sábado, 28 de julho de 2012

Dona de casa encontra camisinha em lata de extrato de tomate

Caso aconteceu Governador Valadares, no leste do Estado

Uma dona de casa de Governador Valadares, no leste do Estado, teve uma surpresa desagradável ao abrir uma lata de extrato de tomate. Dentro do recipiente, um preservativo. O marido da mulher chegou a provar o molho antes de perceber a camisinha dentro da lata.

Um advogado especialista em direito do consumidor disse que vários desses direitos foram feridos, e que a mulher pode pedir indenização por danos morais, já que sua saúde e de sua família foram comprometidas. Ainda segundo o advogado, em casos assim todas as partes respondem igualitariamente, desde a fabricante do produto até o revendedor.

R7

Menina de 9 anos é morta dentro de casa na Zona Oeste do Rio, diz PM

Uma menina de 9 anos foi encontrada morta dentro de casa na noite de sexta-feira (27), em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. As informações são do 40º BPM (Campo Grande), responsável pela ocorrência. Segundo a polícia, a criança teria sido abusada sexualmente. A polícia ainda investiga as circunstâncias do crime.

O crime aconteceu na Estrada do Pré. De acordo com a Polícia Militar, o corpo da menina foi encontrado debaixo da cama. A mãe da vítima alegou que não estava em casa na hora do crime porque havia ido à igreja. A polícia ainda tenta localizar o suspeito.

O caso foi encaminhado para a Divisão de Homicídios (DH).

G1

quinta-feira, 26 de julho de 2012

AC: estado lança campanha para combater violência sexual contra crianças e adolescentes

O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), OAB-AC e Governo do Estado lançam hoje (26) a campanha "Em casa ou no mundo a violência é real".

A campanha, prevista no Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, pretende despertar, mobilizar e convocar a sociedade acreana para combater a violência sexual no ambiente doméstico e na internet contra meninas e meninos.

“A violência sexual cometida contra crianças e adolescentes é um problema multidimensional de extrema violação aos direitos humanos e que demanda um conjunto de estratégias onde o Poder Público e a Sociedade devem juntar esforços no enfrentamento à tão odiosa temática", afirmou o Coordenador de Defesa da Infância e da Juventude do MP/AC, Carlos Roberto da Silva Maia.

ANDI

Sozinho e sem documento, menino de 11 anos embarca em voo para a Itália

Um menino de 11 anos embarcou no aeroporto de Manchester, na Grã-Bretanha, em um voo para Roma, na Itália, por conta própria, sem passaporte, bilhetes ou cartão de embarque.

O menino passou pela checagem de segurança misturando-se a uma família, na tarde de terça-feira.

Ele foi descoberto quando o avião da empresa Jet2 já estava a meio caminho, depois que passageiros desconfiaram.

Um porta-voz do aeroporto de Manchester informou que o "assunto de extrema gravidade" estava sendo investigado com urgência.

Ele disse: "É claro que a documentação não foi verificada corretamente na segurança e na porta de embarque".

"O menino passou por inspeção de segurança completa, portanto a segurança dos passageiros e da aeronave não foi comprometida."

Parte do staff de aeroporto da Jet2 foi suspensa.

Acredita-se que o menino já havia fugido de casa antes.

Ele foi levado para casa ainda na noite de terça-feira.

BBC Brasil

SP: 1º hospital público para cães e gatos tem salas cheias

Em seu primeiro mês de funcionamento, o único hospital público para animais no País, aberto no dia 2 de julho em São Paulo, já registra intenso movimento e tem atendido cerca de 70 animais por dia. Situado no Tatuapé, na zona leste, a instituição vem de uma parceria entre a prefeitura e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo, que recebe R$ 600 mil mensais para administrar o local e realizar mil consultas e 180 cirurgias. Lá é priorizado o atendimento de cães e gatos cujos donos não têm condições de pagar o tratamento. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O atendimento clínico, realizado com o auxílio de 28 funcionários, dentre eles 16 veterinários, funciona por distribuição de senhas (30 por dia), que costuma ocorrer até as 13h. Caso o animal precise de uma consulta com um especialista, o encaminhamento pode ser feito para o mesmo dia ou uma consulta é marcada para alguma data posterior. A instituição já dispõe de atendimento de emergência, sem a necessidade de senha e comprovação de baixa renda por parte dos donos. No entanto, se o tratamento tiver que seguir, a falta de condições de custeá-lo deve ser comprovada. Já estão disponíveis no hospital cirurgia, ortopedia, dermatologia e odontologia.

Terra Notícias

Seguidores da cultura maia celebram último dia da era atual conforme calendário milenar

Dezenas de pessoas se reuniram no Parque da Redenção, na Capital, para viver momento de reflexão

Curiosos, estudiosos e praticantes da cultura maia se reuniram na quarta-feira durante o dia na Redenção, em Porto Alegre. Com roupas leves e coloridas, celebravam o Dia Fora do Tempo, data que marca o fim de um ano e a entrada de outro.

Nesta quinta, conforme o calendário milenar da civilização, começa o último ano da era atual. Em dezembro deste ano, os seguidores dos maias acreditam que a Terra passará por uma grande revolução.

Com direito a meditação e danças, a comemoração de ontem na Redenção tinha como palavra de ordem o desapego. Como o próprio nome sugere, o Dia Fora do Tempo serve para que as pessoas não se preocupem com as batidas do relógio e vivam um momento relaxante de perdão e reflexão.

— É um momento leve, de meditação. Uma festa aberta para quem quiser participar e celebrar o ano que entra — explica Débora Uaxac Cimi, que adotou um novo nome e vive de acordo com as tradições e crenças da cultura Maia.

O evento ocorreu pelo sétimo ano consecutivo na Capital. Nas cinco primeiras edições foi realizado no Jardim Botânico, e desde o ano passado, acontece na Redenção, sempre no dia 25 de julho.

Mudança nas relações com as pessoas e a natureza

Com um grande chapéu colorido cobrindo os cabelos grisalhos e um cachimbo em mãos, Nilson Huneb se destacava como uma referência no grupo de admiradores do calendário maia. Sobre o comentado fim do mundo que teria sido previsto pelo calendário Maia para 21 de dezembro de 2012, Nilson acredita que a cultura foi mal interpretada.

— O que vai acontecer é uma mudança de era. Vamos entrar em uma época de mais consciência e aprofundamento das relações interpessoais e com a natureza — esclarece o estudioso, com um sorriso no rosto.

ZERO HORA

Suspeito de comemorar morte de PM em UPP pelo Facebook é preso na Fazendinha


Disque-Denúncia recebeu mais de 40 ligações com informações sobre ataque

Policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Fazendinha, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, prenderam na noite de quarta-feira (25), na favela, um homem suspeito de comemorar pelo Facebook a morte da policial militar Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos. Ela levou um tiro de fuzil na barriga na noite de segunda-feira (23), durante ataque de bandidos à base da UPP Nova Brasília, também no Alemão.

Os policiais chegaram até o suspeito por meio de denúncias de moradores da comunidade. Ele foi levado para a Delegacia da Penha (22ª DP) para prestar esclarecimentos e depois para a Delegacia de Irajá (38ª DP).

Mais de 40 denúncias
O Disque-Denúncia informou na quarta-feira que, até as 18h, já havia recebido 42 ligações com informações sobre o ataque de traficantes à base da UPP Nova Brasília.

Também na noite de quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff divulgou nota lamentando a morte da policial. No texto, a presidente disse que "transmite sua solidariedade a toda a corporação da PM e à população do Rio de Janeiro e sua especial solidariedade e carinho à família da policial, nesse momento de tristeza".

Na manhã de terça-feira (24), a Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou uma nota pedindo que a população do conjunto de favelas denuncie os autores do ataque à unidade.

"Convocamos a população dos Complexos do Alemão e da Penha e do Morro do Adeus/Baiana a colaborar com a Polícia Militar, através do Disque-Denúncia (0xx21 2253-1177) e do 190, fornecendo informações que possam levar à localização e prisão dos criminosos responsáveis pela morte da soldado Fabiana", diz um trecho do comunicado.

O coronel Rogério Seabra, coordenador das UPPs, disse que o ataque à sede da UPP Nova Brasília não altera os planos da polícia para pacificar a região. O oficial reconheceu que ainda há bandidos armados nas comunidades, ocupadas desde novembro de 2010, mas ressaltou que a polícia não vai recuar e agirá contra eles.

Já foram instaladas três UPPs no Complexo do Alemão (Nova Brasília, Fazendinha e Alemão), a UPP Adeus/Baiana e mais duas UPPs no Complexo da Penha (Fé/Sereno e Chatuba). Em breve, conforme a secretaria informou, serão inauguradas mais duas UPPs no Complexo da Penha: Parque Proletário e Vila Cruzeiro.

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do BPChoque (Batalhão de Choque) e do Batalhão de Irajá (41º BPM) fizeram uma operação na quarta-feira para tentar encontrar criminosos que teriam fugido do Alemão para a favela. Dez suspeitos foram presos.

R7

SUS vai distribuir dois novos remédios contra hepatite C

Medicamentos devem beneficiar 5,5 mil pacientes, de acordo com o Ministério da Saúde

Dois novos medicamentos contra a hepatite C, o telaprevir e o boceprevir, serão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, os remédios (inibidores da enzima protease) são considerados mais modernos e eficazes e devem beneficiar cerca de 5,5 mil pacientes com cirrose e fibrose avançada.

O telaprevir e o boceprevir serão tomados por via oral durante período de até 48 semanas. Juntos, os medicamentos têm uma taxa de eficácia de 80% – o dobro do sucesso obtido com a estratégia convencional utilizada atualmente, que dura de 48 a 72 semanas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a hepatite é uma doença silenciosa e que, em razão da ausência de sintomas, o diagnóstico é tardio na maioria dos casos. Segundo ele, a pasta fez amplo debate com especialistas e movimentos sociais antes da inclusão dos dois remédios no SUS.

“Não tenho dúvida alguma de que estamos dando um passo bastante decisivo para o tratamento das hepatites”, disse. “Estamos possibilitando, para um conjunto dos brasileiros assistidos pelo SUS, a oportunidade de receber aquilo que há de melhor em relação ao tratamento para as hepatites virais”, completou.

Assim que a incorporação dos remédios for publicada no Diário Oficial da União, a rede pública terá prazo de 180 dias para iniciar a distribuição aos pacientes. A previsão é que os remédios estejam disponíveis no SUS no início de 2013.

Dados do ministério indicam que há cerca de 1,5 milhão de brasileiros infectados pelo vírus da hepatite C, responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado. Da infecção até a fase da cirrose hepática, a doença pode passar despercebida por até 30 anos.

Época

Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.


Dentre as ações realizadas pela Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos, através da Superintendência dos Direitos da Mulher e da Superintendência da Igualdade Racial, temos a comemoração do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Esta data foi criada durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana. Nesse encontro, foi estipulado que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta as condições de opressão de gênero e étnico-raciais em que vivem estas mulheres.

Por esta razão estamos lhe convidando a participar deste evento, no dia 27 de julho, cujo objetivo é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres, em especial as negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais.

Não deixem de comparecer:
Dia 27 de julho de 2012, de 9 às 13 horas,na Casa da Terceira idade, situada na rua Carlos Benedetti s/nº, Nova Cidade, Nilópolis -Rio de Janeiro.

Informação recebida por e-mail

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Massacre foi comunicado à Universidade e poderia ser evitado

Pacote com o documento foi ignorado por uma semana e só foi descoberto na segunda (23)

O homem acusado pelo massacre em um cinema nos Estados Unidos, na sexta-feira (20), enviou um caderno "cheio de detalhes sobre como iria matar pessoas" a um psiquiatra da Universidade do Colorado antes do ataque, informou a FoxNews.com nesta quarta-feira (25).

O pacote supostamente enviado pelo suspeito de ser o atirador, James Eagan Holmes, de 24 anos, permaneceu fechado na sala do correio uma semana antes de ser descoberto na segunda-feira (23), disse a FoxNews.com, citando uma fonte da segurança.

A Reuters não pôde confirmar de imediato a notícia. Foram deixadas mensagens com a polícia em Aurora e outras autoridades da área de segurança envolvidas no caso, que não responderam imediatamente.

A notícia da FoxNews.com disse que agentes da polícia e do FBI foram chamados ao campus médico de Anschutz, da Universidade do Colorado, em Aurora, na manhã de segunda-feira depois que o psiquiatra, que também é professor da escola, relatou ter recebido um pacote que acreditava ser do suspeito.

Embora tenha se verificado que o pacote era de outra pessoa, uma busca na sala dos correios do campus encontrou outro pacote enviado ao psiquiatra com o nome de Holmes no remetente, disse a fonte à FoxNews.com.

Após obter um mandado de busca, a polícia levou o pacote e verificou o que continha.

Autor do massacre em cinema americano é viciado em prostitutas

A FoxNews.com citou sua fonte dizendo: "Dentro do pacote havia um caderno repleto de detalhes sobre como ele ia matar as pessoas. Havia desenhos do que ele faria, como desenhos e ilustrações do massacre."

A polícia diz que Holmes, usando uma máscara de gás e portando três armas, abriu fogo contra a plateia durante a exibição do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" em Aurora, no subúrbio de Denver, matando 12 pessoas e ferindo outras 58.

Holmes, que foi preso imediatamente depois do ataque na frente do cinema, compareceu pela primeira vez ao tribunal na segunda-feira. As autoridades planejam indiciá-lo no dia 30 de julho.

R7

terça-feira, 24 de julho de 2012

Medicina é passaporte para brasileira na Faixa de Gaza

A médica anestesista brasileira Liliana Mesquita Andrade aderiu há dois anos à ONG internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e em junho passou um mês na Faixa de Gaza em um programa de cirurgias plásticas de reconstrução.

Segundo a organização, o número de pessoas que sofrem com complicações causadas por ferimentos sérios vem aumentando em Gaza nos últimos anos, mas com o bloqueio israelense (que controla os espaços aéreo e marítimo, além de tudo que entra e sai do território) é difícil ter acesso a cuidados médicos especializados.

Em 2010 a MSF assinou um acordo com autoridades de saúde e deu início ao programa, com autorização do governo israelense, focando em cirurgias plásticas reparadoras.

As cirurgias mais comuns são aquelas para corrigir efeitos resultantes de queimaduras, ferimentos nas mãos, contratura de pele (nas axilas, cotovelos e mãos), amputação de dedos e sindactilismo (má formação congênita caracterizada pela junção ou fusão, completa ou parcial, de dois ou mais dedos das mãos ou dos pés).

Em sua sexta missão pela organização, Liliana já passou pelo Paquistão, Sudão do Sul, República Centro Africana e Haiti, mas diz que em Gaza percebeu o sentido verdadeiro da vocação como médica. Mais de 80% de seus pacientes no período eram crianças.
Ela conta que juntou-se à ONG por questões pessoais e paixão pela medicina, motivações que ela pôde colocar em prática em Gaza, onde disse ter sentido que seu diploma "foi revalidado".

BBC Brasil

Menina morta em playground será enterrada em SP

O corpo da garota de 4 anos que morreu depois de ser atingida por uma viga de sustentação de um de balanço de playground, em um hotel de luxo em Águas de São Pedro, a 184 quilômetros da capital paulista, será enterrado às 17h desta terça-feira em São Paulo. O sepultamento será no Cemitério São Paulo, na região central da cidade.

O corpo da garota foi liberado na segunda-feira do Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba e está sendo velado na casa da família, na capital, desde a madrugada. As informações são da Funerária Unidas, responsável pelo traslado.

Acidente
Por volta de meio-dia de ontem, a menina - que não teve o nome divulgado - brincava no playground do Grande Hotel São Pedro, acompanhada por recreacionistas. Ela estava em um dos balanços - que tem três cadeiras - quando a viga superior do brinquedo, que sustentava as cadeiras, caiu e atingiu seu tórax.

Policiais militares chegaram a levá-la ao Pronto-Socorro de Águas de São Pedro, mas ela não resistiu. Atingida no peito, teve um dos pulmões perfurados. O médico Rafael Prota, que atendeu à criança, informou que ela sofreu choque hemorrágico.

A mãe da menina, Maria Isabel Gomes Pereira, é brasileira, e o pai, Jean Jaques Schaller, é francês. Ambos são professores na França. Eles estavam hospedados no hotel com os avós maternos. A avó da criança declarou aos policiais que o peso da menina - aproximadamente 19 quilos - não seria suficiente para derrubar a viga. Segundo a PM, só a perícia vai poder apontar qual foi a causa do acidente.

A família veio ao Brasil passar férias na casa dos avós maternos, em São Paulo, e havia entrado no hotel no domingo, onde passaria a semana.

O Grande Hotel São Pedro divulgou nota em que classificou a tragédia de "fatalidade" e lamentou a morte da menina. O hotel disse que está tomando as medidas necessárias. "Foram adotadas todas as providências cabíveis nesta situação e o caso está sendo apurado."

Estrutura
De alto padrão, o Grande Hotel São Pedro tem campo de golfe, health club com águas medicinais e banhos sulfurosos e jardins projetados nos anos 1940, além de quadras de tênis, ginásio poliesportivo e bosque de 330 mil m². Também é internacionalmente conhecido por abrigar a Escola Hotel Senac, que forma chefs de cozinha.

Diário do Grande ABC

Adolescente de 13 anos sofre estupro no Lago Paranoá

Um homem foi detido na manhã desta terça-feira (24), suspeito de praticar um estupro contra uma adolescente de 13 anos. O crime aconteceu às margens do Lago Paranoá.

Segundo a Polícia Militar, a adolescente estava acompanhada com uma outra garota de 14 anos e ambas teriam deixado de entrar na escola para ir ao lago tomar banho.

Quando chegaram a beira do lago, um homem armado teria perguntado qual das garotas era virgem. A adolescente mais nova disse que já tinha praticado relações sexuais e acabou sendo vitimada.

Após o ato, o homem fugiu do local, mas momentos depois foi encontrado por policiais militares. A 6ª Delegacia de Polícia está ouvindo o suspeito para saber se foi ele que esteve no lago e vai investigar o caso.

A adolescente vitimada foi encaminhada ao Hospital Regional do Paranoá, onde foi medicada. Posteriormente, será levada à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA I) para prestar depoimento.

clicabrasília

Mãe divulga imagens de filha minutos antes de se afogar em hotel na Bahia


Vídeo que mostra curta distância entre piscina de adulto e infantil foi levado à polícia

A mãe da menina Maria Eduarda, de quatro anos, morta após se afogar na piscina do Hotel Sauípe Park, na Bahia, divulgou imagens da criança minutos antes do acidente no dia 9 de julho. Ela cedeu também o vídeo à polícia e afirma que a distância entre as piscinas de adulto e infantil é curta, além de não existir grades de proteção.

Uma das hipóteses para o acidente é que a menina tenha caído acidentalmente na piscina mais profunda. Os familiares alegam que o socorro demorou cerca de cinco minutos para chegar.

Os pais Rogines Alves e Dagmar Ribeiro foram ouvidos pela delegada Diana Marize, na última segunda-feira (23), que ficará responsável pelas investigações do caso. Os funcionários e responsáveis pelo hotel ainda estão sendo ouvidos. Não há previsão para a conclusão do inquérito.

O pai foi ouvido na delegacia da Praia do Forte e a mulher no aeroporto de Salvador. Eles falaram por cerca de três horas e reafirmaram que gostariam que o hotel respondesse criminalmente pela morte da criança. Segundo a polícia, os pais disseram que as piscinas deviam ser interditadas porque não há socorro adequado em casos de afogamento. O casal pediu ainda a inclusão das imagens, captadas pelo circuito interno do resort no momento do acidente, na investigação do caso.

Por meio da assessoria de imprensa, o Sauípe Park reiterou as informações que prestou socorro, incluindo a informação de que o socorro demorou 20 segundos. Enfatizou ainda que, em seus 12 anos de existência, essa foi a primeira morte registrada por afogamento em piscina do resort.

Além da responsabilização criminal dos proprietários do resort, os advogados da família da vítima afirmaram que vão buscar reparação por danos morais. O valor da ação é de R$ 5,8 milhões, o equivalente a mil vezes o preço pago pelo pacote de viagem.

R7

Sylvester Stallone beija o caixão do filho em enterro

Novas imagens do funeral de Sage Stallone foram divulgadas nesta terça-feira (24) pela agência "Brainpix"

Novas imagens do funeral de Sage Stallone foram divulgadas nesta terça-feira (24) pela agência de fotografia "Brainpix". Sylvester Stallone foi fotografado beijando o caixão do filho, em um cemitério de Brentwood, Califórnia. Bastante emocionado, o ator chegou a ajoelhar no chão para falar suas últimas palavras em particular com o filho mais velho, encontrado morto no dia em que completou 36 anos, 13 de julho, no quarto do apartamento em que morava em Studio City.

As autoridades locais já realizaram a autópsia, mas a causa da morte só será descoberta entre 4 e 6 semanas. Depois de uma missa realizada na igreja de Brentwood, o carro funerário, seguido de toda a família e escolta policial, seguiu para o local do enterro. A cerimônia foi realizada no último sábado (21).

No dia 19, o site "TMZ" afirmou que as autoridades de Los Angeles acreditam que Sage estivesse envolvido com o tráfico de drogas, mais especificamente Hidrocodona (Vicodin), indicado para o alívio de dores crônicas. A polícia não acredita que o ator fosse viciado na substância, ou em qualquer outro tipo de droga, principalmente por causa de seu tipo físico. No dia em que foi encontrado morto, Sage, que media 1,70, estava pesando cerca de 90 quilos. "Ele era gordinho, e viciados em drogas quase sempre são muito magros", disse uma fonte.

Não foi encontrado Hidrocodona na casa de Sage, mas mais de 60 frascos vazios de medicamentos foram localizados no quarto do rapaz. De acordo com a publicação, todos eles eram possivelmente usados para serem abastecidos por um farmacêutico - cada frasco contém, no mínimo, 500 comprimidos. No total, mais de 30 mil comprimidos podem ter sido vendidos. A polícia também cogita a possibilidade do medicamento ter vindo de fora dos Estados Unidos.

Em comunicado para a imprensa, Sylvester Stallone falou sobre a morte do filho. "Não há dor maior quando um pai perde um filho. Por isso, imploro para todos respeitarem a memória do meu talentoso filho e de sua carinhosa mãe, Sasha", disse Stallone. "Esta perda agonizante será sentida pelo resto de nossas vidas. Sage foi nosso primeiro filho e o centro de nosso universo, e estou humildemente pedindo para que todos deixem a memória e alma de meu filho em paz."

Quem

Pais guardam segredo de filho com câncer terminal para que ele viva os últimos meses feliz

O garoto britânico Adam Lewis, 12 anos, foi diagnosticado com um tumor no cérebro após uma biópsia que durou oito horas no ano passado. Mas, assim que os médicos disseram que não havia tratamento para ele, os pais de Adam, Kevin Lewis e Kim Horner, optaram por não contar ao menino sobre a sua doença para que ele passasse os últimos meses feliz.

Segundo o jornal inglês Daily Mail, Adam viveu 12 meses após o diagnóstico depois de passar por tratamentos de radioterapia e quimioterapia. Fã de Batman, ele continuou sorrindo e indo normalmente à escola até o dia da sua morte, em 3 de maio deste ano no Hospital Infantil de Sheffield, na Inglaterra.

No último ano de vida, Adam ainda conseguiu dividir o tempo entre a casa da mãe, em Deckham, e do pai, em Barton. Os dois fizeram tudo o que puderam para alegrar o garoto que fez rapel, andou de helicóptero e reuniu uma grande parte da família para uma trilha.

Arrasada, a irmã de Adam, Cloe, 21 anos, falou em nome da família sobre a decisão de não contar ao garoto sobre seu estado terminal. “Nós queríamos que ele continuasse a ter uma vida normal, indo à escola e fazendo suas coisas de criança”, disse ela.

Adam sabia que tinha um tumor cerebral e que tinha que se submeter à radioterapia e quimioterapia, disse Cloe. “E ele foi extremamente corajoso e engraçado o tempo todo. O menino mais corajoso que eu conheci”, contou. Você acha que a família agiu corretamente?

Crescer

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Síndrome do ninho vazio

A famosa síndrome na verdade se refere a quando os filhos saem de casa, muitas vezes na época da faculdade. O que eu tenho pode ser considerado uma primeira edição ou rascunho, mas não deve ser tão diferente afinal.

Férias escolares, pais separados, divisão meio a meio e semana passada a Lucia foi viajar com a mãe. Aparentemente pra Lua ou algum lugar similar onde o celular não pega. Talvez até mais longe porque eu tenho certeza que os astronautas mandavam notícias pra Terra, lá do Mar da Serenidade.

Serenidade é o que eu tento manter já quase uma semana sem notícias da minha pequena. Pode parecer pouco, mas ela não tem nem quatro anos e desde que ela nasceu eu nunca fiquei tanto tempo sem notícias ou sem falar com ela.

Aí você junta minha imaginação fértil, a capacidade de criar as hipóteses mais absurdas e quando eu vejo, acabo usando quase todo meu espaço mental para criar cenários terríveis e tentar dispensá-los. O principal argumento contra quase tudo é que notícia ruim corre rápido.

Quando eu tinha uns vinte anos, eu queria que roubassem meu carro, que valia mais no seguro que na revenda. Fui fazer uma caminhada de quatro dias na Serra da Bocaina. Deixei o carro estacionado em uma ruazinha perto da rodoviária. Não avisei ninguém, afinal com vinte anos e morando sozinho, estava aproveitando a liberdade.

Quando eu voltei o carro não estava lá. Eba. O dono do estacionamento em frente disse que travestis quebraram o vidro e usaram o carro como motel, e depois a polícia recolheu o veículo. Estaria tudo bem se o Átila (nome do meu Uno) não estivesse ainda registrado no endereço da minha mãe.

Quando eu dou notícias descubro minha mãe no maior desespero do mundo, porque a polícia ligou pra ela dizendo que encontraram meu carro abandonado perto da rodoviária. Ninguém sabia do meu paradeiro. Ela achou que eu poderia estar morto. Estava tão furiosa que esteve a um passo de me matar ela mesma. E eu nem aí, a meu ver não tinha feito nada de errado...

E hoje eu volto do trabalho, fico andando pelo apartamento vazio, me encolho junto com meus gatos debaixo do cobertor e fico destilando minha apreensão. “Ela está bem. Ela está bem. Ela deve estar bem. Droga, preciso ligar pra minha mãe e pedir desculpas de novo.”

Crescer

Cadeirante, escritor afirma ter sido esquecido dentro de avião

O escritor Marcelo Rubens Paiva, que é cadeirante, pediu ajuda pelo Twitter na tarde deste domingo, para sair de um avião da TAM em Congonhas. Paiva afirma que foi esquecido pela companhia aérea dentro da aeronave.

O voo era o 3971, que partiu do Rio de Janeiro com destino a São Paulo. O avião aterrissou no aeroporto de Congonhas por volta das 18h30.

A primeira postagem na rede social ocorreu vinte minutos depois: "TAM me esqueceu dentro de um avião. Voo 3971. Em Congonhas. Alguém pode ligar e pedir ajuda? Help!", escreveu Paiva.

Cerca de cinco minutos depois, outra mensagem, dessa vez com um toque de irreverência: "Tripulação foi embora e me esqueceram. Vou roubar este Airbus. Será que é fácil pilotar?".

A terceira postagem do escritor veio cerca de uma hora e meia após a chegada. "Sério. Demoraram mais tempo para me tirarem do avião do que o voo Rio-São Paulo".

A TAM informou que seu elevador especial estava atendendo outros voos. E que o escritor precisou esperar por 25 minutos para desembarcar. E, em nenhum momento, ele ficou esquecido.

Folha OnLine

.‘Limpa-orelhas’ revelam variedade em serviços de rua na Índia

Uma pessoa especializada em limpar orelhas é apenas um dos inúmeros serviços oferecidos a transeuntes nas ruas da maior cidade indiana, Mumbai.

É uma tradição passada de pai para filho. Muitos clientes usam o serviço por acreditar que o resultado de um profissional é bem melhor do que o conseguido sozinho. Barbeiros que aparam barbas em calçadas são também comuns em Mumbai. Além de serviços, é possível encontrar itens mais normais como comidas, refrescos e mercadorias mais tradicionais de camelôs de outras partes.

  BBC Brasil

Mais de 14 mil famílias perdem bolsa por frequência escolar insuficiente das crianças


Para que a família receba o benefício, os jovens precisam ter pelo menos 85% de frequência escolar

Mais de 14 mil famílias tiveram o benefício do Programa Bolsa Família cancelado em julho em função da baixa frequência escolar das crianças assistidas. O número representa 2,4% do total de atendidos em abril, último mês de acompanhamento da frequência.

De acordo com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) os beneficiários têm até 31 de julho para comparecer às prefeituras e tentar reverter o cancelamento explicando os motivos das faltas à escola.

Para que a família receba o benefício, as crianças e jovens de 6 a 15 anos precisam estar matriculadas regularmente na rede de ensino e ter pelo menos 85% de frequência escolar. O processo entre a notificação da família e o cancelamento dura cerca de um ano. Nesse período, a prefeitura deve procurar a família para identificar os motivos para o abandono da escola.

Em graus de punição que antecedem a exclusão, ministério também suspendeu o pagamento de 61 mil benefícios por 60 dias, pelo mesmo motivo, e 72 mil estão bloqueados em julho. No caso do bloqueio, os valores são pagos retroativamente no mês seguinte.

Além das famílias que perderam o benefício, 7,8 mil jovens entre 15 e 17 anos também foram desligados do programa por problemas no cumprimento da frequência escolar – o mínimo exigido nessa faixa etária é 75%. Nesse caso as famílias perdem apenas a parcela referente a cada um dos adolescentes, que pode ser de R$ 38 ou R$ 76.

R7

Meu filho precisa de fono?


Você vai achar lindo quando ele (finalmente!) balbuciar os primeiros sons. E logo... pode começar a apontar sem dizer nada, falar errado, gaguejar. Descubra aqui o que é normal e quando procurar um especialista

Toda criança precisa ir ao fonoaudiólogo?
Não. A consulta deve ser marcada se o seu filho apresentar alguma alteração ou atraso na fala que não seja esperado para a faixa etária dele. E não existem dados nacionais, mas estima-se que 5% das crianças vão ter algum tipo de dificuldade. O alerta de que haja um problema, em geral, vem do pediatra ou da escola. “Mas sempre que os pais suspeitarem de alterações devem procurar orientação do médico que acompanha a criança. E, em todas as consultas, o progresso da linguagem é avaliado”, afirma Sylvio Renan Monteiro de Barros, pediatra clínico e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Uma pesquisa norte-americana, feita com 88 crianças durante 20 anos, comparou esse processo de aquisição da linguagem a um passeio de montanha-russa: até chegar a fluência, elas vão adotando e abandonando padrões de fala, como trocar fonemas (o nome que se dá ao som das letras) e omitir sons. O que isso significa? Que seu filho pode apresentar alguns problemas enquanto está aprendendo a se comunicar, mas que a maioria vai desaparecer naturalmente até os 5 anos.

Quais são os problemas de fala mais comuns e quando aparecem?
O primeiro que pode surgir é o atraso no início da fala, que é percebido quando a criança articula pouco ou quase nada aos 2 anos, idade em que deveria conseguir se comunicar com frases simples, como “me dá.” Se isso não acontece, é preciso marcar uma consulta com o fonoaudiólogo. Aos 3, acontecem as trocas de fonemas, mas isso não é necessariamente um problema. Vai depender da substituição que ele faz e da etapa em que isso acontece. Por exemplo, nessa idade é comum a criança “comer” o R (em vez de falar preto, dizer “peto”), e nem por isso é preciso procurar um especialista. De 2 a 4 anos, seu filho pode começar a repetir as palavras ou as sílabas, caso conhecido, na linguagem médica, de disfluência fisiológica. Diferentemente da gagueira (um distúrbio neurobiológico, que tem início por volta dos 5 anos e que exige tratamento especializado), essa disfluência dura cerca de seis a dez semanas e acontece porque os pensamentos da criança são mais rápidos do que a capacidade de falar, causando a repetição. E você pode ajudar. Ouça seu filho com calma e paciência, sem chamar a atenção para esse comportamento ou pedir para ele falar mais devagar – isso só vai fazê-lo se sentir inadequado. Lembre-se de que até os 5, a criança deve falar todos os sons corretamente – essa regra não vale para prematuros que, em geral, têm mais chances de sofrer atrasos no desenvolvimento. Se perceber algo diferente, procure um especialista.

Que outros fatores podem prejudicar o desenvolvimento da fala?
Problemas auditivos, neurológicos ou respiratórios, e até fatores ambientais, como falta de estímulo. Desses, os de audição são os mais comuns. “A criança que ouve pouco, balbucia pouco. Ou seja, vai ter dificuldade para aprender a falar”, diz Ignês Maia Ribeiro, diretora educacional do Instituto Brasileiro de Fluência (SP). Por isso é importante que o recém-nascido faça o teste de triagem auditiva (teste da orelhinha), gratuito e obrigatório desde 2010. Ele é realizado ainda na maternidade e avalia se o bebê tem alguma dificuldade para ouvir. Já as crianças com deficiência neurológica (inclusive as portadoras de síndromes, como a de Down) precisam de atenção especial: a maioria vai ter atraso no desenvolvimento da linguagem. Outro fator importante é a respiração. As que possuem problemas crônicos, como rinite alérgica, têm mais chances de apresentar alterações na fala pois respiram pela boca. “Isso afeta todo o processo de postura da língua e posicionamento dos dentes, o que colabora para as alterações aparecerem”, afirma Cássia Telles, fonoaudióloga do Hospital Pequeno Príncipe (PR).

Uma vez que a dificuldade foi constatada, devo ir logo ao especialista?
Sim. É importante que o fonoaudiólogo faça uma avaliação rapidamente. Mas diagnosticar o problema, em alguns casos, não significa que o tratamento vai ser iniciado naquele momento. “Quando a criança vai para a escola, é exposta ao ambiente social e percebe que sua fala está errada. Muitas vezes, essa é a hora mais adequada de interferir, pois ela fica consciente do problema e disposta a mudar o quanto antes”, diz Cássia. Ainda assim, vale dizer que somente um especialista saberá a hora certa de começar o tratamento.

E o desempenho escolar, como fica?
A principal preocupação é com a escrita. Seu filho só vai aprender a escrever direito se conseguir discriminar os sons corretamente – se tem dificuldade de articular o R e o L, vai transferir isso para o papel, por exemplo. Uma fala com problemas também prejudica a comunicação com outras crianças e dificulta a interação social.

Falar errado pode ser uma maneira de chamar a atenção?
Sim. Isso pode ser reflexo de uma situação que a criança está com dificuldade para lidar, como a chegada de um irmão. Se o fonoaudiólogo identificar que a questão é comportamental, pode, por exemplo, dar orientações do que fazer no dia a dia, como não reforçar ou corrigir o erro. Ele também pode indicar uma consulta com um psicólogo.

Como é o tratamento para os problemas de fala?
Primeiro você vai precisar encontrar um fonoaudiólogo (e, pasme, existe um tipo de especialista para cada dificuldade da fala). A terapia, em geral, acontece duas vezes por semana. Nas primeiras sessões, os pais entram junto com a criança para ela ter mais segurança. De qualquer maneira, é importante a sua participação, porque os exercícios feitos com o especialista e as orientações devem ser repetidas em casa. Dependendo do caso, é possível que a criança só vá ao especialista para que ele acompanhe o progresso, e todo o restante do tratamento seja realizado com a sua ajuda.

Qual a melhor maneira de estimular meu filho?
Uma pesquisa da Universidade de Notre Dame (EUA) mostrou que, durante o primeiro ano de vida, os bebês já identificam padrões de sons nas palavras para começar a entender o significado delas. Isso significa que eles treinam a fala muito antes de balbuciar as primeiras sílabas. Por isso, converse sempre com o seu filho (nomeie as partes do corpo na hora do banho, por exemplo) e crie oportunidades para ele falar. Se a criança apontar para algo, diga o nome do objeto antes de atender ao pedido dela. Quando disser algo errado, responda com a maneira correta, sem corrigi-la para não gerar mais insegurança. E nada de falar em “nenenês”. O tatibitate pode atrasar o aprendizado.

Você quer saber...

Chupeta e mamadeira podem interferir no desenvolvimento da fala?

Sim, principalmente se forem usadas depois dos 2 anos, quando os dentes de leite já apareceram. São eles que vão posicionar a língua de uma maneira adequada dentro da boca, e esses produtos alteram toda a estrutura dela. Além do risco de entortar os dentes, a chupeta e a mamadeira podem alterar as musculaturas da língua, dos lábios e das bochechas, que ficam flácidas, e o padrão respiratório, o que, consequentemente, atrapalha a fala.

Freio de língua preso é caso de cirurgia?

Nem sempre. Um bom termômetro é a amamentação. Se o frênulo (ou seja, o freio) for curto demais e atrapalhar a sucção do leite, é provável que ele dificulte a elevação da língua e prejudique a articulação de alguns fonemas mais tarde. A cirurgia é simples e pode ser feita desde os primeiros meses de vida da criança. O médico faz uma incisão, com anestesia local. Bebês fazem o procedimento no próprio consultório do pediatra e, em alguns casos, nem precisam levar pontos. A recuperação é rápida.

Fontes: Anelise Junqueira Bohnen, presidente do Instituto Brasileiro de Fluência; Agência Nacional de Saúde Suplementar; Cássia Telles, fonoaudiologista do Hospital Pequeno Príncipe (PR); Ignês Maia Ribeiro, diretora Educacional do Instituto Brasileiro de Fluência; Ministério da Saúde; Patrícia Junqueira, fonoaudióloga do Hospital e Maternidade São Luiz (SP); Simone Bley, fonoaudióloga audiologista do Centro de Otorrinolaringología Pediátrica de Curitiba; e Sylvio Renan Monteiro de Barros, pediatra da clínica MBA Pediatria e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria

Confira também

Gagueira: quando é um problema e como tratar?

Trocar fonemas: até quando é normal?

Crescer

Vídeo mostra homem esfaqueando ex-mulher em hospital de Pelotas, RS


Agressão aconteceu na noite deste domingo (22) no HPS do município.
Mulher está internada em estado regular e pode ter alta nesta segunda.


Câmeras de segurança flagraram um homem esfaqueando a ex-mulher na noite deste domingo (22) no Hospital de Pronto Socorro de Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul. De acordo com a reportagem do Jornal do Almoço (veja o vídeo), o agressor aparece de capacete correndo atrás da vítima e a atinge com vários golpes de faca.

O caso foi flagrado pelas câmeras às 20h29 deste domingo na recepção do hospital. A agressão gerou pânico no local e dezenas de pessoas presenciaram o fato. "Ela estava esperando no saguão e ele entrou já esfaqueando ela. Depois fugiu em uma moto. Tinha uma pessoa esperando ele no lado de fora. A gente já tem a foto do ex-marido dela e entregamos à polícia", afirma ao G1 a enfermeira responsável pela emergência, Fernanda Bergman.

Duas horas antes, o homem já havia ferido com uma faca a ex-mulher e o namorado dela. Ela está internada em estado regular no hospital e, segundo a enfermeira, pode ter alta nesta segunda-feira (23).

G1

domingo, 22 de julho de 2012

Paris Jackson: 'Minha avó está desaparecida'

No Twitter, filha do cantor pede ajuda para encontrarem a avó. Segundo o site TMZ, Katherine Jackson estaria na casa de sua filha, Rebbie

Paris Jackson, filha de 14 anos do cantor Michael Jackson, utilizou sua página no Twitter para pedir ajuda para encontrar a avó, Katherine Jackson, que, segundo ela, está desaparecida. "Não falo com ela há uma semana. Tragam-na para casa", escreveu a adolescente. Segundo o site TMZ, fontes afirmam que a mãe do cantor Michael Jackson está na casa de uma de suas filhas, Rebbie. Contudo, o paradeiro oficial de Katherine não foi confirmado. Na noite de sábado, ainda conforme o TMZ, um dos sobrinhos da matriarca chegou a acionar a polícia de Los Angeles afirmando que ninguém conseguia localizá-la.

No início da semana, outro filho da matriarca, Jermaine Jackson, postou em sua página no site de microblogs que Katherine estava descansando no Arizona, a pedido de seus médicos. Segundo ele, Katherine teve sintomas de stress e estava sob cuidados de outros familiares.

Família em conflito - Paris, que vem criticando abertamente, via Twitter, alguns de seus tios, também afirmou que o médico que cuida de sua avó é o mesmo que prestou depoimento em favor de Dr. Conrad Murray - o médico condenado a quatro anos de prisão por homicídio involuntário pela morte de Michael Jackson. "O mesmo médico que testemunhou em defesa do Dr. Murray dizendo que meu pai era um viciado em medicamentos (uma mentira) está cuidando de minha avó... Só para dizer", escreveu.

O conflito entre a garota e alguns membros da família, como Janet e Jermaine Jackson, se deve em grande parte ao espólio do popstar. Segundo o site TMZ, alguns irmãos contestam os administradores do espólio pelo fato de nenhum membro da família - com exceção dos três filhos de Michael e sua mãe, Katherine - ter direito à herança do cantor. Janet, Jermaine, Tito, Randy and Rebbie Jackson enviaram uma carta aberta aos administradores acusando-os de terem falsificado o testamento de Michael.

Os outros irmãos do cantor, Jackie, Marlon e La Toya Jackson, além dos pais, Joe e Katherine, não assinaram a carta.

Veja

Promotoras de Justiça discutem soluções para violência contra mulher


No programa deste sábado (21), a apresentadora Débora Santilli recebeu as promotaras de Justiça Dra. Valéria Scarance e Dra. Silvia Chakian de Toledo. Justas elas discutiram soluções para todo universo que envolve a violência contra mulher.

R7

AMIGOS/AS....*IMPORTANTE* !!!


Retirado do face da minha amiga e colabradora Lucinha Rabello
Verbratec© Desktop.