sábado, 29 de dezembro de 2012

Procon multa em R$ 1,1 milhão empresa que vende espumantes para crianças


Fim de ano é a época em que bebidas espumantes fazem sucesso. Porém, mesmo que não contenha álcool, a empresa Cereser do Brasil achou legal lançar a bebida para o público infantil. O Procon do Paraná e o Ministério Público multaram a empresa, em R$ 1,1 milhão e determinaram 24 horas para o recolhimento do “espumante para crianças – Disney Spunch” das prateleiras nos supermercados.

Segundo os dois órgãos, o produto induz o público infantil ao consumo de bebidas alcoólicas, ferindo diversos artigos do Código de Defesa do Consumidor. A atuação aconteceu em 18 de dezembro e a Cereser tem até 10 dias para se pronunciar.

Em São Paulo, a Defensoria Pública também recomendou a mesma empresa a retirar a bebida do mercado. “Disney Spunch” exibe personagens da Disney em quatro rótulos diferentes, é feito de suco de frutas e não contém álcool, mas tem o formato semelhante ao de um espumante com direito a rolha.

Em nota à IG, a Cereser informa que "no momento, o caso está sendo analisado pelo departamento jurídico da empresa, que deverá definir a posição a ser adotada".

Com informações do Portal iG e da AEN - Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná

promenino

Ano novo no Rio será sem chuvas e com temperaturas altas


Chuva está em São Paulo, diz meteorologia; massa de ar quente e seco inibem nuvens


Temperaturas ficam entre 35 e 39 graus

RIO - Quem estava preparando o guarda-chuva para a virada do ano no Rio, prevendo um temporal como aconteceu no réveillon passado, pode guardar a peça. Não há previsão de chuvas para os próximos dias, incluindo a noite de ano novo, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma massa de ar quente e seco estacionada sobre o Estado impede a formação de nuvens, segundo a meteorologista Michelli Lima. A chuva, disse a meteorologista, “está em São Paulo”.

As temperaturas até terça-feira, primeiro dia de 2013, devem ficar entre 35 e 39 graus. Neste fim de semana, segundo a meteorologista, o céu deve ficar nublado, porém, os dias serão abafados. Há possibilidade de pancadas de chuvas, mas rápidas, sem chance de amenizarem as temperaturas.

A máxima registrada nesta sexta-feira foi de 37,2 graus, marcada pelo termômetro de Santa Cruz, na Zona Oeste da capital. A cidade não teve ocorrência de chuvas e uma pancada foi registrada em Resende, no sul do estado.

Segundo a meteorologista, o que está mantendo a temperatura alta desse sistema de alta pressão sobre o Estado é o ar que vem da superfície do oceano Atlântico, que está aquecido na proximidade do Sudeste, “mas isso não significa mudança na temperatura da água da costa, está longe da nossa orla”, explica Michelli.

É esse sistema que mantém dias atípicos nesse início de verão, disse a meteorologista. O normal para a época são pancadas de chuvas mais fortes, o que ainda não ocorreram.

Na quarta-feira o Rio registrou a temperatura mais alta desde 1915, segundo o Inmet. A máxima chegou aos 43,2 graus, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, e a sensação térmica alcançou 47 graus.

A temperatura ficou mais “amena” nesta quinta e sexta-feira, pouco acima de 37 graus, por causa de ventos que atingem a cidade.

O Globo

Morte de bebê que caiu de varanda é investigada como homicídio culposo


Responsáveis pelo apart hotel serão chamados para prestar depoimento.
Criança de 1 ano e 4 meses caiu do 4º andar de hotel na Barra da Tijuca.


A morte do bebê de um ano e quatro meses, que caiu da varanda de um apart-hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, está sendo investigada como crime de homicídio culposo — quando não há intenção de matar —, segundo informou a Polícia Civil neste sábado (29).

No final da tarde desta sexta-feira (28), Érico Salazar Padilha Tavares caiu de um vão da varanda do quarto andar do apart-hotel Paradiso, na Avenida das Américas. Os pais da criança e o maleiro do hotel prestaram depoimento no inquérito da 16ª DP (Barra da Tijuca) na noite de sexta.

Segundo o delegado adjunto, Robson Gomes, o pai da criança contou, em depoimento, que a família subiu até o quarto com o maleiro do hotel e, enquanto ele recebia as malas e pagava o funcionário, a mãe e o bebê ficaram na varanda aguardando. Ainda o relato do pai, o menino teria caído no momento em que a mãe se virou para falar com ele.

A polícia aguarda os laudos da perícia feita no local e do Instituto Médico Legal (IML) para dar prosseguimento às investigações. De acordo com o delegado, na próxima semana, os responsáveis pelo hotel, pela construção do prédio e pela fiscalização da estrutura do imóvel serão chamados a depor. O objetivo é apurar se o hotel teve alguma responsabilidade no caso.

Corpo liberado
Os pais do menino chegaram o Instituto Médico Legal (IML), no Centro, por volta das 10h. Muito abalados, eles deixaram o local no início da tarde deste sábado, sem falar com a imprensa. O corpo da criança foi levado do IML por volta das 12h e deve ser encaminhado para Brasília, onde mora a família.

A reportagem do G1 esteve no apart hotel Paradiso, mas nenhum responsável foi localizado para falar sobre o caso.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio, vereadora Teresa Bergher, informou, neste sábado, que encaminhará requerimento à Secretaria municipal de Urbanismo para saber quem foi o responsável pelo habite-se concedido ao hotel.

"Ainda não sabemos se faltava uma placa na sacada. Nesse caso, o quarto deveria estar interditado, ou se o espaço entre as placas estava fora do padrão, e mesmo assim a secretaria concedeu o habite-se. Vou encaminhar um oficio à secretaria para que seja feita imediatamente uma vistoria no hotel", afirmou a vereadora.

G1

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

China aprova lei que obriga filhos a visitarem mais os pais idosos


Quem não cumprir a lei pode ser processado pela família

BENJING — A partir desta sexta-feira, visitar os mais velhos será uma lei, pelo menos na China. O governo aprovou uma emenda que altera a lei nacional sobre o trato com os idosos para exigir que filhos adultos visitem seus pais com mais frequência. De acordo com a mídia estatal, a nova cláusula permitirá que idosos processem seus filhos caso se sintam negligenciados. O texto, no entanto, não especifica com que frequência as visitas devem ocorrer.

A medida foi adotada diante do alto número de relatórios que reportam o abandono de pais mais velhos por seus filhos. No início de dezembro, a mídia relatou o caso de uma mulher de 90 anos que foi forçada pelo próprio filho a viver em um chiqueiro durante dois anos, na próspera província de Jiangsu.

A expansão da população idosa da China é fruto do aumento da expectativa de vida - de 41 anos para 73 anos, ao longo de cinco décadas - e por uma política de planejamento familiar que limita a maioria das famílias a ter um único filho.

O Globo

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Violência doméstica pode estar relacionada a distúrbios mentais


Uma pesquisa britânica mostrou que a violência doméstica aumenta as chances da vítima apresentar diferentes tipos de doenças mentais

Uma pesquisa da Universidade King’s College de Londres mostrou que pessoas com distúrbios mentais têm chances maiores de ter vivido experiências de violência doméstica, em comparação à população em geral. O estudo, publicado nesta quarta-feira no periódico Plos One, é uma revisão de 41 estudos sobre o assunto realizados em diversas partes do mundo.

Os resultados mostraram que mulheres com distúrbios depressivos têm uma chance cerca de duas vezes e meia maior de terem sofrido violência doméstica na vida adulta. Para mulheres com distúrbios de ansiedade, a chance é três vezes e meia maior e para Transtorno do Estresse Pós-Traumático, a prevalência aumentou em cerca de sete vezes.

O risco de ter sofrido violência doméstica também é maior em mulheres com outras doenças relacionadas à saúde mental, como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), transtornos alimentares e outros distúrbios mentais comuns, como esquizofrenia e transtorno bipolar.

O estudo também encontrou relação entre homens com distúrbios mentais e o risco mais elevado de violência doméstica, mas a prevalência desse tipo de agressão é considerada mais alta e mais intensa em mulheres.

Possibilidades — A conclusão do estudo, porém, não é uma relação de causa e consequência. "Nesse estudo, nós descobrimos que tanto homens quanto mulheres com problemas de saúde mental apresentam um risco maior de sofrer violência doméstica. Evidências sugerem que duas coisas estão ocorrendo: a violência doméstica pode fazer com que as vítimas desenvolvam problemas de saúde mental, e pessoas com problemas de saúde mental são mais propensas a sofrer violência doméstica", afirma Louise Howard, um dos autores do estudo. Para ele, esses dados são importantes para que os profissionais da área de saúde mental fiquem atentos à possibilidade de seus pacientes serem vítimas de violência doméstica.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009, quatro em cada dez mulheres (43%) já foram vítimas de violência doméstica. Entre os homens, esse porcentual é de 12,3%.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Experiences of domestic violence and mental disorders: a systematic review and meta-analysis

Onde foi divulgada: periódico Plos One

Quem fez: Kylee Trevillion, Siaˆn Oram, Gene Feder e Louise M. Howard

Instituição: Universidade King’s College de Londres

Resultado: Os resultados mostraram que mulheres com distúrbios depressivos têm chance cerca de duas vezes e meia maior de terem sofrido violência doméstica na vida adulta. Para mulheres com distúrbios de ansiedade, a chance é três vezes e meia maior e para Transtorno do Estresse Pós-Traumático, a prevalência aumentou em cerca de sete vezes.

Veja

Jaó-do-sul é observado


Pássaro ameaçado de extinção foi flagrado por pesquisadores em mata fechada no Espírito Santo

Pesquisadores que identificam aves remanescentes da Mata Atlântica fizeram recentemente um dos mais consistentes registros já realizados no País do pássaro jaó-do-sul, numa reserva particular próxima a Linhares, no Espírito Santo. A espécie, ameaçada de extinção, foi flagrada na mata fechada pelo projeto Distribuição de Aves no Corredor Central da Mata Atlântica.

No vídeo que está disponível na internet é possível observar o ruído emitido pela ave para atrair fêmeas e constituir um novo ninho. Responsável pelas imagens, o fotógrafo Gustavo Magnago diz que foi preciso abrir caminho por mais de 1 quilômetro para chegar perto do animal, que vive no chão de florestas densas de baixada.

"Para não fazer barulho, deixei na véspera o tripé e equipamentos próximos ao local onde era possível ouvi-lo", explica. "No dia do registro, chegamos às 5 horas, pois a manhã é o período de maior atividade da espécie."

A dificuldade para conseguir registrar imagens do pássaro, também conhecido como jaó-do-litoral, é que ele costuma ser muito mais ouvido do que visto, por ser uma espécie de solo. Para tornar mais complicado o trabalho, praticamente não emite sons durante o inverno. "É uma ave rara, arisca, que gosta de se esconder", afirma Magnago, que ficou 40 minutos próximo ao pássaro.

Ainda em número considerável no País - é tido como "quase ameaçado" na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) -, o jaó-do-sul é ameaçado pela perda de hábitat, por conta do avanço do desmatamento. Considerado extinto no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, é classificado como "criticamente em perigo" no Espírito Santo, em São Paulo e em Minas Gerais.

Vinculado às Faculdades Integradas São Pedro (ES) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), o estudo há dois anos observa as aves da área de proteção de 22 mil hectares da Reserva Natural Vale, que abriga a maior parte da porção capixaba de Mata Atlântica. "O próximo animal que vamos buscar registro é o Anambé-de-asa-branca, cujas imagens existentes têm pouca qualidade", diz Magnago.

Estadão

Polícia prende homem que roubava e sumia com homossexuais no Rio


Robson Cardoso marcava encontro com vítimas pela internet.
Professor de 70 anos foi morto pela quadrilha e o corpo não foi encontrado.


A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (27/12), o integrante de uma quadrilha que roubava e matava homossexuais. Robson Luiz Castelo Branco Cardoso, de 31 anos, foi preso em casa, no bairro Colégio, no Subúrbio do Rio. No imóvel, foram encontrados documentos, drogas e munição.

De acordo com o delegado da 32ª DP (Taquara), Antonio Ricardo, responsável pelo caso, as investigações começaram após o desaparecimento do professor Carlos Roberto Costa, de 70 anos, em Madureira, também Subúrbio. A vítima marcou um encontro por um site de bate-papo na internet e sumiu. A polícia constatou que o carro usado pela vítima continou a rodar pela cidade.

"Essa quadrilha tem como hábito marcar encontros pela internet, principalmente, com homossexuais. As vítimas são roubadas e mortas. O corpo de Carlos Roberto não foi encontrado. Por isso, o preso será indiciado por latrocínio (roubo seguido de morte) e ocultação de cadáver", explicou o delegado.

A polícia espera que, com a prisão do criminoso, outras vítimas formalizem queixa contra ele. Agentes da 32ª DP fazem buscas, nesta quinta-feira, à procura de outros integrantes da quadrilha: uma mulher e dois homens.

Segundo o delegado Antonio Ricardo, a quadrilha fez pelo menos mais uma vítima: um homem, também homossexual, que, após marcar umcontro pela internet, foi assaltado e levado, amarrado e amordaçado, para a favela do Muquiço, em Guadalupe, no Subúrbio. A vítima só foi salva porque traficantes da comunidade estranharam a movimentação e atiraram contra os integrantes da quadrilha.

G1

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Discurso de psicóloga no "Domingão do Faustão" deixa mães de autistas e especialistas indignados

Discurso de psicóloga no "Domingão do Faustão" deixa mães de autistas e especialistas indignados, LEIA: http://goo.gl/08I0S


Um comentário de poucos minutos feito pela psicóloga Elizabeth Monteiro no programa do Faustão, na TV Globo, gerou indignação em centenas de mães de autistas e especialistas no último domingo (16). Misturando conceitos de psicopatia e da síndrome de Asperger, um tipo de autismo, a declaração fez muitas crianças diagnosticadas com o transtorno ficarem com medo de voltar à escola e serem tratadas como potenciais assassinas.

O apresentador aproveitou a presença da psicóloga no programa para comentar o caso de Adam Lanza, de 20 anos, que matou a própria mãe, 20 crianças e outros seis adultos em uma escola em Connecticut, nos EUA. Logo depois de descrever características comuns a psicopatas, como a inteligência e a falta de empatia, a psicóloga disse que tinha lido que Adam Lanza era um Asperger. "O Asperger é um tipo de autismo. Não é aquele autismo tradicional, que a pessoa não faz contato e às vezes não consegue aprender. O Asperger faz contato e às vezes ele é considerado uma pessoa inteligente", declarou.

Ela foi interrompida por Faustão, que passou a questionar se esse tipo de crime não poderia ser prevenido se os pais fossem capazes de notar comportamentos estranhos nos filhos precocemente. "Tem mãe que é cega", respondeu a psicóloga, citando como exemplo o caso de Suzane von Richthofen, que matou os pais em 2002 e era filha de psiquiatra.

O psicólogo Alexandre Costa e Silva, presidente da Casa da Esperança (instituição especializada em pessoas com transtorno do espectro autista), em Fortaleza, não acredita que Elizabeth Monteiro seja tão desinformada a ponto de confundir autismo com psicopatia. "Mas o fato é que, do modo como foram feitas, em um programa de grande audiência, as afirmações dela têm potencial para causar bastante confusão", diz o especialista.

E de fato causaram. A própria Casa da Esperança recebeu dezenas de mensagens de famílias confusas e preocupadas com a repercussão do programa. Ele cita o exemplo de uma mãe que estava prestes a contar ao filho que ele tem a síndrome de Asperger, após orientações de especialistas, mas desistiu por causa da associação feita com o assassino de Connecticut.

A jornalista e publicitária Andrea Werner Bonoli, mãe de um garoto diagnosticado com autismo e autora do blog Lagarta Vira Pupa, recebeu centenas de mensagens de mães após o programa. Segundo os relatos, várias crianças que têm o transtorno ficaram com medo de ser confundidas com assassinas. Uma chegou a perguntar para a mãe, depois de ouvir a psicóloga: "Vou matar uma pessoa quando crescer?"

A autora do blog decidiu escrever uma carta de repúdio e a divulgou nas redes sociais, por não ter conseguido um canal de comunicação com o programa. A repercussão foi imensa e acabou gerando até comentários indelicados, a ponto de Andrea decidir bloqueá-los. "Dizem que é uma tempestade em copo d’água, mas a cada mensagem que eu recebo, vejo que não é."

Ela, que participa de grupos de mães na internet que não têm relação com autismo, ainda disse que ouviu de muitas delas que, se não a conhecessem (e, por consequência, entendessem minimamente sobre o transtorno), ficariam com medo se soubessem que o filho tem um colega Asperger no colégio.

Retratação

Tanto Andrea quanto o psicólogo da Casa da Esperança acreditam que o mínimo que a TV Globo deveria fazer era trazer um especialista para fazer esclarecimentos. Até porque, além de toda confusão, a psicóloga passou uma informação errada: ela disse que algumas pessoas com Asperger são inteligentes, quando na verdade a inteligência acima da média é um dos critérios que definem a síndrome.

Procurada pelo UOL, a emissora afirmou que em nenhum momento a psicóloga teve a intenção de fazer um diagnóstico . E não sinalizou a intenção de consertar o mal-entendido. Já a psicóloga divulgou uma carta de esclarecimento no Facebook .

Declarações equivocadas sobre o autismo e sua associação com o caso Adam Lanza também proliferaram em veículos de imprensa americanos. A CNN, por exemplo, convidou um psiquiatra para falar sobre o perfil do assassino, que apontou que autistas não têm capacidade de sentir empatia e "tem alguma coisa faltando no cérebro".

A Autistic Self Advocacy Network, entidade americana especializada no transtorno, enviou uma carta de esclarecimento aos meios de comunicação sobre o ocorrido, e muitos deles entrevistaram especialistas para esclarecer o equívoco.

A questão é que, em primeiro lugar, não existe a confirmação de que Adam Lanza tinha a síndrome de Asperger. Até agora, há apenas comentários de parentes, e uma declaração do irmão do jovem – ele disse que Adam era "meio autista".

"Enquanto não liberarem a ficha médica, não é possível dizer se ele realmente tinha a síndrome, ou se possuía algum transtorno associado, o que pode acontecer", afirma o psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituo de Psiquiatria da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

É natural que as pessoas tentem atribuir algum problema mental a uma atitude abominável como matar crianças inocentes. Mas o médico é categórico: um Asperger (ou "Aspie", apelido carinhoso para quem tem a síndrome) jamais cometeria um ato como o de Connecticut. "Eles são ingênuos e têm uma fixação por seguir regras e leis", conta Vadasz. "Não existe, na literatura, nenhum relato associando a síndrome a crime", enfatiza o psiquiatra, que já atendeu mais de 3.000 autistas.

Alexandre Costa e Silva, que chegou a publicar um artigo bastante esclarecedor sobre a confusão feita no programa do Faustão, faz o mesmo tipo de ponderação. "Essas pessoas são ingênuas e incapazes de malícia, e frequentemente não conseguem mentir, nem fazer nada que considerem errado."

Estereótipos

Os equívocos em relação ao autismo não são recentes. Ambos os especialistas relatam que a confusão começou com a definição feita por Hans Asperger, médico alemão que deu nome à síndrome nos anos de 1940. Ele usou o termo "psicopatia autística", mas a primeira palavra, na época, queria dizer simplesmente que se tratava de uma doença mental.

O fato é que autismo e psicopatia são condições completamente diferentes. Um psicopata é capaz de entender com maestria a mente dos outros, a ponto de manipular, enganar e, então, roubar ou matar. Já autistas são desprovidos do que os especialistas chamam de Teoria da Mente: a capacidade de atribuir pensamentos, crenças e intenções aos outros.

Segundo Vadasz, isso não quer dizer que eles sejam antissociais – eles inclusive sofrem, pois querem se relacionar. Também não procede a ideia de que autistas não têm sentimentos.Tanto que muitos deles se casam. "O que eles não conseguem é administrar os sentimentos", esclarece o psiquiatra.

A dificuldade de ler a mente dos outros e a incapacidade de mentir "por educação", como todos fazemos, inclusive leva autistas a cometerem uma série de gafes sociais. Não à toa, os pacientes costumam se identificar com personagens como Sheldon Cooper, de "Big Bang Theory", Data, de "Jornada nas Estrelas", e Sherlock Holmes, dos livros de Sir Arthur Conan Doyle.

Por fim, é preciso considerar que o autismo é um transtorno extremamente amplo, com diferentes evoluções. Inclui desde casos graves, em que o paciente não se comunica, a outros mais leves - nos quais se enquadra a síndrome de Asperger - em que o paciente pode ser um profissional de sucesso, que vive dando palestras. Tentar resumir o transtorno em poucos minutos para um público leigo invariavelmente pode levar a equívocos.

Em um artigo no Huffington Post que também esclarece as diferenças entre autismo e psicopatia, a colunista Emily Willingham, mãe de um garoto de 11 anos com Asperger, faz pensar sobre como é delicado fazer generalizações. Ela relata que o filho, ao saber da tragédia em Connecticut, derramou algumas lágrimas e imediatamente sugeriu que fossem buscar o irmão mais novo na escola. No caminho, ele ainda disse: "Não vamos contar a ele o que aconteceu. Não é algo que ele precisa saber. Isso só o deixaria ansioso e com medo".


Via Uol

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Casal de homossexuais é decapitado e queimado dentro de casa


Cabeças foram encontradas jogadas no meio da rua em uma quadra próxima da residência

Um casal de homossexuais foi decapitado e queimado dentro de casa na madrugada desta segunda-feira (24) no Pedregal, bairro do Novo Gama (GO), região do Entorno do DF. As informações foram repassadas pelo 5º Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Goiás.

A polícia informou que José Dalvalei Alves Pereira, de 37 anos, morava junto com um travesti, identificado até o momento somente como Camila, há mais ou menos um ano. O padrasto de Pereira afirmou que nenhum dos dois tinha envolvimento com drogas, mas que costumavam beber.

Na noite deste domingo (23), o casal teria se envolvido em uma confusão depois de tomar cerveja em um bar da região. A mãe de Pereira também informou que o filho teria recebido ameaças da vizinha nos últimos dias, porque estaria saindo com o marido dela.

Apesar dessas duas denúncias, a polícia prefere trabalhar com a hipótese de que uma terceira pessoa teria ido à casa do casal nesta madrugada e bebido com eles.

O crime aconteceu por volta das 3h na quadra 672 da cidade. Inicialmente, os vizinhos acionaram equipes do Corpo de Bombeiros acreditando que se tratava somente de um incêndio.

No entanto, depois que os homens do resgate chegaram ao local e controlaram as chamas, dois corpos carbonizados sem as cabeças foram encontrados dentro da residência. Horas depois, por volta das 5h, as duas cabeças foram localizadas jogadas no meio da rua em frente a um lote vazio da quadra 668.

A Polícia Civil foi acionada e uma perícia foi realizada para identificar o quê de fato aconteceu nas cenas do crime. Os resultados devem ficar prontos em até 30 dias.

A ocorrência está registrada no Ciops (Centro Integrado de Operações e Segurança) da cidade, que investiga o caso. Até o momento, ninguém foi preso.

R7

BOAS FESTAS


“Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor. Feliz Natal e o seu Ano Novo cheio de esperança.”

É o que desejam aos nossos leitores, seguidores e amigos que nos acompanham o ano inteiro.

Maria Célia Carrazzoni e Carmen Monari

domingo, 23 de dezembro de 2012

Morre bebê salvo em parto após acidente em Patrocínio Paulista, SP


Equipe de resgate fez cesariana de urgência na estrada após morte da mãe.
O pai e o outro filho do casal seguem internados em estado grave.


Morreu por volta das 10h30 deste domingo (23) o bebê que havia sido salvo em um parto de emergência feito por uma equipe de resgate depois que a mãe, grávida de oito meses, morreu em um acidente de carro na noite de sábado (22) em uma rodovia de Patrocínio Paulista (SP). A informação foi confirmada às 11h45 pela assessoria de imprensa da Santa Casa de Franca, onde a criança estava internada.

Segundo a assessoria, a criança chegou ao hospital em estado grave com falta de oxigenação e nesta manhã sofreu uma parada cardiorrespiratória. O pai do bebê, de 25 anos, e o outro filho do casal, de 3 anos, continuam internados em estado grave.

Acidente
O acidente aconteceu na Rodovia Fábio Arruda Guidolin por volta das 21h de sábado. A Polícia Rodoviária informou que o veículo com placas de Icém (SP) capotou e que teria sido atingido por outros dois carros que vinham atrás. Há a hipótese de que um caminhão tenha se envolvido no acidente e que o motorista teria fugido do local. Com o impacto, o carro partiu-se ao meio, e a mulher, o marido e o filho foram arremessados para fora. O pai, que dirigia o veículo, e o menino ficaram gravemente feridos.

Segundo os bombeiros, a mulher, de 22 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu, mas o resgate com a ajuda de um médico da equipe de socorristas da Autovias, concessionária que administra uma rodovia próxima ao local do acidente, deu início ao trabalho de parto na estrada e conseguiu salvar a criança. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também ajudou no socorro às vítimas.

O corpo do recém-nascido seguirá para o Instituto Médico Legal (IML) de Franca. Já o corpo da mãe da criança foi levado para uma funerária local, e deve seguir de carro para Anagé (BA), a 1.250 quilômetros de Franca, onde vive a família da vítima.

G1

Daniella Perez: 20 anos do assassinato que mudou a lei


A novelista Glória Perez, mãe da atriz, conseguiu transformar homicídio qualificado em crime hediondo

RIO - “O Bira matou a Yasmin! O Bira matou a Yasmin!”

Era final de 1992. Daniella era esperada para um ensaio de uma peça no Shopping da Gávea. Mocinha da novela das oito, ela tinha passado o dia gravando na Barra. Nunca chegou. O Rio amanheceu, no dia seguinte, como a capital de um assassinato que jamais seria esquecido pelo país. A realidade foi mais brutal do que qualquer ficção: a talentosa Daniella Perez, a Yasmin de “Corpo e Alma”, novela escrita por sua mãe, Glória Perez, não chegou ao seu destino porque, no caminho, tinha sido emboscada e assassinada com 18 punhaladas por seu par romântico na trama, Guilherme de Pádua, e a mulher dele, Paula Thomaz.

O crime completa 20 anos. Nesse período, após quatro anos de espera, o casal Guilherme de Pádua e Paula Thomaz foi condenado em dois júris. Os personagens principais daqueles acontecimentos tiveram as vidas marcadas para sempre e uma grande mobilização mudou a legislação penal. A novelista Glória Perez reuniu 1,3 milhão de assinaturas num abaixo-assinado que aprovou a primeira emenda popular da história do Brasil, tornando o homicídio qualificado crime hediondo. Depois, uma outra emenda pôs fim à progressão de regime para esse tipo de crime, o que foi restabelecido pelo Supremo Tribunal Federal, mas os prazos para a concessão dos benefícios em caso de crimes hediondos hoje são mais longos.

Jovem promotor de Justiça à época, à frente do que seria um dos seus primeiros grandes casos, José Muiños Piñeiro é hoje desembargador de Justiça. Ele chama atenção para o fato de o caso não ter precedentes na literatura dos tribunais do júri:

— Era a primeira vez que não era necessário explicar para os jurados quem era a vítima, inclusive eu disse isso no júri. Daniella Perez estava todos os dias na novela das oito, era como se fosse a irmã ou a filha de todos os brasileiros — observa ele . — Eu trabalhava no interior e tinha chegado há dois anos na capital. Quando me vi diante de um caso de tanta repercussão, senti o peso. Eu estava o tempo todo exposto, vigiado pela mídia. E se eu não conseguisse condenar os assassinos?

Glória Perez afirma que assassino é psicopata e que matou por vingança

Sem nunca ter se comportado como vítima passiva, Glória Perez volta a um passado doloroso para discutir, mais uma vez, as leis brasileiras:

— Tive a justiça possível: não a Justiça! Na época, um condenado a mais de 20 anos tinha direito a segundo julgamento. Para evitar isso, o juiz deu uma pena de 19 e meses para os dois. Condenados por homicídio duplamente qualificado com motivo torpe, cumpriram seis anos na área VIP dos respectivos presídios e foram postos na rua. Pra eles saiu barato — diz Glória, que não esquece a crueldade dos assassinos. — Eles foram à delegacia, dar pêsames à nossa família na própria noite do crime. Chegaram num carro ainda com o sangue de Daniella. Ele abraçou o Raul dizendo: “força, cara. Eu estou aqui”. E saiu pedindo à produtora Marcela Honignam que avisasse a hora do enterro porque queria estar do meu lado!

Sobre as últimas aparições de Guilherme em programas de TV, em que ele deu uma versão diferente da que prevaleceu no júri, Glória diz ser um comportamento doentio:

— Os psicopatas são exibicionistas, e ele é um psicopata clichê! Matou por medo de perder os holofotes. Por vingança, pois sua personagem deixou de aparecer num bloco e ele achou que estava sendo excluído da novela — afirma Glória, que criticou a emissora Record, onde ele deu entrevista. — Tão torpe quanto ele ou até mais torpe do que ele, que já não cabe na pele de cordeiro, é uma emissora que se diz cristã aliar-se a um criminoso para debochar da Justiça!

O Globo

Verbratec© Desktop.