sábado, 16 de fevereiro de 2013

Justiça determina retorno para a Noruega de dois filhos de mãe brasileira


.Disputa já dura mais de sete anos. Casal troca acusações de sequestro
.Decisão do STJ se baseia na Convenção de Haia


RIO — Uma mãe brasileira que disputa há mais de sete anos com o ex-marido norueguês a guarda dos dois filhos sofreu uma derrota na semana passada. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que os filhos de Júlia Albuquerque e Tommy Bless voltem imediatamente para a Noruega. As crianças, de 13 e 10 anos, vivem no Rio com a mãe depois de problemas por causa da separação dos pais, que inicialmente foi amigável.

Júlia conta que conheceu Tommy em 1999. O casal foi viver na cidade de Porsgrunn e teve os dois filhos na Noruega. Em 2002, eles se separaram, e Júlia decidiu voltar para o Brasil. Para não ficar longe dos filhos, Tommy também abandonou seu país e veio viver no Rio. Júlia diz que o ajudou a encontrar emprego e que a guarda dos dois meninos era compartilhada informalmente.

Em dezembro de 2004, no entanto, o acordo desmoronou. Tommy avisou que passaria um fim de semana em Búzios com os meninos e acabou indo para a Noruega. Segundo Júlia, ele fugiu ilegalmente:

— Eu fiquei sem ar quando soube. No dia em que eles viajaram, liguei diversas vezes, mas o telefone estava desligado. No dia seguinte, ele me retornou para dizer que estava na Noruega.

Inconformada, Júlia viajou até a Noruega na tentativa de encontrar os meninos e trazê-los de volta ao Brasil. Ela conseguiu embarcar sem autorização do ex-marido, que a acusa de sequestro, mesmo crime que ela alega que o ex-marido cometeu.

— Quando eu cheguei lá, ele não me deixou ver os meninos direito, ficou me evitando — conta a brasileira.

O ex-casal passou a disputar na Justiça a guarda dos filhos. Júlia está inconformada com a decisão do STJ, que ordenou a volta dos meninos com base na Convenção de Haia, que entre seus principais tópicos trata dos aspectos civis do sequestro internacional de crianças.

— A ação já foi decidida em primeira, segunda e terceira instâncias. As crianças foram retiradas ilicitamente da Noruega e para lá devem regressar para terminar o processo. As autoridades norueguesas, inclusive, já prestaram toda a ajuda para que o caso seja concluído lá — afirmou o advogado de Tommy, Lucas Leite Marques.

Frustrada, Júlia afirma que os filhos querem permanecer no Brasil:

— Eu esperei muito o momento em que o meu filho completou 12 anos e pôde depor. Mesmo ele dizendo que não queria ir embora, isso não foi levado em consideração.

Após a última derrota, o advogado de Júlia, Mateus Peixoto Terra, entrou com um recurso de embargo de divergência no próprio STJ e aguarda o fim do recesso, em fevereiro, para tentar reverter a situação e garantir a permanência das crianças no Brasil.

O caso lembra o do menino Sean Goldman, também alvo de uma disputa na Justiça entre a família de sua mãe, Bruna Bianchi, que morreu em 2008, e o pai, o americano David Goldman. Sean vive atualmente com David nos Estados Unidos, e os parentes brasileiros lutam pelo direito de visitá-lo.

O Globo

Veneno ecológico para matar ratos - UTILIDADE PÚBLICA.


VENENO NATURAL.

Nossos cientistas são feras mesmo!
Método usado por criadores de pássaros!

COMBATENDO OS RATOS.

"Mudei-me há poucos meses para o primeiro andar de um prédio e, como todo
paulistano, estou sendo vítima desses indesejáveis hóspedes...
Pergunta daqui, pergunta dali...

Uma amiga me disse que feijão triturado matava ratos, mas não detalhou.
Fui pesquisar e descobri esse estudo da Universidade Federal de Pelotas".

Como fazer:

a) Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo);

b) Coloque no multiprocessador ou liquidificador (SEM ÁGUA);
c) Triture até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó.

Onde colocar:

Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão;

a) Perto das portas;

b) Janelas (SIM... eles escalam as janelas...)
c) Atrás da geladeira;
d) Atrás do fogão;

e) À beira de esgotos, de córregos e valas, em ruas e/ou alamedas, por
exemplo.

OBS.: O custo é muito barato e a eficácia é muito elevada!

O rato come essa farofinha, mas não tem como digerir o feijão (cru), por
falta de enzimas digestivas ou substâncias que digerem feijão cru. Isso
causa aos ratos envenenamento natural por fermentação. Todos os que ingerem
morrem!

A população de ratos se extingue em três dias no entorno da área em que o
farelo do feijão cru foi colocado.

DETALHE IMPORTANTE:

a) Ao contrário dos tradicionais venenos (Racumim, por exemplo), o rato
morre e não contamina animais de estimação. E a quantidade de feijão que ele
ingeriu e o matou é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque
estes gostam de MATAR pra comer... Mas animal morto, eles não comem. E não
há evidências de que o farelo do feijão cru faça mal a gatos e cachorros,
pois, eles têm enzimas digestivas capazes de metabolizar esse alimento.

b) Se tiver crianças pequenas (bebês), ainda em período de engatinhamento,
que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser
humano, mesmo cru, é digerido. Mesmo assim, é preciso colocar o "veneno" em
lugares seguros, longe do alcance das crianças, isto é, onde crianças não
costumam transitar, porque a urina de ratos, em alimentos (no feijão
triturado, no caso) pode conter Leptospirose, contaminação microscópica que
pode matar seres humanos de qualquer idade, se não tratadas a tempo! Só
isso, como cuidado!

DIVULGUEM, POR FAVOR!

NÃO TEM CONTRA INDICAÇÃO.
REPASSEM, POR FAVOR!

O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DE TODOS AGRADECEM!
VAMOS PARAR DE UTILIZAR PRODUTOS QUÍMICOS A TODO MOMENTO!

Informação recebida por e-mail

Professor laça estudante durante aula e machuca seu pescoço


Docente de história tentava mostrar suas técnicas para os alunos

Um professor no Texas, Estados Unidos, “laçou” um de seus estudantes durante uma aula. O aluno da sétima série ficou com o pescoço machucado, deixando pais assustados e funcionários da escola decepcionados. As informações são do Daily News.

O docente de história, que não teve o nome divulgado, trouxe o laço para a aula. Ele afirmou que estava tentando compartilhar seu conhecimento de técnicas de laçar com as crianças. Após pedir para os alunos correrem pela sala, a brincadeira acabou tomando um rumo sério.

Um estudante de 13 anos surgiu com marcas no pescoço, que só pioraram no dia seguinte. Seus pais ficaram chocados com o caso.

O professor foi suspenso e está sendo investigado pelo incidente. Os funcionários da escola disseram que o professor sente remorso e prometeu nunca laçar uma criança novamente.

A polícia está considerando fazer acusações criminais por lesão a uma criança.

R7

Cartilha apresenta informações jurídicas para adolescentes em conflito com a lei



Para promover o respeito à dignidade humana e informar sobre direitos, deveres e os meandros burocráticos da lei, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) do Rio de Janeiro lançou, em 2010, a cartilha “Justiça para o adolescente em conflito com a lei – Como se defender dela”. O material é resultado do esforço coletivo de organizações de direitos humanos, mães e responsáveis, além das famílias e dos próprios adolescentes.

O livreto alterna uma narrativa em quadrinhos com texto em forma de perguntas e respostas. No foco está uma reflexão crítica sobre papéis e atribuições no sistema de segurança, justiça e socioeducativo. As ilustrações são do artista carioca João Paulo Sirimaco Batista (JBatista).

Entre os tópicos abordados estão questões sobre quais são os procedimentos para apuração do ato infracional, as medidas cabíveis e ainda uma apresentação das instituições de mediação e acolhimento.

Em outra passagem, o leitor pode conhecer as principais diferenças entre as medidas socioeducativas, que vão de uma advertência, passando pela liberdade assistida até a internação – privação de liberdade cumprida em entidade exclusiva para adolescentes, diferente de abrigo ou presídio.

No final da cartilha estão compiladas em seções específicas um glossário, uma lista de endereços e telefones úteis, além de instituições responsáveis como as unidades do Conselho Tutelar, órgãos que recebem denúncias e ainda referências bibliográficas para quem quiser continuar pesquisando sobre o tema.

A ideia é contribuir para a garantia da validação na prática do que já estipula tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990), bem como a Constituição Federal (1988), marcos legais da história recente do Brasil quando o assunto é a proteção de jovens e crianças.

Constituição Federal

De acordo com a Constituição de 1988, art.227: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Clique para ler a cartilha na íntegra

promenino

Moradores dos EUA relatam passagem de 'meteoro' nesta sexta


Bola de fogo cruzou o céu de diversas cidades da Califórnia durante a noite.
Fenômeno ocorre no mesmo dia em que meteoro caiu em região da Rússia.


Moradores de cidades da Califórnia, nos Estados Unidos, relataram nesta sexta-feira (15) a aparição de uma bola de fogo que cruzou o céu da região. As informações foram relatadas a diversas emissoras locais de televisão.

O fato chama a atenção já que no mesmo dia um meteoro caiu na região de Cheliabinsk, na Rússia, ferindo mais de mil pessoas que foram atingidas por estilhaços de vidro, de acordo com o governo russo.

Segundo informações da rede NBC, o fenômeno ocorreu durante à noite, por volta das 19h45, horário da Califórnia. Moradores de Fairfield, Gilroy, Sacramento, Newark, Walnut e St. Helena afirmam ter visto uma estrela cadente de cor azulada e que parecia estar indo direto para o chão. Um vídeo divulgado no YouTube mostra o momento em que uma luz brilhante cruza o céu de San Francisco (veja aqui).

Não se sabe se este fenômeno tem relação com o meteoro que caiu na Rússia ou ainda com a passagem do asteroide 2012 DA14, que por volta das 17h25 (hora de Brasília) ficou a uma distância de 27 mil km da Terra, considerada muito próxima de acordo com cientistas da agência espacial americana Nasa.

De acordo com o astrônomo Gerald McKeegan, ouvido pela NBC, pelos relatos das testemunhas é possível afirmar que foi um “meteoro esporádico”, que pode surgir várias vezes ao dia. No entanto, ele não descarta a possibilidade do rastro de luz ser lixo espacial que entrou na atmosfera da Terra e se incinerou.

Rússia começa limpeza de região
Um dia depois da queda de um meteoro na região de Cheliabinsk, o governo da Rússia iniciou neste sábado (16) uma grande operação para consertar os estragos provocados pelo fenômeno.

Cerca de 20 mil pessoas foram mobilizadas para participar da limpeza e também do atendimento aos feridos, que ainda neste sábado permaneciam sob observação médica.

Último dado divulgado pelo Ministério do Interior russo aponta que ao menos mil pessoas tiveram ferimentos devido aos estilhaços de vidro, que se quebraram com a aparição da bola de fogo no céu. Deste total, 200 seriam crianças.

De acordo com a Academia de Ciências da Rússia, o meteoro pesaria cerca de dez toneladas e seria constituído de ferro. Ao entrar na atmosfera terrestre, se pulverizou entre 30 e 50 quilômetros de altitude.

Em entrevista à agência "Associated Press", a cientista Amy Mainzer, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da agência espacial americana Nasa dissse que, embora o meteoro tenha se desintegrado na atmosfera antes de tocar o solo, sua potência equivaleria 20 vezes à força da bomba atômica que atingiu Hiroshima, durante a 2ª Guerra Mundial. A atmosfera absorveu a grande maioria desta energia, aponta ela.

G1

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil

Carro de ex-jogador da seleção de vôlei é arrastado por enxurrada


Marcelo Negrão tinha ido buscar os dois filhos na sede social do São Paulo.
'Botei meus filhos pendurados nas costas', relatou o ex-jogador de vôlei.


Um dos afetados pelo temporal que atingiu São Paulo na quinta-feira (14) foi o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei Marcelo Negrão. Ele foi buscar os dois filhos na sede social do São Paulo Futebol Clube, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, e acabou surpreendido pela enxurrada.

O carro dele foi arrastado pela força da água. "Botei os meus dois filhos pendurados nas costas e trouxe até aqui (um lugar mais elevado). Eles pegaram um táxi e foram embora, mas está cheio de gente ali ainda", disse, ainda durante a noite.

A sede social do São Paulo foi bastante afetada pela invasão da água: equipamentos foram destruídos e móveis revirados. Segundo o vice-presidente de esportes amadores do clube, Roberto Rhormens Alves, a água que invadiu o clube veio principalmente de um córrego vizinho. Com a força da água, um muro perto do portão 10 desabou.

"Tem o rio que passa ali do lado e o rio veio para dentro da parte social, onde acabou levando todos os móveis junto com ele. Levou computadores, parte da cozinha. Então, é a pior enchente que a genta já passou aqui no São Paulo Futebol Clube", disse Alves.

Vizinho ao clube, o Colégio Visconde de Porto Seguro teve o estacionamento tomado pela água e suspendeu as aulas nesta sexta-feira.

Nas as ladeiras da Vila Madalena, a força da água arrastou carros que estavam estacionados por até 400 metros. E invadiu estabelecimentos comerciais, causando grande destruição e prejuízos.

“Nunca vi uma enchente como essa em 30 anos que estou aqui”, contou o comerciante Almir Rodrigues Novaes, de 60 anos.

Queda de árvores
Depois de uma noite de transtornos causados pelo temporal em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava, no começo da manhã desta sexta-feira (15), problemas em dezenas de semáforos e árvores caídas em vias da cidade.

Uma das árvores caiu sobre três carros estacionados na Rua Vanderlei, altura da Rua Cardoso de Almeida, em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo. Não havia passageiros nos automóveis e ninguém ficou ferido.

Parte da rua, no entanto, ficou sem luz. Os motoristas enfrentaram dificuldades para transitar na região por causa da árvore.

Uma árvore também bloqueou a calçada da Avenida Morumbi, sem atrapalhar o trânsito. Também havia registro de quedas na Rua João Cachoeira, na Rua Frei Caneca e na Avenida Queiroz Filho.

Falta de luz
A tempestade deixou sete bairros das zonas Sul e Oeste de São Paulo parcial ou totalmente sem energia elétrica entre o fim da tarde e início da noite, de acordo com a concessionária Eletropaulo. A falta de energia afetou os bairros Santo Amaro, Brooklin, Vila Olímpia, Morumbi, Pinheiros, Butantã e Lapa.

G1

A pior mãe do mundo


Sou eu! Minha filha de 7 anos me disse isso outro dia. Tá bom, foi no meio de um rompante de raiva. Mas, como foi a primeira vez que ouvi frase tão contundente, as palavras desceram alma abaixo como torrada seca sem água. Quase entalei.

Sabe como me tornei a pior mãe do mundo?

A menina de repente esqueceu o combinado. Ficou repentinamente surda boiando na piscina enquanto eu implorava que ela saísse para que eu e o pai pudéssemos providenciar o almoço, para que elas não ficassem com fome e pudessem retornar (à piscina!) mais tarde. Nada.

Lá fui eu recorrer à estratégia fácil de ameaçá-la.

Sem Carrossel hoje, tá?

Sem êxito, fui além.

Não vai voltar à piscina mais tarde.

Talvez já assimilando o castigo inevitável, ela resolveu continuar estendendo sua estadia na piscina até eu chegar ao máximo da minha crueldade.

Ficará sem Carrossel a semana toda!

Nãoooooooo!!!

Recuperada e desprovida de ressentimentos, reflito. Você sabe como pensa e age a pior mãe do mundo? Ela não bate pois tem horror a palmadas. Sua vantagem física transformaria qualquer agressão em covardia. Seu grande desafio é buscar a supremacia psicológica, a fronteira que separa um adulto de uma criança. É aí que a pior mãe do mundo não quer falhar.

A pior mãe do mundo quer, antes de mais nada, que os filhos mantenham sua palavra e os obriga a pensar sobre a atitude reprovável. Por isso, a pior mãe do mundo pune, embora tenha dúvidas, muitas dúvidas.

Como punir? Você sabe? A pior mãe do mundo ainda não está convencida sobre a melhor tática.

Há quem defenda a recompensa no lugar da punição. Premiar a boa atitude seria o antídoto para não banalizar o castigo. Você estaria enfatizando o bom comportamento em vez do mau, alem de ensinar o seu filho a obedecer e seguir regras, tudo o que todos queremos. Só não faça isso com presentes. Alertam. Não saia comprando o bom comportamento do seu filho. Verdade. Recompense-o de outra forma. Ok.

A pior mãe do mundo pensa: jamais fiz qualquer coisa esperando uma compensação que não fosse uma conquista. Estudei para aprender. Não me deram presentes ou passeios em troca. Minha recompensa foram notas boas. Não passei no vestibular para ganhar um carro ou uma viagem. Primeiro porque o carro não era meu objetivo – nem um sonho de consumo realizável por meus pais, à época, aliás. Segundo porque minha meta era dar início a uma carreira. Minha recompensa? Satisfação e independência. Aprendi desde muito cedo que meu esforço seria recompensado pelos meus sonhos realizados, e não porque alguém me daria algo em troca dos meus belos olhos castanhos. Com o tempo, percebi que só de me empenhar em algo, perseguir um sonho, eu posso ser feliz. Na casa da nossa infância, como costuma dizer meu marido, o comportamento certo não gerava benefícios. O errado é que seria passível de punição. Primeiro, pelos pais, depois, pela vida. Simples assim.

Talvez minha história explique o fato de eu não confiar cegamente no sistema de trocas, embora faça uso dele de vez em quando. Ainda que o escambo não seja material, a mensagem implícita é “eu só ajo certo quando há troca”. Que história é essa de premiar tudo que é bom? Que lição passaremos para nossos filhos ao ensinar-lhes que a vida segue esse padrão? Pode ser que não haja recompensas no final. Quem vive em função de uma linha de chegada não curte a caminhada.

Confesso: a pior mãe do mundo é, antes de tudo, uma chata, porque fala, dá exemplos, chama à reflexão. Lê até notícia de jornal. Filho mimado maltrata os pais. Pessoas sem palavra roubam dinheiro de remédio de pobres. Pouco a pouco, a pior mãe do mundo vai introduzindo situações de vida para mostrar porque devemos seguir regras, manter palavras e colaborar. E que nem sempre isso tem que fazer parte de um sistema de trocas. Você vai se sentir melhor por ser uma pessoa assim.

Ai que saco.

A pior mãe do mundo não quer embrulhar para presente um dia feliz com os pais na piscina porque ela quer usufruir dos dias de sol e férias com os filhos.

A pior mãe do mundo não quer prometer um dia de diversão como se fosse exceção porque todos os dias podem se divertidos, ainda que eles sejam consumidos entre trabalho e outras obrigações. Viver é divertido.

A pior mãe do mundo não pensa nem na hipótese de impor como punição a própria ausência porque ela acredita que momento a sós ou a dois é um direito, justo e necessário, para o equilíbrio de todos da família, e não um castigo para as crianças.

A pior mãe do mundo pensa demais e sabe que é preciso ter muita criatividade além de paciência em dobro para convencer as filhas em idade diferente a cumprir o combinado.

Não tenho o condão de impedir acessos de raiva infantis nem de contornar a chateação pós-bronca, aquele desconforto que se espalha pela família, azedando os humores, como a ação do tempo oxidando o vinho por tantos anos envelhecido em barril de carvalho. Se eu não fosse a pior mãe do mundo, talvez eu soubesse a fórmula para não perder minhas notas de baunilha e meu aroma de groselha de vinho preservado. Porque, na hora da bronca, somos todos vinagre.

O castigo foi revisto porque eu errei feio na dose. Primeiro que uma semana inteira sem Carrossel justamente quando eu voltaria a trabalhar foi um erro estratégico. Chego cansada da rua e ela adora assistir à novelinha comigo ao lado. A gente troca impressões e conversa a respeito. É uma ótima alternativa para certas noites de fadiga.

Eu errei também ao vetar a piscina. Minha mais velha é o tipo feliz, rapidamente se contenta com a nova atividade dentro de casa. Privá-la da piscina seria um castigo para mim, que além de ficar em casa com ela no último dia das minhas férias, longe da outra filha e do marido, teria que lidar à noite com uma criança cheia de energia contida e nada disposta a dormir.

A pior mãe do mundo está sempre em busca de uma saída criativa para lidar com a desobediência – artigo que, mais cedo ou mais tarde, aparecerá na sua residência também -, embora ela nem sempre se sinta bem sucedida na empreitada. Às vezes, chora escondido frustrada.

Depois a filha voltou atrás, disse que falou da boca pra fora, mas a realidade a ser encarada é que estamos numa transição. Pais não devem esperar só elogios dos filhos. É duro e dói até. Os filhos não vão concordar com nossos métodos, sejam eles de compensação ou punição. E muitos estarão dispostos a nos enfrentar e questionar. Ainda bem ; )

Mas é difîcil, viu. Ô.

Pelo sim pelo não, guardo bilhetes e desenhos em que apareço de pernas finas, vestido triangulo, sorriso margarina e sou a mais linda que existe. E desenhos são eternos, palavras atiradas ao vento, não.

Mulher 7 X 7

Meteoro cai na Rússia e deixa centenas de feridos


.Onda de choque quebrou janelas e balançou prédios na região dos Montes Urais
.Rocha teriam cerca de 10 toneladas, segundo agência russa


MOSCOU - Ao menos 500 pessoas ficaram feridas após a queda de um meteoro na região dos Montes Urais, na Rússia, nesta sexta-feira. Onze estão em estado grave e foram levadas a centros médicos locais, segundo agências internacionais. A rocha, estimada em 10 toneladas, entrou na atmosfera e começou a se desfazer. Parte dela atingiu um lago na pequena cidade de Chebarkul, causando pânico entre moradores de todos os arredores. A onda de choque causada pelo fenômeno destruiu janelas e balançou prédios, enquanto equipes de resgate foram deslocadas para socorrer a população.

O Globo

Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil - ABRACC - Ass. Ajuda à Criança com Câncer


Atividade de Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil - ABRACC

15 de fevereiro de 2013.
Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil.
O Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil é comemorado todo dia 15 de fevereiro. A data é uma iniciativa para promover a conscientização e educação sobre a doença em toda a sociedade com o objetivo de evitar milhões de mortes ao redor do mundo. Portanto, é hora de nos unirmos mais uma vez em prol da conscientização sobre a doença, mais especificamente, sobre o câncer infanto-juvenil. O Diagnóstico Precoce do câncer infanto-juvenil No Brasil, o câncer ainda é a principal causa de mortalidade por doença na faixa de 5 a 19 anos. Porém, desde que o diagnóstico seja feito precocemente, as chances de cura podem chegar a 85%, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Portanto a forma mais efetiva de curar o câncer em crianças e adolescentes é o diagnóstico precoce da doença. Saber encaminhar casos suspeitos corretamente contribui sensivelmente para o tratamento adequado, aumentando as chances de cura dos pequenos pacientes. Mobilização Internacional Organizações Globais do câncer infantil também estão unidas para salvar a vida de milhares de crianças através de uma campanha de conscientização sobra o diagnóstico precoce do câncer infantil. A Sociedade Internacional de Oncologia (SIOP) e a Confederação de Organizações de Pais de Crianças com Câncer (ICCCPO) tem como objetivo preparar melhor a sociedade para reconhecer os sinais do câncer precocemente. A ABRACC é uma Associação que objetiva dar apoio e auxílio às crianças e adolescentes portadores de câncer, garantindo a continuação do tratamento e elevando a qualidade de vida dos pacientes carentes. Necessitando e realizando doações, de alimentação até medicamentos, a ABRACC também necessita de voluntários para que consiga, cada vez mais, continuar oferecendo, além do carinho e conforto, atendimento psicológico individual e terapia de grupo a seus pacientes e familiares.

ABRACC

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pistorius é suspeito de matar namorada; crime choca país


Polícia confirma que velocista paralímpico será investigado pelo assassinato da modelo Reeva, de 30 anos. Circunstâncias do crime ainda são nebulosas

O velocista sul-africano Oscar Pistorius, principal ídolo do esporte em seu país e maior nome dos Jogos Paralímpicos, está sendo investigado por assassinato. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, horas depois de a polícia de Pretória divulgar que a namorada do atleta foi morta a tiros na residência de Pistorius, num condomínio fechado nos arredores da cidade. Num primeiro momento, a polícia não quis identificar Pistorius como suspeito. Em seguida, porém, foi confirmado que ele foi acusado pelo crime. A namorada de Pistorius, Reeva Steenkamp, modelo, 30 anos, morreu na madrugada desta quinta (no horário local) depois de ser atendida por paramédicos no condomínio Silverlakes. A imprensa local divulgou que a principal suspeita era de que o corredor tivesse confundido Reeva com um ladrão - ela entrou na casa no meio da noite. A polícia, no entanto, trabalha com todas as hipóteses. De acordo com a rede britânica BBC, agentes ligados à investigação do caso se disseram "surpresos" com os relatos sobre um possível homicídio acidental, sinalizando suspeita em relação a essa versão. Para completar, a polícia revelou que há registros de outros "incidentes domésticos" na casa de Pistorius.

Os investigadores estão colhendo novos depoimentos e já avisaram: não querem permitir que Pistorius fique livre mediante pagamento de fiança. A agente da modelo, Sarit Tomlinson, disse que "todos os que a conheciam estão arrasados". "Ela era um anjo, o ser humano mais doce do mundo". Horas antes de ser morta a tiros - três ou quatro disparos, na cabeça e no braço, de acordo com relatos da imprensa local -, Reeva usou seu perfil no Twitter para contar que estava ansiosa pelo Dia dos Namorados (que é comemorado nesta quinta-feira em muitos países). Pistorius, que foi detido pouco depois do ocorrido, prestou depoimento numa delegacia próxima do condomínio. Uma emissora de rádio local afirmou que o atleta estava "traumatizado" e que sua família ficou chocada com a notícia. Ele vive numa casa grande, confortável e bastante protegida, com um muro de pedra de três metros de altura com cerca elétrica no topo. Nascida na Cidade do Cabo, Reeva foi criada em Port Elizabeth. Formada em direito, foi morar em Johannesburgo para investir na carreira de modelo - participou de campanhas publicitárias de marcas como Toyota e Avon e apresentava programas do canal FashionTV.

O relacionamento com Pistorius foi notícia na África do Sul - afinal, ele é uma das pessoas mais conhecidas do país, com uma fama que ultrapassa as fronteiras do esporte. Conhecido como "Blade Runner" por causa das lâminas de fibra de carbono que usa para correr, Oscar Pistorius, de 26 anos, fez história no ano passado, em Londres, ao se tornar o primeiro corredor amputado a participar em uma edição dos Jogos Olímpicos. Nos Jogos Paralímpicos, ele foi o grande astro do evento, já que é considerado o grande ícone da prática de esportes por portadores de deficiência. Ele teve as duas pernas amputadas pouco antes de completar um ano, por causa de uma problema congênito. Numa das provas dos Jogos de Londres, ele foi derrotado pelo brasileiro Alan Fonteles e provocou polêmica ao reclamar publicamente das próteses do brasileiro. A reação acalorada do sul-africano provocou críticas, levando o atleta a se desculpar pouco depois. Ainda assim, foi recebido como herói no retorno ao seu país, posando para fotos com suas medalhas paralímpicas e sendo homenageado pelas autoridades locais. Sua prisão depois da morte da modelo provocou espanto e transformou-se imediatamente no principal assunto do país - as emissoras de rádio e TV fazem uma extensa cobertura do caso.

Um dos países com piores índices de criminalidade urbana do mundo, a África do Sul tem numerosos registros de casos de mortes acidentais em residências. As tentativas de assalto são tão frequentes que as pessoas acabam comprando armas para se proteger - o que aumenta o risco de trágicos equívocos dentro das próprias famílias. Há três meses, por exemplo, um homem foi preso por matar a filha de 15 anos ao confundir a garota com um ladrão. Ela chegou tarde em casa porque tinha saído com os amigos. Em 2004, outro esportista famoso foi envolvido num caso semelhante: Rudi Visagie, integrante da adorada seleção sul-africana de rúgbi, bicampeã mundial, matou sua filha de 19 anos porque achou que ela era um ladrão tentando roubar seu carro no meio da noite. A legislação local prevê proteção a quem dispara em legítima defesa no caso de invasão de residência - mesmo quando o intruso não está armado. Com isso, quem acha que será vítima de um ladrão muitas vezes não hesita em abrir fogo quando suspeita que alguém está em sua propriedade. Nas grandes cidades sul-africanas, é grande o porcentual de pessoas que têm armas em casa, mas é preciso cumprir requisitos rigorosos para ganhar o direito de comprar um revólver para se proteger.

Veja

Polícia encontra idosa trancada em casa e sem comida no ES


Segundo a aposentada, a neta a deixou trancada para viajar no carnaval.
Prefeitura de Vila Velha conseguiu vaga em um abrigo para a idosa.


Uma aposentada de 79 anos foi encontrada pela polícia, nesta quarta-feira (13), trancada dentro de casa, sozinha e sem comida, no bairro Cobilândia, Vila Velha, na Grande Vitória. Dona Judith Kosken de Souza contou que foi a neta que a prendeu na residência, onde passou quatro dias trancada. A idosa foi examinada em um hospital no município. Ainda nesta tarde, a prefeitura conseguiu uma vaga para a senhora em um abrigo, onde será avaliada por uma assistente social. Caso necessário, ela será encaminhada para uma casa de repouso. A polícia ainda não localizou a neta. Inicialmente, dona Judith disse ter 82 anos, mas, na identidade, consta 1934 como a data de nascimento.

Os militares que encontraram a aposentada explicaram que ela pedia socorro para tentar sair da casa. “Precisamos romper o cadeado do portão e demos socorro para ela. Verificamos a situação da casa e vimos que não havia alimentação, estava suja, com cheiro forte e ruim. Realmente uma situação desumana”, explicou o cabo Giordano, na Polícia Militar.

De acordo com a idosa, a neta e uma amiga a trancaram na residência no último sábado (9), para viajarem durante o carnaval. Mas essa não foi a primeira vez que a dona Judith foi maltratada pela jovem. “Elas se trancam no quarto e eu preciso ficar batendo para ver se elas abrem, me deixam sozinha. Elas sempre me xingam. Minha neta se misturou com quem não presta e levou para dentro de casa. Não quero mais voltar para lá”, contou.

Depois de resgatar a aposentada e registrar o boletim de ocorrência, a polícia começou a procurar lugares onde a senhora pudesse permanecer em segurança. Tentaram em um abrigo municipal, mas não havia vaga. De lá, recorreram a outros três locais, mas também não foi possível. A idosa passou cinco horas dentro de um carro de polícia a procura de um local para ficar.

Em um dos hospitais, após muita insistência, os militares conseguiram que uma médica examinasse a idosa e, com o laudo médico, conseguiram uma internação social por maus tratos. “Essa situação foge da nossa rotina do dia a dia. Tentamos em vários locais, buscamos apoio da prefeitura, mas enfim conseguimos”, disse o cabo.

A neta e a amiga ainda não foram identificadas para a polícia. Por meio de nota, a PM explicou que o procedimento foi encerrado no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha e o caso segue para a Delegacia do Idoso do Espírito Santo nesta quinta-feira (14).

G1

VOCÊ JÁ SABIA?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estuprador procurado por 23 anos é preso no Havaí


Salvador Orozco, de 48 anos, deverá ser extraditado ao Reino Unido

Um homem foragido há mais de duas décadas acusado de participar de um estupro brutal de uma garçonete em Gateshead, no nordeste da Inglaterra, foi preso no Havaí.

Salvador Orozco, de 48 anos, deverá ser extraditado ao Reino Unido.

O crime do qual ele está sendo acusado aconteceu em 17 de maio de 1990.

Uma garçonete de 20 anos foi brutalmente atacada enquanto voltava para casa. Segundo a mulher, o estuprador disse ser japonês e afirmou que se chamava Sushi.

As informações são do tabloide britânico Daily Mail.

Salvador conseguiu fugir da polícia inglesa por mais de 20 anos. Ele foi preso na última quinta-feira (7).

R7

Bebê tem corpo “congelado” por quatro dias para salvar seu coração


Edward Ives tinha taquicardia supraventricular, e tratamento foi a melhor solução encontrada pelos médicos

A vida de um recém-nascido foi salva após médicos usarem uma técnica para esfriar seu corpo durante quatro dias. Edward Ives nasceu com apenas 5% de chance de sobreviver, devido a uma taquicardia supraventricular, que fazia seu coração bater duas vezes mais rápido que o normal. Essa condição reduzia o fluxo de sangue para seus órgãos vitais.

Os médico resolveram tratá-lo com um cobertor especial, recheado com um gel gelado, para baixar a temperatura do seu corpo de 37º para 33,3ºC. “Foi horrível vê-lo ali deitado congelando. Ele estava sedado, então nem se mexia muito. Eu precisava me lembrar a todo tempo que aquilo estava salvando a vida dele”, afirmou Claire Ives, a mãe do garoto, ao site inglês Daily Mail. Após quatro dias de tratamento, seu coração voltou a bater normalmente, e um mês depois ele teve alta do hospital.

Claire desconfiou que alguma coisa estava errada ainda grávida. Ela foi ao hospital e os médicos descobriram o problema no coração. Eles tentaram medicá-la, mas o remédio não surtiu efeito. Dois dias depois Claire se submeteu a uma cesárea. Ela estava grávida de 35 semanas. Edward foi levado para o tratamento imediatamente. Hoje, com seis meses, ele é uma criança saudável.

Crescer

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Especialista em direito digital dá dicas de segurança na internet


A advogada especialista em direito digital, Sandra Tomazi, é enfática ao afirmar: “é preciso que os pais participem efetivamente da vida digital de seus filhos”. Tomazi recomenda que os responsáveis sejam amigos das crianças e adolescentes nas redes sociais e nos comunicadores instantâneos e que, além disso, reservem um tempo para sentar ao lado deles no computador e participar do processo de descoberta da rede, ao invés de proibi-lo.

Também existe a possibilidade de monitoramento da navegação a partir de softwares de controle parental. “Aderir ou não a essa prática fica a critérios dos pais. O importante é que eles saibam que são responsáveis por todos os atos praticados pelos filhos nas redes, e por tudo o que venha a acontecer com eles”, assegura. “A educação digital dos filhos depende também da orientação e conscientização dos pais para o uso das novas tecnologias.”, conclui a profissional.

A especialista reuniu dicas que podem apoiar os responsáveis a garantir uma navegação segura a crianças e adolescentes:
• - Ler e estar ciente dos termos de uso dos serviços digitais que os filhos utilizam;
• - Usar um software de controle parental;
• - Criar perfis no computador quando usado por mais de um integrante da família para saber quem está fazendo o que (e isso apoia também dar maior liberdade a quem tem mais maturidade e idade);
• - Fazer busca periódica na Internet com nome dos filhos (inclusive busca por imagem);
• - Frequentar a vida digital dos filhos (falar com eles pelo comunicador instantâneo, visitar eles no Blog e Comunidades que participam);
• - Orientar sobre excesso de exposição (especialmente para que evitem publicar fotos mais íntimas e de situações da família que possam gerar riscos até de segurança, ex: atrair sequestro, assalto, outros);
• - Ensinar velhos conselhos que se aplicam ao mundo digital: não falar com estranhos na web, não pegar carona em qualquer comunidade, não cobiçar e copiar o conteúdo do próximo, não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem com você e só usar fotos autorizadas pela pessoa fotografada.

promenino

A visão de Cuba pelo jornalista Juremir Machado da Silva (CORREIO DO POVO)


“O JORNALISTA JUREMIR, FEZ PARTE DA COMITIVA DO GOVERNADOR TARSO GENRO, QUE FOI A CUBA, AGORA NO MÊS DE OUTUBRO 2012,OFERECER MÁQUINAS AGRÍCOLAS FABRICADAS NO RIO GRANDE DO SUL, FINANCIADAS PELO BNDES. JUREMIR É COLUNISTA DO JORNAL "CORREIO DO POVO" DE PORTO ALEGRE E ESCRITOR.ÀS VEZES,NÃO CONCORDO COM O CONTEÚDO DE SUAS CRÔNICAS, POIS,COMO ELE DIZ TER, OU MELHOR, TINHA,PENSAMENTO DE ESQUERDISTA. MAS FIQUEI SURPRESO COM SEU DIÁRIO DE VIAGEM À CUBA RETRATANDO A VERDADEIRA SITUAÇÃO DAQUELE COITADO POVO QUE VIVE DO FAZ-DE-CONTA QUE SE ALIMENTA, QUE TEM DIGNIDADE DE VIDA, QUE PODE VIAJAR, ETC., ENFIM O POVO CUBANO VIVE, COM TODOS OS SENTIDOS DO SER HUMANO, NUMA ILHA....de MERDA !!!!”


CUBA, O INFERNO NO PARAÍSO.

Juremir Machado da Silva
Correio do Povo, Porto Alegre (RS)

Na crônica da semana passada, tentei, pela milésima vez, aderir ao comunismo. Usei todos os chavões que conhecia para justificar o projeto cubano. Não deu certo. Depois de 11 dias na ilha de Fidel Castro, entreguei de novo os pontos. Não dá mais...

O problema do socialismo é sempre o real. Está certo que as utopias são virtuais, o não-lugar, mas tanto problema com a realidade inviabiliza qualquer adesão. Volto chocado: Cuba é uma favela no paraíso caribenho.

Não fiquei trancado no mundo cinco estrelas do hotel Habana Libre. Fui para a rua. Vi, ouvi e me estarreci. Em 42 anos, Fidel construiu o inferno ao alcance de todos. Em Cuba, até os médicos são miseráveis. Ninguém pode queixar-se de discriminação. É ainda pior. Os cubanos gostam de uma fórmula cristalina: ‘Cuba tem 11 milhões de habitantes e 5 milhões de policiais’. Um policial pode ganhar até quatro vezes mais do que um médico, cujo salário anda em torno de 15 dólares mensais. José, professor de História, e Marcela, sua companheira, moram num cortiço, no Centro de Havana, com mais dez pessoas (em outros chega a 30). Não há mais água encanada. Calorosos e necessitados de tudo, querem ser ouvidos. José tem o dom da síntese: Cuba é uma prisão, um cárcere especial. Aqui já se nasce prisioneiro. E a pena é perpétua. Não podemos viajar e somos vigiados em permanência. Tenho uma vida tripla: nas aulas, minto para os alunos. Faço a apologia da revolução. Fora, sei que vivo um pesadelo. Alívio é arranjar dólares com turistas.

José e Marcela, Ariel e Julia, Paco e Adelaida, entre tantos com quem falamos, pedem tudo, pois não tem nada: sabão, roupas, livros, dinheiro, papel higiênico, absorventes. Como não podem entrar sozinhos nos hotéis de luxo que dominam Havana, quando convidados por turistas, não perdem tempo: enchem os bolsos de envelopes de açúcar. O sistema de livreta, pelo qual os cubanos recebem do governo uma espécie de cesta básica, garante comida para uma semana. Depois, cada um que se vire. Carne é um produto impensável.

José e Marcela, ainda assim, quiseram mostrar a casa e servir um almoço de domingo: arroz, feijão e alguns pedaços de fígado de boi. Uma festa. Culpa do embargo norte-americano? Não. Resultado da queda do Leste Europeu? José não vacila: Para quem tem dólares não há embargo. A crise do Leste trouxe um agravamento da situação econômica. Mas, se Cuba é uma ditadura, isso nada tem a ver com o bloqueio americano. É o socialismo/comunismo falido.

Cuba tem quatro classes sociais: os altos funcionários do Estado, confortavelmente instalados em Miramar; os militares e os policiais; os empregados de hotel (que recebem gorjetas em dólar); e o povo. ‘Para ter um emprego num hotel é preciso ser filho de papai, ser protegido de um grande, ter influência’, explica Ricardo, engenheiro que virou mecânico e gostaria de ser mensageiro nos hotéis luxuosos de redes internacionais, para ganhar alguns dólares de gorjeta.

Certa noite, numa roda de novos amigos, brinco que, quando visito um país problemático, o regime cai logo depois da minha saída. Respondem em uníssono:

'Vamos te expulsar daqui agora mesmo’. Pergunto por que não se rebelam, não protestam, não matam Fidel? Explicam que foram educados para o medo, vivem num Estado totalitário, não têm um líder de oposição e não saberiam atacar com pedras, à moda palestina. Prometem, no embalo das piadas, substituir todas as fotos de Che Guevara espalhadas pela ilha por uma minha se eu assassinar Fidel para eles.

Quero explicações, definições, mais luz. Resumem: ‘Cuba é uma ditadura’. Peço demonstrações: ‘Aqui não existem eleições. A democracia participativa, direta, popular, é um fachada para a manipulação. Não temos campanhas eleitorais, só temos um partido, um jornal, dois canais de televisão, de propaganda, e, se fizéssemos um discurso em praça pública para criticar o governo, seríamos presos na hora’.

Ricardo Alarcón aparece na televisão para dizer que o sistema eleitoral de Cuba é o mais democrático do mundo. Os telespectadores riem: ‘É o braço direito da ditadura. O partido indica o candidato a delegado de um distrito; cabe aos moradores do lugar confirmá-lo; a partir daí, o povo não interfere em mais nada. Os delegados confirmam os deputados; estes, o Conselho de Estado; que consagra Fidel’. Mas e a educação e a saúde para todos? Ariel explica: ‘Temos alfabetização e profissionalização para todos, não educação. Somos formados para ler a versão oficial, não para a liberdade.

A educação só existe para a consciência crítica, à qual não temos direito. O sistema de saúde é bom e garante que vivamos mais tempo para a submissão’. José mostra-me as prostitutas, dá os preços e diz que ninguém as condena:’Estão ajudando as famílias a sobreviver’. Por uma de 15 anos, estudante e bonita, o preço é 80 dólares. Quatro velhas negras olham uma televisão em preto e branco, cuja imagem não se fixa. Tentam ver ‘Força de um Desejo’. Uma delas justifica: ‘Só temos a macumba (santería) e as novelas como alento. Fidel já nos tirou tudo.Tomara que nos deixe as novelas brasileiras’. Antes da partida, José exige que eu me comprometa a ter coragem de, ao chegar ao Brasil, contar a verdade que me ensinaram: em Cuba só há ‘rumvoltados’. POBRE CUBA !!!

Informação recebida por e-mail

.Cão ciclista vira celebridade da TV nos EUA

Norman não é um cachorro qualquer. O cão da raça pastor-de-brie aprendeu a andar de skate, patinete e bicicleta e se transformou em uma verdadeira celebridade nos Estados Unidos. A fama levou o cachorro a estrelar um programa de TV, chamado Who Let the Dogs Out (Quem deixou os cachorros saírem). O programa mostra Norman ao lado de outro cachorro skatista cruzando o país para mostrar seus talentos. A dona e treinadora de Norman, Karen Cobb, conta que o amor do animal pelas rodinhas apareceu quando ele começou a brincar com os brinquedos de seus filhos. "Estávamos mostrando os brinquedos para as crianças no jardim e colocamos Norman sobre o patinete. Ele simplesmente adorou e não queria mais sair, achou que era a coisa mais divertida do mundo", conta ela. "Decidimos então ensiná-lo a andar de patinete, e levou apenas duas semanas para ele começar a se equilibrar e andar sozinho", relata. BBC Brasil

Pai conhecia motorista que matou criança atropelada: 'É colega nosso'


Menino foi atingido por condutor bêbado e inabilitado em Aparecida de Goiânia.
Garoto de seis anos era filho único; mãe não pode engravidar mais.


A família de João Victor Lima Rodrigues, de 6 anos, está revoltada com a morte do menino, que foi atropelado por um carro desgovernado enquanto brincava com o pai, Waldemir Rodrigues, na porta da casa onde morava, no Setor Comendador Walmor, em Aparecida de Goiânia, no domingo (10). O motorista do carro, que está preso, é inabilitado e estava bêbado. Ele é conhecido do pai de João Victor. “Era colega nosso, nunca esperava isso dele”, conta Waldemir.

O pai do menino nem pode ir ao velório do filho, pois não consegue se levantar da cama, já que machucou as pernas no atropelamento. João Victor foi velado no início da noite de segunda-feira (11), em Aparecida de Goiânia.

O pai conta que o tentou salvar o garoto, mas não foi o suficiente. “Vi o carro e tentei empurrar meu filho. Mas, quando trisquei o dedo nele, o carro já estava batendo na minha perna”, lembra Waldemir Rodrigues.

“Ele tirou nosso chão, nossa vida. Queremos justiça”, lamenta a tia Vanúsia Silvia. O menino de 6 anos era filho único. Além disso, a mãe não pode engravidar de novo.

Embriaguez
O motorista que atropelou João Victor e Waldemir Rodrigues estava bêbado, além disso, ele só tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A, ou seja, apenas para motocicletas. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro no momento do acidente. Entretanto, os policiais militares que atenderam à ocorrência afirmaram que ele estava bêbado. “Estava em visível estado de embriaguês”, ressaltou o sargento José Ribeiro Barbos.

O exame de sangue feito no Instituto Médico Legal (IML) comprovou que o motorista tinha ingerido bebida alcoólica. Como ele, outros 35 motoristas foram flagrados dirigindo bêbados no final de semana, em Goiás. O número é sete vezes mais do que o carnaval do ano passado, segundo a Polícia Militar..

O condutor está preso no 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia. Ele será indiciado pela Polícia Civil por homicídio culposo e lesão corporal. O homem não teve o direito de pagar fiança e está à disposição da justiça.

G1

Bento XVI decidiu renunciar em março de 2012, diz jornal do Vaticano


Em editorial, diretor do “L'Osservatore Romano” classifica o ato do Papa como “espiritualmente exemplar”

ROMA - Embora os católicos de todo o mundo tenham sido surpreendidos pelo anúncio da renúncia de Bento XVI ao pontificado, prevista para 28 de fevereiro, a decisão do Papa não foi recente ou intempestiva. Segundo Giovanni Maria Vian, diretor do “L'Osservatore Romano”, jornal oficial do Vaticano, a medida fora decidida pelo Sumo Pontífice durante sua viagem ao México e a Cuba, entre 23 e 29 de março do ano passado. Durante aquela viagem, Bento XVI apareceu pela primeira vez em público apoiado em uma bengala, levantando especulações sobre sua saúde.

O Globo

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Saiba como denunciar abusos contra criança e adolescente no carnaval


Os números de denúncias sobre violações contra crianças e adolescentes triplicam durante a época do carnaval. De acordo com especialistas das redes de atendimento contra violação de direitos, o turismo sexual e o trabalho infantil são as práticas mais comuns durante o feriado, quando meninos e meninas ficam mais expostos a grandes multidões e movimentação de pessoas.

Não é difícil se deparar com alguma criança ou adolescente vendendo acessórios para festa, comidas e bebidas alcóolicas, além do envolvimento com o tráfico de drogas, durante os blocos. Diante de casos como esses, discar o número 100 é uma das alternativas mais seguras para colaborar com a proteção dos direitos daqueles que estão à mercê dessas violações. A Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria dos Direitos Humanos, Angélica Goulart, chama a atenção da população em geral para identificar e denunciar. “Estar atento, não silenciar e nem se omitir é uma forma importante de ampliar a proteção de nossas meninas e meninos”, garante.

Originalmente planejado para garantir exclusivamente os direitos de crianças e adolescentes, o Disque Denúncia ampliou seu atendimento em 2010, quando também passou a acolher denúncias contra a violação dos direitos da população em situação de rua, pessoas com deficiência, população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), tortura, entre outros casos.

Dados

Criado por organizações não governamentais, o serviço passou a ser responsabilidade do governo federal em 2003 e, desde então, o número de casos recebidos vem aumentando gradativamente. Até 2012, o último balanço do Disque 100 já recebeu e encaminhou 396.693 denúncias de todo o país e teve um aumento de 77% no número de denúncias em relação ao ano anterior.

Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o aumento nos números ocorre porque a população está se mobilizando mais e confiando no serviço. “Se a população não percebesse que há resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento está melhorando, não continuaria denunciando por meio do telefone”, afirma. A ministra ressaltou que as denúncias são importantes porque as vítimas precisam de atendimento e contribuem para que os agressores não fiquem impunes. “Nenhuma denúncia fica esquecida no sistema, elas são encaminhadas a autoridades locais da rede de assistência”.

O último balanço do Disque 100 registrou 120.344 denúncias, sendo as maiores violações relacionadas à negligência, responsável por 68% das ligações; violência psicológica (49,2%), violência física (46,7%) e violência sexual (29,2%) seguem com expressividade, nessa ordem. O trabalho infantil concentra 8% das denúncias. “O baixo número de denúncias de trabalho infantil está ligado à cultura existente na sociedade de que o trabalho precoce é um fator formativo e positivo para crianças em condições de pobreza, de exclusão e de risco social”, analisa Goulart.

Como denunciar

As manifestações de denúncias de violações de Direitos Humanos acolhidas pelo Disque 100 são examinadas e posteriormente encaminhadas para os órgãos responsáveis, explica a secretária dos Direitos Humanos. “O serviço ouve, orienta e registra a denúncia e, em seguida, a encaminha para a rede de proteção e responsabilização. Além disso, o serviço informa e orienta sobre direito, ações e políticas em Direitos Humanos e serviços públicos de atendimento disponíveis no país“.

Conheça os diversos canais do Disque Direitos Humanos:

Por telefone: discagem direta e gratuita do número 100;
Por e-mail: envio de mensagem para o endereço disquedenuncia@sdh.gov.br;
Portal: o www.disque100.gov.br recebe denúncias sobre pornografia na internet
Ligação internacional: para quem estiver fora do Brasil, o telefone é +55 61 3212.8400

Veja mais:

Saiba outras formas de ajudar

Veja também no Especial de Carnaval:

Número de denúncias de exploração contra crianças e adolescentes cresce no carnaval

Iniciativas promovem os direitos da criança e do adolescente no carnaval

Campanhas e mobilizações buscam combater violações aos direitos da criança e do adolescente no carnaval

promenino

Menino que teve 80% do corpo queimado continua em coma


Pai foi atear fogo em teia de aranha e faísca caiu em colchão

O menino de um ano e meio que teve 80% do corpo queimado após um acidente doméstico em Baliza, cidade de Goiás, continua internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado gravíssimo neste domingo (10). De acordo com a direção do Hospital de Queimaduras de Goiânia, ele continua em coma induzido.

O hospital informou que o garoto respira com a ajuda de aparelhos, mas mantém as funções renais. Ele corre risco de morte e deve permanecer internado na UTI por tempo indeterminado.

O pai da criança foi queimar uma teia de aranha no teto da casa e as faíscas atingiram o colchão em que a criança dormia. O fogo se alastrou e o menino teve 80% do corpo atingido.

Ele chegou a ser levado para o hospital Infantil de Goiânia, mas foi transferido no fim da segunda-feira (4). Ele aguardou na fila de espera para uma vaga na UTI.

R7
Verbratec© Desktop.