sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Governo lança projeto de prevenção à violência contra a juventude negra


Brasília - O governo federal lança, em Maceió (AL), a primeira etapa de um programa piloto que visa enfrentar o crescente número de homicídios entre jovens negros de todo o país. Intitulado Juventude Viva, a iniciativa é a primeira etapa de uma ação mais ampla, o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no país vitimam pessoas jovens. Destas, mais de 75% são negras. Além disso, enquanto as mortes de jovens brancos caíram de 9.248, em 2000, para 7.065, em 2010, a morte de jovens negros cresceu de 14.055 para 19.255 no mesmo período.

Em Alagoas, o programa irá complementar iniciativas que já estão em curso, como o Programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça. A escolha do estado também se justifica porque a capital, Maceió, ocupa o segundo lugar entre as cidades com o maior número de homicídios no país. Nesta primeira etapa, além de Maceió, o Juventude Viva também será testado em outras três cidades alagoanas: Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares. A meta do governo federal é, a partir da experiência inicial, estender a iniciativa para os 132 municípios mais violentos do país.

"O Juventude Viva representa um plano de enfrentamento à mortalidade da juventude negra. Vai começar como uma experiência em Alagoas, com os vários ministérios envolvidos desenvolvendo um conjunto de ações de inclusão e contra a cultura de violência", explicou a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, logo após participar, esta manhã, do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Também participou do programa o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Entre as iniciativas a serem desenvolvidas, a ministra mencionou a adoção, pelas escolas estaduais, de aulas em período integral; a criação de espaços culturais em territórios violentos e o estímulo ao empreendedorismo juvenil, principalmente quando associado à chamada economia solidária. Além disso, segundo a ministra, o programa também prevê ações de capacitação dos profissionais que atuam com os jovens, especialmente dos policiais.

"Será extremamente importante o trabalho que faremos com as forças policiais para que possamos ter um comportamento diferenciado dos policiais em relação aos jovens, especialmente em relação ao jovem negro que, por conta da discriminação racial, acaba sendo mais atingido por essa violência", explicou a ministra.

O Juventude Viva, segundo a ministra, irá beneficiar não apenas jovens negros entre 15 e 29 anos, mas toda a população das regiões contempladas com iniciativas como a construção de espaços culturais.

"Pretendemos atingir os jovens negros, que, nos últimos anos, são os que mais têm sofrido com esses altos índices de homicídios, mas, embora o diagnóstico que conduza o programa leve em conta a população negra, seu caráter é amplo. A instalação de uma praça de cultura em um bairro de maioria negra faz toda a diferença para toda a população", acrescentou a ministra.

"Embora tenhamos experimentado, nos últimos anos, uma melhoria dos indicadores sociais da população negra, temos ainda milhões de jovens negros que estão fora da escola e do mercado de trabalho, sendo uma população vulnerável às possibilidades de se envolver em situações violentas e que tem a vida pouco valorizada, já que não está inserida em nenhum tipo de rede social mais forte."

Coordenado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, o programa contará com a colaboração dos ministérios da Cultura, Educação, Saúde, Trabalho e Esportes.

Fonte: Agência Brasil

promenino

Vidas no batente: Porteiro de Ipanema tem filho fazendo pós-doutorado nos EUA

Aos 18 anos, Damião Aranha fez as malas no interior da Paraíba e partiu para o Rio de Janeiro em busca de oportunidades, seguindo a história de êxodo repetida por muitos nordestinos.

 Depois de trabalhar alguns anos na construção civil, Damião encontrou o emprego que o mantém até hoje, aos 78 anos: é porteiro de um edifício em Ipanema, na zona sul do Rio. A rotina de trabalho começa todos os dias às 7h. Depois de 55 anos no prédio, Damião é porteiro chefe, e diz fazer um pouco de tudo. "Qualquer problema que o pessoal não sabe resolver, chama o porteiro, que o porteiro vai lá e resolve", diz. Ele já poderia estar aposentado, mas diz que o trabalho é um dos segredos para sua saúde e longevidade. "Acho que o trabalho é bom para a saúde da gente. Enquanto a gente tiver força para trabalhar, a gente trabalha." Damião mora em um apartamento simples na cobertura do prédio, com o filho mais novo, que está cursando o pré-vestibular. Na infância, ele próprio só completou o ensino fundamental - teve que começar a trabalhar na roça aos dez anos para ajudar a levar comida para casa. Hoje, seu filho mais velho está fazendo pós-doutorado em Física nos Estados Unidos. "Nada mal para filho de porteiro", diz, orgulhoso. BBC Brasil

Adolescente que mutilou a mãe é transferido para hospital e pode passar por tratamento


Ele foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio

O adolescente de 16 anos que mutilou a mãe e mastigou o dedo dela, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi transferido para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio, por determinação da Justiça. De acordo com o Ministério Público, o objetivo da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Nova Iguaçu é verificar se o rapaz sofre de transtornos mentais e providenciar o tratamento, caso seja necessário. Ele estava internado em um centro de recuperação para menores em Belford Roxo.

Cristiane dos Santos Simplício, de 30 anos, mãe do adolescente, permanecia internada em estado estável e consciente, na manhã desta sexta-feira (28), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Ela está no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, e tem indicação para ser submetida à cirurgia buco-maxilo-facial (na região da boca, face e pescoço).

De acordo com a secretaria, Cristiane não corre risco de morrer, mas não tem previsão de alta. Ela teve pedaços do rosto e do seio arrancados, além de ter um dedo mastigado, um olho arrancado e outro furado.

Cristiane foi atacada pelo filho de 16 anos no último dia 20, quando foi atrás dele após o adolescente fugir de casa. A mãe o localizou em um quarto abandonado no bairro Cabuçu, onde ocorreram as agressões.

Ataque causa espanto e comoção

Pessoas que conhecem o adolescente e a mãe ficaram chocadas com a história. Segundo José Carvalho, de 18 anos, que morava na mesma rua do adolescente, a agressão causa espanto, porque o jovem sempre teve comportamento normal.

— Nunca imaginei que ele poderia fazer isso. Ele não era de falar com ninguém, mas andava normal, andava até de mototáxi. Todos ficaram muito assustados com isso.

Para Nathan Silva, de 22 anos, que ajudou no resgate da mãe do rapaz, a surpresa foi ainda maior, pois ele participava da procura pelo adolescente.

— É muito triste. Ela veio aqui na rua procurando o filho e, quando soube que tinha pulado o muro para o terreno, foi até a casa. Depois só ouvimos os gritos.

Ele ainda contou que chamou outras pessoas e correu para ajudar, pois achou que fosse uma briga comum.

— Achei que era uma briga, mas quando cheguei, ele estava com um pedaço de vidro enfiando na barriga da mulher. Ninguém podia chegar perto. Só a polícia que, depois de um tempo, chegou e controlou a situação.

Caso choca policiais

Um dos vizinhos tentou negociar a libertação da mãe, mas não teve êxito e chamou a polícia. No momento em que foi socorrida, de acordo com o delegado Luiz Jorge Rodrigues, que atendeu incialmente o caso na central de flagrantes da Delegacia da Posse (58ª DP), a vítima só conseguiu dizer que o agressor era seu filho e que teria problemas mentais.

O caso foi remetido ao delegado Delmir da Silva Gouvêa, titular da Delegacia de Comendador Soares (56ª DP). Ele não descartou a hipótese de o rapaz estar sob efeito de drogas e encaminhou o caso à Promotoria da Infância e Juventude. O delegado Rodrigues classificou a situação como deplorável.

— Na verdade, os PMs foram atrás da informação de que um filho bateu na mãe. Quando eles entraram no quarto, viram o filho pelado, a mãe pelada, ele grudado nela e comendo, mastigando o dedo da mãe, literalmente.

R7

ATENÇÃO!!!!


Você pode salvar a vida de alguém, compartilhando isso.

DERRAME:
Um amigo me enviou… e me encorajou a postar esse assunto e espalhar essa notícia. Eu concordei. E se todos puderem lembrar-se de algo tão simples, creio que vocês poderão salvar vidas.

IDENTIFICAÇÃO DO DERRAME:
Durante uma festa, a esposa de um amigo tropeçou e levou uma pequena queda – ela garantiu que estava bem e que havia somente tropeçado no rejunte do ladrilho, por causa de seu sapato novo. (Foi oferecido chamar a ambulância)

As pessoas a ajudaram e deram-lhe um novo prato de comida e Ingrid pareceu se divertir o resto da noite. No entanto, mais tarde, o marido de Ingrid telefonou avisando que ela havia sido levada ao hospital – (às 6:00hs, Ingrid faleceu.)
Ela havia sofrido um derrame na festa. Se eles soubessem identificar os sinais de um derrame, talvez Ingrid ainda estivesse conosco hoje.

Alguns não morrem. Eles sobrevivem, mas ficam totalmente dependentes e sua condição é limitadíssima. Leva apenas poucos minutos para você ler isso...

IDENTIFICAÇÃO DO DERRAME:

Um médico neurologista afirma que se ele puder chegar a uma vítima de derrame dentro de 3 horas, ele pode reverter completamente os efeitos do derrame...totalmente. Ele afirma que a dica é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e daí submeter o paciente à cuidados médicos até dentro de 3 horas. O que é difícil acontecer.

RECONHECENDO O DERRAME

Lembre-se desses ‘3’ Passos. Leia e aprenda!
Algumas vezes os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente a falta de conhecimento leva ao desastre. A vítima de derrame pode sofrer danos mentais severos, quando as pessoas a sua volta não são capazes de reconhecer os sintomas do derrame.
Agora, os médicos dizem que um acompanhante pode identificar o derrame, fazendo apenas 3 perguntas simples:

• Peça a pessoa que SORRIA...
• A FALA. Peça a pessoa que FALE UMA FRASE SIMPLES coerentemente (tipo: “Está ensolarado lá fora”).
• Peça a pessoa que LEVANTE OS DOIS BRAÇOS ao mesmo tempo.

Se ele ou ela tiver problemas com QUALQUER UMA dessas 3 coisas, chame a ambulância e descreva os sintomas ao atendente.

NOTE : Outro sinal de um derrame é
1. Peça a pessoa que coloque a língua para fora.
2. Se a língua estiver enrolada, se ela pender para um lado ou para outro isso é sinal de um derrame.

Um importante cardiologista afirmou que se todos compartilharem essas informações; pode apostar que uma vida acabará sendo salva.

Informação retirada do Facebook

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Recém-nascido achado em mochila foi morto pela mãe, diz delegada


Para polícia, criança que encontrou o recém-nascido morto é irmã dele.
Exame revelou que mãe da menina de 6 anos esteve grávida recentemente.


A delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Aparecida de Goiânia, Myrian Vidal, divulgou nesta quinta-feira (27) que as investigações sobre o caso de um recém-nascido encontrado morto dentro de uma mochila no Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, há uma semana, apontam que a criança foi morta pela própria mãe. Esta mulher seria uma moradora da região e também a mãe da menina de 6 anos que encontrou o corpo. Segundo a própria delegada, a suspeita confirma ser a mãe do recém-nascido, mas nega tê-lo matado.

Myrian Vidal explicou que o perito do Instituto Médico Legal (IML) responsável por este caso afirmou que o bebê, do sexo masculino, nasceu vivo e morreu por asfixia. “Provavelmente causada pela utilização de um saco plástico, já que não foi detectada lesão interna”, conta. A conclusão final de que a mãe da menina que encontrou o corpo também era a mãe da vítima ocorreu na quarta-feira (26), quando a mulher se submeteu a uma ultrassonografia.

“O médico que fez o exame confirmou que o útero dela estava dilatado e que ela teria estado grávida e dado à luz recentemente”, diz Myrian. Segundo a delegada, no início, a mulher – que tem 35 anos e já é mãe de sete filhos – negou tudo, mas depois confessou que havia mantido a gravidez em segredo da família e dos amigos.

As investigações preliminares já apontavam que a mãe do recém-nascido seria uma moradora da região. Para confirmar esse dado, várias mulheres da vizinhança foram intimadas a depor. “No dia em que a suspeita se apresentou na delegacia, foi possível perceber que ela caminhava com dificuldade. Também descobrimos que a mochila em que o bebê estava pertencia à filha da suspeita, a menina de 6 anos que encontrou o corpo”, revela a delegada.

Gravidez ocultada
Segundo Myrian Vidal, depois de negar por algum tempo, a suspeita confessou a gravidez secreta. A mãe teria dito ainda que, como o bebê nasceu morto o colocou na mochila e pretendia levá-lo para mais longe, mas não conseguiu se afastar muito de casa.

A suspeita afirmou à polícia que os primeiros sete filhos, com idades entre 19 anos e 6 anos, são frutos de um relacionamento anterior e que esse bebê encontrado morto seria de um ex-namorado. De acordo com a polícia, ela relatou que ficou com vergonha dessa nova gravidez e tentou encontrar o ex para contar. Como não o localizou, escondeu a gestação.

“Ela continua dizendo que a criança nasceu morta, mas o fato de não contar a ninguém, de não fazer enxoval, são indícios que já havia a vontade de matá-lo se o pai não aparecesse”, avalia a delegada. Myran Vidal aponta que a mulher tem entrado em contradição em seus depoimentos. “Embora diga que o bebê nasceu morto, ela também declara que o deixou perto para que outra pessoa o encontrasse e o ajudasse”, revela.

Psicóloga
A mãe do bebê encontrado morto está passando por uma avaliação psicológica que vai atestar se ela estava passando por alguma depressão ou transtorno que a levasse a matar o próprio filho, ou se o crime foi premeditado.

Se a primeira hipótese for confirmada, ela poderá ser indiciada por infanticídio, com pena prevista de até seis anos de reclusão. A segunda alternativa é a de homicídio qualificado, que pode resultar na condenação de até 30 anos de prisão.

Para Myrian Vidal, trata-se de um caso de homicídio qualificado. “Até o momento, as circunstâncias em que a criança foi encontrada e todos os detalhes levam a essa conclusão. Ela fala que a criança já nasceu morta, mas escondeu a gravidez, não fez enxoval ou falou da morte do bebê”, ressalta.

Liberdade
Apesar das opiniões da delegada, a suspeita responderá pela morte do filho em liberdade, pois não houve flagrante e a titular da DPCA não viu necessidade de solicitar à Justiça a prisão da mulher. "Ela tem endereço fixo e não tentou fugir", afirma.

Myrian Vidal afirmou ao G1 que a mulher esteve na delegacia até o início desta tarde, pouco antes das 13h. A delegada disse que o médico que a examinou na quarta confirmou que há restos de placenta no útero da suspeita. Ele recomendou que a mulher retornasse ao hospital para fazer uma curetagem e evitar o surgimento de uma infecção. "A apesar disso, após passar pela psicóloga, ela preferiu ir diretamente para casa. De acordo com o médico, o procedimento deve ser feito ainda nesta semana", diz a delegada.

A menina de 6 anos,que encontrou o corpo do próprio irmão recém-nascido, e os outros filhos da suspeita estão sendo acompanhados pelo Conselho Tutelar.

G1

COMENTÁRIO EM DESTAQUE

Leitor respondendo a leitor

Paulo Lima deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A planta avelós e o tratamento do câncer":


Juliana,
Fala comigo pelo e-mail opoderdasplantas@gmail.com ou pelo tel: (21) 9367-1283, que ensino tudo sobre a planta avelóz a custo zero,ok.
Abraços, Paulo Lima (Pastoral Familiar da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida RJ Ilha do Governador). www.debatesculturais.com.br e clicar em áudio programas / www.opoderdasplantas.com.br



A VOLTA DO CORONELISMO: Candidato a prefeito de Atibaia sofre atentado a tiros na zona rural


Ao menos sete tiros foram disparados contra o candidato e seu segurança.

Polícia investiga o caso, mas até o momento ninguém foi preso.

O candidato a prefeito de Atibaia, Professor Wanderley Silva de Souza (DEM), foi vítima de um atentado a tiros na noite de quarta-feira (26) na zona rural da cidade. De acordo com a Polícia Civil, pelo menos sete tiros foram disparados contra o carro em que estavam o candidato e seu segurança Hélio Soares Filho, um sargento reformado da Polícia Militar. Nenhum dos disparos atingiu as vítimas.
A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 21h no bairro rural do Maracanã, que fica cerca de 20 quilômetros da região central da cidade. O candidato voltava de um compromisso, no sítio Irmãos Galo, quando um outro carro teria se aproximado e efetuado os disparos.
Para conseguir escapar dos tiros, as vítimas teriam jogado o carro em um barranco e saltado do veículo. Para a Polícia Civil, as vítimas disseram que não conseguiram ver o número de pessoas nem qual era o modelo do carro. Informaram apenas que se tratava de um carro de cor escura.
Após os disparos, as vítimas disseram que voltaram para o sítio que haviam visitado para pedir apoio e acionaram a polícia. Ambos foram encaminhados para o Hospital Novo Atibaia. Wanderley foi liberado ainda na noite de quarta-feira e Hélio recebeu alta médica na manhã desta quinta-feira (27).
O carro em que o candidato estava foi apreendido e deve ser periciado novamente nesta quinta. A perícia preliminar da polícia contabilizou sete tiros no veículo que atingiram o vidro traseiro, a lateral e a frente do carro. Até as 8h30 desta quinta, ninguém havia sido preso e a polícia investiga o caso
O assessor de Wanderley, Carlos Henrique Pompeu, disse que o candidato já era vítima de ameaças há pelo menos um mês, quando passou a andar escoltado pelo policial reformado. Segundo ele, um Boletim de Ocorrência sobre o problema foi registrado no dia 29 de agosto.
"Ele recebeu uma carta anônima em que dizia 'você já viu defunto tomar posse?'", afirmou. Ele não soube explicar o que teria motivado a ameaça. Segundo ele, a campanha do candidato será suspensa nesta quinta-feira (27).

Novidade em Matrículas 2012 de Creche para Crianças com Deficiência


Pessoal,

Em reunião no Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação anunciou que neste ano (2012) a matrícula de crianças com deficiência será feita entre 9 e 19 de outubro para o ano letivo 2013, sendo que, para creches, não estará sujeita a sorteio, ou seja, a criança já terá a vaga automaticamente, desde que esteja em situação de vulnerabilidade social e econômica, o que será comprovado mediante a inscriçäo do aluno no Programa “Cartão Carioca”.

É importante notar, contudo, que muitas crianças que devem ter o atendimento educacional especializado têm transtornos globais de desenvolvimento, a exemplo de asperger e autismo, o que não é tão comumente identificável até os dois ou até três anos, deixando de fora deste benefício esse grupo de alunos.

Nestes casos, o diagnóstico precoce e a preparação das educadoras de creche para identificar sinais de TGD é fundamental, e um convênio já foi assinado com a PUC-RJ para este fim.

É importante notar que há uma limitação de duas crianças com deficiência por turma comum em creche, ou seja, pode acontecer de o aluno não ser matriculado na creche escolhida como primeira opção pelos pais. Mas de qualquer forma, é um importante avanço.

Abraços,
Paulo Messina

Blog do Messina

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Após derrame, mãe esquece marido e filhos e pensa ser adolescente


A britânica Sarah Thomson, de 32 anos, sofreu um derrame em consequência de um coágulo de sangue em seu cérebro que apagou 13 anos de suas memórias.

O coágulo, que teria origem, segundo os médicos, em uma má-formação de vasos sanguíneos, interrompeu o fluxo de sangue para um parte do seu cérebro, fazendo com que o local ficasse temporariamente sem oxigênio e sem nutrientes.

Quando ela recobrou sua consciência, após ter sido levada a um hospital, não reconheceu seu marido ou seus três filhos e estranhou o fato de seu irmão estar calvo.

Ela pensou que o marido, Chris, fosse um funcionário do hospital. ''Não me lembrava de tê-lo conhecido, de ter me casado com ele ou o que quer que seja''. E afirma que teve de ''se apaixonar novamente'' pelo marido.

''Quando as crianças vieram me ver, eu não tinha ideia de quem elas eram, pensei que fossem filhos de outra pessoa. Eu os chamava pelo nome errado, não entendia por que estavam tão felizes em me ver.''

Ela conta que a reação ao ver os demais integrantes de sua família também foi de estranhamento. ''Olhei para o meu irmão e disse: 'você está careca'. E também falei aos meus pais como eles pareciam mais velhos. Era como se tivessem envelhecido da noite para o dia.''

Estranha no espelhoEla afirma ainda que não foi capaz de se reconhecer ao se olhar no espelho. Sarah conta que teve de assistir a vídeos e ver fotos para tentar lembrar como era a sua vida anterior. ''Mas, às vezes, parecia que eu estava vendo outra pessoa'', relata.

Sarah Thomson descreve como o marido como tem sido ''incrível'' e atribui a ele sua recuperação. ''Eu tive de me apaixonar por ele novamente. Ele me levou a todos os lugares que havíamos ido juntos para tentar despertar minha memória''.

Ela comenta que é estranho acordar diariamente com um "estranho" a seu lado, mas que as recordações estão voltando ao poucos.

No Natal do ano passado, ela afirma que voltou a se apaixonar por ele e conta ter se sentido muito nervosa ao se declarar para o marido, como se fosse a primeira vez que o fazia.

BBC Brasil

Rendimento da família influencia matrícula na pré-escola, mostra Pnad

Rio de Janeiro – A renda familiar tem maior influência na matrícula de crianças de 4 e 5 anos na escola do que em outras faixas etárias. O dado está na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a gerente do Pnad, Maria Lúcia Vieira, na faixa etária equivalente ao ensino fundamental obrigatório, o rendimento mensal domiciliar per capita praticamente não interfere na taxa de escolarização (percentual de crianças na escola). “Para a população de 6 a 14 anos, a questão do rendimento não influencia quase nada, mais de 97% das crianças nessa faixa etária estão na escola independentemente do rendimento domiciliar.

Para a população de 4 e 5 anos, que é o pré-escolar, a questão tem influência na taxa de escolarização: quanto maior o rendimento domiciliar, maior a chance de essa criança ir para a escola.” Enquanto 69,1% das crianças de 4 e 5 anos com renda familiar per capita até um quarto do salário mínimo estavam na escola, a proporção sobe para 88,9% na faixa de renda superior a um salário mínimo. No grupo etário de 6 a 14 anos, o índices são 97,4% para 99,2%, respectivamente. Entre os jovens de 15 a 17 anos, a taxa de escolarização caiu de 85,2% para 83,7%.

Com relação à rede de ensino, 78,4% dos estudantes do Brasil eram atendidos por escolas públicas, de um total de 53,8 milhões de alunos. No ensino fundamental, a rede pública atende a 87% dos estudantes e no ensino médio chega a 87,2%. Nas regiões Norte e Nordeste, as matrículas na rede pública passam de 90% nos ensinos fundamental e médio.

Já no ensino superior, a maior parte dos estudantes era atendida pela rede privada, chegando a 73,2%. As universidades públicas aumentaram a proporção de 23,3% em 2009 para 26,8% em 2011.

Fonte: Agência Brasil
Akemi Nitahara
Edição: Juliana Andrade e Lílian Beraldo

promenino

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aluno agride professora por nota baixa em Santos


Ele também apagou as médias do diário de classe. Professora está em licença médica

Um aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Santa Cecília, em Santos, tirou o diário de classe da professora de inglês e agrediu a docente quando ela tentou recuperar o material. Toda a confusão aconteceu na quinta-feira (13).

O adolescente de 15 anos também apagou as notas do diário de classe. O garoto contou que ficou nervoso com a média que tinha recebido e que sua atitude deveria ter sido diferente, mas que quem começou com a agressão foi a professora.

— Há vários dias a professora vem tirando minha nota e dessa vez, ela tirou a nota da minha média e nisso eu fiquei nervoso e peguei a caderneta dela. Eu sei o que eu fiz foi errado, mas nada justifica ela me bater.

A instituição divulgou uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (24) dizendo que a briga começou quando "a referida professora, em respeito à ordem e aos direitos dos demais alunos, tomou a iniciativa de tentar recuperar o Diário de Classe, um instrumento vital do histórico escolar do corpo discente, porque contém o registro das notas, avaliações, frequência às aulas e demais observações, feitas exclusivamente pelo professor. Quando a mestra tentou recuperar o importante documento, ambos os envolvidos foram ao chão”.

Ainda segundo a nota, a escola lamenta o ocorrido e diz que o aluno foi expulso da escola. A docente está em período de licença médica, mas voltará a lecionar.

Até o fechamento da reportagem, o advogado da professora não se pronunciou sobre o caso.

R7

Caso de menor acusado de matar irmão de 2 anos gera debate sobre Justiça nos EUA


Um caso de direito penal envolvendo um menor na Flórida está causando um amplo debate nos Estados Unidos que vai além de questões jurídicas, fazendo a sociedade questionar o conceito de Justiça.

Cristian Fernandez, de apenas 13 anos, está sendo julgado como se fosse maior de idade por um tribunal do distrito de Duval County por dois crimes cometidos em 2011.

O menino é acusado de ter matado por espancamento seu meio-irmão David, de 2 anos, e de ter atacado sexualmente seu outro meio-irmão, um menino de 5 anos.

Se Cristian for condenado por homicídio doloso, ele pode receber pena de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional.

O caso chamou atenção não apenas pela idade de Cristian, mas também pelo passado de abusos e de violência a que o próprio acusado foi submetido no ambiente familiar ao longo de sua vida.

Marcas da violênciaCristian nasceu marcado pela violência. Sua mãe, Bianella Susana, deu à luz o menino quando tinha apenas 12 anos. O pai de Cristian foi condenado a 10 anos de prisão por ter estuprado a, então, pré-adolescente.

Quando tinha dois anos de idade, o menino foi encontrado vagando de madrugada pelas ruas do sul da Flórida, despido e mal cuidado. A avó, que era a responsável pelo menino, estava trancada há horas no quarto de um hotel de estrada, em uma maratona de uso de drogas.

Alguns anos mais tarde, em 2007, o Departamento de Crianças e Famílias da Flórida investigou uma alegação de que Cristian havia sido abusado sexualmente por um primo.

O menino também começou a dar sinais de distúrbio de comportamento, com um histórico de relatos às autoridades locais de que ele havia matado um filhote de gato, além de ter simulado atos sexuais e se masturbado na escola.

Mesmo assim, Cristian apresentava um excelente desempenho acadêmico.

Em 2010, foi constatado que o menino vivia novamente em um ambiente violento. O marido de Bianella deu um soco no olho de Cristian, fazendo com que sua escola o encaminhasse a um hospital.

Ao chegar à residência da família, em um subúrbio de Miami, para investigar a agressão a Cristian, a polícia encontrou o padastro do menino morto. A causa da morte indicava suicídio com arma de fogo.

JulgamentoUm ano mais tarde, Bianella deixou Cristian sozinho em casa com os dois irmãos, quando David foi espancado. Ela demorou mais de oito horas para levar o filho de dois anos, que se encontrava inconsciente, até um hospital.

Em março deste ano, a mãe dos meninos se declarou culpada por homicídio culposo, determinado pela falta de intenção em provocar a morte da vítima, e pode ser condenada a 30 anos de prisão.

Agora, a juíza Mallory Cooper enfrenta um dos casos de direito penal mais complicados já vistos nos tribunais americanos.

Muitos advogados e promotores apoiam a promotora estadual, Angela Corey, que pediu que Cristian fosse julgado como adulto.

Mas acadêmicos de direito e psiquiatria acreditam que a abordagem do direito penal no caso de delinquentes juvenis deve ser mais humana.

"Precisamos decidir se queremos um sistema que visa à punição ou à justiça", disse à BBC Brasil Jenna Saul, médica especialista em psiquiatria forense.

Segundo a psiquiatra, é possível que Cristian nem entenda as consequências dos seus atos de violência, uma vez que, na realidade dele, a agressão física é uma forma de mostrar frustração que não resulta em morte.

"Esse menino deve, sem dúvida alguma, ser julgado por um tribunal para menores, onde podem ser implementadas maneiras de reintroduzi-lo à sociedade", afirmou Saul.

Outros casosNa década de 80, houve um aumento no número de casos de menores sendo julgados como adultos no país. No fim dos anos 90, a maioria dos estados americanos tornou mais fácil que delinquentes menores de idades fossem tratados como adultos pelos tribunais criminais.

Atualmente, existem mais de 2 mil indivíduos no sistema carcerário dos EUA que receberam pena de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, quando ainda eram menores de idade.

Recentemente, a Suprema Corte dos EUA declarou que esse tipo de pena é inconstitucional, classificando-a como "punição com requintes de maldade", mas nos EUA a autonomia dos estados torna a questão mais complexa.

Em âmbito global, há apenas 12 outros casos de encarcerados que foram condenados quando menores à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional.

BBC Brasil

Sindicância apura caso de autista esquecido em centro de reabilitação


Investigação foi aberta pela Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande SP.
Família de adolescente diz que ele vai voltar a frequentar unidade.


A Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, informou na manhã desta terça-feira (25) que abriu uma sindicância para apurar o caso do adolescente autista que ficou cinco horas preso em um centro de reabilitação social do Jardim Vitória após ter sido esquecido por funcionários na unidade. O centro de reabilitação, que pertence à Secretaria de Assistência Social, atende 126 pessoas entre jovens e adultos.

Segundo o secretário de Comunicação José Ribeiro Junior, duas funcionárias do centro, uma assistente social e uma orientadora responsáveis pelo fechamento da unidade serão ouvidas. “O responsável será penalizado. Existe um funcionário responsável por levar os alunos até a van. Não sei o que aconteceu, existe conferência de entrada e saída”.

De acordo com o secretário, a van não estava quebrada no fim da tarde desta segunda-feira (24), conforme informou a família da vítima, e levou os demais alunos para casa. Ele informou que, na verdade, as vans que são terceirizadas deixaram de funcionar a partir desta terça-feira, devido a uma negociação entre os perueiros que pedem reajuste para a Prefeitura.

O adolescente autista, de 17 anos, continuará frequentando a unidade mesmo depois do ocorrido, segundo a avó do garoto. “Como não conseguimos que ele fosse matriculado em nenhuma escola, [o centro de reabilitação] é um lugar onde ele consegue se distrair com a banda de música e outras atividades. Se ele não for lá, não terá pra onde ir”, disse a dona de casa Aparecida Creuza Geroldi, 68 anos.

Aparecida, que cuida do neto, conta que era o terceiro dia que o jovem frequentava o centro de reabilitação. Foi ela quem recebeu o telefonema dizendo para buscá-lo. “Uma funcionária ligou por volta das 17h50 dizendo que a van tava quebrada. Vinte minutos depois, a mãe dele já estava no centro, mas encontrou tudo fechado”, conta.

Após várias idas ao local, a família tentou falar a diretora da unidade, mas não conseguiu. “Ficamos desesperados, achamos que algo ruim tinha acontecido. Procuramos por ele até no hospital”, desabafa a avó.

Em nota, a Secretaria de Assistência Social de Taboão da Serra, disse que “este foi um fato pontual e que foge do padrão de excelência com que os deficientes são atendidos há mais de 4 anos nesta unidade. As circunstâncias em que aconteceu o incidente estão sendo apuradas com rigor para que os responsáveis sejam identificados e se tome as devidas providências”.

Caso

Após encontrar as portas do centro fechadas e não conseguir falar com nenhum funcionário da unidade, a família do adolescente ligou para a Polícia Militar e para a Guarda Municipal. Dois guardas foram até o centro de reabilitação. Desconfiados de que o adolescente pudesse estar ainda lá dentro, eles pularam o muro.

“Quando o colega ligou a lanterna e o menino percebeu aquele sinal de luz, ele imediatamente abriu a cortina, se apresentou, em estado assim quase de desespero”, disse Glycon José Bernardes Junior, inspetor da Guarda Civil.

A avó conta que o menino, que não consegue falar, ficou sem tomar o remédio. “Ele estava transtornado, chorando, muito nervoso, quando foi encontrado no banheiro”, disse. Durante as horas em que ficou sozinho, o jovem jogou alguns objetos no chão.

A família registrou ocorrência na Delegacia Central de Taboão da Serra. A coordenadora do centro não estava presente no momento da saída.

G1

domingo, 23 de setembro de 2012

CHEGOU A PRIMAVERA !!!!!!!



Desejamos que a PRIMAVERA traga com suas flores momentos melhores para todos que nos acompanham, coloboram , participam comentando e para todos que necessitam.

Maria Célia e Carmem
Verbratec© Desktop.