segunda-feira, 18 de julho de 2016

Quatro envolvidos com terrorismo pediram credenciais para a Olimpíada

Forças de segurança fizeram o maior exercício integrado de enfrentamento a ameaças externas na estação de Deodoro neste sábado - Pablo Jacob / Agência O Globo

Órgão do governo federal já vetou 11 mil nomes, segundo ‘Fantástico’

RIO - O Centro Integrado Antiterrorismo (Ciant), órgão do governo federal que faz o monitoramento dos pedidos de credenciamento para a Olimpíada, descobriu que 40 pessoas que querem vir ao Rio estão com alertas emitidos por agências de outros países. Quatro delas, segundo reportagem do “Fantástico”, da TV Globo, têm ligação comprovada com o terrorismo. Todas tiveram as credenciais negadas e estão sendo acompanhadas por serviços internacionais de inteligência.

Os nomes, as nacionalidades e as acusações estão sob sigilo. O centro descobriu ainda que 61 brasileiros com mandados de prisão por diferentes crimes também pediram credencial para o evento.

Segundo o “Fantástico”, a Copa do Mundo no Brasil teve 350 mil pedidos de credenciais. Na Olimpíada de Londres, foram 450 mil. Já para Olimpíada do Rio, 460 mil pessoas solicitaram a autorização. O Ciant, no entanto, recomendou ao Comitê Rio-2016 que negasse credenciais para quase 11 mil pessoas, segundo Andrei Augusto Passos Rodrigues, coordenador Nacional de Segurança dos Jogos do Rio.

— Fizemos uma varredura em todos os bancos de dados nacionais e também no âmbito da cooperação internacional. Os países que fazem parte do Ciant são Estados Unidos, Espanha, França, Reino Unido, Argentina, Bélgica e Paraguai — contou o coordenador ao “Fantástico”.

MAPA DETALHADO DA CIDADE

Andrei Rodrigues disse que o Ciant dispõe de um mapa detalhado do Rio, no qual estão marcados com pontos vermelhos, por exemplo, os hotéis que irão receber os estrangeiros da família olímpica. Os consulados ganharam pontos verdes. A cor azul destaca os locais de competição, e os pontos amarelos, os locais de treinamento das delegações.

A Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania, e a Polícia Federal também desenvolveram um aplicativo para receber denúncias e compartilhar informações durante os Jogos.

— Vamos capacitar mais de duas mil pessoas, além dos 20 mil voluntários e daqueles que trabalham na rede hoteleira, no sistema de transporte público e em concessionárias de serviços públicos — disse Andrei Rodrigues.

Na semana passada, logo após o atentado em Nice, no Sul da França, autoridades brasileiras decidiram rever o plano de segurança para a Olimpíada. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, convocou a imprensa para dizer que a população terá de trocar “um pouco de conforto por muita segurança”. Segundo ele, diante do ataque em Nice, seria uma “monumental irresponsabilidade” se o Brasil não revisse os procedimentos de segurança.

O governo estuda ampliar as barreiras para afastar ainda mais os carros dos locais de competição e aumentar o número de revistas nas pessoas. Etchegoyen afirmou que o espectador poderá ter que passar por mais inspeções ou fazer caminhadas mais longas, por causa de vias interditadas. Um representante da Abin deve embarcar hoje para França, onde pretende obter mais informações do serviço de inteligência sobre o atentado. Anteontem, forças de segurança federais e estaduais fizeram o simulado de um atentado terrorista na estação de trem de Deodoro.

O general Etchegoyen disse que o presidente interino Michel Temer exigiu pressa nos novos planos. A reunião do grupo de segurança da Olimpíada, que acontece toda terça-feira, por exemplo, foi antecipada para hoje. O oficial minimizou a informação sobre um suposto plano de atentado do Estado Islâmico, envolvendo um brasileiro, contra a delegação da França durante a Olimpíada. A notícia foi divulgada pelo jornal francês “Libération”. O ministro do GSI disse que não há dados concretos sobre isso.

Uma das medidas tomadas na sexta-feira foi a deportação sumária do professor franco-argelino Adlène Hicheur, que trabalhava como pesquisador do Instituto de Física da UFRJ. Ele foi surpreendido em sua casa e levado pela Polícia Federal até o Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, onde embarcou para a França. Hicheur foi condenado em Paris a cinco anos de prisão, em 2009, por ligações com terroristas. Hicheur estava no Brasil desde 2013.

MAIS RIGOR NOS AEROPORTOS


A partir de hoje, a inspeção de passageiros e bagagens nos aeroportos do país será mais rigorosa. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que procedimentos já previstos, como revista manual de bagagens de bordo na hora do embarque, serão intensificados com o objetivo de aumentar a segurança. Com as mudanças, o tempo de chegada às salas de embarque vai aumentar. As companhias aéreas já estão orientando os passageiros de voos nacionais para que passem a se apresentar para o check-in com uma antecedência de pelo menos uma hora e meia do horário da partida. A alteração no procedimento, que vale para os voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros, não tem prazo para acabar.

Fonte: O Globo
Verbratec© Desktop.