prevenção das doenças. Entre as prioridades para os próximos anos, a ONG divulgou o aumento de atenção para as doenças cardiovasculares na agenda global de saúde, a melhoria no atendimento a pacientes vítimas de doenças do coração e derrames, a promoção de dietas voltadas para o bem-estar do coração, a melhoria na detecção e controle da pressão alta no mundo, a promoção de atividades físicas para toda a população e o avanço na conquista de um mundo livre do tabaco.

Informações de Agência Brasil

novohamburgo

Inspetor de escola é suspeito de violentar aluna de 13 anos na Paraíba

Menina teria sido dopada com comprimidos.
Violência foi filmada e vídeo será periciado.


Um inspetor de uma escola pública em Bayeux, cidade da Grande João Pessoa, é suspeito de violentar uma aluna de 13 anos e ainda filmar o fato. Um outro adolescente, de 15 anos, também seria cúmplice do crime.
Segundo informações da delegada Lídia Veloso, da Delegacia da Mulher de Bayeux, o caso aconteceu na manhã do último dia 20 de setembro, quando o rapaz de 15 chamou a adolescente para a casa dele. Em seguida, o inspetor chegou no local e os dois trancaram a casa.

A menina informou à polícia que os dois a forçaram a tomar comprimidos e a levaram para o banheiro da casa. Ela explicou que não lembrava de nada que aconteceu depois que foi drogada.

O ato teria sido filmado pelo adolescente. O caso veio à tona depois que uma amiga da menina contou à família que o vídeo estaria circulando entre pessoas da escola. Depois que teve acesso às filmagens, o pai da vítima prestou queixa na Delegacia da Mulher, nesta quinta-feira (29). O vídeo será periciado.

A vítima vai fazer exame de conjunção carnal para detectar se houve desvirginamento. O inspetor está foragido e o adolescente foi ouvido pela polícia, mas já foi liberado. Dois inquéritos vão ser abertos, um para cada suspeito.

Outro caso
Uma estudante universitária foi abordada por um desconhecido na manhã desta sexta-feira (30) nas proximidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro dos Bancários, na Zona Sul de João Pessoa. Segundo a delegada Renata de Almeida, da Delegacia da Mulher, a violência foi realizada na mata em frente ao Centro de Tecnologia da UFPB.

A vítima explicou à polícia que ele aparentava estar armado e achou que a abordagem se tratava de um assalto. Além da violência sexual, o criminoso levou o celular da jovem.

Ela não soube informar quanto tempo passou na mata e só apareceu, ao lado da Escola Polivalente dos Bancários, por volta das 12h30. A polícia está fazendo rondas para localizar o suspeito e um retrato falado deverá ser divulgado.

G1

Achocolatado é recolhido depois de causar mal-estar em consumidores


Queixas chegaram à Vigilância Sanitária Estadual e foram relatadas por moradores de Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre

O achocolatado Toddynho, fabricado pela Pepsico Ltda, pode ter causado lesões em pelo menos quatro consumidores da Região Metropolitana nesta quinta-feira. As queixas chegaram à Vigilância Sanitária Estadual e foram relatadas por moradores de Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre.

Na zona sul da Capital, uma menina de 10 anos foi levada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) depois que sentiu uma forte ardência na boca e na garganta ao beber o produto, comprado pela avó dela, que é dona de um minimercado no bairro Guarujá. A garota foi medicada e retornou para casa nesta tarde.

Diante das reclamações, fiscais da vigilância sanitária começaram o recolhimento do achocolatado em caixinha nas três cidades. E como precaução, a medida seria ampliada para todo o Rio Grande do Sul.

Segundo a responsável pelo setor de alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária do Estado, Susete Lobo Saar de Almeida, uma análise laboratorial prévia do produto constatou alterações no pH da bebida. Esse índice, que aponta o quanto uma substância é ácida ou alcalina, estaria em torno de 13 — em uma escala que vai de um a 14 — indicando grande alcalinidade no produto.

— É algo semelhante à soda cáustica, mas ainda não podemos dizer o que é exatamente. Pode ser, inclusive, algum produto de limpeza — disse Susete.

A Vigilância Sanitária Estadual verificou a alteração no pH em unidades de 200 ml, de dois lotes com data de validade 19 de fevereiro de 2012, mas vai recolher todo o produto por cautela.

As coordenadorias regionais de saúde e os órgãos de fiscalização também foram informados do problema. Testes mais detalhados serão feitos em mais amostras do achocolatado para identificar se o mal-estar relatado pelos consumidores está associado apenas ao pH alterado.

Informações sobre casos de intoxicação devem ser comunicados à Vigilância Sanitária pelo fone 150.

Contraponto

Veja nota divulgada pela PEPSICO:

A PEPSICO, detentora da marca TODDYNHO®, esclarece que tomou conhecimento de alteração na qualidade de cerca de 80 unidades de 200ml de TODDYNHO® Original, comercializadas na região metropolitana de Porto Alegre.

A empresa imediatamente tomou as ações cabíveis para retirar estas unidades de circulação e conta com uma equipe de profissionais mobilizada para dar informações aos consumidores, pelo telefone 0800 703 2222.

Os produtos são do lote com numeração de L4 32 05:30 a 06:30, todos com validade de 19/02/2012.

A PepsiCo mantém profundo respeito com seus consumidores nos seus mais de 50 anos de atuação no Brasil. A empresa pauta suas ações pela ética e transparência e segue rigoroso controle de qualidade para produção de todas as suas marcas.

A Pepsico permanece à disposição para eventuais esclarecimentos.

ZERO HORA

Vídeo mostra pancadaria entre promotor e advogado em Fórum de SP



SÃO PAULO - Um vídeo mostrou a confusão envolvendo o promotor de Justiça Fernando Albuquerque e o advogado Cláudio Márcio de Oliveira, no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O bate-boca entre ambos terminou em pancadaria na frente da juíza que presidia o julgamento do réu Roberto de Moraes Andrade, que responde ao processo em liberdade.

A agressão foi denunciada pela Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (Acrimesp), que pretende processar o promotor por agressão física, além de indenização por danos morais.

O fato, segundo a Acrimesp, aconteceu no último dia 22, nas dependências do Plenário 16 do Fórum, durante o interrogatório de Andrade. De acordo com a denúncia, o promotor de Justiça Fernando Albuquerque chamou o advogado Cláudio Márcio de Oliveira de "bandido" e outras palavras de baixo calão. Ele também teria agredido fisicamente o defensor após a vítima pedir à juíza Patrícia Inigo Funes e Silva a suspensão do julgamento.

De acordo com a Acrimesp, a magistrada, além de suspender o julgamento, oficiou a Corregedoria do Ministério Público para as devidas providências contra Albuquerque. Oliveira registrou boletim de ocorrência no 13º Distrito Policial (Casa Verde), na Zona Norte da capital paulista. O Ministério Público disse, em nota, que o promotor também foi xingado e agredido pelo advogado.

Para o advogado Ademar Gomes, presidente da Acrimesp, a agressão representa "total desequilíbrio do promotor e falta de respeito para com os advogados".

O Globo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Médicos são sequestrados para atender traficante no Rio


Uma equipe de saúde da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Maré (zona norte do Rio) foi obrigada por homens armados a entrar no conjunto de favelas para socorrer um dos chefes do tráfico de drogas na região, que havia sido baleado.

O caso, ocorrido no último dia 1º, foi revelado ontem à Folha por funcionários da unidade --reaberta pelo governo após uma semana fechada devido a ameaças do tráfico.

"Ele [o traficante ferido] veio acompanhado de mais de 20 bandidos armados com fuzis e pistolas para pedir atendimento", afirmou um funcionário que pediu para não ter o nome revelado. Segundo ele, armas eram exibidas para intimidar médicos, enfermeiros e auxiliares.

Por volta das 10h, a equipe levou o criminoso de ambulância para um hospital particular, mas o atendimento foi negado. O grupo, então, retornou à Maré para deixar o homem numa casa no local --onde permaneceram até o final da tarde.

O funcionário contou que o criminoso recebeu atendimento básico dentro da ambulância, mas não soube dizer se a equipe realizou procedimentos mais complexos no interior da favela.

De acordo com pessoas que trabalham na UPA, localizada num dos principais acessos ao complexo de favelas, é comum que traficantes furem a fila e obriguem médicos a atendê-los na frente de outros pacientes. "Isso virou prática habitual. Pelo menos duas vezes por mês chegava alguém de moto para avisar que precisava de atendimento na favela", disse.

Funcionários também contam que o sequestro do dia 1º foi o quarto envolvendo equipes da unidade. Eles também afirmam que os profissionais sequestrados são militares do Corpo de Bombeiros.

"O comando da corporação está ciente dos outros sequestros, mas até agora não se posicionou", contaram os funcionários. O comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, disse --através da assessoria de imprensa-- que "não consta nenhum registro da situação citada".

A Folha apurou ainda que a ameaça de traficantes foi o motivo que levou ao fechamento da UPA no último dia 20. Segundo os relatos, criminosos foram até o local exigindo o fim de operações policiais na região, sob risco de ataque à unidade.

A presidente do Conselho Distrital de Saúde da região, Maria de Fátima Lopes, diz que, por causa da violência, seis médicos pediram demissão nos últimos dias.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o quadro de profissionais de saúde da UPA está completo. O órgão informou ainda que a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar têm conhecimento das denúncias dos funcionários, "que estão sendo apuradas".

"A segurança de pacientes e funcionários da UPA está sendo asassegurada por policiamento 24h feito pelo 22º Batalhão", afirmou a assessoria de imprensa.

Folha OnLine

Alerj aprova projeto de combate ao bullying


Governador terá 15 dias para sancionar ou vetar a proposta

Rio - A Assembléia Legislativa, aprovou nesta terça-feira, o Projeto de Lei do deputado Chiquinho da Mangueira (PMDB), que cria um programa para combater o bullying nas escolas públicas e privadas do Estado do Rio.

O projeto recebeu emenada do deputado Rafael Picciani (PMDB), que incluiu o cyberbullying - ofensas e ataques através de redes sociais. A emenda caracteriza ainda como bullying : insultos pessoais, ataques físicos, grafites depreciativos e isolamento social.

"São agressões cada vez mais comuns e que, pelo alcance que têm, são muitas vezes ainda mais danosas”, disse o parlamentar.

No projeto do deputado Chiquinho da Mangueira, será criado um programa de ações multidisciplinares com atividades didáticas de conscientização, orientação e prevenção das agressões.“Fizemos trabalho de pesquisa com alunos universitários, dentro das escolas públicas e chegamos à conclusão de que alguma coisa precisava ser feita para combater esse problema no estado. Se o Governo não tomar uma atitude, envolvendo a sociedade, teremos problemas mais sérios no futuro”, revela.

O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

O DIA ONLINE

Famíla perde batalha para permitir morte de vítima de danos cerebrais


Um juiz da Suprema Corte britânica negou os pedidos da família de uma mulher que sofre de danos cerebrais profundos e incuráveis, que reivindicava que fosse dado a ela o direito de morrer.

A mulher, de 52 anos e que vem sendo identificada apenas pela inicial ''M'', sofreu um dano cerebral intenso em 2203, após ter sido diagnosticada como portadora de encefalite viral, uma doença que atinge o cérebro.

Os médicos avaliaram que a mulher vive em estado de consciência mínima - considerada uma categoria acima do estado vegetativo.

Considera-se que pessoas em estado de consciência mínima possuem alguma noção do ambiente em que vivem e apresentam traços de memória ou intenção.

Foi a primeira vez que um tribunal britânico apreciou um pedido de permitir a morte de uma pessoa que é clinicamente dependente mas que não está em estado vegetativo.

'Vida dependente'

A família de ''M'', que está internada em um hospital, solicitou em 2007 que fosse interrompida a alimentação artificial e hidratação que ela vinha recebendo.

Os familiares da mulher argumentaram que ela não gostaria de levar uma ''uma vida que dependesse de outras pessoas''.

Mas o juiz Jonathan Baker, da Suprema Corte, apesar de reconhecer que a vida de ''M'' tem uma ''série de aspectos negativos'', acrescentou que ela é capaz de ter ''algumas experiências positivas''.

Durante seu testemunho, a irmã da mulher relatou que ''M'' ''não tem qualquer prazer na vida'' e que a rotina dela, que consiste em ser ''tirada da cama, colocada em uma cadeira e colocada de volta na cama'' não ''representa uma vida, é apenas uma existência''.

A família e seus advogados argumentaram ainda que ''M'' não é capaz de se comunicar de forma consistente, não pode se mover ou cuidar de si mesma de forma alguma e sofre dores e desconfortos constantes.

Eles disseram ainda que nos últimos anos ela não foi capaz de apresentar qualquer progresso em seu estado de saúde.

BBC Brasil

Jovem diz que mãe a agrediu depois que denunciou o pai por abuso em Bauru (SP)

Suspeito é advogado que integrou Comissão de Direitos Humanos da OAB

A jovem de 18 anos, de Bauru, cidade a 329 km de São Paulo, que denunciou o próprio pai no início de setembro por abusá-la sexualmente durante a infância e adolescência, registrou um boletim de ocorrência contra a mãe na manhã desta quinta-feira (29).

A estudante disse que ela chegou de uma viagem e foi na casa da tia onde ela está com o irmão de nove anos e tentou agredi-los. Os dois boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia de Defesa da Mulher e de acordo com a delegada que investiga o caso Priscila Alferes, a prisão preventiva do casal poderá ser decretada a qualquer momento.

O suspeito iria prestar depoimento na manhã desta quinta-feira, mas foi adiado para a sexta-feira (30). O menino de nove anos foi ouvido na tarde de quarta-feira (28) e teria confirmado que também sofreu abusos por parte do pai.

A delegada disse que a denúncia foi feita pela jovem e por sua tia de também 18 anos e que vítima alega que chegou a relatar os abusos para a mãe. O suspeito é um advogado conhecido na região e que já integrou a Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Além da jovem, foram identificadas outras duas vítimas: uma sobrinha residente no Paraná, e um menino de 9 anos, também da família, que estaria sofrendo abusos desde os 6 anos.

A delegada ainda aguarda o depoimento dos avós da jovem e de seus pais. De acordo com o advogado do suspeito, ele irá se apresentar ainda esta semana na Delegacia da Mulher para prestar esclarecimentos.

A prisão temporária foi negada pelo juiz, mas a medida protetiva foi aceita. Assim, por pelo menos 30 dias, o advogado não poderá chegar a menos de 100 m de distância das denunciantes e nem retornar para casa.

R7

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mais de 100 países apoiam ações para prevenir uso de crianças em conflitos


Segundo as Nações Unidas, centenas de milhares de crianças participam de lutas armadas no mundo; mais cinco nações aderiram à iniciativa nesta segunda-feira, incluindo Angola

Mais de 100 países anunciaram uma ação conjunta com o objetivo de prevenir o recrutamento de crianças em conflitos armados.

A iniciativa, batizada de “Princípios de Paris” foi reforçada, na sede das Nações Unidas, nesta segunda-feira.

Violação dos Direitos Humanos
Segundo a ONU, centenas de milhares de menores estão participando de conflitos armados ou associados às forças armadas em todo o mundo.

Especialistas afirmam que o impacto sobre o bem-estar das crianças e a saúde mental delas representa uma violação dos direitos humanos, além de uma ameça grave à paz duradoura.

Nesta segunda-feira, mais cinco países aderiram ao plano de proteção entre eles Angola e Costa Rica, o país latino-americano não tem exército.

Os “Princípios de Paris” foram firmados na capital francesa em 2007. Pelo acordo, crianças vítimas de conflitos armados recebem apoio para se reintregrar à sociedade.

Vergonha e Estigma
A vice-diretora-executiva do Unicef, Rima Salah, disse que “crianças associadas a conflitos armados, frequentemente, carregam a vergonha e o estigma da situação.”

No ano passado, o Unicef e seus parceiros ajudaram a liberar e a reintegrar cerca de 10 mil menores de situações de conflitos e serviço às forças armadas.

A representantes especial do Secretário-Geral da ONU sobre o tema, Radhika Coomaraswamy, afirmou que fazer justiça às crianças é mais que punir o autor do crime, é também dar a elas os direitos roubados, como: perda da família, da educação e da vida.

prómenino

Polícia investiga morte de mineira nos Estados Unidos


Segundo a polícia, ex-marido é suspeito crime.
Itamaraty informou que consulado já abriu processo para traslado do corpo.


A polícia investiga a morte de uma mineira nos Estados Unidos. Ela é da cidade de Frei Inocêncio, na Região Leste de Minas Gerais. Patrícia Fróes foi morta a facadas no prédio onde morava na cidade de Marshfield, no estado de Massachusetts, quando voltava de uma festa nesta segunda-feira (26). De acordo com a polícia, o ex-marido da vítima, que também é de Minas Gerais, é suspeito do crime.

De acordo com a mãe da vítima, Roseli Fróes, o ex-marido da filha nunca aceitou o término do relacionamento. “Ele ameaçou ela [Patrícia Fróes] e falou que o dinheiro que ele estava devendo para ela não iria pagar, ia comprar um revólver e dar um tiro na cabeça dela”, disse.

O corpo foi encontrado pela polícia no corredor do prédio. A mãe do suspeito, Carmem Machado, informou que o filho foi localizado pela polícia e levado para um hospital, porque teria tentado se matar. Ainda segundo ela, o filho não aceitava o fim do relacionamento e permanece internado.

A assessoria de imprensa do Itamaraty informou que o Consulado do Brasil em Boston abriu um processo para realizar o traslado do corpo e tomar outras providências.

G1

DIVULGAÇÃO DE CURSO PARA FORMAÇÃO DE NOVOS VOLUNTARIOS DO CVV



Olá amigo(a) o Posto CVV Abolição, integrado ao Programa CVV estará realizando o ultimo processo seletivo de voluntários no ano 2011.
Será no dia 09/10/2011 das 8:30hs as 18:30hs, esperamos contar com a sua participação e também colaboração em divulgar o mesmo.
O Posto CVV Abolição, realiza gratuitamente há 49 anos serviço de Apoio Emocional e Valorização da Vida (consequentemente prevenindo o suicídio) utilizando o telefone como ferramenta.

EVENTO:
O Posto CVV Abolição, Vinculado ao Programa CVV de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio realizara no dia 09 de Outubro de 2011,
curso para capacitação de novos voluntários da entidade. No dia do evento o horário sera das 8:30hs às 18:30hs.
onde sera apresentada a filosofia da entidade e a forma de conduta a ser seguida pelo voluntário.

INSCRIÇÕES:As inscrições ou informações podem ser feitas pelo telefone (11) 3242-4111 apos as 15:OO hs às 23:00hs todo os dias ou por
e-mail abolicao@cvv.org.br ou 15 minutos antes do curso.

DURANTE A ATIVIDADE:
Durante a atividade que é gratuita - haverá seleção dos interessados em colaborar com a entidade. Para ser voluntário vinculado
ao Programa CVV Prevenção ao suicídio, Apoio Emocional e valorização da vida, basta ter mais de 18 anos, ter disponibilidade de tempo
(média de 4 horas e meia por semana), disposição para ajudar o próximo e abertura para o autoconhecimento e ser treinado.

INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS:
Instituição sem fins lucrativos os postos C.V.V., desenvolvem trabalhos de apoio emocional por meio de contatos telefônicos,
atendimento pessoal, via correio, e-mail e mais recentemente, via chat, no próprio site da entidade (www.cvv.org.br).


CONFIRA O ENDEREÇO:
http://www.cvv.org.br.

O Site do CVV está de cara nova : www.cvv.org.br


Novo Video de divulgação do CVV : http://www.youtube.com/watch?v=cRMG7jSARSU

Suspeito de matar dois na Oscar Freire é transferido para centro de detenção


Delegado decretou a prisão preventiva de Lucas Cintra Rosseti nesta terça-feira

O suspeito de ter matado duas pessoas em um apartamento na rua Oscar Freire, na zona oeste da capital paulista, Lucas Cintra Rosseti, foi transferido nesta terça-feira (27), para o CDP (Centro de Detenção Provisória), na zona leste da capital paulista. O delegado do DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa), Mauro Dias, informou que ele teve a prisão preventiva decretada.

De acordo com a SAP (Secretária de Administração Penitenciária), o registro de Rosseti na penitenciária só será feito nesta quarta-feira (28), mas ele já dormirá no presídio esta noite. Na saída do DHPP, Rosseti afirmou que está confiante.

- Eu apelo para o bom senso, para a lógica da sociedade, veja o meu passado, não tem porquê eu ter feito [assassinar as duas vítimas].

De acordo com o delegado, as imagens do circuito interno de TV de uma pizzaria foram decisivas para identificar o jovem de 21 anos, como o principal suspeito de ter assassinado a facadas o analista de sistemas Eugenio Bozola, de 52 anos, e o modelo Murilo Rezende, de 21 anos, no dia 23 de agosto.

O suspeito aparece nas imagens, gravadas no dia do crime em uma pizzaria utilizando um tênis preto, que foi encontrado sujo de sangue no apartamento onde os corpos das vítimas foram encontrados. De acordo com o delegado, Rosseti, que já havia tido um relacionamento amoroso com Bozola, brigou com ele por não poder mais ficar hospedado no apartamento. Rosseti é natural de Igarapava, mesma cidade de Bozola.

A reconstituição do assassinato foi feita no último dia 9 de setembro.

Lucas Cintra Rosseti foi preso em Sertãozinho, no interior de São Paulo, na manhã de 29 de agosto. No momento da prisão, ele confessou ter assassinado o dono do imóvel, Eugenio Bozola, mas negou ser o assassino do modelo Murilo Rezende. Ao chegar à delegacia de Sertãozinho, o jovem afirmou que agiu em "legítima defesa".

R7

Merenda escolar pode ter intoxicado 120 alunos em Campo Grande (MS)


De acordo com os bombeiros, crianças sentiram dor de barriga e vomitaram

A merenda escolar servida na escola municipal Iracema Maria Vicente, de Campo Grande (MS), pode ter causado a intoxicação em 120 alunos. As crianças começaram a sentir dores de barriga e de cabeça, além de vômito, após comer a refeição servida na escola.

Pais de alunos disseram que não é a primeira vez que os alunos passam mal por causa da comida. Para socorrer os estudantes, que ficaram deitados na grama devido às dores, foram encaminhadas viaturas do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Os bombeiros dizem que há também a possibilidade de água contaminada ter provocado a infecção gastrointestinal.

R7

Saudita é condenada dez chibatadas por desrespeitar a lei e dirigir


A Justiça da Arábia Saudita sentenciou uma mulher a dez chibatadas por ela ter desrespeitado a lei do país que proíbe mulheres de dirigirem carros.

A mulher, identificada apenas como Shema, foi considerada culpada por dirigir na cidade de Jeddah em julho.

Um grupo de ativistas que faz campanha para que as mulheres tenham permissão para dirigir na Arábia Saudita, o Women2drive, informou que Shema já entrou com recurso.

Nos últimos meses várias mulheres saíram dirigindo por várias cidades sauditas para pressionar o governo a mudar a lei.

Outras duas mulheres devem ir a julgamento ainda neste ano devido a acusações parecidas, segundo correspondentes.

A sentença para Shema foi dada dois dias depois de o rei Abdullah ter anunciado que as mulheres vão poder votar pela primeira vez nas eleições municipais de 2015.

Abdullah disse ainda que elas vão poder ser nomeadas para o Conselho Shura, órgão consultado em temas importantes no país.

BBC Brasil

Comando da PM nega que abertura de UPA tenha relação com a prisão de ex-comandante



RIO - O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e o comandante-geral da Polícia Militar em exercício, coronel Álvaro Garcia, reabriram nesta quarta-feira a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Maré, na Zona Norte. A UPA estava fechada desde a última segunda-feira, a pedido do então comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (Maré) , tenente-coronel Cláudio Luiz Silva de Oliveira, preso ontem sob a acusação de ser o mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, em agosto.

Garcia negou que a abertura da unidade tenha relação com a prisão do tenente-coronel , que comandava o 7º BPM (São Gonçalo) quando a juíza foi assassinada. Segundo o comandante em exercício da PM, a UPA da Maré seria reaberta mesmo se o tenente-coronel não estivesse preso.

Segundo a PM, as operações para combater traficantes armados nas imediações eram diárias desde que o tenente-coronel Cláudio Oliveira tinha assumido o comando do 22º BPM (Maré).

Côrtes afirmou que ele e Garcia reavaliaram os problemas e que agora a unidade está em condições de funcionar.

- O que não pode acontecer é que marginais pensem que a UPA é deles, porque ela é da população. Vamos voltar a atender todo mundo com qualidade - declarou o secretário.

O comandante em exercício afirmou que não há operação policial nesta segunda-feira na região. Segundo ele, o que existe é um policiamento reforçado na Unidade de Pronto Atendimento.

- Esse reforço policial será colocado para dar mais segurança à população que vem buscar atendimento na UPA - acrescentou o coronel.

Na segunda-feira, inconformados com o fechamento da UPA, as 16 associações de moradores e ONGs da região disseram que iriam procurar o secretário estadual de saúde para pedir a reabertura imediata da unidade. Moradores do Complexo da Maré e especialistas em saúde classificaram a interrupção das atividades da UPA na comunidade como um retrocesso no processo de segurança e melhoria da qualidade de vida na comunidade. Após episódios de violência nas últimas semanas, a Secretaria estadual de Saúde decidiu fechar a unidade, com o argumento de preservar a população local e os funcionários. A UPA da Maré tem 45 profissionais trabalhando diariamente, atendendo uma média de 290 pessoas.

- Recebemos muitas reclamações de médicos em áreas de conflito, mas nunca soubemos de nada na Maré. O governo não poderia adotar uma medida dessa. O fechamento mostra a incapacidade do estado de garantir a integridade física e a saúde da população - disse o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze.

A UPA da Maré fica na Rua Nove, na Vila do João, uma via larga e com muitas residências, a quinhentos metros da Avenida Brasil. Os moradores não fazem relatos sobre conflitos nos últimos dias na região, mas, segundo a PM, as operações têm sido diárias, com a ocorrência de confrontos e a realização do mapeamento da área. Na semana passada, foram apreendidos três fuzis, duas metralhadoras, duas pistolas e duas granadas, além de drogas como maconha e cocaína. Na segunda-feira também houve ações nas favelas Nova Holanda e Parque União. Como o atendimento nas UPAs é 24 horas por dia, a PM acha necessário evitar o fluxo de pessoas no local. As escolas estaduais e municipais da região, no entanto, não tiveram a rotina alterada. Segundo a polícia, os horários de entrada e saída de alunos são evitados pelo comando das operações.

Na segunda, o governador Sérgio Cabral lamentou o fechamento da UPA. Segundo ele, em "momentos tensos como esse, em que há uma recomendação da segurança e é melhor abrir depois":

- Dói muito o coração porque foi a primeira UPA a ser aberta por mim, em maio de 2007. Eu lamento, mas chegará o momento em que a Maré estará pacificada e que esse tipo de situação tensa não acontecerá mais, apesar do grande esforço dos profissionais que lá trabalham. Em 365 dias do ano, pelo menos 99% ela fica aberta 24 horas - disse Cabral.

Em setembro deste ano, a UPA de Manguinhos e a Clínica da Família Victor Valla, que são vizinhas no mesmo terreno, fecharam as portas depois que um homem em fuga de uma operação policial em Manguinhos entrou no local desarmado. Na ocasião, cem PMs de vários batalhões faziam uma operação nas comunidades de Manguinhos, Jacarezinho, Mandela 1 e 2 e Varginha, na Zona Norte do Rio.

O Globo

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Drogas, armas e crianças recolhidas em boca de fumo


Conselho Tutelar recebeu uma denúncia de que as crianças estariam em situação de abandono

Onze crianças, entre elas um bebê de seis meses, foram encontrados em situação de abandono e recolhidos pelo Conselho Tutelar, durante uma operação da instituição juntamente com a Polícia Militar, realizada na madrugada desta terça-feira (27), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Na casa, no bairro Alto Independência, foram encontradas drogas e armas.

De acordo com o Conselho Tutelar, eles receberam a denúncia de que as crianças estariam em situação de abandono. Como o local é um conhecido ponto de tráfico de drogas, a equipe solicitou apoio da Polícia Militar. "Na casa tinha muitas roupas sujas espalhadas pelo chão. Insetos de todos os tipos em meio à comida estragada", disse uma conselheira.

Todos os 11 menores, que tinham entre seis meses e 12 anos de idade, foram levados pelas conselheiras, que na manhã desta terça encaminharam oito dessas crianças para a Casa de Passagem, e entregaram as outras três aos familiares, sob a condição de as retirarem daquele local.

Ainda durante a operação, a Polícia Militar apreendeu um carregador de pistola, duas espingardas, 228 pedras pequenas de crack, 27 buchas de maconha, oito papelotes de cocaína, além de R$ 1.143 em dinheiro e muitos equipamentos eletrônicos, celulares e relógios. Duas pessoas foram presas em flagrante por. Elas seriam parentes dos menores recolhidos.

O delegado chefe do DPJ, Faustino Antunes, afirmou que, segundo os policiais militares, o local trata-se de uma boca de fumo. "Essas pessoas vão responder pelos crimes de tráfico, associação e posse ilegal de armas. Os menores ficam sob a tutela do Conselho", disse.

Gazeta Online

PM desaparece no RS e família oferece R$ 7 mil


Luane Lemes está desaparecida desde o dia 19
A família da policial militar Luane Chaves Lemes, de 23 anos, desaparecida há oito dias em Passo Fundo, norte do Rio Grande do Sul, está oferecendo uma recompensa no valor de R$ 7.000 por informações que levem ao paradeiro da jovem.

Luane sumiu na manhã do último dia 19, quando saiu de casa vestindo calça, moletom e armada com sua pistola. Desde então não foi mais vista. Há uma semana , polícia e familiares realizam buscas pela região, sem sucesso.

Nesta terça-feira (27) foi entregue à delegada Daniela de Oliveira Mineto, que investiga o caso, o relatório da quebra do sigilo telefônico da policial militar. A polícia está aguardando também os registros de movimentações bancárias de Luane.

Com imagens de câmeras de vigilância da cidade, foi possível reconstituir parte dos passos da mulher na manhã em que desapareceu. Além de sacar dinheiro num caixa eletrônico, ela fez compras em um açougue. Depois, Luane chegou a passar na casa do ex-namorado, que, segundo a polícia, estava trabalhando naquele momento.

Uma das pistas deixadas pela policial militar antes de desaparecer foram mensagens ao ex-companheiro via celular. Datadas da noite anterior ao sumiço, elas diziam “Nunca mais” e “você nunca mais vai me ver, você não está levando a sério, mas vai saber”.

Suicídio e crime passional são algumas das linhas de investigação da polícia.

Jornale

Polícia procura acusado de espancar enteado de 5 anos no Rio



A polícia do Rio está à procura desde a semana passada de um padrato suspeito de espancar, em março, o enteado de cinco anos na casa em que morava, na Pavuna, zona norte do Rio.

Segundo o Ministério Público, a Justiça aceitou denúncia contra ele pelo crime de tortura e decretou sua prisão preventiva. Até a manhã desta terça-feira, ele ainda estava foragido.

A denúncia aponta que Oliveira "submetia o enteado a intenso sofrimento físico e mental". O menino foi encontrado pela mãe no dia do crime com os olhos roxos e hematomas espalhados pelo corpo. A mãe, de 27 anos, disse à Folha que ficou "surpresa e assustada" ao encontrar o filho machucado em casa quando voltava do trabalho.

"Para esconder a agressão, ele me falou que o I. tinha se ferido porque caiu no banheiro. Fiquei muito assustada. Não sabia que esse maldito tinha feito isso com o meu filho. A primeira coisa que eu fiz foi correr com ele para o hospital", disse a mulher, que trabalha como operadora de caixa.

De acordo com a mãe da criança, o menino ficou dois dias internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Marechal Hermes (zona norte). O boletim médico da unidade aponta que a criança foi vítima de chineladas e socos.

A promotora da Vara da Infância e da Juventude, Andréa Amin, contou que o garoto e a irmã dele, de 7 anos, estavam sozinhos em casa com o suspeito, enquanto a mãe trabalhava. A denúncia descreve que, ao tomar conhecimento da gravidade dos ferimentos (hematomas do pescoço para cima), a mãe levou o filho à UPA.

"Dois dias depois, o IML (Instituto Médico Legal) constatou sinais de espancamento, marcas de enforcamento, crânio afundado e problemas de visão. O caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna). Atualmente, I. mora com a avó paterna, por determinação do Conselho Tutelar, e a menina com a tia materna", destaca o relatório do Ministério Público.

O pai da criança, de 31 anos, disse à Folha que a mãe das crianças é "conivente" com as agressões. "A mãe dele também participou da agressão", disse.

"Meu filho está com o psicológico bom, mas a gente acha que ele ficou com um probleminha auditivo porque está falando muito alto. Ele diz que ela [mãe] bateu na cara dele com uma colher de pau grande. E enquanto ela batia nele, o Jorge Luís dava soco na barriga dele e pisava nas mãozinhas dele", afirmou.

Os depoimentos dados ao Ministério Público também apontam que os irmãos vinham sofrendo agressões físicas e psicológicas. A avó está com a guarda provisória do menino.

O Ministério Público informou que o Disque-Denúncia recebeu ligações informando que as crianças estavam sofrendo ameaças de morte e de novas agressões, caso relatassem os maus-tratos a outras pessoas ou à polícia.

A Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude também investiga, em outro procedimento, a suspeita de negligência da mãe das crianças nos episódios de agressão.

Folha OnLine

Aluno tenta matar funcionário de escola pública em Belo Horizonte (BH)


Um jovem de 17 anos foi até a casa de um funcionário da escola em que estuda e disparou diversos tiros. A polícia suspeita que a motivação do crime tenha sido uma discussão no colégio.

R7

Estudo diz que habilidade de aves de construir ninhos é aprendida e não inata


Um estudo britânico concluiu que a arte de construir ninhos não é inata e, sim, aprendida pelo pássaro ao longo da vida.

Pesquisadores das universidades de Edimburgo, Glasgow e St. Andrews, na Escócia, analisaram filmes de pássaros da espécie Ploceus velatus (o tecelão mascarado do sul) enquanto construíam ninhos em Botsuana, na África.

A espécie foi escolhida para o estudo porque as aves constroem vários ninhos complexos durante uma mesma temporada.

O especialista Patrick Walsh, da Universidade de Edimburgo, disse que o estudo indica que a experiência cumpre "um papel claro" no processo. "Até para pássaros, a prática leva à perfeição", declarou.

O estudo foi publicado na revista científica Behavioural Processes.

As observações dos especialistas revelaram, por exemplo, que cada pássaro varia sua técnica de um ninho para outro e que há casos de pássaros construindo ninhos da esquerda para a direita e também no sentido inverso.

Experiência
Outra revelação é que, conforme ganham mais experiência, as aves derrubam o material que usam em suas construções, como pedaços de grama, com menos frequência.

"Se pássaros construíssem seus ninho de acordo com um molde genético, você esperaria que todos os pássaros fizessem seus ninhos sempre da mesma forma, mas isso não acontece", disse Walsh.

"Os tecelões mascarados do sul demonstraram fortes variações em sua abordagem, revelando que há um papel claro da experiência (na construção dos ninhos)."

BBC Brasil

Tenente-coronel apontado como mandante do assassinato de juíza está detido no Batalhão de choque é afastado do comando do 22º BPM


RIO - O tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, apontado como mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, em agosto, está detido no Batalhão de Choque (BPChoque) desde as primeiras horas da madrugada desta terça-feira e foi afastado do comando do 22º BPM (Maré), segundo informou a assessoria da Polícia Militar. Ele se apresentou na unidade após a Justiça ter decretado, no fim da noite de segunda-feira, a sua prisão preventiva por 15 dias. Na época da morte da magistrada, Cláudio Luiz de Oliveira era comandante do 7º BPM (São Gonçalo). Outros cinco policiais, que atuavam no mesmo batalhão sob a tutela do então comandante, também tiveram mandados expedidos pela 3ª Vara Criminal de Niterói.

Os policiais faziam parte do Grupamento de Ações Táticas e são acusados de forjar um auto de resistência para acobertar a morte de Diego Belieni, então com 18 anos.

Outros três PMs já estão presos por participação na morte de Diego e da juíza. São eles: o tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes e os cabos Sérgio Costa Júnior e Jefferson de Araújo Miranda .

A Justiça decretou a prisão após um dos cabos que executaram o crime ter relatado ao juiz Peterson Barroso Simões que o tenente-coronel era o mandante do crime. O cabo, que estaria ameaçado de morte, resolveu contar tudo e participar de uma antecipação de prova, obtendo o direito à delação premiada (que inclui provável redução de pena). O PM e sua família foram incluídos no programa de proteção à testemunha. O cabo teria dito que usou duas pistolas no crime. A polícia havia informado que a juíza morreu com 21 tiros de pistolas 40 e 45 e de revólver 38.

Após o assassinato de Patrícia Acioli, o comando da Polícia Militar trocou os comandantes de diversos batalhões. Foi quando Cláudio Luiz de Oliveira assumiu o comando do 22º BPM (Maré).

Nesta segunda, o juiz Fábio Uchôa, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, decretou as prisões preventivas de sete PMs do 7º BPM (São Gonçalo) acusados de envolvimento num auto de resistência forjado. Dois dos policiais já estão presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), pois são suspeitos de envolvimento na morte da juíza Patrícia Acioli. São eles: Jovanis Falcão Júnior e Carlos Adílio Maciel dos Santos, o Carlão.

O caso ocorreu em junho do ano passado, na Fazenda dos Mineiros. Segundo o inquérito da 72ª DP (São Gonçalo), os PMs teriam atirado a esmo após não receberem propina de traficantes. Uma mulher foi morta.
O Globo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

26 de setembro - Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência


O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência é uma campanha mundial destinada a melhorar a educação sexual, promover a conscientização sobre a contracepção moderna e reduzir os altos índices de gravidez indesejada ou não planejada em todo o mundo. Em cada ano a campanha enfoca um tópico diferente de saúde reprodutiva, sob o título global "Sua Vida". O tema da campanha de 2007 foi "Viva a sua vida antes de iniciar outra", de 2008 foi "Sua Vida, Sua Decisão", de 2009 foi " Sua Vida, sua Voz”, em 2010 foi "Sua Vida, Sua Responsabilidade" e neste ano é "VALORIZE SUA VIDA, CONHEÇA SEUS DIREITOS, DESCUBRA O QUE É CONTRACEPÇÃO".

O objetivo é educar os jovens sobre o sexo seguro e responsável e as opções de contracepção, conscientizando-os sobre as consequências de uma gravidez não planejada e os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente, existe a situação alarmante de que em um de cada dez nascimentos a mãe ainda é uma criança.(1)

Todos nós, em qualquer estágio da vida, temos perguntas sobre a nossa sexualidade, nosso corpo e nossa saúde sexual. A vida pode ser agitada, e nem sempre é fácil achar informações corretas quando precisamos delas. O objetivo deste website é ajudar você a responder a estas perguntas, proporcionando conselhos e recursos para uma série de tópicos relacionados com a sua saúde reprodutiva e sexual. Quer você esteja tendo uma relação sexual pela primeira vez, pensando em mudar a forma de contracepção ou esteja preocupado com doenças sexualmente transmissíveis, encontrará aqui informações para sua orientação e respostas a muitas de suas perguntas.

O website http://www.vivasuavida.com.br/ é fornecido a você em conexão com o Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência – 26 de setembro.

Salve as Crianças: Quando crianças têm crianças - Situação das Mães no Mundo - 2004

BA: Homem confessa ter esquartejado menina de 4 anos que fez barulho na rua



Salvador - A Polícia Civil da Bahia prendeu nesta segunda-feira um lavrador de 40 anos acusado de esquartejar uma menina de 4. O caso aconteceu no domingo, no bairro de Fazenda Laranjeira, na localidade de Nova Brasília, zona rural de Ipirá (206 km de Salvador).

Incomodado com o barulho que a criança fazia ao brincar na rua, Manoel Batista Santa Rosa a levou para um terreno baldio por volta das 18h, onde cometeu o crime. Sua casa é vizinha a dos pais da vítima. Moradores que o viram procuraram saber dele o que havia acontecido. Pressionado, confessou o crime. Depois de chamada, a Polícia Militar ouviu a mesma versão e acionou a Civil, que foi levada pelo homem ao local onde estava o corpo.

De acordo com o delegado Caryl Oliveira, o lavrador alegou sofrer distúrbios mentais, mas a hipótese foi descartada porque ele possui Carteira de Habilitação desde 1992, carro próprio e passaporte tirado pela internet. A polícia apurou também que o acusado possui R$ 15 mil em um banco, provenientes da venda de uma propriedade rural em seu nome no valor de R$ 27 mil. Manuel tentou, no começo do mês, ir a Portugal, mas voltou provavelmente deportado. "Uma pessoa que sofre de distúrbios mentais não possui todos estes documentos, conta bancária ou viaja para o exterior. A hipótese de que ele é doente mental está descartada", disse o delegado.

O DIA ONLINE

Garoto que se matou em SP pode ter tentado assustar professora, diz delegada


A delegada Lucy Fernandes disse em entrevista ao telejornal "SPTV", da TV Globo, que o garoto que atirou contra uma professora e depois se matou, em São Caetano do Sul (Grande SP), pode ter tentado fazer uma brincadeira.

Segundo depoimento da diretora da escola à polícia, um colega do menino disse a um psicólogo que ele queria brincar com a professora.

"Ele deve ter ouvido alguma coisa do garoto, talvez que ia assustar a professora, e no fim acabou atingindo a professora e na sequencia teria dado cabo da sua vida", afirmou a delegada.

O crime aconteceu na última quinta-feira (22), na escola municipal Professora Alcina Dantas Feijão, considerada a melhor pública de São Caetano do Sul.

Segundo a delegada, o aluno, de 10 anos, pediu para ir ao banheiro e, na volta, atirou contra a professora Rosileide Queirois de Oliveira, 38. Na sequência, o garoto se retirou da sala, sentou em uma escada e disparou ele próprio, na cabeça.

Ambos foram socorridos com vida. O aluno foi atendido no Hospital de Emergência Albert Sabin, em São Caetano. Ele teve duas paradas cardíacas e morreu às 16h50, de acordo com a prefeitura da cidade.

A professora permanece internada no Hospital das Clínicas, em São Paulo, sem previsão de alta. A delegada está em contato com o hospital para definir quando a professora poderá ser ouvida, mesmo que ainda na unidade.

Rosileide passou por uma cirurgia na noite da última quinta-feira --mesmo dia em que foi baleada-- para a retirada do projetil que ficou alojada entre o reto e o útero.

SALA DE AULA

A Prefeitura de São Caetano do Sul informou nesta segunda-feira que a sala de aula onde ocorreu o crime ficará desativada por tempo indeterminado.

De acordo com nota divulgada hoje, a ideia é que a sala em que funcionava o 4º ano C da seja transformada em algum laboratório ou sala de leitura. A aulas permanecem suspensas em toda a escola e devem ser retomadas na quarta-feira (28).

Os educadores e funcionários da escola começaram a receber atendimento psicológico hoje. Eles estão sendo atendidos por seis psicólogos que realizam terapias com grupos de até seis pessoas para esclarecer dúvidas e prepará-los para receber os alunos.

Pais e alunos também receberão atendimento psicológico. Com isso, as equipes vão, além de acolher e tranquilizar as pessoas, realizar uma triagem para determinar o grau do trauma e o estado emocional dos indivíduos. Se necessário, haverá acompanhamentos a longo prazo.

Folha OnLine

Atividades na avenida Paulista marcam Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência


Tema do evento é Valorize Sua Vida, Conheça Seus Direitos, Descubra o Que É Contracepção

Várias ações, que serão realizadas nesta segunda-feira (26) das 7h às 14h na avenida Paulista, em São Paulo, marcam o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência. O objetivo é informar e educar os jovens sobre saúde sexual e métodos contraceptivos para evitar uma gravidez não planejada.

O tema da quinta edição do evento é Valorize Sua Vida, Conheça Seus Direitos, Descubra o Que É Contracepção. Casais caminharão pelos principais pontos da Paulista para entregar cartões postais com mensagens sobre o tema, enquanto um grupo de teatro se apresentará no local. Na região, haverá também um grupo de jovens com faixas destacando a importância da prevenção da gravidez na adolescência. Fechando as ações, milhares de balões serão soltos na altura do número 900 da avenida Paulista, às 13h30.

De acordo com levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde, a América Latina registra anualmente 54 mil nascimentos com mães menores de 15 anos e 2 milhões com idade entre 15 e 19 anos. No Brasil, estudo do Ministério da Saúde revela que 15,9 anos é a idade média para a ocorrência de gravidez.

R7

Cachorro morre após ser agredido por funcionário de pet shop em Curitiba

Funcionário bateu com um instrumento de trabalho na cabeça do animal.
Estabelecimento lamentou o ocorrido, e deu outro cão para o proprietário.


Uma cadela da raça yorkshire morreu dentro de um pet shop, em Curitiba, após ser agredida por um funcionário. De acordo com o laudo veterinário, a cadela, chamada Mia, teve parada respiratória, parada cardíaca, edema e sangramento na região do crânio. Os donos do animal registraram um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

"Ele [o funcionário] disse que se sentiu ameaçado porque a cachorrinha iria tentar mordê-lo", contou o técnico em eletrônica Bruno Mazeiro, de 22 anos, que era o dono da cadela há seis anos. Segundo ele, Mia tinha menos de 30 centímetros e pesava 1,5 kg. O funcionário bateu na cabeça da cadela com uma rascadeira, instrumento utilizado para pentear pêlo de animais. "Acidentes acontecem, mas como foi de uma maneira cruel, a gente ficou chateado", lamentou.

O diretor-geral do pet shop, Luciano Mafra, afirmou que demitiu o funcionário logo após o ocorrido. “É um fato que não tem como deixar passar. É inadmissível”, disse ao G1. No entanto, o diretor não permitiu que Bruno visse as imagens do circuito de segurança do estabelecimento. "A gente quer saber a verdade, como aconteceu", afirmou Mazieiro. "Eles são responsáveis por quem contratam", acrescentou.

Mafra afirmou que pretendia “não polemizar”. Ele disse que se trata de algo desagradável, e que o estabelecimento compreende o sofrimento do dono do animal. “Só tem que pedir desculpa mil vezes”, disse. Segundo o diretor, o funcionário trabalhava há mais de um ano no local.

Compensação
"Eles devolveram o corpinho dela em um envelope", contou Bruno. Na tentativa de compensar o cliente pela perda, o pet shop deu outro cachorro da mesma raça para Bruno e a noiva, além do enxoval, as vacinas e alimentação. Para receber o animal, Bruno precisou assinar um contrato de adoção e um termo que dizia que, a partir daquele momento, o pet shop não tinha mais pendências. Bruno afirmou que a direção do pet shop não negou nada a ele.

“Até onde entendemos, fizemos o que podíamos na tentativa de sanar problema”, afirmou Mafra.

Investigação
De acordo com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o funcionário deve responder criminalmente por maus-tratos, já que há testemunhas do fato. “Quando você deixa um animal no pet shop, supõe que vão cuidar bem”, disse o policial que conversou com a reportagem. Mais detalhes sobre as investigações não foram revelados, mas o pet shop poderá responder em uma possível ação cível. O ex-funcionário do pet shop não foi localizado pelo G1 para comentar o ocorrido.

G1

domingo, 25 de setembro de 2011

Bofetada educadísima de Brasil al mundo



Leelo todo sin dejar una sola linea y te daras cuenta que es una respueta inteligente a una pregunta inteligente. Que bueno que fue un latino en dar tremenda declaración al mundo.

Durante un debate en una universidad de Estados Unidos, le preguntaron al ex gobernador del Distrito Federal y Ministro de Educación de Brasil (no 1º mandato de Lula, de 2003 a 2004) CRISTOVAM BUARQUE, qué pensaba sobre la internacionalización de la Amazonia.
El joven que hizo la pregunta dijo que esperaba la respuesta de un humanista y no la de un brasileño. Esta fue la respuesta de Cristóvão Buarque:

De hecho, como brasileño yo simplemente estoy en contra la internacionalización de la Amazonia. Por más que nuestros gobiernos no tengan el debido cuidado con este patrimonio, la Amazonia es nuestra. Ahora, como humanista, sabiendo del riesgo de degradación ambiental que sufre la Amazonia, puedo imaginar su internacionalización, como también de todo lo demás que tiene importancia para la Humanidad.

Si la Amazonia, desde el punto de vista de una ética humanista, debe ser internacionalizada, internacionalicemos también las reservas de petróleo del mundo entero. El petróleo es tan importante para el bienestar de la Humanidad como la Amazonia para nuestro futuro. A pesar de eso, los dueños de las reservas se sienten en el derecho de aumentar o disminuir la extracción de petróleo y de subir o no su precio. De la misma forma, el capital financiero de los países ricos debería ser internacionalizado.

Si la Amazonia es una reserva para todos los seres humanos, ella no puede ser quemada por la voluntad de un propietario o de un país. Quemar la Amazonia es tan grave como el desempleo provocado por las decisiones arbitrarias de los especuladores globales. No podemos dejar que las reservas financieras sirvan para quemar países enteros en medio de la especulación.

Antes que la Amazonia, me gustaría ver la internacionalización de todos los grandes museos del mundo. El Louvre no debe pertenecer apenas a Francia. Cada museo del mundo es el guardián de las más bellas piezas producidas por el genio humano. No se puede dejar que ese patrimonio cultural, como el patrimonio natural amazónico, sea manipulado y destruido por el gusto de un propietario o de un país. No hace mucho, un millonario japonés decidió enterrar su cuerpo con un cuadro de un gran maestro. Antes que eso, aquel cuadro debería haber sido internacionalizado.

Durante este encuentro, las Naciones Unidas están realizando el Forum del Milenio, pero algunos presidentes de países tuvieron dificultades para asistir por restricciones en la frontera de los EE.UU. Por eso yo pienso que Nueva York, como sede de las Naciones Unidas, debe ser internacionalizada. Por lo menos Manhattan debería pertenecer a toda la Humanidad. También París, Venecia, Roma, Londres, Río de Janeiro, Brasilia, Recife... Cada ciudad del mundo, con su belleza específica, su historia, debería pertenecer al mundo entero.

Si los EE.UU. quieren internacionalizar la Amazonia, por el riesgo de dejarla en las manos de los brasileños, internacionalicemos todos los arsenales nucleares de los EE.UU. Ellos ya demostraron que son capaces de usar esas armas, provocando una destrucción millares de veces mayor que las lamentables quemazones hechas en las florestas del Brasil. En los debates los actuales candidatos a la presidencia de los EE.UU. han defendido la idea de internacionalizar las reservas forestales del mundo como canje de la deuda. Comencemos usando esa deuda para garantizar que cada niño del mundo tenga posibilidad de comer y de ir a la escuela. Internacionalicemos a los niños, tratándolos a todos -no importando el país donde nazcan- como patrimonio que merece cuidarse en el mundo entero, aún más de lo que Brasil merece la Amazonia. Cuando los dirigentes traten a los niños pobres del mundo como un patrimonio de la humanidad, ellos no dejarán que trabajen cuando deberían estudiar, que mueran cuando deberían vivir.

Como humanista, acepto defender la internacionalización del mundo. Pero, mientras el mundo me trate como brasileño, lucharé para que la Amazonia siga siendo nuestra. ¡Sólo nuestra!

NOTA: Este artículo fue publicado en el NEW YORK
TIMES, WASHINGTON POST, USA TODAY y en los diarios de mayor tirada de EUROPA y JAPÓN.

Pero en BRASIL y el resto de Latinoamérica, este artículo no fue publicado.

Informação enviada por e-mail de uma amiga espanhola que vive em Buenos Aires, Nucha Gonzalez

Mecha de cabelo pode desvendar mistério de imigração humana a partir da Austrália


Uma mecha de cabelos ajudou uma equipe internacional de pesquisadores a desvendar o genoma de aborígenes australianos e reescrever a história da imigração dos humanos pelo mundo.

O DNA retirado dos cabelos doados por um jovem aborígene a um antropólogo britânico em 1923 demonstrou que aborígenes australianos foram o primeiro grupo a se separar de outros grupos humanos modernos, há cerca de 70 mil anos. E isto desafia a teoria que afirma que houve uma única fase de diáspora, vinda da África.

Enquanto as populações de aborígenes cruzavam a Ásia e a Austrália, o restante dos humanos permaneceu na região do norte da África e no Oriente Médio até 24 mil anos atrás, saindo apenas depois disto para colonizar a Europa e Ásia.

Mas, os aborígenes tinham se estabelecido na Austrália há 25 mil anos e, portanto, estavam há mais tempo no local onde vivem atualmente do que qualquer outra população conhecida.

A pesquisa, publicada na revista Science, também destaca as novas possibilidades de, no futuro, comparar os genomas de vários indivíduos para rastrear a imigração de pequenos grupos.

Diferenças

Restos arqueológicos encontrados na Austrália tiveram a idade calculada em cerca de 50 mil anos, o que determinava a idade máxima dos assentamentos de aborígenes no continente.

Mas a história da jornada deste grupo e sua relação com povos da Ásia e Europa ainda não tinha sido desvendada.

Anteriormente se pensava que os grupos humanos modernos tinham se dispersado em apenas uma onda a partir da África e do Oriente Médio e, devido às distâncias envolvidas, os europeus modernos teriam se separado dos asiáticos e dos australianos em primeiro lugar.

Mas, estas informações do DNA retiradas da mecha de cabelo aborígene mostravam que os australianos iniciaram sua jornada bem antes.

Ao examinar as pequenas diferenças entre o DNA de aborígenes e de outros humanos antigos, os cientistas mostraram que os indígenas australianos ficaram isolados pela primeira vez há 70 mil anos.

François Balloux, do Imperial College de Londres e que participou da pesquisa, descreveu como "uma população se expandiu pela costa devido à fartura de recursos na região. Eles podiam andar quase pelo caminho todo, pois o nível do mar era bem mais baixo". Apenas uma pequena viagem pelo mar era necessária para alcançar a Austrália a partir da Ásia.

Mas, qualquer vestígio arqueológico desta jornada, que durou cerca de 25 mil anos, deve estar perdido no fundo do mar, devido ao aumento do nível das águas.

Parque dos Dinossauros

Técnicas de análise de DNA como as que foram usadas neste estudo poderão ser usadas de forma mais ampla para analisar as imigrações humanas.

A equipe internacional de cientistas agora planeja examinar mais profundamente a imigração dos humanos modernos a partir da África além de tentar descobrir como e quando as Américas foram colonizadas.

Balloux afirmou que está animado com o potencial desta técnica, descrevendo-a como um tipo de ciência que é "quase (como a mostrada no filme) Parque dos Dinossauros".

A pesquisa foi feita a partir de uma mecha de cabelo doada por um jovem aborígene a um antropólogo britânico em 1923.

Os pesquisadores decidiram examinar a mecha de cabelo e não outro tipo de resto por razões legais, já que cabelo não é classificado como tecido humano.

"O mais importante para nós que a pesquisa fosse aceitável de um ponto de vista social e moral", disse François Balloux.

Para surpresa dos cientistas, todos os consultados apoiaram a pesquisa. Balloux afirmou que, no passado, grupos indígenas sempre foram "extremamente sensíveis a respeito das motivações de cientistas ocidentais" neste tipo de pesquisa.

Mas, o último estudo foi publicado com "forte apoio" do Conselho de Terra e Mar de Goldfields, a organização que representa os proprietários tradicionais de partes da Austrália ocidental, aborígenes.

Leila Battison

BBC Brasil

Interior do estado do Rio tem 10% na extrema pobreza


RIO - Marcelo, Júlia, Fernando, Bruno, Bruna, Ronaldo e Washington. Na casa de apenas dois cômodos, os sete filhos de Luciana Rodrigues, de 32 anos, vivem como podem. E podem pouco. Falta alimentação adequada e, para os mais novos, até mesmo a fralda, que a mãe improvisa utilizando um saco plástico amarrado ao quadril das crianças. Com renda inferior a R$ 70 reais per capita, essa família do município de Sumidouro, na Região Serrana, é o retrato daqueles que vivem abaixo da linha de extrema pobreza no Rio.

Sem emprego, Luciana depende do benefício federal pago a pessoas incapacitadas por algum tipo de deficiência e que não podem ter renda - o caso de dois dos seus filhos - e os ganhos do marido, que faz bico na lavoura. Ele recebe R$ 35 por dia, quando consegue serviço.

- Dependemos da ajuda de vizinhos ou de doações que a igreja faz. A situação é muito difícil porque falta de tudo. Aqui, almoçamos arroz e feijão. Carne, eu não me lembro quando comemos - diz Juliana.

Você concorda com a ideia de o Estado repassar recursos para famílias em situação de extrema pobreza?

A situação da extrema pobreza no estado (com exceção da capital) atinge cerca de 320 mil famílias - cerca de um milhão pessoas ou aproximadamente 10% da população do interior, segundo uma estimativa da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. A partir de dados do IBGE e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a secretaria está elaborando o mapa da miséria, que vai identificar os mais pobres em cada cidade. Para chegar a esses dados, o órgão utiliza como base o estudo da União, que tem como critério a renda inferior a R$ 70 per capita. Mas, no estado, o parâmetro usado será o R$ 100 per capita.

- Os R$ 70 per capita utilizados pelo governo federal para identificar as famílias em extrema pobreza não servem como critério para o Rio. Aqui temos uma pobreza metropolitana, com um custo de vida maior que o do Nordeste. Por isso estamos utilizando o critério de R$ 100. Por esse parâmetro, a nossa estimativa é que 320 mil famílias se encontrem hoje nessa situação - explica o secretário de Assistência Social, Rodrigo Neves.
O Globo
Verbratec© Desktop.