sábado, 9 de agosto de 2014

Prefeitura de Nova Iorque acusou rabino de passar harpes à criança

Ritual da sucção de circuncisão contamina mais dois bebês

Relatório de julho de 2014 do Departamento de Saúde e Higiene Mental de Nova Iorque (EUA) registrou mais dois casos de bebês contaminados pelo vírus de herpes por intermédio de ritual de circuncisão.

De acordo com a tradição seguida por judeus ultraortodoxos, os mohels (rabinos que celebram esse ritual) sugam o sangue do pênis do bebê no momento da circuncisão. O ritual significa a confirmação da aliança dos judeus com Deus, o que tem de ser celebrado no oitavo dia de vida da criança.

Só em 2014, houve 16 casos de contaminação, incluindo os reportados em julho. Desde 2000, Nova Iorque registrou o total de 16 casos, com dois óbitos. Dois bebês sofreram danos mentais.

O ateu e crítico de religiões Christopher Hitchens (1948-2011) escreveu no livro “Deus não é Grande” que há forte conotação sexual nesse ritual.

Em 2012, a prefeitura de Nova Iorque proibiu o ritual da sucção do sangue do pênis de bebê, mas teve de recuar por causa de forte pressão da comunidade judaica ortodoxa, que argumentou estar sob ameaça a sua liberdade religiosa. Ainda assim, a prefeitura determinou em 2013 que o ritual só poderia ser celebrado com a autorização por escrito dos pais do bebê.

Humanistas de países europeus estão questionando a prática da circuncisão (principalmente em hospitais públicos) por considerá-la uma violação dos direitos da criança.

Com informação do Departamento de Saúde de Nova Iorque e outras fontes.

Paulopes

Justiça nega liberdade para pai e madrasta de Bernardo


Magistrado também manteve decisão que impede visita da filha do casal, de um ano e quatro meses

Os pedidos de liberdade de Leandro Boldrini e Graciele Ugulini, suspeitos de envolvimento na morte do menino Bernardo, foram negados pelo juiz Marcos Luís Agostini, da Comarca de Três Passos, na tarde desta sexta-feira. O magistrado também manteve a decisão que nega o contato de Graciele com a filha, de um ano e quatro meses, pelo menos durante a tramitação da ação penal.

Em relação ao pedido de habeas corpus, o juiz considerou que os fundamentos que autorizaram a decretação da prisão preventiva de Leandro e Graciele permanecem presentes. O magistrado também afirmou que "não prosperam as alegações das defesas de excesso de prazo na instrução penal ou decorrente do aditamento da denúncia". Na tarde desta quinta-feira, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul havia refutado o pedido de liberdade dos réus Evandro e Edelvânia Wirganovicz.

A decisão que impede que Graciele receba visitas leva em consideração a grave acusação que pesa contra a ré. Segundo o magistrado, homicídio qualificado contra o próprio enteado, de 11 anos, é motivo suficiente para recomendar que a mulher não tenha contato com a filha.

Agostini também analisou o pedido da defesa de Leandro Boldrini para que fosse declarada a ilegalidade das interceptações dos telefones dos familiares dos réus e a solicitação de diligências acerca das escutas telefônicas, entre elas que o cartório judicial informasse os telefones interceptados, a titularidade dos mesmos e a data da efetivação da interceptação.

O magistrado refutou a nulidade alegada e indeferiu o pedido de diligências, afirmando que não houve interceptação sem autorização judicial, nem gravação fora do Sistema Guardião. Sobre os dados solicitados pela defesa, Agostini informou que eles constam no processo. O juiz também negou o pedido de restituição dos bens do réu. Segundo ele, os bens apreendidos não podem ser restituídos enquanto interessarem ao processo.

O magistrado também afirmou que o pedido de afastar a competência de juízo da Comarca de Três Passos, postulado por Leandro Boldrini e Graciele Ugulini, foi refutado pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Com esse argumento, o magistrado também negou a transferência do caso para a Comarca de Frederico Westphalen (onde o corpo do menino foi enterrado).

Agostini também explicou que a entrevista de Edelvânia, na penitenciária, não é meio de prova previsto em lei. Sendo assim, afirmou que, caso a ré pretenda alterar o teor das declarações prestadas na fase policial, poderá fazê-lo na oportunidade do interrogatório em juízo.

As testemunhas de defesa e acusação serão ouvidas em 26 de agosto, a partir das 9h15min, no Foro da Comarca de Três Passos.

Relembre o caso

Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, uma sexta-feira, em Três Passos, município do Noroeste. De acordo com o pai, o médico cirurgião Leandro Boldrini, 38 anos, ele teria ido à tarde para a cidade de Frederico Westphalen com a madrasta, Graciele Ugulini, 36 anos, para comprar uma TV.

De volta a Três Passos, o menino teria dito que passaria o final de semana na casa de um amigo. Como no domingo ele não retornou, o pai acionou a polícia. Boldrini chegou a contatar uma rádio local para anunciar o desaparecimento. Cartazes com fotos de Bernardo foram espalhados pela cidade, por Santa Maria e Passo Fundo.

Na noite de segunda-feira, dia 14, o corpo do menino foi encontrado no interior de Frederico Westphalen dentro de um saco plástico e enterrado às margens do Rio Mico, na localidade de Linha São Francisco, interior do município.

Segundo a Polícia Civil, Bernardo foi dopado antes de ser morto com uma injeção letal no dia 4. Seu corpo foi velado em Santa Maria e sepultado na mesma cidade. No dia 14, foram presos o médico Leandro Boldrini — que tem uma clínica particular em Três Passos e atua no hospital do município —, a madrasta, uma amiga dela, identificada como Edelvânia Wirganovicz, 40 anos, que colaborou com a identificação do corpo.

Posteriormente, o irmão de Edelvânia – Evandro Wirganovicz – foi preso temporariamente por suspeita de facilitar a ocultação de cadáver, crime pelo qual ele acabou denunciado pelo Ministério Público.

Após pedido de aditamento do MP, a Justiça também aceitou a denúncia de Evandro por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de veneno e recurso que dificultou defesa da vítima), e decretou sua prisão preventiva.

Zero Hora

Superlua promete iluminar céu deste domingo


Astro estará o mais perto que esteve da Terra nos últimos 20 anos

RIO - Neste domingo, a ideia é combinar programas ao ar livre. A lua vai tomar conta do céu 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal. Popularmente conhecido como superlua, o fenômeno acontece quando o satélite natural atinge sua fase cheia próximo ao perigeu - o ponto da órbita lunar localizado mais próximo da Terra.

A cada 14 meses o evento normalmente acontece, mas no próximo dia 10 a diferença entre o perigeu e a lua cheia será mínima, de apenas 27 minutos, algo que especialistas acreditam que só vá acontecer novamente em 2034.

No ano passado, a superlua iluminou a manhã, por volta das 11h. Já neste domingo, o perigeu deve ocorrer às 17h43, e a lua cheia às 18h10, com uma distância da Terra de apenas 221,765 milhas, o mais perto que esteve nos últimos 20 anos. Para os especialistas, esse é o horário perfeito para observar o fenômeno, caso a chuva não atrapalhe.

Com o objetivo de conseguir ter a correta percepção do tamanho da lua, é aconselhado buscar um lugar com alguma construção ou árvore perto para comparação.

NÃO SERÁ O FIM DOS TEMPOS

Ao contrário do que uma antiga lenda prevê, a superlua não irá causar o fim do mundo. Alguns grupos religiosos acreditam que a atividade marca o fim dos tempos, por ser um sinal do Dia do Juízo. Por estar perto da Terra, a lua causaria o aumento da maré e a mudança da rotação do planeta.

O Globo

PARA QUE SERVE O MANJERICÃO?


Sistema respiratório: tosse, catarro, dor de garganta, rouquidão, amigdalite.

Sistema digestório: má-digestão, náusea, prisão de ventre, cólica, falta de apetite, gases, aftas, enxaqueca.

Sistema nervoso: cansaço, falta de memória, ansiedade, insônia, inquietação.

Ótima para picadas de insetos e cicatrizar feridas.

As propriedades incluem ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória.

Efeito espiritual: limpeza, através do banho de manjericão – prepare o chá com um maço em dois litros de água fervida. Após ferver, leve ao banheiro e coloque a erva. Espere ficar morno, retire o maço, coloque numa vasilha apropriada, tipo baldinho, e despeje sobre o corpo. Querendo pode incluir a cabeça.

MAS, O QUE É? - Planta medicinal, conhecida como Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, cujo nome científico é Ocimum basilicum. A rainha das ervas gourmet, queridinha de todo chef de cozinha.

ONDE SE ENCONTRA - mercados, feiras, lojas de produtos naturais e viveiros de plantas, inclusive em saquinhos com sementes para você plantar em casa, num vaso a sua disposição.

TIPOS - Tem inúmeros, inclusive roxo e para saber é só fazer a pesquisa no São Google, escrevendo: manjericão tipos e benefícios.

CONSERVAÇÃO – Em vez de colocar na geladeira, coloque o maço fresquinho num copão de água.

MODOS DE USAR – Em chás: 10 folhas numa xícara de chá, água quente por cima, abafa, espera 10 minutos e toma morno após almoço e jantar, ou a qualquer hora do dia. Melhor tomar a qualquer hora a ficar emperrado em horários. Folhas cruas nas saladas e outros alimentos. Em sucos verdes. A culinária usa em pães, pizzas e tortas, qualquer tipo de massa e carnes, porém, o ideal não é cozida nem assada.

EFEITOS COLATERAIS – podem causar alguma reação alérgica em pessoas sensíveis a algum componente da planta. Você pode procurar por relatos na Internet.

CONTRAINDICAÇÃO - Durante a gravidez e lactação. Crianças até 12 anos, verifique antes de culpar o manjericão daquela pizza de glúten e queijos.

HUMI

Superior Tribunal de Justiça (STJ)


Associado de plano de saúde tem direito a tratamento em casa mesmo sem previsão contratual
http://j.mp/STJhomecare


O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), garantiu a um associado do plano de saúde da Amil Assistência Médica Internacional Ltda. o direito a tratamento médico, em regime de home care, mesmo sem cobertura específica prevista no contrato.

Segundo o ministro, é abusiva a cláusula contratual que limita os direitos do consumidor, especificamente no que se refere ao tratamento médico. Salomão afirma que o home care não pode ser negado pelo fornecedor de serviços, porque ele nada mais é do que a continuidade do tratamento do paciente em estado grave, em internação domiciliar.

O ministro negou provimento ao agravo interposto pela Amil para que seu recurso especial, contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), fosse admitido pelo STJ e a questão fosse reapreciada na Corte Superior.

Saiba mais
http://j.mp/STJhomecare

Parabéns Paraguai


Por Francisco Vianna

Muita gente pensa que o nosso país vizinho do sudoeste, o Paraguai, é apenas um pequeno território dedicado a vende muamba aos 'sacoleiros' brasileiros, quase tudo feita de produtos falsificados, paraíso dos contrabandistas de Brasil e Argentina, e local onde se esquentam documentos de carros roubados no nosso país.

Pode até já ter sido, mas está deixando celeremente de ser. Tudo começou no grande exemplo de cidadania, civilidade, e força de suas instituições democráticas, quando do impeachment do ex-Presidente e ex-bispo Fernando Lugo, por incapacidade administrativa – como previsto na Constituição guarani, mas não na nossa, infelizmente – e que tinha filhos não assumidos pelo país afora.

Esse mesmo Paraguai que, para ser derrotado numa guerra contra o Brasil, foi preciso uma tríplice aliança de Uruguai, Argentina e Brasil e ainda uma ajuda crucial dos Estados Unidos, para dobrar a ganância de conquista territorial de Solano López, e com quem hoje compartilhamos a eletricidade de Itaipú, mesmo que esse nosso vizinho não tenha posto um centavo sequer na construção da hidrelétrica, enfim, esse pequeno vizinho está a dar-nos uma bela lição de cidadania, de civismo e de capacidade de reação ante aos privilégios que garantem a impunidade de políticos corruptos, tanto lá como aqui.

Nossos dois países se localizam numa região deste mundo onde os exemplos de democracia são os piores do planeta, fato pelo qual muitos a chamam pejorativamente de "América latrina", e onde a maioria dos países está praguejada com governos messiânicos, populistas e demagógicos e que tenta se eternizar no poder das formas as mais decadentes ao enfraquecer ainda mais as instituições da democracia visando regimes autoritários.

Pois bem, no Paraguai, surgiu um vento de esperança de mudar isso que consistiu numa ideia brilhante! Na semana passada, embalados pelas redes sociais, a sociedade civil paraguaia decidiu iniciar um inédito protesto. Aconteceu que 23 congressistas votaram contra a perda de imunidade parlamentar do senador Victor Borgado, que fora denunciado pela justiça por contratar, com dinheiro público, uma babá para os seus filhos.

Já sei. Todos, a essa altura, devem estar dizendo: "E daí?", uma vez que essa "corrupçãozinha" é corriqueira por aqui, onde temos visto coisas muito mais cabeludas e graves ocorrerem tão frequentemente que já causam uma perda da capacidade de o brasileiro se indignar e protestar. Entre tais coisas temos, por exemplo, o pagamento de pensão para filho da amante de deputado, a mesada para parlamentares votarem com o governo – o chamado mensalão –, das despesas ilimitadas com cartão de crédito dito "corporativo" para família de presidente e até alguns apaniguados, de gasolina de helicóptero que traficava cocaína e tapioca para ministro, de passagens aéreas para congressistas viajarem de férias dando caronas a sogra de governador, para amiga de presidente e otras cositas más.

Mas voltando ao caso da "babá de ouro" paraguaia, o desfecho, que ficou conhecido como el caso Borgado , abriu um vasto panorama para uma reação por parte da opinião pública, caso o povo tenha ainda uma mínima capacidade de indignação.

O caso evoluiu da seguinte maneira: pelas redes sociais, os paraguaios começaram uma onda de protestos bem humorados. Tudo na base da gozação, pelo menos no início. Através do Facebook e de um aplicativo de celular chamado, ¿Quién me voy a escrachar hoy? (Quem vou escrachar hoje?), com fotos e detalhes dos lugares frequentados pelos 23 defensores da imunidade que gera a impunidade dos parlamentares, ajudava as pessoas a identificá-los onde quer que aparecessem em público.

Aí começou uma perseguição que foi se multiplicando, fazendo com que cada um deles fosse hostilizado e enxotado dos ambientes onde apareciam sob gritos de "fora ladrão!" e outros mais ofensivos ainda.

A coisa culminou com a expulsão raivosa de uma senadora de dentro de um dos salões de beleza Rommy, frequentado por socialites de Assunção, e que foi o estopim – que fez com que, aos berros e xingamentos, ela fosse enxotada do local, com o cabelo ainda coberto de tintura e o rosto emplastrado de creme – que ampliou como bola de neve o "movimento do escracho" – ou seja, de xingamentos e gritaria diante dos políticos em ambiente publico.

Nada menos que duzentos e poucos estabelecimentos comerciais aderiram à campanha, de restaurante a pet shop, e proibiram a entrada desses 23 congressistas que protegeram o colega corrupto, votando contra a perda da sua imunidade.

A vida desses 'nobres representantes do povo paraguaio' virou um inferno e, execrados e perseguidos quando fora de casa ou do Congresso, eles tiveram que ceder. Voltaram atrás e acabaram com a imunidade parlamentar do "senador da babá de ouro".

Golaço! Os políticos corruptos sofreram uma goleada mais humilhante do que a sofrida pela seleção 'canarinho' para a Alemanha na copa do mundo.

Simples assim, como a estória do Ovo de Colombo, que agora foi colocado de novo na vertical, em Assunção e outras cidades do país!

Um dos organizadores do movimento pelo Facebook disse que "a partir desse episódio, aprendemos como combater a corrupção política de forma direta e altamente eficiente, mesmo que eventualmente uma ou outra injustiça possa ser cometida, coisa que podemos contornar com um pedido público de desculpas. Mas não há desculpas que satisfaçam o povo pela corrupção impune. A vida dos corruptos no nosso país jamais será a mesma".

Pelo menos, no Paraguai, ficou uma certeza de que acabou a triste sensação de impotência do povo ao se sentir roubado, enganado e, ainda, ver esses pilantras a rir com suas caras de pau das pessoas de bem e honestas, com deboche e cinismo.

Imaginem, agora, o brasileiro passando a fazer o mesmo por aqui, em todos os lugares públicos e ainda em mais um que os paraguaios não contam, a praia. O "achincalhe" geral e ostensivo, em vós alta, pode ser a saída para disciplinarmos nossos políticos e pormos fim a clepto-corruptocracia que nos impõem através do aparelhamento "sucialista" das nossas ainda frágeis instituições democráticas.

Sem qualquer falsificação, digo que devemos "contrabandear" essa ideia de lá. Isso é muito mais eficiente e autêntico que a fajutice socialista da "democracia direta" pretendida pela presidANTA para a sovietização do Brasil. Quem disse que não temos nada a aprender com países como Honduras e Paraguai?

Obrigado Paraguai por mais essa pequena grande lição!



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Menina da Indonésia reencontra família 10 anos após tsunami


Criança tinha 4 anos quando foi levada por ondas do tsunami na Ásia.
Tio a viu em vila e avisou sua mãe; ela voltou para casa nesta quarta.


Uma menina da Indonésia que desapareceu durante o tsunami de 2004 voltou para sua família uma década depois, após ser dada como morta por sua mãe.

“Deus nos deu um milagre”, disse Jamaliah, mãe de Raudhatul Jannah, que tinha apenas 4 anos quando o devastador tsunami atingiu o sudeste asiático.

Jannah e seu irmão de 7 anos foram arrastados pelas ondas que atingiram sua casa no distrito de West Aceh em 26 de dezembro de 2004.

Jamaliah, de 42 anos, e seu marido sobreviveram ao fenômeno, que matou dezenas de milhares de pessoas em Aceh, no oeste da ilha de Sumatra. Ao longo dos anos, eles perderam a esperança de encontrarem algum de seus filhos ainda vivo.

Em junho deste ano, um irmão da mulher, viu uma menina em uma vila local que parecia com sua sobrinha desaparecida. Ele fez perguntas na região e descobriu que a menina havia sido encontrada após o tsunami.

Um pescador resgatou a criança e a levou para sua mãe, que criou a menina.

Após a dica de seu irmão, Jamaliah e seu marido visitaram a menina, que hoje tem 14 anos, e descobriram que era realmente sua filha desaparecida.

“Estamos muito felizes”, disse a mulher. “Sou muito grata a deus por nos reunir com nossa filha 10 anos depois. Meu coração bateu muito rápido quando a vi. Eu a abracei e ela me abraçou de volta, se sentiu tão confortável em meus braços.”

Jannah voltou para a casa de seus pais nesta quarta-feira (6). Seu irmão, Arif Pratama Rangkuti, também sobreviveu, segundo a menina, mas seu destino é desconhecido.

O tsunami matou mais de 170 mil pessoas em Aceh, e dezenas de milhares de pessoas em outros países da região.

G1

Monitor ‘vestível’ para bebês chega às lojas em março nos EUA e no Canadá


Adaptado no tornozelo do neném, aparelho transmite dados telemétricos e dispara alarmes

RIO - A empresa Sproutling começou nesta quinta-feira a receber pré-pedidos de seu produto. De acordo com a firma, trata-se do “mais bem bolado monitor de bebês do mundo”. Mas, pelo menos a julgar pela apresentação no site oficial, tal afirmação pouco modesta pode não estar longe da verdade.

Segundo o site “Mashable”, o produto foi projetado por uma equipe de engenheiros, pediatras e novos pais egressos da Apple e do Google, e funciona como a Fitbit ou outra dessas pulseiras de monitoramento tão em moda no momento. Só que é para nenéns, monitorando sinais vitais e permitindo inferir sobre padrões de sono e de humor.

O fabricante afirma que seu monitor se adapta automaticamente aos hábitos de cada bebê, aprendendo seu ciclo de sono, seus batimentos cardíacos, e avisando aos pais caso haja qualquer anormalidade. O aparelho serve para crianças de 0 a 18 meses, “ou até quando a criança quiser usá-lo”, diz o fabricante.

Já testado em diversos bebês durante dois anos, o sistema Sproutling é composto de três partes: uma tornozeleira, um carregador elétrico por contato e um aplicativo. A tira de tornozelo, que vem em três tamanhos, é revestida com borracha hipoalergênica resistente a máquina de lavar roupa e contém um sensor que mede batimentos cardíacos, temperatura e movimento. O sensor é encapsulado em silicone de padrão médico, selado, e com formato sem risco do bebê engolir. A bateria dura cerca de três dias e pode receber recarga wireless apenas encostando o aparelho em sua base, que também possui sensores (umidade, luz e ruído). Quanto ao app, ele funciona com base nas informações coletadas pela tornozeleira e usa também o microfone do dispositivo móvel para monitorar o nível de ruído no ambiente, fator que pode prejudicar o sono da criança.



O aplicativo se propõe a prever quando o neném acordará, avaliando também como anda o humor da criança. Acesso ao app pode ser dado a mais de uma pessoa conforme desígnio dos pais. O sistema dispara alarmes em caso de emergência, como batimentos lentos, mudanças bruscas de temperatura e queda ou rolagem da criança.

O sistema requer uma rede Wi-fi, conexão internet e um dispositivo rodando iOS 8+ (iPhone 4S, 5, 5S, 5C, iPad 3, 4, Air, iPad mini, iPad mini 2 ou iPod touch 5G). Ainda não roda Android, mas há planos de lançar uma versão para este sistema em 2015.

O monitor usa tecnologia de rádio Bluetooth Low Energy, que é cerca de 1.200 vezes mais fraca que qualquer celular em termos de emissões eletromagnéticas. As antenas transmitem infrequentemente e são dirigidas para longe do corpo da criança.

O lançamento do produto está previsto para março de 2015, mas interessados podem reservar sua unidade desde já ao preço de US$ 249. O primeiro estoque já foi 37% vendido e quando o produto chegar ao mercado, custará US$ 299.


O Globo


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Com medo do ebola, familiares abandonam corpos de entes queridos nas ruas da Libéria


Governo liberiano decretou estado de emergência no país nesta quinta-feira

Um jovem foi encontrado morto jogado nas ruas da Libéria após suspeita de ebola. Com medo de chamar agentes de saúde locais e serem levados para a quarentena, familiares tentam se livrar dos corpos jogando-os em lugares públicos.

Nesta quinta-feira (7), o governo da Libéria decretou estado de emergência. Junto com Serra Leoa e Guiné, a Libéria é um dos três países mais afetados pela epidemia na África Ocidental

Foto: Reprodução/ DailyMail

R7

Alienígena caminhando na lua intriga internautas

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

RIO – O brasileiro Ian Leitão Ferreira, aluno de engenharia com 20 anos de idade, sagrou-se campeão mundial de Excel 2007 em disputa realizada no evento “Certiport 2014 Microsoft Office Specialist World Championship” , ocorrido entre 27 e 30 de julho em Anaheim, na Califórnia.


Com a vitória, Ian tornou-se o primeiro brasileiro a vencer em uma das categorias do campeonato que, este ano, congregou mais de 400 mil candidatos de 130 países, que disputaram para mostrar sua destreza no uso dos recursos oferecidos pelos produtos Microsoft Office. A final reuniu 123 estudantes competindo nas categorias Word 2007, Excel 2007, PowerPoint 2007, Word 2010, Excel 2010 e PowerPoint 2010.

“Mais de 740 mil exames foram submetidos como parte da competição e os campeões mundiais em Microsoft Office estão no topo de um grupo de elite formado por indivíduos que sabem como usar as ferramentas do Office efetivamente”, declarou no blog oficial da Microsoft Brasil Bob Whelan, presidente e CEO da Pearson VUE, empresa de desenvolvimento de exames de certificação em tecnologia.

“A certificação de especialista em Microsoft Office continua a crescer em popularidade e permite que mais estudantes provem que têm habilidades acadêmicas e de trabalho para ter sucesso”, complementou.

De acordo com Margo Day, vice-presidente de educação da Microsoft nos EUA, “a certificação de Microsoft Office Specialist dá aos estudantes uma forma tangível de estar preparado para a universidade e uma carreira. Afinal, o mercado de trabalho de hoje exige proficiência no uso do computador e todos os indivíduos que conquistam a certificação têm uma credencial valiosa que atesta suas habilidades”.

Cearense de Fortaleza, Ian ganhou um tablet Surface PRO 3, uma bolsa de estudos no valor de US$ 5.000 (R$ 11.500), uma medalha e uma taça de campeão.

“Passei um ano inteiro estudando, me preparando muito com meus professores e o time da SOS. Estudei em casa e trabalhei duro para estar aqui. Fiquei muito orgulhoso e feliz com o resultado do esforço”, relata Ferreira, que contou com o suporte da SOS Vocational Education e da ETC Brasil.

“Antes dessa competição, eu pensava que a certificação iria me ajudar na minha carreira. Agora, com o prêmio, creio que tudo isso irá me ajudar muito, é inacreditável”, rejubila-se.

O Globo

Novo tipo de meningite transmitida por caramujo africano avança no Brasil


Uma nova forma de meningite – transmitida por parasitas – está se espalhando pelo país. Levantamento publicado pela revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz mostra que a meningite eosinofílica já foi diagnosticada em seis estados, nas Regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

Foram diagnosticados 34 casos e uma morte desde 2006.

As formas mais conhecidas de meningite são virais ou bacterianas. Já a eosinofílica é causada por um verme, oAngiostrongylus cantonensis, e é transmitida por crustáceos e moluscos, incluindo o caramujo gigante africano.

A preocupação dos pesquisadores é alertar profissionais de saúde, uma vez que se trata de um parasita recente, identificado no Brasil há oito anos. Os casos da doença ocorreram em São Paulo, Rio, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os sintomas da meningite eosinofílica são semelhantes aos das outras: dor de cabeça persistente, febre alta e, menos frequentemente, rigidez na nuca. O que permite diferenciar é o exame do liquor, líquido entre as meninges, extraído por punção lombar.

O artigo mostra, ainda, que o caramujo gigante africano é o vetor mais frequente do A. cantonensis no Brasil. Os caramujos ingerem fezes de roedores contaminadas com larvas do verme.

Quando se locomovem, liberam um muco, para facilitar o deslizamento, que também contém larvas. As pessoas podem ser infectadas se ingerirem esse muco. Isso ocorre no consumo de legumes, verduras, e frutas mal lavados, por exemplo. Ou se tocaram nas plantas e vegetais e depois levaram a mão à boca.

Portal do Amazonas
Verbratec© Desktop.