sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Medo e falta de estrutura afastam 70% das crianças nas escolas na República Centro-Africana desde 2012

Cerca de 65% das escolas foram saqueadas, ocupadas ou danificadas por balas ou bombas na República Centro-Africana (RCA). Sete em cada 10 alunos do ensino básico ainda não voltaram para a escola desde que o conflito começou, dezembro de 2012. É o que revela uma recente pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizada em agosto em 11 das 17 províncias do país.

Para o representante do UNICEF na RCA, Souleymane Diabaté, a escola deveria ser um espaço seguro para o ensino e a aprendizagem. “Em algumas áreas não há mais nada. Sem professores, mesas, livros, como uma criança pode aprender?”.

Quatro em cada cinco pessoas disseram que o medo da violência é a principal razão dos alunos para não voltar à escola. Quase metade das escolas permanecem fechadas e os alunos perderam uma média de seis meses de estudo.

Assolado por décadas de instabilidade e conflito, o país assistiu a uma retomada da violência em dezembro de 2012, quando a coalizão rebelde Seleka realizou uma série de ataques. Foi alcançado um acordo de paz em janeiro de 2013, mas os rebeldes tomaram a capital Bangui em março, forçando o presidente François Bozizé a fugir.

O governo atual – de transição – está encarregado de restaurar a lei e a ordem e abrir caminho para eleições democráticas. No entanto, os confrontos armados no nordeste do país têm aumentado desde o início de agosto, com o país enfrentando uma terrível situação humanitária que afeta toda a população de cerca de 4,6 milhões.

O Unicef informou que cerca de 25 mil crianças afetadas pelos conflitos estão no momento se preparando para os exames finais deste ano, com 40 mil outras crianças se preparando para voltar às aulas nas próximas semanas.

A crise já deslocou mais de 394 mil pessoas dentro do país e outras 64 mil pessoas para países vizinhos. A insegurança persistente, a ausência do Estado de Direito e os ataques contra o pessoal humanitário continuam a impedir a assistência às pessoas em necessidade.

promenino

Criança sofre com síndrome rara que inibe produção de sangue


Desde o nascimento, Isabela, de apenas 5 anos, luta para ter uma vida nornal. O problema é que a garota sofre com uma síndrome rara, que inibe a produção de sangue. Com apenas 50 dias de vida, Isabela já teve que ser submetida a primeira transfusão de sangue. Acompanhe a reportagem de Lorena Coutinho.

R7

Parabéns, mamãe! Simony da à luz o quarto filho

Cantora esteve na sala da parto de uma maternidade de São Paulo ao lado do namorado, Patrick Silva

Dois dias depois de ter dado entrada na maternidade, em São Paulo, Simony deu à luz sua quarto ao quarto filho, Anthony, às 18h40 de sexta-feira (25). Durante o nascimento, a cantora esteve acompanhada do namorado e pai do bebê, Patrick Silva. A criança nasceu com 3,455 quilos, de acordo com a assessoria de imprensa da maternidade.

Momentos antes, a apresentadora Sônia Abrão havia compartilhado fotos do trabalho de parto no Instagram. Em uma das imagens, o filho mais velho, Ryan, aparece ao lado da mãe. "Deu tudo certo e a mãe passa bem. Ele [o pai] esteve acompanhando dentro da sala de parto. Os filhos assistiram do lado de fora", disse a assessora do hospital. "Os familiares conseguem acompanhar parte do parto. A previsão é que ela saia na segunda-feira (25) antes do almoço, mas é só a médica que pode dar certeza. Só fica mais tempo no hospital tiver alguma complicação, mas, pelo jeito, isso não vai ser necessário."

Em conversa com QUEM, Patrick Silva falou sobre a alegria do nascimento do filho e disse com quem o bebê se parece. "Comigo. Boca e nariz são bem parecidos", contou o pai babão. "Os irmãos mais velhos ficaram maravilhados assim que viram o bebê. Eles estão bem felizes", disse ele, que não escondeu a euforia pela chegada do primeiro filho. "Ser mais pai é uma experiência maravilhosa, uma coisa indescritível."

Segundo Patrick, Simony ainda não tem previsão de deixar a maternidade. "Precisa esperar a médica para ver quando ela vai sair. Ela ainda está na sala de cirurgia para dar os pontos. Foi de cesariana. Ela já teve três partos de cesaria e, por isso, não tinha como ser normal." Os três filhos da cantora ficaram sob os cuidados da babá na maternidade enquanto acontecia o parto.

Quarto filho da ex-integrante do grupo Balão Mágico, Anthony será o caçula de Ryan (do relacionamento de Simony com o rapper Afro X), Pyetra (filha do jogador de futebol Diego, da Portuguesa) e Aysha Benelli (atriz e também filha de Afro X).

Expectativa

Por conta de aumento de pressão, Simony precisou ser levada para a maternidade com dois dias de antecedência. Em conversa com QUEM, Patrick contou que nada de grave havia acontecido com a mãe e o bebê. “Está previsto para nascer na quinta ou na sexta. Ela chegou mais cedo porque a médica pediu para monitorar e para não ter problema nenhum. Não aconteceu nada demais”, explicou ele.

Desde que chegou ao hospital, Simony já recebeu a visita dos três filhos, na quarta-feira (23). “Eles já vieram vê-la e estão tranquilos, mas ela está ansiosa. É o quarto filho, mas fica nervosa do mesmo jeito. Não tem jeito”, disse, aos risos, no mesmo dia.

Gestação

Ao longo dos nove meses em que a barriga crescia, Simony dividiu com os fãs vários momentos da gestação. Em julho, a cantora mostrou empolgada uma foto do ultrassom do bebê. "Hoje pude ver um pouquinho dele, benção de Deus Anthony. Nariz da mamãe e boca do papai @patricksilvasouza", comentou na época.

Em maio, Simony já exibia a barriguinha de quatro meses de gestação. O look usado pela cantora no aniversário de Aysha evidenciava a leve saliência. Ela confirmou a gravidez em 10 de maio. "Estamos bem felizes, Patrick Silva. Filho sempre é um presente de Deus. Meu Dia das Mães vai ser perfeito", comemorou.


QUEM


Verbratec© Desktop.