sábado, 7 de janeiro de 2012

COMENTÁRIO EM DESTAQUE

CÃNDIDA MAURA DE OLIVEIRA deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Escola de Pernambuco muda a vida de crianças atrav...":

MEU NOME É CÂNDIDA MAURA DE OLIVEIRA, MORADORA DA CIDADE DE CRUZEIRO SP, FUNCIONÁRIA PUBLICA E PRESTEI CONCURSO EM 2006 PARA MERENDEIRA, FUI TRABALHAR NA ESCOLA DIOGO BASTOS CONHECIDO COMO CAIC, E LÁ SOFRI TODO OS TIPOS DE ASSÉDIO MORAIS POR DEFENDER CRIANÇAS QUE ESTAVAM SENDO MALTRATADOS E SOFRIAM AGRESSÕES FISÍCAS, ATÉ PEDOFILIA ACONTECEU.
MAS COMO EU INFELIZMENTE FUI TENTAR FAZER A COISA CERTA, PASSEI PELA DIRETORIA O CASO, TODAS AS VEZES QUE ACONTECIA ALGUMA COISA EU DENUNCIAVA A DIRETORA, E HOJE ESTOU DOENTE COM ARTROSE NA COLUNA E NAS MÃOS E JOELHOS.
ATÉ O MOTORISTA DO ONIBUS ESCOLAR QUE FAZIA A LINHA DO MEU BAIRRO, ONDE EU TINHA QUE AUXILIAR AS CRIANÇAS A SE COMPORTAREM, ME OFENDIA E PARA ME DEIXAR MAIS DOENTE , ELE FALAVA PALAVRÕES PARA AS CRIANÇAS, ME MANDAVA CAÇAR A BOCA E OUTRAS MAIS.
E COMO EU MORO EM UMA CIDADE QUE NADA ACONTECE A LEI É CEGA, PASSEI TUDO PAARA A ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITA ANA KARIN, E PESSOAS COMO EU Ñ SÃO BEM VISTAS EM LUGARES QUE Ñ SE IMPORTAM COM NINGUEM E COM NADA, AFINAL SÃO SÓ CRIANÇAS POBRES E CARENTES, QUE APANNHAM EM CASA DOS PAIS E NA ESCOLA A FREQUENCIA É PELA BOLSA FAMILIA.
ATÉ O MEDICO DO TRABALHO RECUSOU MEUS ATESTADOS DIZENDO QUE Ñ PODIA ANDAR, E QUE FIBROMIALGIA Ñ DOENÇA DO TRABALHO, E ANTES DE FAZER A TOMOGRAFIA , ELE MANDOU QUE EU FOSSE TRABALHAR, E COMO JÁ Ñ ESTAVA MAIS PODENDO ANDAR, PEDI AJUDA NA SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO E A ASSESSORA DO SECRETÁRIO TBEM Ñ ACEITOU MEUS ATESTADOS, E DISSE QUE Ñ PODIA ME AJUDAR EM RELAÇÃO A TRANSPORTE ESCOLAR , O ANO PASSADO FUI AO SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS, ATÉ AGORA NADA, ALEM DE Ñ RECEBER SALÁRIO, CORTARAM O MEU CARTÃO ALIMENTAÇÃO, PEDI AJUDA AO GABINETE DA NOSSA PRESIDENTE DILMA VANA ROUSSEF, QUE MANDOU PAAR OS DIREITOS HUMANOS, E PEDI QUE Ñ MANDASSEM NEM A PREFEITURA E NEM A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, POR QUE LÁ FUI MALTRATADA PELA SRA CRISTINA COBRA ASSESSORA DO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO QUE PEDIU DEMISSÃO O ANO PASSADO.
JÁ FUI CHAMADA NA DELEGACIA DA MULHER E CONTEI TUDO O QUE PASSEI E O QUE AS CRIANÇAS SOFRERAM, MAS ESTÁ DEMORANDO MUITO, FUI A DELEGACIA NO MES DE OUTUBRO O ANO PASSADO, ESTOU PRATICAMENTE DESEMPREGADA E SEM RECURSOS E ATÉ CHEGUEI A ESCREVER PARA O JORNAL DA UNICEF E Ñ CONSEGUI FALAR COM O PRESIDENTE QUE É REPRESENTANTE NO BRASIL.
TENHO MÃES HUMILHADAS E CRIANÇAS QUE SOFRERAM MAUS TRATOS TANTO COMO FISICO E MORAL, E AGORA ESSA SEMANA A DIRETORA A SRA LUCIVANIA APARECIDA DA SILVA , DIZ QUE SOU LOUCA, COM TODOS OS FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES SABENDO DE TUDO QUE ACONTECIA , MAS QUERIAM SALVAR SEUS EMPREGOS, POR QUE Ñ É TRABALHO E SIM SALÁRIOS, COM MENTIRAS E NEGAÇÕES , E MUITAS CRIANÇAS QUE SOFRERAM AGRESSÕES FISICAS Ñ ESTÃO ESTUDANDO LÁ.
E TEM UM QUE EU CHORAVA TODOS OS DIAS SÓ DE VER O QUE ELES FAZIAM COM ELE, NO MESMO MES QUE Ñ PUDE MAIS TRABALHAR POR SENTIR MUITAS DORES, ELE FOI PAAR OUTRA ESCOLA, E A DESCULPA DA DIRETORA É QUE ELE PASSOU O PÊNIS NO PÉ DE UMA MENINA, SÓ QUE O ANDRÉ SÓ TEM DEZ ANOS, E ERA O MAIS HU,ILHADO E REJEITADO , E EU O DEFENDIA DEMAIS,CHEGUEI ATÉ A PEDIR PSICÓLOGA PARA ELE, TBEM FAZIA O SERVIÇO DE LEVAR AS CRIANÇAS PARA A CLINICA MEDICA QUE LÁ EXISTE.
ELE SOFRIA TANTO QUE CHEGUEI A PEDIR PSICÓLOGA , PARA VER SE ELE FALASSE COM ELA O QUE ELE PASSAVA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, MAS INFELIZMENTE O MANDARAM PARA OUTRA ESCOLA.
ELES CONSEGUIRAM ME DEIXAR DOENTE , TRABALHAVA O DIA INTEIRO, Ñ PODIA USAR O ONIBUS ESCOLAR, PRECISEI PASSAR PELO NEUROPSIQUIATRA E PSIQUIATRA, PARA TRATAR DA FIBROMIALGIA EM 2008, E O ANO PASSADO PRATICAMENTE SEM CONDIÇÕES DE TRABALHAR FUI ABANDONADA POR TODOS, NEM A ADMINISTRAÇÃO E O SINDICATO ME AJUDARAM, AGORA CONTO COM A JUSTIÇA E TENHO MEDO DE DEIXAREM DE LADO, POR QUE ACONTECERAM MUITAS MALDADES DE PESSOAS CRUÉIS E QUE Ñ TEM AMOR EM JESUS E NA PRÓPRIA DOR ALHEIA.



Postado por CÃNDIDA MAURA DE OLIVEIRA no blog Anjos e Guerreiros em 7 de janeiro de 2012 09:34

Polícia prende 35 pessoas na Cracolândia; entre elas está um grupo traficantes

Mais de 1.250 pessoas já foram abordadas pela PM ao longo dos últimos quatro dias

A operação na Cracolândia, no centro de São Paulo, já prendeu 35 - entre eles, 20 foragidos da Justiça - e abordou 1.258 pessoas ao longo dos últimos quatro dias. Os números foram divulgados na manhã deste sábado (7) pela Polícia Militar.

Na quarta madrugada consecutiva, policiais militares do Batalhão de Choque e do 13º Batalhão de Área detiveram um grupo de sete supostos traficantes que mantinha um ponto de venda de droga em uma pensão na altura do nº 55 da rua Helvétia.

Com os detidos, nenhum deles portando documentos e todos aparentemente maiores de 18 anos, os policiais apreenderam um total de 520 pedras de crack, R$ 1.500 em dinheiro, três balanças (duas digitais), 18 relógios, possivelmente roubados, e material diverso para embalagem e consumo do crack. O grupo foi encaminhado para o plantão do 77º Distrito Policial, de Santa Cecília. Três dos homens levados para a delegacia acabaram liberados pois a polícia entendeu que eles não tinham envolvimento com o tráfico.

Foram realizadas também 80 abordagens sociais e cinco encaminhamentos para hospitais. Até a manhã deste sábado, houve 214 abordagens de agentes de saúde e 12 pessoas foram encaminhadas para serviços de saúde. Não houve encaminhamento de pacientes para tratamento de saúde mental.

Esta é a primeira fase de um projeto de recuperação dos usuários que se instalaram no centro. Ela deverá ser seguida pela atuação de agentes sociais e de saúde.

O objetivo é combater o tráfico de drogas na região, diminuir a criminalidade e recuperar as áreas degradadas. Não há previsão para que a operação acabe. A prefeitura promete construir um centro para tratamento e alojamento de usuários de drogas, que será localizado na rua Prates.

Dispersão

Com a ação, os usuários de crack não desapareceram da região. Simplesmente, dispersaram-se e passaram a forma pequenos grupos em outros locais da região central da capital paulista.

Na manhã de quarta-feira (4), na rua Helvétia, local onde os usuários se concentravam, grupos pequenos de viciados perambulavam pela via. Nas ruas próximas, vagavam em pequenos grupos e dormiam em locais como a praça Princesa Isabel.

Comerciantes

Apesar da presença da PM, os comerciantes da região dizem ter medo que os usuários voltem para a Helvétia ou tomem outra via da área. Luiz e Maria (que não quiseram divulgar os sobrenomes), de 50 e 33 anos, tem um posto de recarga de celular na rua Barão de Piracicaba, próxima à rua Helvétia.

Quando o R7 esteve no local, nesta manhã, encontrou um grupo com cerca de dez usuários perto da lojinha. Eles dormiam na calçada em frente ao comércio e consumiam crack mesmo com a ação da polícia.

Os dois comerciantes disseram que estão receosos de que os usuários ocupem a rua quando a Polícia Militar deixar a região. Ainda assim, Luiz diz ter esperança de que a situação melhore.

- Hoje a situação está ótima, mas é difícil dizer, porque eles [usuários] vão e voltam para a região. Ainda assim, temos que ter esperança de que melhore.

Limpeza

Durante a operação, que já dura três dias, foram recolhidas 15 toneladas de resíduos espalhados pelas principais vias da região. A subprefeitura informou também que os bueiros e as ruas da região passaram por lavagem completa. Para tanto, foram utilizados nove veículos entre caminhões-pipa, coletores e tratores com pá carregadeira.

R7

Motociclista tem pescoço cortado por cerol na linha Vermelha (RJ)


O vidro moído do cerol, usado em pipas, é risco para motociclistas. Um motoboy teve o pescoço atingido pelo cerol na linha Vermelha, altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e escapou por pouco.

R7

Coração de bebê viaja mil quilômetros para transplante raro


O coração de um bebê que morreu por causa de uma hemorragia cerebral salvou a vida de uma menina em Brasília com doeça rara.

Uma história de solidariedade ajudou a salvar a vida de uma criança de Brasília, nesta sexta-feira (6). E o gesto partiu de uma família do Rio de Janeiro.

Na caixa térmica azul, uma promessa de vida: o coração de um bebê de um ano e nove meses, que morreu, por causa de uma hemorragia cerebral, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Era preciso correr contra o tempo. A 1.100 quilômetros dali, em Brasília, outro bebê, uma menina, de um ano e oito meses, esperava pelo transplante. Tudo tinha que ser feito em até quatro horas, o tempo máximo que o coração pode ficar fora do corpo. O avião da FAB decolou do aeroporto do Galeão às 22h15. Por volta da meia noite, começou a cirurgia.

A menina que recebeu o coração tem uma doença chamada cardiomiopatia dilatada. O coração incha e perde a capacidade de bombear sangue para as outras partes do corpo. Enfraquecido, o coração da menina conseguia bombear apenas 15% do sangue.

A última esperança era o transplante. Se não tivesse sido feito, ela só teria mais seis meses de vida. Assim que foi implantado, o novo coraçãozinho voltou a bater.

“É muito emocionante. Realmente, é por isso que a gente faz essas coisas”, disse o chefe da unidade de transplante Fernando Atik.

De acordo com os médicos, a criança se recupera bem, aqui na UTI pediátrica. Em um mês, ela poderá voltar pra casa. A criança vai tomar remédios para evitar a rejeição ao novo coração e também terá acompanhamento médico frequente, cuidados normais após um transplante. E poderá ter uma vida sadia e alegre, como dever ser a infância.

Os pais de Alony também doaram os pulmões do bebê para outra criança. Um belo gesto de solidariedade que ajuda a enfrentar uma dor sem tamanho.

O pai do menino deixou uma mensagem para a família de Brasília: “Ser feliz, porque era isso que meu filho era. Era muito feliz. Fiquem firmes, vai se recuperar. Sou feliz, sou grato em saber que meu filho salvou uma vida”, declarou Wellington da Silva.

Jornal Nacional

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Conselheira tutelar de Santo Antônio da Patrulha é afastada por suspeita de aliciamento de menores


Mulher é investigada por suposto agenciamento de prostituição de adolescentes

A presidente do Conselho Tutelar de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, foi afastada do cargo por suspeita de aliciamento de menores.

A decisão da juíza Elisabete Maria Kirschke, titular da 2ª Vara Judicial da Comarca de Santo Antônio da Patrulha, atendeu a um pedido do Ministério Público, que alegava, entre outros motivos, conduta inidônea, ausência de dedicação exclusiva e integral à função, descumprimento de obrigações, uso da função em benefício próprio e recusa de prestação de atendimento.

Segundo a sentença, o afastamento é baseado em depoimentos e denúncias recebidas pela central do Disque 100, que recebe notificações de abusos, e segundo os quais Rosângela Maria dos Santos Portal estaria explorando a prostituição de adolescentes.

Um suplente deve ser indicado para assumir a vaga.

Zero Hora

Barreira de pedras tenta conter força das águas em distrito de Campos


Balanço divulgado pelo Governo do Estado apontam que mais de 34 mil já estão fora de casa no Norte e Noroeste

Rio - Uma barreira de pedras tenta conter a força das águas que atinge o distrito de Três Vendas, em Campos, no Norte Fluminense, após o rompimento de um dique de contenção na Rodovia BR-356. Cerca de 4 mil pessoas vão ser retiradas do local.

De acordo com o secretário de Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, uma cratera com cerca de 20 metros foi aberta na rodovia, que fica localizada entre o Rio Muriaé e o distrito Três Vendas, e serve como dique-estrada. A Defesa Civil municipal atua no direcionamento das famílias para lugares seguros, junto da secretaria da Família e Assistência Social, Defesa Civil Estadual e Exército.

O secretário Henrique Oliveira, orienta as pessoas se direcionem para locais mais altos. “Pedimos que as pessoas deixem suas casas e vão para os morros que ficam ao lado da localidade, que é o ponto mais alto de Três Vendas. Pedimos também que o mínimo de gente fique no segundo andar de suas casas, dando prioridade à ida para os morros, já que o socorro chegará por lá”, ressalta Henrique.

Mais de 34 mil fora de casa no Norte e Noroeste

Segundo balanço divulgado às 19h desta quinta-feira, apenas no Norte e no Noroeste Fluminense pelos menos 34.840 pessoas estão desabrigados ou desalojados devido as cheias dos rios e chuvas que assolam as regiões desde o último sábado. Apenas em Santo Antônio de Pádua são 12.300 pessoas fora de suas casas.

Seis municípios do Rio de Janeiro decretaram situação de emergência após as enchentes provocadas pela chuva: Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Miracema.

Gabinete de crise em Campos

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, anunciou na manhã nesta quinta-feira durante a assinatura do prorrogamento do Aluguel Social em São Gonçalo, a criação de um gabinete de crise, a ser instalado em Campos, para auxiliar os municípios atingidos pela chuva.

Na tarde desta quinta-feira, o secretário Rodrigo Neves visitou as regiões Norte e Noroeste do Estado para acompanhar os trabalhos das secretarias municipais de Assistência Social dos municípios afetados e apoiá-las. Ele viajou acompanhado da subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo.

A SEASDH também já começou a enviar, desde o último dia 2, mantimentos para as cidades atingidas. Os donativos levados para Nova Friburgo, que estão sendo recebidos na Fábrica da IPU, são compostos por colchonetes, sabonetes, vassouras, sabão em pedra e fraldas.

O entreposto instalado em Itaperuna, que atende aos municípios de Pádua, Italva e Laje do Muriaé, recebeu absorventes, colchonetes, colchões infláveis de casal e solteiro, fraldas, escovas de dente e sabonetes, além de kit limpeza, compostos por água sanitária, pano de chão, desinfetante, esponja, sabão em barra e em pó.

Crea vê ‘caos’ em Friburgo

Engenheiros do Crea que vistoriaram nesta quarta-feira os três bairros de Nova Friburgo mais atingidos pela enchente do ano passado afirmaram que nenhuma das obras recomendadas pelo conselho foi implantada. Técnicos identificaram erro em construção de ponte de concreto sobre rio e classificaram a situação do município como “caótica”.

“A ponte deveria ter sido construída em arco, para não atrapalhar o fluxo d’água, mas fizeram uma obra para enxugar gelo. A qualquer chuva, a água vai passar por cima da ponte”, afirmou o engenheiro Adacto Ottoni.

Em Duas Pedras, a encosta que caiu derrubando casas na última enchente continua sem contenção. Em Córrego Dantas, o problema mais grave é a expansão desenfreada da largura do rio que corta o bairro. O problema já foi apontado pelo Crea no ano passado. “Avisamos que esse rio era um risco para o bairro. Pedimos a construção de barreiras no início do curso d'água, o reflorestamento da encosta e o saneamento. Mas nada disso foi feito”, diz Ottoni.

Cabral: recursos priorizaram aluguel social e Defesa Civil

O governador Sérgio Cabral afirmou nesta quarta-feira que, no ano passado, “priorizou” o pagamento de aluguel social às vítimas da Serra e investimento em sistema de alerta de chuvas da Defesa Civil com as verbas federais que recebeu. Este ano, dará ênfase a obras de infraestrutura, como contenção de encostas e dragagem de rios.

O governador não respondeu quando pagará as indenizações às famílias que vivem em imóveis condenados. Quase 5 mil aguardam o pagamento há um ano. Semana que vem, prometeu ele, começa a erguer 2.200 imóveis para vítimas de Friburgo e gastará R$ 300 milhões em dragagens e contenções de encostas.

O DIA ONLINE



Teste com vacina contra hepatite C apresenta bons resultados



Pesquisa abre caminho para tratamento mais eficaz contra a infecção


LONDRES - Uma nova vacina contra a hepatite C - doença crônica que ataca o fígado - apresentou bons resultados numa pesquisa clínica em humanos, segundo médicos britânicos e italianos. Os dados foram publicados na revista científica “Science Translational Medicine”.

A vacina, ainda experimental, usa um vírus modificado do resfriado e se mostrou segura em 41 pessoas saudáveis. Ela causou respostas imunes similares às observadas em indivíduos que apresentam uma defesa pouco comum, porém natural contra a hepatite C. Os resultados sugerem que, no futuro, o medicamento poderá ser desenvolvido para ser uma vacina de efeito potencialmente prolongado e amplamente eficaz contra a infecção, que, se estima, atinge 170 milhões de pessoas em todo o mundo e é de difícil tratamento.

Os autores da pesquisa dizem que ainda são necessários mais estudos por vários anos antes de ser possível desenvolver a uma vacina específica contra a hepatite C. Uma das dificuldades é que o vírus está em constante mutação. Existem seis cepas diferentes dele.

- É possível gerar respostas imunes celulares amplas contra a hepatite C que durem pelo menos um ano - disse Paul Klenerman, da Universidade de Oxford, na Grã Bretanha, que participou da pesquisa. - As respostas imunes que observamos são promissoras e estamos iniciando a próxima etapa do estudo.

A nova vacina foi elaborada para gerar uma resposta das células T do sistema imune às partes internas do vírus, em vez de estimular um ataque de anticorpos à capa do vírus. Nessa primeira etapa do estudo, o principal objetivo foi avaliar a segurança da vacina. Agora os autores querem saber se a vacina poderá ajudar a pessoas já infectadas pelo vírus de hepatite C.

A hepatite C é causada por um vírus que se transmite através do sangue. As pessoas infectadas podem ter o vírus por anos sem apresentar sintomas. Mas se a doença não for tratada pode causar cirrose e câncer de fígado. O tratamento é com a combinação das drogas interferon e ribavirina, porém elas são eficazes apenas em 50% dos casos e têm efeitos colaterais que levam muitos pacientes a desistirem da terapia. Novos fármacos, incluindo Incivek (Vertex Pharmaceuticals) e Victrelis (Merck) foram aprovados em 2011, e são tomados com interferon e ribavirina.

O Globo

Prefeitura destrói prédios invadidos por usuários de crack no centro



Só hoje, foram retiradas 7,5 toneladas de lixo da região conhecida como Cracolândia

Funcionários da Prefeitura de São Paulo trabalhavam, na tarde desta quinta-feira (5), na demolição de imóveis abandonados que serviam de abrigo para os usuários de crack.

De acordo com o último balanço divulgado pela Polícia Militar, 764 pessoas foram abordadadas na região conhecida como Cracolândia, mas apenas quatro delas foram presas. Outras 11 pessoas era condenadas pela Justiça e foram recapturados.

Segundo a polícia, a ação na Cracolândia é dividida em três fases. Na primeira delas, os PMs vão agir contra o tráfico de drogas em conjunto com uma operação de zeladoria da prefeitura em casarões e ruas. Só nesta quinta-feira, foram retiradas 7,5 toneladas de lixo.

A estimativa da PM é que, em 30 dias, após a prisão de traficantes e o restabelecimento da ordem na região, se inicie a segunda fase, com a participação de assistentes sociais e agentes de saúde, que farão o encaminhamento dos dependentes químicos para albergues, AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) e, se preciso, internação para tratamento e reinserção social.

A terceira e última fase é a de manutenção deste cenário, para que os dependentes químicos possam se recuperar.

R7

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pai deixa 28 lições de vida aos filhos antes de morrer


Quando soube que tinha poucos meses de vida por causa de um câncer, o professor de gramática inglês Paul Flanagan só pensou em seus filhos, Thomas e Lucy. Em vez de sentir piedade de si mesmo ou entregar-se à tristeza, ele usou seus últimos dias para tentar ser um bom pai – mesmo à distância. Paul escreveu cartas, deixou mensagens gravadas em DVD e até comprou presentes para ser entregues às crianças em seus aniversários futuros. Separou também seus livros preferidos e, dentro deles, deixou bilhetes dizendo por que havia gostado de lê-los.

Em novembro de 2009, aos 45 anos, Paul morreu por causa do melanoma, deixando a mulher, Mandy, Thomas, então com 5 anos, e Lucy, de 1 ano e meio. Quase dois anos depois, ele continua presente com suas mensagens e fotos espalhadas por toda a casa. E, no mês passado, a família ganhou mais uma lembrança de Paul. Por acaso, Mandy encontrou um documento em seu antigo computador intitulado “Sobre encontrar a realização”. “Abri e, com lágrimas escorrendo pelo meu rosto, descobri que eram seus pontos para viver uma vida boa e feliz”, diz Mandy ao jornal Daily Mail.

“Quando alguém recebe a notícia de que tem poucos meses de vida, decide que sua vida não vai ser completa se não pular de bungee-jump da Ponte Harbour, em Sidney, ou não tiver visitado o Grand Canyon. Esse não era Paul. Tudo que importava para ele estava bem aqui. Ele viveu e morreu de acordo com suas próprias regras, e sei que encontrou sua própria realização.” Mandy diz que a carta é uma reprodução fiel dos valores e do bom humor de Paul.

O professor resumiu as reflexões que nortearam seu modo de viver em 28 itens. Traduzo aqui as palavras de Paul para seus filhos – e que agora servem de inspiração não só para eles, mas para todos que as leem.

“Nessas últimas semanas, depois de saber de meu diagnóstico terminal, procurei encontrar em minha alma e em meu coração maneiras de estar em contato com vocês enquanto vocês crescem.

Estive pensando sobre o que realmente importa na vida, e os valores e as aspirações que fazem das pessoas felizes e bem-sucedidas. Na minha opinião, e vocês provavelmente têm suas próprias ideias agora, a fórmula é bem simples.

As três virtudes mais importantes são: lealdade, integridade e coragem moral. Se aspirarem a elas, seus amigos os respeitarão, seus empregadores o manterão no emprego, e seu pai será muito orgulhoso de vocês.

Estou dando conselhos a vocês. Esses são os princípios sobre o quais tentei construir a minha vida e são exatamente os que eu encorajaria vocês a abraçar, se eu pudesse.

Amo muito vocês. Não se esqueçam disso.


Seja cortês, pontual, sempre diga “por favor” e “obrigado”, e tenha certeza de usar o garfo e a faca de maneira correta. Os outros decidem como tratá-los de acordo com as suas maneiras.

Seja generoso, atencioso e tenha compaixão quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo que você tenha seus próprios problemas. Os outros vão admirar sua abnegação e vão ajudá-lo.

Mostre coragem moral. Faça o que é certo, mesmo que isso o torne impopular. Sempre achei importante ser capaz de me olhar no espelho toda manhã, ao fazer a barba, e não sentir nenhuma culpa ou remorso. Parto deste mundo com a consciência limpa.

Mostre humildade. Tenha a sua opinião, mas pare para refletir no que o outro lado está dizendo, e volte atrás quando souber estar errado. Nunca se preocupe em perder a personalidade. Isso só acontece quando se é cabeça-dura.

Aprenda com seus erros. Você vai cometer muitos, então os use como uma ferramenta de aprendizado. Se você continuar cometendo o mesmo erro ou se meter em problema, está fazendo algo errado.

Evite rebaixar alguém para outra pessoa; isso só vai fazer você ser visto como mau. Se você tiver um problema com alguém, diga a ela pessoalmente. Suspenda fogo! Se alguém importuná-lo, não reaja imediatamente. Uma vez que você disse alguma coisa, não pode mais retirá-la, e a maioria das pessoas merece uma segunda chance.

Divirta-se. Se isso envolve assumir riscos, assuma-os. Se for pego, coloque suas mãos para cima.

Doe para a caridade e ajude os menos afortunados que você: é fácil e muito recompensador.

Sempre olhe para o lado bom! O copo está meio cheio, nunca meio vazio. Toda adversidade tem um lado bom, se você procurar.

Faça seu instinto pensar sempre sempre em dizer ‘sim’. Procure razões para fazer algo, não as razões para dizer ‘não’. Seus amigos vão gostar de você por isso.

Seja gentil: você conseguirá mais do que você quer se der ao outro o que ele deseja. Comprometer-se pode ser bom.

Sempre aceite convites para festas. Você pode não querer ir, mas eles querem que você vá. Mostre a eles cortesia e respeito.

Nunca abandone um amigo. Eu enterraria cadáveres por meus amigos, se eles me pedissem… por isso eu os escolhi tão cuidadosamente.

Sempre dê gorjeta por um bom serviço. Isso mostra respeito. Mas nunca recompense um mau serviço. Um serviço ruim é um insulto.

Sempre trate aqueles que conhecer como seu igual, estejam eles acima ou abaixo de seu estágio na vida. Para aqueles acima de você, mostre deferência, mas não seja um puxa-saco.

Sempre respeite a idade, porque idade é igual a sabedoria.

Esteja preparado para colocar os interesses de seu irmão à frente dos seus.

Orgulhe-se de quem você é e de onde você veio, mas abra a sua mente para outras culturas e línguas. Quando começar a viajar (como espero que faça), você aprenderá que seu lugar no mundo é, ao mesmo tempo, vital e insignificante. Não cresça mais que os seus calções.

Seja ambicioso, mas não apenas ambicioso. Prepare-se para amparar suas ambições em treinamento e trabalho duro.

Viva o dia ao máximo: faça algo que o faça sorrir ou gargalhar, e evite a procrastinação.

Dê o seu melhor na escola. Alguns professores se esquecem de que os alunos precisam de incentivos. Então, se o seu professor não o incentivar, incentive a si mesmo.

Sempre compre aquilo que você pode pagar. Nunca poupe em hotéis, roupas, sapatos, maquiagem ou joias. Mas sempre procurem um bom negócio. Você recebe por aquilo que paga.

Nunca desista! Meus dois pequenos soldados não têm pai, mas não corajosos, têm um coração grande, estão em forma e são fortes. Vocês também são amados por uma família e amigos generosos. Vocês fazem o seu próprio destino, meus filhos, então lutem por ele.

Nunca sinta pena de si mesmo, ou pelo menos não sinta por muito tempo. Chorar não melhora as coisas.

Cuide de seu corpo que ele vai cuidar de você.

Aprenda um idioma, ou pelo menos tente. Nunca comece uma conversa com um estrangeiro sem primeiro cumprimentá-la em sua língua materna; mas pergunte se ela fala inglês!

E, por fim, tenha carinho por sua mãe, e cuide muito bem dela.

Amo vocês com todo meu coração,

Papai”


Mulher 7 X 7



Dívida de R$ 150 com agiotas teria motivado agressão contra idosa em São Gonçalo


Ouvido pela polícia, neto da vítima disse que devia para quatro agiotas

O não pagamento de um empréstimo de R$ 150 contraído pelo neto com agiotas teria sido o motivo da agressão contra Lyriasiria dos Santos Gomes, de 79 anos, espancada dentro da própria casa em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, no último dia 28.

Policiais da Delegacia de São Gonçalo (72ª DP) estiveram nesta quarta-feira (4) no presídio de Água Santa, na zona norte do Rio, onde o neto da idosa está preso acusado de roubo. Segundo a polícia, o rapaz não reconheceu o retrato falado do suspeito das agressões, mas admitiu que tinha dívidas de R$ 150 com pelo menos quatro agiotas.

Com hematomas em todo o rosto, a idosa está sem a visão do olho esquerdo desde que foi agredida e corre o risco de ficar sem enxergar. Nesta quarta-feira (4), ela passou por uma cirurgia oftalmológica em uma clínica particular.

A agressão aconteceu no dia 28, quando ela estava sozinha em casa. A filha havia saído para comprar pão. Por volta das 6h30, um homem aparentando 30 anos aproveitou que a porta estava aberta e invadiu a casa, exigindo o pagamento de uma dívida. Sem sucesso, o agressor agrediu Lyriasiria com vários socos.

Segundo a família, ela estava feliz por ter recuperado a visão, após uma cirurgia de catarata feita há cerca de dois meses. Restava apenas retirar um ponto quando a idosa foi espancada.

- Ele me apertou, me apertou e começou a me bater. Aí quando eu comecei a gritar ele saiu correndo. Estou com medo de tudo. Mas Deus está por mim. Estou viva.

Lyriasiria completou 79 anos nesta terça-feira (3), quando recebeu alta do hospital e foi à polícia prestar queixa contra o agressor. Ela ajudou a fazer um retrato falado do suspeito. A polícia deve convocar novas testemunhas a depor na expectativa de localizar o autor das agressões.

R7

Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo vai para a sanção presidencial


O novo sistema nacional que vai orientar o acompanhamento de adolescentes em conflito com a lei, por meio de medidas socioeducativas, recebeu a aprovação do Senado e depende agora somente da sanção presidencial para ter status de lei.

Aprovado no dia 20 de dezembro pelo Plenário do Senado, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), estabelece uma série de medidas socioeducativas para promover a ressocialização de adolescentes nesse contexto.

Um dos objetivos do novo sistema é uniformizar o processo de apuração de atos infracionais e de aplicação de medidas socioeducativas em todo o país. Uma das propostas, por exemplo, prevê a individualização na execução das ações corretivas, ou seja, considerar as peculiaridades de cada adolescente, como doenças, deficiências ou dependência química.

"O Sinase fortalece o Estatuto da Criança e do Adolescente, na medida que determina, mais claramente, quais são as diretrizes para a execução das medidas sócio-educativas, quer seja por parte da própria instituição, que será responsável, como também por parte dos profissionais da área" , explicou a senadora Lídice da Mata.

Também serão defendidos pelo sistema o princípio da não-discriminação do adolescente, em razão de etnia, gênero, nacionalidade, classe social, orientação religiosa, política ou sexual. Na avaliação do relator do PLC 134/2009 na CCJ, senador Armando Monteiro(PTB-PE), "as crianças e os adolescentes devem ser respeitados nas suas peculiaridades, mas também devem ser educados para a cidadania e a civilidade".

Além de recursos orçamentários, o Sinase deverá ser financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A legislação do Imposto de Renda também será alterada para permitir que contribuintes pessoas físicas e jurídicas realizem doações ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente - também financiador do sistema - e possam deduzi-las integralmente do imposto devido.

Fonte: Portal Andi

prómenino

Gêmeos de mesmo lote de embriões nascem com 5 anos de diferença



Casal britânico usou óvulos diferentes e fecundados em 2006.
Um dos embriões deu origem a Floren, nascida em 16 de novembro de 2011.


Os britânicos Simon e Jody Blake tiveram dois filhos gerados a partir de embriões criados ao mesmo tempo, mas que nasceram com cinco anos de diferença.


A família do casal vive na cidade de Cheltenham, na Inglaterra. A mãe, hoje com 38 anos, apresentava dificuldades para engravidar e começou tratamento contra infertilidade em 2005. Foi quando cinco embriões foram criados por fertilização in vitro em um centro de reprodução humana em Bristol.

Dois desses embriões foram implantados no útero da mãe e um deles deu origem a Reuben, nascido em 9 de dezembro de 2006. Os três embriões restantes foram mantidos em congelamento até o casal decidir ter outra criança em 2011.


Foi quando o casal resolveu utilizar os embriões congelados para ter outro bebê. Apesar de dois deles terem sido perdidos durante o processo de descongelamento, o terceiro deu origem à menina Floren, que nasceu em 16 de novembro de 2011.

A garota veio ao mundo com quase 4 quilos e apenas duas semanas antes do material se tornar inválido para uso, segundo os médicos.

ICSI
A técnica utilizada é conhecida como ICSI e consiste na fecundação de um único óvulo retirado do corpo da mãe por apenas um espermatozoide fornecido pelo pai. O embrião resultante é colocado diretamente no útero e as chances de sucesso podem chegar até 60% em mulheres abaixo de 35 anos.

A decisão de não colocar todos os cinco embriões no útero da mãe e guardar parte deles em congelamento foi a mais correta, segundo o médico Valentine Akande, diretor dos serviços de fertilidade do centro em Bristol.

O especialista explica que, no caso de Jody, cinco óvulos foram retirados da mãe em um único ciclo de tratamento e foram fecundados por cinco espermatozoides diferentes de Simon.

Para o médico, o termo "gêmeos" pode ser usado para classificar a relação entre os dois irmãos, já que os embriões que os originaram foram concebidos ao mesmo tempo. "Mas não se trata de uma gravidez com gêmeos, pois isso significaria que eles tivessem crescido juntos na barriga da mãe", disse Akande à imprensa britânica.

G1

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Corpo de mãe que caiu de prédio com filho é enterrado em SP


Polícia vai ouvir familiares e pessoas próximas para entender o que aconteceu

O corpo de uma mulher que caiu do 15º andar de um prédio na zona oeste de São Paulo com o filho de seis anos foi enterrado na manhã desta terça-feira (3) no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, zona leste da capital. O sepultamento aconteceu por volta das 11h.

O corpo do garoto estava sendo velado no Cemitério do Morumby, na zona sul da capital. O sepultamento está marcado para às 12h30.

A mulher, de 33 anos, e o filho morreram no local, por volta das 2h da madrugada de segunda-feira (2). De acordo com informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), o porteiro contou que ouviu dois barulhos e encontrou os corpos caídos no pátio do prédio.

Os policiais encontraram a porta do apartamento destrancada e bilhetes que indicam que ela teria jogado o filho do apartamento e se matado em seguida porque seu ex-marido estava mantendo um relacionamento com a mãe dela.

De acordo com o delegado Marco Aurélio Floridi Batista, titular do 23º DP (Perdizes), “a principio todas as evidências apontam para homicídio seguido de suicídio, mas instauramos inquérito para investigar o caso”.

Ainda de acordo com informações da secretaria, amigos da mulher relataram que ela sofria de depressão e já havia dito que pensava em se suicidar.

De acordo com o porteiro, ninguém entrou ou saiu do apartamento naquele dia além das duas vítimas. Imagens da câmera de circuito interno do prédio podem confirmar essa versão. Além disso, o delegado pretende ouvir o ex-marido e familiares da vítima.

O ex-marido, que, de acordo com os bilhetes, estava tendo um relacionamento com a mãe da mulher, estava em viagem com a filha de 15 anos do casal e foi avisado das mortes.

R7

Clientes de restaurante que expulsou criança negra serão ouvidos



Polícia quer saber quem estava no local quando menino foi retirado.
Caso aconteceu em SP; menino negro foi adotado por espanhóis na Etiópia.


A Polícia Civil quer saber quem eram os clientes e funcionários que estavam no restaurante Nonno Paolo, no bairro do Paraíso, Zona Sul de São Paulo, no momento em que um casal de espanhóis relatou que seu filho de 6 anos foi expulso na sexta-feira (30). O menino é negro e foi adotado há dois anos na Etiópia. Segundo o casal, o menino disse que um senhor o colocou para fora do estabelecimento. O advogado do restaurante alega que o menino saiu espontaneamente após ser abordado pelo proprietário. A criança foi encontrada pela família a um quarteirão do local.

A mãe do menino, que quis ser identificada apenas como Cristina, de 42 anos, procurou o 36º Distrito Policial, no Paraíso, e registrou um boletim de ocorrência. No mesmo dia a mulher prestou depoimento. O delegado Márcio de Castro Nilsson, titular da delegacia, instaurou um inquérito nesta segunda-feira (2), e deve ouvir outras pessoas para apurar se houve preconceito de raça ou cor.

“Ainda não dá para dizer que é preconceito. Quero apurar os fatos. Em um primeiro momento, pelo menos um constrangimento ilegal houve. Mas em que circunstâncias é preciso apurar, e até quem cometeu”, afirmou o delegado na manhã desta terça-feira (3). Por enquanto, o caso não deve ser encaminhado para a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Outros depoimentos ainda não foram marcados – o advogado do restaurante, José Eduardo da Cruz, esteve na delegacia nesta manhã para se inteirar sobre os fatos do inquérito e disse estar à disposição da polícia. O advogado do Nonno Paolo reconhece que o dono do estabelecimento abordou a criança, mas nega que tenha havido racismo.

"Ele [o dono] se dirigiu ao garoto e ele não respondeu. Ele imaginou que fosse mais um dos meninos de rua da feira, e a criança saiu do local espontaneamente. Em hipótese alguma houve racismo", disse. Funcionários do restaurante ouvidos pelo G1 confirmam que o dono do local colocou o garoto para fora do estabelecimento.

Os espanhóis contam que foram se servir no bufê e deixaram o menino na mesa. O gerente do restaurante, porém, garante que houve um desencontro entre o menino e seus pais. “O menino saiu procurando os pais dele. Mas ele foi para o lado errado. Os pais estavam de um lado e ele foi para outro”, disse José Eduardo Fernandes Neto.

Família
A família do menino, que chegou ao Brasil no dia 17 de dezembro e voltou para a Espanha nesta segunda, disse estar muito abalada. "Foi um desespero, a primeira coisa que eu pensei foi que alguém havia levado ele embora [o menino] e que não iríamos vê-lo nunca mais", disse a mãe, técnica de administração acadêmica na Universidade de Barcelona. A família havia ido ao Parque Ibirapuera na manhã da sexta (30) e decidiu comer no restaurante à tarde. Funcionários viram que o garoto entrou com os pais e o trataram como cliente num primeiro momento, relatou Cristina. O menino não fala português.

A tia que hospedou o casal, Aurora, afirmou que o garoto evita falar sobre o caso e que estava chorando quando foi encontrado pelos pais. "Ela [Cristina] chegou aqui chorando, com o marido. Eu voltei [ao restaurante] com ela para saber o que houve e um funcionário admitiu que havia colocado o menino para fora."

"Ele me disse 'um senhor me botou para fora', em catalão, que é a nossa língua. Perguntamos se ele estava ferido e ele disse que foi segurado pelo braço, mas não foi machucado", contou a mãe. A família estuda entrar na Justiça caso a investigação não prossiga.

G1

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Após acidente, bebê prematuro morre em São Paulo


Após ser salvo por médicos --que realizaram uma cesárea de emergência--, bebê prematuro de 7 meses morreu no final da tarde deste domingo, segundo informou a assessoria do Hospital São Paulo.

O recém-nascido estava internado em estado grave na UTI neonatal (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Paulo, após acidente que matou sua mãe, Lilian Maria dos Santos, 31, por volta das 2h10 deste domingo.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), um Peugeot seguia pela Professor Abraão de Morais quando bateu no Fiat Idea, onde estava Lilian, no cruzamento com a avenida Bosque da Saúde, na zona sul de São Paulo.

Os bombeiros resgataram a gestante, mas ela morreu no hospital.

Dentro do Peugeot, a polícia encontrou várias garrafas de cervejas, energéticos e outras bebidas alcoólicas. O motorista confessou à polícia que havia ingerido bebidas alcoólicas e tinha usado drogas. Segundo os policiais, o motorista já tem infração por dirigir sob efeito de álcool.

O caso foi registrado no 16 DP, na Vila Clementino. O motorista do Peugeot será indiciado sob suspeita de embriaguez ao volante, homicídio doloso, lesão corporal e lesão corporal grave.

Folha OnLine

Estado monta base de prevenção de acidentes causados pela chuva em Nova Friburgo



Rio - O Governo do Estado montou uma base de operações da Defesa Civil estadual no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana, para realizar ações preventivas em decorrência das chuvas que deixaram a cidade em estado de alerta na tarde deste domingo. O Centro de Comando e Controle - que funciona em parceria com a Defesa Civil municipal, a Cruz Vermelha, o Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), o DRM, o Instituto Estado do Ambiente (Inea) - monitora todas as áreas de risco da cidade.

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, na Prefeitura de Friburgo, o secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, informou que o sistema de comando de incidentes instalado na sede da Defesa Civil municipal agrega informações de todas as organizações estaduais, municipais e civis e facilita a tomada de decisões durante emergências.

"Estamos disponibilizando todos os recursos materiais e humanos em um trabalho conjunto. Nós estamos a muitos espaços de um desastre configurado como o do ano passado. Trabalhamos na administração do risco do que pode acontecer", afirmou o coronel.

Em 48 horas, choveu em Friburgo o esperado para todo o mês de janeiro. O município já recebeu 100 mm de volume de chuva. Sirenes que alertam os moradores sobre risco de enchentes e desabamento foram acionadas em 15 comunidades. Em Nova Friburgo, foram instaladas 35 sirenes em 20 áreas. Cerca de 150 pessoas saíram de suas residências depois dos alertas e se dirigiram aos 98 pontos de apoio da cidade, onde são orientadas pelos técnicos das defesas civis. O total de sirenes no Estado do Rio de Janeiro é de 72 unidades, com 41 regiões atendidas.

O trabalho conta com 24 integrantes do Departamento Geral de Defesa Civil Estadual e 15 bombeiros militares do município, atuando com oito viaturas, dois caminhões e seis de pequeno porte, 4x4. Quatro equipes da Defesa Civil estadual, junto com a Defesa Civil municipal, percorreram as comunidades em risco, para alertar e orientar os moradores.

Ações de prevenção em todo o estado

O Governo do Estado apresentou um plano de prevenção para 31 municípios que apresentam áreas de risco em casos de chuvas fortes. As regiões foram mapeadas pelo Serviço Geológico do Estado ao longo do ano passado. De acordo com o levantamento, existem 7.683 casas ameaçadas, totalizando cerca de 32 mil pessoas expostas aos riscos de desabamento e deslizamento.

Quatro municípios em alerta máximo

Além das cidades de Nova Friburgo, na Região Serrana, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, os municípios de São João de Meriti, na Baixada, e Macaé, no Norte Fluminense, também entraram em alerta máximo por conta do aumento do nível dos rios nesses municípios, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Desde a manhã São João de Meriti e Macaé já estavam em alerta (um abaixo do alerta máximo), por conta das chuvas que caem incessantemente. Já a cidade de Petrópolis, na Região Serrana segue em estado de alerta. Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Nova Iguaçu, na Baixada, e Teresópolis, na Região Serrana, estão em estado de atenção (dois abaixo). Em Três Rios, na região central do estado, que não faz parte do sistema de alerta de cheias, a Defesa Civil também opera em estado de alerta.

O sistema de alerta de cheias é diferente do sistema de classificação de risco adotado pela Defesa Civil e leva em consideração apenas o nível dos rios monitorados pelo Inea.

Ocorrências pelo estado

Na tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil de Petrópolis divulgou que foram atendidas 128 ocorrências causadas pela chuva desde o começo das chuvas. Na Estrada da Saudade (Caminho do Fragoso, sem número), um deslizamento de terra interditou a via. Em Pedro do Rio, dois quilômetros após a entrada do distrito, um deslizamento interditou a principal via. Durante as últimas 24 horas, o maior volume de precipitação registrado passou a ser na Avenida Barão do Rio Branco, com índice pluviométrico de 114 milímetros até o momento.

Também durante a tarde, a Defesa Civil de Nova Friburgo informou que as chuvas que fazem a cidade estar em alerta máximo desde a tarde desta domingo, não deixaram vítimas. Não foi divulgado o número de ocorrências contabilizadas na cidade.

Uma árvore caiu nesta segunda-feira sobre a rodovia RJ-116, um dos principais acessos à Nova Friburgo, onde o trânsito é feito em meia pista na altura de Cachoeiras de Macacu. Em Duas Pedras, o trânsito também está em meia pista por causa do excesso de lama nas pistas. Nenhum acidente grave foi registrado durante a madrugada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar.

Em Duque de Caxias, o Rio Saracuruna transbordou na tarde desta segunda-feira, chegando a dois metros acima do seu nível. As 2 mil famílias do bairro da Vila Uruçai estão sendo orientadas a deixas suas casas. A Defesa Civil municipal vai realizar uma nova medição no rio e se for confirmado o aumento de nível os moradores serão encaminhados para escolas da região. Uma igreja e uma escola estão de prontidão para receber a população.

A Região Sul-Fluminense também sofre com as chuva desde o último sábado. Em Miguel Pereira, a Defesa Civil divulgou balanço informando que 50 pessoas estão desalojadas e outras 30 desabrigadas. Um homem morreu ao entrar em pânico durante uma queda de barreira. Dez casas foram interditadas. Em Barra do Piraí, cinco casas foram interditadas no bairro Santo Antônio. Não há feridos.

Desalojados em Friburgo

Pelo menos 150 pessoas estão desalojadas em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, por conta das chuvas que atingem a cidade há mais de 24 horas. O coronel João Paulo Mori, coordenador da Defesa Civil do município, disse nesta segunda-feira que esse é o número de moradores que foram atendidos nos 90 pontos de apoio montados pela prefeitura para receber a população em casos de riscos de enchentes ou deslizamentos.

Ele acredita que o total de atingidos possa ser ainda maior, já que outras pessoas podem ter deixado suas casas e buscado apoio em residências de parentes ou amigos. De acordo com o coronel, a Defesa Civil permanece em estado de alerta. “A chuva aqui é constante e, em alguns pontos, tivemos acumulado um volume superior a 100 milímetros. Isso é preocupante porque hoje Nova Friburgo é um município muito vulnerável. A Defesa Civil está totalmente de prontidão”, afirmou.

O coronel Mori informou que foram acionadas sirenes de alerta para risco de inundações e desabamentos em 14 das 20 comunidades que contam com o serviço. Segundo ele, o bairro de Córrego Dantas é o que mais preocupa as autoridades no momento.

“A situação ali merece maior atenção porque, além do problema das encostas, tem também o risco de enchentes”, explicou. O rio que passa pelo local transbordou na madrugada desta segunda-feira. Ele acrescentou que 24 técnicos, dois caminhões e seis automóveis com tração nas quatro rodas da Defesa Civil estadual foram deslocados para reforçar os trabalhos no município.

Em janeiro de 2011, a Região Serrana do Rio de Janeiro registrou a maior tragédia climática do País. Uma série de deslizamentos de terra e enchentes mataram mais de 900 pessoas e deixaram quase 400 desaparecidas. Na époica, as cidades mais atingidas foram Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Areal.

Tempo ruim no Estado

O tempo deve permanecer nublado e chuvoso durante esta segunda-feira em todo o Estado. Para as próximas 24 horas, o Centro de Operações do Rio destaca a permanência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que provoca pancadas de chuva, e mantém o clima instável. A região que mais choveu na madrugada desta segunda-feira no Rio foi Sepetiba, na Zona Oeste. Houve temporal ainda em Santa Cruz, também na Zona Oeste, e Irajá, na Zona Norte.

Colaboraram Bruno Guedes, Marcos Galvão e Mariana Moura


O DIA ONLINE

Bilhetes de mulher que caiu com filho do 15º andar falam de suposto caso de ex-marido, diz polícia


De acordo com a SSP, ela escreveu que estava sendo traída pela mãe

Os bilhetes encontrados pela polícia na casa da mulher que caiu após o filho de seis anos do 15º andar de um prédio na zona oeste indicam que ela teria jogado o filho do apartamento e se matado em seguida porque seu ex-marido estava mantendo um relacionamento com a mãe dela.

A mulher, de 33 anos, e o filho morreram no local, por volta das 2h da madrugada desta segunda (24). De acordo com informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), o porteiro contou que ouviu dois barulhos e encontrou os corpos caídos no pátio do prédio. Um morador indicou qual era o apartamento da mulher, onde os policiais encontraram a porta destrancada e os bilhetes.

De acordo com o delegado Marco Aurélio Floridi Batista, titular do 23º DP (Perdizes), “a principio todas as evidências apontam para homicídio seguido de suicídio, mas instauramos inquérito para investigar o caso”.

Ainda de acordo com informações da secretaria, amigos da mulher relataram que ela sofria de depressão e já havia dito que pensava em se suicidar.

De acordo com o porteiro, ninguém entrou ou saiu do apartamento naquele dia além das duas vítimas, mas que pediu imagens da câmera de circuito interno do prédio para confirmar essa versão. Além disso, pretende ouvir o ex-marido e familiares da vítima.

O ex-marido, que, de acordo com os bilhetes, estava tendo um relacionamento com a mãe da mulher, estava em viagem com a filha de 15 anos do casal e já foi avisado das mortes.

R7

Sepultado corpo de bebê morto com golpes de canivete pelo pai em MT



Mãe disse que o marido planejou matar o menino e toda a família.
Suspeito de matar o próprio filho foi preso em flagrante e indiciado.


O corpo do bebê de um ano e dois meses, que foi assassinado pelo próprio pai com golpes de canivete, foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira (2), na cidade de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. O velório e o enterro foram acompanhados por moradores e familiares que estavam revoltados com a morte do menino.

O pai foi preso em flagrante por suspeita de desferir 12 golpes de canivete contra o filho, na noite do último domingo (1º), na casa onde eles viviam, na cidade de Campo Novo do Parecis. O homem de 29 anos deve responder pelos crimes de ameaça, homicídio qualificado e resistência à prisão. Se condenado, o suspeito pode pegar mais de 30 anos de prisão caso seja condenado pela Justiça.

O crime teria ocorrido após uma discussão entre o pai e a mãe da criança. A mulher, que teria sido agredida, fugiu para a casa de um vizinho e depois chamou a polícia. Em seguida, o suspeito fez o próprio filho refém. O homem só foi preso após cerca de quatro horas de tentativa de negociação com a Polícia Militar e familiares.

Durante todo este tempo, o suspeito ficou trancado na casa com a luz apagada. Só estavam na residência o pai e a criança e, conforme a polícia, não era possível vê-los do lado de fora, apenas conversar com o suspeito que resistiu à prisão por horas. A criança ainda foi encontrada com vida pelos policiais. Ela chegou a ser levada para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em entrevista à TV Centro América, Raquel de Lourdes da Silva, mãe da criança, afirmou que o marido planejou o assassinato do filho. "Ele já vinha planejando isso há dias. Ele queria me matar e os dois filhos e dizia que ele ia se matar depois", revelou.

A mãe da criança disse ainda que depois que fugiu de casa não conseguiu mais voltar. “Eu só escutava ele (o bebê) gemendo. Eu me desesperei e corri. Os policiais me pegaram e não me deixaram nem entrar mais na casa”, explicou. Ela completou dizendo que depois disso só viu o filho sendo carregado pelos policiais. “Quando eles saíram de lá, já vieram com o bebê morto”, finalizou.

G1
Verbratec© Desktop.