sábado, 5 de setembro de 2015

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


Movimento Mundial Setembro Amarelo estimula prevenção do suicídio

Ação busca a conscientização da população a respeito do problema de saúde pública que mata 1 brasileiro a cada 45 minutos

Se outubro é o mês pela prevenção do câncer de mama, representado pela cor rosa, e novembro é pela prevenção de doenças masculinas, com a cor azul, Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento. Segundo Carlos Correia, voluntário do CVV, entidade que atua gratuitamente na prevenção do suicídio há 53 anos, “as pessoas que tentam suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para esse distanciamento social”, comenta. “O assunto suicídio deveria fazer parte, de forma muito natural, da roda de amigos, nas escolas, casas religiosas e dentro das casas”, complementa.

O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

No Brasil, uma das instituições que está trabalhando pela causa neste ano é o CVV. Os 70 endereços do CVV em todo o país vão colocar uma faixa amarela na sua fachada, e seus voluntários buscam o apoio de municípios, estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro.

10 de setembro é Dia Internacional de Prevenção do Suicídio - definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

Como ajudar



Para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover motoata (passeio de motos) com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população. Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para a fanpage do CVV (https://www.facebook.com/cvv141) poderão ver o material compartilhado no Facebook. Algumas dessas fotos serão enviados ao IASP que vai reunir as principais ações ao redor do mundo.


​Ação na Cidade de São Paulo​​​

​​Dia 10 Setembro de 2015 - Horário 20 horas

3 ª Caminhada Noturna pela Valorização da Vida

Saída : Em frente ao Teatro Municipal de São Paulo

FONTE: CVV Comunidade São Paulo


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Esposa de diretor do Trem do Corcovado é esfaqueada e morta durante tentativa de assalto no Rio


A mulher do diretor do trem do Corcovado, Sávio Neves, Ana Lúcia Neves, de 49 anos, foi esfaqueada no tórax na manhã desta quarta-feira após uma tentativa de assalto no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu durante cirurgia no Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste, conforme informou a Secretaria municipal de Saúde.

O corpo dela será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde será feito exame para verificar a causa da morte dela.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, ela foi atingida na Avenida Gláucio Gil, perto do quartel da corporação, e levada para o Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da da Tijuca, também na Zona Oeste do Rio. Inicialmente, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros informaram que a vítima havia sido baleada, mas a informação foi corrigida pela Secretaria municipal de Saúde.
Sávio Neves acompanhou a mulher no hospital no momento em que ela passava por uma cirurgia nesta tarde.

- Estou aqui na emergência do hospital. Não tenho condição alguma de falar neste momento. Minha mulher está na mesa de cirurgia - disse Neves.
A Polícia Militar informou que agentes do 31º BPM (Barra da Tijuca) realizam buscas na região em buscas dos suspeitos do crime.
Sávio Neves é sobrinho-neto do ex-presidente Tancredo Neves, primo do senador Aécio Neves e sobrinho do senador Francisco Dornelles. Ele é um dos defensores do uso do sistema ferroviário no Brasil.

Outro assalto
Ainda nesta manhã, um homem foi baleado em outra tentativa de assalto na Barra da Tijuca. A vítima, ainda não identificada, foi baleada nas mãos e foi levada ao Lourenço Jorge. Não há informação sobre seu estado de saúde. Segundo testemunhas, dois suspeitos em uma moto tentaram roubar um carro na Avenida Ayrton Senna, nas proximidades do Cebolão e do Terminal Alvorada. O motorista do veículo teria acelerado e os suspeitos atiraram.

Fonte: EXTRA

03 de setembro — Dia do Biólogo


O Dia do Biólogo é comemorado em 03 de setembro, data que coincide com o dia de sanção da lei que regulamentou essa profissão.


O biólogo é um profissional que atua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas que envolvem o estudo da vida. A profissão tornou-se legal após a lei nº 6.684, em 03 de setembro de 1979, ter sido sancionada. Essa lei também criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais. O Dia do Biólogo foi instituído exatamente na mesma data de criação dessa lei.

A área de atuação do biólogo é bastante ampla e divide-se em três campos principais: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Dentro dessas áreas, os biólogos podem trabalhar, por exemplo, com bioética, bioinformática, controle de pragas, gestão de coleções biológicas, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense, saneamento ambiental, aconselhamento genético, análises citogenéticas, análises clínicas, testes em animais, reprodução humana assistida, terapia gênica, desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, entre vários outros campos.

Ser biólogo é, portanto, muito mais que trabalhar com animais e plantas. Esse profissional estuda todos os aspectos relacionados com a vida, podendo atuar em laboratórios, zoológicos, parques florestais, áreas de preservação, áreas mais burocráticas, entre muitas outras. Vale destacar, no entanto, que, independentemente da área escolhida, o biólogo deve respeitar a vida em todos os seus níveis.

Para atuar como biólogo, é necessário realizar Curso Superior e cadastrar-se no Conselho de sua região. Os cursos que possibilitam o registro como biólogo são: bacharelado ou licenciatura em História Natural ou Ciências Biológicas e Licenciaturas com habilitação em Biologia.

Símbolos do biólogo

O símbolo do biólogo, que foi publicado pela resolução CFBio, nº 187/2009, e registrado no INPI, em 07 de maio de 2009, mostra diversos pontos que envolvem a rotina desse profissional. Nesse símbolo, podemos observar quatro elementos básicos: o DNA, o espermatozoide, as folhas e a espiral.


O DNA representado no símbolo relaciona-se com a vida, uma vez que essa é a molécula que possui as informações necessárias para determinar as características dos seres vivos. O espermatozoide, que está fecundando um óvulo, indica o surgimento de uma nova vida. As folhas, por sua vez, representam os organismos fotossintetizantes que são essenciais para a nossa sobrevivência, além de retratarem a importância da natureza. Por fim, temos a espiral, que faz relação com a evolução e o progresso.

A cor do biólogo é azul e a pedra é a água-marinha em qualquer uma de suas tonalidades.

Juramento do biólogo

“Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz”.


Por Ma. Vanessa dos Santos


Fonte: Brasil Escola

A Beleza das Estrelas do Mar Em Macrofotografias


Mais uma vez, o fotógrafo e biólogo marinho Alexander Semenov nos surpreende com um fascinante projeto em que exibe a complexa e intrincada beleza das estrelas do mar. Embora, à primeira vista, os objetos das imagens a seguir pareçam almofadas feitas de luzes e néon, ao olharmos mais de perto, descobriremos o lado mais fascinante da natureza nas formas destas criaturas marinhas…



Para ver mais trabalhos de Alexander Semenov, visite a suas página web e do Facebook.

Fonte: tudoporemail

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Comentário em destaque...lindo..emocionante

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Bebê de 275 gramas é o primeiro menino do mundo a ...":

EU ACREDITO TBM SOU UM MILAGRE NASCI DE 5 MESES O MÉDICO DISSE Q EU N IA VIVER MAS TO AQUI E JÁ VOU FAZER 31 ANOS DETALHE MEU PAI N ME DEIXOU ENCUBADORA ASSINOU O TERMO ME TROUXE P CASA PEGOU UMA CAIXA DA QUELAS TV ANTIGA DE MADEIRA FORROU COM PANO E ALGODÃO COLOCOU LAMPADAS E ASSIM LA DENTRO EU FICAVA DEPOIS DE ANOS O MÉDICO ME VIU E N ACREDITOU!!



Postado por Anônimo no blog Anjos e Guerreiros em 2 de setembro de 2015 11:02

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Músico que foi de favela em Niterói aos EUA faz campanha 'positiva' online para tratar câncer


Luiza Bandeira
Da BBC Brasil em Londres

Um músico brasileiro de 30 anos, diagnosticado com um raro tipo de câncer nos EUA, lançou uma campanha online para levantar fundos para um tratamento em que aposta em uma abordagem positiva.

Em vídeos da campanha no site Gofundme, Wagner Caldas aparece raspando o cabelo por causa quimioterapia e exibe o mesmo sorriso e energia que mostra nos palcos dos EUA, tocando cavaquinho ao lado do irmão gêmeo, Walter.
A campanha, realizada com amigos, tem o mote "Meu diagnóstico não me define", e usa a hashtag #cantcer - jogo de palavras com can't, 'não pode' em inglês, e câncer.

"O câncer pode fazer muita coisa com você, te destruir, destruir sua família, acabar com seu alto astral, com sua vida. Aí eu usei cantcer, porque não vou deixar isso acontecer comigo. Comigo, o câncer não vai poder fazer isso."

Cobaias
Superação não é algo inédito na vida de Wagner.
Nascidos na favela da Grota, em Niterói, Wagner e Walter, aprenderam a tocar música clássica em um projeto social. Com o sucesso da Orquestra de Cordas da Grota, foram convidados para estudar música na Universidade de Northern Iowa, nos Estados Unidos.

Como a avó dele não tinha dinheiro para criar o filho, deixou-o em uma institução para menores, então a Funabem.
Ali, Jonas aprendeu o ofício de marceneiro e, mais velho, começou a fabricar violinos.
Mas ele não sabia tocar, e queria que alguém testasse os violinos para saber se estavam bons. Quando os filhos Wagner e Walter tinham 11 anos, decidiu que eles seriam os cobaias.

Os dois estiveram entre os primeiros integrantes da Orquestra de Cordas da Grota, onde tocavam o instrumento.
"Hoje eu sou quem sou por causa da música. Onde eu cresci, tudo que eu vi... eu tinha uma chance muito grande de nem estar vivo hoje, igual a um monte de amigos meus que não fizeram música", diz ele.
Bolsa de estudos
Na orquestra, em que tocaram por 12 anos, os dois tocavam música clássica e brasileira e faziam sucesso ao tocar clássicos como Brasileirinho sambando ao mesmo tempo em que tocavam.
Em 2006, deram uma entrevista para uma rádio americana que gerou um convite para tocar nos EUA. Após o show, receberam uma bolsa de estudos da Universidade de Northern Iowa.

Sem falar inglês, os dois partiram para os EUA em 2007. Wagner diz que os dois se destacaram pelo jeito brasileiro e capacidade de improvisação e, assim, decidiram formar uma nova banda.
Foi aí que Wagner trocou o violino pelo cavaquinho.

Diagnóstico
"A verdade é que o meu irmão sempre foi bem melhor do que eu", conta, rindo. "Então comecei no cavaquinho. O instrumento brasileiro é diferente, é raro ter banda com cavaquinho, então isso deu um charme."
Na banda Brazilian 2wins, os dois incluíram pop e rock no repertório e foram tocar em diversos Estados americanos.
Chegaram a se apresentar para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do qual, contam, arrancaram elogios.
Mas, há cerca de um ano, Wagner começou a sentir dor no braço e nas mãos.

A princípio, pensou que fosse muscular, por causa da profissão.
Chegou a fazer uma cirurgia porque os médicos pensaram que fosse um problema no nervo. Mas, dois meses após o procedimento, não sentiu melhora.
Descobriu então um caroço no peito, perto do ombro, e foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, um tipo raro de câncer.
O caso se torna mais único ainda por ter aparecido em um homem adulto e negro; este tipo de câncer é mais frequente em crianças brancas, de acordo com os médicos de Wagner.

Mas ele afirma não ter desanimado com o diagnóstico. Ele tinha um show marcado dois dias depois; contou do câncer apenas para seu irmão e fez a apresentação.
Também enfrentou assim o corte de cabelo - diz que os cabelos crespos estavam "pendurados" quando raspou a cabeça, duas semanas após o início do tratamento.
"Não tem tempo ruim", brinca.

O que desanimou Wagner foi a conta do hospital. "Foi tudo muito rápido. Cheguei para fazer o exame, descobri o câncer e, só nesse dia, a conta do hospital foi de quase US$ 40 mil (cerca de RS$ 143 mil)", diz ele.
Não sou o primeiro nem o último a ter câncer. Não adianta ficar estressado ou triste. Meu objetivo é ficar positivo para fazer minha parte, que é comer bem, ficar ativo e me cuidar."

Por isso, Wagner e seus amigos iniciaram uma campanha de arrecadação na internet. Em um mês, arrecadaram US$ 10 mil. A meta é chegar aos US$ 150 mil, para ajudar com o tratamento e outros custos.
O músico, que vive nos EUA há dez anos, decidiu não voltar ao Brasil para fazer o tratamento porque os médicos que o acompanharam desde o início eram americanos e ele está sendo atendido em um centro especializado neste tipo de câncer.

Com a quimioterapia, ele não está mais fazendo shows - seu irmão está se apresentando com o resto da banda.
Mas ele não perde a positividade.

"Do jeito que penso é que não sou o primeiro nem o último a ter câncer, está em tudo quanto é lugar. Sou só mais um, vai dar tudo certo, não adianta ficar estressado ou triste. Meu objetivo é ficar positivo para fazer minha parte, que é comer bem, ficar ativo e me cuidar."

Fonte: BBC Brasil
Verbratec© Desktop.