sábado, 10 de dezembro de 2011

Pelos filhos, leitores de e-books insistem no papel


Os digitais representam menos de 5% do total anual de vendas de livros infantis, em comparação com mais de 25% em algumas publicações adultas.

Os livros impressos podem estar sendo sitiados pela ascensão dos livros eletrônicos, mas um grupo em particular não abre mão deles: as crianças. Os pais, no entato, insistem que essa geração de leitores passe seus primeiros anos com livros à moda antiga. Esse é o caso até de pais que adoram baixar livros para Kindles, iPads, laptops e celulares - eles querem os filhos cercados por livros impressos, para experimentar o ato de virar páginas físicas enquanto aprendem sobre formatos, cores e animais.


Os pais também dizem ainda que gostam de se aconchegar com os filhos e um livro, e temem que uma engenhoca brilhante possa roubar toda a atenção. Além disso, se a criança vomitar, o livro pode ser mais fácil de limpar do que um tablet. "É a intimidade de ler e tocar o mundo. É a maravilha de ela tocar uma página comigo", diz Leslie Van Every, 41 anos, usuária leal do Kindle, cujo marido, Eric, lê no iPhone. Para a filha Georgia, de dois anos, no entanto, a única opção são os livros de papel. "Ela somente lê livros impressos", disse Van.


À medida que o mundo do livro adulto se torna digital, em um ritmo superior ao que as editoras esperavam, as vendas de livros eletrônicos de títulos voltados para menores de oito anos mal se mexeram. Elas representam menos de 5% do total anual de vendas de livros infantis, segundo estimativa de várias editoras, em comparação com mais de 25% em algumas categorias de livros adultos. Muitos livros infantis também são dados como presente, já que a maioria das crianças de seis anos não tira proveito das delícias de um vale presente da Amazon.


No papel - Os livros infantis também são um ponto alto das livrarias físicas, pois os pais geralmente folheiam o livro inteiro antes de comprá-lo, algo que nem sempre dá para fazer no similar eletrônico. Um estudo encomendado pela HarperCollins, em 2010, constatou que os livros comprados para crianças de três a sete anos eram adquiridos com frequência numa livraria local – 38% das vezes.


E esta é uma pergunta para um debate da era digital: alguma coisa se perde na conversão de um livro ilustrado para seu irmão digital? Junko Yokota, professor e diretor do Centro de Ensino por Livros Infantis da National Louis University, Chicago, acredita que a resposta é sim, pois o formato e tamanho do livro costumam fazer parte da experiência de leitura. Páginas maiores podem ser usadas para cenários amplos, ou um formato mais comprido pode ser escolhido para histórias sobre arranha-céus.

Tamanho e forma "se tornam parte da experiência emocional, da experiência intelectual. Existe muita coisa que não dá para padronizar e enfiar no formato eletrônico", disse Yokota, que dá palestras sobre como decidir quando um livro infantil é mais adequado para o formato digital ou impresso.


As editoras afirmam que estão gradualmente aumentando o número de livros ilustrados impressos que são convertidos para o formato digital, mesmo sendo demorado e caro, e os desenvolvedores têm se ocupado em criar aplicativos interativos para livros infantis.


Mercado - Embora se espere que a chegada ao mercado de novos tablets da Barnes & Noble e Amazon neste trimestre aumente a demanda por livros infantis, diversas editoras suspeitam que muitos pais ainda vão preferir as versões impressas. "Claramente existe uma predisposição ao impresso", disse Jon Yaged, presidente e editor do Macmillan Children's Publishing Group, que lançou The Pout-Pout Fish, de Deborah Diesen, e Na Noite em que Você Nasceu, de Nancy Tillman. "E os pais são as mesmas pessoas que não terão apreensões em comprar um livro eletrônico para si mesmos."


Isso é o que acontece na casa de Ari Wallach, empreendedor nova-iorquino obcecado por tecnologia, que ajuda empresas a se atualizar tecnologicamente. Ele lê em Kindle, iPad e iPhone, mas o quarto das filhas gêmeas está atulhado apenas com livros impressos. "Admito parecer avesso ao progresso neste caso, mas existe algo muito pessoal num livro, e não em um entre mil arquivos de iPad, algo que está conectado e é emocional, algo com que eu cresci e com que quero que elas cresçam."


"Reconheço que, quando tiverem minha idade, será difícil encontrar um 'livro de árvore morta'. Dito isso, sinto que aprender com livros é um rito de passagem importante, da mesma forma que aprender a comer com talheres e a usar o pinico."


Alguns pais não querem fazer a mudança nem com os filhos em idade escolar. Alexandra Tyler e o marido leem em Kindles, mas seu filho, Wolfie, sete anos, só lê os impressos. "De alguma forma, acho que é diferente. Quando se lê um livro, um livro infantil de verdade, ele envolve todos os sentidos. Ele ensina a virar a página direitinho. Sente-se o cheiro do papel, o toque."


Existem muitos programas que dizem ajudar as crianças a ler, por exemplo, falando uma palavra realçada ou pelas figuras. Nem todos os pais acreditam nisso. Matthew Thomson, 38 anos, executivo do Klout, site de mídia social, tentou um deles com Finn, de cinco anos. Contudo, ele acredita que o filho irá aprender a ler mais rápido com o impresso. Além disso, os recursos do iPad distraem. "Quando é hora de ir para cama e ele sabe que vou ler, meu filho diz: 'Vamos jogar Angry Birds um pouquinho.' Se ele for pegar o iPad, não é para ler, meu filho vai querer jogar. Assim, a concentração para a leitura vai embora."


Veja

Golpe encarece corrida de táxi em 20%

Software acoplado ao taxímetro pode aumentar o valor da viagem

Taxistas mal-intencionados têm aplicado um golpe para aumentar o preço da corrida. Software acoplado ao taxímetro e acionado por controle remoto pode aumentar o valor da corrida em até 20%.


O equipamento altera o quilômetro rodado e o tempo do percurso. O sistema é similar ao usado em postos de gasolina para fraudar motoristas, que abastecem menos do que a bomba registra.


A fraude foi descoberta há cerca de dois meses pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP), que fiscaliza os 33 mil táxis regulares da capital. O equipamento é instalado por mecânicos e eletricistas, que violam o lacre dos taxímetros.



Para o superintendente do Ipem, José Tadeu Rodrigues Penteado, quadrilhas especializadas vendem os equipamentos.


R7

Estudante de 12 anos foi flagrada em frente de escola no interior do Paraná. Menores dizem que não têm dificuldades para comprar bebidas.

Uma menina de 12 anos foi flagrada embriagada em frente a uma escola de Imbituva, na região dos Campos Gerais. As imagens mostram as colegas tentando ajudá-la, mas a garota acaba caindo no meio da rua.


A adolescente contou para a mãe que havia fugido da escola com outros cinco amigos também menores de idade. Segundo a mãe da estudante, meninos teriam oferecido bebida alcóolica a menor, que quase entrou em coma alcóolico. “Ela tava muito mal mesmo, ela não andava mais”, disse a mãe.

A polícia descobriu que a bebida consumida foi comprada por um outro adolescente de 15 anos. Os colegas da garota flagrada contaram que não encontram dificuldade em comprar bebida alcóolica.



“Não tem dificuldade de comprar. Porque você vai, às vezes pelo tamanho, eles acham que você é de maior já e vendem. Não perguntam idade e nada. (...) Nem pedem documento”, relata uma menor.



Para o diretor da escola em que a adolescente flagrada estuda, Marcos Antonio Garczareck, a restrição para a venda de bebidas alcóolicas deveria ser maior. “Tem que ser feito um trabalho de conscientização dos comerciantes”, comentou.



O Ministério Público de Imbituva reconhece que o problema saiu de controle. “No momento que a criança e o adolescente é surpreendido ingerindo algum tipo de bebida alcoólica há uma dificuldade seja da Polícia Civil, seja da Polícia Militar, no âmbito de apurar quem realmente vendeu aquela bebida. De certa forma, se esquivam da responsabilidade e isso acaba prejudicando e repressão daquele ilícito”, explica o promotor público Eduardo Ratto Vieira.



Vender bebida alcóolica para menores é crime. A punição pode ser multa, fechamento do estabelecimento até a prisão.


CAPs
No Paraná, existem 79 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) para atender a população que necessita de acompanhamento clínico, com a finalidade de evitar internações em hospitais psiquiátricos.


Além disso, a reinserção social dos usuários através do trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários é foco dos serviços prestados pelos CAPs.



Os pais que tem filhos com problemas relacionados a bebida alcóolica podem buscar ajuda nestes centros.



Veja a lista com o contato de todos os CAPs do estado no site do Ministério da Saúde.


G1

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tio da menina morta em Santa Cruz é suspeito do crime, diz polícia

Maria de Fátima, de cinco anos, encontrada morta próximo a um rio em Santa Cruz, nesta quinta-feira (8), pode ter sido vítima do próprio tio, segundo uma das linhas de investigação adotadas pela polícia. Ele participou das buscas com os bombeiros e, no momento em que o corpo foi encontrado, ele deu a entender que sabia onde a menina estava. Ele foi levado para a Divisão de Homicídios, a fim de prestar esclarecimentos.


Maria de Fátima desapareceu na tarde da última quarta-feira (7). Nesta quinta-feira, homens do Corpo de Bombeiros foram checar a informação de que havia um corpo de uma criança num valão na região de Areia Branca. O pai da menina reconheceu a filha, que estava sem roupa. A polícia investiga se houve violência sexual.


Segundo Maria Lucia Francisca dos Santos, mãe de Maria de Fátima, a menina brincava sozinha no quintal de casa quando sumiu.


A família desconfiou que o padrinho da menina tivesse fugido com ela, pois vivia brigando com o pai da criança para ficar com ela.


Extra Online

Estudo diz que é possível evitar mais de 40% dos casos de câncer


Pesquisa mostrou que diagnósticos estavam relacionados com estilo de vida

Cerca de 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos registrados em mulheres no Reino Unido são causados pelo estilo de vida e podem ser prevenidos, diz um estudo publicado nesta terça-feira (6) na revista médica "The British Journal of Cancer".


A pesquisa, a mais extensa elaborada até hoje no Reino Unido, chegou à conclusão que mais de 100 mil dos cânceres diagnosticados a cada ano neste país são causados por quatro fatores relacionados com o estilo de vida: tabaco, má alimentação, álcool e sobrepeso.

Segundo o estudo, realizado pela associação britânica "Cancer Research UK" e que levou em conta 14 fatores ambientais e de estilo de vida, o tabaco é o elemento mais determinante para o desenvolvimento de um câncer.

O tabaco é responsável por 23% dos casos de câncer em homens e por 15,6% das ocorrências em mulheres, sendo que os tipos mais frequentes são, além do de pulmão, o de bexiga, rim, pâncreas e colo do útero.

No total, 34% dos cânceres diagnosticados no Reino Unido em 2010, o que equivale a 106.845 casos, estavam vinculados a tabaco, alimentação, problemas com álcool e excesso de peso.



Entre os homens, 6,1% dos casos de câncer tinham relação com a falta de frutas e verduras na dieta, 4,9%, com o trabalho, 4,6%, com o álcool, e 4,1%, com o sobrepeso.



Além disso, segundo o estudo, 3,7% dos cânceres diagnosticados em homens têm como causa uma excessiva exposição aos raios ultravioletas. No caso das mulheres, 6,9% dos diagnósticos de câncer estiveram vinculados ao sobrepeso, 3,7%, a infecções, e 3,6%, aos raios ultravioletas.



A falta de frutas e verduras na dieta foi determinante em 3,4% dos casos de câncer entre mulheres, enquanto o álcool foi responsável por 3,3% das ocorrências.


Ex-jogador é condenado a 22 anos de prisão por morte de ex-mulher


Janken recebeu pena de 21 anos pela morte de Ana Claudia e mais um ano por furto

O ex-jogador de futebol Janken Ferraz Evangelista foi condenado na noite desta quarta-feira (7) a 21 anos de prisão pela morte da ex-mulher Ana Cláudia Melo da Silva. O júri considerou Janken culpado de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima), rejeitando sua tese de que agiu em legítima defesa.


Além da pena de 21 anos, Janken também foi condenado a mais 1 ano pelo roubo do celular de Ana Claudia, que foi um dos motivos pelos quais o casal brigou. Segundo o assistente de acusação, José Beraldo, Janken não poderá recorrer em liberdade.


De acordo com Janken, ele e a ex-mulher haviam voltado de um jogo entre Corinthians e Santos, no estádio do Pacaembu, quando ela se descontrolou e passou a atacá-lo com uma faca, dentro do apartamento do irmão dela, na zona sul de São Paulo. Ele disse que tomou a faca dela e empurrou contra seu corpo duas ou três vezes, mas a perícia afirma que Ana Cláudia morreu com 14 facadas.



De acordo com Beraldo, não é possível falar em legítima defesa.



- Ele tinha possessão por ela. Eles foram ver o jogo e o Janken viu o Ronaldo Fenômeno dar um beijo nela e foi aí que começou a possessão.



O crime aconteceu no dia 22 de março de 2009, na avenida do Cursino, Jardim da Saúde, na zona sul da capital. Janken teria matado Ana Cláudia a facadas depois de uma briga no apartamento dela. Após o crime, Janken fugiu levando o filho do casal, que estava no apartamento no momento do crime.


Ainda de acordo com o jogador, o desentendimento entre os dois começou quando Ana Claudia disse que gostaria de esperar a saída dos jogadores no estádio. Para não brigar com ela, o ex-jogador disse que concordou em permanecer no local por mais alguns momentos. Ao chegar à casa do irmão dela, ele conta que foi dar mamadeira ao filho, no quarto, quando ouviu Ana Claudia sussurrando no telefone na cozinha.



- Voltei em sua direção na cozinha e percebi que ela estava falando baixo para não escutar. Ela dizia que não pode ficar após o jogo “porque o pai do meu filho embaçou”. Achei aquilo uma falta de consideração.


O jogador contou ao juiz Marcelo Augusto Oliveira que em seguida tomou o celular da mão dela, ligou para um dos últimos números chamados e viu que se tratava do ex-goleiro do Santos Futebol Clube, Fabio Costa. Ele olhou ainda mensagens no celular em que Ana Claudia trocava mensagens de conteúdo erótico com Costa e outros homens, incluindo outros jogadores de futebol.



Janken afirmou que mostraria as mensagens ao irmão de Ana Claudia, Odair Bezerra da Silva, para mostrar “como ela era”.



- Nesse momento, ela pirou. Ela se virou e veio para cima de mim com a faca (...) joguei o celular no chão, peguei as duas mãos dela e a joguei no chão. Tomei a faca, ela tentou morder meu dedo e eu soltei a faca. Ela pegou a faca de novo, e eu percebi que ela queria mesmo era enfiar a faca em mim, me matar. Aí puxei a faca dela e empurrei em direção a ela. Perdi a cabeça.


Filho

O irmão de Ana Claudia, Odair Bezerra da Silva, disse na segunda-feira (5), primeiro dia do julgamento, que o filho dela contou a ele ter visto seu pai matar a mãe.



- Ele [filho de Janken] afirmou na escola “meu pai matou minha mãe, ele furou minha mãe”. Eu falei para ele que nunca tinha dito isso, mas ele me disse que viu quando era bebê.


R7

Criminosos usam informações da internet para realizar assaltos em São Paulo




Jornal Hoje

Mãe é presa suspeita de jogar gêmeos pela janela do quarto andar em MG


Crianças de um ano e cinco meses estão internadas.
Eles caíram da altura de 12 metros.

Uma mulher é suspeita de jogar os filhos gêmeos, de um ano e cinco meses, pela janela do quarto andar, em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com a polícia, a mulher, de 25 anos, sofre de depressão.


Ela teria discutido com a mãe e, em seguida, atirado as crianças pela janela. Os meninos caíram de uma altura de 12 metros e foram levados para o hospital municipal da cidade. Um deles sofreu traumatismo craniano e precisou ser transferido para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, onde permanece internado.


A mãe das crianças foi presa e vai responder por tentativa de homicídio, segundo a polícia.


G1

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Plano do governo contra o crack prevê câmeras em cracolândias


O governo federal lançou nesta quarta-feira um plano nacional para o enfrentamento do crack, com investimento estimado de R$ 4 bilhões, que prevê medidas nas áreas de saúde e segurança pública. O programa era uma das promessas de campanha da então candidata Dilma Rousseff.

Uma das medidas anunciadas em cerimônia no Palácio do Planalto é a instalação de câmeras em locais onde se concentram usuários da droga --as chamadas cracolândias. "Com câmeras fixas nesses territórios, teremos imagens que permitirão a fiscalização e policiamento dessas áreas", afirmou o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).


O ministro disse que as centrais de monitoramento também vão poder evitar eventuais "desvios de conduta" das autoridades. A intenção é manter um policiamento ostensivo nessas regiões e revitalizar esses espaços.

Com o slogan "Crack, é possível vencer", as ações do plano de combate ao crack estão divididas em três eixos: atendimento aos dependentes e seus familiares, combate ao tráfico de drogas e prevenção. Estados e municípios também devem colaborar com a iniciativa da União.


"O crack para nós hoje, na saúde pública, tem a mesma dimensão desse desafio [de combate à Aids]. (...) Tecnicamente, estamos diante de uma epidemia do crack no país", disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde), em referência ao aumento de número de casos de dependentes químicos e de sua distribuição no país.

O plano prevê um total de 308 consultórios de rua em todo o país, até 2014. Formados por médicos, enfermeiros e psicólogos, devem atender os usuários de droga, com foco para a população em situação de rua. Em entrevista à Folha em novembro, Padilha afirmou que oito consultórios devem ser implantados na cidade de São Paulo.


Outra novidade do plano é a criação de enfermarias especializadas nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde). Até 2014, o Ministério da Saúde prevê o repasse de recursos para a criação de 2.462 leitos, que serão usados para atendimentos e internações de curta duração durante crises de abstinência e em casos de intoxicações graves. O valor pago pela diária também crescerá quatro vezes, chegando a R$ 200, conforme antecipou a coluna Mônica Bergamo.


"Para a gente de fato enfrentar e vencer esse desafio, nós temos que ter a cabeça aberta e aceitar todas as iniciativas tomadas pela sociedade. Obviamente, cada uma de acordo com sua responsabilidade e sua competência", disse a presidente Dilma Rousseff.


ACOLHIMENTO


Durante cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde afirmou ainda que o governo pretende ter 430 unidades de acolhimento para internação de usuários de drogas. Outras 188 unidades serão específicas para o atendimento de crianças e adolescentes dependentes.


Padilha, no entanto, não detalhou como será feito o acolhimento e internação dessas pessoas, alvo de polêmica no Rio de Janeiro, onde desde 30 de maio o governo local realiza internação compulsória de crianças e adolescentes. O ministro também não apresentou o mapa encomendado pelo governo que identificou a presença de cracolândias em todo o país.


O plano prevê ainda o financiamento público de atividades de comunidades terapêuticas.


Versão preliminar do plano obtida pela Folha previa investimentos de R$ 300 milhões do governo federal, nos próximos quatro anos, em projetos culturais, de habilidades sociais e esportivas desenvolvidas por comunidades terapêuticas.


No mês passado, relatório do Conselho Federal de Psicologia apontou violações a direitos humanos em 68 dessas entidades visitadas aleatoriamente. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estima a presença de 3.000 comunidades terapêuticas no país, abrigando cerca de 60 mil dependentes.


POLÍCIA


Na área de segurança, o objetivo do plano é a integração das áreas de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, além do aumento no policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas. Também serão intensificadas as ações de combate ao tráfico nas regiões de fronteira. Para isso, o governo pretende contratar mais 2.000 policiais para a PF e PRF.


Outra medida é a exigência de padronização, por parte dos Estados, nas estatísticas criminais enviadas ao governo federal, confirme antecipou reportagem da Folha de hoje.


Já para o eixo "prevenção" foram pensadas ações em escolas, bairros e campanhas de comunicação.


Somente no Programa de Prevenção do Uso de Drogas na Escola, a proposta é capacitar 210 mil professores e 3.300 policiais para a prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas.


Outra medida é facilitar o acesso ao serviço VivaVoz, de orientação sobre drogas pelo telefone. O número passará do atual 0800-510-0015 para um de três dígitos, o 132.


Folha OnLine


Mais um advogado do goleiro Bruno deixa o caso


Atleta já tinha dispensado a defesa de Ércio Quaresma, que assumiu ser usuário de crack

Mais um advogado deixou a defesa do goleiro Bruno Fernandes, acusado de matar sua ex-amante Eliza Samudio, de 25 anos, no ano passado, quando ainda atuava no Flamengo. Cláudio Dalledone Júnior formalizou nesta terça-feira (6) junto à Justiça mineira sua renúncia à causa.


O atleta já havia dispensado o advogado Ércio Quaresma, que chegou a ser suspenso pela seção mineira da OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil) após assumir ser dependente de crack.


- Não concordo com o argumento de falta de materialidade. É um argumento infantil e retórico. Por isso, renunciei como prega a boa ética. Mas tenho convicção de que ele [Bruno] é inocente e tenho o dever do segredo, apesar de não estar mais na causa.


Segundo o Tribunal de Justiça de Minas, o goleiro é defendido também por Caio Fortes de Matheus, que trabalha com Dalledone no Paraná, e o mineiro Robson Martins Pinheiro Melo. Mas Cláudio Dalledone não quis confirmar se Bruno manterá os outros defensores.


- Já havia avisado ele há algum tempo que iria renunciar, para dar tempo para escolher outro e preparar a defesa.


O advogado disse que renunciou por não concordar com "autodefesa". Além de Bruno, também vão a júri popular Luiz Henrique Romão, o Macarrão, Sérgio Rosa Sales e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Todos aguardam o julgamento presos. A defesa dos demais acusados insiste na tese de que, como o corpo de Eliza não foi encontrado, não há crime.


Dalledone não quis entrar em detalhes, mas afirmou que a defesa técnica que pretendia fazer não segue esta linha.


R7


Cão que tem pavor de gato e rói as unhas é abandonado pelo dono por ser covarde demais


Bentley é um cão ansioso. Aos seis anos, o animal da raça border collie se esconde atrás do sofá quando é deixado sozinho. Além disso, tem pavor de gato e não sai para passear de noite, pois tem medo do escuro.


Por causa de seu nervosismo, o animal foi obrigado por veterinários a usar sapatinhos especiais que lembram luvas de boxe. A medida foi adotada como precaução para evitar que Bentley roesse suas unhas.


O cão sofre de medo de ficar sozinho desde outubro de 2009, quando seu dono morreu. Na ocasião, o bicho foi enviado a um centro de adoção na Grã-Bretanha, mas foi devolvido por seu novo dono sete meses mais tarde: o rapaz que o adotou não conseguiu lidar com a insegurança do cão.


Sandra Wilson, gerente do canil, disse em entrevista ao jornal Daily Mail desta terça-feira (6/12) que Bentley é o cão mais medroso que ela já conheceu. “Cada vez que alguém sai da sala, ele fica nervoso e com medo que a pessoa nunca mais volte. Apesar da fobia, ele adora crianças, é um ótimo bicho de estimação e merece uma segunda chance”, disse em apelo para que o animal encontre um novo lar.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mãe de jogador que matou ex-mulher a facadas presta depoimento



Advogado pedirá condenação, mas diz que Janken Evagelista matou em legítima defesa


A Justiça ouviu, nesta terça-feira (6), a mãe do ex-jogador de futebol Janken Ferraz Evangelista, acusado de matar a facadas a ex-namorada Ana Claudia Melo da Silva. O julgamento do acusado foi retomado nesta manhã, no Fórum da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista.



Nesta segunda-feira (5), no primeiro dia de julgamento, a defesa afirmou que vai pedir a condenação do seu cliente por “excesso culposo”. De acordo com o advogado Mauro Otávio Nacif, o ex-jogador agiu em legítima defesa, mas se exaltou e acabou agindo com mais força do que o necessário.


- Como ele se descontrolou, vou pedir a condenação.


A pena para excesso culposo em legítima defesa, segundo Nacif, varia de um a três anos de prisão. Já a promotoria pede a condenação do ex-jogador por homicídio triplamente qualificado, cuja pena pode passar de 30 anos.



Nacif disse ainda que a confusão do dia do crime começou por conta de Ana Claudia. De acordo com a defesa, foi a vítima quem tirou da gaveta do armário da cozinha a faca com a qual seria morta.


Cunhado de ex-jogador diz que filho viu crime


- Os dois discutiram porque ele queria ver um torpedo que estava no celular dela. Ela se recusou e eles foram para a cozinha trocando agressões físicas. Aí ela veio para cima, eles se engalfinharam e, num momento de tensão, ele começou as esfaqueá-la. Ele exagerou, mas na primeira facada, ele deu para se defender. Matou para não morrer.



No total, o julgamento teria o depoimento de 15 testemunhas de acusação e defesa.


Irmão da vítima

O irmão de Ana Claudia Melo da Silva, Odair Bezerra da Silva, disse nesta segunda-feira (5) que o filho dela contou a ele ter visto seu pai, o ex-jogador de futebol Janken Ferraz Evangelista, ter matado a mãe. Odair foi a primeira testemunha a ser ouvida no julgamento do ex-jogador, que começou na tarde desta segunda no Fórum da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista. Janken está preso desde 2009 acusado de matar Ana Cláudia a facadas.



- Ele [filho de Janken] afirmou na escola “meu pai matou minha mãe, ele furou minha mãe”. Eu falei para ele que nunca tinha dito isso, mas ele me disse que viu quando era bebê.



Os advogados de Janken tentaram, no interrogatório de Odair, dar a entender que Ana Cláudia era uma pessoa descontrolada e agressiva. Eles ainda colocaram em dúvida a possibilidade de uma criança de um ano e meio – idade que o filho do casal tinha na época do crime – de se lembrar de um crime.



De acordo com o assistente de acusação contratado pela família da vítima, José Beraldo, essa tentativa de depreciar a vítima é um “desespero da defesa”.

No dia do crime, o casal e filho tinham ido assistir uma partida entre Corinthians e Santos, em São Paulo. Na época, Ronaldo Fenômeno jogava pelo Corinthians. De acordo com Beraldo, Janken pode ser condenada a mais de 30 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado, com motivo torpe e sem direito de defesa da vítima.


Crime

O crime aconteceu no dia 22 de março de 2009, na avenida do Cursino, Jardim da Saúde, zona sul da capital. Janken teria matado Ana Cláudia a facadas depois de uma briga no apartamento dela por ciúmes, em março de 2009. O ataque ocorreu após o casal voltar da partida. Após a tragédia, Janken chegou a fugir levando o filho.


R7

Cientistas criam nova vacina contra o vírus Ebola


Fórmula se mostrou eficaz contra doença, capaz de matar até 90% das vítimas

Cientistas da Universidade do Estado do Arizona deram um importante passo para a criação de uma nova vacina contra o Ebola, vírus capaz de matar até nove em cada dez pessoas que infecta. De acordo com os pesquisadores, a vacina – testada em camundongos – é a primeira a manter-se eficaz por um longo período e poderá ser armazenada com sucesso. O estudo foi publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Science.


O vírus Ebola pode ser transmitido pelo ar, por contato sexual, pelo sangue e por secreções de pessoas contaminadas. Ele ataca veias e artérias do corpo todo e provoca hemorragia generalizada. A primeira epidemia de Ebola registrada matou 500 pessoas em 1976, no Zaire (atual República Democrática do Congo).


Embora o vírus não faça muitas vítimas ao ano, seus efeitos são rápidos e devastadores – o que muitas vezes é temido pelas autoridades internacionais, já que poderia ser usado em um ato terrorista.


Por cauda da imprevisibilidade, Charles Arntzen, líder do estudo, argumenta que uma vacina contra o Ebola muito provavelmente não seria utilizada de forma profilática, como ocorre com doenças como a gripe ou a poliomelite. Em vez disso, a ideia seria ter um estoque considerável da vacina para controlar um surto repentino.



Atualmente, a maioria das vacinas criadas utiliza o vírus vivo e geneticamente modificado. Segundo Arntzen, vacinas desse tipo requerem condições muito específicas de armazenamento e correm o risco de perder a potência com o passar do tempo. “Se você tem algo que você vai ter que manter em temperaturas de nitrogênio líquido por anos, esperando que nunca haja um surto, isso se torna inviável na prática”, diz Arntzen.


O grupo de pesquisadores, então, tentou outra abordagem para a produção de vacinas, a partir da folha de tabaco. Eles conseguiram inserir o DNA do vírus na folha, fazendo com que ela produzisse uma proteína capaz de tornar a vacina eficaz. De acordo com Arntzen, essa vacina é mais barata que as vacinas tradicionais já apresentadas. Além disso, o composto produzido é altamente estável e também armazenável em temperatura ambiente por períodos prolongados.


Ao ser testada, a vacina protegeu 80% dos camundongos infectados com o Ebola - taxa superior as vacinas atuais. O próximo passo é testar a vacina em uma cepa mais próxima da que afeta os seres humanos.


Veja

Nigéria pretende endurecer leis contra gays



















4 de prisão, endurecendo a legislação contra homossexuais no país.Legisladores nigerianos preparam uma proposta de lei que condena casais gays que vivem juntos a 14 de prisão, endurecendo a legislação contra homossexuais no país.

A Anistia Internacional disse que a medida ameaça os direitos humanos básicos de um grande número de nigerianos.


O senador Ahmed Lawan afirma que se o casamento gay fosse liberado, a população diminuiria muito portanto a lei é para a proteção da humanidade.


Atos homossexuais já são ilegais na Nigéria e na semana passada o Senado já vetou por ampla maioria uma proposta para legalizar o casamento de pessoas do mesmo sexo.


BBC Brasil

Recém-nascido é achado em terreno de hospital em construção em MG

Um bebê recém-nascido foi encontrado abandonado em um lote, com obra em andamento, na manhã desta terça-feira (6) em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o parto deve ter acontecido recentemente, porque o bebê do sexo masculino foi achado sujo de terra e sangue.

Segundo a corporação, ao ser encontrado, o recém-nascido recebeu os primeiros atendimentos dos militares do Corpo de Bombeiros. Depois ele foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora das Graças, em estado estável. No lote onde ele foi localizado está sendo construído o Hospital de Pronto-Socorro municipal.


O Corpo de Bombeiros informou ainda que a mãe da criança não foi encontrada e a Polícia Militar foi acionada para tentar localizá-la. O G1 entrou em contato com a unidade de saúde. Às 12h, o hospital informou que o bebê é prematuro e pesa 1,4 quilo. Segundo a unidade, ele vai passar por exames e o estado de saúde não é considerado grave.


G1

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

'Tinha certeza de que reencontraria meu filho', diz mãe de bebê sequestrado


Acusada de raptar o recém-nascido, Cláudia Ferreira Dantas de Oliveira, de 35 anos, foi presa em flagrante

Rio - Jéssica da Silva, de 20 anos, reencontrou o filho na tarde desta segunda-feira, cinco dias após a criança ter sido sequestrada em São Gonçalo, na Região Metropolitana "Estou muito feliz. Agradeço a Deus, à imprensa e às pessoas que denunciaram. Foram dias de angústia, mas tinha certeza de que reencontraria meu filho", disse, emocionada

Policiais militares encontraram, na manhã desta segunda-feira, em Itaboraí, na Região Metropolitana, o bebê recém-nascido. Cláudia Ferreira Dantas de Oliveira, de 35 anos, acusada de raptar a criança, foi detida. De acordo com PMs, eles foram até o local checar uma informação passada ao Disque-Denúncia e encontraram o bebê e a mulher. A prisão ocorreu em uma casa na localidade de Marambaia.


De acordo com o delegado-titular da 71ª DP (Itaboraí), Wellington Pereira Vieira, a suspeita afirmou que a tia entregou o bebê a ela alegando que a família não teria condições de criar o menino. O delegado, contudo, não acredita nessa versão. Cláudia teria, inclusive, simulado uma gravidez e mentido para seu companheiro, que negou ter conhecimento do sequestro.

Imagens flagraram sequestradora

A mulher acusada de sequestrar o menino haia sido flagrada pelas câmeras do circuito interno do ônibus no qual Gleice Kelly da Silva Moreira, 22 anos, viajou com o sobrinho.

Jéssica e outros parentes assistiram ao vídeo, para uma possível identificação da mulher. Mas ninguém a reconheceu.


Além de Gleice, a mãe do recém-nascido, Jéssica, a avó e o pai do bebê, Valdir, foram ouvidos pela polícia, que fez buscas na região onde a criança foi levada.


A tia do recém-nascido levaria o bebê para ser vacinado e fazer exame do pezinho, na tarde de quarta-feira. Na volta, a tia foi atacada com um soco e ele foi levado de seus braços. Um retrato falado da sequestradora foi feito.


Também nesta quinta-feira, Gleice Kelly prestou novo depoimento na 74ª DP (Alcântara) e recontou como a sequestradora arrancou o sobrinho dos seus braços. De acordo com os investigadores responsáveis pelo caso, o vídeo confirma a versão da tia e afasta a possibilidade de ela estar envolvida no sumiço da criança.


Mãe e tia estão à base de calmantes

O sequestro da criança levou desespero à família. Desde a tarde de quarta-feira, a mãe, Jéssica, e a tia, Gleice Kelly, estão sendo medicadas com calmantes e sedativos para suportar o drama. “É uma situação muito desgastante. Não é possível acreditar que uma pessoa consiga fazer isso. Toda a família está abalada com o sumiço do neném”, contou Tatiana, prima do bebê.


O DIA ONLINE

ECA pode ser considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal


Relator da ADI 2404 se posiciona a favor do pedido de retirada do artigo 254 do ECA, que determina punições às empresas de radiodifusão que desrespeitarem a Classificação Indicativa

O direito de crianças e adolescentes à comunicação de qualidade e de respeito a seu processo de desenvolvimento está ameaçado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, relator do processo que busca eliminar a punição às emissoras de televisão que descumprirem a Classificação Indicativa, votou pelo acolhimento Ação de Inconstitucionalidade.

Toffoli argumentou que a Classificação Indicativa não pode ser uma forma do Estado censurar e penalizar quem não segue suas determinações e defendeu um sistema de regulamentação realizado pelas empresas de comunicação. Os ministros Ayres Britto, Luiz Fux e Carmen Lúcia também se posicionaram a favor do fim das penalidades para quem descumpre a norma legal.

O ministro Joaquim Barbosa pediu vistas do processo, argumentando necessitar de mais tempo para estudar os autos e definir seu voto. Ele também citou recente ação movida pelo Ministério Público da Paraíba contra uma emissora de TV por transmitir cenas de uma adolescente sendo abusada sexualmente. As imagens, segundo o ministro, foram gravadas de um celular e transmitidas por horas pela emissora.

A Classificação não fere a liberdade de expressão

Nas defesas que antecederam a leitura do voto do ministro Dias Toffoli, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, argumentou que a Classificação Indicativa está plenamente em consonância com o que estabelece a Constituição Federal em termos de regulação de serviços de utilidade pública. Na sua opinião, o dispositivo do ECA não faz qualquer restrição a veiculação de informações e, por isso, não pode ser avaliado como mecanismo de censura.

Gurgel também rebateu argumento da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), que se pronunciou na posição de amicus curiae do processo definindo a política de Classificação Indicativa como repressora e antidemocrática. Segundo Gurgel, o que estaria gerando incômodo aos interessados pelo fim do sistema de classificação não é a restrição à liberdade de expressão, mas sim os interesses comerciais das emissoras. “É notório que o embaraço existente são os interesses comerciais, legítimos, mas comerciais e não, evidentemente, a sacralidade da liberdade de expressão”.

A advogada da Conectas Direitos Humanos, Eloísa Machado, representou os amici curiae ANDI, Conectas, INESC e Instituto Alana. Em sua argumentação, lembrou os acordos internacionais sobre direitos da criança ratificados pelo Brasil que tratam da proteção frente a conteúdos audiovisuais inadequados e reiterou que o sistema adotado pelo Ministério da Justiça está em total conformidade com os utilizados por inúmeras outras democracias. Destacou ainda que praticamente 60% das crianças e adolescentes brasileiros estão expostos à programação televisiva durante mais de três horas diárias, o que torna necessários mecanismos de proteção.

A ANDI e a Classificação Indicativa

A ANDI considera a Classificação Indicativa um mecanismo de regulação adequado porque:
- Busca indicar aos pais, professores e outros responsáveis por meninos, meninas e adolescentes quais conteúdos são apropriados ou adequados a certas faixas de idade;

- Por isso, assegura a liberdade de escolha consciente das famílias e, ao mesmo tempo, o direito incontestável de meninos e meninas de terem um processo de socialização que respeite sua condição de indivíduos em formação – primando por um desenvolvimento integral de qualidade;

- Considerando essas características, a classificação das obras audiovisuais também se configura como um instrumento pedagógico, pois incita o telespectador a tomar uma decisão em relação a determinado conteúdo, propondo uma relação mais independente e proveitosa com a mídia;

- Ao classificar indicativamente os conteúdos transmitidos pelas empresas de comunicação (especialmente no que se refere ao setor de radiodifusão) os Estados fazem uso legítimo de sua condição de proprietários do espectro eletromagnético, que, por meio de concessões públicas, é cedido a determinadas empresas de comunicação por um tempo finito e renovável;

- O princípio que embasa este mecanismo democrático de regulação é o de que a proteção contra eventuais e potenciais abusos cometidos pelos meios de comunicação não se configura como censura, estando integrado ao ordenamento jurídico de inúmeros países. Além disso, a Classificação Indicativa não envolve os conteúdos jornalísticos – o que elimina qualquer risco de violação à liberdade de imprensa.

Fonte: Portal Andi de Comunicação

prómenino

Confirmado planeta extrassolar mais parecido com a Terra


Com 2,4 vezes o raio do nosso planeta, ele está na zona habitável de estrela similar ao Sol

RIO – A busca pela “Terra 2” está ficando cada vez mais próxima do fim. A Nasa anunciou nesta segunda-feira que o observatório espacial Kepler teve confirmado o primeiro planeta extrassolar detectado na chamada “zona habitável” de uma estrela parecida com o Sol. Em fevereiro, os cientistas do Kepler informaram que o equipamento, lançado em 2009, já tinha captado sinais de mais de mil objetos candidatos a planeta, que devem ser confirmados por observações independentes subsequentes para terem sua existência aceita.


O novo planeta, batizado Kepler-22b, é o menor já encontrado bem no meio da zona habitável de uma estrela como o Sol. A zona habitável é a região da órbita da estrela onde um planeta não está nem longe demais nem perto demais de forma que sua temperatura permita a existência de água líquida na sua superfície, condição considerada essencial para o desenvolvimento da vida. As observações indicam que o Kepler-22b tem cerca de 2,4 vezes o raio da Terra, mas os astrônomos ainda não sabem se ele é predominantemente rochoso, como o nosso planeta, líquido ou gasoso.


- Este é um importante marco no caminho para encontrar um planeta gêmeo da Terra – diz Douglas Hudgins, cientista da missão Kepler na sede na Nasa em Washington. - Os resultados do Kepler continuam a mostrar a importância das missões científicas da Nasa, que visam responder algumas das maiores questões sobre nosso lugar no Universo.


O Kepler encontra os candidatos a planeta medindo as ínfimas reduções que eles causam no brilho de suas estrelas em seus trânsitos, isto é, quando passam entre elas e a Terra. Isso gera uma série de dificuldades. A primeira é que, para que isso aconteça, é preciso que o plano da órbita dos planetas esteja alinhado com o do observatório. E a medição da variação do brilho da estrela tem que ter alta precisão. Para se ter ideia do quanto isso é difícil, os trânsitos da Terra provocariam redução de menos de 0,001% no brilho do Sol para um observador de fora do Sistema Solar. Por último, são necessários pelo menos três trânsitos para que os dados sejam suficientes para que a presença do planeta possa ser inferida.


- A sorte sorriu para nós na detecção deste planeta – diz William Borucki, principal cientista da missão Kepler no Centro de Pesquisas Ames da Nasa e líder da equipe que descobriu o Kepler-22b. - O primeiro trânsito foi captado apenas três dias depois que declaramos o observatório operacional e testemunhamos o terceiro e definidor trânsito nas festas de 2010.


O Kepler-22b está localizado a 600 anos-luz da Terra. Apesar de ser um pouco maior que nosso planeta, sua órbita de 290 dias em torno da sua estrela é muito parecida com a do nosso mundo. Além disso, a estrela do sistema onde ele está é da mesma classe que o Sol, conhecida como tipo G, embora um pouco menor e mais fria. Dos 54 candidatos a planeta na zona habitável de suas estrelas anunciados em fevereiro, ele é o primeiro a ser confirmado.


O Globo

Ator e irmão são despejados de apartamento em Jacarepaguá após destruírem imóvel


Segundo proprietária, apartamento era alvo de várias reclamações por constantes festas

A dona do apartamento onde o ator Filipe Pontes, do programa Zorra Total, teria brigado com o irmão e o ameaçado com uma faca despejou os dois inquilinos no mesmo dia da confusão, na madrugada de sexta-feira passada (2). O imóvel de um quarto fica no Riocentro, Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com Jaqueline Evangelista, de 28 anos, os dois irmãos estavam no apartamento há apenas duas semanas e foram alvo de uma série de reclamações dos vizinhos.

- O pessoal sempre reclamava que eles faziam muita festa. Eu já vinha chateada, mas esse episódio foi a gota d’água. No mesmo dia, fui ao apartamento e tirei as coisas deles. Eles não voltam mais lá.

Jaqueline, que registrou o caso na Delegacia da Barra da Tijuca (16ª DP), pretende processar Filipe e o irmão por danos materiais. Segundo a proprietária, eles quebraram uma mesa de vidro e pratos, estragaram talheres e danificaram a porta do vizinho com uma facada.

- Vou jogar um processo em cima deles. Quebraram um monte de coisa e esfaquearam a porta do vizinho. O pior é que eles disseram para mim que não vão pagar nada.

O ator Filipe Pontes integra o elenco do humorístico Zorra Total, de acordo com a assessoria da Rede Globo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele e o irmão deram entrada no hospital municipal Lourenço Jorge, também na Barra da Tijuca, com cortes superficiais. Eles foram medicados e liberados em seguida.

Um homem que se identificou como Renan e informou que representa o ator disse ao R7 que se manifestaria sobre o caso por meio de nota. Até as 19h30, o comunicado não havia sido enviado.


R7

Saiba como cada parte do seu corpo sofre com o excesso de álcool


O abuso de bebidas compromete o fígado, cérebro e até os músculos

Cerveja, chope, whisky, vodka, caipirinha. Antes de encher o caneco neste Carnaval, é bom saber de algumas informações valiosas sobre os efeitos do exagero do álcool no seu corpo. Você sabia que os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que os brasileiros consomem 18,5 litros de álcool puro por ano, sendo, portanto, o quarto país que mais consome álcool das Américas?

E as pesquisas não param por aí. Ainda segundo a OMS, o álcool causa quase 4% das mortes no mundo todo, matando mais do que a Aids, a tuberculose e a violência. Hoje o impacto do abuso de álcool é considerado igual ao impacto da dependência em si, o alcoolismo.

Por que o excesso de álcool causa tantos danos?
Para entender como a ingestão de bebidas alcoólicas consegue causar danos a tantas partes do nosso corpo, é preciso explicar o processo de metabolização do álcool ou etanol, ou seja, como o nosso corpo absorve, metaboliza e excreta essa substância.

A médica Ana Cecilia explica que o órgão responsável por metabolizar o álcool é o fígado, e que ele só metaboliza em média uma dose de bebida alcoólica por hora - entenda uma dose como uma lata de cerveja (360ml), uma taça de vinho (100ml) ou de destilado (40ml).

Portanto, se tomarmos seis latas de cerveja, por exemplo, nosso fígado irá levar as mesmas seis horas para metabolizar todo o álcool presente em nosso corpo. "E enquanto o fígado metaboliza a primeira latinha, o resto do álcool fica circulando no sangue e intoxicando, causando alterações e danos em diferentes órgãos", explica Ana Cecília.

Sistema gastrointestinal
Quando bebemos uma cerveja ou uma caipirinha, o álcool logo é absorvido pelo nosso sistema gastrointestinal. Ele irrita as mucosas do esôfago e do estômago, alterando as membranas do intestino, prejudicando a absorção.

Os resultados podem ser esofagite, gastrite e até diarreia. Já no fígado, o álcool vai alterar a produção de enzimas, aumentando este conjunto de substâncias que serão responsáveis pela metabolização.

"É como se o álcool forçasse o trabalho do fígado, que fica sobrecarregado", diz Ana. "O fígado passa a produzir mais enzimas para metabolizar o etanol e isso culmina com uma inflamação crônica e hepatite alcoólica, podendo evoluir para cirrose", completa.

Outro órgão afetado pelo excesso de bebidas alcoólicas é o pâncreas, responsável pela fabricação de insulina e de enzimas digestivas. O álcool pode causar uma inflamação no pâncreas, e essa inflamação pode evoluir para uma pancreatite.

A pancreatite é uma doença que causa uma forte e repentina dor abdominal, perda de apetite, náusea, vômito e febre. O tratamento é feito em hospitais e inclui medicações para a dor e antibióticos.

Sistema nervoso central
Quando abusamos das bebidas alcoólicas, o sistema nervoso, ou seja, nosso cérebro é afetado logo após a ingestão da segunda dose. Homens apresentam alterações na percepção da realidade e do comportamento logo após a segunda dose, e mulheres já na primeira.

De acordo com a especialista Ana Cecilia, os sintomas decorrentes da presença de álcool no sistema nervoso são: problemas de atenção, perda da memória recente, perda de reflexo, perda do juízo crítico da realidade. Com o aumento da dose, sonolência, anestesia e, no grau mais elevado, o coma alcoólico.

"O coma é um grau de intoxicação grave, por ação direta do etanol no sistema nervoso central e em outros sistemas orgânicos", diz Ana Cecilia. Quando isso acontece, é muito importante procurar socorro médico. Se o corpo não conseguir se recuperar do coma, pode haver parada respiratória, podendo levar à morte.

A reversão do quadro inclui medidas gerais para manutenção da vida, que vão desde oxigenação, hidratação, correção da glicemia, do magnésio e do zinco, entre outros cuidados que podem variar de caso para caso.

Sistema renal
Os rins são responsáveis pela filtração final do etanol, de apenas 6% da substância. Mas quando abusamos das bebidas, o etanol altera a capacidade dos rins de filtrar as substâncias do nosso corpo, causando uma alteração dos hormônios que controlam a pressão arterial, o que culmina em hipertensão arterial.

Pulmões
Como o sangue passa pelos pulmões para efetuar as trocas gasosas, nem esse órgão fica livre dos efeitos do álcool. "O etanol deixa as trocas gasosas mais lentas, pois os pulmões recebem um sangue muito sujo", conta Ana Cecilia.

O resultado disso é uma respiração mais lenta, fazendo a pessoa sentir dificuldades para respirar. É por isso também que o bafômetro capta o álcool ingerido, que ainda está circulante.

Sistema cardiovascular
A ingestão de bebidas alcoólicas favorece a liberação de dopamina no cérebro. Este hormônio neurotransmissor é responsável pela regulação de outras substâncias que, por sua vez, regulam o sistema cardiovascular.

Isto significa uma possível alteração da pressão arterial, da frequência cardíaca e depois, dos vasos sanguíneos. A taquicardia e a hipertensão arterial são as consequências mais comuns.

Sistema muscular
É o sistema nervoso central o grande responsável por movimentar nossos músculos. A médica especialista da Abead explica que além da alteração central causada pelo álcool, que deixa as mensagens que chegam aos músculos mais lentas, as ligações nervosas periféricas são comprometidas, e a sensação é de relaxamento.

Sistema hormonal
Ninguém escapa da ação do etanol e, portanto, as glândulas também têm seus produtos, no caso os hormônios, alterados. Porém, são as pessoas que já apresentam doenças de alteração hormonal, como diabetes, que sentem com mais intensidade os danos físicos pela ingestão de bebidas alcoólicas.

A principal consequência do abuso de álcool em diabéticos, por exemplo, é uma rápida evolução ao coma alcoólico. Ana explica que o etanol altera a metabolização da glicose pelo fígado e pelo pâncreas, este último já adoecido pelo diabetes. Por conta disso, os danos aparecem mais rápido.

Ressaca

Além de todas as complicações que o álcool causa enquanto o indivíduo ainda está embriagado e intoxicado, ele ainda deixa seu efeito para o dia seguinte, a famosa ressaca. Dentre os sintomas da ressaca estão enjoo, vômitos, diarreia, tontura, pensamento embaralhado, moleza e até um sentimento de tristeza.

Abuso do álcool é diferente do alcoolismo
Como já foi dito anteriormente, o abuso do álcool é quando a pessoa bebe em grandes quantidades e tem problemas, mas não é dependente.

O alcoolismo é a doença crônica, a dependência pela bebida. E as consequências são individuais, tanto para os abusadores como para os dependentes.

"Quando a pessoa é dependente de álcool é diferente. Ele tem uma tolerância maior pelo etanol, que demora em média, cinco anos para se desenvolver", conta Ana Cecilia.

Os órgãos e sistemas comprometidos são os mesmos citados acima, porém, quando os problemas aparecem, as complicações são bem mais graves e muitas vezes irreversíveis.

Dentre as doenças que podem surgir do alcoolismo estão gastrite crônica, hepatite crônica que pode evoluir para cirrose, hipertensão arterial, diabetes por alteração crônica no funcionamento do pâncreas e problemas de memória que podem evoluir para demência alcoólica - não só quando está sob os efeitos da bebida, como é o caso do abuso -. Além disso, o álcool também altera a imunidade, abrindo caminho para o surgimento de outras doenças.


minhavida


domingo, 4 de dezembro de 2011

Entidades e personalidades do futebol lamentam a morte de Sócrates


CBF anuncia um minuto de silêncio em todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo

RIO - Desde o início da manhã deste domingo, personalidades e entidades do futebol fizeram manifestações de lamentação pela morte de Sócrates, que morreu nesta madrugada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em consequência de um choque séptico. Ele estava internado desde a noite de quinta-feira. A CBF divulgou nota informando que todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo terão um minuto de silêncio em homenagem ao Doutor.

A presidente Dilma Rousseff disse, em nota, que o Brasil perde neste domingo um de seus filhos mais queridos: “Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol, a ponto de ser considerado o melhor jogador sul-americano de 1983, e ser escolhido pela Fifa, em 2004, como um dos 125 melhores jogadores vivos da história. Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida. (...) Lamento a perda de um grande brasileiro e envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores”. Dilma destacou ainda o papel de Sócrates como cidadão, atuante político que, “fora dos campos, nunca se omitiu”, de acordo com a presidente.

Corintiano, o ex-presidente Lula lamentou a partida do craque por meio de nota oficial, destacando sua postura como cidadão, e prestou solidadriedade à família: "O Doutor Sócrates foi um craque no campo e um grande amigo. Foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além do seu imenso talento como profissional do futebol. A contribuição generosa de Sócrates para o Corinthians, para o futebol e para a sociedade brasileira jamais será esquecida. Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade a esposa, familiares e amigos do Doutor", diz o comunicado assinado por Lula, Dona Marisa e seus familiares.

O site do Corinthians, clube no qual Magrão foi consagrado ídolo, traz uma homenagem ao ex-jogador. A nota oficial lembra sua trajetória no time, pelo qual disputou 297 jogos, marcou 172 gols, venceu três Campeonatos Paulistas e encabeçou o movimento da democracia corinthiana, e agradece pela marca deixada no seu futebol: "Obrigado pelos lindos gols, pelos toques geniais, pelo futebol magistral que só Sócrates tinha. Obrigado, Doutor!", afirma o comunicado.

Mesmo clubes em que Sócrates não atuou divulgaram nota de pesar, como Fluminense e São Paulo. O Tricolor carioca se solidarizou com a família e afirma que ele foi um “artista da bola, que muito fez para valorizar o futebol brasileiro”. O São Paulo, time no qual o irmão do Doutor, Raí, se consagrou, lamentou o falecimento e destacou a grande colaboração de Magrão ao futebol, apesar da rivalidade com o Corinthians.

Pelo Twitter, Zico, com quem Sócrates jogou as Copas de 82 e 86 e que foi o maior incentivador de sua transferência para o Flamengo, expressou sua tristeza: “Um dia triste. Por ironia, o destino nos levou o Sócrates exatamente no dia de uma grande decisão do futebol brasileiro...” Apesar da influência de Zico na ida do Doutor para o rubro-negro, os dois jogaram poucas vezes juntos, por causa de lesões. Mas a convivência no Rio uniu os dois jogadores, transformando-os em grandes amigos.

Zico também publicou em seu site oficial um texto sobre Sócrates, no qual conta que planejava fazer uma homenagem a ele no Jogo das Estrelas, evento beneficente anual organizado pelo Galinho e que este ano será realizado pela primeira vez no Morumbi, em São Paulo. Na mensagem publicada online, Zico diz que estava confiante de que o amigo se recuperaria: “As informações eram preocupantes, mas a gente sempre acredita na força de caras como o Sócrates. Dormi ainda confiante, acordei com a certeza de que o destino nos levou o Sócrates no dia de uma grande decisão do futebol, esporte em que ele é um de seus mais importantes personagens.” E destacou o brilhantismo do Doutor em campo: “Jogando bola é difícil descrever tamanha classe, categoria e a inteligência extrapolou os campos de futebol. Além de médico, sempre foi engajado políticamente nas causas que acreditava. Era leal, obstinado, íntegro e sincero.”

Amigo de Sócrates desde que jogaram juntos no Corinthians da década de 80, o ex-lateral-esquerdo Wladimir também lamentou a morte do Doutor:

- Tive a oportunidade de conviver com ele durante quatro, cinco anos. Era uma pessoa ímpar, fantástica, iluminada intelectualmente, e com uma capacidade de liderar que era uma coisa a toda prova. Tivemos o privilégio de conviver com ele, sem dúvida aprendemos muito e sentimos muito sua passagem - disse ele em depoimento exibido no canal ESPN Brasil.

Wladimir e Sócrates foram dois dos principais expoentes da Democracia Corintiana, movimento revolucionário no futebol brasileiro na época. Entre as mudanças estava a abolição da concentração e a adoção do voto direto, de jogadores e comissão técnica, para todas as decisões relacionadas ao futebol, inclusive contratação de reforços. Wladimir e Sócrates também tiveram participação atuante no movimento Diretas Já, que pedia a volta das eleições diretas para presidente da República.

- Além de promover este movimento (Democracia Corintiana), que foi histórico no futebol, pudemos contribuir com a população brasileira pela redemocratização do país. Tivemos uma convivência muito estreita. A gente tinha abolido a concentração, então nossas famílias estavam sempre juntas, a gente se concentrava na minha casa, na casa dele, às vezes na casa do Casagrande - completou Wladimir.

O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, também fez sua homenagem em um post no Twitter: “Nossa homenagem à memória do Sócrates, um defensor da democracia e do futebol bonito, nos clubes por onde passou e na seleção brasileira.”

O ex-atacante e técnico Renato Gaúcho, que jogou com Sócrates na seleção brasileira e no Flamengo, disse que este domingo é “um dia triste para o futebol brasileiro” e que “o Brasil perde um ídolo”.

“Sócrates era mais que um jogador e amigo. Uma pessoa de um coração imenso e que marcou época, não só com sua habilidade com a bola, mas pelo caráter, humildade e luta na vida. Hoje era para ser um dia de alegria para o futebol brasileiro, numa rodada espetacular de fim de Campeonato. Mas, infelizmente ficará marcado por uma perda irreparável para o futebol. Tive a felicidade de conviver com o Sócrates na seleção brasileira e no Flamengo. Momentos que vou levar para sempre comigo. Amizade, companheirismo e muitos ensinamentos que me ajudaram bastante como jogador e homem”, disse Renato, através de sua assessoria de imprensa.

Pelo Twitter, jogadores como Ronaldo também lamentaram a notícia. Logo cedo, o Fenômeno postou: "O dia começou triste. Descanse em paz, Dr Sócrates...". Luís Fabiano também comentou: "Notícia triste essa do falecimento do Sócrates. Meus sentimentos à família dele".

Neymar falou sobre a elegância do ídolo no futebol: "Dr. Sócrates, exemplo de liderança, sinceridade e futebol arte. Meus sentimentos à família do craque. Que Deus o tenha em paz #luto".


O Globo
Verbratec© Desktop.