sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Flamengo anuncia parceria com Unicef


Rio - A parceria envolvendo Flamengo e Unicef foi confirmada oficialmente na manhã desta sexta-feira. O anúncio foi realizado no salão nobre da Gávea. A parceria é baseada na adesão do Flamengo ao compromisso “Meu time é nota 10”, um conjunto de dez princípios relacionados à proteção e à promoção de direitos de crianças e adolescentes – atletas e não atletas – dentro e fora do clube.

Durante o evento, a presidente Patricia Amorim, falou da importância do acordo para o clube.

"É um dia que se consolida uma parceria inédita na América Latina. O Unicef se alia ao Flamengo. Somos um grupo e tenho muito orgulho do Flamengo ser pioneiro nessa parceria", disse a mandatária, que explicou a ausência de Ronaldinho Gaúcho no evento.

"Ronaldinho foi chamado, mas não tinha compromisso formal de vir. Seria bom. Os outros atletas (olímpicos) estão de férias. Ontem ele disse que ia tentar, mas que tinha um compromisso na escola do filho. A gente entende. O Cielo veio de São Paulo, está de férias, mas gostaríamos que o Ronaldinho viesse. Assim como Flamengo é Flamengo, Ronaldinho é Ronaldinho", completou Patricia Amorim.

O diretor executivo Anthony Lake, representante do Unicef, exaltou a parceria com o rubro-negro.

"Estou muito impressionado com apresença de tantos campeões. Estou muito satisfeito em lançar esta parceria, que envolve o poder e a energia de um os maiores clubes do mundo", afirmou Lake.

O evento contou com a presença de dirigentes do clube. Além deles, os atletas César Cielo, Fabiana Beltrame e Jade Barbosa também estiveram no local. Maurício de Souza e Ziraldo também prestigiaram o anúncio da parceria.

Já o departamento de futebol foi representado por Vanderlei Luxemburgo e as jovens promessas da Gávea, Thomás e Adryan.

O DIA ONLINE

Polícia diz que pai confessou ter matado filho de 3 anos em SP


O pai do menino de três anos encontrado morto na quinta-feira (3) em uma rua da zona leste de São Paulo confessou, segundo a polícia, ter cometido o crime sob o efeito de drogas. O homem de 31 anos foi interrogado na tarde desta quinta-feira pelos delegados do 24º DP.

De acordo com a polícia, ele disse que saiu com o filho de Itapevi (Grande São Paulo) na noite de quarta-feira (2) em direção à sua casa para que os dois passassem o fim de semana juntos.

No meio do caminho, ele teria parado o carro em um posto de gasolina e dado vários socos na criança, até que ela ficasse inconsciente. O pai ainda relatou à polícia que estava sob o efeito de drogas e que a criança agonizou durante aproximadamente meia hora antes de morrer.

Ao perceber que o filho tinha morrido, o homem teria dirigido por algum tempo até deixar o corpo próximo ao meio fio na rua Sambaíba, na Vila Marieta, zona leste de SP. Em seguida, ele fugiu do local.

O corpo foi encontrado por um vigia e tinha sinais de espancamento.

O pai deu uma bicicleta ao menino e participou de sua festa de aniversário na noite anterior ao crime.

A polícia já pediu a prisão temporária da suspeito.

Folha OnLine

Imagens do dia

Foto fornecida pelo Governo das Ilhas Canárias, mostra a atividade do vulcão submarino na ilha de El Hierro. Cientistas estão registrando os fenômenos sísmicos e eruptivos na ilha

Folha Online

Mais da metade dos motoristas do país bebe, diz associação de medicina de tráfego


Para especialistas, exame para medir teor de álcool no sangue deveria ser obrigatório

Mais da metade dos motoristas do país bebe, e quase um quinto desse total é alcoólatra. A afirmação é da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). Segundo o diretor da associação e médico, Dirceu Rodrigues Alves Junior, 54% dos motoristas brasileiros ingerem bebida alcoólica e 17% desse índice fazem uso crônico da bebida.

O médico afirma que os dados não significam que mais da metade dos motoristas bebe e na sequência dirige, mas mostram que 54% da população com carteira de habilitação têm o hábito de beber. O número é alto, segundo Junior, e revela um dos motivos do crescimento dos acidentes envolvendo motoristas alcoolizados.

- Os alcoólatras crônicos bebem todo dia, de manhã, à tarde e à noite, e dirigem. Quarenta e cinco milhões é a frota de motoristas no Brasil e 54% fazem o uso de álcool, sendo que 17%, cronicamente e outros 37%, socialmente.

Em São Paulo, por exemplo, a mistura de álcool e direção resultando em acidentes tem se tornado frequente. Segundo a Polícia Militar do Estado, o número de motoristas bêbados flagrados em blitze entre janeiro e setembro deste ano é 38% maior do que a soma de todo o ano de 2010. No dia 22 de outubro, o gerente de banco Fernando Mirabelli, de 32 anos, matou dois garis atropelados na marginal Pinheiros, na zona sul da capital paulista. Ele ficou preso em um CDP (Centro de Detenção Provisória), pagou fiança de R$ 50 mil e foi solto.

No início do mesmo mês, um estudante embriagado dirigia um carro de luxo modelo Camaro e se envolveu em pelo menos três acidentes em sequência. Em uma das batidas, a vítima Edson Domingues teve 90% do corpo queimado e morreu. O estudante pagou uma fiança de R$ 245 mil e também foi liberado.

Na madrugada de 23 de julho, a nutricionista Gabriella Guerrero, de 28 anos, retornava de uma casa noturna com o namorado em um Land Rover, quando perdeu o controle da direção e atropelou o administrador de empresas Vitor Gurman, de 24 anos. O jovem foi levado ao Hospital das Clínicas, ficou em coma por quatro dias e morreu.

"Furo na Lei Seca"
De acordo com o diretor da Abramet, outro fator responsável pelo aumento de acidentes do tipo é “um furo na Lei Seca”. Para ele, a fiscalização de motoristas alcoolizados é precária.

- A fiscalização é muito fraca ainda, é irrisória. Ela é ostensiva pontualmente, como na Vila Madalena e na zona sul do Rio de Janeiro. Saiu desses locais, você não tem mais nada.

O vice-presidente da Anatran (Associação Nacional de Trânsito), Luis Francisco Flora, concorda com Júnior e diz ainda que algum exame para comprovar a embriaguez ao volante deveria ser obrigatório, principalmente em casos de acidente.

- Eu defendo que a pessoa tem que ser rigorosamente examinada na hora da abordagem, ou na hora que ela causou o acidente. Pelo menos nos casos em que há acidente, a legislação deveria ser um pouco mais dura. O que eu acho é que precisa ter um pouco mais de rigor na hora em que você constata o acidente e que você tem um agente causador do acidente naquele momento. Se não for assim, as pessoas não vão ter o exemplo de que não devem fazer aquilo.

Porém, para o exame de bafômetro ou de sangue se tornar uma obrigatoriedade, é necessário que haja uma mudança no código penal, já que os brasileiros não são obrigados a produzir provas contra si.

- Não só a Lei Seca [precisa se tornar mais rigorosa], eu acho que você precisa ter uma alteração no Código Penal [...] Precisa ter uma mudança na legislação penal que permita ou que obrigue as pessoas quando elas se recusarem [a fazer exame de nível de álcool no sangue], que haja pelo menos uma obrigatoriedade.

Getúlio Hanashiro, ex-secretário de Transportes de São Paulo e especialista em trânsito diz acreditar que a Lei Seca é positiva, mas que a aplicação da legislação tem que ser mais rígida.

- A fiscalização precisa ser mais rigorosa, ostensiva. Eu sou contra fiscalização escondida, a fiscalização tem que estar presente, o cidadão tem que sentir que existe uma autoridade policial presente, ou uma autoridade responsável pelo trânsito. A fiscalização ostensiva é uma forma de constranger o cidadão.

Hanashiro comparou a Lei Seca à lei do cinto de segurança, que passou obrigar os motoristas a usarem o acessório depois de uma intensa fiscalização.

- A lei do cinto de segurança pegou porque houve uma fiscalização massiva. A Lei Seca vai pegar quando houver essa fiscalização. O pessoal perdeu o medo, perdeu o receio.

R7

Rotweiller é amarrado em carro e arrastado pelo dono em Piracicaba, SP


SÃO PAULO - Um cão rotweiller foi amarrado pelo próprio dono em um carro e arrastado nesta quarta-feira, em Piracicaba, a 168 km de São Paulo. O animal teve várias lesões na pata anterior dianteira, que, com o atrito com o solo, teve gastos pele, músculo e tendões até atingir a parte óssea. Há possibilidade da pata ser amputada. O agressor ainda não foi localizado.As informações são da EPTV.

Um caso semelhante aconteceu no mês passado em Araçatuba, também no interior paulista. Na ocasião, uma cadela foi amarrada a uma moto e arrastada para fora de um condomínio pelo porteiro. Pessoas que passavam pelo local viram a ação chamaram a polícia. O agressor responderá por maus tratos.

A clínica que cuida do rotweiller busca, no entanto, uma alternativa para a primeira avaliação médica, que previa amputação. Exames e testes no rotweiller serão realizados na tarde desta quinta-feira. Segundo o veterinário Armando Frasson, a chance de amputação ainda é de 90%.

- Precisamos saber se ele terá sensibilidade. Se houver a mínima chance, como esperamos que haja 10%, nós vamos tentar fazer uma reconstituição do membro para mantê-lo - disse Frasson.

A reconstituição poderá ser feita por meio de enxerto de tecido e com a utilização de pinos, placas e parafusos.

O veterinário também informou que houve escoriações na barriga do cão e queimaduras do asfalto.

- Ele tentou correr muito, pois as patas estão desgastadas. Depois, acabou deixando ser arrastado. Foi uma crueldade - afirmou Frasson.

O animal ainda está com curativos nas outras patas, que também tiveram muitas lesões nos tecidos moles, chamados de coxin, a pele que fica embaixo da pata.

O dono do animal ainda não foi localizado. O boletim de ocorrência foi registrado no plantão policial como prática de abuso a animais, crime previsto no artigo 32 da lei de defesa ao meio ambiente. Testemunhas também informaram a placa da picape Ford Courier usada no crime, que é investigado pelo 2º Distrito Policial.

O Globo

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Autorizações judiciais para trabalho infantil são inconstitucionais, afirma Maria do Rosário


A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, disse nesta quinta-feira (27) que as autorizações de trabalho que juízes e promotores têm concedido a crianças são inconstitucionais e que o Poder Executivo tenta convencer os magistrados a abolir tal prática.

“As autorizações são inconstitucionais e pretendemos verificar que medidas legais o Poder Executivo pode tomar [para reverter os despachos já concedidos]. O principal, contudo, é convencermos os juízes a encerrarem este expediente”, declarou a ministra ao chegar à sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília (DF), onde participa da gravação do programa 3 a 1, transmitido pela TV Brasil.

Juízes e promotores da infância e da juventude e do trabalho concederam, entre os anos de 2005 e 2010, mais de 33 mil autorizações de trabalho a jovens com menos de 16 anos, como revelou a Agência Brasil no último dia 21. Os números são do Ministério do Trabalho e Emprego e foram colhidos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). A maior parte dessas decisões envolvem adolescentes de 14 a 15 anos, mas há um grande número de autorizações para crianças mais novas. No período, foram concedidas 131 autorizações para crianças de 10 anos; 350 para as de 11 anos, 563 para as de 12 e 676 para as de 13 anos.

Apesar de a maioria das decisões autorizarem as crianças a trabalhar no comércio ou na prestação de serviços, há casos de empregados em atividades agropecuárias, fabricação de fertilizantes (onde elas têm contato com agrotóxicos), construção civil, oficinas mecânicas e pavimentação de ruas, entre outras.

A Constituição Federal proíbe o trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de menor aprendiz, a partir dos 14 anos. No caso de atividades insalubres ou perigosas, contudo, é vedada a contratação de menores de 18 anos. Apesar disso, os juízes e promotores alegam que, na maioria das vezes, os jovens vêm de famílias carentes e precisam trabalhar para ajudar os pais a se manter.

Na terça-feira (25), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, declarou que considera muito grave a concessão das autorizações judiciais que, segundo ele, ferem a lei e prejudicam o serviço dos fiscais do trabalho.

À Agência Brasil, o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Nelson Calandra, declarou que a Constituição também garante outros direitos aos cidadãos, como a proteção à vida e à família, de forma que, ao julgar os pedidos de trabalho, os magistrados levam em consideração outros valores, e não só o artigo que proíbe o trabalho infantil. “Quando um juiz conclui que é imprescindível autorizar um jovem a trabalhar porque ele [juiz] não dispõe de outra ferramenta legal para socorrer uma família de baixa renda, não há nada de inconstitucional nessas decisões”, disse Calandra à reportagem.

Para a ministra Maria do Rosário, o argumento é um contrassenso. “As autorizações judiciais se contrapõem à defesa dos direitos da criança e do adolescente, ao direito de estarem na escola. A criança que trabalha, em geral, o faz para garantir seu próprio sustento e o de sua família e isso caracteriza trabalha infantil. Nestas condições, lhe é negado o direito à escola e ao desenvolvimento”, afirmou a ministra.

Fonte: SDH, com informações da Agência Brasil

prómenino

Homem é preso suspeito de torturar o filho no RS


Caso foi descoberto após a escola onde o garoto estuda perceber as lesões

Um homem, de 27 anos, foi preso suspeito de torturar o filho, de 8 anos, em Uruguaiana (RS). Segundo a polícia, agressões consistiam em socos e pontapés.

O caso foi descoberto após a escola onde o garoto estuda perceber as lesões na criança e acionar o Conselho Tutelar. Depois de constatar as agressões, o órgão acionou a polícia que prendeu o homem na última terça-feira (1°).O garoto foi encaminho ao Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente da cidade gaúcha.

R7

Veterinária explica amizade entre Dálmatas achados em agência


Animais sumiram no domingo (30) e não se desgrudaram até reencontrarem o dono

Os dois cães da raça dálmatas que foram deixados dentro de uma agência bancária em Porto Alegre (RS), na madrugada desta quinta-feira (3), são um bom exemplo de amizade entre os animais. A veterinária Kátia Simões Refaxo, que também é dona de um cão da raça dálmata, explica que há uma amizade entre eles e que, provavelmente, no caso dos cães achados em Porto Alegre, eles ficaram juntos para proteger um ao outro.

- Essa raça não é muito tranquila. Eles querem se impor quando saem na rua e como são grandes assustam. Como todos os animais, eles criam vínculos e protegem um ao outro. O macho com certeza vai querer proteger a fêmea e eles não vão se desgrudar.

Chamados de Mitius e Pinhó, eles sumiram no domingo (30), e não se separaram até reencontrar o dono. Um homem que passava reconheceu os cachorros e ligou para o dono, Maurício Moura. Ele contou que os dois estavam desaparecidos desde que o filho dele deixou o portão aberto. A pessoa que colocou os animais na agência ainda deixou um bilhete "dois dálmatas estavam perdidos e achamos melhor deixar eles aqui dentro".

O Mitus é o macho e Pinhó, fêmea.

- Mitius e Pinhó já têm mais de dez anos e sempre foram criados juntos.

A veterinária conta que mesmo em casos onde os dálmatas não se dão bem, quando alguém não está, eles sentem falta.

- Os animais nos vêem como uma raça superior a deles. Ele sabe reconhecer o outro como com quem podem brincar, enfim, ficarem juntos. Eu criava dois gatos durante muito tempo e um deles morreu há dois meses, e o outro ainda sente muito a falta.

R7

Marido dava esteroides para mulher se sentir feia e ficar em casa cuidando da família


Um britânico admitiu em tribunal ter ministrado esteroides para sua esposa com o objetivo de fazê-la sentir-se gorda e preferir ficar em casa, cuidando da família em vez de trabalhar, segundo a imprensa local.

Segundo jornais ingleses, Dalwara Singh recebeu do tribunal da cidade inglesa de Leicester uma sentença de 12 meses de prisão com suspensão condicional, o que significa que ele não terá de cumprir a pena a não ser que cometa outra infração nos próximos dois anos.

"Você fez isso para que ela desistisse de seu emprego, ganhasse peso e ficasse em casa, dependente de você", disse o juiz, ao ler a sentença.

As drogas que o marido deu secretamente para a esposa a fizeram desenvolver pelos no rosto e costas, além de causar coceiras e erupções em sua pele.

Quando a esposa disse que precisava ver um médico, ele disse que ela estava se preocupando sem motivos.

Após semanas, uma filha adolescente do casal flagrou o pai amassando remédios e o plano foi descoberto. A vítima tomou as drogas entre novembro de 2010 e janeiro deste ano.

O casal está casado há 17 anos e tem um filho e uma filha, ambos adolescentes.

O pai saiu de casa, tem acesso limitado a seus filhos e se diz "profundamente envergonhado". Além da sentença suspensa, ele terá que frequentar aulas de um programa para combater abusos domésticos.

Qualquer contato com sua esposa deve ser feito apenas por meio de advogados.

BBC Brasil

Alunos desocupam prédio de faculdade da USP


Jovens estavam havia uma semana no edifício da FFLCH.
No início da tarde, reitoria continuava ocupada.


Os estudantes que ocupavam havia uma semana o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP saíram por volta das 17h desta quinta-feira (3) do edifício. A reitoria da universidade, no entanto, continuava ocupada.

Mais cedo, uma comissão formada por professores, funcionários e alunos fez uma vistoria no prédio da FFLCH para verificar as condições dentro dele.

Segundo o professor André Singer, pelo que pôde observar, tudo estava em condições normais. Outros professores e funcionários que entraram também afirmaram que o prédio está limpo e que não houve danos.

Os estudantes invadiram o prédio em 27 de outubro. Na data, alunos da universidade entraram em confronto com a PM depois que três jovens foram detidos com maconha. Estudantes protestaram contra a prisão em frente a um dos prédios da faculdade e houve o conflito. Após a confusão, um grupo invadiu o prédio administrativo da FFLCH. Eles querem a saída da corporação do campus.

A saída do prédio foi decidida em assembleia realizada na noite de terça (1º). Horas depois, no entanto, estudantes dissidentes ocuparam o edifício da reitoria. O reitor da USP, João Grandino Rodas, disse em entrevista à Rádio CBN que entrou na Justiça com o pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o pedido foi protocolado no início da tarde desta quinta.

Rodas acrescentou que espera ver a situação resolvida de forma amigável, por meio de diálogo com os estudantes. No entanto, afirmou que o convênio entre a universidade e a PM continua.

O convênio foi firmado em setembro após a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, ocorrida na noite de 18 de maio. O jovem foi baleado quando se aproximava de seu carro em um estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Dois homens presos pelo crime foram indiciados por latrocínio.




G1

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Roger Abdelmassih usa habeas corpus de Gilmar Mendes para fugir do país


Roger Abdelmassih usa habeas corpus de Gilmar Mendes para fugir do país

O médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão, pode ter
aproveitado o habeas corpus concedido no Supremo Tribunal Federal
(STF), de acordo com parecer favorável do ministro Gilmar Mendes, e
fugido do país. Abdelmassih foi julgado culpado por estupros em série
às suas vítimas, mas não respondeu ainda às acusações de manipulação
genética. Considerado como foragido há duas semanas, Roger Abdelmassih
deixou a prisão em 2009, por força da medida acatada na Suprema Corte
do país.

As investigações acerca dos crimes cometidos por Abdelmassih começaram em 2008, quando ex-pacientes procuraram um grupo especial do Ministério Público para denunciar os crimes sexuais cometidos pelo médico, que estuprou e violentou mulheres com idades entre 30 e 45 anos, de vários Estados do país. Mais de 200 pessoas foram ouvidas no processo. Entre elas, 130 testemunhas de defesa e 35 mulheres que relataram os ataques sexuais de Abdelmassih na clínica mantida em uma região nobre da capital paulista. Algumas afirmam ter sofrido abusos sexuais mais de uma vez. Roger Abdelmassih chegou a ficar preso durante um curto período, entre 17 de agosto a 24 de dezembro de 2009, quando foi beneficiado por um gesto do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que lhe concedeu o direito de responder o processo em liberdade.

Outro habeas corpus famoso é o do ministro Marco Aurélio de Mello, que liberou o banqueiro Salvatore Caciolla e, em seguida, disse que
Caciolla tinha mesmo todo o direito de fugir para a Itália. Caciolla,
no entanto, foi preso novamente, no principado de Mônaco, por pressão
do delegado Romeu Tuma Jr., que à época ocupava um posto de destaque no Ministério da Justiça.

Um dos países para o qual Abdelmassih pode ter fugido é o Líbano, que
não mantêm laços diplomáticos com o Brasil suficientes para garantir a
extradição do condenado. Dono de uma fortuna relevante, Rober
Abdelmassih tem origens libanesas e dispõe de recursos suficientes
para montar uma rede de proteção nos meios governamentais daquele país.

dk

Estudantes a favor da PM na USP fazem protesto


Manifestação teve início por volta das 17h na praça do Relógio, na Cidade Universitária

Um grupo de cerca de cem estudantes fazia um protesto, por volta das 18h50 desta terça-feira (1°), dentro da USP (Universidade de São Paulo), a favor da permanência da Polícia Militar no campus. A ação teve início às 17h e era realizada na praça do Relógio, na Cidade Universitária, zona oeste da capital.

De acordo com a assessoria de imprensa da USP, o protesto era pacífico. Outro grupo de estudantes, que é contra a permanência da corporação no local, deve fazer uma assembleia para discutir os novos rumos da manifestação no início desta noite. A ação é apoiada por funcionários.

Na noite de segunda-feira (31), cerca de 600 pessoas estavam trancando a entrada do campus, que é formada pelas ruas Alvarenga e Afrânio Peixoto, por volta das 20h20 desta segunda-feira (31).

De acordo com Aníbal Cavalli, da diretoria do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), o grupo fez uma passeata pelo campus e encerrou o ato em frente à ocupação, que fica no prédio da administração da FFLCH.

Ele diz que a manifestação tem como objetivo apresentar à direção da USP as exigências necessárias para que o prédio da FFLCH seja desocupado. Entre as principais reivindicações está a quebra do convênio entre o Estado de São Paulo e a USP para retirar a polícia do campus.

PM na USP

O convênio que permite que a Polícia Militar atue dentro do campus da USP durará pelo menos cinco anos. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a Polícia Militar realiza um trabalho “eficiente” dentro do campus.

- A Polícia Militar está há mais de 50 dias fazendo policiamento para proteger todos na universidade: professores, funcionários, alunos, visitantes, numa missão pacífica e que tem trazido bons resultados.

A universidade informou que o convênio com a polícia foi decidido pelo conselho após o assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), e que foi "aprovada pela ampla maioria dos representantes da comunidade acadêmica".

Conflito

O impasse entre os alunos e a Polícia Militar começou na noite de quinta-feira (27). Centenas de universitários teriam se reunido em frente às viaturas em que estavam três estudantes supostamente flagrados com maconha, para evitar que eles fossem detidos.

De acordo com os estudantes, “a polícia continuou irredutível e chamou reforços”, o que teria provocado o confronto que terminou com uso de gás lacrimogênio, spray de pimenta, bala de borracha e uso de cassetetes, por parte da PM.

A Polícia Militar informou que, por conta do confronto, três policiais militares ficaram feridos e cinco viaturas foram danificadas pelos estudantes da USP. Os jovens presos foram levados para o 91º Distrito Policial (Ceagesp), onde iriam assinar um termo circunstanciado antes de serem liberados.

Em nota divulgada na sexta-feira (28), os alunos afirmam que a decisão de ocupar o prédio foi tomada por cerca de 500 alunos.

R7

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Brasil está na 82ª posição em ranking de desigualdade entre os sexos


País é um dos piores do mundo na questão da diferença salarial entre homens e mulheres

NOVA YORK - Mesmo com uma mulher na Presidência pela primeira vez em sua história, o Brasil ocupa a 82ª posição no ranking de desigualdade elaborado pelo World Economic Forum publicado nesta terça-feira, logo atrás de países como a Albânia, Gâmbia, Vietnã e República Dominicana.

A má colocação do Brasil, que está em último na América do Sul, se deve a um desempenho extremamente fraco na iniciativa para combater a desigualdade entre os sexos na economia e na política. Um dos problemas mais graves é a diferença salarial entre homens e mulheres que exercem o mesmo cargo.

"O Brasil é um dos piores países do mundo nesta questão salarial. As mulheres chegam a ganhar metade dos homens em alguns casos para trabalhar na mesma função", disse ao Estado Saadia Zahidi, pesquisadora do World Economic Forum responsável pelo levantamento.
Na política, mesmo com a eleição da presidente Dilma Rousseff no ano passado, o Brasil também tem uma performance que o coloca fora dos cem primeiros colocados. Segundo Zahidi, "faltam mulheres em posições ministeriais e acima de tudo no Parlamento".

O Brasil é o 103º e 111º colocado quando se leva em conta as mulheres em cargos ministeriais e parlamentares respectivamente em um desempenho considerado péssimo para um país com uma das maiores economia e democracias do mundo.

O World Economic Forum também adverte que faltam no Brasil mulheres em posições de liderança na iniciativa privada, ainda dominada pelos homens, de acordo com o levantamento.

Apesar de ter subido duas posições em relação ao mesmo ranking no ano passado, o Brasil manteve uma posição praticamente idêntica ao levantamento anterior. Mais grave, o país está bem distante da 67ª colocação de cinco anos atrás, quando teve a sua melhor performance.

Na América do Sul, Colômbia, Peru, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Uruguai, Chile, Equador, Argentina estão à frente do Brasil. Os argentinos, com um desempenho incomparavelmente superior ao dos brasileiros, estão na 28° colocação.

Apesar da fraca performance para igualdade entre os sexos na economia e na política, o Brasil ocupa a primeira colocação no ranking na área da saúde, empatado com vários outros países. Na educação, os brasileiros também lideram quando se leva em conta a educação secundária, mas despencam para 105ª colocação na primária.

Estadão

Pai agride filho de 3 anos com chicote usado em cavalos, diz polícia em MS


Criança ficou com hematomas nas pernas e nas costas, diz delegado.
Suspeito disse à Polícia Civil que bateu no filho após uma travessura.


Um homem de 34 anos é suspeito de agredir o filho de 3 anos em Alcinópolis, cidade a 387 quilômetros de Campo Grande, usando um chicote de couro, que segundo a Polícia Civil tem aproximadamente um metro. A família mora em uma fazenda a 40 quilômetros do município, onde o pai trabalha como caseiro.

O delegado Camilo Kettenhuber Cavalheiro, responsável pelo caso, disse ao G1 que foi ao local acompanhado pelo Conselho Tutelar no último dia 28 de outubro, depois de receber uma denúncia anônima. Segundo ele, o menino não é filho biológico do suspeito, mas foi registrado por ele. “Chegando lá já vimos um hematoma na perna direita, como se tivesse apanhado com um laço. A mãe acabou dizendo que ele tinha sido agredido antes dos policiais chegarem”, relata.

A equipe de policiais civis esperou o suspeito, que estava trabalhando no campo, chegar em casa para levá-lo a delegacia. Segundo Cavalheiro, ele confessou ter agredido o filho após uma travessura. “Ele disse que bateu com um relho, um tipo de chicote para bater no cavalo feito de couro de anta. Não sei se usava sempre, mas segundo as denúncias, as agressões eram constantes”, afirmou o delegado ao G1.

O menino, segundo Cavalheiro, também apanhava da mãe, que disse, em depoimento, considerar a atitude adequada para a educação do filho. “A mãe disse que cresceu com esse tipo de educação. Os pais batiam nela quando criança com varinha de árvore. Ela acha esse tipo de educação normal”, relata.

De acordo com o delegado, o suspeito já tinha passagens na polícia por violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi indiciado e vai responder por maus tratos em liberdade.

O produtor rural Adaías Filho, dono da fazenda onde ocorriam as agressões disse ao G1 que o funcionário foi demitido no mesmo dia em que a polícia esteve no local. Ele afirma que o suspeito trabalhava há dez dias no local. "Uma pessoa que agride um menino de 3 anos é capaz de qualquer coisa", disse ao G1.

G1

Siamesas filipinas unidas pelo peito e abdôme serão operadas nos EUA


Elas têm cérebros distintos e seus próprios corações, estômagos, rins e intestinos

Duas siamesas nascidas nas Filipinas serão submetidas nesta terça-feira (1º) a uma cirurgia para separar as partes do peito e abdôme que compartilham, anunciou o hospital nos Estados Unidos onde irá acontecer a operação.

Estima-se que a parte de maior risco da cirurgia de Angelina e Angelica Sabuco será a divisão de seu fígado, detalhou o Hospital Infantil Lucile Packard, situado em Palo Alto.

- Os índices de sobrevivência de gêmeos toracópagos dependem da complexidade da conexão do coração, se existir, e de eventuais complicações relacionadas ao fígado.

As meninas, que completaram 2 anos de idade em agosto, são unidas pelo peito e umbigo. Elas têm cérebros distintos e seus próprios corações, estômagos, rins e intestinos.

A cirurgia deve durar entre oito e nove horas: seis horas para separar as crianças, e entre duas e três horas para a reconstrução. Ela será dirigida por Gary Hartman, que já realizou seis operações desse tipo.

- Essa é uma cirurgia maior, mas realmente esperamos que as gêmeas sobrevivam e se desenvolvam bem.

A mãe das meninas, Ginady, soube que as filhas eram unidas quando estava no sétimo mês de gestação, enquanto seu marido, Fidel, trabalhava em San José, Estado da Califórnia.

As siamesas nasceram em agosto de 2009, e Ginady viajou até a Califórnia para se unir ao marido no fim de 2010, quando as filhas começaram a ser atendidas pelos médicos do hospital infantil de Packard.

- Quero que elas tenham uma vida normal, como as outras crianças.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

R7

Mãe descobre que filho morreu pelo Facebook


A mãe de Ridge Barden, um aluno do ensino médio de 16 anos, só descobriu que ele morreu em um jogo de futebol americano devido a uma página no Facebook. Jackie Barden não foi informada durante a partida porque não estava listada como um contato para emergências, e sim seu ex-marido, que também não lhe avisou.

Algumas horas depois do acidente fatal, inúmeras páginas prestando luto ao jovem surgiram na rede social. "Pelo Facebook e pelos noticiários, foi assim que descobri morte de meu filho", disse ao programa americano WSYR TV. "Eu realmente espero que as pessoas simplesmente deem uma olhada e comecem a perceber que as coisas têm que mudar para que nenhum outro pai tenha que sofrer e passar pelo que eu passei".

O chefe de polícia Dan Mack lamentou pela mãe não ter sido notificada e garantiu que medidas serão tomadas para que isso não aconteça novamente. Os resultados da autópsia revelaram que ele morreu devido a uma forte pancada na cabeça. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. "Ainda é chocante. Ele estava conosco e agora se foi", declarou a mãe.

Jackie Barden conversou com os outros jogadores do time da escola e adversário naquela noite para não se sentirem culpado pela morte do jovem: "Ele só não gostaria que as pessoas pensassem que foi culpa delas. Foi apenas um acidente", garantiu.

O pai de Ridge Barden divulgou um comunicado sobre a perda de seu filho: "Não tenho palavras agora. Meu mundo foi devastado. Mas, eu quero dizer muito obrigado a todos vocês que me escreveram e estão enviando suas orações para mim. Eu não sei o que vou fazer sem você, Ridge. Eu te amo tanto".

Via MailOnline

TechTudo

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Médicos recomendam três dias sem álcool por semana


Uma noite de bebedeira deve ser seguida por dois ou três dias sem álcool, afirmam médicos britânicos.

Segundo a associação Royal College of Physicians (RCP), o fígado precisa de tempo para se recuperar.

"Além das quantidades, limites seguros para o consumo de álcool também precisam levar em conta a frequência. Há um maior risco de problemas no fígado para aqueles que bebem diariamente ou quase diariamente na comparação com aqueles que bebem esporadicamente ou alternadamente", disse Ian Gilmore, conselheiro sobre álcool do RCP.

"Recomendamos um limite seguro de consumo de álcool entre zero e 21 unidades por semana para homens e um máximo de 14 unidades para mulheres, desde que o total não seja consumido em apenas um ou dois episódios e que haja dois ou três dias sem álcool por semana."

Uma garrafa de 330 ml de cerveja tem em torno de 1,7 unidades, enquanto uma taça pequena de vinho (125 ml) tem 1,5 unidade.

"Se alguém bebe um drink por dia, uma bebida pequena todos os dias de sua vida, é improvável que haja algum problema, mas se você sai e bebe muito, é aconselhável deixar seu corpo descansar."

De acordo com números oficiais, as internações relacionadas a álcool chegaram a um número recorde no ano passado na Grã-Bretanha.

Mais de um milhão de pessoas foram admitidas em hospitais em 2009-2010 no país e, em quase dois terços dos casos, os pacientes eram homens.

BBC Brasil

Histórias de superação se escondem por trás das medalhas conquistadas no Pan


Thiago Pereira, Maurren Maggi, Cesar Cielo e outros heróis tiveram que superar seus limites

Thiago Pereira, Maurren Maggi, Cesar Cielo, Maurine e outros heróis dos Jogos Pan-Americanos tiveram que passar por momentos de superação antes de estar no lugar mais alto do pódio em Guadalajara. Veja no vídeo os próprios heróis contando suas histórias de sucesso.


A Rede Record transmitiu os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 fez transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e 2019 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

R7

População mundial chega a 7 bilhões de habitantes


Segunda-feira, 31/10/2011

A ONU elegeu uma menina filipina como a representante simbólica da marca. Danica May Camacho nasceu com 2,5 kg, num hospital da capital Manila.

G1

'Fechei os olhos e pensei em Deus', diz jovem que pulou do 12º andar


Muniki Goulart se jogou para fugir de um incêndio em seu apartamento.
Mãe da mulher se feriu e já recebeu alta, mas o pai e o marido morreram.


Muniki Dias Goulart, de 25 anos, que sobreviveu à queda do 12º andar de um prédio em chamas, no Setor Oeste, em Goiânia, no dia 29 de setembro, conversou com a TV Anhanguera e deu detalhes do drama que viveu junto com a família. Ela contou que no momento da queda pensou em Deus. “Quando caí lá de cima eu fechei os olhos e pensei em Deus. E a minha mãe também disse: 'Deus te proteja minha filha'. Em nenhum momento eu desmaiei. Eu estava com o pensamento em Deus e ele está mostrando para todo mundo que ele existe”, afirma.

A moça, que está morando na casa dos avós, contou que o desespero foi grande e que na hora não teve como pensar de forma racional: "Você só quer socorro, só isso. Parece que a fumaça entra em você e vai te apagando. Você não pensa, só quer sair dali. Então, a gente fica procurando o ar e eu fui de uma vez. Não tem como pensar em nada. Você vai.”

Muniki conta sobre os últimos momentos que viveu com o pai: “Ele estava me procurando, andando de um lado para o outro. Daí, ele me deu um beijo na boca e falou graças a Deus, respirou e entrou na ambulância. Essas são as últimas lembranças que eu tenho do meu pai.”

E lamenta a morte do pai e do esposo: “Eu perdi o amor da minha vida, meu companheiro. Era uma pessoa maravilhosa. Só Deus para tirar essa dor, esse aperto. Dá uma saudade. Meu pai também eu amo demais. Ele foi um herói de voltar lá. É saudade demais”, desabafa.

Tragédia
O Corpo de Bombeiros suspeita que uma churrasqueira elétrica que foi esquecida ligada tenha causado o incêndio. No momento, quatro pessoas estavam no apartamento. O marido de Muniki Dias, Eduardo Oliveira, foi o primeiro a pular do prédio e morreu na hora. Muniki pulou em seguida e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. A jovem fraturou a costela e a região do quadril e sofreu queimaduras nos pés e mãos. O pai dela foi salvo pela vizinha, que o puxou pela janela da cozinha, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 10 de outubro. A mãe de Muniki, Kátia Dias Goulart, foi salva pelo Corpo de Bombeiros e recebeu alta no dia 11 de outubro.

G1

Médicos de Lula dizem que tumor tem agressividade média e descartam cirurgia


RIO - A equipe médica que trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, que está descartada neste momento a cirurgia para a retirada do tumor na laringe do paciente. A biópsia feita no fim de semana confirmou que o tumor de Lula é do tipo mais comum, está em estágio intermediário e tem agressividade média. Segundo Dr. Paulo Hoff, a radioterapia acontecerá de três a quatro semanas depois da quimioterapia, que costuma durar sete semanas. Todo o tratamento terminará em fevereiro.

- Não há cirurgia no cronograma de tratamento - disse Hoff, descartando a intervenção neste momento.

Somente se o tumor não responder bem à quimioterapia, poderá ser feita a cirurgia para preservar a voz de Lula.

- Mas pela localização do tumor, ele tem chance grandes de não precisar da operação - disse o médico.

Após dois ciclos de quimioterapia, os médicos poderão avaliar se o ex-presidente responderá bem ao tratamento, o que deve acontecer em aproximadamente 40 dias. No domingo, em entrevista ao programa "Fantástico", da TV Globo, o médico Roberto Kalil disse que, pela avaliação dos oncologistas, a chance de recuperação de Lula é de 80%.

Ex-presidente deve ter alta somente na terça-feira
Lula colocou um catéter na altura do tórax que vai permitir que medicamentos quimioterápicos sejam inseridos em seu organismo.

Hoje foi a primeira sessão de três de quimioterapia a que Lula será submetido. Haverá um intervalo de 21 dias entre elas.

Um medicamento foi aplicado nesta segunda-feira e um outro será recebido ao longo das próximas 120 horas, quando ele já estiver em casa, por meio de uma sonda. Entre a segunda e terceira sessão haverá uma avaliação médica.

Mesmo depois de curado o tumor, Lula precisará fazer exames periódicos para descartar a volta do câncer:

- A fase de maior risco são nos dois primeiros anos. Depois de cinco anos, poderemos falar que o paciente está curado desse tipo de câncer - disse o médico Luiz Paulo Kowalski, na coletiva desta segunda.

Lula recebe a visita da presindete Dilma
Lula recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff no início da noite desta segunda-feira. A presidente,que antecipou em duas horas o horário do embarque para São Paulo, onde tem agenda oficial, chegou ao Sírio e Libanês acompanhada do secretário da presidência Gilberto Carvalho.

Mais cedo, o ministro da Fazenda Guido Mantega e o empresário e advogado Roberto Teixeira também foram ao hospital para uma visita. Mantega entrou pela porta dos fundos, evitando o assédio da imprensa, e Teixeira deixou o local apressado sem falar com os jornalistas.

Segundo integrantes do Instituto Cidadania, o ex-presidente torceu pelo Corinthians no fim de semana, mas sem gritar e teve recomendações médicas de falar pouco. Ele foi informado de que importantes líderes políticos internacionais telefonaram para desejar boa recuperação, entre eles, os presidentes Cristina Kichner (Argentina), Hugo Chavez (Venezuela) e Raul Castro (Cuba). Nesta segunda, o presidente do Uruguai, José Mujica, enviou mensagem de solidariedade ao ex-presidente.

No domingo, passado o choque do diagnóstico, o ex-presidente viveu um dia de ansiedade , à espera da internação e do início do tratamento . Evitou os amigos, mesmo os mais íntimos, e cercou-se da mulher, dos filhos e dos netos.

Mãe e irmãos de Lula tiveram câncer
Lula recebeu o diagnóstico de câncer na laringe com o susto de quem já sofreu com essa doença na família. Sua mãe, dona Lindu, morreu em um hospital público com câncer de útero. Em junho, a irmã mais velha de Lula, Marinete, morreu de câncer no pulmão. Um de seus irmãos, Jaime, teve um tumor na laringe semelhante ao que o ex-presidente enfrenta agora e curou-se. O médico que tratou Jaime faz parte da equipe que cuidará do ex-presidente. É o oncologista Luiz Paulo Kowalski. Para Kalil, esse passado familiar pode, sim, ter influenciado no desenvolvimento da doença.

O Globo
Verbratec© Desktop.